quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O locutor que actua no vídeo viu o fogo a chegar. E muitos descartam o alerta.

Wa misala ndiye adawona moto (foi o doente mental quem viu o fogo a chegar) - ditado Chewa/Nyanja/Ngoni.
Significado: muitas vezes não prestamos atenção aos alertas vindos daqueles que não gostamos ou que não vão com a nossa cara.
O locutor que actua no vídeo viu o fogo a chegar. E muitos descartam o alerta.
Comentários
Jasmin Rodrigues Sabes.... gostava que todo aquele k esta desapontado contigo deixasse de comentar os teus posts. Acredito que assim te caia a ficha! Aquilo que conseguiste atingir, o respeito e reconhecimento na aociedade foi gracas ao teu trabalho, a visao que tinhas, ao espirito rebelde, aos teus valores e aquilo que acreditavas (a causa maior) !!! Mas a pessoa que te tornaste....vai te levar abaixo little by little! Sad!
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Egidio Vaz Nunca irás deixar de comentar meus posts por não concordares com eles. Sabes porquê? Porque debate é exactamente isso. Troca de ideias, teses, impressões, etc. Gosto de ti assim, do que quando vinhas bater palmas. Aquilo irritava-me, sabias? Portanto, se deixares de comentar, a menos estarás aqui para ler. Obrigado pela amizade Jasmin Rodrigues (a proposito, conheço uma marca de pilula anticoceptiva chamada Jasmin). Espero que encarnes o espírito dessa pílula, para não te ofenderes tanto e provavelmente para que as minhas investidas sobre a tua consciência não produzam efeitos por ti indesejáveis.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 hEditado
Jasmin Rodrigues Eu bato palmas com o que concordo e batia com o teu espirito rebelde e lembro me de discordar de ti em alguns momentos....
Espirito de pilula ou nao.... sei qual o meu adn e nao me deixo afectar por tais coisas. 
Como amiga de longa data virtual e tend
o acompanhado a tua progressao e posicionamentos... desejo sinceramente o teu descalabro ( perceba de forma positiva isto, de modo que nao mais tenhas a relevância que levaram esses sanguesugas a associarem se a ti) e isso faca renascer o EV de outrora!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Frank Mwanaluc uma nação se reconstroi com a indignação dos jovens. mas se os jovens so olham para o seu umbigo.......opa
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Domus Oikos A proposito Egidio Vaz na italia acaba de cair uma ponte e cerca 35 pessoas morreram. Um enginheiro considerado "nhamissala" ou "zemwa" em 2016 alertou o perigo.da Ponte e os político de grande credibilidade fizeram ouvido do mercador. Um provérbio importante sim.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 hEditado
Egidio Vaz Pois é. os dzemwas dessa vida, às vezes têm alguma dose de razão.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Gabriel Muthisse Kakakakakakaka
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Zarito Mutana Kkkkkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Nelson Junior .................Vamos aos factos:....so que, o Guebuza se esquce de que, durante o reinado do ditador Samora, ele mesmo teve sérios problemas com a Frelimo, e o Samora que nao brincava mandou-lhe pra uma prisao domiciliaria....A existencia de problemas no seio da Frelimo foi e continua a ser o DNA desta Formaçao...Olhemos a "cronologia" dos factos:...Quando estes nossos camarads estavam na Tanzania resolviam os problemas internos, matando-se uns aos outros...entram em Moçambique em 1974, os problemas internos eram resolvidos com prisoes sem julgamentos( acusados de serem inimigos do povo) ou enviados pra os campos de reeducaçao....com o tempo, os "indisciplinados" eram aliciados com uma vida super luxuosa e dinheiroes...e ficavam calados!...O que se passa hoje na Frelimo, nao é novidade.......Sempre batemos na mesma tecla: a luta pelo poder...A atitude do Samito nao caiu do ceu: é uma boa e suja jogada dos que nunca gostaram e continuam a nao gostar do Nyusi...é tudo politca, e o alvo é o Nyusi....Mas, acham voces se, a Mama da Naçao( a Graça Machel) dizesse ao Samito de nao candidatar-se, ele levantaria a voz???....A nao ser que ,o Nyusi( malandro e manhoso que é) nao faça parte do grupo do Samito para contrariar a candidatura do Comiche...eu por ca, so diria: da Frelimo estou fartissimo!..e nao sou o unico: 80% dos centristas e nortenhos ja nao suportam mais este partido de mafiosos.......
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Paulo Melchior Focas Não generalize (centro e norte), fala da sua opinião. Porque eu gosto da FRELIMO
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Sic Spirou .hehehe ♬♪"não vamos esquecer a história que passou"♫♪
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Nelson Junior Que a goste ou a adore: é seu legitimo direito e respeito.....Mas, se tiver possibilidades e capacidades faça um inquerito( enquete) sobre a relaçao dos centristas e nortenhos com a frelimo...pois nao se compreende os porques e como é possivel que o centro e o norte sendo os donos dos recursos naturais continuem com menos investimentos e menos estruturas...compare as estruturas turisticas do sul com as do centro e as do norte.......
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Nelson Junior Se, se esquecer a Histoira que passou, corre o risco de cometer os mesmos erros do passado...nao acha???
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Eliha Bukeni Cuidado com o discurso de tomar o centro e norte como homogenio. Se amanha o sul desaparecer as diferencas hao de ser entre o centro e norte, e depois ficam entre as provincias da mesma regiao, e depois fica entre os distritos da mesma provincia. O gas esta em Inhassoro e Palma, o carvao em Moatize!
Gerir
GostoMostrar mais reações
25 min
Nelson Junior ....Nao vamos em imaginaçoes ou suposiçoes...o Sul nunca vai desaparecer..ninguem aqui está contra o Sul, mas contra as politicas favoraveis " bias" ao Sul e aos Sulistas....pois a Frelimo investiu no Sul pra se enriquecer e nao pra melhorar as condiçoes dos sulistas
Gerir
GostoMostrar mais reações
13 min
Marques Aparicio Quando esteve no poder sequer disse : Preocupa - nos!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Eddy Cumbula EV voce é uma vergonha para todos fãs dos teus posts , fui teu admirador por muito tempo hoje tenho vergonha do que tornaste....
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 hEditado
Egidio Vaz Eu não gosto de fãs. Gosto de amigos e debatedores. Você é que é uma GRANDIOSA vergonha ao se declarar meu fã. Por acaso tenho algum compromisso consigo? Quando é que combinamos?
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
GostoMostrar mais reações
2 h
Egidio Vaz E mais Eddy Cumbula, dizer que tenho fãs é espezinhar os milhares de amigos que pensam com cabeça propria. Fã normalmente não pensa com cabeça propria. Durante anos, estive aqui a ensinar alguns "debeis mentais" a exercitar um pensamento autónomo. E a tática de dizer que sou seguido por fãs é, curiosamente, uma forma de me aprisionar ao vosso mundo fechado de pensar; aos vossos vícios de raciocinio aos vossos problemas quaisquer. Cada um deve pensar por si. E se não concorda, exprima a discordância. Estranhamente o número de seguidores não para de crescer. Curiosamente. Então, pense duas vezes antes de lançar qualquer impropério. Pode estar a falar sozinho.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Carlos Jonasse Meu caro amigo EV, o grande problema nosso reside exactamente no que levantas. O conceito de fa. As pessoas deixam de pensar com suas cabecas, tem ideias fixas,custe que o que custar, se eh fulano que fez ou pratica as tais accoes, independentemente das consequencias, elas sao endossadas, ou nao. Nao se olha no razoavibilidade, nao. As pessoas tem cabecas bipartizadas!!??Porque o EV hoje endossa uma linha, ja eh tido como assado e cozido pelo grupo A, entretanto, ontem porque endossava o grupo B, tambem era tido como cozindo e assado pelo grupo B. Isto eh proprio de gente preguicosa, recorrerem a adjectivos pejorativos para esconder a incapacidade de argumentar, nao,assim nao da para aceitar. Os estados civilizados constroem-se com pluralidade, diversidade de ideias.Ate ideias controversias sao importantes para construir um estado!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
GostoMostrar mais reações
20 min
Alfredo D. Baltazar Malangu a dzindza tai?
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Isalcio Mahanjane Ingrata constatação, porque quando o fogo vinha, todos, sem excepção, atacaram o mensageiro e não tinham tempo para a mensagem... hoje resgatam o mensageiro para passar a mensagem, com o risco de logrados os intentos voltar a campanha de diabolização...
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Egidio Vaz Pense em Jesus Cristo, morto por ser subversivo. Hoje igrejas lucram e pastores enriquecem a custa da sua mensagem. O mundo está torto desde os próprios tempos em Deus falava directamente com as pessoas. Não conseguirás conserta-lo agora. Essa também é uma constatação.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
GostoMostrar mais reações
13 min
Jasmin Rodrigues Nao me facam rir!!! Ele e o foco do topico da memsagem!!! Se nao fosse a dita “luta contra a pobreza” que era mais “ganho pessoal” nao haveria taaaaantaaaa insatisfacao entre os membros e a tal instabilidade que este maldito diz aqui!!! 

Hoje louva se
 o mensageiro por ter dito o que de facto esta acontecer... mas se formos mais a fundo... quais as causas?!! Nao se deveria louvar pessoas por so falarem do que esta a acontecer, mas sim das causas que influenciam a tal fenomeno... ai seria bom ve lo a falar disso!!!

Ps: vocemesse respeita que alguem venha hoje dizer que ha crise econômica em Mocambique?!! Ou respeita quem faz uma análise profunda...sobre o problema e factores envolventes e quica possiveis solucoes?!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Laos Saraiva #AJUDEM me a entender uma coisa: mão externa,... agora mão interna?....ao invés de pensarmos nessas todas mãos,.... será que não terá chegado o momento de repensarmos na nossa maneira de fazer política?
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Vasquinho King Os politicos sao visionarios e dao avisos a navegacao mas as vezes o povo e o respectivo poder popular já traçaram o seu rumo e como adágio popular recomenda; aguas passadas nao movem o moinho. Passou e passou foi bom enquanto durou
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Timotio Jose Mugaua Dr so da rir esse reconhecimento eles tem com os adiversario
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Caula Manuel O pai dos ambiciosos calado era um poeta. Gostava da frelimo, mas agora desde que nunca conseguiram encarcerar os mafiosos que roubaram em nosso nome, estou na penumbra por enquanto, até alguém ganhar a coragem e encarcerar os santos que fazem discursos bonitos em público, daqueles discursos para distrair os desatentos. Estes santos precisam de um bom martelo, não há nenhum juiz corajoso que consegue martelar a sentença. As pessoas cansaram falar, agora os santos são os protagonistas, que depois de nos roubar alertam aos comparsas, olha cuidado, alguém pode estar a armar uma cilada no nosso seio e a nossa gatunagem pode ir ao descalabro. Os outros camaradas atentos a aplaudir. Agora começo a entender como é que os colonos reinaram aqui durante séculos, nós somos medrosos, nos roubaram e continuamos a meter graxas. Estes alertas deveriam ser de outra pessoas no seio do partido, a chamar a atenção de que alguns gatunos do partido andaram a roubar em nome do povo e do governo, mas é o contrário, os próprios gatunos aparecem em público e em forma de alerta a avisar os comparsas, cuidado manos alguns andam atentos podem nos apanhar na gatunagem fiquemos atentos. Os regionalistas bicudos não conseguem abrir a boca contra o pai ambicioso da gatunagem, mas quando é para falar mal do Nyusi, não perdem um segundo em dizer o nome dele na Tv e em público, do outro já temos medo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Nelson Junior Nao sei se,seria errado ou injusto da minha parte afirmar o seguinte:...A Frelimo libertou Moçambique e todos nós e bem todos somos gratos, mas os nossos avós foram dirigidos pela Frelimo...Os nossos pais tiveram a mesma sorte,nós outros tivemos a mesma "canja"...Os nossos filhos estao sendo tambem eles dirigidos pela Frelimo....Os nossos netos estao caindo no mesmo "poco"...Será este o destino dos nossos bisnetos???...Se, a Frelimo realmente adora este País, é hora de iniciar a pensar que deu o que tinha que dar...Mas, trazer de volta um Comiche que está prestes a morrer??...O que é isto?....Nao é que a Frelimo goste mais de Moçambique do que nós, mas adora o Poder....especialmente o poder socio-economico
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Thulukela Massingue O que a Frelimo fez ou estar a fazer com Samito é o que as bases querem? 

É o que a OMM quer e/ou queria?

É o que a OJM quer e/ou queria? 
É o que a ACLLN quer e/ou queria?

Em algum momento devemos deixar a emoção de lado.
Gerir
GostoMostrar mais reações
38 min
José Luís Tepa Dzemua ndie muku mulonga ndi Armando Guebuza tai? Ande mbuia Vaz ie ndi Dzemua mesmo.

Sem comentários: