segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Falta de sono custa caro: Voz da Rússia

28.01.2013, 13:44, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
sono, trabalho
© Flickr.com/TheAlieness GiselaGiardino²³/сс-by-sa 3.0

Os empregadores devem obrigar os funcionários a dormir. O sono insuficiente dos empregados custa bilhões de dólares às empresas, concluíram cientistas da Escola Médica da Universidade de Harvard.

Segundo os dados de centros de controlo e prevenção de doenças, cerca de um terço de americanos não dorme bem sistematicamente. As grandes empresas nos Estados Unidos até começaram a dispensar meios para a aquisição de lâmpadas especiais que ajudam a regularizar no organismo o nível da hormona melatonina, responsável pelo sono. Talvez na Rússia também seja útil introduzir tais programas? Por exemplo, o trabalho num banco ou numa corporação financeira leva a uma grande tensão intelectual e um erro cometido pode custar milhões de dólares, destaca a diretora do Instituto de Psicologia Prática da Escola Superior de Economia, Guli Bazarova:
“Se há resultados reais, confirmando que tais lâmpadas ajudam e outros métodos não ajudam, será conveniente, com certeza, qualquer medida que possa facilitar o sono. Uma pessoa precisa de dormir oito horas por dia para se sentir descansada. Hoje, na Europa e na Rússia são efetuadas muitas pesquisas que confirmam que pessoas não dormem bem. Devemos entender ao que isso pode levar”.
Alguns peritos duvidam contudo de eficácia de lâmpadas miraculosas, vendo nisso um passo de publicidade bem pensado. Cientistas da Universidade de Harvard só investigaram o efeito do sono insuficiente, diz Evguenia Loguinova, do jornal empresarial Vedomosti:
“Esta não foi uma pesquisa voltada para descobrir uma fonte de luz que influa no bem-estar dos funcionários. Talvez um engenhoso profissional de marketing, ao obter acesso aos resultados da investigação, tenha percebido que pode ganhar muito dinheiro com isso. Se a pesquisa fosse ligada às perdas financeiras sofridas pelas empresas por causa de seus funcionários dormirem no escritório, seria dado destaque a este componente da investigação”.
Entretanto, a questão não se reduz apenas às lâmpadas. Os problemas do sono e do descanso exigem que o próprio homem tenha um certo grau de responsabilidade. Na opinião de peritos, é necessário compreender como a falta de sono influi na produção. Em média, a produtividade do trabalho diminui num terço em resultado de sono insuficiente, o que é sobretudo perigoso para as pessoas que trabalham em empresas com um ciclo de produção ininterrupta, inclusive nas áreas da saúde, metalurgia e energia. Em tais setores, é necessário um controle reforçado do bem-estar dos empregados, salienta Guli Bazarova:
“Nas companhias com regime de trabalho por turnos diurnos e noturnos, tudo está previsto na legislação laboral e médica. Tais empresas efetuam sérias investigações psicofisiológicas tanto na contratação do pessoal, como no processo de trabalho”.
Naturalmente, os altos resultados econômicos de companhias não dependem das horas do sono dos funcionários. Mas, em qualquer caso, este fator também não deve ser menosprezado, recomendam os médicos e psicólogos.
 

3 comentários:

  1. Other possible p90x order of workouts classic symptoms
    include; nausea, diarrhea, of the day-by-day work out programs that proves to
    be a boon for majority. And you may also browse
    the web for numerous testimonies you will obviously move up on the weight scale, so plan ahead.

    Men or women tend to verify their personal success your muscles
    while at the same time forcing your body to drop body fat.


    My blog post - %anchor_text%

    ResponderEliminar
  2. A re-evaluation except in the secret sector is
    information about their intimate numbers alike penis ,
    intimate stamina, infertility and bothers from your net.
    Withal, in that respect's currently no test copy to backward up a generally see amplifications of 1 to 2 inches in both distance and cinch.

    my web-site: on bing :: ::

    ResponderEliminar

MTQ