quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ainda continuando com a história de Ngungunhana,


Egidio Vaz adicionou 3 fotos novas.
8 h · Editado · 

Ainda continuando com a história de Ngungunhana, importa chamar à colação um nome fulcral: HASSANE, um indígena que informou as tropas de Mouzinho do paradeiro de Mudungaze. Ele dissera as tropas que Ngungunhana se encontrava escondido em Chaimite, terra onde seu avô e pai estavam enterrados.
Outro dado importante a reter é que os portugueses NUNCA concordaram com a prisão e condenação SEM julgamento de Ngungunhana. De acordo com Maria da Conceição Vilhena, "Muitos portugueses não estiveram de acordo com esta condenação sem julgamento, protestando publicamente na imprensa, mas não foram ouvidos"
NOTA SOBRE A MORTE DOS 4 DESTERRADOS
Ngungunhana morreu dez anos depois de suster a angústia e isolamento e nostalgia e contenção, no dia 23 de Dezembro de 1906.

Zixaxa viria a falecer em 13 de Novembro de 1927, depois de ter cumprido aproximadamente trinta e dois anos de exilio.
Molungo morreu aos 83 anos e cego, no dia 5 de Outubro de 1912.
Godide morreu vitima de tuberculose, mas o jornalista que redigiu a notícia disse que morrera de saudade. Foi a 31 de Julho de 1911, com uns 32 anos de idade e após 16 anos de exílio.
PS: Nas fotos pode se ver Luís Sanches de Baêna, descendente de Mouzinho de Albuquerque, o homem que capturou Ngungunhana e Maria Manuela e Maria Júlia, bisnetas de Ngungunhana. Na outra pode se ver Eugénia, mãe de Maria Manuela e Maria Júlia.
  • Afonso Dete Mas esses factos do passado antigo que trazes vão nos ajudar a compreender o presente mesmo?
    8 h · 3
  • Altino Mandlaze Podem ajudar sim ilustre
    8 h · 2
  • Egidio Vaz Dete, as fotos são de bisnetas de Ngungunhana. Não sao de Ngungunhana. Também existe uma foto do descendente de Albuquerque.
    8 h · 2
  • Altino Mandlaze Mas estas são brancas ilustre Egídio Vaz Raposo
  • J Can Sodjah Falta xipenhane ou nao sera o outro nome do tal hassane
  • Rafael Ricardo Nzucule Mesmo que nao ajudem a compreender, o presente, acredito que e sempre bom conhecer um pouco mais da nossa historia... Egidio Vaz, estas tuas recentes narrativas estao a trazer uma outra dimensao da Historia da nossa Historia... Aquela que aprendemos na escola nao traz estes detalhes, apenas e superficial... Aqui, de forma informal, trazes conteudo que (pelo menos a mim), aproximam da realidade do que Mocambique viveu, ha cerca de 100 anos... Paginas da nossa Historia.
    8 h · 3
  • Egidio Vaz Obrigado ilustre Rafael Ricardo Nzucule. Na verdade, o esforço é mesmo este. Trazer algumas partes unisitadas da nossa história, aproxima-la a nós e torna-la útil.
    8 h · 2
  • Egidio Vaz Altino Mandlaze são sim mestiças. São bisnetas. Não são filhas, nem netas...Até poderia aprecer chinesas. BISNETA é outra "viagem"mano.
    8 h · 6
  • Altino Mandlaze Pois claro caro Rafael Ricardo Nzucule, partilho da mesma ideia. Na verdade nossa a estória da nossa história precisa ser reescrita. Mas caro Egidio Vaz o que me inquieta é o facto de ver brancos nas fotos. Como Nhungunhana foi ter bisnetos brancos?
  • Altino Mandlaze Ham mas com razão. Com tanto racismo naquela época qualquer junção com brancos era oportuna.
    8 h · 2
  • Rafael Ricardo Nzucule sao bisnetos, bisnetos... filhos dos netos de Ngungunhana, nascidos muito depois dele ter morrido (provavelmente). mas mesmo que nao tenham nascido muito tempo depois, terao nascido de relacao entre filhos ou netos do Ngungunhane... nao porque ele tenha gerado filhos com uma pessoa de raca branca, acredito eu
    8 h · 2
  • Altino Mandlaze Egidio Vaz há que esquematizar isso por forma a sair um manual de história. Eu serei o primeiro a comprar .
  • Jafar Jose da Silva Tens muita razao Egidio Vaz muitos não sabiam disso mesmo eu q gungunhana tinha vistas mista. Thank u pela informação.
    7 h · 1
  • Ivan Semedo Egidio Vaz, Qual é a fonte que Hassane indicou aos portugueses o paradeiro de Mudungaze?
    7 h · 1
  • Tomas Xerinda em parte, da pra acreditar que tratou-se mais de um exilio abrigatório do que prisão, se não vejamos, houve quem constitui familia, e no fim morreu mais de velhice do que maus tratos como teria sido de se esperar de um prisioneiro
    7 h · 1
  • Mar Judit Muhate "Os portugueses Nunca concordaram (...)"!? Que portugueses - os autores da prisão, da tortura (...) também estão incluídos !? Quererá dizer "alguns portugueses (...)" ou que "houve portugueses que não concordaram (...)"!? Maria da Conceição Vilhena é testemunha ocular ou ouviu dizer/leu os resultados de um referendo!?
    7 h · 2
  • Egidio Vaz Muhate, nós é os portugueses somos irmãos. A luta pela independência travou-se contra o regime colonial português. Julgo que está mais que claro
    7 h · 3
  • Tomas Xerinda Caro Egidio Vaz sobre o tesouro de Ngungunhane, não resta dúvidas, ainda que este não esteja claramente especificado, se não vejamos a passagem a seguir " Ngungunhane está exausto e horrorizado. Desde a captura em Chaimite que receia o fuzilamento. Chora, implora, treme, esconde o rosto com as 

    mãos, oferece tudo o que já não tem para obter a libertação, dinheiro, 
    gado, ouro, marfim, escravos, terras. Aos que o rodeiam pergunta sem 
    cessar: Digam-me o que querem de mim. Vou morrer? Para que lhes sirvo eu? Deixem-me regressar que morro se não vejo as minhas terras!, traduz o intérprete." retirada do http://pt.wikipedia.org/wiki/Ngungunhane
    7 h · 3
  • Mar Judit Muhate Caro dr Egidio Vaz, não tenho dúvidas a respeito do facto de a luta pela independência ter sido travada contra o regime e não contra os portugueses. O que eu questiono é a generalização/globalização da sua afirmação (todos os portugueses...) e a fiabilidade da fonte por si citada. Bom trabalho e faça bom uso dos princípios de investigação cientifica (incluindo a triangulação), ilustre!
    7 h · 3
  • Egidio Vaz Existem fontes que provam a existência de manifestações contra condenações sem julgamento. E todos portugueses estavam contra sim, com excepção dos carniceiros. Apresente nos a sua evidência que contraria o que afirmamos aqui Mar Judit Muhate
    7 h · 3
  • Mar Judit Muhate Já viu para onde está a levar as coisa, Egidio Vaz!? Questionei e alertei, simplesmente. Não percebo por que é que está a reagir como se eu estivesse a atacar o alicerce da teoria que objectiva construir! Já agora, o segundo paragrafo do seu post apresenta posições "incoerentes" e até com tendência a falácia - afirma que "Os (todos os) portugueses NUNCA concordaram com (...)", mas acaba dizendo, um pouco depois, que "muitos portugueses [de acordo com Vilhena], não estiveram de acordo (...)". Ora, para emitir a sua afirmação globalizante, a fonte que cita deveria ter dito, pelo menos, que a maioria dos portugueses não concordou com a prisão, apresentando evidências dessa maioria, o que não se verifica. E mais, o que é relevante, para o caso em apreço, não são todas as manifestações contra condenações sem julgamento, mas as que repudiam a condenação de Ngungunhana (que alguns até dizem ser traidor) e dos outros "indígenas" mencionados no seu post.
    6 h · 2
  • Egidio Vaz Mar Judit Muhate, a fonte original foi " Muitos portugueses não estiveram de acordo com esta condenação sem julgamento, protestando publicamente na imprensa, mas não foram ouvidos ". E não editei desde que publicada. O TODOS por mim avançado era mesmo para desafiá-la na teoria, segundo a qual nós moçambicanos jamais combatemos os portugeses mas sim o regime colonial, pelo que em princípio, TODOS aqueles que se manifestaram fizeram-no em nome do povo.
    6 h · 3
  • Nelson Raul Forca Dr. queremos a nossa verdadeira historia.
  • Mar Judit Muhate Caro dr Egidio Vaz, penso que o "muitos" tem de ser esclarecido, assim como há necessidade de se escavar a razão d ciência da fonte citada. Bom trabalho!
  • Mateus Francisco Navaia Tas de parabens Egídio por aprofundar alguns aspectos da nossa história.mas ainda falta muito p'ra reconstituirmos a nossa história a partir do tempo de resistência colonial passando pela luta de libertação e democracia. Com a excepção da história de Ngungunhana na zona sul, pouco existem textos que falam sobre a história do "Macombe" na zona centro e do Mataka na zona norte.
  • Nhecuta Phambany Khossa Segundo varias fontes, Godide terá tido esposa branca, açoriana. Começa ai a mestiçagem da família portuguesa do Ngungunhana. Em Moçambique estão os Nyumaios, família directa do Ngungunhana.
    5 h · 1
  • Egidio Vaz Ilustre Nhecuta Phambany Khossa com "seus nyumaios", hehehehehe.
  • Helio Filemone Inguane Alberto Machavele cantou sobre ngungunhana e deu o seu ponto da historia. Seria uma escuta interessante pois ele consegue trazer a ligacao geneologicas dos apelidos que derivam de "ngungu nhane maputikesi ma fikile"
  • Nuno Pires Rafael Ricardo Nzucule - Creio que o Gungunhana não teve filhos nos Açores. Com ele foi um filho, que era um rapaz bem parecido, e bastante estimado naquela povoação, até entre as raparigas. Deve ter sido a partir desse filho que existe a descendência mestiça do velho imperador. Se alguns desses descendentes têm um tom de pele mais claro não admira, já que estamos a falar de bisnetos e trisnetos. Tive um trisavô norte-africano e outro holandês e em mim predominou o tom claro de pele e cabelo
    3 h · Editado · 1
  • Nhecuta Phambany Khossa Egidio Vaz, o apelido do Ngungunhana e Nyumaio. Por isso, os Nyumaios são família do Ngungunhana. Creio que na recepção dos restos mortais do Ngungunhana, os Nyumaios foram convidados e tiveram um papel determinante, nomeadamente na parte tradicional.
    3 h · 1
  • Fernando Costa Alguém consegue descobrir o nome e apelido do filho de Gungunhana que foi com ele para o exílio nas ilhas?

    O que sei da história tambem foram algumas das suas esposas. Será isto verdade?
  • Nuno Pires Fernando Costa - O filho chamava-se Godide e, como o pai aprendeu a ler e a escrever e foi convertido à força ao cristianismo e baptizado com o nome de Reynaldo Frederico Gungunhana, deve ter herdado esse apelido. As mulheres chamavam-se Namatuco, Patihina, Muzamussi, Machacha, Xesipe e Dabondi.. Em baixo uma foto da família. Aqui um link que pode ajudar a conhecer um pouco mais a história, que considero imparcial:http://delagoabayword.files.wordpress.com/.../as-mulheres...
    17 min · Editado · 1
  • Fernando Costa Obrigado... o apelido foi por certo "assimilado". Se as esposas foram com ele, deveriam existir mais filhos.
    40 min · 1
  • Nuno Pires Não Fernando Costa, como se lê no texto do link que indiquei, foram para S. Tomé
    37 min · Editado · 1
  • Fernando Costa Ok... não consigo abrir o link pois estou no telefone que não tem pdf ainda..
  • Quando em 1895 Ngungunhane foi preso pelo Mouzinho de Albuquerque, marcando assim a queda do Império de Gaza, ele deixara para trás mais de dez mil libras esterlinas e um número não confirmado de escudos e outras moedas. Quem ficou com o dinheiro de Ngungunhane? Fiz uma leitura aturada a documentação arquivistica, principalmente da imprensa, mas não vi nada. Ilustre Gwembe, sabe de alguma coisa? Agradece-se a quem souber explicar. Ilustre Nhecuta...
    • Wadirica Ulendo Dificilmente saberemos. A peocupacao da epoca estava muito distante disso, mas nao anula a hipotese de ter ficado nas maos de alguem . ACREDITO QUE MESMOS OUTROS DOCUMENTOS QUE FOR A LER PODERAO SER MUDOS SOBRE COM QUEM FICOU O SEU DINHEIRO
    • Nacer Choy Ilustre Vaz não faça as pessoas fugirem deste país. Já antes tinhas advertido uma eventual fuga agora a procura do ouro que está no banco central.
    • Pedro Maunde pergunte o Dr Joel, provavelmente ele estaja na posse desta informação
    • Egidio Vaz Quembo, quem ficou com o dinheiro de Ngungunhane?
    • Afonso Dete faz cambio destas libras com metical ou dólar americano.
    • David Ferreira Duf Caro Egidio Vaz a fortuna de Ngungunhane ficou com Maguiguana!!!
    • Carmen Fumo Vaz, já procuraste perguntar o Prof. Liesegang? Pode ter algo a dizer sobre isso
    • Jotem Sithole Mas o gajo era rico pah, toda esta mola naquela época?
    • Elvino Dias A esse respeito, lembro-me que os seus bisnetos vieram a Mocambique reivindicar esse dinheiro. lembro-me que o Prof. Liesgang falou sobre isso
    • Eusébio A. P. Gwembe Vaz, como a noticia da prisao de Gungunhana so chegou a Portugal 7 dias depois do sucedido, há pouca informacao sobre se atras tera havido saques ou não, da parte daqueles que se riam do homem enquanto seguia o caminho. O Diario de Noticias 10.792/3 de Janeiro de 1886 traz muita informacao sobre a prisao. E também está no Boletim Oficial presente no AHM com titulo *a prisao de Gungunhane*, não tenho a certeza se contém essa informação. Na impossibilidade de ler esses docs que estao na pátria amada, vou tentar vasculhar do espolio que tenho em pdf do Boletim Geral das Colónias.
    • Gulumba D. Mutemba A fortuna do Ngungunhane só desapareceu depois que a frelimo foi criada,de certeza que eles levaram as moedas(os frelimistas). Os chissanos,marcelinos dos santos,guebuzas e companhias,gostam do dinheiro antes da criaçao da frelimo,logo que tiveram o poder nas maos foram desinterar toda a "tsomba do Ngungu nhane maputuquese mata(Ngungu cada os portugueses estao a vir).
    • Gulumba D. Mutemba Será que Ngungunhane nao vendia escravos? Se nao vendia,onde é que havia aranjado esta toda fortuna?
    • Nhecuta Phambany Khossa Ilustre Egidio Vaz, o dinheiro só pode ter sido batido pelos portugueses ou pela legião angolana que fazia parte da tropa liderada por Mouzinho de Albuquerque.
    • Nhecuta Phambany Khossa Caro David Ferreira, a sua acusação a Maguiguana Khossa e grave. O meu parente nem se quer esteve no dia da prisão do Ngungunahana. Ele estava numa outra frente. Vou chamar aqui a legião dos Khosaas para defender a honra do nosso antepassado. Benny Matchole KhossaNiosta CossaJose CossaCarlos Miguel Castanheira CossaEsaúú CossaMercia Cossa.
    • Esaúú Cossa Essa coisa de fazer acusações ao Maguiguana Khosa sem fundamentos históricos e factos constitue um insulto à memória guerreira e suada dos Khosas, os ainda conseguiram resistir a invasão imperalista praticamente assumida na zona sul.
    • Nuno Pires Gulumba D. Mutemba nessa época o comércio de escravos estava formal e praticamente abolido, mas, pelo que nos chegou, ele negociava com portugueses e ingleses, com vista à integração do seu império e recebia dinheiro desses dois países e também saqueava os povos que submetia ao seu império. Vendo que ele jogava para os dois lados, os portugueses decidiram acabar com essa "esperteza" iniciando o processo que levou à sua captura. Li algures que ele prometeu muito ouro ao Mouzinho para que lhe poupasse a vida, pelo que é pouco credível que a sua fortuna ficasse na posse dos familiares que deixou em Moçambique, Aqui algo que poderá ajudar:http://jorgejairoce.blogspot.pt/.../um-heroi-para...
    • Zarito Mutana Mais amigo? Esse tako foi batido pelos tugas pobres. Nao ha duvida disso kkkkkkkkkk aki nao entra nem Afrelimo nem a Renamo os tugas estavam famitos.
    • Carmen Fumo Gulumbanao só ele vendia escravos, como seu pai Muzila havia iniciado o movimento migratório de wdores para a RSA! Já tinha uma crescente receita proveniente destas migrações, que vieram a substituir as da caça ao elefante que estavam em extinção no sul do Sabe, na década e 1870; estava numa crescente integração monetário pela venda de oleos vegetais a expotadores franceses, era alvo do interesses de ingleses, comerciantes e missionários e ate portugueses q enviavam emissários, bem como enviado altos emissarios e fazia deligencias para aquisição de armas de fogo ( segundo Rita-Ferreira, Historia de Moçambique Pre-colonial, pag. 191.) Portanto já era um império bem desenvolvido. Ao Ngungunhane coube a tarefa de continuar com a politica sanguinária e imperailista de seus antecessores, a saber Soshangane ou Manicusse, fundador do Império e Muzila seu pai.
    • David Ferreira Duf Nhecuta temos de reconhecer que a possibilidade da fortuna ter ficado com Maguiguana eh real, Depois da captura de Ngungunhane, Maguiguane viveu mais 2 anos tempo suficiente para se apoderar da fortuna do seu soberano.
    • Manuel Mageta Taque Egidio Vaz será por estas e outras partes da história que os gazenses são adversos a mudanças? Ou se auto proclamam parte dos donos de Moçambique? E mais, os seus votos são regionalistas e ou; direcionados?
    • Fernando Costa Tenham sido os meus tetravôs tugas ou o meu tetravô Maguiguana eu sou herdeiro Khossa/Cossa/Costa.

      Quem souber do taco por favor me diga que não quero morrer e ser enterrado como pobre..
    • Nhecuta Phambany Khossa David, Maguiguana viveu mais 2 anos fora do local da captura - Chaimite. Não existe nenhuma possibilidade dele ter se apoderado da fortuna. Andou 2 anos a procura de apoios para enfrentar os portugueses.
    • Jr Chauque Por favor que não venha alguem a dizer k o PR sabe disse pfvor
    • Benny Matchole Khossa Nhecuta Phambany Khossa, não vale a pena discutir história com quem tem questões a ajustar com a própria história...
    • Elódia Stella Jamisse Fontes Egidio Vaz procure falar com o especialista no assunto, Dr. Gerhard Liesegang
    • Fernando Costa Agora a sério. Conhecendo o meu povo como conheço e as teias de traições e cumplicidades que sabiam urdir entre as tribos, essa fortuna acabou dividida entre o governador, os militares e a metrópole. .. acham mesmo que iam desperdiçar essa fortuna...?
    • Mocumbas EI Agora sim...estou aprendendo...obrigado a todos... Abel Zico, nao é nossa area mas interessante
    • Júnior Chichango Avó de Guebuza, desconfio.
    • Abel Zico Gosto de historia tambem Mocumbas EI, fui bom na altura..kkkkk...Ajuda a perceber a conjuntura da sociedade em que actualmente vivemos...Estou atento aos comentarios e a troca de ideias..
      23 h · 3
    • Gerhard Liesegang Uma das minhas dúvidas básicas é que de que fonte o Egidio sabe o montante da fortuna. Em 1895 ainda não havia escudos, so foram criados em 1910. Havia moedas de reis (plural de real) de cobre, mas circularam pouco. Era uma moeda de conta. Contava-se em milreis e contos de reis para somas muito grandes. Uma libra (de ouro) equivalia a 4.500 reis. Ngungunyane devia ter recibido uma soma da Companhia de Moçambique, através do Secretario Geral José Joaquim de Almeida, mas António Enes, Comissário Régio, proibiu a entrega. Ngungunyane recebeu também já dos trabalhadores migrantes. Godide, filho de Ngungunyane, que veio com uma mensagem de Ngungunyane algumas horas antes da prisão do pai e ficou preso por Mousinho de Albuquerque, era portador de uma soma de libras, como consta do relatório da prisão, e não tenho dúvidas que foi entregue à Fazenda, como também alguns dentes de marfim, que foram vendidos em hasta pública a favor da fazenda, sendo um dos compradores o negociante chamado Auerbach. Tudo já consta de várias publicações da época e dos jubileus.
      18 h · 23
    • Fidel Bilika Gosto...
    • Assanito Neamite Com este belissimo e esclarecedor comentario do Gerhard Liesegang gostaria de ler em seguida a contra-argumentacao da sua Excelencia Egidio Vaz.
      16 h · 2
    • Jerry Pelembe Hehehehehehehehehe...
    • Óscar Domingos Sitoe Estou em aula.
      15 h · 1
    • Jerry Pelembe Duvida basica...Nao aguentei...Hehehehehehe
    • Egidio Vaz Obrigado Professor Gerhard Liesegang pela correcção. Entretanto,Assanito Neamite, aqui o Professor só ajudou com novos dados é também corrigiu o seguinte: que Ngungunhane não detinha escudos porque esta moeda só foi cunhada em 1910. O resto é verdade e eu posso ainda resmungar da minha fonte em relação ao montante (que pode até ser pouco, se tivermos em conta que Ngungunhane recebia do trabalho migratório e dos europeus).
      14 h · 3
    • Algy Amad Opah opah opah....
    • Muzila Wagner Nhatsave os brancos roubaram
      14 h · 1
    • Elódia Stella Jamisse Fontes Obrigada Dr. Gerhard Liesegang deu pra desenferrujar a mente.
    • Osvaldo Pessane Por que nao pergunta quem ficou com dinheiro dos madjermanes? Os mortos nao comem.
      13 h · 3
    • Abdullah Afonso Aba Kkkkkkk .vcx provocam dinheiro dos madjermanes deixa isso para os trinetos dos nossos bisnetos esses vao investigar melhor.
    • Leonildo Martins fiquei a saber um pouco mais da historia de Moçambique...Egidio Vaz valeu o post... fiquei curioso e vou ler mais sobre o que houver disponivel...
    • John Pingalss Egidio Vaz. E os Filhos e Netos do NGUNGUNAHANE, aonde estão? Será que são PORTUGUESES hoje? Não deixaram nada contado ou escrito para HISTORIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ