Professor acompanhou relato de hacker: ‘Fraude plausível, muito séria’
Denúncias
O professor Pedro Rezende (na mesa, último à direita), da UnB, foi um dos palestrantes do seminário O voto eletrônico é confiável?, realizado no Rio de Janeiro
por Conceição Lemes
Na última segunda-feira 10, o auditório da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro, ficou lotado para assistir ao seminário O voto eletrônico é confiável?
O ponto alto foi o relato de um jovem hacker de 19 anos, que revelou fraudes em resultados na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, na última eleição, em outubro de 2012. Identificado apenas como Rangel por questões de segurança, ele mostrou como — através de acesso ilegal e privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro — teria modificado resultados, beneficiando candidatos em detrimento de outros, sem nada ser oficialmente detectado.
O Viomundo reproduziu, aqui, a denúncia publicada no portal do PDT, um dos promotores do seminário:
“A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada”, explicou Rangel, ao detalhar em linhas gerais como atuava para fraudar resultados.
ELEIÇÕES 2014/FRELIMO CAÇA VOTO NAS CASAS DE CULTO
Na visita efectuada ao distrito pela reportagem da AIM, foi possível constatar que as acções das brigadas de caça ao voto, muitas vezes marcadas por extrema euforia e galhardia com cânticos e danças a mistura, decorriam a meia haste senão mesmo nulas.
O partido Frelimo (no poder) pediu voto nas casas de culto tanto a seu favor quanto do seu candidato à Presidência da República, Filipe Nyusi, no escrutínio que também vai eleger os deputados da Assembleia da República e membros das assembleias provinciais.
O MDM, a segunda maior força de oposição no país, apenas mandou à rua uma brigada que se dedicou à colagem de cartazes de propaganda galo e do seu candidato à Presidência, Daviz Simango.
Posted at 19:43 in Eleições 2014 Gerais, Política - Partidos, Religião - Igrejas | Permalink | Comments (0) ShareThis
"MOÇAMBIQUE- 7 de Setembro"
Posted at 15:25 in 25 de Abril de 1974, Acordo Lusaca e reacções - 07.09.1974 | Permalink | Comments (0) ShareThis
Saudar uma intervenção atempada da diplomacia italiana?
Sim, pela PAZ efectiva merecem saudação
Terá sido necessária uma deslocação à serra da Gorongosa por uma equipa italiana para apaziguar e dissipar dúvidas?
Um parlamento que funciona a reboque e sem iniciativa própria fica muitas vezes ultrapassado e sem relevância face ao panorama político concreto do país.
Infelizmente não se tem visto acções proactivas pelos parlamentares.
Ficam sempre à espera de orientações das suas lideranças partidárias. Mesmo em assuntos óbvios, não se prestam a tomar protagonismo, tal deve ser o centralismo em que vivem e funcionam.
Estão como que proibidos de pensar. É gente que tem sido de utilidade quase nula para o país e para os moçambicanos.
Viram uma guerra começando e foram incapazes de travar os excessos e os abusos.
Mesmo agora que se inicia a campanha eleitoral, não são capazes de se situar do lado da razão, das leis que são supostos aprovar e fazer respeitar.
Campanha eleitoral: 7º dia (video)
Posted at 00:45 in Defesa, Eleições 2014 Gerais, Musica, vídeo, cinema, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
06/09/2014
Jornal Domingo- Maputo
Vejam em http://www.jornaldomingo.co.mz/
General Gruveta confessa e duvida Chipande:(Repetição)
“A luta de libertação nacional não começou em Cabo Delgado”
“Eu não sei se foi Chipande o autor do 1º tiro”- idem
Foi nesta terça-feira, na sala de conferências do Instituto de Formação de Professores de Quelimane, ex-IMAP, numa palestra subordinada ao tema “percurso do movimento independentista de Moçambique”, organizada pela Universidade MUSSA BIN BIQUE, que o General Bonifácio Massamba
Gruveta, aquele que foi o homem que abriu a frente da Zambézia, na luta de libertação nacional, fez a confissão e atacou.
Na sua explanação, Gruveta começou por explicar como foi possível iniciar com a guerra em 25 de Setembro de 1964, um pouco pelo país.
Segundo aquele general e deputado da Assembleia da República, pelo círculo eleitoral da Zambézia, a luta de libertação nacional, não pode ser vista o seu arranque com o som das armas, mas sim de acordo com a fonte, houve um trabalho muito sério na clandestinidade, que não se está a falar.
Subsequentemente, Gruveta explicou que há muitos factores que concorreram para que a guerra de armas tivesse retardado ao nível das três frentes que tinham sido abertas, nomeadamente, a frente de Cabo Delgado, a frente da Zambézia e a frente de Tete.
Mas onde começou a luta de libertação nacional a 25 de Setembro?
Posted at 21:52 in Chai - 25.09.64, História, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
CAMPANHA ELEITORAL/DHLAKAMA ENTRA EM CENA PRÓXIMA SEMANA
Estamos a trabalhar para garantir que antes do próximo fim-de-semana a campanha do nosso líder comece. O local ainda não está decidido, mas iremos anunciar, disse o porta-voz da Renamo, António Muchanga, num contacto telefónico com a AIM.
A campanha eleitoral iniciou a 31 de Agosto sem a presença de Dhlakama que condicionava a sua saída das matas de Gorongosa à legalização, pelo parlamento moçambicano, do acordo da cessação das hostilidades assinado no diálogo político entre as delegações do governo e da Renamo.
Dhlakama só viria sair das matas de Gorongosa, na província central de Sofala, seu refúgio desde a invasão da base em Santugira, a 21 de Outubro, pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Posted at 17:10 in Defesa, Eleições 2014 Gerais, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
Campanha eleitoral: 6º dia (video)
Poderá também gostar de:
Posted at 14:26 in Eleições 2014 Gerais, Musica, vídeo, cinema, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
MDM acusa partido no poder em Moçambique de perseguição na pré-campanha eleitoral
Segundo o coordenador distrital daquele partido, Nelson Domingos, elementos da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), que usam máscaras e estão munidos de catana, têm perseguido militantes do MDM quando estes realizam ações de campanha.
De acordo com a mesma fonte, estes elementos da Frelimo têm mesmo feito ameaças de morte, dirigindo-se a casa dos militantes do MDM, caso estes continuem a fazer campanha a favor de Daviz Simango, candidato daquele partido da oposição às presidenciais, no âmbito das eleições gerais de 15 de outubro próximo.
LUSA – 06.09.2014
05/09/2014
Espécies emblemáticas retornam à “Gorongosa”
A densidade da população destes grandes animais era das mais elevadas de África, tendo a Gorongosa sido apelidada de “O lugar onde Noé deixou a sua arca”.
No entanto, devido à caça ilegal na década de 80 e no início dos anos 90 muitas das suas populações animais foram reduzidas em mais de 90 por cento.
E em 2005 o Governo uniu-se com uma organização de conservação dos Estados Unidos da América para iniciar um esforço de recuperação a longo prazo.
A primeira prioridade da equipa de gestão da Gorongosa foi reintroduzir no parque búfalos e bois-cavalos, os “grandes herbívoros”, muito importantes do ponto de vista ecológico.
Posted at 23:33 in Ambiente - Ecologia - Calamidades, Turismo - Parques Caça - Aviação | Permalink | Comments (1) ShareThis
PARLAMENTO REÚNE SEGUNDA-FEIRA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Trata-se da IV sessão - extraordinária na VII legislatura (a última) convocada pela Comissão Permanente da AR para chancelar leis sobre assuntos candentes e de interesse do país.
O Presidente Guebuza solicitou, no início da tarde de hoje, à AR, o agendamento para apreciação, com carácter urgente, a proposta de lei que aprova o acordo sobre a cessação das hostilidades militares.
No entanto, o porta-voz da Comissão Permanente, Mateus Kathupa, disse que as Comissões dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (1ª), de Administração Pública, Poder Local (4ª) e de Defesa, Segurança e Ordem Pública (6ª) estarão, este sábado e domingo, a elaborar os pareceres do Acordo ora submetido pelo Chefe do Estado.
Posted at 22:17 in Defesa, Eleições 2014 Gerais, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
O Estado Islâmico não faz diferença entre Oriente e Ocidente. Todos somos incrédulos!
Por Fadi Sotgiu Rahi, C.SS.R.
ROMA, 04 de Setembro de 2014 (Zenit.org) - As notícias dos telejornais, da imprensa e da internet em todo o mundo, ultimamente, são todas dedicadas às ações desumanas, imorais e brutais do Estado Islâmico da Grande Síria e do Iraque (EIIL).
Por mais de três meses, o massacre, a perseguição, a deportação e os sequestros dos cristãos sírios e iraquianos são as prioridades dos extremistas islâmicos sunitas jihadistas, que estão dominando algumas regiões do Levante, anunciando o nascimento de um novo califado islâmico.
Diante de tanto sangue que flui no Iraque, no panorama das cidades mais antigas do cristianismo já esvaziadas, diante de milhares de refugiados que fogem diariamente das suas terras, diante das fotos de crianças e idosos abandonados, diante dos bombardeios das igrejas e das mesquitas mais antigas e diante do número ilimitado de mártires cristãos durante estes últimos meses, a maior parte das nações do mundo permaneceu em silêncio total olhando para o que acontece no Oriente Médio deixando só alguns breves comentários. Algo muito triste...
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ