quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Condenados à morte 45 militantes pró-Kadhafi que mataram manifestantes na Líbia


Um tribunal líbio condenou à morte 45 militantes acusados de terem matado manifestantes na capital líbia, Tripoli, durante a revolta contra o regime de Muammar Kadhafi em 2011.
SABRI ELMHEDWI/EPA
Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre
Um tribunal líbio condenou esta quarta-feira à morte 45 militantes acusados de terem matado manifestantes na capital líbia, Tripoli, durante a revolta contra o regime de Muammar Kadhafi em 2011, indicou o Ministério da Justiça.
Pelo menos 124 pessoas, todas sob custódia, estão a ser julgadas neste caso, precisou o ministério em comunicado, citado pela agência noticiosa francesa AFP.
Desses, 45 foram condenados à morte por fuzilamento, quatro a cinco anos de prisão e 22 foram absolvidos pelo tribunal de segunda instância de Tripoli.
O caso remonta a 21 de agosto de 2011, data do início da “libertação” da capital líbia do regime de Kadhafi, seis meses após a eclosão de uma revolta popular para o depor.
Militantes pró-Kadhafi abriram, então, fogo e mataram dezenas de manifestantes perto do bairro de Abu Slim. Muammar Kadhafi foi capturado e morto pelos rebeldes em outubro de 2011, próximo da sua cidade natal, Sirtes.

Sem comentários: