quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Quis ser esperto, foi queimado pelo Jornal

bane, segundo a útima edição do "Magazine Independente". Verdade ou não, os seus correlegionários ou camaradas (?), "denunciaram-no" como tendo dito que foi prometido, pelo candidato eleito Filipe Nyusi, a pasta de Ministro da Administração Estatal.
O processo é deveras interessante e esta época é propícia para os ministeriáveis prestarem atenção para não cometerem essa "gaffe". Cada presidente teve, tem o deve ter tido o seu estilo. Mas, segundo o dito popular, o método padrão funciona mais ou menos assim: o presidente começa a sondagem de nomes para certos cargos, normalmente a duas ou mais pessoas. Naturalmente essas pessoas não sabem quem mais foi sondado. Alguns, na emoção, organizam (ou organizaram) festas para comemorar a nomeação. E já se pode imaginar o que acontece quando a notícia chega ao "dono da caneta". Estabelecida a regra, que se tornou numa verdadeira instituição, esse expediente pode passar a ser usado pelos adversários políticos para "denunciar/queimar" e tirar do caminho os potenciais concorrentes. Não digo que tenha sido isso que se passou em Inhambane, mas sugere-me como potencialmente pode ser uma arma da competição partidária interna e como a política pode ser um campo de extrema sensibilidade e aqueles que não sabem ler as circunstâncias podem pagar um preço alto por isso.
Fechando este apontamento com uma dica para os ministeriáveis: não contém nada a ninguém, mesmo ao amigo mais próximo, se forem sondados para algum cargo no próximo governo. Aos amigos do facebook, esta "fábrica de sonhos inalcançáveis", ainda devo confirmar, mas parece que comentar em "posts" que tratam do assunto ou fazer "likes" também pode desqualificá-los como ministeriáveis. Por isso, todo o cuidado é pouco.
Like ·  · 
  • Paulo Maputere Todos somos minesteriaveis uma vez que o candidato vencedor prometeu na campanha que a escolha seria por competencia nao por filiacao partidaria, e ja agora eu estou disponivel para qualquer pasta e mesmo para SEM PASTA
    2 hrs · Like · 3
  • Livre Pensador Por isso e que alguns aqui disseram que estavam de ferias do Facebook. Nunca se sabe. Se nao der ministro. Da director. Ou chefe da retrete.
    1 hr · Like
  • Américo Matavele Eu nao disse a ninguem! E nao vou dizer! Kikikikikikikiki...
    1 hr · Like
  • José Jaime Macuane Livre Pensador, férias aonde? Só se for mesmo de facebook. Muito pessoal nem sequer vai sair de férias e vai dormir de fato e com fones de celular no ouvido. Em Janeiro de 2015 Maputo vai estar mais movimentada que o habitual da época.
    1 hr · Edited · Like · 2
  • Moisés Nhantumbo Helelele, Paulo Maputere todos somos ministeriavéis. 
    1 hr · Like
  • José Jaime Macuane Américo Matavele, você comentou esse post e já está queimado .
    1 hr · Like · 1
  • Fernando Metusal Bueia Camarada José Jaime Macuane vou te confidenciar. Fui sondado para ministro da hotelaria e turismo. Sondo-te para meu chefe degabinete. Atenção, nada de festa antecipada kkkkkkkkk
    1 hr · Like · 2
  • Américo Matavele Epa! Isto conta? Kikikikikiki... Eu nao contei a ninguem, e o meu comentario e' testemunha de que nao contei a ninguem. E aquele que pensa que vou contar, esta enganado. Minha boca esta zipado! Nao falo disso com ninguem.
    1 hr · Like · 1
  • Moisés Nhantumbo Reza a literatura que, política é toda acção levada a cabo com vista a alcançar o poder e portanto, que se degladiem eles, nós cá vmos assistir.
    1 hr · Like
  • Jorge Matine Ahahah, entao alguns vao nadar com telefones nas nossas praias-:).
    1 hr · Like · 1
  • Henoch Jemusse Na verdade ha muitas mexidas, ja rola uma famousa lista...
    1 hr · Like
  • Bayano Valy o mano Américo Matavele andou lado a lado com o presidente-eleito. deve saber alguma coisa sobre o que se passa na cabeça do novo chefe.

    mas disse-me ainda durante a campanha disse-me que não estava à espera de cargo algum
    1 hr · Like
  • Raul Pontes existem academicos com creditos firmados na "sociedade cientifica" que sao ministeraveis.uns discretos outros mais visiveis.enfim. para ministro teoricamente precisava-se de tres criterios: 1-honestidade,2-sentido de dever para com o Estado e a nacao,3-profissionalismo e eficiencia. mas a verdade e que a confianca partidaria e o criterio de escolha. talvez alguns supostos academicos "neutros" ja foram sondados.e por golpe de surpresa aparecam a tomar posse.kkkkkk
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Alexandre Zerinho Hehehe entao eh por isso que apos a fase de tomada de posse, alguns senhores andam frustrados. Essa coisa de criar expectativas.
    1 hr · Like
  • Lazaro Mabunda Sigam o meu exemplo. Zwiiii tititiiiiiii, até as nomeacoes. Não quero cometer o erro. Obrigado Prof. José Jaime Macuane pela assessoria. O meu celular está 24 horas com som altissimo. Evito andar no mato onde nao ha rede. Todas as chamadas desconhecidas e até privadas atendo.
    44 mins · Edited · Like · 3
  • José Jaime Macuane Lazaro Mabunda, você entende do assunto. Tem aquele zelo dos neófitos que lhe vai levar longe. Só não se esqueça da dica do Jorge Matine, mesmo na água, encontre uma forma de estar com o seu celular. .
    39 mins · Like · 1
  • Lazaro Mabunda Tenho (auricular) bluetooth prova de água. Mergulho com ele sem problema e bem amarrado na orelha.
  • Luis Nhachote Meu caro José Macuane vais notar que ando calado. E ainda nem fui sondado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ