terça-feira, 14 de agosto de 2018

O Ministro Max Tonela violou a Lei de Probidade Pública?

O Ministro Max Tonela violou a Lei de Probidade Pública?
Ao aceitarem viajar para Pemba num voo fretado pela Anadarko, o Ministro Max Tonela (Recursos Minerais e Energia), o PCA Carlos Zacarias (Instituto Nacional de Petróleo) e o PCA Omar Mithá (ENH) terão violado flagrantemente a Lei de Probidade Pública. Eis os artigos relevantes da Lei.
-----------------------------------
Lei n.º 16/2012, Lei de Probidade Pública

Artigo 9 (Dever de probidade pública)
O servidor público observa os valores de boa administração e honestidade no desempenho da sua função, não podendo solicitar ou aceitar, para si ou para terceiro, directa ou indirectamente, quaisquer presentes, empréstimos, facilidades ou quaisquer ofertas que possam pôr em causa a liberdade da sua acção, a independência do seu juízo e a credibilidade e autoridade da administração pública, dos seus órgãos e serviços.

Artigo 25 (Proibições durante o exercício do cargo)
Durante o exercício da função é proibido ao servidor público:
a) usar o poder oficial ou a influência que dele deriva para conferir ou procurar serviços especiais, nomeações ou qualquer outro benefício pessoal que implique um privilégio para si próprio, seus familiares, amigos ou qualquer outra pessoa, mediante remuneração ou não;
(...)
k) solicitar a governos estrangeiros ou a empresas privadas, colaboração especial para viagens, bolsas de estudo, hospedagem, ofertas em dinheiro ou outras liberalidades semelhantes, para seu próprio beneficio, seu cônjuge, irmão, ascendente e descendentes, em qualquer grau da linha recta ou para terceiro, salvo quando tal pedido resulte do exercício da função ou cargo;
(...)
Artigo 26 (Relação com terceiros)
Sem prejuízo do que se dispõe no Capítulo II sobre o Sistema de Conflitos de Interesses, na sua relação com terceiros ou com os clientes ou usuários do sector público, é proibido ao servidor público:
d) solicitar ou aceitar, directamente ou por interposta pessoa, presentes, doações, favores, gorjetas ou benefícios de qualquer tipo, de pessoas que procurem acções de carácter oficial em virtude do benefício concedido, o que se presume, quando o benefício se dê em razão do cargo que se desempenha, nos termos estabelecidos no capítulo II;
e) solicitar serviços ou recursos especiais para a instituição, quando eles comprometam ou condicionem de alguma forma a tomada de decisões;
-----------------------------
O Ministro Max Tonela e os PCA da ENH e INP respectivamente Mithá e Zacarias usaram um voo charter da Solenta, pago pela Anadarko, nas suas ligações para Pemba no quadro do seminário da multinacional americana sobre oportunidade locais do seu procurement na fase de implantação. Desde sábado que estou tentando chegar a fala com Mitch Ingram, o VP da Anadarko para LNG. Ele ainda não respondeu aos email enviados. A questão colocada é a de saber porque razão a Anadarko ofereceu-se a transportar um Ministro e altos oficiais públicos do sector extractivo, incluindo o PCA do regulador, quando isso significava violar legislação nacional e o seu próprio código de conduta?
Nas fotos: Max Tonela e Mitch Ingram, da Anadarko
Adamo Miguel Halde, Hussein Nácir Rupava, Vitó-Dj Nhancume e 84 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Abilio Manel
Flagrante delito! E depois?
Gerir
Suva Baptista
vasculhou ate provas. essa lei funcipna para o descalco
Gerir
Dracke Nolasco
O louco do Muchanga te provocou e mentiu mano Marcelo Mosse.
Gerir
Vasquinho King
Obrigado pela lição ética
Gerir
Leonardo Costa
Recordo-me do caso dos bilhetes de futebol em que alegadamente uns ministros portugueses estiveram no meio da polémica.
Gerir
Nairinho Mabote
Outros viajaram à China com patrocínio da Huawei
Gerir
Egidio Vaz
Qual é a punição para tais violações? Devolução do valor? Pelo que sei, a Anadarko organizou sempre visitas guiadas ao site, deu boleia a vários (até à Vale ou CFM), pagou almoços e jantares colectivos. Para um evento cujos beneficiários seriamnao apenas os passageiros mencionados mas o país inteiro, julgo que é atendível. Ademais, seria pior se tivessem aceite o avião dos empresários moçambicanos.
Gerir
Dracke Nolasco
Aceitar viagens grátis de investidores, é sinônimo de aceitar presentes... qualé a dúvida ai Cota Vaz? Não se proteja da chuva com o chapéu, só um leigo não vai querer ver que houve violação da proibida de pública. Colocaram a posição deles numa situação de vulnerabilidade, pior que foram ofertados boleia aérea por uma empresa que opera na área sob tutela do Tonela.
Gerir
Sic Spirou
Isso deve caber a nós ajudar ao MM a responder. Porque a lei está aí e é clara. Fazer do dono do post juiz e procurador não é de bem! Os advogados dos visados que apareçam e desmintam o atropelo da lei! É assim que devemos fazer as coisas e não sermos Pilatos da era moderna. Cada um com sua tarefa.
Gerir
Egidio Vaz
Sic Spirou não quer ouvir opinião diferente. Vem ao mural do Marcelo REZAR. Então não comente minhas interpelações
Gerir
Egidio Vaz
Dracke Nolasco esses dirigentes iam a praia? De férias, com família? Ou iam tratar negócios pessoais? Gente que estava ao serviço do estado, em missão de serviço, está sendo viliepndiada. As pessoas não se interessam com verdadeiros conflitos de interesse. É política de avestruz. Saio desse debate, já disse o que tinha a dizer. É pieguisse.
Gerir
Dracke Nolasco
Todo comentário ou post em público, isto é Facebook, etc... é passível de ser rebatido.
Gerir
Dracke Nolasco
Cota Vaz com o devido respeito, o Estado/as empresas que representam que condicionem viagens para seus agentes. Repara que se um Procurador ou agente da Pic actual sernic, é patrocinado para dar seguimento aos trabalhos de investigação pelo suposto criminoso, que moral ou coragem este profissional terá para incriminar o seu patrão? Just think
Gerir
Egidio Vaz
Dracke Nolasco para começar, devo dizer que tal acontece na prática. Tenho muitos casos e os tipos sempre a reclamar meios, acabo ajudando. Mas neste caso específico, deve ler toda lei. Existem excepções. Estes estavam ao serviço do estado. Não foi nenhum favor privado. Nem táctico
Gerir
Dracke Nolasco
O debate é longo, a labuta me chama.
Gerir
Sic Spirou
Egidio Vaz deixa de pensar em mim e analisa a lei que o MM citou. Ntsem abraços.
Gerir
Egidio Vaz
Sic Spirou a lei que tu conheces bem traz excepções. E ai porque não te interessa, ficas pelos números que aqui foram colocados. Abraços
Gerir
Roberto Julio Tibana
Mas meu caro Egidio Vaz, deixemos as pieguices (como tu dizes) de parte. Os mencionados dirigentes públicos violaram ou não a Lei citada pelo Marcelo Mosse ? Eis a questão!
Gerir
Joaquim Gove
Egidio Vaz, acho que iam à praia e bem acompanhados de suas esposas ou amantes.. Kikikikikiki
Gerir
Carlos Dick Pascoal
O Egidio Vaz ja ha muito tempo que nao escreve nada, ja lhe acabou opiniao, agora so lhe vejo a servir de policia de fazedores de opiniao publica! oh Egidio Vaz veja la se ganha de novo inspiracao deixa de ser marionete desses tipos ai!
Gerir
Ricardo Xavier
Tout court
Gerir
Esawu Nuvunga
Carlos Dick Pascoal tas certo também acho
Gerir
Marcelo Mosse
Roberto Julio Tibana porque nao ignoras, como eu faco....acabas dando tamanha importancia ao homem...
Gerir
Egidio Vaz
Marcelo Mosse IGNORAS mas lês. Nullius in verba ("Take nobody's word for it"). Ditos de ninguém são finitos. Se achas que fazes um bom trabalho andando a dizer meias-verdades e se achas que o debate é-te maléfico então não te ocupes em interpelar os outros. Ou seja, não faças aos outros o que não gostarias que te fizessesm. Aliás, estou a dar tamanha atenção as suas meias-verdades e sinto-me na obrigação moral de as depurar das suas banhas. Acto normalissimo
Gerir
Joacheim Tembe
Sic Spirou afinal aquele aviaozinho (acho que são 2) do Estado onde estão. Problemas que vao nos arranjar só!
Gerir
Sic Spirou
O provedor da justiça parece que pode ter muito papel e tinta por gastar este ano!
É que duvido que outras instituições relevantes possam agir de "per si"!
Grande lição aqui MM: ontem te provocaram e hoje dás o troco até em moeda estrangeira! Ahhaahahahahahahag
Gerir
Anselmo Titos Cachuada
Salvo má percepção minha, me parece que essa improbidade é nula na sequência da última oração do artigo 25: " ...salvo quando tal pedido resulte do exercício da função ou cargo". Os dirigentes arrolados foram ao SOL no exercício dos seus cargos, em representação do Estado, não em missões privadas. É aqui onde começa o debate ao caso subjúdice!

Todavia, parabéns ao MM - a quem devo muito respeito e admiração - por levantar o debate.
Gerir
Manjate Custodio
Palmas.
Gerir
Egidio Vaz
Ai está.
Gerir
Zitox Fox
(...)�k) solicitar a governos estrangeiros ou a empresas privadas, colaboração especial para viagens, bolsas de estudo, hospedagem, ofertas em dinheiro ou outras liberalidades semelhantes, para seu próprio beneficio, seu cônjuge, irmão, ascendente e descendentes, em qualquer grau da linha recta ou para terceiro, salvo quando tal pedido resulte do exercício da função ou cargo;�(...) em nome do Estado posso me misturar com o adversário?
Gerir
Zitox Fox
👏👏👏👏👏 Mas quando os desmandos em Pemba virem a terreiro não é a Lei da Probidade que será chamada vamos nos lembrar apenas das viagens pagas, almoços, etc. Os nossos dirigentes deviam evitar criar estes sururus.
Gerir
Carlos Sérgio
Egidio Vaz Que decepção, eu o admirava muito. Mas pactuar pela continuidade da violação da lei é MAU!
Gerir
Vasquinho King
Grato Anselmo Titos Cachuada pela luz.
Espero que outros aqui nao levem este comentario para aquela caixa de resposta e destoem o Post do MM com ataques pessoais e ofensas entre homens grandes. Já vi aqui insultos que me deixaram mal disposto.
Gerir
Dracke Nolasco
Estão todos vonvocados
Gerir
Tomas Mario
"Seria pior se tivessem aceite o avião dos empresários mocambicanos" : eacreveste mesmo isso, meu caro amigo Egidio Vaz?!
Gerir
Egidio Vaz
O debate é longo. Escrevi muito mais que isso
Gerir
Daniel Neto O Caboclo
Ha violações maiores e piores na interpretação da lei. Egidio Vaz pha...
Gerir
Egidio Vaz
Daniel Neto O Caboclo É VERDADE meu caro. Não fique pelo óbvio. Existe muita coisa que não sabemos.
Gerir
Fernando Fernando Matusse
Kkkkkkkkkkkkkkkk.... seria pior....kkkkk
Gerir
Sandro Issufo
Excelente interpretação Caro Anselmo Titos Cachuada, falou POUCO mas DISSE TUDO.
Gerir
Francisco Saimone
Um polícia de trânsito me pára e pede boleia. Pode ser considerado violação a Lei da Probidade. hehehehehehe...yeah
Gerir
Carlos Sérgio
Estou muito decepcionado quando alguém acha normal que o criminoso patrocine o agente da ex-PIC "SERNIC" para a prossecução da investigação. Quando se acha normal a violação da lei por achar o costume superior a mesma lei. Pior é quando isto é defendido por gente letrada.
Gerir
Jasmin Rodrigues
Ameen Carlos Sergio... de um ignorante ainda aceitava mas de letrados e doutorados!!!!???????
Gerir
Muhamad Yassine
Violou sim e deve ser sancionado
Gerir
Anselmo Titos Cachuada
A Hermenéutica é técnica - método científico - usada para interpretar as Leis e Doutrinas Jurídicas. Idem com a Bíblia ou Alcorão. Quer num quer outro, não se interpreta (apenas) à letra, mas, sim, ao espírito do autor: o que lhe ocorria na 'alma' ou o que pretende alcançar com tal instrumento.

No caso em debate, trata-se de aplicar esses métodos para interpretar o conteúdo. Disto resulta, concomitantemente, no risco que se corre ao propor que o legislador, ao introduzir a última oração do já citado artigo vinte e cinco da Lei da Probidade Pública, quis (o ligislador) tão somente, excluir responsabilidades aos detendores desses cargos, desde que o objectivo seja público.

Há muitos séculos que os doutos nos ensinam que a ideia do Direito é a JUSTIÇA, e esta, por sua peculiar essência, nada mais persegue senão dar a cada um segundo o seu (de)mérito.

Daqui nos parece, obviamente, que não se pode almejar penas a quem a própria lei exclui-lhes responsabilidades. Ademais, nos parece que em Direito funciona mais responsabilização com base nas provas factuais. Neste enredo, não vai ser fácil construir algum nexo de causalidade. Aliás, nem há consequências: prove-se que esses governantes agiram na contra-mão do Estado como resultado da boleia da Anadarko!

Opinião, apenas!
Gerir
Carlos Sérgio
Carlos Sérgio 👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤫🤫🤫🤫
Gerir
Stelio Jeree
Stelio Jeree
👀
Gerir
Stelio Jeree
"A criminalidade está demais em Moz, roubaram o telemóvel do EV e andam a postar/ comentar no FB coisas estranhas (fazendo-se passar por ele)."
Quem me dera fosse verdade, isto explicava bem os posicionamentos estranhos/ suspeitos do EV ultimamente😕
Gerir
Carlos Sérgio
yuuuuu, Mau, mas muito Mau. mas a ser verdade, ele devia mandar desactivar o numero na operadora.
Gerir
Anselmo Titos Cachuada
Não pode ser verdade.
Gerir
Egidio Vaz
Olha Stelio, o que fazes é Bulshit. O celular é meu. Eu nunca ouvi sua opinião. Defende o que? Quais são suas ideias? O que lhe irrita? Seja expresso. E apreciável
Gerir

Sem comentários: