Calamidades naturais
Salvar pessoas e bens na província da Zambézia está a custar ao Estado mais de 30 milhões de meticais por semana, segundo dados oficialmente fornecidos pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC). Do topo das despesas, há o aluguer de três helicópteros e abastecimento dos mesmos; combustíveis e lubrificantes para viaturas e embarcações; e ajudas de custos para 43 membros do INGC envolvidos.
Os helicópteros, cuja referência e a empresa proprietária não foram reveladas, são alugados, cada um, a um preço estimado de 7 mil dólares por dia, perfazendo qualquer coisa como 10.976.000,00 Mt (dez milhões, novecentos e setenta e seis mil meticais) por semana, para as três máquinas.
Este valor não inclui o respectivo abastecimento. Assim, este iten ocupa a segunda posição na hierarquização das despesas, somando um valor estimado de 4.739.000,00 Mt (quatro milhões, setecentos e trinta e nove mil meticais), por semana.
O abastecimento de 15 barcos e 19 viaturas, entre camiões e carros ligeiros, vem na terceira posição, com um peso semanal de dois milhões e oitocentos mil meticais para os cofres do Estado.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ