quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

3 hrs · 
ALGUNS NÚMEROS POR APRECIAR
1976-1992-Guerra dos "16 anos" entre governo e Renamo
Número de refugiados: mais de três milhões
Número de mortos: Mais de um milhão
Actores: Renamo e Governo.
Resultado: Democracia multipartidária
2000 - Manifestações "pacíficas" organizadas pela Renamo em protesto aos resultados eleitorais de 1999
Número de mortos 112, asfixiados numa cela em Montepuez
Actores: Renamo e Policia da Republica de Moçambique
Resultado: Nenhum
2009-Campanha de desinformação contra a clorificação da água em Mongicual e Nampula no geral
Número de mortos: 12
Actores: Membros da "Renamo".
Resultado: Nenhum
20013-2014-Hostilidades Militares entre Renamo e Governo
Número de mortos excluindo soldados: Não disponível
Actores: Renamo e Governo
Restultado: Alterações da legislação eleitoral, partidarização das instituições. Acordo de cessação das hostilidades. Tudo menos beneficio concreto para os cidadãos e para economia
Implicações para os políticos: zero
Número total de dirigentes de topo mortos em todos conflictos: Um. Andre Matsangaíssa
Número total de deputados mortos em todos conflictos: Um. Milaco (Renamo)
Número total de civis mortos em todos conflictos: Mais de um milhão e meio de moçambicanos contando com os efeitos das minas antipessoais.
Número total de políticos julgados e condenados em todos conflictos: Zero
Conclusão: No próximo conflito, quem vai morrer é você, jovem com cheio de vida para frente, a defender ideias de velhos, com pouco menos de vinte anos para frente para viverem como pessoas mentalmente sãs.
Não permite que os políticos te exponham ao risco de vida. Em democracia, tudo se resolve na base do diálogo.
Like ·  · 
  • Poeta Pensador heheeheh risos
    2 hrs · Like
  • Poeta Pensador NB: nao existe revolucao sem sangue . cristo morreu por nos
    2 hrs · Like · 4
  • Douglas Harris A liberdade tem o seu preço, temos muitos exemplos e não seria Moçambique um caso diferente caro compatriota...
    2 hrs · Like · 8
  • Altino Mandlaze Andas tão Doce Egídio. O que andas aprontando?
    2 hrs · Like · 1
  • Maringue Chibabava Gostei da concentracao. Mas meu amigo, diz me la como eh que se daloga com umsurdo mudo sem vontade para dialogar? Quais sao as teorias para dialogar com alguem que te despreza para morrer? em alguns momentos os jovens devem morrer sim. morreram desde os tempos antigos em defesa de tudo, ate a libertacao, ou contra o colonialismo. achas que a juventude mocambicana nao esta morta com esta educacao? com esta acumulacao do que devia ser nosso, apenas num ounhado de gatunos? com esta saude sem saude achas que a juventude esta saudavel? ou preferes nao lutar agora para sucumbir amanha sem guerra? Gosto muito de vc mas ultimamente me irritas!!
    2 hrs · Like · 4
  • Egidio Vaz Douglas Harris nem sempre o preço deve ser sangue. Malawi, Zambia, Zimbabwe e Tanzania fizeram transições sem guerra civil. É mau sempre evocar sangue para transições que podem ser feitas sem violência.
    2 hrs · Like · 3
  • Egidio Vaz Maringue, o mesmo surdo que depois vai a mesa de dialogo? De que surdo se refere?
    2 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador Maringue Chibabava tens razao algo ta acontecendo com nosso irmao depois da Saga do POMBE ele voltou transformado
    2 hrs · Like · 3
  • Tomas Humbe Sacrificio e a mae da vitoria.
    2 hrs · Like · 1
  • Elecas António muit bem falado. Soque o dialogo e muit ignorado pelo explorador e muita das vezes o jovem arrisca se a morrer por algo doque viver asfixiado.
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Altino Mandlaze, quando haver motivos para ser amargo serei. Mas neste caso, tinha que mostrar os números. Claro que simplifiquei bastante, mas o números e os sujeiros morltos são reveladores que os autores da violencia nao morrer. Dialogam depois. Veja a ironia do nosso destino!
    2 hrs · Like · 3
  • Elsa Do Rego O Dklm vai pedir mais uns 10 milhoes e depois mais oitros 10 milhoes e assim por diante .mas desta vez os paises doadores tb andam c as suas economias de pes ao ar .so quem ira financiar uma constante doacao de dez milhoes ?
    2 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador Egidio Vaz mano nao sei o que se passa contigo mas precisas te reencontrar novamente. Nao existe revolucao sem sangue porque o poder vicia.
    2 hrs · Like · 3
  • Maringue Chibabava o surdo que vai a mesa para enteter os outros meu irmao..... Que transicao de Tanzania? CCM ainda esta la a governar como sempre e ainda com projecto de cinquenta anos como FRELIMO... que transicao no Zimbabwe? Meu irmao, as coisas sao e sempre serao assim...
    2 hrs · Like · 1
  • Douglas Harris Se não podes marchar, não podes reclamar. continuas a assistir abusos atrás de abusos maltratam-te, como sair dessa situação compatriota?
    2 hrs · Like · 2
  • Fernando Manuel Obrigado Egidio Vaz pelo colírio.
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Maringue, a transição do partido unico a democracia multipartidaria
    2 hrs · Like
  • Elsa Do Rego No ultimo conflito houve um grd da frelimo q morreu ..cade o nome eradas Forcas armadas
    2 hrs · Like · 2
  • Júlio Mutisse Clap, Clap, Clap, Clap...
    2 hrs · Like
  • Maringue Chibabava foi com pressao estrangeira, mas quais sao os efeitos desta transicao? dar porada ao Morgan Tsivangirai? na tanzania tambem batem muito mal os lideres da oposicao... esta transicao eh que chamo entretenimento... e em Mocambique ja nao se fala disso... Ja nao eh disso que lutamos...
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Alves Talala Em Democracia normal, mais velho Egidio Vaz, tudo se resolve na base do Dialogo. Porem não eh o nosso caso!
    2 hrs · Like
  • Altino Mandlaze Certo Egídio. Os Jovens podem fazer a revolução. Mas para quem para e pensa entende que não será a Renamo e DHL que trarão melhorias ao nosso País. Devemos sim chamar louco à um indivíduo que contradiz -se em 24h fala coisas diferentes. Nós podemos mudar o País sim. Quanto à Renamo .quanto outros partidos se lhes interessa o poder apenas. E quero ver esse que diz que é preciso sangue para que se desenvolva a ser o primeiro a pegar em armas e lutar
    2 hrs · Like
  • Eduardo Mazive What is democracy? What is democracy? It got something to do with young men killing each other, Arthur. What if its my turn, will you want me to go? For democracy, any man would give his only begotten son. (Extraido da letra da musica One de Metallica)
    2 hrs · Edited · Like
  • Elsa Do Rego Os conflitos surgem-se qdo a pobreza e inutil
    2 hrs · Like · 1
  • Maringue Chibabava saio deste debate... mais uma vez gostei do pensamento... mas o conselho que aparece na conclusao, nao deve ser este que os jovens mocambicanos merece. claro que nao desejo ver os jovens a morrer como na RDC hoje e no pais do Blaise Compaore de ontem, mas alguma coisa deve ser feita. a juventude eh que deve saber o que fazer.... Um abraco de irmanidade
    2 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador Egidio Vaz acho que esqueceu que ainda nao temos DEMOCRACIA totalmente instituida as utopias sao lindas mano. quantas vezes as pessos foram ensultadas no centro de coferencias?
    2 hrs · Like
  • Altino Mandlaze E o que tencionas resolver AlvesTalala?
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz É sim possível resolver na base de diálogo. A utilização das armas como instrumento de pressão deveria sair das nossas cabeças...Estados Unidos e outras democracias maduras entenderam isso há mais de 200 anos atrás. Eles lá não se zangam Alves Talala?
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Celio Mabjaia Amigo Egidio Vaz, a Renamo tem celas e Polícia também?
    2 hrs · Like · 1
  • Elsa Do Rego Ha muitas fotos do President Chissano e a turma de jovens do tempo dele q optaram pela guerra
    2 hrs · Like · 1
  • Cleto Goncalves Ilustres quando Egidio Vaz nos alerta da nao exposição da vida nao ataca necessariamente a renamo comk muitos aqui pensam mas sim aos jovens da Fadm e Fir que sao colocados coml escudo nestes confrontos. Alias reparem que a própria renamo usa poucos recursos humanos e financeiros. 
    Egídio iras perceber que o nosso povo e entreguista. Querem que você fale por eles tal como quer3m k Dhlakama lute por eles
    2 hrs · Like · 2
  • Eduardo Mazive Chipade disse alguma coisa sobre fazer guerra para aceder à riqueza, estarei enganado?
    2 hrs · Like · 3
  • Douglas Harris E o que fizeram os USA ao Iraque???
    2 hrs · Like · 1
  • Salomao Massangaie Aplausos.
    2 hrs · Like
  • Felix Bernardo Nhachungue Boa publicaçao! Continue nos sensibilizando porque ainda estamos na escuridao sem nenhuma visao, assim ficamos meio iluminados. Força
    2 hrs · Like · 1
  • Inacio Fernando é de apreciar a sua análise aos numeros indicados.
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Douglas Harris estamos a falar de guerras internas, guerras civis. Deixa Iraque que é assunto diferente.
    2 hrs · Like · 1
  • Douglas Harris Achas???
    2 hrs · Like
  • Poeta Pensador Altino Mandlaze nao sei qual E a pior morte se E da guerra ou da fome. abraco fraterno
    2 hrs · Like · 5
  • Celio Mabjaia A guerra já está declarado, aqueles que arancaram a vitória dos outros sim declararam a guerra
    2 hrs · Like · 4
  • Poeta Pensador Cleto Goncalves parabens mano
    2 hrs · Like
  • Poeta Pensador PoBre daqueles que pensam que a Guerra E so o Roncar das Armas.
    2 hrs · Like · 1
  • Héric Manuel sabias palavras
    2 hrs · Like · 1
  • Elsa Do Rego Oh Egidio EUA esta quase sempre em guerra ...voam o mundo em guerras uma atras da outra ....vais perguntar as familias q perderam os seus filhos nenhuma delas e a favor do tipo de govn simplesmente nao tem como desabafar qdo os filhos tem q se alistar to go offshore .
    Os govs decidem e pronto continuam a caducar a enveredar o nosdo mundo em sangue enqto um punhado de vigaristas tira milhoes em grds deals c armamentos e military planes e coisas do genero .agora quem ira apanhar estes vigaristas ai esta o grd dilema .
    No geral tds povos sao humildes mas ha sempre uma carupuca a estragar o bom da vida ...e a carupuca sao os vigaristas q se deliram c dolares signs
    2 hrs · Like · 3
  • Alves Talala Eles la Zangam-se mais velho Egidio Vaz. Mas toda discussão tem uma elevada dose de ética e moral. E cá entre nos não temos isso a todos os níveis. E a solução tem sido sempre a porrada. Nos somos uma democracia de fachada. Ainda temos um longo caminho para chegar ao outro nivel.
    2 hrs · Like · 2
  • Altino Mandlaze Poeta Pensador a pior morte é de acreditar em alguém que tudo faz só para alcançar o poder. Agitar os que pouco entendem por isso e mata -los. Nós jovens devemos lutar dia após dia. Com enxadas e esferográficas. Repudiar o mal e abraçar o bem. Guerra nunca é boa. E nós não precisamos de guerra para desenvolver. A de santugira não ajudou em nada pois tudo que pediram se lhes foi dado e mesmo assim reclamam. Vamos lutar mas sem armas
    2 hrs · Like · 2
  • Ivano Chissengue Cada um pode perceber o que quiser e comentar o que lhe convier: mas a dica ficou: ninguem deve lutar em nome do povo que seja ele mesmo a lutar pela sua emacipacao tal como aconteceu nas greves passadas
    2 hrs · Like · 4
  • Gilberto Jonathan Chirindza Egidio Vaz amigo. ...bem bem o k esta acontecer consigo mesmo????? Tou a fazer um exercício para melhor te entender ou interpretar não tou a conseguir.....
    2 hrs · Like · 2
  • Euclides Flavio Egidio Vaz, desafio lhe a fazer valer os dados que teve enquanto estudante do Departamento de História. Isso é mau. Populismo não.
    2 hrs · Like · 4
  • Poeta Pensador Altino Mandlaze meu caro Guerra nao E pegar arma
    2 hrs · Like · 3
  • Poeta Pensador Altino Mandlaze a muito q o povo vem fazendo isso mas os q tem arma aniquilam
    2 hrs · Like · 1
  • Altino Mandlaze O que é Guerra Poeta Pensador?
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Euclides Flavio os números estão correctissimos. Populismo é tentar desacreditar-me por causa da ideologia. Estes números foram cruzados com diferentes fontes. Desde as Nações Unidas até o proprio governo. É claro que a Renamo não tem estas estatisticas. Não contavam.
    2 hrs · Edited · Like · 2
  • Celso Muhova Interessante este trabalho. Contudo estou curioso e gostaria de saber o critério que se usou para determinar os autores.
    2 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador Altino Mandlaze meu caro Guerra nao E pegar arma
    2 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Egidio Vaz, não entendi o alcance do teu post. Talvez entenderia se exigisses o julgamento dos que perpetraram os massacres de Montepuez e Mogincual e podes acrescentar os massacres de Aube em Angoche e Mocimboa da Praia. Mas é muito preocupante quando nisso há silêncio ou se acha que quem está no poder tem o direito de cometer.
    2 hrs · Like · 5
  • Altino Mandlaze Vejo que Poeta Pensador pensa que poesia é ir a lua. Utopismo exacerbado mano
    2 hrs · Like · 2
  • Elsa Do Rego Temos q incultir o povo mozBi a ser superpotencia tal como os EUA se degnifica-se deste os bancos da escola.
    Em nome da liberdade e dobtipo de vivencia q os americanos se subsestimam-se vao milhares de dolares em militery deals begind doors ....agora me diz se o DKLM nao vai exigir a sua comissao se Mz de novo optar em comprar armamento em vez de aliviar a vida dos mozambicanos ...ora
    2 hrs · Like
  • Zarito Mutana Nao existe uma guerra sem baixas, nao existem uma guerra onde morrem os politicos. O povo é prjudicado em todos os sentidos. Por isso o povo devia se valorizar
    2 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Isto memso Professor Antonio A. S. Kawaria. A moral da história é justamente esta: enquanto políticos vão adoptando as armas como viapara perseguir interesses políticos, o povo, jovem é que morre as catadupas. Isto é tão evidente que não precisa de teorizar.
    2 hrs · Like · 4
  • Antonio A. S. Kawaria Egidio Vaz, ainda não está claro isso.
    2 hrs · Like
  • Poeta Pensador Altino Mandlaze aproveita entra um pouco no google e pesquisa o que E guerra depois volta.
    2 hrs · Like · 2
  • Jeronimo Uamba Eu Jerónimo Paulo Uamba.
    Por me identificar com o post ora em causa, do Carrissimo Egídio Vaz. Permitam-me que eu passe desde já a partilhar, e fazer o copy para o WhatsApp.
    2 hrs · Like · 2
  • Salomao Massangaie Aqueles que lutam sem armas sao os melhores professores na arte da guerra.
    2 hrs · Like · 2
  • Altino Mandlaze Eu estudei o que é Guerra e deixa de ser utópico e acorda rapaz. O que se espera ver em Moçambique é guerra no sentido real e não poético. Guerra de quem quer chegar e de quem quer manter -se na ponta vermelha e não de quem corre atrás de uma menina.
    2 hrs · Like
  • Poeta Pensador Altino Mandlaze meu caro vamos discutir pessoas? diga se tas preparado pra isso. paz
    2 hrs · Like
  • Altino Mandlaze Se vai discutir pessoas sabe analisa -las porém, sabe quando estás estam preparadas ou não.
    2 hrs · Edited · Like
  • Elsa Do Rego Mas estamos depois de volta ao ponto inicial ...prlo interesse politico teremos de novo uma sociedade a viver caiticamente decadas atras de decadas ...q interesse ha em nao inventar um novo systema de governacao q melhore o nivel de vida das pops tal como as popsda europa e de mts paisesonde ja se elevou o nivel de vida
    2 hrs · Like · 3
  • Poeta Pensador Altino Mandlaze estudar e ser domesticado sao coisas totalmente dferentes
    2 hrs · Like · 1
  • Emidio Guila De facto o diálogo é são. Mas há situações em que o poder furta-se ao diálogo recorrendo ao absoluto legalismo institucional. Quando assim acontece, ninguém com poder moral lhe é dado espaço espaço para o estabelecimento de consensos. Como se pode gerir esse modelo? Na RDC está a acontecer um caos. No Burkina Faso vimos o que vimos e o meu ilustreEgidio Vaz assumiu que era legitima a revolta popular que culminou com a resignação do presidente e tomada de assalto a estação de televisão pública do país.
    2 hrs · Like · 5
  • Gilberto Jonathan Chirindza A tempos questionei se Egidio Vazio e Mendes Mutenda sao amigos e a resposta na altura foi categórica. ....sim desde a infância. .....
    2 hrs · Like
  • Nelson Junior Sr.Egidio...Indeed!...é nós outros que tivemos a má sorte de visitar inocentes moçambicanos refugiados no Malawi,Zambia,Tanzania e Portugal,nao percebemos quando é que Moçambique vai ter finalmente uma paz permanente
    2 hrs · Like · 1
  • Lourenco Covane Sinceramente é dificil entrar neste debate porque a questao do fundo comeca com numero da guerra (consequencia ) e nao o que teria provocado a guerra. Em todo caso os numeros sao numeros mas mudaram um pouco deste mocambique. Egidio Vaz por curiosidade tens o numero de presos por nao concordar com regime da frelimo? Quantos improdutivos foram lancados aos leoes e outras feras no norte? Quanto religuosos por nao aceitarem o viva frelimo foram levado ao niassa (testemunhas de jeova ). Agradecia se pudesse facultar esses numeros como fonte de comparacao do que a guerra causou.
    2 hrs · Like · 7
  • Evanex Saboroso Por isso nao vou a tropa pra lutar com um irmao mas sim defender minha patria eu alinho pra q nenhum tirano nos escravise só. Os mas velhos proclamam a guerra e os mas novos vao a guerra pra morrer...to fora e nunca vi seus filhos la só voltamndo exterior pa ocupar cargos pra se confortarem igual aos pais.
    2 hrs · Like · 1
  • Alfredo Macuácua Assino por baixo sr Egidio Vaz.
    2 hrs · Like · 1
  • Nelson Junior Ps! Número total de dirigentes de topo mortos em todos conflictos: Um. Andre Matsangaíssa
    Número total de deputados mortos em todos conflictos: Um. Milaco (Renamo ""........e onde ficam as mortes do Evo Fernandes e do deputado Jose Francisco Mascarenhas?...e os Bombas na Africa do Sul?
    2 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Exactamente isso Lourenco Covane é do que quis alertar. E o Egidio Vaz tem que controlar os que ficam satisfeito com um post como este. Não são neutrais e nem indivíduos que condenaram os massacres que mencionei. Muitos são daqueles que apoiaram e talvez que participaram directa ou indirectamente. Recordei-me das discussões que tivemos depois do massacre de Mogincual.
    2 hrs · Like · 1
  • Elsa Do Rego Hoje perguntou-se pelo President Joseph Kabila se deveria culminar c os 14 anos no poder ou nao ...incrivel q pareca ninguem resoondeu ou comentou
    2 hrs · Like · 2
  • Chil Emerson David Cisca Messi devia ler isto.
    2 hrs · Like
  • Niz Combe cada geracao faz mudancas necessarias de acordo com seu tempo, hoje os desafios sao outros reconhecemos todos mas e necessario varrer do sistema resquicios das metalidades do passado, o sentido de hegemonia bipolarizada actual (renamo, Frelimo) .A juventude neste capitulo precisa infiltrar neste sistema de coisas onde o direito falha e a exclusao da youth prevalece mais do que nunca.Permanecer impavido e sereno seria cobardia historica.A geracao actual precisa viver em meio a instituicoes crediveis,Revolution now
    2 hrs · Edited · Like · 2
  • Edú Da Nora obrigado Egidio Vaz. A Guerra Nao tras beneficios pra o povo mas sim destroi e da espaco aos ladroes pra explorarem o nosso Pais enquanto nos estamos em conflitos d interesse de riquezas eem nome da democracia!!
    2 hrs · Like
  • Amilcar Joaquim Inguane grande conclusao mano, o que passou passou, mas o presente e futuro interessa e muito e a tua conclusao ate consegue aminizar a tua introdu;ao
    2 hrs · Like
  • Nelson Junior Caro Senhor,Elsa,nao é questao de nao se interessar dos assuntos de Kabila,mas nós temos os nossos que sao mais graves e precisam de respostas urgentes...o problemas de Kabila que fiquem para os Zairenes....Como é que podemos limpar a casa do vizinho,se a nossa está mais suja?
    2 hrs · Like
  • Emidio Guila O meu comentário anterior não retira o mérito do pensamento esplanado no post. NOTA 20! Somente era para recordar que os fracassos ao diálogo têm como responsáveis os actores da contenda, com enfoque para aqueles que acham que não têm a obrigação de escutar a ninguém fora da lei mãe. Isso é arrogância.
    2 hrs · Like · 3
  • Catman Mandlazi AMEN! onde lutam os elefantes, o capim eh qe sofre. por isso nao se metam jovens!
    2 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador CanalMoz “Madgermanes” invadem redacção do jornal “Domingo” para contestar notícia falsa (# canalmoz) Maputo (Canalmoz) – Os ex-trabalhadores moçambicanos da antiga RDA, vulgarmente tratados por “madgermanes”, tomaram de assalto, por volta das 13 horas de ontem, a sede da Sociedade “Notícias”, onde também funciona a redacção do jornal pró- governamental “Domingo”, para contestarem uma falsa informação publicada naquele jornal, segundo a qual os “madgermanes” estão ser instrumentalizados pelo embaixador alemão para fazerem marchas pró- Renamo. Os “madgermanes”, que exigem as suas indemnizações com marchas semanais há mais de 20 anos, não gostaram da falsa propaganda, e pediram um encontro com o chefe da redacção do domingo, Alfredo Dacala. Mas este nunca se dignou recebê-los, mostrando sempre indisponibilidade. Na quarta-feira, todo o grupo de “madgermanes” decidiu invadir o “Domingo” e procurar o chefe da redacção. O jornal “Domingo” diz que o embaixador da Alemanha é que está a incitar os ex-trabalhadores daquele país europeu para fazerem marchas pró- Renamo. O jornal dominical acrescentava que o embaixador havia contratado um advogado para avançar com um processo contra o Governo moçambicano em defesa dos “madgermanes”. Na quarta-feira, todo o grupo de “madgermanes” decidiu invadir o “Domingo” e procurar o chefe da redacção. Quando chegaram à recepção, toda a redacção foi informada desta visita de surpresa, e todos os responsáveis, incluindo os jornalistas, começaram a fugir, e outros trancaram-se nos gabinetes, com medo do grupo. Os “madgermanes” informaram que não pretendiam mais nada senão falar com o chefe da redacção, para repor a verdade. Com medo do que poderia vir a acontecer, a direcção do jornal “Domingo” chamou a Polícia, que enviou ao local agentes em duas viaturas. No local, a Polícia tentou persuadir os manifestantes a dispersarem, por estarem a perturbar o ambiente de trabalho naquela empresa jornalística, mas os “madgermanes” recusaram-se, esclarecendo à Polícia o que acontecera e o que pretendiam. Deste modo, a Polícia cedeu e recomendou à direcção do “Domingo” que resolvesse o problema com os ofendidos. Assim começaram a descer um por um, reuniram-se na recepção, e o jornal “Domingo” comprometeu-se a pedir desculpas na próxima edição pela notícia inventada. Os “madgermanes” disseram que vão esperar pela promessa da direcção daquele jornal e, caso não se cumpra, prometem voltar em próximas ocasiões, até que a verdade seja reposta. Não é a primeira vez que os órgãos pró- governamentais inventam notícias sobre marchas, violência e embaixadores, com vista a desacreditar a comunidade internacional e os grupos de pressão que incluem a oposição. Em finais do ano passado, a RM, o jornal “Público” e a TVM também inventaram uma reunião de concertação de marchas e de encontros entre o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, o presidente do MDM, Daviz Simango, e o embaixador dos Estados Unidos da América, alegadamente para os instruir para não aceitarem os resultados das eleições de 15 de Outubro do ano passado e desencadearem uma vaga de manifestações violentas. O embaixador apenas lamentou o sucedido. Desta vez, a contra-informação decidiu agir sobre um outro alvo. É caso para dizer que, desta vez, escolheram o alvo errado.
    2 hrs · Like · 2
  • Nelson Junior PS!...segundo as estatisticas de organizaçoes internacionais o conflito entre a Renamo e o governo causou mais de 2 milhoes de inocentes...para nao falar dos orfaos...shame on you(us) Mozambicans
    2 hrs · Like
  • Frederico Dos Santos Chachuaio Bem falado ,marcha so se for em apoio ou Homenagem as vitimas das cheias ou evenenamentos !
    2 hrs · Like
  • Elsa Do Rego Deixando a juventd livre de pensar expomos a sociedade a abertura de como resolver os interesses dos politicos a custa dos povos nao europeus q javivem moderadamente num nivel melhor ....osjovens vao responder ..e esse dilema will be solved
    1 hr · Like · 1
  • Celso Cossa 2015: Conflito Pós Eleitoral pode levar o país a um conflito armado entre a Renamo e o Governo de Nyussi. O que os jovens fazem incluindo os analístas? Ignoram os problemas e as causas do conflito. Apelam o tal de "Diálogo". No entanto, a história nos ensina que neste país osl diálogos só apareceram depois de conflitos armados. Porque os tais jovens não pressionam o governo de Nyussi a dialogar com a Renamo no lugar de proferir elogios?
    1 hr · Like · 5
  • Nelson Junior Em Poucas palavras e resumindo tudo...Voces aí em Moçambique estao entre a parede e a espada...por culpa de um punhado de individuos...Mas quem é o culpado?...O governo que durante anos mostrou fraqueza...Voces estao feitos ao "bife"...Que vos salvará?...Nao esperem que a comunidade internacional vos venha sempre "socorrer"...
    1 hr · Like · 1
  • Poeta Pensador Celso Cossa Parabens mano aqui reina o Conformismo lambibotal
    1 hr · Like · 2
  • Elsa Do Rego Nao ha nada sem solucao 

    Houve miseria houve uma guerra q jamais se esperou acabar ..w acabou c o povo por completo sem roupa e a fome ...levou-se anos neste novo relatio sobre a nutricao da OMS Mz apresentara higher level of nutrition comparable to india n asia except for dezb n Jan months of every year ...
    Its means there was a solution n improvement to a huge problem of the the people went through 
    n I reafirm again there will be a problem pra o interessdos politics 
    Youth r the best to be given this task ...they come up w heaps of ideias full of motivation.

    Os politics representam menos de 1% da pop nundial enqto o mundo sofre ...disgusting caras sem vergonha rsrsrz 
    Our world will be a better place
    1 hr · Like · 1
  • Pascoal Isaias Onde termina a consciência inicia a violência. ....Egidio Vaz bem feito o post. 

    Os prémiados "nobres da paz", (excepto Obama), se a memória não me trai foram lauredos que olharam para todos meios excepto guerra/ violência. 

    Mas se alguem quer guerra para atingir seus intentos, talvez alistar-se num exército em guerra mas não assistir desenvolvimentos da mesma remotamente (tv, Facebook, etc )
    1 hr · Like · 1
  • Elsa Do Rego Celso Costa se a frelimo nao comprar manuntencai militar nao ha como o DklM exigir mais dez milhoes e prob resolvido a paz continua 
    Maz se frelimo esbanjar in miletery his own people will revolt
    1 hr · Like · 1
  • Dikelly Dikelly Verdadade
    1 hr · Like · 1
  • Elsa Do Rego Ask youth to govern o tal gov de gestao kkkthey will be their own solution
    1 hr · Like
  • Liga J. Beira Renamo Sr Egidio Vaz qual é a solução para resolver esse impasse na sua opnião?
    1 hr · Like · 2
  • Arsenio Augusto Machaia Bela observação.
    1 hr · Like
  • Elsa Do Rego ha um pormenor muito importante a nao se menosprezar-se :
    1 hr · Like
  • Zefanias Augusto Namburete Faltou dado de os que foram figurado como irias simango.... e número dos morte da luta da independência.
    1 hr · Like · 1
  • Aderito Ucucho Grande conclusao! Infelismente este poste sera lido pelos jovens moçambicanos que tem acesso a esta rede social! Devia sim, ser lido por muitos jovens espalhados por este País! Estes que sao usados pelos politicos sob pretesto de defesa da Patria mas, na verdade morem em defesa de interesses de minorias, oligarquias que pretendem se perpetuar no poder!
    1 hr · Like · 1
  • Allordon Vestavella Quando a dois teimoso nao ha dialogo, ha guerra ate que um deles morra e seja substituido por um equilibrado. Assim foi com Dhlakama x Samora ate chegar Chissano menos teimoso que Samora.
    1 hr · Like
  • Rutuane Valgy Grande Vaz, subscrevo a dissertacao
    1 hr · Like
  • Elsa Do Rego Ha anos atraso mundo nao beneficiava-se de good rlations our world is enjoyeng tdy ,, optou-se por armas n deals w guns , Hoje o mundo tem mais petroleo ao dispor then decades ago plus a more responsible civilians except israel n Nigeria ... but if we vanglorize in this benifit of truth that better intercambios in the world have prospered lately wars would never take place n the gun deals will sucumb by themselves ... e so Mz nao se deixar impegir into despendio militar mesmo q as outras potencias exigam
    1 hr · Like · 1
  • Simon B Cossa Cossa Porque nao agimos? So falamos so insultamos ums aos outros, quem quer dar o primero tiro?
    1 hr · Like
  • Salvador Agostinho Mulumbua vivemos mas 365/6 dia dependendo do ano tao poucas vezes se fala ou temos ouvido uma verdade. Egidio Vaz adorei.
    1 hr · Like · 1
  • Mubutu Mubutu País de guerras e seus efeitos.
    1 hr · Like
  • Jose Goncalves Nassabe Eu continuo a pensar que em Moçambique há muitos jovens interessados em pertencer as fileiras do G-40, felizmente/infelizmente nunca receberam convite. Em Moçambique temos muita gente que frequentou universidades, mas destes pouquíssimos têm pensamento académico. Eu esperava que apresentasse a possível solução da origem do problema
    1 hr · Like · 2
  • De Waan Candido O essencial ficou VAZ parabens! Mas tornou-se um dbate dsorganizado parece barrulho do mercado xipamanine, ond nao se sabe kem é ou kem foi matsanga, ou do gov, kem é da velha escola kem é da nova, kem é revolucionario kem é lambebotas, kem ja viveu a dor da guerra kem so ve pela tv, kem ja perdeu familiares kem nunca! Logo chamemo-nos a reflexao, tou cntigo Egidio Vaz - JOVEM K DORME UM DIA IRA' ACORDAR COM REGADIO DE BALAS! E ja nem tera xpaço pa se arepender!
    1 hr · Like · 1
  • Ivano Chissengue Deiam me armamento eu vou dar o primeiro tiro
    1 hr · Like
  • Euclides Cumbe aleluia
    1 hr · Like
  • Poeta Pensador Ivano Chissengue hehehehe
    1 hr · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos Guerra é feita de Velhos a falarem e jovens a morrem
    51 mins · Like · 1
  • Raul Chambote Mbuya Egidio Vaz, boa nota para reflexão.
  • Nelson Junior O Sr Eugidio diz quote: Número total de dirigentes de topo mortos em todos conflictos: Um. Andre Matsangaíssa "........Ps! esta informaçao nao está correcta...Ha um top comandante (o qual nome nao me vem na cabeça agora-mas possos pesquisar) que deveria ter sucedido o Andre Matsangaissa...mas foi morto em circuntancias misteriosas...ha quem diga de que o Afonso e os serviços secretos sul-africanos sejam eles responsaveis...vou tentar ver se me lembro do nome dele
  • Edmilson Dengo Estamos reféns duma pessoa! triste . . .
  • Armindo Manjate Entao essa mensagem é só agora que publica? Eu nao acredito que voçe sabia disso e entretanto permaneçeu calado
  • Maria Do Carmo Manjate Guerra numca mais em Moçambique. Ja admitimos tanta coisa mas guerra nunca mais.
    30 mins · Like · 2
  • Salomao Catingue O Dialogo deve ter lugar num ambiente cordial e sem ameaças, que ninguem pense que tem mais força que o outro e que ninguem venha com a ideia de que "eu é que vou dizer como é que as coisas se fazem" porque isso também é arrogância.
  • Armindo Manjate Mana, quem faz a guerra sao os patroes internacionais, nos nao fazemos guerra nenhuma, ela começa e termina quando eles conseguirem seus intentos (exploraçao de jazigos de minerios valiosos)
  • Carvalho Ferraz K haja a divisao do pais
  • Pedro Cristovao Mawai Jr. Na junvetude aprendemos,
    Na maturidade compriendemos...o tempo nos julgará.
  • Elvino Dias Provocar confusão para confiar no diálogo, trocar editais, encher urnas porque se houver confusão as partes vão dialogar, hummmm manoEgidio Vaz, não chegou a uma boa conclusão
    22 mins · Like · 2
  • Nelson Junior Senhora Maria do Carmo Manjante...O problema em Moçambique é que, se nao têm guerra com as armas,têm guerrra com as palavras....nao sao voces-os simples Moçambicanos mas,sim os vossos politicos....Desde 1975...com uma pausa de 1992 ate 2013,mas mesmo assim,havia sempre "pequenas confusoes"....Mas,que porcaria de politocs voces têm?...e porque os nomeiam?...SE nomeassem o MDM talvez,talvez voces nao estariao envolvidos nesta "salada"...
  • Alcidio Sitoe Perfeito!
    8 mins · Like
  • Mateus Francisco Navaia Parece que o poste aconselha ao "DIALOGO" e "NÃO A GUERRA" para se ultrapassar quaisquer contestações! No nosso país parece que as pessoas forçam-se começando pela "Guerra" depois ao "Diálogo" e não o inverso porquê?? Falando do "Diálogo" estando em frente por exemplo dos "Madjermanes, os desmobilizados de guerra - (os Hermínios), até os médicos/enfermeiros, é difícil fazer-lhes entender a importância do "DIÁLOGO" talves teremos que encontrar outros vocábulos para se ultrapassar os seus diferendos quase encalhados.
    5 mins · Edited · Like
  • Hassy Taju Gostei Vaz. Parabéns!

2 comentários:

  1. Estou preocupado: porque estamos em momento de inicio do mandanto governamental, receio que esteja em admissao outra turma de G40, sendo que os anteriores estao interessados, certamente, na renovacao. Olha so quero lembrar o que o filosofo Diderot tera dito mais ou menos o seguinte: aquele que com armas alcanca o poder, so com arma o podera deixar. Se o regime do dia nao temesse as armas da Renamo, acredito estariam marimbando em tudo, mas como sabem que a Renamo conta com um grande exercito de cidadaos anonimos fartos com a situacao, nao tem como nao negociar. Quem nao se lembra do 1 e 2 de Setembro ou do famoso 5 de Fevereiro de 2008?
    Dialogo sim, mas ha coisas que exigem outro tipo de dialogo, fora da mesa. Tudo indica que caminhamos para essa situacao.
    Alias, temos que comecar a pensar n3a democratizacao a serio deste pais. Avancar na federalizacao pode ser uma das saidas para consolidar a unidade nacional.Mais direi depois...

    ResponderEliminar
  2. Estou com o medo que o regime capture o grande pensador mocambicano, o Egidio Vaz e comece a combater os seus proprios pensamentos, ja que rola muita mola por ai, estou com medo de ficar sem referencia...

    ResponderEliminar

MTQ