segunda-feira, 9 de março de 2015

População de Marracuene constrói salas de aulas para seus filhos (‪#‎canalmoz‬)



13 h · 


Cansada de esperar pelo Governo 
População de Marracuene constrói salas de aulas para seus filhos (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Cansada de esperar pelo Governo e de ver os seus filhos a estudarem de baixo de árvores, a comunidade de Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo, arregaçou as mangas e está a construir três salas de aulas, com vista minimizar a indignidade a que os seus filhos estão votados pelo Governo.


Uma contribuição de 50 sacos de cimento, 20 chapas de zinco, duas carradas, sendo uma de areia grossa e outra de pedra, foram suficientes para dar início à construção das três salas de aulas.
As obras arrancaram no último sábado. O acto foi testemunhado pelo pastor Lázaro Timbane e chefe do Posto Administrativo de Marracuene-Sede.
Felício Malate, director da Escola Primária de Ricatla, disse que neste ano a escola matriculou cerca de 700 alunos onde uma parte assiste aulas em salas emprestadas no Seminário de Ricatla e no círculo local.
“A comunidade quer ver a escola a crescer porque as crianças só podiam ir estudar no Jafar, Cumbeza ou Marracuene”, disse. 
Explicou que a escola começou a funcionar na década 90 com 25 alunos. Mas só viria a ter as três salas convencionais em 2007. 
“A partir de 2008 a comunidade sugeriu que contribuíssemos 20 meticais. Espalhamos os peditórios e as respostas apareceram”, disse.

O que diz a comunidade?

A comunidade diz que a iniciativa do Conselho de Escola, professores, pais e encarregados de educação de contribuir com material para que a escola cresça é bem-vinda. 
Cristina Pedro disse que está emocionada com a construção de salas porque as crianças estudam em salas emprestadas no Seminário e no círculo.
“Com esta iniciativa a escola vai crescer e um dia pode vir a ter energia. Nós que não conseguimos ir à escola naquele tempo, podemos estudar à noite”, disse. 
Por seu turno, Joana Machel disse que a ideia veio se encaixar perfeitamente nos anseios da comunidade. Indicou que esperar por governo para construir salas, podia levar uma eternidade.
“Isto mostra o crescimento. Antes desta escola, os nossos filhos estudavam na missão. Depois do ensino primário iam continuar no Jafar ou na vila de Marracuene, mas com a construção desta escola ficamos aliviados”, disse. (Cláudio Saúte)




Sergio Fernando Cebola Liccao pra vces do sul.........voces fazem se dono desse governo.....ate xegar a fase d Gaza ter zero assento n parlamento pa oposicao....sinal k tudo xta correr bem....aguentem

Bernardino Macome Antonio A cebola, tambem fala??? Eu gosto de ver na panela temperando comida. Meu burro Marracuene pertence a provincia de Maputo e nao Gaza. Deverias ter consultado o mapa antes de tontear aqui.
Gosto · 1 · 7 h

Sergio Fernando Cebola Deverias ler bem antes d......!....vc mostrou clarament k es analfabeto alfabetizado k vai morrer nas minas de Africa do sul....pork é so isso k voces sabem fazer.......falei zona sul e coloquei Gaza como exemplo so capanga


Olegàrio Samuel Muando um Mercedes Benz de um deputado constroi muito e mais que isso... Governo Parasita...
Gosto · Responder · 4 · 11 h

Cesar Jorge Cesar Parabens comunudade de ricatlha nem tudo podemos esperar do governo apesar de ser a sua responsabilidade
Gosto · Responder · 2 · 13 h

Lucas Guambe No tempo das eleiçoes sera um posto de recenciamento eleitoral .

Zulficar Mahomed Não se admirem que venha daí um "responsável" a considerar que é uma infra-estrutura "ilegal" e que põe em "risco" as crianças..

Jose Zaba Governo de merda
Gosto · Responder · 2 · 13 h

Lucinda Veronica Cuamba Vergõnhoso + vao pontos a populacao
Gosto · Responder · 1 · 13 h

Ofece Deniasse Chania Kem semeia tempestad colhe vento!
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Claudio Mazuze Cebola,,,faca o comentario do poste vces do norte fazem oque creio que es mais um desses que se dizem academicos levam fulstracoes e pessam que estao a fazer a diferenca
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Abrão Paulo Munguambe Uma liccao de quee pra nos de sul? Afinal a falta de sala so afecta sul
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Dercio Felisberto Simone Muito obrigado Marakuene, axim k se conxtroi a vida e nao soment paxar o tempo criticando e aguardado k o governo faxa.
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Alfredo Alfa O pais e grande e precisa d tal governo nos tambem podemx por mao ao governo, a final quem e o governo?
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Claudio Dos Santos esta de parabens a populacao e a direccao da escola pela iniciativa, mas principamente pela firmeza e honestisdade e de forma seria que levaram avante este projecto que ja ta numa fase bastante avancada. que este projecto sirva de exemplo para nos os outros ,porque lamentar se e ficar a espera do governo nao surtira efeito desejado
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Judas Hoana foi nesse pensamento que queremos k os alunos estudem num ambiente minimamente confrontavel. a direccao da escola agradece e afirma k ainda estao abertas as contribuicoes nao so dos encarregados d educaçao dos alunos daquela escola mas pra todos interessados pela iniciativa.

Jr Chauque Em primeiro lugar agradecer ao chefe do posto administrativo, ao Director da escola por terem avançado com o projecto comunitário pk em outros casos o projecto é barrado p pessoas k acham k o O CENTRAL vai zangar e perder o lugar , e agradecer os munícipes MTA força

Judas Hoana em nome da EP de Ricatla agradecemos


Tomas Humbe O povo e meu patrao uma ova!

Anguista Siffa Que vergonha! aonde esta o governo??!!.

Noa Taimo Noa Vergonha!

Calisto Mahoche Khalass é engraçado. mesmo assim, os que contribuiram vão votar na continuidade nas próximas eleições.

Stelio Chiule No futuro próximo o povo vai ter que construir universidades também, em seguida terão que construir empresas para empregar os inteligentes que saírem de la.

Orlando Felix Samuel Felez Vinha ler comentarios e foi bom fui. Xpero da homologacao da minha provincia por ser uma delas da regiao autonoma

Marcos Waly k aguentam

Coronel Juvenal Muthombene Isto e razoavel aqui em gaza minha provincia ha pessimos sitios k desde 1975 ate hoje nao ha escola nem hospital. A populacao caminha 15 a 25 km pra encontrar um hospital e tal hospital sem condicoes. Mas que fazer isso da prazer aos que controlam a economia.

Mario Bonifacio Abel Anda falta construir centro d saud, estradas, agua canalizada, energia etc. Força a iniciativa e b vinda numa naçao ond o povo serve pra aderir as farsas eleiçoes...onde esta o voto do povo?

Judas Hoana Governo é como um pai com muitos filhos e todos a espera dele. em nome do conselho de escola da EP de Ricatla entidade que esta em frente desta iniciativa agradece as felicitacoes e acrescenta dizer que ainda estao abertas as contribuicoes pra a edificacao das 3 salas de aulas, os interessados podem aproximar a escola fica situada proximo a FACIM. ate la...

Clariano Timóteo Macule Depois da guerra dos 16 anos o país quase que nada tinha pra continuar avante,mas porque estava lá um governo digamos do povo nao se notava a falta de infrastruturas e material pra o bom funcionamento das escolas(maqinas d datilografar,encadernar,multiplicar provas,etc),as bandeiras vinham do governo,só qe me admira kje em dia sber qe exstem crianças qe so vem uma prova em formato editado a maqina e multplcdo n dia d exame,bndeiras nas serigrafias,mltplcar prvas a lngas dstancias...estmx ou na a dsenvlver.força ricatla,mas n se xqeçam d qe amanha vira um d sei la ond ocpar a vga d seu edando e ele fcar d fora.

Vicente Martinho Depois vem governo para inagurar a Escola k vergonha

Joaquim Lihahe Parabens municipes de ricatla, forca pela iniciativa pelo menos vcs ja descobriram k nao temos nenhum governo neste pais k se preocupa pelo bem xtar do povo a nao ser nos seus negocios, mas apesar de tudo so quero dizer k e' triste


Chil Emerson David Joao Bruno Craveirinha conheço bem o local, estava mal aquilo.
Gosto · 1 · 9 h

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ