sábado, 19 de abril de 2014

Quem atacou o comboio da Vale?

Boa noite, Eusébio A. P. Gwembe. Como vai passando? Soube por portas travessas que o ataque à «composição da VALE» foi encomendado pelo governo por saber que os brasileiros têm agora uma visão diferente da situação política no nosso país, e antes que as coisas «evoluam para o torto» (estou citando a fonte, e uso o gerúndio apenas para indicar que a fonte é brasileira...), o melhor é cortar o mal pela raiz. O que me diz ?
Unlike ·
  • Jeremias Luis Chauque Tens razao Joao Cabrita, parece que os brasileiros tem uma visao diferente da crise politica em Mocambique, deve ser por isso que estao a apoiar o Governo no sector defesa e seguranca....
  • Joao Cabrita Sim, é verdade, como também é conhecido o jogo com um pau de dois bicos...
  • José de Matos Joao Cabrita, essa versao foi colocada desde o principio, evidentemente que nunca foi considerada e muito menos investigada!
  • Eusébio A. P. Gwembe Estou a sair do encontro com uma comitiva no ambito da presidência aberta. Logo logo comento, Cabrita.
  • Joao Cabrita Com uma comitiva no ambito da presidência aberta?!? Quer dizer-nos que andou este tempo a violar a lei ? Não esperava isso de si, Eusébio A. P. Gwembe !!
  • Manuel J. P. Sumbana Cabrita. Parece que náo havia lei para violar.
  • Ismael Cassamo Gocaldas A ser verdade estamos perante um governo dscntrolado.
  • Anacleto Machava Quem paga as despesas do caro Eusébio A. P. Gwembe no âmbito da sua participação nessa presidência aberta? Porquê?
  • José de Matos "Ontem em Namicopo

    O Chefe do Estado, Armando Guebuza, procedeu ontem a apresentação popular do candidato à sua sucessão, pelo partido Frelimo, o engenheiro Filipe Jacinto Nhussi, acto que ocorreu no bairro suburbano de Namicopo.

    Estavas la, nao é, Eusébio A. P. Gwembe?
  • Isaias Nyamunda Grandes pensadores nos ajudem a entender a situaçao real de Moz.
  • Aziza Throne Eusébio A. P. Gwembe. Ainda na presidencia aberta?
  • Brito Nhamussucuma Este camarada eusebio esta a fugir do assunto
  • Brito Nhamussucuma Esta a fugir com seringa na bunda
  • Jeremias Luis Chauque Bom comentario Manuel J. P. Sumbana nesta questao da Presidencia aberta, de quem pode participar ou nao, se candidatos de partido E, F, G podem ou nao ser publicamente apresentados falta uma lei para regular todos estes actos, para que as alegadas violacoes deixem de ser vistas como meramente questoes de ordem etica e passem a ser vistas como de facto violacoes. Neste momento, quer gostemos ou nao, o PR pode convidar a quem ele quizer para fazer parte da sua delegacao nas presindencias abertas e eventualmente pagarmos a factura. Penso que a fraqueza esta na lei, que eh modo em relacao a estes assuntos!
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, quando vai convidar os outros candidatos em Presidencias Abertas?
  • José de Matos Outra coisa, nao esta a convidar, esta a apresentar como candidato da Frelimo, diferente, nao é?
  • Anacleto Machava Eu quero ver quando AEG chegar à Beira onde reside outro candidato! Será que também vai apresentar?
  • Eusébio A. P. Gwembe Volto logo, estou com o PR em frente, aqui no meu serviço.
  • Manuel J. P. Sumbana Mesmo assim, José de Matos. E eu náo vi prntestos veementes por parte da oposiçâo parlamentar e extra-parlamentar.vimos mais a imprensa anti-regime e o protesto é essencialmente baseado em questôes éticas e nâo questôes de ordem legal...
  • Jeremias Luis Chauque Jose de Matos o ponto eh que nao ha violacao da Lei. Por isso defendo que estes assuntos deveriam ser regulamentados. Nao acho que as apresentacoes do candidato da FRELIMO sejam correctas, mas a fraquesa esta na lei. Onde nao ha lei nao ha violacao, como se disse acima!
  • Manuel J. P. Sumbana Protestos e nâo printestos. Eusébio aproveita puxar as orelhas ao chefe aí. Eu sei que tu nâo tens papas na língua.
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, algo esta muito mal quando ha versoes diferentes em questoes de Lei, tu sabes que ha outra interpretacao sobre a violaçao! De qualquer modo, Nyussi nao esta como convidado, mas sim como candidato da Frelimo! E a questao permanece: os outros candidatos tambem serao apresentados?
  • Joao Cabrita O argumento Jeremias Luis Chauque é onde reside a natureza de todo o problema. «Onde nao ha lei nao ha violacao», declara este oficial da FIR, que devia ser o primeiro a saber que há efectivamente uma lei, designadamente a Lei Eleitoral, que não permite a utilização de bens do Estado para fins ostensivamente partidários. A apresentação do candidato Filipe Nyussi é acto partidário. Este mesmo oficial da FIR ainda não reparou que o estilo de actuação de AEG é uma mensagem clara dirigida à Renamo - com quem anda a negociar - de que o regime do PF permanece igual a si próprio e que, portanto, a Renamo não deve desarmar.
  • Jeremias Luis Chauque Nao Jose de Matos, tecnicamente ele eh convidado do Presidente da Republica, tal como outras figuras, como o Comandante-Geral da Policia que faz parte da delegacao, mas nao eh membro do Governo. O problema aqui nao eh o Nyusi ou Guebuza, mas sim as fraquezas da Lei que nao limitam os poderes do PR nestas materias. Ele tem uma prerrogativa ilimitada para decidir quem quer para fazer parte da sua delegacao...
  • Manuel J. P. Sumbana José de Matos. A lei nào é muito clara e empresta-se a muitas interpretaçôes. Seria interessante que um grupo de 2000 cidadáos solicitasse ao Conselho Constitucional para que analise a legalidade destes actos.
  • Jeremias Luis Chauque Joao Cabrita peco para me passar as declaracoes do oficial da FIR para eu poder comentar com conhecimento de causa
  • Joao Cabrita O oficial da FIR é o próprio Jeremias Luis Chauque. Ou já se esqueceu daquilo que aqui disse há uns meses ?
  • Manuel J. P. Sumbana Foste promovido Jeremias?
  • Jeremias Luis Chauque Joao Cabrita oficial da FIR? nao tas a confundir-me com outra pessoa? Olha que os nossos debates aqui ficam gravados. Onde fiz esta declaraca?
  • Jeremias Luis Chauque Manuel J. P. Sumbana acho que o Cabrita tem novidades que pessoalmente desconheco.
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque e Manuel J. P. Sumbana, se a Lei nao esta clara, entao nao podemos afirmar que os que alegam ilegagalidade estao errados, é uma questao de opiniao entao, mas se ha duvidas penso que é imprudente apresentar o candidato da Frelimo nessas circunstancias, numa Presidencia Aberta! E a duvida persiste: os outros candidatos tambem vao ser apresentados? Se nao, porque nao?
  • Joao Cabrita Jeremias Luis Chauque, certamente que se recorda daquela foto de André Catueira/SAVANA 25.10.2013 a que dei o título, «FIR, braço armado do povo». Na altura não nos disse que o título estava errado pois como membro da FIR podia afiançar que esta unidade usava farda pingo de chuva, que não aparecia na foto?
  • Jeremias Luis Chauque Joao Cabrita tas equivocado. Mas se disse tal coisa acredito que mais alguem tera ouvido e seguramente vao secundar a tua opiniao
  • Manuel J. P. Sumbana José de Matos, o nosso Presidencistîssimo sistema de governaçâo dá poderes quase ilimitados ao PR. Nem há chance de um 'impeachment'. Mesmo que toda a Bancada Parlamentar da Frelimo se revoltasse, ele podia simplesmente dissolver o Parlamento e convocar eleiçôes antecipadas. Claro que todos sabemos que isto é imponderável.
  • Manuel J. P. Sumbana E repara noutra estûpida incongruência. Até o governador que náo é eleito pode fazer o mesmo com a Assembleia Provicial!?!
  • Joao Cabrita Caro Jeremias Luis Chauque
    Por princípio não minto. E neste caso não estou equivocado.

    Transcrevo os seus comentários a respeito da imagem do SAVANA que reproduzi no meu mural em Outubro de 2013.

    Apenso uma fotografia sua em uniforme «pingo de chuva» da FIR. Saudações.

    October 27, 2013 at 7:31am Like 1

    Jeremias Luis Chauque Mas alguem ja reparou que a fotografia acima nao tem absolutamente nada a ver com a FIR?
    October 27, 2013 at 10:56am Like 2

    Lindo A. Mondlane jejejejeje...isso tambem pensei Jeremias Luis Chauque
    October 27, 2013 at 11:01am Like

    José de Matos A foto tem a ver com quem, Jeremias Luis Chauque?
    October 27, 2013 at 11:02am Like

    Germano Milagre Nao fui eu que nesta foto referi nenhuma FIR Esse pelo sei sao comandos da FADM ... o que nao deixa de ser lamentavel o que a foto demonstra ...
    October 27, 2013 at 11:02am Like 1

    Jeremias Luis Chauque Pois eh Germano Milagre e José de Matos a foto leva um titulo sarcastico que eh o seguinte: "FIR, braço armado do povo". Entao pergunto, porque se faz mencao a FIR se a Foto ilustra uma outra forca? Prontos, sei q a FIR eh o patinho feio dos comentarios neste espaco, mas este tipo de equivocos acaba desvirtuando um pouco o cerne da questao!
    October 27, 2013 at 11:21am Like 3

    Germano Milagre Mas nao foi o tipo do Savana q se equivocou na legenda ? mas no fundo seja quem for o importante e o q a mesagem encerra e nao o erro do mensageiro !
    October 27, 2013 at 11:23am Like 1

    José de Matos Jeremias Luis Chauque, isso ja foi explicado, a FIR tem sido referenciada como "braço do povo" sim. pode nao ser a FIR mas a FIR por vezes tambem usa camuflado em zonas operacionais. De qualquer modo, para mim é irrelevante quem foi, o que interessa mesmo é o acto em si!
    October 27, 2013 at 11:24am Like 2

    Jeremias Luis Chauque José de Matos nao era suposto cada acto ser devidamente atribuido ao respectivo autor? isto quanto a mim reduz o merito que quem eventualmente tenha uma intencao de condenar algo (legitimo ou nao) usando instituicoes que no vertente nao tem muito a ver.
    October 27, 2013 at 11:28am Like

    Jeremias Luis Chauque E mais, a FIR nao usa camfulado, muito menos boina vermelha!
    October 27, 2013 at 11:29am Like 1

    José de Matos Nem por isso, Jeremias Luis Chauque, estou mais interessado no acto do que nos autores! Por exemplo, estou mais interessado nas pilhagens que estao a acontecer do que em saber quem sao os autores!
    October 27, 2013 at 11:30am Like 3

    José de Matos, Jeremias Luis Chauque, pelo que sei a FIR usa sim camuflado nas zonas operacionais e esse abusador ai nao tem boina vermelha!
    October 27, 2013 at 11:31am Edited Like 1

    Jeremias Luis Chauque Jose de Mato nao ha nenhuma forca policial em Mocambique que usa camuflado, muito menos a FIR. O maximo que podes ver, nomeadamente nas escolas de formacao da Policia e com alguns comandantes eh o famoso "PINGO DE CHUVA", que eh muito diferente do uniforme militar.
    October 27, 2013 at 11:36am Like 1

    Jeremias Luis Chauque Que por acaso eh o uniforme que uso
    October 27, 2013 at 11:37am Like
  • José de Matos Interessante recuperarmos esta conversa, tem dados interessantes!
  • Josina Malique Jeremias Luis Chauque, pela farda, os meus cumprimentos. Respect!
  • Josina Malique José de Matos, ontem nao recuperaste as tuas proprias palavras... dois pesos e mil medidas?
  • Manuel J. P. Sumbana Que eu me recorde, o Jeremias disse que a farda era usada por oficiais superiores da polícia e nâo que esta era da FIR...posso estar enganado.
  • Josina Malique Continuo a gostar e respeitar a farda!
  • Jeremias Luis Chauque Joao Cabrita esta tudo claro, mas continuas equivocado (atencao, a palavra que usei foi equivoco e nao outra) bastava-te esta afirmacao para ficares esclarecido:

    "O maximo que podes ver, nomeadamente nas escolas de formacao da Policia e com alguns comandantes eh o famoso "PINGO DE CHUVA", que eh muito diferente do uniforme militar".

    Se tivesses lido com atencao esta passagem e se tivesses ido a fotografia terias percebido duas coisas: Primeiro disse algures que em Mocambique nenhuma forca policial usava conflulado e que o maximo que poderias ver era o fardamento pingo de chuva, que se usa em escolas de formacao, que os oficiais superiores (como eh o meu caso) e pela forca que defende as instalacoes do MINT. Mas para ser claro vou buscar a parte que explicativa:

    Cito:

    "Jeremias Luis Chauque Jose de Matos nao ha nenhuma forca policial em Mocambique que usa camuflado, muito menos a FIR. O maximo que podes ver, nomeadamente nas escolas de formacao da Policia e com alguns comandantes eh o famoso "PINGO DE CHUVA", que eh muito diferente do uniforme militar.
    October 27, 2013 at 11:36am Like 1

    Jeremias Luis Chauque Que por acaso eh o uniforme que uso
    October 27, 2013 at 11:37am Like".
  • Jeremias Luis Chauque Ja agora, para que nao hajA mais especulacoes: Sou do Ramo da Policia de Proteccao, dou formacao sobre a Convencao de Viena sobre Relacoes Diplomaticas e Sobre as Relacoes Consulares, dou formacao sobre estudos de Seguranca. Trabalho na Area de Relacoes Internacionais, Trabalho Igualmente na area de Armas Ligeiras de Pequeno Porte, Trabalho na Area de Eleicoes (Observacao Eleitoral), Trabalho na Area de Resolucao de Conflitos. Sou Licenciado em Relacoes Internacionais pelo ISRI, Sou Mestre em Estudos de Paz e Conflitos pela Universidade de Bradford (Reino Unido), Fiz pos -graduacao em estudos de seguranca regional e diplomacia em Ghana, Fiz pos graduacao em Crime Transnacional Organizado pela Academia Internacional de Law Enforcement nos EUA e Pos Graduacao em Justica Criminal pela mesma Academia, em 2013. PRONTOS AQUI ESTA O PERFIL COMPLETO!!!!
  • Joao Cabrita Jeremias Luis Chauque, agora parece que andamos às voltas. A troca de palavras está clara para todos pelo que não acrescento nada mais. Boa Páscoa.
  • José António Monteiro Parabéns Jeremias Luis Chauque. Um curriculum perfeito para entender a Renamo!
  • Jeremias Luis Chauque Claramente Joao Cabrita se tivesses sido mais atento nao teriamos necessitado de tudo isto.
  • José António Monteiro Jeremias Luis Chauque, concordo com parte e discordo quando diz que a Renamo se coloca numa posição de inimiga do Estado. Isto porque:
    1- A Renamo nunca se manifestou como inimiga do Estado mas sim de um Governo que não respeita as liberdades democráticas nem respeita os acordos firmados em Itália no ano de 1992;
    2- Todo o povo ou cidadão tem o direito de se defender de perseguição do poder. Quando o poder não pede aos juizes mandatos de busca ou captura e invade sedes partidárias já mais poderá ser respeitado.
    Gostei do seu curriculum e parabéns pelos seus estudos académicos e práticos. São pessoas com esse nível de formação que poderão pressionar o poder a respeitar para ser respeitado.
  • Jeremias Luis Chauque A subversao da ordem constiticionalmente estabelecida e o recurso a armas para o advancement de interesses politicos e a chantagem contra o povo sao actos proprios de inimigos do povo. Repare numa coisa: os deputados da RENAMO, agora que estamos a falar, tem guarda-costas provenientes da Policia, mas quando os mesmos sao encontrados pelos mesmos deputados, em partes do pais que conhecemos, eles viram inimigos e sao mortos. ja pensaste no quao absurdo eh esta pratica. A mesma pessoa que te protege e a mesma que matas sem nenhum motivo?
  • Joao Cabrita Bom, meu caro Jeremias Luis Chauque, uma vez que continua a baralhar as coisas, força-me a voltar ao assunto.

    1. Quando em Outubro de 2013 reproduzi a foto do SAVANA, dando-lhe o título, «FIR, braço armado do povo», o Jeremias Luís Chauque insurgiu-se contra mim, conforme transcrevi. Por iniciativa própria, alterei o título. Em vez de «FIR, braço armado do povo» passou a ser «Braço armado do povo».

    2. Hoje, dia 16 de Abril de 2014, escrevi o seguinte:

    O argumento Jeremias Luis Chauque é onde reside a natureza de todo o problema. «Onde nao ha lei nao ha violacao», declara este oficial da FIR, que devia ser o primeiro a saber que há efectivamente uma lei, designadamente a Lei Eleitoral, que não permite a utilização de bens do Estado para fins ostensivamente partidários. A apresentação do candidato Filipe Nyussi é acto partidário. Este mesmo oficial da FIR ainda não reparou que o estilo de actuação de AEG é uma mensagem clara dirigida à Renamo - com quem anda a negociar - de que o regime do PF permanece igual a ele próprio e que, portanto, a Renamo não deve desarmar.

    3. O Jeremias respondeu, a modos de diálogo camuflado, do género «nem sim, nem não, antes pelo contrário»:

    Jeremias Luis Chauque: Joao Cabrita peco para me passar as declaracoes do oficial da FIR para eu poder comentar com conhecimento de causa
    7 hrs

    Joao Cabrita O oficial da FIR é o próprio Jeremias Luis Chauque. Ou já se esqueceu daquilo que aqui disse há uns meses ?

    Manuel J. P. Sumbana: Foste promovido Jeremias?

    Jeremias Luis Chauque: Joao Cabrita, oficial da FIR? nao tas a confundir-me com outra pessoa? Olha que os nossos debates aqui ficam gravados. Onde fiz esta declaraca?

    4. Meu caro Jeremias Luis Chauque, precisa de mais dados ou ainda não me fiz entender de que o oficial da FIR a que me referia de início era Jeremias Luis Chauque e mais ninguém ?
  • Jeremias Luis Chauque Joao Cabrita afinal onde foste buscar a ideia de que sou oficial da FIR? Os trechos que trazes nao mostram isso. Mostram simplesmente que se calhar nao estejas a ler bem o que digo.

    eu me insurgi contra o teu post porque havia uma foto dos comandos das Forcas Armadas, mas o teu comentario era sobre a FIR e eu disse na altura que se quizesses falar sobre a FIR tinhas que colocar uma foto da FIR.

    Te disse que a Policia nao usava fardamentos como aqueles e que o maximo que podias encontra era o fardamento pingo de chuva, que eh o fardamento que uso. Esta claro nos meus posts e para fundamentar postei uma foto minha, com o fardamento pingo de chuva.

    A FIR usa fardamento Castanho, boinas de cor de vinho e botas pretas, enquanto que fardamebnto pingo de chuva eh todo ele verde, incluindo o bone. Veja a minha foto por favor.

    Mais, para a tua informacao, se fores ao meu perfil, que eh aberto ao publico, encontraras as minhas fotos como observador eleitoral, como formador de Armas Ligeiras e de Pequeno porte fora do pais, como diplomata do sector de seguranca, como estudante nos paises que mencionei. Se fores ao website da UNDOC encontraras algures o meu perfil. A minha vida profissional, dedicada ao povo mocambicano nao eh segredo e nao ha nada para esconder ou ocultar.
  • Aziza Throne Infelizmente nao se esta a discutir o q o Cabrita propos. Podemos voltar ao assunto?
  • Rui Cabral voltamos a conversa do avatar do sistema! Jeremias qual é a tua funcao excatemente na policia? policia de facebook?
  • Jeremias Luis Chauque Olha que tivemos esta conversa da outra vez
  • Rui Cabral sim, lembro-me perfeitamente, e tu afirmas ser servente publico, mas nunca dizes a tua funcao. E ja por alto foi mencionado Foucault tambem, nocao muito importante para esta questao.
  • Jeremias Luis Chauque Rui Cabral para comecar nao penso que tenhamos que exibir os nossos creditos para debatermos neste espaco. segundo, acho que, conforme temos dito, o mais importante sao as ideias que cada um traz eh que interessam. Eu nao sei o que fazes, onde vives, com que namoras, se eh que namoras, porque estes dados, salvo melhor entendimento, nunca foram requisito para se debater no facebook. Todavia, eh sempre bom nao deixarmos as pessoas dizerem que nos somos patos quando nao somos.
  • Rui Cabral Eu nao osu servente publico e tu es, ou pelo menos dizes ser.
  • Jeremias Luis Chauque Ok so para fecharmos este assunto, o que queres saber Rui Cabral?
  • Rui Cabral Qual é a tua funcao como servente publico?
  • Rui Cabral Acho que tenho esse direito como cidadao, afinal de contas eu pago-te o teu salario, ou nao achas?
  • Eduardo Domingos O teatro que se seguiu ao "ataque" tudo indicava nesse sentido. Para quem tem nocao de subversao sabe o que significa a encenacao feita. Como se explica um aparato policial enorme para guarnecer um fulano que consensualmente escolheu o sitio onde devia se ferir e precaucoes que tomou para chegar a Beira. Ainda ha agentes residuais do KPG nas FDS que estao aprontar muita coisa ruim entre nos.
  • Rui Cabral Sim pago! Qual é a tua funcao na polica Jeremias Luis Chauque? Eu nao quero ir para sites nenhuns! Estou-te a fazer uma pergunta simples. Porque é que nao respondes?
  • José António Monteiro Não queria avançar neste tema e não vou fazê-lo. Por muito que possa vir a parecer agressão ao Jeremias Luis Chauque, quero lembrar que os carrascos dos campos de extermínio Nazis também achavam que estavam a prestar um serviço à humanidade...
    Pelas respostas do Jeremias percebe-se claramente que não é um servente publico, quanto muito será um servente do poder. Para ser servente publico teria que ser capaz de avaliar e criticar os desmandos deste governo.
  • Jeremias Luis Chauque Rui Cabral nao sou obrigado a fazer o que queres, te dei o site que tem as informacoes sobre a minha funcao, nao te basta? Acima descrevi o que faco, nao te basta? no meu perfil de facebook tem as informacoes, nao basta?
  • Jeremias Luis Chauque José António Monteiro teras a tua resposta, na devida altura!
  • Joao Cabrita Jeremias Luis Chauque, no seu perfil fala do ‘ Ramo da Policia de Proteccao’ . Isto corresponde à antiga Divisão de Segurança de Responsáveis ou DSR ?
  • Rui Cabral Se de facto es servente publico, tens essa obrigacao Jeremias Luis Chauque! Mas como nao es nao dizes. É tudo treta.
  • Manuel J. P. Sumbana Polícia de Protecçâo è equivalente a PSP, Cabrita. Agora pode também estar afecto à uma bufaria mais pesada.. E os técnicos superiores no Ministério do Interior tèm estatuto especial e transversal.
  • José António Monteiro Caro Jeremias Luis Chauque, não tinha a certeza mas acertei na muche infelizmente. A ameaça velada não condiz com a sua formação. Porque não dá a resposta agora? Eu já tive AK's das FADM apontadas a mim em 1994 e não tremi apesar de um dos seus camaradas dizer insistentemente: "mata, mata..."
    De facto, "na devida altura" também lhe pode servir. Já pensou nisso?
    Estou um bocado farto de lobos com pele de cordeiro e de serventes públicos que em vez de servirem o publico e o povo servem apenas os mandantes! Se está no ramo da polícia de Pretecção deve poder ter acesso à minha ficha construída e mantida pelo SISE.
    Leia-a e evite a ameaça mesmo que velada. Eu fico-lhe agradecido e o Jeremias um dia também perceberá que deve agradecer-me pelo aviso.
    No final e para definitivamente tirar a pele de cordeiro que teima em vestir. Se realmente fosse um servente publico não escreveria: "Tambem acho que a RENAMO jogo igualzinho ao Barcelona, tem o dominio do Jogo e uma larga vantagem na posse de bola. O Unico problema eh que no final sera eliminado, tal como aconteceu com o Barcelona!" Desde quando vocês têm capacidade para "eliminar" a Renamo?
  • Joao Cabrita Manuel J. P. Sumbana, mas como temos uma PSP e uma FIR, deduzo que as funções de protecção a que Jeremias Luis Chauque se refere não cabem à PSP.
  • Eduardo Domingos Porra, estamos lixados travar uma conversa fiada com um cidadao que se faz de incolor enquanto eh da "bufaria mais pesada" como diz Manuel J. P. Sumbana, revela estarmos a viver num pais verdadeiramente democratico!!!!!!!! SNASP virou DSR eh isso Joao Cabrita?
  • Joao Cabrita Ñão, caro Eduardo Domingos. Em todos os países há unidades de proteccao de diplomatas, os chamados responsaveis.
  • Joao Cabrita proteccao de diplomatas, de deputados, governantes, etc.
  • Joao Cabrita eu também gostava de ser VIP, diplomata, deputado ou gvoernante para nao ser incomodado pelos cizentinhos em cada esquina.
  • Eduardo Domingos Diplomatas, deputados e governantes bem, bem nao se protegem, espiam-se.
  • Rui Cabral Sim treta Jeremias Luis Chauque! Tecnicas de intimidacao, uniformes de brutalidade.
  • Brazao Catopola so para lembrar Eusébio A. P. Gwembe, ainda estab com o PR acho que dormiu lá na casa dele algures na PAI
  • Joao Cabrita Mas se o Jeremias Luis Chauque me der o número do telemóvel, da próxima vez que estiver em apuros já estava mais descansado.
  • Eduardo Domingos Brazao Catopola nao entendi Eusébio A. P. Gwembe foi dormido com PR algure?!!!!
  • Aziza Throne eu tbem quero o numero. Sou constantemete ssediada e ameacada,
  • José António Monteiro Eu também quero protecção!!!!!!!!!!
  • Brazao Catopola NESTE POST FOI CHAMADO O EUSEBIO E ELE RESPONDEU QUE ESTAVA COM PR JA FAZ MUITO TEMPO E ELE AINDA ESTA COM PR
  • Eusébio A. P. Gwembe Agora posso responder ao Cabrita. A Renamo, como sabe, aprendeu a tactica de desinformação com regimes minoritários da Rodesia e da RAS, sofisticados e odeiados em todo o lado. Quando age espera pela reacção do povo e caso lhe seja desfavorável corre atrás do prejuizo para desmentir. Foi a Renamo quem atacou o comboio da Vale. Objetivo? Internacionalizar o conflito contido e intimidar os investidores brasileiros, já que o seu governo mostrou-se disposto a apoiar Moz em helis.
  • Brazao Catopola Eusébio A. P. Gwembe, não posso clicar gosto, senão vais pensar que é no post que respondeste. so gosto porque voltaste
  • Eusébio A. P. Gwembe Depois de ouvir o PR é preciso reflectir o sentido de cada palavra, Brazao. E ja reflecti. Guebas é homem da paz.
  • Eduardo Domingos Assim o povo reagiu e por sinal a "reaccao eh desfavoravel a renamo por isso esta corre atras dos prejuizos". Bem dito Eusébio A. P. Gwembe o povo sabe que a sua sobrevivencia como povo eh garantida pela Renamo. Ha outro alguem na praca quem possa proteger o povo da tirania da frelimo? Tenho certeza que no Brasil o conflito nao vai chegar mas o clube da sadc ja esta sem beira nem eira com a firmeza da luta contra os sequestradores de liberdade, democracia e paz.
  • Jeremias Luis Chauque Joao Cabrita tas a demonstrar desconhecimento ou ignorancia da organizacao policial, que nao fica bem para um investigador. Lembre-se que os investigadores sao pessoas susceptiveis de formar a opiniao publica. No teu caso estas a manipula-la. Sabes que a organizacao policial, bem como os seus ramos e funcao estao no Boletim da Republica, para o consumo publico. José António Monteiro tas a falar de ameacas? Alguem te ameacou? Que pena! queres um numero para proteccao: 112.
  • Eduardo Domingos Aziza Throne e José António Monteiro voces querem o mesmo Chauque para vos proteger? Pelo perfil que nos apresentou pode sim vos proteger contra o sol e contra a chuva. Boa sorte
  • José António Monteiro Eu estava apenas a dizer que preciso de protecção de forma sarcástica! Meu caro Jeremias Luis Chauque 112 não uso. 35 dá mais protecção!
  • Alvaro Guimaraes Definitivamente os apoiantes do nosso "pai da democracia" agora aderiram tambem `as teorias da conspiracao. pensei que so os nossos libertadores usassem esta forma primaria de propaganda... Mas nao posso deixar de concordar com o Eusébio A. P. Gwembe. As chicanes da Renamo comecam a exasperar.
  • José António Monteiro A exasperar estão os da Renamo, que viram sedes do partido invadidas sem mandato judicial, que viram os seus membros fuzilados sumariamente, que viram os seus membros presos e impedidos de falarem com os seus advogados.
    Vamos passar à brincadeira Alvaro Guimaraes?
  • Eduardo Domingos Conspiracao eh termo policial cujo alcance so os lucidos como Alvaro Guimaraes que por experiencia podem escrutinar as chicanes da Renamo a exasperar.
  • Eusébio A. P. Gwembe o verdadeiro povo moçambicano nao se deixa atraicoar com um beijo. Nao confia na Renamo, pois revela-se uma armadilha aos seus pes.
  • Aziza Throne Que verdadeiro povo 'e esse Eusebio?
  • Eusébio A. P. Gwembe O que luta com as serpentes e outras feras, o que trabalha a Terra, o que vê em cada accao que faz uma mudanca de vida, o que nao perdeu esperança de que um dia, com a Frelimo, a pobreza ha de passar para a Historia
  • Antonio A. S. Kawaria Quanto a isso de discutir-se que não há lei que proíba Guebuza a fazer campanha partidária em missão de Estado, um dia chegarão à conclusão que cheguei que é de cada partido, aproveitando essa concentração paga pelo Estado, fazer o mesmo e ao mesmo tempo que Guebuza e na presença de Guebuza. Também tenho certeza que a FIR menos fará na presença do Comandante em Chefe das Forcas de Defesa e Segurança. Se houver massacre perpetrado, ele não terá como fugir da responsabilidade.
  • Aziza Throne Tas a poetizar. com beijos e pobrezas e por a'i. Le o post do Joao Cabrita. Tou mto interessada Eusébio A. P. Gwembe
  • Eusébio A. P. Gwembe Foi a Renamo quem atacou o comboio da Vale.
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, poxa, pah, afinal és um poeta lirico, essa das serpents parece um classico !
    Tens mais dados concretos sobre o ataque ao comboio?
  • Rui Cabral kekekekek… o Eusebio é um classico!
  • Aziza Throne Estou a espera Eusébio A. P. Gwembe.. Nao 'e classico 'e genuino. T a demorar a descer o terreiro
  • Eduardo Domingos Se foi a renamo que atacou o comboio so pode ser com a instrucao da ala da frelimo anti guebuza, por isso o maquinista escolheu o sitio para ser aranhado como forma de evitar maca com tiranos que dominam a frelimo.
  • Aziza Throne Opa Eduardo Domingos. Afinal a rename ataca com instru'coes das alas?
  • Eduardo Domingos Oh oh nao sabias Aziza Throne quem abastece a Renamo em viveres e material letal sao alas? quando as alas se zanga eh bencao para as forcas revolucionarias nao tarda chegar abastecimento na cotada. Agora depois de trafulhices de guebuza no CC mais dois dentes despontaram na boca da Renamo. O guebuza na pre campanha ilegal contestada silenciosamente no seio da frelimo malandra, ai estao mais dois dentes a despontar. A valentina ilicitamente se apoderou da digitalizacao da TV e Radio, ai estao mais dois dentes a despontar, assim mesmo........As alas sao decisivas para a revolucao.
  • Aziza Throne Eduardo Domingos. Para mim 'e uma pena que a Renamo parece que esta a merce da zanga das comadres e a servir alas na Frelimo. Isso para mim nao me soa bem. Mas se 'e assiim que posso fazer
  • Eduardo Domingos Aziza Throne nao entenda as coisas assim, as alas apenas contribuem para a revolucao. Em nenhum momento se disse aqui que quem define agenda da Renamo sao alas. Quanto a mim quem aparece com uma bota, com uma AK 47 a Renamo nunca pode recusar, quem fornece informacoes valiosas a Renamo nunca deve recusar pois so assim eh desbarata o inimigo comum, frelimo burladora.
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, eu ando muito ocupado e estou em reflexao de Semana Santa, mas gostava de te colocar uma pergunta relacionada com o que escreveste sobre o teu trabalho, mas nao sei se estas disponivel!
  • Jeremias Luis Chauque Hoje eh feriado pessoal Jose de Matos, mas para ti abro uma excepcao
  • José de Matos Ok, Jeremias Luis Chauque, vamos entao respeitar o feriado e a reflexao e eu coloco-te a questao, se nao te importas, numa outra ocasiao, mesmo que seja um pouco fora do contexto! Bom descanso!
  • Jeremias Luis Chauque Ok, Jose de Matos! seguramente que teremos oportunidades para isso!
  • Aziza Throne tudo embuido na semana santa e reflexao. Sem querer manchar-vos eu prevejo que se sair um assunto quente hoje concerteza que vao divider as reflexoes. Mas como concordaram em respeitar-se os feriados e as reflexoes, tdo bem. Quem sou eu?
  • José de Matos Aziza Throne, tens razao, mas voltaremos a este assunto, mesmo que seja for a do contexto, e seras convocada!
  • Manuel J. P. Sumbana Eu acho que o Jeremias Luis Chauque revelou muito profissionalismo e carácter aqui. E há muitos Jeremias por aí. Acho que estou a sentir uma certa falta de lealdade. E José de Matos, foste um gentleman. Mas acho que devias ter posto a tal questão.
  • Aziza Throne Manuel J. P. Sumbana, Deixa eles. 'e pascoa e hoje 'e sexta feira santa
  • Joao Cabrita Só agora li as respostas do Eusebio A. PEusébio A. P. Gwembe e de Jeremias Luis Chauque.

    Eusébio Gwembe é categórico quanto à responsabilidade do ataque ao comboio, e evoca a Rodésia e a África do Sul para reforçar o argumento. A minha fonte (brasil
    ...See More
  • Alvaro Guimaraes nao respondo cabrita, e crescido ja sou. Quanto ao que postou aqui nao eh novidade...
  • Alvaro Guimaraes aconteceu, acontece e voltara a acontecer se deixarmos os generais tomarem a iniciativa. E nao importa de que lado sejam.
  • Alvaro Guimaraes E quanto `a propaganda estou fora....
  • José António Monteiro Tenho que tentar perceber o Alvaro Guimaraes. Esta coisa dos Generais incomoda-me. Parece que os Generais são sempre pessoas execráveis o que não é verdade. Como na sociedade civil há generais para todos os gostos.
  • José António Monteiro Hitler não era General e Charles de Gaulle era General.... estamos esclarecidos?
  • Joao Cabrita Eusébio A. P. Gwembe considera que a Renamo atacou o comboio da VALE com o objectivo de internacionalizar o conflito. Mas uma internacionalização do conflito não seria, nas condições actuais, totalmente desfavorável à Renamo? Pelo menos a Renamo ainda ...See More
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, Aziza Throne, Manuel J. P. Sumbana , a duvida que queria colocar ao Jeremias vejo que foi colocada pelo Joao Cabrita, em relacao a unidade de proteçao!
    Pascoa Feliz!
  • Alvaro Guimaraes Nao estou esclarecido caro Monteiro. E peco lhe que corrija esse seu tom IMPERIAL. Sao dispensaveis; no dialogos nao existem liderancas.
  • Alvaro Guimaraes E quanto a questao levantada pelo Joao Cabrita acho que devo esclarecer o seguinte: `a muitos anos que neste pais existem grupos armados que "fazem guerra por conta propria". Nao farei comentarios sobre isso por agora. A grande questao eh se o cenario ...See More
  • Alvaro Guimaraes E mais uma vez estaremos a ser vitimas da nossa propria ingenuidade. O resultado? Nao passaremos de peoes fazendo guerra em nome de terceiros como tem acontecido ateh aqui; e chega de guerras meus senhores
  • José António Monteiro A sua interpretação é, como o seu discurso, manipuladora tentando desviar o cerne das questões. O tom de acha Imperial é única resposta a generalizações manipuladoras.
    Depois temos a questão "guerra". Eu estou um bocado farto desta farsa mundial em q
    ...See More
  • José António Monteiro Se fosse Cristo ia ali ao fundo morrer e ressuscitaria daqui a uns dias com a personalidade que me quer impor para cumprir a sua vontade imperial claro
  • Alvaro Guimaraes nao percebi a verborreia; e quanto `a guerra serei contra ela independentemente dos rotulos que lhe quiser por. Neste Pais eh extremamante facil desenvolver accoes militares por longos periodos sem que isso seja contrariado. E so quem nao vive o dia a ...See More
  • José António Monteiro Lute então para que não haja motivos que levem à guerra em vez de ser apenas contra a guerra. Diga lá ao seu governo, presidente e partido que os acordos são para cumprir e que as eleições não podem ser manipuladas e os resultados falseados. Faça lá esse esforço em prol da paz!
  • José António Monteiro Já agora diga lá que o dinheiro do Estado É DINHEIRO DE TODO O POVO e não pode ser utilizado para apresentar e divulgar o candidato do partidão! Faça esse favor em prol da paz e da democracia!
  • José António Monteiro E são pessoas como o senhor que vêm para aqui falar contra a guerra que criaram e mantêm as condições para a sua existência. Não combatem os triggers da guerra e depois vêm falar na desgraça que é para o povo a existência da guerra. Já tem idade para saber que se não houver motivos não há guerra!
  • Alvaro Guimaraes vou lutar contra isto sim
  • José António Monteiro O mesmo acto praticado pelos comunistas já não é tão horrível?!?!?!? Vá lá tenha a coragem de postar o mesmo relativamente aos comunistas
  • José António Monteiro E agora o que penso dos dois!
  • José António Monteiro Massacre na floresta Katyn
  • José António Monteiro "O comportamento dos dirigentes da Frelimo em relação ao património colectivo dos moçambicanos é que torna legítima a exigência da Renamo. Portanto, mais do que espernear e advogar pelos princípios que regem o Estado é preciso desandar o caminho que no...See More
  • Eusébio A. P. Gwembe Não somos nem podemos ser culpados pela nossa grandeza. Nos, os frelimistas, trabalhamos para a merecer
  • José António Monteiro Assassinaram e continuam a assassinar. Fazem fraudes eleitorais, fuzilamentos sumários... que grandeza é esta? É a mesma que leva a condenações por crimes contra a humanidade!
  • José de Matos Mensagem pascal;

    "Perdoai-lhes, Senhor".
    ...See More
  • Eusébio A. P. Gwembe É a Renamo quem nos força a cometer alguns desaires, quando estamos no limite. Nos somos um partido de paz, apesar de marcial.
  • José de Matos Esta é a Paz que tu defendes, Eusebio!
  • José António Monteiro Paz marcial eheheheh
  • José António Monteiro Não morrerei sem que alguns sejam condenados!
  • Eusébio A. P. Gwembe A Renamo deve comportar-se como oposição. Se não o fizer, a Frelimo irá civiliza-la a forca.
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, é isto que defendes?

    http://www.verdade.co.mz/.../42957-forcas-de-defesa-e...
    www.verdade.co.mz
    jornal verdade @verdade moçambique mozambique Tazaronda Mucodza Nhataka Tambarara Nhankuco Kanda Vunduzi Gorongosa Sofala Renamo
  • José António Monteiro Vocês vão ao TPI!
  • Eduardo Domingos Eusébio A. P. Gwembe se a renamo que a sua frelimo quer disciplinar sao esses que aparecem na imagem acima postada por Jose de Matos entao esta num bom caminho. Ja calcularam quando tempo precisam para civiliza la?
  • José de Matos A civilizaçao que o Eusébio A. P. Gwembe defende:

    http://www.dw.de/agentes-da-fir-acusados-de.../a-17448046
    www.dw.de
    Ministério Público investiga denúncia de execução sumária de cidadãos na provínc...ia de Nampula. Integrantes das forças de segurança são acusadas de matarem os homens e enterrarem os corpos em valas comuns. See more
  • José de Matos O que o Eusébio A. P. Gwembe defende, em termos de civilizacao

    http://www.verdade.co.mz/.../43301-vitimas-de-fuzilamento...
    www.verdade.co.mz
    Jornal Verdade @Verdade Moçambique Mozambique fuzilamento Força de Intervenção R...ápida FIR homens armados Renamo povoado de Nthipuehi posto administrativo de Gazuzo Murrupula Liga dos Direitos Humanos Procuradoria Provincial de Nampula exumação See more
  • Eduardo Domingos Jose de Matos isso tudo k postas nao se chama fuzilamentos e nem crimes eh a frelimo a civilizar a renamo como nos diz o camarada Eusébio A. P. Gwembe.
  • Eusébio A. P. Gwembe As gloriosas forças armadas nao podiam assistir impavidas os ataques de que eram vitimas. Os bandidos eram protegidos e quando assim acontece, o esconderijo também sofre
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, é semana santa, contençao verbal é necessaria.
  • Eduardo Domingos Agora esta esclarecido, quando as gloriosas forcas armadas queimam sistematicamente casas dos camponeses em gorongosa, maringue, inhaminga, Buzi etc porque sao esconderijos. Mas porque destroem tumulos sagrados tambem os bandidos se fazem de defuntos?
  • José António Monteiro Conhecemos as balas da paz e civilizadoras do comunismo. Vamos devolvê-las todas!
  • Eusébio A. P. Gwembe Numa guerra deves matar para viver. Palavras de um comandante em piro, janeiro deste ano
  • Eduardo Domingos "Numa guerra deves matar para viver. Palavras de um comandante em piro, janeiro deste ano"- Eusébio A. P. Gwembe as palavras eh que sao novas mas eh o modo da actuacao da frelimo desde sua gestacao, quando as vitorias teimam em aparecer se entrete com o povo inocente
  • Alvaro Guimaraes Finalmente as aguas comecam a sedimentar - se; quem nao concorda com os senhores que de fora nos querem impor as suas solucoes eis que o diabo personificado em dito comunismo aparecem rapidamente. Mas haveremos de sair disto. Temos eleicoes no final do ano e quem for sufrajado pelo voto popular sera empossado para governar este pais, Assim como foi possivel chegar a 1 acordo que levou ao AGP (as negociacoes demoraram 2 longos anos) tambem chegaremos a um acordo politico para sair desta crise. Quer queiram quer nao os ditos "democratas da guerra".
  • Chande Puna Ah, deves matar pra viver??? Então porque culpam a Renamo de matar se os comandantes da FIR/FDS tambem matam? Eusébio A. P. Gwembe, pelas conversas que fomos tendo ao longo do tempo, tu passaste pelas FPLM, não é verdade que tinhamos que matar pra viver e sobreviver?
    2 hrs · Unlike · 2

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ