quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Jornalista sem competências técnicas ou de gestão nomeado PCA da RM

PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Adérito Caldeira  em 14 Agosto 2018
Share/Save/Bookmark
Foto retirada da página pessoal de Abdul Naguibo no FacebokkO jornalista Abdul Naguibo Abdula, que não tem competência técnica nem de gestão para liderar uma rádio em processo de digitalização, mas tem reconhecido trabalho de bajulação ao partido Frelimo, foi nomeado nesta terça-feira (14) para o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Rádio Moçambique (RM).
De pouco mais de 50 anos de idade, o experiente jornalista exercia, desde 2016, sob muita contestação interna, o cargo de director de informação da rádio pública.
O @Verdade apurou que esta nomeação foi uma “grande surpresa” para os funcionários da RM, porque Abdul Naguibo não estava entre os nomináveis para o cargo deixado vago, em finais de Julho, por Faruco Sadique Ibraimo, que pelo mau serviço público que realizou foi indigitado para dirigir a Televisão de Moçambique.
O @Verdade sabe que para além da fervorosa cobertura e divulgação das “realizações” do partido Frelimo e do seu Governo, Naguibo não tem competências técnicas para liderar a rádio pública na transição para a tecnologia digital e nem mesmo tem suficiente formação em gestão para inverter a deficitária situação financeira em que se encontra este que é o principal órgão de comunicação social do nosso país, apesar dos subsídios que recebe do Estado e da taxa de radiodifusão que todos automobilistas são obrigado a pagar.
Ao que apurámos, Naguibo é claramente uma escolha para garantir mais cobertura favorável ao partido Frelimo nos dois ciclos eleitorais que se avizinham. Contudo, ele herda uma empresa que, pela primeira vez, no mês passado falhou o pagamento de salários no “tradicional dia 20”.

Sem comentários: