O ego exacerbado orienta Dlhakama
Dlhakama não foi a Gorongosa porque não podia pedir o que quer em qualquer lado, foi lá para provar que tem algum poder. Quer com este comportamento provar aos outros e sobretudo a ele mesmo que pode pôr a FRELIMo, o Governo e sobretudo o Povo de joelhos. Não se trata aqui de procurar um ponto de partida para o diálogo ou sequer uma plataforma para o diálogo, trata-se sim de um exercício não democrático de chantagem pura e barata com direito a todo tipo de armadilhas do “vou a Gorongosa e quem precisar de mim que lá vá. E se lá não forem, mostram que não querem falar”.
Quem se abre para o debate o faz sem pré condições, não indica e nem impôe o local, mostra-se disponivel e somente. Já lá vão vinte anos a gerir o ego exacerbado de Dhlakama que quando entende nos ameaça (sim, Dhlakama ameaça o Povo), para quando a lua desaparecer voltar tudo a normalidade (como se fosse possível). Cansa isto e cansa sobretudo quando grita aos nossos ouvidos e depois num encanto mágico cala-se sem ao menos dizer o que lhe fez calar...a “nova ordem” que pretende deve começar com ele, emancipando a sua mente, expurgando seus pensamentos belicistas, dispondo na totalidade do título de “pai da democracia” porque mesmo se fosse o “padrasto” mais chato e insuportável da democracia, tinha só por isso o dever especial de tratar o seu filho com carinho.
Em tempos de paz é preciso matar o “General” dentro de nós e matar todos os “leões” que nos impedem de ver com discernimento...a todo transbordo do ego de Dhlakama que se responda com o diálogo como se responde ao diabo com a cruz.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ