O Farol do Macúti e o Acidente de Mbuzini - III (conclusão)
Tal como os faróis de ajuda à navegação marítima, que servem para auxiliar os barcos a dirigirem-se para a zona onde pretendem atracar, os radiofaróis (VOR) servem para ajudar as aeronaves a seguir em direcção aos aeródromos onde pretendem aterrar. Da mesma forma que o farol do Macúti não fornece aos comandantes dos navios orientações para navegarem ao longo do canal de acesso da Beira e atracar no porto desta cidade, a rádio-ajuda VOR do aeródromo de Maputo (Gravura 1) não tem a função de fazer com que um avião desça, nem faz, pelos seus próprios meios, com que ele efectue uma descida. A decisão de efectuar uma descida é do piloto apenas.
O VOR, ou Rádio Omnidireccional de Frequência Muito Alta, fornece a um piloto a direcção a seguir no plano horizontal. O piloto apenas inicia a descida quando estiveram reunidas as condições para fazê-lo. Designadamente, o piloto necessita de ter uma referência visual com o solo para descer abaixo da Altitude Mínima de Descida (MDA) que no caso do aeródromo de Maputo é de 3,000 pés. Uma vez obtida essa referência visual, o piloto tem de interceptar o ILS (Sistema de Aterragem por Instrumentos), o que é feito a 1,700 pés. E com recurso a duas componentes do ILS – o localizador e a ladeira do ILS – o piloto obtém uma orientação horizontal e vertical, respectivamente, para poder aterrar.
Na noite do acidente de Mbuzini os pilotos do Tupolev presidencial não dispunham da referência visual com o solo (as luzes da pista) e não conseguiam interceptar o ILS, nem tão pouco os Faróis não Direccionais (NDB), por estarem fora do raio de acção destas ajudas à navegação. Todavia, optaram por descer. E mais: desrespeitaram o sinal de alarme fornecido pelo GPWS (Sistema de Aviso de Proximidade do Solo) de que deviam abortar a descida.
Em suma, quem pretendesse provocar o acidente de Mbuzini com recurso a um VOR falso veria gorada a tentativa dado que inevitavelmente os pilotos necessitariam dos meios acima referidos para iniciarem a descida, aproximação e aterragem em segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ