Gerais 2014: Renamo denuncia emissão de cartões falsos em Nampula
A Renamo, a nível da Delegação Provincial de Nampula, convocou esta quinta-feira (10) uma conferência de imprensa para denunciar casos de irregularidades que ocorrem nos postos de recenseamento instalados no distrito de Angoche, onde os fiscais daquela formação política apreenderam um cartão de eleitor com carimbo falso e sem impressão digital, além da troca de nomes, e considera que estas situações fazem parte da preparação de uma fraude nas eleições do dia 15 de Outubro próximo.
O delegado provincial da Perdiz em Nampula, Benjamim Cortes, acredita que as mesmas irregularidades podem estar a acontecer nos outros distritos da província de Nampula. Há ainda brigadas que funcionam em locais não previstos nos mapas do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral.
Por exemplo, refere, “a brigada que devia funcionar na Escola Primária do 1ª Grau de Muthithicoma, no distrito de Larde, foi transferida para a casa do secretário do Comité local do Partido Frelimo. A continuar assim, o processo é, obviamente, fraudulento. E os cidadãos que irão apresentar documentos falsos sem legitimidade eleitoral não poderão votar”.
Confrontado com a situação, o presidente da Comissão Nacional de Eleições, Abdul Carimo, que esta quinta-feira (10) terminou a sua visita de trabalho à província de Nampula, afirmou desconhecer os casos porque as denúncias não foram apresentadas aos órgãos no sentido de se tomar as devidas medidas contra os brigadistas envolvidos.
Por outro lado, Carimo mostrou-se satisfeito quanto à nova realidade que o processo de recenseamento está a conhecer com o aumento do número de eleitores. Carimo frisou que as medidas de contingência que foram aplicadas nesta parcela do país estão a surtir efeitos.
“O nosso maior desafio consiste, actualmente, em correr contra o tempo, pois devemos no período que nos resta (20 dias) atingir as metas estabelecidas”.
@VERDADE – 10.04.2014
Poderá também gostar de:
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ