terça-feira, 15 de abril de 2014

FILIPE NHUSSI APRESENTADO À POPULAÇÃO

 



FILIPE_NYUSSIC_13X12X625X230Ontem em Namicopo
O Chefe do Estado, Armando Guebuza, procedeu ontem a apresentação popular do candidato à sua sucessão, pelo partido Frelimo, o engenheiro Filipe Jacinto Nhussi, acto que ocorreu no bairro suburbano de Namicopo.
Dirigindo-se aos presentes, Guebuza começou por destacar as qualidades de Nhussi, tendo assegurado aos nampulenses e ao país, que ele saberá corresponder às expectativas, pois que é um bom filho do povo.
No seu primeiro contacto com as populações da cidade de Nampula, o candidato da Frelimo assegurou que, caso ganhar as eleições, irá manter o Fundo de Desenvolvimento Distrital, a auscultação das preocupações populares, entre outras iniciativas.
Estou emocionado por me dirigir à população da cidade de Nampula, minha casa. Pois que foi nesta província de Nampula onde comecei a trabalhar e formei-me como gestor –começou por afirmar Nhussi.
Recordou aos nampulenses a importância da promoção da unidade nacional, manutenção da paz e diálogo para o desenvolvimento do país.
Recenseamento eleitoral
O Presidente da República, Armando Guebuza, instou, igualmente, ontem em Nampula aos órgãos de administração do processo de recenseamento eleitoral, a envidarem esforços no sentido de ultrapassarem os problemas relacionados com as avarias sistemáticas do equipamento informático usado no censo, acção que permitirá o alcance das metas definidas.
O Chefe do Estado, que fez este pronunciamento no decurso de um comício popular que orientou no populoso bairro de Namicopo perante numeroso público que acorreu ao local para ouvir as suas orientações, apelou para a participação massiva da população em idade de votar, ao recenseamento eleitoral que termina no final do mês em curso.
Para votar precisamos de nos recensear. Sabemos que há dificuldades, às vezes porque as máquinas não funcionam, mas continuaremos a trabalhar para a sua reparação. O nosso governo gastou para que este trabalho fosse feito e sabemos que o Secretariado Técnico Eleitoral trabalhou para organizar todo o processo, mas, infelizmente, algumas máquinas insistem em não funcionar. Este problema deve ser resolvido, as máquinas foram pagas e têm de funcionar -recomendou o Chefe do Estado.
Segundo dados avançados pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições, Abdul Carimo, na primeira semana de Abril em curso, aquando da sua visita de trabalho à província de Nampula, tinham sido recenseados, até àquela data, pouco mais de 55 por cento dos cerca de 9 milhões de eleitores por inscrever.
A província de Nampula, considerada maior círculo eleitoral do país, segundo os números avançados pelo Secretariado Técnico Eleitoral de Nampula (STAE), relativas à 6ª semana do processo, tinha recenseado até àquela altura, 791,622 eleitores, número correspondente a pouco menos de 40 por cento dos cerca de 2 milhões eleitores que constam da meta.
Nos encontros que manteve com as populações dos distritos de Ribáuè, Nacarôa, Moma e cidade de Nampula, o Chefe do Estado instou aos pais, encarregados de educação, líderes religiosos, do poder tradicional, representantes das associações desportivas, professores, para que mobilizem as pessoas no sentido de aderirem massivamente ao censo eleitoral.
WAMPHULAFAX – 16.04.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ