quarta-feira, 25 de março de 2015

Os medos de Guebuza

55 min · 

O desfecho do conclave da Frelimo que se inicia amanha na Matola depende muito da coragem de Armando Guebuza em sacudir os seus medos e enfrentar a realidade como um cidadão comum. Um desfecho esperado eh que ele deixe a liderança do partido Frelimo, terminando a actual governação bicéfala que tem atrasado o arranque pleno do consulado de Filipe Nyusi. Minhas fontes na Frelimo dizem que, a cada dia que passa, Guebuza se vê isolado e começa a perceber que não tem condições para insistir em liderar o partido contra a corrente. Existe, por isso, uma grande probabilidade de ele aceitar um convite para sair voluntariamente, como fez Chissano. E Guebuza vai aproveitar, dizem-me, esta oportunidade para sair em grande e não pela porta pequena, como seria se ele insistir em fazer finca-pé.

Mas Guebuza esta a morrer de medos. São medos que ele terá de gerir. Estando a frente do partido, a gestão desses medos fica mais facilitada pela proteção de que goza quem tem esse cargo. Mas fora dele, a coisa fica mais preta. Ou por enquanto cinzenta. Muitos no partido, e fora dele, estão a espera que ele se desproteja daquele lugar para “ajustarem as contas”. Não sei o que isso significa mas o facto eh que em cada esquina os anti-guebuzistas esfregam as mãos. Estão a espera desse momento retumbante. “Guebuza prejudicou muitos”; dizem que ele era do tipo de não apenas afastar aliados desavindos mas também atira-los para o fundo do poço para que eles não mais se erguessem, nem mesmo no espirito da fábula do cavalo.
No essencial, os medos tem o padrão comum: conflitos em negócios e um aparente enriquecimento ilicito com recurso ao bem publico. Por isso, o medo de retaliações e de uma perseguição judicial. Mas, esta ultima hipótese, parece ainda remota no plano nacional. A Beatriz Buchile e o Américo Muchanga estão la para protege-lo. Por enquanto, a coisa fica mesmo cinzenta.
  • André Mahanzule A ver vamos. Em Moc há maturidade.
    49 min · Gosto · 1
  • Mahamad Hanif Mussa Hoje ou amanhã, "comerá"!
    46 min · Editado · Gosto
  • Celso Cossa Ja começou\
  • Papy Muchanga oupa oupa... fala se muito do presidente Gubuza mas ele é dono de quê mesmo arolem algumas firmas do homem por favor muitos moçambicanos como eu nao sabem oqui ele tem mano Mosse.
  • Rafael Ricardo Dias Machalela Caça às bruxas ...
    37 min · Gosto · 1
  • Herculano Cumbi Reco Caso pra dizer,"SUCA ESTOPARA COMO DIZIA MINHA AVO QNDO ESTIVESSE INDIGNADA....
    31 min · Gosto · 2
  • Maria Do Carmo Manjate Medo de fantasmas do passado e do presente!
    31 min · Gosto · 2
  • Flavio Santos Matsimbe Esperamos saia fumo branco deste encontro e que Guebuza, entenda que pra o Nyussi possa pôr a maquina governativa em acção precisa dos dois poderes a sua disposição.
    31 min · Gosto · 2
  • Nelson Fernandes Esse homem eh grande e preparou todos os cenarios,sera preciso muita força e determinaçao dos menbros k ele colocou,muitos deles tao podres de ricos devido a corrupçao,fraudes,desvios e outros crimes.Nao espero nenhuma mudança.
    29 min · Gosto · 2
  • Joao Kenedy Quem viver verá, minha mãe sempre disse isso
  • Abilio Manel Capuera do gajo é haya
  • Abilio Manel Dexe o jovem Nhusi mostrar oq sabe
  • Leoneldo Tales Será uma missão difícil, mas não impossível...
  • Vasco Acha Nas minhas anteriores visões sobre a política doméstica nao via como entrave a continuidade do AEG nos destinos do Partido pelos seguintes argumentos livres de esgrimir pelos demais demais ideólogos daqui do FB:
    1. Está na hora de mudança e os partidos não podem estar amarrados ao reboque do Presidente da República(PR) tecnocrata. 
    2. O PR tem uma gestao pesada do Conselho de Ministros e do Estado em sim uma tarefa difícil
    3. O PR Deve cuidar do desenvolvimento do país em si olhando cautelosamente para Educação e Saúde como chaves do bem estar nacional
    4. Tendo um Presidente sem conexões consequêntes com o Partido haveria espaço dele ser ate criticado na sua linha de implementação de programas pelo seu próprio partido resultando no desenvolvimento pois em teoria este é fruto de contradições internas, que no caso é apreço ja existem. 
    5. Aqui a teoria de separação de puderes também funciona pois pelos vistos, ate no actual governo, vimos caras de ministros que estão por mera competências técnicas sem os cordão partidário expresso.
    PS. Então amigos queremos voltar aos anos da Revolução em que ate o PR era tambem presidente da OMM OJM ONP Partido etc? 
    Uma questão que podemos debater a fundo é se há ou não consenso na figura do AEG como lider do cinquentenário? 
    Quero aqui desmes
    Quero desmistificar que é possível bter um presidente do partido que nao seja necessariamente o PR. Este é exemplo de todas as democracias modernas e nós quermos manter o status quo de 1962 até hoje? 
    As dinâmicas sociais mudaram o Povo que saber o que é Partido e oque é Estado.
    Tem mais as eleições para o Presidente da República são aceites cidadãos a candidato independente e onde que este cidadão iria buscar a base partidaria para ser também presidente do partido?
    Por isso nos preparemos para assumir um PR apartidario.
    19 min · Gosto · 1
  • Albino Forquilha ...interessante que os outsiders, melhor aqueles que nao vivem dentro da FRELIMO estejam muitissimo interessados em saber o interior deste Partido, sugerindo topicos organizacionais como se compusessem os orgaos da FRELIMO. Presidente Samora dizia "Quando o inimigo nos ataca, eh porque estamos no caminho certo''. Quem tem medo da Direccao do Presidente Guebuza? A FRELIMO nao, Ele foi eleito pelo seu partido, deixem que o Partido tome conta dos seus assuntos, pois, sabe muito bem faze-lo.
    8 min · Gosto
  • Ben Nguenha concordo com sr Vasco Acha na medida em que queremos um presidente de todos os mocambicanos e que toma decisoes livres do Partido.e o pricinpio da separacao do Estado e o Partido
    7 min · Gosto
  • Elson Vilanculo Ilustre Vasco, acho que os Moçambicanos ainda não estão preparados para esta realidade... Ademais, o próprio Partidão, não está...
    7 min · Gosto
  • Nkuyengany Produções Basta! Guebuza Fora!
    7 min · Gosto
  • Lucia Ngovene Estou te esperando. ..aquela divida que n querias pagar agora é nos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ