Campanha eleitoral: 1º dia em Nampula(video)
Posted at 00:06 in Eleições 2014 Gerais, Musica, vídeo, cinema, Política - Partidos | Permalink|Comments (0)ShareThis
31/08/2014
PARTIDO RENAMO - MANIFESTO ELEITORAL 2014
Download Renamo_Manifesto Eleitoral 20. 08. 2014
PS: Ficaria grato se os outros concorrentes me enviassem os seus manifestos eleitorais
ELEIÇÕES 2014 / RENAMO SURPREENDIDA A USAR BENS DO ESTADO
Esta prática constitui uma violação ao código de conduta recentemente aprovado pelos candidatos, partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos eleitores proponentes, concorrentes às eleições.
O Código de Conduta refere no seu artigo 5, relativo aos deveres relativos à campanha eleitoral: não usar os bens do Estado, autarquias locais, institutos autónomos, empresas estatais, empresas públicas e sociedades de capitais exclusiva ou maioritariamente públicas na campanha eleitoral.
Entretanto, segundo constatou, hoje, a AIM, que o partido liderado por Afonso Dhlakama usou duas, das viaturas do Estado, com chapas de matrícula com inscrição vermelhas com os registos EAB 436 MP e EAB 558, ambas 4x4.
Os dois carros circulavam ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1), mais concretamente no sentido Bairro 25 de Junho/Bairro do Jardim, na periferia da capital moçambicana, por volta das 16h30.
Porquê Cuamba e Pemba falharam à mudança?
Ok, acho que devo alguma explicacao, depois de ler a pergunta/constatacao do EGM, tive que explicar pra ele em privado que na minha opiniao ha uma explicacao que tem como origem nas caracteristicas e manifestacoes do eleitorado dessas duas cidades, Pemba e Cuamba. Nao sou um etnologo, mas a minha origem bantu e a convivencia com outros descendentes dos "maraves" leva-me a concluir que entre todos os "macuas" sao muito cautelosos e nao hesitam em acomodar-se mesmo sabendo que esta a ser usados ou ignorados. Entendam que isto nao eh uma incitacao a animosidades nem acusacoes pejorativas, mas eh uma constatacao baseada nos anos de convivencia. Nao eh mera coincidencia que os colonos e administracao portuguesa escolheu a dedo os poucos que se lhes outorgou a assimilacao; nao eh mera coincidencia que nunca tiveram um representante nos primeiros movimentos de libertacao; nao eh mera coincidencia que nunca houve um "high profile individual" na nomenklatura Mocambicana. A bondade deles eh o preco que pagam por todas essas humilhacoes, sempre regateam o seu bem estar a troco de um nao me chateies.
Posted at 19:17 in Antropologia - Sociologia, Eleições 2014 Gerais, Opinião | Permalink|Comments (0)ShareThis
Frente a frente Guebuza- Dhlakama na Sexta-feira em Maputo
O vice-ministro do Governo italiano, Carlo Calenda, Dom Matteo Zuppi da Comunidade de Sant'Egidio e o Embaixador da Itália Roberto Vellano tiveram um encontro ontem na serra da Gorongosa com o Presidente da Renamo Afonso Dhlakama. Depois do acordo de cessação das hostilidades e sobre as modalidades de desenvolvimento das eleições, continua aberta a questão da saída de Afonso Dhlakama de Gorongosa e o seu regresso a normal actividade política.
No decurso do encontro Dhlakama mostrou sua disponibilidade de retornar a Maputo na quinta-feira para homologar com o Presidente da República Armando Guebuza os acordos alcançados e conduzir a sua campanha eleitoral. Dhlakama garantiu o seu empenho para que as eleições decorram num clima pacifico e sereno.
O leader da Renamo pediu que o Governo moçambicano garanta o cumprimento de todos os passos posteriores ligados a aplicação dos acordos, a partir da ratificação parlamentar dos mesmos num breve espaço de tempo. O Presidente Guebuza confirmou pessoalmente tal compromisso ao vice ministro Calenda. A Embaixada italiana em Maputo colaborará com o Governo moçambicano e a Renamo para apoiar o regresso de Dhlakama a Maputo.
Posted at 18:08 in Defesa, Eleições 2014 Gerais, Política - Partidos | Permalink|Comments (0)ShareThis
Um morto por acidente e várias detenções no arranque da campanha eleitoral em Moçambique
"Houve dois casos de quedas acidentais, mas uma jovem não resistiu ao embate e perdeu a vida no hospital. Uma pessoa continua internada e outras duas tiveram alta após observação", disse à Lusa fonte do Hospital Provincial de Chimoio, a maior unidade da região.
Os acidentes, disse, ocorreram durante a madrugada, quando os apoiantes dos partidos políticos iniciaram a colagem de panfletos de propaganda eleitoral. No primeiro caso, as vítimas caíram de uma viatura durante uma manobra perigosa e, no segundo, quando o carro iniciava a marcha.
LUSA – 31.08.2014
Posted at 16:31 in Eleições 2014 Gerais, Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink|Comments (0)ShareThis
GUEBUZA E DHLAKAMA ENCONTRAM-SE SEXTA-FEIRA EM MAPUTO
Um comunicado da Embaixada da Itália, recebido pela AIM, avança que o líder da Renamo manifestou a sua disponibilidade de retornar a Maputo, esta quinta-feira. Esta decisão surge na sequência de um encontro que manteve em Gorongosa com uma delegação do Governo italiano.
Aliás, fontes da AIM em Nampula, confirmam terem visto a referida delegação italiana, que se fazia acompanhar de Ivone Soares, deputada parlamentar da Renamo, a saída de um encontro com o estadista moçambicano na capital daquela província, onde Guebuza lançou hoje, oficialmente, a campanha do seu partido para as V eleições gerais a ter lugar a 15 de Outubro próximo.
Gatos e porcos controlam ataques de serpentes no centro de Moçambique
Em 2009 uma praga de serpentes eclodiu no distrito de Guro e provocou dezenas de mortos e feridos.
O Governo decidiu então introduzir porcos - que se alimentam das crias das serpentes - para controlar a população dos répteis. Em 2010, foram também colocados em ação gatos caçadores para diminuir os ataques.
LUSA – 31.08.2014
30/08/2014
O orgulho moçambicano (2)
O partido Frelimo é um partido vocacionado ao poder e o Executivo é vocacionado para o exercício do poder constitucional .
Caso algum dia o partido Frelimo perdesse eleições, o que está fora de questão, Moçambique regrederia em todos os aspectos; hospitais, escolas, e a justiça passariam a servir interesses estrangeiros, assim como o crédito bancário para habitação e negócios.Hospitais públicos iriam desaparecer, e os doentes pobres ficariam a chuchar no dedo.Empresários nacionais perderiam a competitividade no mercado nacional, ficando tudo entregue ás empresas estrangeiras.Socialmente voltariamos a viver o apartheid social com os chamados pretos, e outras minorias vetado o acesso ás praias,cinemas, e de frequentar locais públicos reservados a brancos.Os direitos humanos dos militantes do partido Frelimo seriam violados, estes presos, e perseguidos por ordem dos estrangeiros, que nunca perdoaram o facto de o partido Frelimo ter assumido o papel dirigente da sociedade.
Lesoto: Primeiro-ministro foge para a África do Sul
O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, refugiou-se na África do Sul na sequência de um golpe de estado.
Testemunhas oculares afirmam que se verificaram hoje trocas de tiros na capital, Maseru. As mesmas fontes acrescentaram que grupos de soldados patrulham as ruas depois de terem ocupado edifícios governamentais e de terem cercado a residência oficial de Thabane.
O primeiro-ministro afirmou que a acção dos militares é um autêntico golpe de estado e disse que decidiu fugir para a África do Sul depois de ter recebido informações de que era o alvo de uma tentativa de assassinato.
Em declarações à VOA, Thabane afirmou que a situação deriva de uma “indisciplina total” no seio do exército.
Dirigentes usam dinheiro do erário público para financiar campanha eleitoral do partido Frelimo em Báruè
Trata – se de um montante, receita própria proveniente do impostos que foi usado para custear as despesas de “casa grande ou casa vermelha” código usado para referir o partido Frelimo no âmbito as eleições gerais de 2014.
De acordo com o documento no nosso poder o valor gasto saiu através dos cheques números 1550519, 1550500 e 1550489 do banco BIM datada 29 de Agosto de 2014 assinado por dirigentes acima referidos. De facto, as despesas pagas pelos cheques já mencionados visa custearem as seguintes despesas: Cheque NO 1550489 no valor de 8.198,23Mt para o pagamento de tele-fax do comité Distrital do partido Frelimo em Báruè, Cheque NO 1550519 no valor de 31.046,77 Mt para compra de 3 cabeças de bois para os dois dirigentes em nome da oferta ao chefe do estado e cheque NO 1550500 no valor de 27.755,00Mt para compra de 700 litros de combustível para abastecer as viaturas em campanha eleitoral.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ