sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ainda sobre a deliberação da CNE



Elísio de Sousa
14 h ·

UMA TAL DE "AULA DE INSAPIÊNCIA" E UM TAL FILÓLOGO.

- Ainda sobre a deliberação da CNE

No dia de ontem, decidi partilhar publicamente um post relativo à questão das polémicas candidaturas de dois cabeças de lista na província e cidade de Maputo. Entendia eu, e na verdade, até agora, apesar das aprovações de tais candidaturas, que as mesmas, dentro no ordenamento jurídico vigente não eram passíveis de proceder, atendendo às regras relativas à incapacidade eleitoral passiva.

A CNE , que é um orgão colegial e soberana nas suas decisões, decidiu trilhar pelo contrario daquilo que alvitrei. Isso não é de espantar à ninguém, pois, é característico dos órgãos colegiais a deliberação por maioria simples de voto. As figuras de voto vencido, de recurso e de repristinação, são prova do reconhecimento do homem da sua falibilidade.

O que é certo ou errado depende do contexto. Esse contexto pode se relacionar com o lugar em que é proferida tal declaração ou o tempo em que a mesma é proferida. Não é fácil um adepto de FC Barcelona convencer a um outro adepto do Real Madrid que o seu ídolo, Leonel Messi, é o melhor do mundo, ou vice-versa. Neste ramo de actuação, muitas vezes a incoerência derivada das paixões pessoais fala mais alto, se comparado com um raciocínio puramente lógico. É humano.

O que se mostra difícil de perceber é a resistência que temos em saber discordar sem vilipendiar. Mas mesmo isso é igualmente humano. Apenas mentes superiormente preparadas é que têm capacidade de filtrar as pessoas da ciência. Dizemos corriqueiramente que as mentes superiores discutem ideias, as mentes básicas discutem apenas assuntos e as mentes inferiores discutem pessoas. Não tenho nada contra o dissídio, penso que é por via dele que chegamos onde chegamos em termos de evolução como espécie.

Voltemos ao tema :

Respeito todas as profissões e ofícios, pois que as mesmas, de cada uma das formas, contribui para uma sociedade sã e esclarecida. Mas, acho por vezes que, como disse alguma vez, eu, como jurista, teria pouca autoridade (senão nenhuma), para contradizer as teorias da física quântica de Max Plank. Não se trata necessariamente de auto-flagelação intelectual, mas sim de um puro exercício de humildade científica. Robert Green já nalgum lugar alvitrou que para que se chegue à mestria em alguma área, são necessários, pelo menos, 10 anos de preparação contínua e faseada.

É desta forma que temos de ter a humildade de deixar o ferro para os ferreiros. Assim, para todos efeitos, não basta intitular-se docente de Psico-linguística e filologia. Acredito que à um filólogo seria aceitável debruçar-se suficientemente sobre as teorias de Ferdinand de Saussure relativas à importância da análise sincrônica. Há ainda muito campo por explorar no que tange à necessidade de explicar cabalmente a vitória dos Sápiens, sobre os demais humanos (como prefere chamar Yuval Noah Harari, que certamente os Filólogos devem estar bastante familiarizados)

APELO: Exmos. senhores Filólogos… e que tal se deixassem os assuntos jurídicos com os juristas?

Olhando concretamente para o que se vai ventilando um pouco por todos os cantos das redes sociais sobre o assunto em crise, permitam-me esclarecer que na academia não devem haver auto-denominações. E não me parece correcto e académico quando a palavra auto é atribuída à uma terceira pessoa, quando o mesmo inicia o seu artigo vangloriando-se ser docente, estudioso etc. Mas isto não é o essencial

“Vamos por pontos” (como disse o tal):

Contrariamente à uma tese académica, seja ela à qualquer nível (licenciatura, mestrado ou doutoramento), um post para consumo público não obedece à qualquer rigor técnico para sua apresentação. A apresentação da tese central no início, meio ou final do artigo caberá ao critério do próprio autor, dependendo da capacidade percepção da mensagem dos destinatários e obedecendo à uma tática (e não técnica predeterminada), com vista a captar a atenção dos respectivos destinatários.

Não vi e nem vejo razão para que neste tipo de publicações se deva seguir a linha “orientada” pelos Filólogos de ocasião. O uso da expressão “salvo melhor opinião” é meramente estilística e facultativa quando se debruça sobre qualquer assunto. É lógico que, pela falibilidade do raciocínio lógico humano, todas ideias expendidas são, necessariamente, em regime de “salvo melhor opinião” ou “sem embargo de” ou ainda “inobstantemente opiniões potencialmente diversas”, etc. A precaução e humildade intelectual são, para todos efeitos, termos subjectivos dependendo a sua apreciação, do receptor da mensagem.

Não se diga por isso que não existam padrões para tal, mas, de todo modo, a subjectividade é inerente aos próprios conceitos. Assim entendemos que a colocação da tese central logo no início do artigo (post), apenas se revela como uma estratégia de comunicação. Caso contrário, a imprensa escrita (os jornais), depois de colocarem os respectivos títulos, nada mais diriam, senão manter-se no mutismo, como algum ilustríssimo Filólogo advoga. Sic.
Uma lei é fragmentada por normas.

A interpretação histórica, sistemática, axiológica das normas é necessária em Direito. Mas nunca deverá o intérprete ignorar a letra da lei e partir para devaneios pessoais, alegadamente porque a letra da lei não o agrada. dura lex sed lex. As regras interpretativas prescritas no Código Civil em vigor em Moçambique, nos obrigam a iniciar toda e qualquer interpretação com base na letra da lei. Não me venham os filólogos inventar novas formas de interpretação de normas jurídicas desfasadas do que consta no comando legal. Já não estamos na Era dos Descobrimentos senhor Filólogo, onde esta ciência atingiu o seu expoente máximo.

Em matéria de concurso de normas (casos em que é aparentemente aplicável mais de uma norma), o legislador tem a missão de orientar claramente qual a norma mais adaptável ao caso concreto. O facto de dizer-se normas aplicáveis, não se quer, necessariamente dizer, normas à aplicar ao caso concreto. Esta é uma forma de mostrar ao leitor as várias hipóteses que se podem aplicar ao caso e das quais caberá ao autor do texto, optar pelo “melhor caminho” e fundamentar. É como, quando estamos perante a escolha de formação de um dos cursos disponíveis nas nossas universidades. Uns escolhem direito, outros escolhem economia, e outros engenharia, cabendo à cada um justificar aos encarregados de educação a sua opção (no caso de estudantes dependentes dos encarregados).

Neste caso em concreto, trata-se de uma mescla de dois regimes diversos, sendo um relativo à aplicação da lei no tempo e outro relativo à conflito aparente de normas. Neste caso as normas aplicam-se para os casos em que as mesmas vigoram. O advento de uma nova lei revoga às normas anteriores, mas não a exonera da responsabilidade civil, administrativa, etc. do infractor ou, neste caso, do impedido. Não se confunda revogação da lei como exoneração de responsabilidade ou amnistia.

No último ponto, o respeitado senhor Filólogo, alega inconstitucionalidade da mesma com base nalguns artigos da Constituição da República. À meu ver, parece-me que todos artigos se mantém em vigor, até declaração expressa da sua inconstitucionalidade pelo Conselho Constitucional. E deverá o nosso Filólogo saber que em todo ordenamento jurídico pátrio, apenas aos juízes cabe a prerrogativa de não aplicar uma lei por pretensa inconstitucionalidade (arts. 214 e al. a, n.º 1, art.º 247, todos da CRM). De outro modo, por maior que seja o nosso arrepio em relação à aplicação concreta de uma norma supostamente inconstitucional, ele deverá mesmo assim ser aplicada. Mais uma vez, dura lex sed lex.

CONCLUSÃO

É sempre aconselhável deixar o ferro para os ferreiros.





33 comentários
5 partilhas
6161

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Angel Johnson Obviamente deves ter ouvido a cerca dos paradigmas nas abordagens teóricas.
_______
Nenhuma teoria é exacta. Contudo, todas estão sujeitas a uma crítica. Nas ciências jurídicas é imperioso que antes de levar o galo à capoeira, certifique-se primeiro que lá não esteja algum lobo. Isto é, antes de fazer "pobres" publicações sem uma profunda investigação ou análise, procure fazer uma análise SWOT da sua temática, de modo a não causar polémicas desnecessárias.

Um forte abraço!
10Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h · Editado


Elísio de Sousa Obrigado pela dica senhor Angel Johnson. Seguirei escrupulosamente aos seus ensinos. Outro forte abraço!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Scalo Gui EIXXGerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Ivan Amade Elísio de SousaElísio
Não perca tempo com o tal "Filólogo"...., é um indivíduo potencialmente problemático . Abraços
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Amosse Mucavele Deixemos de adjectivar o outro, estamos em prol de um debate de ideias livre de potencias problematicos, Euclides Flavio, leia este texto, o video arbitro esta sob a minha alcada.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Amosse Mucavele Ivan leia este trecho "Não é fácil um adepto de FC Barcelona convencer a um outro adepto do Real Madrid que o seu ídolo, Leonel Messi, é o melhor do mundo, ou vice-versa. Neste ramo de actuação, muitas vezes a incoerência derivada das paixões pessoais fala mais alto, se comparado com um raciocínio puramente lógico. É humano."
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Francey Zeúte Eu so não fico satisfeito com os exemplos, preferia ler Dominguês vs Macamito (Desportivo vs Maxaquene) eternos rivais. srsrsrsrr
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Elísio de Sousa Ivan😂😂Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Elísio de Sousa Amosse Mucavele 😂Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Francey Zeúte Outro exemplo, ilustre Elísio de Sousa, podia ser entre o nosso eterno capitão Dario Monteiro VS Eurico do Ferroviário de Maputo. Seria uma comparação à moçambicana, de grande avançados que marcaram o futebol moçambicano com distinção.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Elísio de Sousa Francey Zeúte Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Belarmino A. Lovane Euclides Flavio Bom dia!
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Varlido Jorge Mahoche Já era de esperar
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Amosse Mucavele haja debate
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Amosse Mucavele "Não me venham os filólogos inventar novas formas de interpretação de normas jurídicas desfasadas do que consta no comando legal. Já não estamos na Era dos Descobrimentos senhor Filólogo, onde esta ciência atingiu o seu expoente máximo"
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Luciano Mapanga "as mentes superiores discutem ideias, as mentes básicas discutem apenas assuntos e as mentes inferiores discutem pessoas."
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Francey Zeúte Ilustre Elísio de Sousa, chega em tempo útil mas quanto a mim, era desnecessária tamanho esforço. O melhor, as vezes, é deixar que os porcos se chafurdem na lama sozinhos. E o filólogo assim ganhou publicidade com esta dedicatória numa sexta-feira como esta onde devia gozar o final de semana com assuntos mais relaxantes vai ter de ir ler para rebater o que aqui se escreve.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Scalo Gui Deixem a política para os políticos
Kikikikikjkkkklkk
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Mário João Francisco Francisco arrogância?!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
O Gilder Anibal e Euclides Flavio, estão a fazer Doutoramento turístico

Porém de confundir vossas áreas de formação, começo a duvidar da vossa lucidez
9Gerir


GostoMostrar mais reações · 14 h


Júlio Mutisse Esquece.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 h


Francey Zeúte Rendeste né? heheheeh
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Júlio Mutisse Francey rendi. Aquilo não era uma interpelacao ao argumento do Elísio. Era ataque a ele com base meramente ideológica e não científica.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 h


Francey Zeúte Júlio Mutisse chamamos atenção mas nada. Teve o que queria. Dedicaram-lhe um texto para reflectir durante o fim de semana.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 h


Berny Emilyah Joaquim dr Elísio de Souza não tentem organizar pessoas desorganizadas.
As leis só servem para os fracos.
Na minha a humilde opinião foi aprovada a candidatura de V. Mondlane para dispersar votos já que Samito vai concorrer na AJUDEM.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 h · Editado


Mário João Francisco Francisco kakakakaka
porque stae cne está a reboque da frelimo?

E naqueles Municípios onde a frelimo perdeu e perde nada podia se fazer?Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 h


Bitone Viage Meu grande amigo Elísio de Sousa será adjetivado por pessoas que de leis não entendem patavina.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 13 h


Elísio de Sousa Pois é grande Bitone
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Bethoven Amancio Hawenaaa......cada macaco no seu galho, quis dizer com o textao o Dr. Elísio de Sousa.....
Não percebo nada de direito, portanto, melhor continuar com o que não precisa de debate, é só cálculo e mais nada...ou está certo ou está errado...
Afinal vocês que fizeram direito escrevem muito assim? Ya, rendo....
Mas acho que o importante ficou
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Elisio Macamo bem vindo ao clube, xará!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Elísio de Sousa Pois é xará! E que clube hem...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Eugénio Vilanculos Yah, Elísio de Sousa, li, mas li muito, e ainda assim não consigui terminar o texto. Contudo a minha limitada intelectualidade permitiu me perceber, de entre pouquíssimas coisas, QUE ALGUEM PROVOCOU TE...provavelmente reagindo alguma coisa que disseste.
O teu saber mano, inspira me. Independentimente do esteja a defender, nós outros aproveitamos para aprender um pouco mais. Força. Obrigado
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10 h


Byshop Macie Você pah sinceramenteGerir


GostoMostrar mais reações · 9 h

Euclides Flavio
19 h ·



O Dr ELISIO DE SOUSA DEVE TER A HUMILDADE DEVOLVER A CARTEIRA PROFISSIONAL

Depois da publicação dum texto problemático intitulado: Venâncio Mondlane e Silvestre Ronguane: não há milagre (jurídico) que os salve.

Penso que num Pais serio, onde temos um sistema de justiça célere, hoje a “Classe Jurídica” moçambicana deveria reunir-se para convencer ao Dr. Elísio de Sousa com vista a DEVOLVER A CARTEIRA PROFISSIONAL e abandonar uma vez por todas a área jurídica.


O Pais não pode continuar com este tipo de profissional. E mais, pelo que eu saiba o Dr em causa é um docente universitário. Já imaginaram quantos estudantes foram deformados por este ilustre Dr em nome da sua retórica? Já imaginaram quantos clientes perderam a causa por CAUSA dele?

Alias, com que autoridade académica, o nosso criminalista irá discutir a retroactividade durante o segundo semestre na sala de aulas depois de ser desmentido pela CNE?

Ademais, se eu fosse patrão deste Dr, não aceitaria que os seguranças permitissem a entrada dele no nosso perímetro laboral, e também deixaria claro que não pagaria nenhuma indemnização pois, durante o trabalho mentiu para muitos clientes e estudantes. Tendo sujado o bom nome da minha instituição.

E mais, depois de ser “revogada” a sua carteira profissional, penso que ele próprio deve fazer um pedido de desculpas públicas aos seus amigos virtuais e não só, para reconciliar com os moçambicanos.

Após este cenário todo, em jeito de solidariedade, podemos contratar uma empresa de psicólogos para que o Dr Elísio de Sousa, seja submetido a um exame de habilidades profissionais. Pode ser que ele seja um bom FISICO NUCLEAR mas não sabe.


73 comentários
8 partilhas
106106

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Homer Wolf (E que tal se nos contasses, sucintamente, o que se passou, a ver se percebemos a razão de tamanha "indignação" com o pobre homem...???)
13Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h

Ocultar 16 respostas



Dionisio Marrengula VENÂNCIO MONDLANE & SILVERIO RONGUANE: NÃO HÁ MILAGRE (JURÍDICO) QUE OS SALVE!

Por: #Elisio_De_Sousa

NORMAS GERAIS:

O art.º 57 da CRM autoriza a aplicação retroactiva das leis, quando as mesmas possam beneficiar os cidadãos ou outras pessoas jurídicas.

O n.º 1, do art.º 12 CC, determina, como regra, que as leis dispõem para o futuro, pelo que, deixa ressalvados os efeitos já produzidos pelos factos que a lei se destina à regular.

FACTOS

Os senhores Venâncio Mondlane e Silvestre Ronguane, voluntariamente renunciaram os seus mandatos no dia 12 de Janeiro de 2015 (data de entrada no Secretariado Técnico da AMM ).

NORMAS POTENCIALMENTE APLICÁVEIS

1. O n.º 3, do art.º 18, da Lei n.º 7/2013, de 22 de Fevereiro, determina a incapacidade eleitoral passiva (não pode ser eleito) de todo aquele que tiver renunciado ao mandato imediatamente anterior.

2. A derrogação e republicação operada pela Lei n.º 10/2014 de 23 de Abril (v. art.º 1 e 3 dessa mesma lei) em nada alterou aquela disposição.

3. A al. b), do art.º 13, da Lei n.º 7/2018, de 3 de Agosto determina igualmente a incapacidade eleitoral passiva daqueles que renunciaram ao mandato imediatamente anterior.

SOBRE O CONFLITO DE NORMAS

NORMA 1 - determina a renúncia como incapacidade eleitoral passiva.
NORMA 2 - determina igualmente a incapacidade eleitoral passiva pela renúncia.

Logo,

NORMA 1 = NORMA 2 (N1 = N2)

Quando a lei anterior não se difere da lei ulterior, não há situação de conflito de normas, uma vez que as mesmas dispõem no mesmo sentido. Assim, na aplicação das regras relativas à sucessão das leis, não se mostra haver necessidade da aplicação retroactiva das normas (leis), visto que ambas dispõem no mesmíssimo sentido.

Tanto a Lei n.º 7/2013, de 22 de Fevereiro (art.º 18/3), republicada pela Lei n.º 10/2014 de 23 de Abril (art.º 3), como a Lei n.º 7/2018, de 3 de Agosto (art.º 13/a), ambas determinam o mais do mesmo: INCAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA POR RENÚNCIA DE MANDATO.

CONCLUINDO

Nem por milagre jurídico os senhores Venâncio Mondlane e Silvestre Ronguane, pelo facto de terem renunciado os seus mandatos anteriores, podem, legalmente, concorrer para as eleições autárquicas agendadas para o dia 10 de Outubro de 2018.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado


Dionisio Marrengula

3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Homer Wolf tsc...

(cheguei a pensar k o tal sodotori tinha assaltado o paiol de Mahlazine, roubado um arsenal, bombardeado a Ponta Vermelha e morto SEXA)
12Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado


Shelio Chaia Eulides, meu amigo é assim, quem emite opinião nunca diz verdade absuluta, cada um diz o que sente é considera aquilo como sua verdade, por exemplo você está a fazer o mesmo em relação a ele. aprenda que como humanos sempre teremos percepções antangonicos aos reais acontecimento. força no teu trabalho e na sua emissão de opiniões.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Elcidio Muchave Euclides Flavio está pegar pesado rapaz.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Edgar Cubaliwa Shelio Chaia são coisas que o Euclides Flaviodificilmente compreende. Busca assertividade num processo de análise social, sociedades em movimentos, que afectam e são afectadas por diferentes elementos. Complicado.
O quadro jurídico está bem ai, mas as interpretações n são lineares.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Emidio Beula Edgar Cubaliwa Nem mais...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Shelio Chaia claramente meu cara, algo nós devemos saber é exactamente isso, opinião é diferente de calculo matemático onde o resultado se for 1 será esse até a iternidade
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


De Oliveira Homer, alguém rebateu assim ...
------------------------
*A aula de insapiência de Elísio de Sousa*

Por: Dias Valas

Docente que sou de Psico-linguística e filologia, vou solidificando a tese das profundas similaridades, quase congénitas, entre o cérebro e o raciocínio do Homem com o dos primatas.

Esta tese fica ainda mais fortificada quando o nosso objecto de estudo, a nossa fonte de dados empíricos, é um suposto ou auto-denominado "académico".

Tudo isto à propósito do crime de raciocínio do criminalista Elísio de Sousa num mini-texto intitulado "Venâncio Mondlane & Silvestre Ronguane: não há milagre (jurídico) que os salve.

Vamos por pontos:

1. É extremamente preocupante como é que alguém ligado ao ensino da ciência não sabe que o jurista, assim como o investigador, é um intérprete e não um repositório de certezas. Até os iniciados nas ciências jurídicas conhecem de memória a famigerada frase de precaução e humildade intelectual ".... salvo melhor opinião... ".

Contrariando esse princípio elementar de ciência o nosso ilustre jurisconsulto já sentenceia no título do artigo "..... não há milagre que os salve"!!!!!!! Então não precisava de nenhum outro argumento.... ficava apenas no seu prejuízo e faria um panfleto para o público.

2. O nosso ilustre docente faz uma análise bastante estreita, circunscrita somente na al.b) do art. 13 da Lei 7/2018 de 3 de Agosto. Como um cachorro que tenta morder a cauda, esqueceu-se completamente de que estava perante uma Lei cuja interpretação deve ser feita como um todo e não fragmentada. Logo transparece que estamos perante um artigo escrito já com sentença à priori. Não estava a busca da verdade mas simplesmente de condenar segundo os seus preconceitos perante os visados.

3. Como parte fulcral do seu silogismo cartesiano afirma que as três leis (incluindo as revogadas) "....ambas determinam..... incapacidade eleitoral passiva por renúncia de mandato". Mama mia!!!!!

a) Elísio de Sousa ao interligar como tendo correlação de continuidade os "efeitos" de uma lei revogada na extensão da lei em curso, comete um erro crasso, passível de, em academia séria, perder a carteira profissional. Se a Lei foi revogada na totalidade, então ela não tem nenhuma eficácia legal, em termos coloquiais equivale a dizer que essa lei está "morta", deixa de existir como instrumento válido para interpretação. Caro Dr. se quiser fazer exumação de cadáveres, então monte um escritório no necrotério, mas por favor não assassine a ciência do Direito!!!!!

b) A ter que evocar as anteriores leis para o efeito de continuidade, então isso devia subsistir das *disposições gerais e transitórias*!!!.... o que nada se diz a esse respeito nesta Lei....apenas que as leis anteriores foram liminar e completamente revogadas.... logo estamos perante o sacrossanto princípio da regência da Lei para o futuro. Respeite-se um pouco estimado dr!!!!

3. É importante perceber porque razão o legislador quis criar relação de causa-efeito entre a renúncia de mandato e a incapacidade eleitoral passiva. A razão disso é pura e simplesmente para evitar a banalização do mandato que é de utilidade pública. Não se restringe um direito por capricho, a restrição visa sempre salvaguar um direito ou valor de maior grau e intensidade. Mas no caso dos visados a renúncia feita não foi por vontade arbitrária mas por imposição legal descritas na própria CRM - al. f) do nr1 do art. 171. Trata-se de renúncia condicionada para assumir um mandato também de utilidade pública. Não seja quadrado dr. Abra a mente!!!

4. Rigorosamente essa norma que tanto se evoca, como se fosse o último refúgio dos que tanto anseiam o afastamento dos visados, em bom rigor é contrária a constituição. A limitacão do exercício de direitos deve basear-se no que está expresso na Constituição. Qual é o sustento constitucional para essa restrição? Mostre-nos excelentíssimo dr. (Vide pontos 3 e 4 do art. 56 da CRM).

*Conclusão:*

À semelhança das draconiadas gaffes cometidas na polêmica do caso da Yolanda Boa, no caso de Ronguane e Venâncio, Elísio de Sousa brinda-nos com uma uma aula de insapiência. Ou melhor, uma aula de insanidade jurídica.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Euclides Flavio Edgar Cubaliwa, Emidio Beula e Shelio Chaia, não me venham com historias. Se não estão a par do assunto eu não sou culpado, actualizassem, isso é basico. E mais, o próprio Elísio de Sousa, por reconhecer a sua infelicidade argumentativa na interpretação de factos jurídicos em causa, acabou por eliminar completamente o seu post. Podem ir confirmar. Se houvesse qualquer razão ele manteria o texto no seu mural. Mas foi covarde e infantil. Ou seja, ele chama um conjunto de cenários mas depois faz uma interpretação vazia. De Oliveira, traz uma explicação coerente para rebater o ilustre Dr, podem ler. O resto fica ao vosso critério.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h · Editado


Shelio Chaia está certo euclides, mas o problema é você pensar que opinião deve ser cde acordo com as acções posteriores. Ele opinou más os outros fizeram contrario a sua opinião cameon meu me faça favor.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Shelio Chaia quantas pessoas já escreveram babuzeiras e os factos tomaram outro rumoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Euclides Flavio Shelio Chaia, são muitas. Mas não me interessei por varias razoes. Ha uma coisa fundamental que vocês estão a deixar do lado aqui. Pra começar, o titulo do texto em causa denuncia per si, um grave juízo de valor. Ou seja, ele julga sentencia ao mesmo tempo mesmo não sendo JUIZ. Segundo, ele e" um jurista que se diz especialista nestas coisas, portanto, não podemos perdoar esse tipo de coisa. Ele foi menos profissional e infantil, quis ser centro de atenções mas caiu no ridículo. Eu não perdoou esse tipo de coisa.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Shelio Chaia kkkkk, Euclides Flavio, hoje tenho pouco tempo para discutirmos esse ponto eu queria pegar um dos textos de grades academicos que já forma desmentidos pelas acções do presidente da República , mas que esses textos emitiam juizos de valores, e diziam uma série de coisas sobre o presidente que tempo depois tomou direcções que ninguém contava, portanto amigo num estado democrático isso sempre vai acontecerGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Buene Boaventura Paulo No contra argumento estás nota 20 Euclides Flavio, a expressão "... não há milagre que os salve" já esgota qualquer esboço em sua defesa. Parabéns pelo teu post
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Emidio Beula Do Direito entendo patavina, ainda assim não acho razoável demandar alguém a devolver a carteira profissional porque fez uma interpretação da lei ao arrepio das normas... sobretudo porque a demanda provém de alguém que carece de legitimidade para tal empreitada...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Escreve uma resposta...




Januario Simango Concordo com a posição do ilustrebHomer Wolf, uma vez que o texto não esclarece com exactidão os factos da discordia. Pode ser que, passou na comunicação social, posso acreditar que, os demais podem não ter visto a reportagem. Agradeceriamos ilustre Euclideo que traga todas as evidencias.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Euclides Flavio VENÂNCIO MONDLANE & SILVESTRE RONGUANE: NÃO HÁ MILAGRE (JURÍDICO) QUE OS SALVE!

Por: #Elisio_De_SousaVer mais
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Euclides Flavio Homer Wolf e Januario Simango, aqui esta.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Homer Wolf "SilveSTRE" o tanas!... tscGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Januario Simango Muito bem. Gostei da pronta resposta. Afinal estou a lidar com um jornalista, onde o imediatismo faz parte da profissão. kikiki. Vou me informar com espitito e letra da lei.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Januario Simango Digo espirito e letra da lei.....
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Adriano Novela Euclides Flavio estou confuso. Onde é que o tal do dr Elísio errou aqui? Se os textos das leis diz isso que ele transcreveu, me parece ter razão, ou não? Somebody to explain?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h · Editado


Mouzinho Nicols Na minha modesta opinião, a demonstração juridica do ilustre Elisio de Sousa faz sentido juridico.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Euclides Flavio Adriano Novela e Mouzinho Nicols, concluindo a CNE favoreceu SR e VM. Prontos, vocês tem toda razão. So vim vos recordar que o ilustre Dr Sousa de tanto estar coberto de razão, ja removeu o post que fundamentava o seu posicionamento, e a poucos minutos escreveu um outro texto em resposta a sabia intervenção do Valas.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h · Editado

Escreve uma resposta...




Nelson Edir Phacul Ele pode ser um "Físico Nuclear" mas não sabe. Essa me kiló assim estou na sala de reanimação. Aceito visitas pk não vou morrer agora
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Madlha Nhuku

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Pedro Manguene Perdoa-o. Ele é criminalista, é lá onde reside sua especialidade. Nos contenciosos eleitorais é como eu, tu... Nao passamos de curiosos. A única diferença pode estar na tendência objectiva de (querer) influenciar opiniões!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Nkulu Wa Munu

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Francey Zeúte Nada contra a critica que é aqui feita sobre os escritos do Dr Elísio de Sousa, mas a meu ver, se o mesmo apresentou argumentos jurídicos porque o critico, meu amigo Euclides Flavio não faz a mesma interpretação da lei, apresentando os seus no lugar degastar tinta de teclado a encher-lhe de nomes, desnecessariamente. O debate deve ser recorrendo a Lei e não pintando de adjectivos à aquele que escreve sobre algo de que não concordamos. Apresenta a tua interpretação da Lei. Sob pena de abrimos um precedente mau.
10Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Euclides Flavio Francey Zeúte, o meu texto não e" de apelos mas sim, e" de justeza. Eu ja coloquei o meu ponto de vista em relação a este assunto aqui no meu mural, se não viu, não sou culpado. Este post e" extensivo ao posicionamento que ja tomei.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Francey Zeúte Já percebi e parece que dai, do pódio dos certos ninguém te tira. Bom proveito. kekekekeekekek
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Escreve uma resposta...




De Waan Candido ACEITO k o critiques mas Não o marteles, pois, isto aparenta amor exagerado pelas figuras em estudo, e odio por qualquer que opina contra os seus, penso k falta "condução defensiva" aki, pois a CNE apesar de autoridade eleitoral nao é o garante da vardade absoluta, dai k existem lacunas da lei k leva à criação de novas , tanto k até pode ser armadilha pra problematizar resultados eleitorais, nao digo k ele esteja certo, ms sejamos prudentes e continuemos na busca da verdade.

Nb: Galileu e outros influentes da epoca morreram assim, estudos posteriores vieram a provar a sua inocencia.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Naine Mondlane O Problema Aqui é: Confusão Na Leitura Interpretação das Leis.
VM7 e o Prof. SR Não renunciaram Os Seus Mandato Na Assembleia Municipal Neste Novo Pacote e Modelo de Descentralização, Que Foi Aprovado Entre o PR e o Líder da Renamo.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h · Editado


De Waan Candido CERTO, O PROBLEMA PRA MIM É, HOUVE excesso na critica, pois nao é à toa k varias figuras tiveram seus posicionamentos a repeito do assunto, o k é muito normal e se evolui tanto com isso. Neste post há um ataque violento como se fosse o unico contra.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Escreve uma resposta...




Tomas Pedro Carvalho SurumiGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Júlio Mutisse Euclides Flavio
Direito é uma ciência com princípios próprios e Elísio de Sousa os conhece melhor que muitos. O argumento dele é errado? Argumente.
Tu deves ser profissional de alguma área e, de certeza, erras. Quando erras te pedem o que pedes aqui? Isso é no pressuposto ou eventualidade de o argumento dele ser ou estar errado.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Euclides Flavio O argumento dele é errado sim, a par de outros comentários lúcidos como a de Valas, na segunda-feira fiz um exercício básico sobre este assunto aqui no meu mural.
Mas o meu problema não esta no argumento em si, a minha adversidade esta na estrutura. O Primeiro erro do Dr Sousa esta no título: “Venâncio Mondlane e Silvestre Ronguane: não há milagre (jurídico) que os salve”.
Este titulo esta muito errado e e" problematico, respeitado Júlio Mutisse, você como jurista conhece as implicações do uso do JUIZO VALORATIVO. Quem é o Dr Elisio de Sousa para sentenciar? Por acaso ele é JUIZ?
Alias, num cenário deste, ele não perderia nada em colocar os dados e começar com o exercício de interpretação sem tentar influenciar a decisão do órgão que pode decidir sobre o cenário. Quanto ao conteúdo podes ler o texto elucidativo do Valas. Ele interpretou sim os factos mas usou uma formula errada.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h · Editado


Júlio Mutisse Continuas nas cercanias do problema. Está errado em quê? Apresente a sua fundamentação
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Euclides Flavio Júlio Mutisse, eu disse o problema esta no juízo do valor. Se isso for pouco para si, então não tenho argumento.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Júlio Mutisse No título portanto, não no conteúdo. Ok.
A questão, do ponto de vista jurídico, não se discute dessa forma.
Vá a tese do Elísio que é apresentada com fundamentação jurídica e identifique os lapsos que possam existir. E a questão fundamental é : a le…Ver mais
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Júlio Mutisse A sua foto de perfil e o simbolismo que ela carrega pode te levar a discutir este assunto não com base na ciência que é o direito, mas com base na emoção. Essas duas coisas não se deviam misturar.
A tese do Elísio deve ser rebatida com fundamentos técnico jurídicos e só entendidos na matéria que ali se discute podem, com propriedade, discutir o que lá está. separemos as águas.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Francey Zeúte Júlio Mutisse Não vais conseguir mais velho. o Euclides Flavio não é fácil. já andou cá um pilha de gente incluindo eu a convidarmo-lo a rever o seu posicionamento debalde...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h


Júlio Mutisse Não podemos desistir de insistir na discussão de ideias e não de pessoas.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Euclides Flavio Francey Zeúte ainda não percebi a sua ideia. Eu ja expus o que penso a respeito deste assunto, este post e" continuidade o primeiro lançado na segunda-feira as 18horas. Podes procurar. Júlio Mutisse, sobre tese e argumento ja respondi a bom tempo, não sei porque insistes nisso ate agora. Tudo o que voce coloca como sugestão eu tenho domínio, contudo, aceito a sua opinião. Ha coisas que não faco no Facebook. Quem sabe um dia podemos calhar juntos num encontro serio.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h · Editado


Júlio Mutisse Euclides ok. Sem invalidar o essencial: direito é uma ciência e tem seus princípios. Juristas tem seu domínio. Posso te dizer que Elísio tem
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h

Escreve uma resposta...




Abinelto Bié Euclides anda muito mau, ultimamente. Andas a brincar com Muchanga , irmão?

Hey djô, andas muito zangado, pá!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h · Editado


Fernando Muloiua Na minha língua diz-se "fuliza". Força ai irmão Euclides Flavio.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Affonso Guerreiro KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Toko Ambaka Quanto exagero MoDeujo! O facto dele ter feito uma interpretacao diferente da lei nao o cataloga como incompetente! Com certeza q ele tem direito a opinar diferente e até errar, se fôr o caso! Vc Euclides sabe Tudo? Interpreta tudo certo? Quem nao discorda de quando em vez??? Por causa disso vc vem afirmar q ele é mau docente? Mentiu para clientes? Perdeu causas??? Quais? Quando??? Vc nao gostar dele é uma coisa. Vir aqui vilipendiar e querer humilhar o homem porque teve uma opiniao e comentários contrários a CNE soa a nhóngwa! Traga elementos e mostre q ele errou. Quem deve-se retratar aqui é você: INVEJOSO!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Euclides Flavio Aqui não se trata de uma interpretação diferente, mas sim errada. E" possível constatar se ele e" um bom ou mau docente em função dos seus posicionamentos. Os elementos que mostram que ele esta errado foram apresentados pela CNE.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Toko Ambaka Euclides Flavio exagerado tu!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Sic Spirou Pra se entender essas cenas precisa passar pela cadeira de teoria geral de direito civil , direito constitucional...n mínimo. Mas ok Facebook é a faculdade do povo! Ehehehhe
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Escreve uma resposta...




Sic Spirou O que eu posso condenar no nosso cenário jurídico é o de não se obedecer ao princípio de especialidade, em matéria de Direito. Todos nós queremos falar de tudo que abarca a nossa área. Mas devo também dizer quenão decisão da CNE não é estritamente jurídica mas mais formal e política. Pelo dano menor no processo eleitoral do que pelas regras jurídicas. A interpretação das leis não é fácil. Tanto que já juristas que alinham com a CNE e outros tantos, com a opinião do Sousa!
Eu disse algures; neste caso o Sousa esqueceu o segundo milagre e imbatível: o milagre político! Este é capaz de afastar até a aplicação da lei mãe! E não seria a primeira vez!
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Leonardo Duarte Pois eh Euclides, eu fiquei equivocado por causa do post do ilustre Dr, pois segundo a imprensa foram sim validadas as candidaturas de VM e SR, eu nao sabia onde me enquadradr mas a lei eh dinamica e ninguem eh imune a cometer erros.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Toko Ambaka Exactamente. E nao é por isso q devemos enxovalhar e minimizar alguem por isso...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Escreve uma resposta...




Vasquinho King A ser assim seriam muitos a devolver a carteira muita gente grauda ficou pasmada com este cenario de VM e SR nao puderem ser municipaliáveisGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Francisco Pacheco Chigogoro
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Bethoven Amancio Dr Euclides, desta vez pegou muito pesado....Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Euclides Flavio Cansei meu irmão.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Escreve uma resposta...




Munhamane Thandabantu Mandlaze Por mais que tenha cometido um erro. É normal como muitos. Você também já deixou muitas gafes por aí. Agora, fazer campanha para iluminar o homem, só pode ter problemas graves com ele.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Jose Maphanga Não se pode descartar a possibilidade de o argumento do Dr Elisio ter sido abalado pelo argumento ad vericudiamm, assim que CNE deixou passar, enquanto orgão competente pensarmos que ele está totalmente errado, é cedo ainda para vermos o lado da razão, refutar um jurista, apenas com a interpretação e não com um monte de adjectivos. E se amanhã haver outra verdade? Não vamos adjectivar mal os homens hoje, para amanhã os dar coroa.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Martinho Cumbane Pra mi Eucleds tem seu intento, protege de qualquer forma quem escreve e a fecta a sua linha partidaria que se encontra no seu imaginaria e no dominio social. Em outras palavras tras um aviso implicito e rediculazadora de que nao toca no meu lider de opiniao, quero ver a ele no circulo de Maputo.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Munhamane Thandabantu Mandlaze
😂Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h

Escreve uma resposta...




Rasmo Issa Issa Nhama
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Carmelo Pontes Carmelo Pontes errar e humano o Dr Elísio Sousa e humano e automaticamente esta propenso a enganar-se, e em cadeia enganar outros incautos e desatentos insistindo no próprio erro, vaticinando destinos e sorte alheia mais vale manter-se em silencio, do que precipitar-se a trazer entendimentos e posições de tampa d vaso sanitario, que busque manter o cerebro fresco, procedendo a pesquisa continua, essa historia de "sou melhor estudante de direito do meu ano de graduação logo não preciso revisitar os cadernos e manuais e livros " e uma grande burrada, ser jurista independente da profissão jurídica adoptada implica estudo constante e continuo a semelhança dos médicos que estudam durante todo tempo em que sao profissionais visando oferecer aos pacientes melhores servicos e tecnicas inovadoras pra pronto restabelecimento da saude
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Aderito Mazuze Este poste prova que o "Direito" não é de facil compreensão pra comuns mortais, não importa o grau académico...recomendo a leitura do poste do Tomas Timbane aqui no fb...vejam em especial o comentário do Dr.Macie...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h

Escreve uma resposta...




Primogénito Da Ciência 😂😂😂😂😂😂
E a FÍSICA NUCLEAR é, na sua óptica, área dos profissionais da estirpe deste?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 8 h · Editado


Jeremias Chilaw Portanto, ele tinha que ser banido como consequencia da opiniao que emitiu. É isso que deve suceder, quem opina e nao concordamos com o que diz tem que ser banido?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Belarmino A. Lovane Esses dois já se bloquearam ou não?? Queremos começar com a criação da missão de Paz.... Os mediadores já estão em posição- ao vosso toqueGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 10 h


Emm-du Dulomite Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, aqui Há uma dose de exagero no post do grande Euclides FlavioGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 7 h


Abdul Gafur Monteiro Até Outubro, ainda há muito por rir!
Julião João Cumbane
13 h ·

Na FRELIMO ninguém se agiganta para ser líder. Os camaradas é que apontam um dos seus para os liderar. E isso não se nega. Foi assim com Eneas Comiche e outros!

16 comentários
1 partilha
2828

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Vassily Grossman São todos movidos por meio de cordéis manipulados por "Camaradas Ocultos"atrás de uma tela...Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Elídio Mavume Julião, vai lá perguntar os que estiveram na sala daquele dia. O que terá acontecido.

Deixa de falAr kiwismo
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Antolinho André E você esteve na sala?Gerir


GostoMostrar mais reações · 5 h


Julinha Lindalva Fernanda porque nao dar a oportunidade aos outros.Eneas comiche denovo porque? nao faz sentido .
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Julião João Cumbane Eneas Comiche de novo porque assim os camaradas quiseram, democraticamente, nas hostes da FRELIMO. E não lei que proíbe que seja Eneas Comiche novamente. Claro, oh Julinha Lindalva Fernanda?!...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Elídio Mavume Julião João Cumbane mentira, foi decisão de um grupinho que intitula -se
10 de Outubro...
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Julião João Cumbane Mentira tua, Elídio Mavume!Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 h · Editado


Carlos Mindo Porque o Simango na Beira desde altura da Renamo?Gerir


GostoMostrar mais reações · 10 h


Antolinho André Isto não é jogada em que no campo todos devem jogar. Na gestão de coisa publica existem vários ingredientes que devem ser tomados em consideração.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 5 h


Milagre Mabote A Frelimo de Hoje,ja não é aquela Frelimo de 1975 a Novembro de 1986.bem que de 1987 a 1994 tentou seguir os Principios do passado mas ouveram muitos erros que esta-se a refletir nos ultimos 18 anos o resto não adianta falar mais porque o passado é passado.mas essa coisa de um grupo menor decedir e do nado sem ouvir os restantes membros deixa muito a desejar em Fim!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Homer Wolf eh eh eh... Estou aqui com o Profe a ouvir "in loco" essas ideias...

PS: O que ele não diz é o k está a ouvir do pessoal around...eh eh eh
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 12 h


Lenine Daniel Os critérios usados nessa tal escolha não contam?Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 h


Eliha Bukeni O que nao esta claro neste post e quais camaradas. Pois, o que se veicula e que enquanto a maoiria (7) foi apontada pelos camaradas das bases, o EC79 (1) foi indigitado pelos camaradas da Comissao Politica. Ja agora, de acordo com a directiva das eleicoes internas qual e o procedimento de propositura correcto? A Comissao politica pode comulativamente propor candidatos e tambem validar candidatos?Gerir


GostoMostrar mais reações · 10 h


Sandro Issufo O veredicto final será nas urnas, não adiante espernear.. VAMOS AGUARDAR PELA JUSTIÇA DOS VOTOS.... EM DEMOCRACIA ASSIM.Gerir


GostoMostrar mais reações · 8 h


Raul Junior Não foi!Gerir


GostoMostrar mais reações · 8 h


Francisco Moiane Neste imbróglio todo o que não entendo é a ladainha das bases. Vá lá um dia desses entender como se manipulam as massas. Simango supostamente foi eleito pelas bases em detrimento de Comiche. Vai dai... tuca a reabilitar os passeios de gente rica e nem uma carrada de areia vermelha para as esburacadas estradas das zonas suburbanas. Agora as bases voltaram para o velho Comiche para gaudio do ricos da cidade, pois qdo da ultima vez que governou so se conhece obra relacionada com o saneamento da zona urbana. Temos que mudar as bases... estão o loucas!Gerir


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Julião João Cumbane
14 h ·

OJM, OMM e ACLN não confirmam estar do lado do Samito. Quem diz que estão, está a mentir. Estão é do lado da FRELIMO!



20 comentários
1 partilha
4141

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Matias Lucas Vinte Como órgãos da FRELIMO acredito que não, mas não se pode negar que há membros influente nestas, principalmente a
OJM, que estão de lado do Samito. Outras coisas são outras.
3Gerir


Gosto · 14 h


Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
As urnas vão te surpreender.

O mesmo que lhe fizeram doutra vez quando foi arrumado a força.

Tudo isso, em Kiwismo do Laboratório?
2Gerir


Gosto · 13 h

Ocultar 11 respostas



Julião João Cumbane Tu és um agitador, Elídio Mavume! Disso eu sei!! Desmentes?...
2Gerir


Gosto · 13 h


Elídio Mavume Julião João Cumbane você é um frustrado, disso eu sei!!
Desmente?
1Gerir


Gosto · 13 h


Julião João Cumbane Não tenho idade de frustração eu, tu Emídio Elídio Mavume. Desminto, pois, o que dizes de mim. Eu conheço-te e tu não me conheces!
1Gerir


Gosto · 13 h


Elídio Mavume Julião João Cumbane tu me conheces? Jura?
Fala então?

Isso porque nini está nas grades? Vovô Julião, me popa você.Gerir


Gosto · 13 h


Julião João Cumbane Eu sou avô sim, Elídio Mavume... E te conheço bem mesmo...!!Gerir


Gosto · 13 h


Elídio Mavume TU Julião João Cumbane , TE enganas, eu não sou o que pensas.

Pergunta os que vivem ao meu arredor. Não sou papagaio eu.
1Gerir


Gosto · 12 h


Julião João Cumbane Tu não tens como ser "papagaio", Elídio Mavume. Não tens poder para tanto...! Entendes alguma coisa disto?!...
1Gerir


Gosto · 12 h


Elídio Mavume Julião João Cumbane wena u malu juro.
1Gerir


Gosto · 12 h


Julião João Cumbane Tadinho tu, Elídio!Gerir


Gosto · 12 h


Elídio Mavume Isso é tipico dos Julião
1Gerir


Gosto · 12 h


Felix Roberto Magul Elídio Mavume tens provado em vários comentários incluído estes acima, que não estas preparado para o que pretendes seguir... tens sido muito papagaio e infeliz
1Gerir


Gosto · 7 h


Mindo D'avila Samito é que é a Frelimo Prof. vaõ perceber o tempo vai amostrar isso.Gerir


Gosto · 13 h


Milagre Mabote OJM 75% dos Membros esta ao Lado do Camarada Samito.OMM 90% das Mamanas esta com o Samito e 95% dos Membros da ACLLN esta do lado do Samito ate a Propia C.P 70% esta ao lado do Camarada Samito mas como certos membros & Camaradas tem receio de manifestar a favor do Camarada Samito preferem ficar no Silêncio!
1Gerir


Gosto · 12 h


Julião João Cumbane Não é proibido pensar independentemente, Milagre Mabote! ...Gerir


Gosto · 12 h


Milagre Mabote Julião João Cumbane certissimo Camarada!Gerir


Gosto · 12 h


Jervásio De Sousa Guambe Estarão ao lado dele no dia 10 nas urnas, eles têm razão, é complicada declarar seu apoio em público..
2Gerir


Gosto · 11 h


Homer Wolf Senhor...Gerir


Gosto · 5 h


Rogerio Mussane Como organizações da Frelimo, não confirmam, mas não se pode negar o apoio dos seus membros. Não há fumo sem fogo.

O que está em causa é a consciência individual e não...




Julião João Cumbane
15 h ·



Outra dúvida técnica: uma mãe fica do lado do filho ainda que seja comprovadamente ladrão, assassino, corrupto, bandido, ...?
Peço respostas práticas!



52 comentários
4747

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira

Partilhar

Comentários


Zé Martins Quando argumento escasseia...😏
7Gerir


Gosto · 15 h


Antonio Gemuce Penso que fica e deve ficar ao lado do filho. estar ao lado do filho nao e necessariamente estar de acordo com o filho
14Gerir


Gosto · 15 h


Anidia Tacaiana gosto...
1Gerir


Gosto · 14 h


Lúcio Langaa E NEM PRECISA TANTOS DIPLOMAS PARA ENTENDER ISSO.
2Gerir


Gosto · 11 h


Mindo D'avila Pra este caso de assunto só a propria Mae pode responder na primeira pessoa.
1Gerir


Gosto · 14 h


Wa Pessoa Assim profe quer insinuar o quê?
2Gerir


Gosto · 14 h


Emildo Manhengue Desta vez serei eu a remover amizade com profe.
Está muito confuso.
3Gerir


Gosto · 14 h


Rei David ?!Gerir


Gosto · 14 h


Joao Mucare Penso que não podemos estravasar os limites das nossas análises até roçar o lado mais oculto do nosso eu, ignorando o impacto, que no final será igual.
Tudo o que é manifesto é superficial , temos de análisar o profundo para que situações idênticas não possam acontecer no futuro
4Gerir


Gosto · 14 h


Miro Guarda FicaGerir


Gosto · 14 h


Tomas Mario Sim! Nada quebra laços de maternidade, caro Prof! Nada mesmo! Porque não é mãe de um ladrão: ela é mae do seu FILHO!
37Gerir


Gosto · 14 h


Julião João Cumbane Resposta MUITO esclarecida e esclarecedora, esta tua, caro amigo Tomas Mario. Obrigado!
3Gerir


Gosto · 14 h


Tomas Mario Julião João Cumbane
Abraço!
1Gerir


Gosto · 14 h


Otilio Mangave Este tipo de pensamento é que aos poucos vai destruindo o glorioso cinquentenário, no lugar de fazer TPC para que da proxima não aconteça algo semelhante, preferem blasfemar e e ignorar o óbvio. É importante frisar que a idéia não foi somente do Samito, existem camaradas dentro do partidão que alinham com ele e em voz alta.
8Gerir


Gosto · 14 h


Mercia Cossa Exactamente! Sem necessidade! Se temos certeza da Vitória, porque ataques pessoais?Gerir


Gosto · 14 h


Julião João Cumbane Qual é o teu clube, Mercia Cossa?!...Gerir


Gosto · 13 h · Editado


Mercia Cossa Julião João Cumbane afinal há clubes? Dessa não sabia!Gerir


Gosto · 13 h


Mercia Cossa Julião João Cumbane sou membro da FRELIMO a quase 20 anos e nunca fiz parte de nenhum clube. Qual a linha ideológica desses clubes?
2Gerir


Gosto · 13 h · Editado


Milagre Mabote Mãe independentemente de o Filho ser: Ladrão,Bandido e Corrupto fica sim do lado do filho,aqueles 9 meses que ela carregou no seu ventre não é de Brincadeira há um laço muitissimo forte so Deus Sabe!
6Gerir


Gosto · 14 h


Dinis Bernardo Kkkkkk Mãe é mãe professorGerir


Gosto · 14 h


Isadora Skarlett Os homens devem entender o laço da maternidade, nós as mães caregamos no ventre em 9meses um filho, não um ladrão, Bandido ou corrupto, independentimente de tornar se ladrão ou não.

Acredito que tenhas presenciado ou passado por varias situações de entre mãe e filhos(o) mas ela nunca abandonar seus filhos pelos maus comportamentos.

Não concordo com o seu raciocínio Prof.
5Gerir


Gosto · 14 h · Editado


Anidia Tacaiana yuuu Professor.. por essa nao esperavaGerir


Gosto · 14 h


Rei David Sr Proff, Essa Forma De Pensar Vem De Onde?? Saiba Que Um Filho Nao Deixa De Ser Um Filho De Uma Mae, Independentemente Seja Ladrao, Assasino, Corrupto, Ou Bandido, Mae Eh Mae, Isto Porki Ele Foi Dado A Luz! Ele Eh Membro Da Frelimo, O Sr Tambem Eh Membro Da Frelimo, E Os Demais Lambebotas, Nunca O Denuciaram Porke? E Porke Nao Denuciam Formalmente Porke? Na Lista Da Frelimo Tem Varios Homens Que Sao Considerados De Perigosos' Guebusa E A Sua Companhia, Eles Ate Hoje Disfilam A Sua Classe Sabendo Que Eles Prejudicaram O Pais!, E Voce Com Os Seus Comparsas Egidio E Mavie Continuam A Lamber Botas Sujas,
4Gerir


Gosto · 14 h


Filipe Pereira Juma Aiuba, parece que consegues ler o futuro. Estou atento
1Gerir


Gosto · 14 h


Nelia Piores Uma mãe não fica ao lado do filho ladrão, drogado, assassino, violador, gay, taliban etc.: fica ao lado do filho independentemente do que ele faz!
7Gerir


Gosto · 14 h


Julião João Cumbane Leste a minha resposta ao comentário do Tomas Mario, oh Nelia? Ela aplica-se a ti também!
2Gerir


Gosto · 13 h


Tomas Mario Julião João Cumbane
Sim! Li. Cpts.
1Gerir


Gosto · 12 h


Julião João Cumbane Não era para ti, Tomas. Era para a Nelia!
1Gerir


Gosto · 12 h


Ana Cristina Florys Os nomes que o filho recebe lá fora nao sao nunca suficientes pra uma mae abandona -lo.
3Gerir


Gosto · 14 h


Jose Maphanga Fica do lado do filho sim, mesmo nessas condições, se a mãe reconhecer que bocado das características o filho buscou dela. É uma questão de responsabilidade, a padaria aceita que torou o pão e não desiste de publicitar.
2Gerir


Gosto · 14 h


Julinha Lindalva Fernanda claro que sim. ..Grande mulher apoia seu filhoGerir


Gosto · 14 h


Paulo Sérgio Catarino Chimene Muito triste não se pode parar o vento com as mãos....😉
1Gerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo Até a lei penal "defende" as mães, quem é o Senhor pra condenar a Graça ?Gerir

1


Gosto · 13 h


Julião João Cumbane Suka, Momade Adamo! Leste bem o post? Eu fiz uma pergunta; não condenei ninguém!!Gerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo A resposta é: SIMGerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo Esse SUKA? 😂😂😂😂
1Gerir


Gosto · 13 h


Inacio Arnaldo Mazive O Sr Julião João Cumbanenão falou do nome da Sra GraçaGerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo Subentende- se
1Gerir


Gosto · 13 h


Joana Vasco Gostei dessa Dr Julião.
1Gerir


Gosto · 13 h


Avestino Augusto Fundai Mana Ilda Lourenço chega aqui
2Gerir


Gosto · 13 h


Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
Sinceramente falando, o senhor não tem os no lugar, juro.
6Gerir


Gosto · 13 h


Ramalho Edson Paris O mundo esta quase no fim e me parece que vai começar la dentro. Sendo assim e como o apocalipse nos traz incertezas,vou esperar pra ver se um dia eu engravide e possa ter resposta como mãe. Llllllllllkkkkii
4Gerir


Gosto · 13 h


Vassily Grossman kkkkGerir


Gosto · 13 h


Lydia Faustino Meu tio é grande amigo Julião João Cumbane, revejo - me em muitas das palavras aqui ditas .
Mas já diz a minha tia e cda Isadora Skarlett ,uma mãe carrega um filho no ventre por 9 ou menos meses , mas nunca um ladrao , assassino, etc etc . E quero acreditar que mesmo não concordando , uma mãe quase sempre apoia incondicionalmente o seu filho .
3Gerir


Gosto · 13 h


Julião João Cumbane Leste minha resposta ao comentário de Tomas Mario, minha filha Lydia? Aquela resposta aplica-se ao teu comentário e ao da tua tia Isadora!
2Gerir


Gosto · 13 h


Lydia Faustino Julião João Cumbane não cheguei a ler todos os comentários meu tio.
Mas voltarei ao postGerir


Gosto · 12 h


Lúcio Langaa Na verdade o filho nem é ladrao, corrupto, assassino como os "primos e amigos" pensam. Ele apenas ele sentiu-se injustiçado e por via disso arranjou una forma de justa sem roubar nem matar pra repor sua justiça. A mae apoia o filho por isso ntsem.

Agora quem destroi a familia sao esses que gostam de aparecer como bons filhos, mas na verdade sao eles malandros, ladroes corruptos e assassinos.
3Gerir


Gosto · 11 h


Olga Bueno Mãe é mãe em todos momentos,só uma mãe sabe a dor e o sabor do filho no ventre que carrega p 9 mesesGerir


Gosto · 10 h


Joaquim Gove Eu acho que é necessário e aceitável que em qualquer circunstância uma mãe apoie o filho. Porém, dependendo do modo no qual a mãe fica ao lado do filho (apoiado-o), poderá ser positivo ou negativo.Gerir


Gosto · 8 h


Magacebe Majacunene Quem ja sentiu dores de parto?
Quem ja entregou o seu filho larapio a policia?
Na aflicao por quem chamamos?
Uma certeza: que todos somos filhos da nossa mae.
Os filhos acreditam que o homem que vive com a mae e seu pai.Gerir


Gosto · 7 h


Hetlheza Matsinhe Pode.até não concordar com as atitudes do filho, mas sempre estará do lado dele para o guiar e apoiar no que estiver ao seu alcanse.Gerir


Gosto · 6 h

Helio Thyago Krpan Do ponto de vista legal não. Mas afectivo sem duvidas. Cordao umbilical




Julião João Cumbane
15 h ·



Outra dúvida técnica: uma mãe fica do lado do filho ainda que seja comprovadamente ladrão, assassino, corrupto, bandido, ...?
Peço respostas práticas!



52 comentários
4747

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira

Partilhar

Comentários


Zé Martins Quando argumento escasseia...😏
7Gerir


Gosto · 15 h


Antonio Gemuce Penso que fica e deve ficar ao lado do filho. estar ao lado do filho nao e necessariamente estar de acordo com o filho
14Gerir


Gosto · 15 h


Anidia Tacaiana gosto...
1Gerir


Gosto · 14 h


Lúcio Langaa E NEM PRECISA TANTOS DIPLOMAS PARA ENTENDER ISSO.
2Gerir


Gosto · 11 h


Mindo D'avila Pra este caso de assunto só a propria Mae pode responder na primeira pessoa.
1Gerir


Gosto · 14 h


Wa Pessoa Assim profe quer insinuar o quê?
2Gerir


Gosto · 14 h


Emildo Manhengue Desta vez serei eu a remover amizade com profe.
Está muito confuso.
3Gerir


Gosto · 14 h


Rei David ?!Gerir


Gosto · 14 h


Joao Mucare Penso que não podemos estravasar os limites das nossas análises até roçar o lado mais oculto do nosso eu, ignorando o impacto, que no final será igual.
Tudo o que é manifesto é superficial , temos de análisar o profundo para que situações idênticas não possam acontecer no futuro
4Gerir


Gosto · 14 h


Miro Guarda FicaGerir


Gosto · 14 h


Tomas Mario Sim! Nada quebra laços de maternidade, caro Prof! Nada mesmo! Porque não é mãe de um ladrão: ela é mae do seu FILHO!
37Gerir


Gosto · 14 h


Julião João Cumbane Resposta MUITO esclarecida e esclarecedora, esta tua, caro amigo Tomas Mario. Obrigado!
3Gerir


Gosto · 14 h


Tomas Mario Julião João Cumbane
Abraço!
1Gerir


Gosto · 14 h


Otilio Mangave Este tipo de pensamento é que aos poucos vai destruindo o glorioso cinquentenário, no lugar de fazer TPC para que da proxima não aconteça algo semelhante, preferem blasfemar e e ignorar o óbvio. É importante frisar que a idéia não foi somente do Samito, existem camaradas dentro do partidão que alinham com ele e em voz alta.
8Gerir


Gosto · 14 h


Mercia Cossa Exactamente! Sem necessidade! Se temos certeza da Vitória, porque ataques pessoais?Gerir


Gosto · 14 h


Julião João Cumbane Qual é o teu clube, Mercia Cossa?!...Gerir


Gosto · 13 h · Editado


Mercia Cossa Julião João Cumbane afinal há clubes? Dessa não sabia!Gerir


Gosto · 13 h


Mercia Cossa Julião João Cumbane sou membro da FRELIMO a quase 20 anos e nunca fiz parte de nenhum clube. Qual a linha ideológica desses clubes?
2Gerir


Gosto · 13 h · Editado


Milagre Mabote Mãe independentemente de o Filho ser: Ladrão,Bandido e Corrupto fica sim do lado do filho,aqueles 9 meses que ela carregou no seu ventre não é de Brincadeira há um laço muitissimo forte so Deus Sabe!
6Gerir


Gosto · 14 h


Dinis Bernardo Kkkkkk Mãe é mãe professorGerir


Gosto · 14 h


Isadora Skarlett Os homens devem entender o laço da maternidade, nós as mães caregamos no ventre em 9meses um filho, não um ladrão, Bandido ou corrupto, independentimente de tornar se ladrão ou não.

Acredito que tenhas presenciado ou passado por varias situações de entre mãe e filhos(o) mas ela nunca abandonar seus filhos pelos maus comportamentos.

Não concordo com o seu raciocínio Prof.
5Gerir


Gosto · 14 h · Editado


Anidia Tacaiana yuuu Professor.. por essa nao esperavaGerir


Gosto · 14 h


Rei David Sr Proff, Essa Forma De Pensar Vem De Onde?? Saiba Que Um Filho Nao Deixa De Ser Um Filho De Uma Mae, Independentemente Seja Ladrao, Assasino, Corrupto, Ou Bandido, Mae Eh Mae, Isto Porki Ele Foi Dado A Luz! Ele Eh Membro Da Frelimo, O Sr Tambem Eh Membro Da Frelimo, E Os Demais Lambebotas, Nunca O Denuciaram Porke? E Porke Nao Denuciam Formalmente Porke? Na Lista Da Frelimo Tem Varios Homens Que Sao Considerados De Perigosos' Guebusa E A Sua Companhia, Eles Ate Hoje Disfilam A Sua Classe Sabendo Que Eles Prejudicaram O Pais!, E Voce Com Os Seus Comparsas Egidio E Mavie Continuam A Lamber Botas Sujas,
4Gerir


Gosto · 14 h


Filipe Pereira Juma Aiuba, parece que consegues ler o futuro. Estou atento
1Gerir


Gosto · 14 h


Nelia Piores Uma mãe não fica ao lado do filho ladrão, drogado, assassino, violador, gay, taliban etc.: fica ao lado do filho independentemente do que ele faz!
7Gerir


Gosto · 14 h


Julião João Cumbane Leste a minha resposta ao comentário do Tomas Mario, oh Nelia? Ela aplica-se a ti também!
2Gerir


Gosto · 13 h


Tomas Mario Julião João Cumbane
Sim! Li. Cpts.
1Gerir


Gosto · 12 h


Julião João Cumbane Não era para ti, Tomas. Era para a Nelia!
1Gerir


Gosto · 12 h


Ana Cristina Florys Os nomes que o filho recebe lá fora nao sao nunca suficientes pra uma mae abandona -lo.
3Gerir


Gosto · 14 h


Jose Maphanga Fica do lado do filho sim, mesmo nessas condições, se a mãe reconhecer que bocado das características o filho buscou dela. É uma questão de responsabilidade, a padaria aceita que torou o pão e não desiste de publicitar.
2Gerir


Gosto · 14 h


Julinha Lindalva Fernanda claro que sim. ..Grande mulher apoia seu filhoGerir


Gosto · 14 h


Paulo Sérgio Catarino Chimene Muito triste não se pode parar o vento com as mãos....😉
1Gerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo Até a lei penal "defende" as mães, quem é o Senhor pra condenar a Graça ?Gerir

1


Gosto · 13 h


Julião João Cumbane Suka, Momade Adamo! Leste bem o post? Eu fiz uma pergunta; não condenei ninguém!!Gerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo A resposta é: SIMGerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo Esse SUKA? 😂😂😂😂
1Gerir


Gosto · 13 h


Inacio Arnaldo Mazive O Sr Julião João Cumbanenão falou do nome da Sra GraçaGerir


Gosto · 13 h


Momade Adamo Subentende- se
1Gerir


Gosto · 13 h


Joana Vasco Gostei dessa Dr Julião.
1Gerir


Gosto · 13 h


Avestino Augusto Fundai Mana Ilda Lourenço chega aqui
2Gerir


Gosto · 13 h


Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
Sinceramente falando, o senhor não tem os no lugar, juro.
6Gerir


Gosto · 13 h


Ramalho Edson Paris O mundo esta quase no fim e me parece que vai começar la dentro. Sendo assim e como o apocalipse nos traz incertezas,vou esperar pra ver se um dia eu engravide e possa ter resposta como mãe. Llllllllllkkkkii
4Gerir


Gosto · 13 h


Vassily Grossman kkkkGerir


Gosto · 13 h


Lydia Faustino Meu tio é grande amigo Julião João Cumbane, revejo - me em muitas das palavras aqui ditas .
Mas já diz a minha tia e cda Isadora Skarlett ,uma mãe carrega um filho no ventre por 9 ou menos meses , mas nunca um ladrao , assassino, etc etc . E quero acreditar que mesmo não concordando , uma mãe quase sempre apoia incondicionalmente o seu filho .
3Gerir


Gosto · 13 h


Julião João Cumbane Leste minha resposta ao comentário de Tomas Mario, minha filha Lydia? Aquela resposta aplica-se ao teu comentário e ao da tua tia Isadora!
2Gerir


Gosto · 13 h


Lydia Faustino Julião João Cumbane não cheguei a ler todos os comentários meu tio.
Mas voltarei ao postGerir


Gosto · 12 h


Lúcio Langaa Na verdade o filho nem é ladrao, corrupto, assassino como os "primos e amigos" pensam. Ele apenas ele sentiu-se injustiçado e por via disso arranjou una forma de justa sem roubar nem matar pra repor sua justiça. A mae apoia o filho por isso ntsem.

Agora quem destroi a familia sao esses que gostam de aparecer como bons filhos, mas na verdade sao eles malandros, ladroes corruptos e assassinos.
3Gerir


Gosto · 11 h


Olga Bueno Mãe é mãe em todos momentos,só uma mãe sabe a dor e o sabor do filho no ventre que carrega p 9 mesesGerir


Gosto · 10 h


Joaquim Gove Eu acho que é necessário e aceitável que em qualquer circunstância uma mãe apoie o filho. Porém, dependendo do modo no qual a mãe fica ao lado do filho (apoiado-o), poderá ser positivo ou negativo.Gerir


Gosto · 8 h


Magacebe Majacunene Quem ja sentiu dores de parto?
Quem ja entregou o seu filho larapio a policia?
Na aflicao por quem chamamos?
Uma certeza: que todos somos filhos da nossa mae.
Os filhos acreditam que o homem que vive com a mae e seu pai.Gerir


Gosto · 7 h


Hetlheza Matsinhe Pode.até não concordar com as atitudes do filho, mas sempre estará do lado dele para o guiar e apoiar no que estiver ao seu alcanse.Gerir


Gosto · 6 h


Helio Thyago Krpan Do ponto de vista legal não. Mas afectivo sem duvidas. Cordao umbilicalGerir


Gosto · 5 h







Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
16 de Agosto às 18:50 ·

Hei! FRELIMO não é organização da família Machel. FRELIMO é dos moçambicanos. Estou errado?!...



25 comentários
1 partilha
7878

GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários


Lyndo A. Mondlane E sao esses que deveriam.eleger seus representantes..
Depois nao custa estar do lado da justiça...
Noutros paises, pedem q qualquer militante q queira apresente avales se poe urnas... e quem ganha fica..
Malabarismos estao demostrar q o partido è de alguns...
7Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Helder Shenga Não estásGerir


Gosto · 1 dia(s)


Milagre Mabote A Frelimo de Hoje axo eu que não é aquela Frelimo dos anos 1975 a Setembro de 1986) que era do Povo e da Maioria dos Moçambicanos.tambem a Frelimo nunca pertençeu a uma Certa Familia.
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Calvino Cumbe He he he..., um caso não notável a dar cabo dos neurônios, eish nakonadajuro!
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Estevao Pangueia A Frelimo não é da família Machel, mas internamente não há como ignorar o papel daquela família no sucesso da frelimo. A risco a dizer que a
família Machel é a coluna vertebral da Frelimo, ( mas por culpa do propio partido, parece que não há novos argumentos, fora dos discursos do Samora).
Ca entre nós, Samora é única figura política no país que muitos da geração 80 e 90 não conheceram mas têm maior respeito e admiração. Os excluídos neste país choram Samora. A Frelimo actual ainda não conseguiu trazer maior vitória ao povo em relação aquela que a Frelimo dirigida pelo Samora trouxe, a independência nacional.
Portanto, as aventuras do Samito abalam o partido no poder.
24Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Manjate Custodio CertíssimoGerir


Gosto · 1 dia(s)


Sérgio Wíliamo A Familia Machel (Samora e Josina) é fundadora/criadora/mentora da FRELIMO e esta nao pode ser relegada ou descartada em nenhum instante na historia do partido...
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Manjate Custodio Não é família fundadora da FRELIMO pois Samora Moises Machel só juntou a esta organização em 1963 depois da sua fundação.
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sérgio Wíliamo Mas 2do presidente da FRELIMO
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Manjate Custodio Sérgio Wíliamo ser segundo não significa fundadorGerir


Gosto · 19 h


Joaquim Gove Nem pouco, JJC. Não está errado, nem pouco.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Homer Wolf Am in PEACE with U, and U know it... Força Profe!

4Gerir


Gosto · Ver Tradução · 1 dia(s)


Rogerio Mussane Parece -me, que em nenhum momento,alguem afirmou, que a FRELIMO é pertença da família Machel. Tal como não é pettença da família Mondlane,apesar de Mondlane ser o fundador.
Desde que o assunto Samito veio ao público, não vi a família Machel a reivindicar a FRELIMO, como sua...
11Gerir


Gosto · 22 h


Mercia Cossa Vai entender.
1Gerir


Gosto · 19 h


Cléo Mafu 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 ate engasguei-me com este post.
1Gerir


Gosto · 20 h


Armando Matsimbe CertísmoGerir


Gosto · 20 h


Lyndo A. Mondlane Ha muito nervosismo, os hospitais deveriam prever entradas massivas por ataques cardiacos e similares..
Esta tudo violento..
5Gerir


Gosto · 20 h


Vitorino David Kkkkkkkk
1Gerir


Gosto · 19 h


Chaida Agnessi Nicaca Lyndo A. Mondlane seu louco
1Gerir


Gosto · 14 h


Miro Guarda Certíssimo ProfessorGerir


Gosto · 19 h


Custodio Mondlane Frelimo é dos membros do partido Frelimo, que por sinal são moçambicanos, tal como a família Machel.
2Gerir


Gosto · 18 h


Tiberio Paulo Jorge Tentativa de confundir o eleitorado! Muita coisa ficará comprometida!Gerir


Gosto · 18 h


Mana Adriana Nunca foi da família MachelGerir


Gosto · 17 h


Mauro Jesus A FRELIMO foi fundada e erguida como o partido do povo moçambicano e mesmo o saudoso papá Samora Machel fazia a questão de enraizar esse sentimento e orgulho de sermos todos FRELIMO. Portanto a família Machel não deve ser ridicularizada de forma alguma.Gerir


Gosto · 16 h


Costa Manhiça Que disse que e da familia Machel??Gerir


Gosto · 15 h







Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
16 de Agosto às 16:43 ·



Tenho uma dúvida "técnica": mamã Graça... é viúva de quem, hoje?... Alguém pode responder com a precisão política e patriótica necessária?!...



37 comentários
1 partilha
5959

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira

Partilhar

Comentários


Ivanildo Mucavel Só sei dizer que está na cola do Trump agora.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Edson Leão de Judá É viúva do Nelson Mandela, pois, a partir do momento que casou com Nelson Mandela a sua viuvez causada pela morte do seu primeiro marido (Samora) não devia (ou não deve) ser levada em conta. É só um ponto de vista.
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Alcidio Do Rosario Será que existe ex-viúva?
Ou melhor, quem é a viúva de Samora Machel?
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Edson Leão de Judá É uma questão paradoxal! Quer dizer que quando ela estava casada com Nelson Mandela era ao mesmo tempo viúva de Samora? O que vinha escrito no bilhete de identidade (no que concerne ao estado civil) da Graça quando ainda estava em laços de matrimónio com Nelson Mandela?Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Flávio Rafael Zaqueu Isto nao tem logica. Pode se ser ex-mulher mas nunca NUNCA ex-mae. Come on
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Edson Leão de Judá A questão aqui é estado civil e não filhos.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Flávio Rafael Zaqueu Edson Leão de Judá talvez precisas apurar a tua capacidade de interpretação do texto (matéria da 4a classe)
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Edson Leão de Judá Falaste bem: interpretação do texto! O que me garante que tu fizeste a interpretação correcta?
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Edmo Munacho Depende da Localização geográfica.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Miguel António Tembe Ela é muito conhecida por Graça Machel e não Graça Mandela.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Matias Lucas Vinte Na minha tribo acusariamos ela de ser feiticeira. Kkkkk
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Anidia Tacaiana Na minha nenhum homem quereria ficar com ela porque o MITO é que o feitiço do acaba na terceira viuvezGerir


Gosto · 1 dia(s)


Ramalho Edson Paris Politicamente ou patrioticamente não sei,apenas sei è mãe e esta defender o seu filho como uma outra mãe podia o fazer. È viùva mas não ex mãe...
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Simões António José E o que dizer então da Winnie Mandela?
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Anidia Tacaiana divorciada
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Simões António José Mas carregou o apelido Mandela à sua tumba.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Anidia Tacaiana opção delaGerir


Gosto · 19 h


Anidia Tacaiana Ela é viúva de ambos
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Olga Bueno Ambos
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Mateus Mateus Jr. Oficialmente ela não mudou o seu estado civil tal como a Winie mas dependendo da localização ela participa nas cerimónias de ambos...logo ela é viúva de ambos!
1Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Gabriela Das Neves Santos Em Moçambique é viúva de Samora Machel e na RSA de Mandela.
6Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luís Loforte Isso já entra no campo da ofensa, o que se lamenta!
21Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Anidia Tacaiana mais engraçado é que convivem la no partido...porque não perguntou directamente?
2Gerir


Gosto · 19 h


Guilherme Mussane Luís Loforte numa situação similar quando se discutia algo sobre a Confederação Brasileira de Futebol o Romário disse o seguinte: " Pelé perdeu a oportunidade de ficar calado. Pelé calado, é poeta".
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Luís Loforte E como quero ser poeta, calo-me também de vez, repugna-me ver alguém ofender outro, gratuitamente!
4Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Guilherme Mussane Neste caso, quem devia ser poeta como Pelé é o iluste JJC. Qual é a relevância deste "debate"?
O que é que isto vai mudar ou acrescentar na vida das pessoas?
1Gerir


Gosto · 12 h


Luís Loforte Absolutamente nada!Gerir


Gosto · 12 h


Manucho Novele 😂😂😂😂😂...
A "Brigada do 🚜" em acção aqui nas redes... eh eh eh
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Eduardo O Santo Tanto Samora, quanto Mandela não tinham bons gostos. O certo é que a mamã Graça, teve toda sorte do mundo 😂😂😂
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Milagre Mabote A Dra Graça Machel casou oficialmente com o Marechal Samora Moises Machel e tempos depois ficou viuva e teve outra Relação nesse Caso o Nelson Mandela e ate chegaram a casar mas ouve um trato em que a Dra Graça não eria ter o apelido Mandela mas no meu entender axo que é Viuva de Ambos os Lideres!
2Gerir


Gosto · 20 h


Augusto Mhula Jr. Ela esteve casada em momentos diferentes com 2 homens que igualmente morreram em tempoa diferentes. Agora responda te a sua pergunta
3Gerir


Gosto · 20 h


Frank Mwanaluc do jeito que aquela senhora tem retórica e sílabas acentuadas, se ela te responder a essa questão, podes ficar 30.dias.de.cama.sem.tomar banho.

cuidado com.mama graça
8Gerir


Gosto · 19 h


Júlio Massango Ela é duplamente viúva visto ter sido em primeira instância de Samora e à posterior de Mandela. Para mim, não conta tanto o tipo de casamento para ser tida como viúva porque como esposa viveu com os dois.
2Gerir


Gosto · 18 h


Frederico Pereira heheheGerir


Gosto · 16 h


Costa Manhiça Muito off esse post
3Gerir


Gosto · 15 h


Vitorino David Ilustre, mãe é mãe. Lembras quando da morte de Niquinha o que a mãe disse? CoolGerir


Gosto · 11 h


Jaime Langa Pergunta lamentável.Gerir


Gosto · 10 h







Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
16 de Agosto às 15:57 ·



Os verdadeiros "conspiradores" já estão a aparecer... Claramente, a mamã Graça Machel está entre eles... Afinal o Samito está a ser usado...!?



18 comentários
4747

GostoPartilhar

Comentários


Vali Abdul Momade ClaramenteGerir


Gosto · 1 dia(s)


Francisco Wache Wache Está divulgar segredo, mais velho.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Beto Smed O prof gosta de cutucar... "conspiradores"?Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Oliveira Meque Lundo óptima tarde caro amigo Cumbane!!! Sim realmente, os conspiradores cansaram de se esconder... Mas em parte isso e ate bom, porque ate onde me lembro, "alguns camaradas não votam na Frelimo", estava a citar o ex ministro Dr. Pascoal Mucumbi, aquando do ultimo pleito municipal, em entrevista a jornalistas na capital. Ele referia se, aos camaradas das zonas ditas nobres de Maputo Cidade. Estes já não são uma ameaça, já deram as caras. A democracia e que ganha, tanto no seio da própria Frelimo e no pais em geral.
O Samito, esse já tem idade, não e marionete não, sabe bem o que faz, e como sabe... Ate porque pediu aos apoiantes dele tempo pra pensar antes da decisão dele.
2Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Rogerio Mussane Evolução da democarcia, nada de conspiradores.
Quando são os outros, é democracia e dentro da nossa casa conspiradores???
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Vagner Basilio Tento organizar as ideias mas ta difícil, vou concordado com as vossas que vão ao encontro das minhas.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
Tatana Julião João Cumbane, não fica te bem estar aqui a falar coisas do gênero.

Meu amigo, procura por mim, vou te falar verdade verdadeira, não ofenda pessoas.

Ou não tens filhos?
Sabes o que significa paternidade ou maternidade?

Querias que ela fizesse o quê numa situação do gênero?

Sair e falar mal do filho?
Dizer que não vai apoiar o filho?

Mesmo um filho ladrão, quando é pego de flagra, a mãe faz de tudo para ser solto, mas não porque apoia a vida que o filho leva, "UMBIGO"

Mãe graça falou bem, antes de ser membro do comité Central, é mãe, é cidadã.

Seja homem adulto pha, deixa de lamber seja quem for em busca de conforto.

Só porque o Nini, não te deu laboratório já anda frustrado? Não fica bem.
25Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Manucho Novele Ayrton Cassamo anda cáGerir


Gosto · 1 dia(s)


Ayrton Cassamo Sim chefe, estou aqui...heheheheheGerir


Gosto · 1 dia(s)


Manucho Novele Ayrton Cassamo já não vai haver laboratório e te disse.Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Ayrton Cassamo Manucho Novele 🤣🤣🤣😂😂😂😂Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Milagre Mabote No meu entender e da maneira que conheço o Camarada Samora Machel Jr.(Samito) já a mais de 28 anos foi ficando mais maduro nos ultimos 10 a 15 anos e se tomou a decisão de concorrer para o Município é de louvar e ligicamente que ajuda da Familia é muito importante nesse momento,bem que ele teve muitos votos na Base e do nada decidem lhe afastar sem nenhuma explicação é frustrante e digo mais 75% a 80% dos Membros do partido esta com ele so que como existem outros que não gostam de apareçer mas estão do lado dele o resto não adianta falar mais cada um livre de dar a sua opinião!
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Homer Wolf Juro que desta vez não entendi...
(A Graça é "conspiradora" porquê?)
2Gerir


Gosto · 21 h


Tiberio Paulo Jorge Ele está a procura de uma posição, e um dia, todos esses post's....Gerir


Gosto · 18 h


Beto Smed Para alguns constitui uma ameaça...Gerir


Gosto · 17 h


Julião João Cumbane A Graça é conspiradora porque conspira, Homer Wolf! Está claro agora?!...Gerir


Gosto · 13 h


Homer Wolf Juro k não...Gerir


Gosto · 13 h


Julião João Cumbane Então sinto muito, Homer Wolf!
1Gerir


Gosto · 13 h





Euclides Flavio, 2 yeni fotoğraf ekledi.
· 13 Ağustos, 09:06 ·


SAMORA MACHEL JR DESAFIA FRELIMO E BARALHA AS CONTAS NA CIDADE DE MAPUTO

A entrada de Samora Machel Jr para a corrida eleitoral a nível da cidade Muto, veio baralhar as contas na capital. Alias, mais do que desafiar o partido Frelimo, Samora Jr veio desconstruir publicamente a famosa propaganda em nome de coesão interna. Se formos a ter em conta que a Frelimo sobrevive da memoria histórica em nome de boa organização, então podemos assumir que o filho do primeiro presidente de Moçambique veio quebrar paradigmas de invencibilidade e democracia interna. Pode se dizer em surdina que Samora Jr, chama a democracia interna da Frelimo, de FARSA.

Samora Jr feriu orgulho do cinquentenário. Definitivamente, pode se dizer que Samora Jr veio colocar a olho nu tudo o que a Frelimo vinha escondendo desde o terceiro congresso em nome de boa de gestão de conflitos interno no seio do partido. Pode se dizer que perderam um troféu.

Enfim, para mim, este puto já não tem nada de Jr, ele é maduro, venceu o medo e vestiu o espírito de punho do pai. Samora Jr é daqueles tipos que podemos escrever repetitivamente com todas as letras que ele tem CULHÕES NO LUGAR, ou se quisermos dizer em outras palavras, o gajo tem bolas. Comon pha, o puto tem tomates. Resta saber se estes tomates podem caber para almoço ou jantar dos munícipes de Maputo.

Há uma particularidade nesta candidatura, é a primeira vez na história do partido Frelimo que um membro influente e com memoria histórica considerável, insurge-se contra o posicionamento interno e concorre para uma eleição para se degolar diretamente com o partido. Este problema tem uma outra explicação. É que, os membros que deviam aconselhar malta Samora Jr em nome da disciplina partidária já perderam autoridade moral por causa da ganância pelo poder.

Por exemplo, os membros com 79 anos, deviam tirar um vinho tinto na garrafeira e chamarem este neto para a mesa para mostrarem o caminho certo. Mas são eles a quererem disputar as mesmas oportunidades com putos de malta 40 anos. Aqui funciona aquele adágio popular: quem provoca merdas, aguenta com o cheiro. Aguentem
.
Porque é que se diz que Samora Jr veio baralhar as contas? Simples, Júnior mais do que contar com apoio da Sociedade Civil, conta igualmente com a ala estratégica do partido Frelimo. Os órgãos socias do partido Frelimo, nomeadamente: OJM, OMM, ACCLIN endossam o pupilo de Samora Machel.

Portanto, por estes e outros motivos, a Frelimo entra para a corrida eleitoral fragilizada moralmente e com uma imagem altamente chamuscada. Este cenário de aparente divisão do partido vai enfraquecer aos camaradas e reduz visivelmente as chances de Comiche dirigir o município. E consequente aumenta as chances da Renamo capturar a autarquia.

De já em diante Samora Jr, terá de ser forte pois a Frelimo não vai deixar barato, a par dos outros cabeças-de-lista com azar, nos próximos dias poderá enfrentar a justiça moçambicana, a nova remeça de G40 vai lhe chamar nomes com textos longos e curtos. Nos próximos dias a mãe pode ser colocada contra a parede internamente.

Ora, penso que seria interessante saber se a Graca Machel, ira endossar a campanha do seu filho ou ira apoiar o candidato que devia ser guardião da moral. Seria igualmente interessante, Gilberto Mendes, e outros membros que contestam a postura da Frelimo, aproveitarem este momento para manifestarem o seu apoio incondicional a Samora Jr.
De recordar que Samora Machel Jr foi candidato a cabeça-de-lista pela Frelimo e foi eliminado num processo sem transparência e o mesmo foi contestado pelos órgãos saciais do partido no poder e culminou com a colheita de mais de 2000 assinaturas.



659 Beğenme176 Yorum125 Paylaşım

Luis Stefane Chacha, Hinoque Salato, Castélio Manjate ve 656 diğer kişi bunu beğendi.
125 Paylaşım
Yorumlar


Chaida Agnessi Nicaca Ele acaba de ganhar o meu voto 😘
Yönet

4g

O meu também.
Yönet

4g

Na verdade eu gosto de ver o circo a pegar fogo. Que assim seja!
Yönet

4g



Yönet

4g

Não seja agitador rapaz.
Yönet

4g


Nkulu Wa Munu Eles riem-se de nós há mais de 40 anos (que nos [des]governam), é justo que tenhamos uns minutos para rir da desgraça deles 😂
Yönet

3g

Grande texto meu caro. "Perguntas" pertinentes, bem colocadas. Também tens os tomates bem maduros!
Yönet

4g


Nkulu Wa Munu 🍅 🍅
Yönet

4g

Concordo plenamente mais velho SIC SPIROU, Euclides Flavio é o Leo Messi da escrita.
Yönet

4g

Desafiou apenas. Não baralhou.
Yönet

4g


25 Yanıtı Gizle


Será?
Yönet

4g

Hahahahahaha
Yönet

4g

Acho que vai baralhar mais do que pensamos. Dizer que só desafiou apenas é pouco. Tem sim um grande impacto pra todos outros potenciais candidatos.
Yönet

4g · Düzenlendi

Vamos esperar pelo jornal da noite. Calma!
Yönet

4g

Não espera muito por esse canais. Ali na Pereira do Lago, sabem ser norte coreanos! Face fechada, dura, sem emoção.
Yönet

4g

Não podemos falar de baralho. Baralho é outra coisa
Yönet

4g

Senhor Egidio Vaz parece que nao está conseguindo "digerir" este posicionamento do JOVEM Jr
Yönet

4g

Madlha Nhuku isto não é para digerir. É para aceitar.
Yönet

4g

Na minha opiniao acho que o termo BARALHAR esta bem empregue! E que a primeira contando apenas com o Dr. Comiche e a oposicao havia uma certa previsibilidade do que ia acontecer. A entrada de Jr. (e da forma que entra) "baralha" essa ordem que ja estava a se prever! Consultei o dicionario e diz que BARALHAR e Misturar, Confundir, atrapalhar, desordenar! Portanto, me parece que isso eh o que vai acontecer! Hehehehehe
Yönet

4g

Kkikikikikiki Madlha Nhuku!
Yönet

4g

EV. precisa de ser investigado. Parece que, não está livre.
Yönet

4g

EV estas sozinho nesse choro , olhe a sua volta .
Yönet

4g

Gilder Anibal tens uma agenda carregada de assuntos por investigar. Cuida dessa agenda carregada. Deixe-me em Paz. Você sim, é que deve me deixar livre. É o empecilho à minha liberdade
Yönet

4g

Jojo Joao Manuel veremos nas urnas. Não me contento com câmaras de ressonância
Yönet

4g


Nkulu Wa Munu Eu estou aqui para ver o circo a pegar 🔥 🔥 🔥
Yönet

4g

Acredito que com saida deste "miudo " outros Vermelhos capaz de ganhar tempo . Time , Time , time.
Yönet

4g

Baralha sim ora pois. Eu mesmo tou baralhado ja, tinha certeza em quem votar mas agora ta tudo baralhado. Kkkkkk
Yönet

4g

Agora sim dá para rir....o comentário de Lucio.
Yönet

4g

Kakakakakaka
Yönet

4g

Kiwismo não se difere com SURUMA. Ambos danificam o cêrebro.
Yönet

4g



Yönet

4g

Na minha investigação encontrei dois tipos:
1. Os Kiwistas, estes são de alta cilindragem.
2. Kimestas, estes fazem com moderação.
____________
Oremos irmãos. O game está super agressivo.Yönet



4g

Gilder Anibal Deu um soco muito forte ao meu nkulu da zona.
Yönet

4g

Gilder Anibal, como faço para colocar 1000000 de likes no mesmo comentário? Kkkkkkk, ya que que com o kiwi você me fez lembrar o mundial da Alemanha 2006 uma tal que não era santa mas era trindade e tobaco queriam ganhar mundial via empate...
Yönet

3g


Pontece Comissario 😂😂😂😂😂
Yönet

3g

O tiro saiu pela culatra
Yönet

4g

Complicando as contas do Comiche.
Yönet

4g

Isso ainda vai fazer muitas cabeças a loucura dentro do partido dos camaradas.
Yönet

4g

esta forte isso, vamos la ver oque nos reserva o dia 10 de outubro
Yönet

4g

Bom, não quero crer que tenha sido uma decisão estritamente individual — só de Samora Jr. — e sim houve, quanto a mim, apoio de alguns colossos do Partido FRELIMO (não esses que inundaram os media a fazer barulho — esses são uns meros instrumentalizados). Mas quero aqui destacar, em forma de suposição, o apoio familiar, na pessoa de Graça Machel. Não quero acreditar que Samito tenha avançado sem o aval da família. O dito cujo, por mais que as pessoas tetem fazer estas comparações de coragem, teimosia, etc, de Samora Machel — o pai — só herdou o nome.

Quem herdou isso tudo de Samora Machel é a Olívia.

Mas está de parabéns, o Samito.
Yönet

4g · Düzenlendi

Cidadania em relevância. Não devemos admitir que alguém por tudo e de nada, possa castrar sonhos dos outros. Força Junior.
Yönet

4g

Forca
Yönet

4g

Na minha opiniao acho que o termo BARALHAR esta bem empregue! E que a primeira contando apenas com o Dr. Comiche e a oposicao havia uma certa previsibilidade do que ia acontecer. A entrada de Jr. (e da forma que entra) "baralha" essa ordem que ja estava a se prever! Consultei o dicionario e diz que BARALHAR e Misturar, Confundir, atrapalhar, desordenar! Portanto, me parece que isso eh o que vai acontecer! Hehehehehe
Yönet

4g

Como dizem os OJMs : "- Morali , Morali ."
Yönet

4g

Forca Samito, chega de renovacao na continuidade. Eu votarei em ti....
Yönet

4g

Estás eleições serão sem dúvidas, o objetivo de estudo(monografias, apresentações, dissertações e teses) por parte dos cientistas políticos.
Yönet

4g

Pois sou um deles
Yönet

4g

Estas eleições ainda guardam muitas surpresas.
Yönet

4g

Mais fogo na aparelhagem.....
Yönet

4g

O jogo vai animar
Yönet

4g

Está mal isso
Yönet

4g

O game esta a ficar preto.
Yönet

4g


Homer Wolf Je Suis Sammy
Yönet

4g

Não seja agitador bro.
Yönet

4g


Homer Wolf Robertôô, nunca ouviu dizer que onde há Sammy há... Esperança? 😂
Yönet

4g

O game esta forte, que venca o melhor...
Madalas vao descansar pois o tempo ja era
Yönet

4g

Tiko 15...kkkkkkkk ya è preciso aparecer alguem dentro de casa a notar e tentar acabar com mau cheiro antes da visita.prontos falei...
Yönet

4g

Isto Ainda Vai Animar Pah!
😂😁😂😁😂😁😂
Yönet

4g

Mordam-se!
Yönet

4g

Basta de candidatos velhos!
Yönet

4g

Timidez dos moçambicanos vai nos pôr no inferno temos k sermos forte nesse tipo de turbulência kkkkk
Yönet

4g

Será? (i) A Frelimo é um partido maduro, com tudo o que isso significa. (ii) Se um membro decidiu ir contra as directrizes do partido significa necessariamente que esse partido sempre viveu ocultando problemas?! (iii) já pensou na possibilidade de ser uma dupla inscricão?
Yönet

4g

Dispersar os votos pra que o inimigo não tenha tantos?
O facto é que é uma teoria lucida e estes "tipos" não são de se confiar!
Yönet

4g

Força jr
Yönet

4g

Só uma perguntinha: se Junior vencer as eleições, o que fará o partidão? Expulsá-lo ou resgatá-lo? E se vão expulsá-lo, quem vai meter o Guizo?
Yönet

4g

Até às eleições vai perder o seu estatuto no partido. Em outras palavras se não renunciar vai expulso na próxima sessão do tal CC.
Yönet

4g

Mais um motivo de eu publicar nos anais da história de Micambique um livro a respeito de ...
Yönet

4g

Isso ficou completamente descontrolado...O Jr quebrou hegemonia e paradigmas, a sua entrada na corrida obriga a máquina a concentrar atenção na capital enquanto a oposição fará fara na 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e outras capitais do país.

Sem dúvida esta candidatura desafia de forma tácita a administração Nyusi no partidao. Muita tinta ainda irá correr.
Yönet

4g

Não voto, mas A-DO-RO a ideia de uma candidatura feita pelas organizações da sociedade civil A-DO-RO
Yönet

4g

Euclides Flavio, prefiro ser mais cauto na análise deste assunto, esta entrada só beneficia a Frelimo, por duas das razões seguintes das quais a principal é o facto de esta entrada não significar o nascimento de alguma oposição à Frelimo, mas sim, e na minha "absurda" interpretação, uma potencial tática "inversa" de dispersão de votos algo que será benéfico para Frelimo que já goza de uma simpatia tradicional desta região; portanto, os poucos votos que restarem (dos feitos antipáticos à Frelimo) sobrarão para as minorias concorrentes, e na possibilidade de, sendo o próprio SMj a ganhar, podermos estar perante uma forçada usurpação do poder dos ditos anciãos à juventude, mas tudo no mesmo circulo, i.e., no final o SMj é Frelimo e sempre será, aposto!

A segunda razão, admitindo que o SMj tenha declarado divórcio e dai possa nascer algum movimento, sairá a Frelimo ainda beneficida pelas razões entrelinhas acima descritas, pois tem sempre a maior quota a Frelimo.

Portanto, meu caro, podemos estar perante um alto "maderço", há cenários e situações bastantes para perceber que há engenharia na arena politica nacional. Vamos com calma...

Há barafundas propositadas, para que os desesperados falsamente se refugiem no recurso da esperança que na verdade não passa dele mesmo, do zaragateiro! A política mal feita tem destas, aqui não é novidade... por isso, a ver vamos...

No final das contas, queremos um bom trabalho, é isto que interessa! Politica a sério, profissional e sensivel aos propósitos do poder que se procura, servir ao povo e não a um grupo, uma minoria seja ela de que poder, a coisa pública é sagrada e deve ser gerida como tal, que Deus aceita e abençoa!

Abraços
Yönet

3g · Düzenlendi

E neste ponto de vista a tal candidatura indepedente nao tem nada,se nao depedencia do partidao para retirar votos ao Venancio Mondlane
Yönet

4g

Mas pra além desta dimensão 'dispersionista', há uma outra que poucos vislumbram, a simbólica. O que pode significar este passo do filho de um histórico aos olhos de um cidadão pacato?
Yönet

3g

Eduardo Santos Mapata a candidatura independente não tem nada? 😄😁😄😁😄😂😜😂😆😂😜😂😜😂😜😂😆😂😜 sinceramente
Yönet

3g

Clovis Macave realmente, há um peso simbólico nesta decisão, a massa eleitoral ainda poderá ser em grosso modo movida pela governação exemplar do Presidente SM, claro, para aquela conjuntura que para muitos deixou saudosos exemplos alguns ainda não "batidos" pelos sucessores; portanto, estas serão vantagens para o herdeiro do nome, que tem o nome acima de tudo, como seu naipe, o resto, do seu potencial capital político, são poucos que sabem, penso eu.
Yönet

3g

Outro .excelente texto,da tua autoria.Euclides!gosto quando,assim escreves. Parabéns! E nem mais.
Yönet

4g

Qdo decides escreves tu...eish... A minha curiosidade esta na mamã do Junior. Em que pé ela ficara?
Yönet

4g

Acha que uma mae deixa o filho? Hehehehe
Yönet

4g

Ela que eu me recorde, foi das que deu início a cruzada de estar contra as decisões de chumbo de candidatos como Samito e Mendes. Se não falar agora sobre sua posição, estaria a condenar o filho ao enxofre vermelho!
Yönet

4g

Mae nunca abandona o filho de qualquer maneira,mas á que se questionar atitude!!?o partidao ja esta caduco
Yönet

4g

Do mesmo jeito q apoio a Josininha, dara a vida pelo Juninho tambem. Kkkkkk
Yönet

3g

Samora vence.
Yönet

4g

Isto vai animar ainda porque o voto e secreto! Hehehehe
Yönet

4g

Julius Malema in the building... Daqui emerge um partido politico, alias há que referir que Machel perdeu acento no Comité central após este anuncio.
Yönet

4g

Isso é só o começo, mais surpresas nos aguardam...
Yönet

4g

Politica e interessante. Ha pouco tempo se festejava desercoes no MDM e agora o fogo esta a se alastrar! Hehehehe! Alguem dizia que quando a barba do vizinho queima e preciso mergulhar a sua na agua! Kikikiki
Yönet

3g · Düzenlendi

Mas cá entre nós, o Samito pode(ia ) concorrer como independente sem tanto drama. Ou ele faz tanta questao de concorrer pela organização que lhe supostamente lhe minhou?
Yönet

4g

Estou a gramar do circo!
Yönet

4g

Na minha humilde opinião ,ainda penso que este cenário só beneficia ao Venâncio mondlane , tendo em conta que o SMJ pouco apareceu em público a dizer algo que o povo quer ouvir , 2 a família Machel perdeu credibilidade com o julgamento manipulado com sentença absurda nunca antes Vista em Moçambique , com grande apoio da fenomenal Graça Mandela Machel . Não e agora que vem um grupo de amigos em nome da sociedade civil . Apoiar este Rapaz . NB brincadeira tem hora estamos fartos desta tática antiga 4 4 2 com esta já não nos ganham
Yönet

4g

Política cheio de histórias
Yönet

4g

Raimundo Gamela , algum comentário? Kkkk
Yönet

4g

Outubro vai animar!
Yönet

4g

Para mim isto e ' ou sera mais uma missao da FRELIMO.,..
Yönet

4g

Grande texto, Euclides.
Muito bem conseguido.
Outubro vai animar!
Hugs.
Yönet

4g

Caro, escreveste bem mas, isto parece me mais uma estratégia da FREl para fragilizar a oposição. Veja bem, sem uma ala como a de Samora, os votos apenas se dividiriam entre a frel, Mdm-ja fraca e a renamo fortificada por VM.
A frel é um partido feito de cabeças que tudo podem fazer para nao perderem, inclusive simular uma desordem interna como a que se tenta midiatisar com a candidatura do Samora. Saiba que os votos de alguns elementos da sociedade que nao queriam votar na frel mas que que tambem nao apóiam tanto o mdm ou a renamo, todos vao pra o Samora. Isto é uma novela
Yönet

3g

Grande analise
Yönet

3g

Autêntica Novela!! aplausos, falou bonito mano...
Yönet

3g

Estrategia ou não, tens muita razão.
Yönet

3g


Bernardo Nadinho Grandes palavras. Por mais que ganhe...! Quem é Sam.jr? >FREL.😕🙃
Yönet

3g

Força Samas
Yönet

3g

Ja tens o meu voto..precisamos de mudança
Yönet

3g

Wind of change is coming to fast.
Yönet

3g

Este acto ainda que uma encenação e/ou manobra com fito de dispersão de voto, o que só beneficia os 'alinhados e coesos', isto de ponto de visto simbólico é grave, e não quero imaginar aquele cidadão pacato, já puto da má governação, ouvir dizer que o filho de um histórico (a reserva moral pra muitos) desafio o partido.
Yönet

3g

Muita força Samito.
Yönet

3g

Agora entendo porquê aprender aquelas equações matemáticas complexas.
Yönet

3g

É preciso braço de ferro!
Yönet

3g

WAPSWA MUTXINI
Yönet

3g

Wasala wene
Yönet

3g

Força samito
Yönet

3g

Pensando...
Yönet

3g

E o fortificar da democracia moçambicana, pois o vento não pode soprar por um lado.....kikiki
Yönet

3g

A Frelimo precisa se reconstruir, se reinventar, se renovar. Será que não se Cansam de se lambuzarem, pelo poder? O Povo ja pensa Jamais será aquele povo que aceita todas as falcatruas sem questionar. A Frelimo está como que a dormir embalada num sono profundo. Toca a mesma musica ha ja bastante tempo. Deixem esses velhotes descansar
Yönet

3g

A Frelimo não pode reinventar se,aliás,ainda bem que não conseguirá reinventar se,nós queremos esse bandidos fora do poder e dentro da cadeia,porque é lá onde devem ficar.
Yönet

3g

Maputo vamos apostar no Samito
Yönet

3g

Força rapaz
Yönet

3g

Gostei, mas só para retificar, Samora Machel Jr é filho de Samora Machel com Josina Machel, quer dizer, ele não é filho de Graça Machel. De resto a FRELIMO está completamente desnorteada...
Yönet

3g

Estou ciente disso. Aqui não estou a discutir a dimensão biológica da maternidade. Samora Jr, foi criada pela Graça Machel. Os dois consideram-se família biologicamente e socialmente. É por aí que referi a Graça como mãe e Samora como filho.
Yönet

3g

Graça Machel é mãe de Samora Machel Jr, para ser mãe não basta gerar, mas sim criar e cuidar o que a Graça o fez durante todos estes anos. O próprio chama a Graça de mãe. Mas em todo caso estou com Samora Machel Jr nesta missão. Vamos que vamos. Muita força.
Yönet

3g

Certo
Yönet

3g


Arsenio Raul Seja de quem for o filho isso ja não tem nenhum impacto , só sei que nunca apareceu antes em público a dizer algo que o povo quer ouvir , agora depois da sentença nó caso josina vem ele como candidato? Repito 4 4 2 e um sistema muito antigo ,a Renamo vem com 3 5 2 😛😛😛😛
Yönet

3g · Düzenlendi

Hehehehehe, esse meio campo é louco pah
Yönet

3g

Tércio Luísa de Oliveira se não queres dar jogo o adversário e só povoar o meio Campo moda Barcelona
Yönet

2g

You have my support
Yönet

3g

De facto, as contas da Cidade Capital ficam baralhadas. Samora Jr vai tirar também uma parte do eleitorado que votaria no Venâncio Mondlane e no MDM. A forma como a candidatura dele foi feita, vende muito a ideia de ser um candidato jovem que quer desafiar o Status Quo implantado pelo regime do dia. E isto, é um dos peixes mais fortes que a oposição tem a vender.
Um estudo para perceber de onde ele terá tirado mais votos depois da eleicao, seria interessante.
Me parece razoável esperarmos uma Assembleia Municipal Multipartidária de facto.
Yönet

3g

politicamente falando eu não conheço Samora Jr, o que sei apenas é que Samora Jr filho do falecido Samora o resto ainda é muito novo para mim no que concerne à política em relação ao PUTO DE CULHOES NO LUGAR
Yönet

3g

Na minha opinião, a frelimo fez um estudo de base que passa por fingir que está chateiada com o menino jr por este concorrer como independente, mas na verdade, o que se espera desta candidatura, é desviar o voto da juventude que se esperava que fosse para venâncio Mondlhane. Assim, os camaradas, esperam que enquanto a juventude espalha seus votos entre o jr e o Mondlhane, Comiche ganhe folgadamente. Jr e comiche estão juntos contra VM.
Yönet

3g

ACCLIN e OMM é juventude?
O post diz que os orgãos sociais da freli apoiam o Jr, Comiche será envergonhado isso sim
Yönet

3g

Dercio Arlindo Manhica, Espero que seja assim mano. Mas duvido que a ACCLIN e OMM estejam de facto de costas viradas a frelimo, isto continua me parecendo uma estratégia maquiavélica frelimista para ludribrir os menos atentos em matéria de análise. Infelizmente, esses são tantos em moz.
Yönet

3g

Manuel Matola Ilustre, a Frelimo não é tão inteligente assim!!
Eles sempre usaram formas muito claras de ludibriar e enganar o povo, nós é que somos passivos demais...
Acredite estão em apuros aqueles!!
Yönet

3g

Boa visão
Yönet

3g

Espero com entusismo que tal aconteça. Chega chega. A victoria é certa.
Yönet

3g

Faz algum sentido
Yönet

3g

Esta é também a minha maneira de ver este jogo. Por isso é bom sempre duvidar do que vem daquela ala.
Se quiser mudar a realidade é melhor não se atrapalhar com esses jogos.
Yönet

3g

Tanto Samora Jr assim como Gilberto pretendem desviar atenção da juntude e não constituem alternativa nenhuma. Podem até ficar revoltados com a situação interna, mas se quisermos mudar a realidade não devemos abandonar aquele pensamento que tivemos há sensivelmente 3 meses para trás quando pensávamos logicamente sobre as coisas sem sermos atrapalhados com esses que aparecem agora. Esses vêm nos atrapalhar e no fim vão partilhar entre si de acordo combos truques que eles traçaram.
Yönet

3g

Força ai Samora Jr
Yönet

3g

Se eu estivesse em maputo ia apoiar nele
Yönet

3g

Isso vai aquecer cm samora jr heeee nao pode uku mais.
Yönet

3g

Está na hora de fazer as coisas duma outra forma. Esse é um bom começo, deixou o lambebotismo e o medo
Yönet

3g

Isto estah renhido.
Yönet

3g

Afinal as equações matemáticas servem na vida quotidiana!.... Caros munícipes é mais um caso por analisar antes de decidirmos pra os mais 5 anos... São cinco anos em jogo..
Yönet

3g

Arisco a apoiar a iniciativa "romper com as diretrizes internas". Está doer bem mas é!
Yönet

3g

Outubro sera' mes de waca-waca para Frelimo.Kkkkkk
Yönet

3g

Faz isso meu,derruba essas raposas velhas e gananciosas!
Yönet

3g

Todo cao tem seu dia tudo k voa sempre ira aterar pork saio da terra o tempo vai e vem Deus nao e' xico nem antonio
Yönet

3g

Força
Yönet

3g

Ta complicado isso
Yönet

3g

Os conselhos do meu antequerido e saudoso Lider Afonso M.M. Dlhakama a surtirem efeitos posetivos... Dizia ele.. Eu convido a tdos a estarem ao lado certo..
Yönet

3g

A deus FRELIMO
Yönet

3g


Milagre Mabote O Jovem Empresario vençeu nas Bases e Celulas do Partido Frelimo e teve mais votos e do nada tiram-lhe para por um Madala de 79 Anos que desde 1983 vem ocupando varios Cargos Politicos ja era o tempo de ele descansar e nem Concorreu como o Samito.ele mereçe sim é um Jovem sem polemicas muito reservado & Social o meu voto vai sim para ele e não para um Madala que so vai defender interesses de um Punhado de Ladrões & Corruptos Força Samito 💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪
Yönet

3g

Euclides Flavio quando decide escrever é simplesmente perfeito.
Eu acho que devias ser cabeça de lista de qualquer coisa.
Yönet

3g

Força ai,ja tamos cansados de manipulaçoes.
Yönet

3g

Finalment a chance d um sangue cm Vida em maputo
Yönet

3g

E uma estrategia politica, p nos confundir irmaos esse e o cabeca de lista da frelimo. Abram o olho e usem a mente. Nao ha divisao na frelimo mas sm coesao e essa e uma luta aparente p disviarem a nossa atencao e eles ja comecaram a agir.
Yönet

3g · Düzenlendi

Ele podia concorrer as presidencias 2019
Yönet

3g

E preciso os tomates no lugar seguro. A mesma frelimo quem desafia e a mesma que tirou os tomates do pai enquanto estavam bem seguros e gradeados.
Yönet

3g

eu so quero saber a quem vai apoiar a FAMILIA SAMORA❓ a frelimo ou ao SAMORA JR

se for Samora JR...entao FRELI ja era
Yönet

3g



Yönet

3g

Eu penso que Samito Não deve ter a Frelimo como uma instituição do pai. E ele querer se fazer de herdeiro. Para tudo há regras. O gajo não pode pensar que só porque é filho de Samora o gajo é mais camarada que os outros membros da Frelimo.
Yönet

3g


14 Yanıtı Gizle


Samito nunca foi nem um pouco disso que estas a Dizer foi sempre Humilde e muito Social e bem sucedido no Mundo Empresarial.ele concorreu e ganhou em todas as Bases e Celulas do Partido infelizmente sem nenhuma explicação tiram-lhe a sua candidatura porque?sabes mi dizer porque?ser Filho de alguem não quer dizer nada esse Jovem é Humilde e merece sim ser um dos Candidatos que vai concorrer com os outros.
Yönet

3g

Eu penso que Samito queria se impor usando o nome histórico dos seus progenitores. Mas, não descarto a possibilidade do gajo ter sido reprovado por não teoricamente garantir a Victoria do partido. Uma vez que ele é muito discreto(Não gosta de dar as caras).
Yönet

3g

Samito em algum momento terá dito aos camaradas com direito a voto que deviam lhe votar porque é filho do primeiro presidente de Moçambique? E estes camaradas terão votado nele so por isso? Ser familiar de um político influente ou que teve grande impacto é motivo para inibir-se? Por favor, cada um tem suas ambições e o mais importante é lutar justamente para alcança-los.
Yönet

3g

Lógico Arcenio poeta, a política não quer pessoas anonimatas e a própria frel não quis fazer marketing em prol do levantamento do nome do Jr, porém ao senhor Milagre gostava de informar que não é humildade que o povo precisa, mas sim, um líder capaz de governar olhando a preocupação do povo e que seja capaz de satisfazer a necessidade da colectividade, o Comiche tem um historial bonito na sua governação e sendo a frel um partido que está quase debilitada precisa de um líder que o povo gosta ou conhece as suas acções pra resgatar a Nossa urbe.
Yönet

3g

Bem colocado mano Justino.
Yönet

3g

Mano William Os partidos políticos querem e precisam apostar num gajo que antes das eleições, traga confiança para o partido. Igual ao que xtá acontecer na renamo(malta Amurane e Venancio)
Yönet

3g

Arcenio Poêta Da Rua comiche garante a Vitoria da freli ? Com a idade k ele tem ? Ele deveria estar a cuidar dos netos dele,,,so vai fazr freli perder ,,,,,,
Yönet

3g · Düzenlendi

Irmão nem todos cabeças de lista da nossa FRELIMO são conhecidas ou figuras públicas,para mim o santo seria uma figura muito especial e correspondente para a cidade de Maputo,ele defacto é um jovem humilde,Comichi não pode repetir,ele meteu água suja,foi perdoado,agora seria uma cara nova a ter essa oportunidade ,Comichi não é Dogma par a gestão de Maputo ,deve dar oportunidade aos outros ,ele por mim devia renunciar de imediato dar lugar ao Samora junior
Yönet

3g

Comichi,já é velho deve aceitar isso é de imediato se aposentar quer gozar sosinho,,não pode ,a kem de direito veja bem isso ,nossos jovens também devem estar nesses lugares , ninguém é vitalício para dirigir
Yönet

3g

Arcenio Poêta Da Rua O sr. Arcenio ja se identificou: um dos G40 que a Frelimo ditatorial e lesa-Pátria, vai usar como arma pra abater o Samora Jr. como ja aconteceu antes com outros democratas e vozes do povo!
Yönet

3g

Estás como um cego a identificar cores nos semáforos
Yönet

3g

Justino Maposse é assim: o Samito,tem um caracter muito incrivel digo isso por conviver com ele á mais de 25 anos ele não é Ganâncioso,Invejoso & Intreguista o que aconteçeu é que um punhado de Trafulhas dentro do partido dele simplismente sabotaram-no ele ganhou nas Bases e digo mais mais que 90% da Comissão Politica esta do lado dele aquilo foi uma grande vergonha nem o Atual cabeça de lista do partido dele não queria participar foi obrigado somente para sabotar a Candidatura do Samito.mas em fim estou feliz porque a Sociedade levou a ele o resto veremos a frente.
Yönet

3g

Mario conhece o historial do cabeça de lista da fre? Não ê idade que governa mano, esse tipo é a pessoa isacta praia resgatar a imagem da fre e a não se pode perder Maputo é isso que eles têm como concepção.
Yönet

3g

Intendo Boss Milagre. ..
Yönet

3g

Ivan Tamele vê isso
Yönet

3g

Há muita confusão aqui....!
Yönet

3g

Vou apoiar o Samora junior
Yönet

3g

Deixem o miudo fazer o que bem entender, aliás nós estamos num país democrático
Yönet

3g

Eu pir mim o velho caduco Elias Comiche já não serve pra nada.não sei quem foi a pessoa que lhe deu o voto pra um posto onde ele já estava e nada fez
Yönet

3g

A Escrever.....
Yönet

3g

Viva samora
Yönet

3g

Força mano, a Luta continua!
Yönet

3g

Tudo k tem a inicio, tem o seu fim. Assim é a politica da vida.
Yönet

3g

Cidade Maputo kutafiwa kkkk os pesos pesados na caça de voto. Duvido bastante Samora machel ganhar mas também duvido muito a FRELIMO sair a ganhar
Yönet

3g

Os Mocambicanos usam muito a idade pra afastar a concorrencia; por isso que certos anuncios de vaga nos jornais; vem que so aceitamos candidatos ate aos 35 anos de idade; Os que vem depois dos 35 ja nao servem pra nada. Meus irmaos; a idade Sao numeros, se aos 79 anos ele tem condicoes fisicas pra dirigir o municipio ,qual o problema? Deixem Os dois competirem e que venca o melhor, idade Sao so numeros, ha quem tenha 40 anos e parece ter 70.
Yönet

3g

Sr euclides este não é filho de Graça machel mas sim de josina.
Yönet

3g

Parece que a crise nao esta apenas no MDN.
Yönet

3g


Sergio Pangana De Almeida 👍👍👌👌
Yönet

3g

Força, SMJ. Vamos acabar com palhaçada, é hora de mudança.
Yönet

3g

Eu vou a postar nele,confio esta família.
Yönet

3g

Ou neste ou na Solidariedade cívica de Maputo. Dois grandes movimentos emergentes, que aparecem com manifestos sólidos e não quiméricos.
Yönet

3g

FORXA ESTAMOS COM TIGO.
Yönet

3g

A farsa de democracia interna está a ruir. Por outro lado, se a Frelimo saber lidar com a situação ainda pode lograr algum ganho
Yönet

3g

Samora Moises jr deve conformar com resultado bem haja o Dr comiche para o municipio de Maputo
Yönet

3g

Escovinha da frelixo
Yönet

3g

Vai vencer o puto
Yönet

3g

Força galera vamos apoiar esse jovem pode vir mudar Ess senario ele as dificuldades que nos os jovens passámos esses madalas não tem nada ver connosco esse madala é tempo d ele ir cuidar dos netos deixar os outros trabalhare viva Samora j
Yönet

3g

Forca
Yönet

3g

Parabéns.
Yönet

3g

Euclides Flavio, confrmas-me isto?Yönet



3g

O jornal foi precipitado, queria capa a todo custo. Eles vão para a corrida sim, houve ma interpretação da lei.
Yönet

3g

Queriam vender eh eh eh eh
Yönet

3g

Ainda assim, levantam-se várias questões de fundo, as de rectroactidade da lei, por exemplo.
Yönet

3g

Afonso Pedro Massango, Raul Alberto Vejam isso.
Yönet

3g

Yuuu
Yönet

3g

Deixem fazer oque pode se fazer
Yönet

3g

A minha questao e decepçao, vai pra aqueles que dizem que o Comiche fez obra na sua anterior passagem a edil de Maputo!!! Sera que sou tao cego assim ao ponto de nao vislumbrar essas obras? Alguem pode-me indicar uma obra sequer que o Comiche tenha feito na cidade do Maputo com impacto visível no bem estar dos munícipes de pé descalço como eu? Peço provas e testemunhos por favor, de quém tenha sido sorteado!!!
Yönet

3g

A Frelimo Ja Tem Dois Canditados A Cidade De Maputo Nao Ha Barralho D Contas , Parece K Nao Conheces A Frelimo A Omm E A Ojm Sao Afliados De Que Partido? Essa Sociedade Civel Tens A Certesa De Que Nao Sao Membro Da Frelimo ? Olha Esse Partido Tem Visao Fica Voce Ai Enquanto A Frelimo Procura Como Garrantir A Vitoria Em Outubro.
Yönet

3g

SO Q COM ESSA CANDIDATUra de samora veio enterar a frelimo e por sua vez dar renamo pra ganhar autarquias, prk votos q seriam da frelimo ja tam devidido com samora
Yönet

3g

E por outro lado foi bom samora terem o recusado na frelimo prk ia machar sua imagem deixado pelo pai prk ba frelimo nao vale individualismo mas sim e o sestema q ta podre
Yönet

3g

Caro Gilder Anibal a oração deve ser muito forte...
Yönet

3g


Jose Manuel De Sousa 😃😃😃😃😃😃😃😃
Yönet

3g


Edgar Matlonhane É preciso apostar em Samora Machel Jr. Força. 💪💪💪💪💪💪
Yönet

3g

Sr Adérito esse camarada já esteve no município q deixe os outros,
Yönet

3g

É triste saber que tem grupos que lutam para nós governar ..... tlhaaa
Yönet

3g

Força jr esses merecem ainda falta um partido cheio de corruptos
Yönet

3g

FRELIMO É UM PARTIDO Q EXISTIU DESDE 1962, dentro da FRELIMO TEM PESSOAS MÃ, SEM PROGRAMA D BOA GOVERNACAO, NAO VEJO NADA D ERRADO COM A FRENTE Q LIBERTOU O PAIS. PAREM D FALAR MAL DO PARTIDO FALEM MAISDAS PESSOAS Q ESTAO DENTRO DO PARTIDO.
Yönet

3g

Maluco e burro comao è possvel
Yönet

3g

Certíssimo Domingos Pedro Pedro Junior
Yönet

2g

E A HORA D AGENTE PASTOR NA NOVA GESTAO E JOVEM .FORCA JR TOU CMTIGO
Yönet

3g

Jacinto Muhanzule venha aque exaltar os tomates do grande Samora jr irmão
Yönet

3g

Ainda estou a vibrar meu irmão
Yönet

3g

Jacinto Muhanzule como assim irmão
Yönet

3g

Arnaldoortega Neves aniversário.
Yönet

3g

Ok
Yönet

3g

A mísse cololo caio em Nampula com tanta espetativa e convencido pode acontecer em Maputo e Matola com campanha de carros de luxo enormes não consegui vencer o povo ê trassuiero " O facto de estarmos juntos não quer dizer que estamos misturados " pode haver surpresas Boas
Yönet

3g

Samito filho de dois herói é o terceiro herói da família embora ele é o segundo kkkkkkkkk estamos juntos irmão
Yönet

3g

Não concordei com o Cabeça de lista eleito pela Frelimo. Comiche já foi presidente e o mandato dele passou não havia necessidade de lhe elegerem novamente. Frelimo é um partido grande e cheio de membros com qualidades, porque não dar oportunidade os outros? Principalmente os jovens, até quando vão apostar em Seniores ou combatentes? Existem camaradas de corpo e alma k tambem merecem oportunidades. Eu sou da Frelimo e se o meu círculo eleitoral fosse Maputo Cidade votava no Samito
Yönet

3g

Passou o tempo ele ja devia reformar ate na politica.
Yönet

2g

Votadas no samito, logo já não sérias da Frelimo querida
Yönet

2g

Vamos la ver
Yönet

3g

São cenas vamos ver o fim disso tudo...
Yönet

2g · Düzenlendi

O puto de colhoes/tomates no lugar.
Yönet

3g

Esse miúdo não tem culhao suficiente para desafiar a FRELIMO,em Moçambique único que pode desafiar a FRELIMO é o partido do povo,fim da sitação.
Yönet

1g

Mussa Abubacar Digo no sentido de dar de fazer um pouco o partido dos frelixos, o puto ta despertar gentes deki existem separacoes e merdas no partido dos gatunos.
Yönet

1g

Homem com H
Yönet

3g

Concordo o mano Junior tem tomates no lugar e se nao for para nos enganar conta com o meu voto e hei te cobrar Samito caso ganhes
Yönet

3g

Puzuzo...vc tem direito a votar?
Yönet

2g

Kkkk Mestre Mafuiane ate me recenseiei no segundo dia,quero fazer uso do meu direito,desta vez vou e acredita vou cobrar
Yönet

2g

Diğer yanıtları gör

Queres dizer me que o filho de hiena não é hiena? Um porco com óculos escura deixa de ser porco? I don't think so...basta com A Frelimo. Muito menos os Machel's. Só ouvir este nome sinto me furioso .pela brutalidade que o senior cometeu.
Yönet

3g

Forca mano Jr. Estamos juntos
Yönet

3g

O devolcio na FRELIMO, nunca gostei de babar os ditos e não ditos da FRELIMO que os dias das mentiras vai apronsimando a divisão dos grupos, porque escolheu um velho que deviam fazer de biblioteca para os da FRELIMO?falamos a verdade somos escorressado com silogane não és nosso, quem é o vosso?
Yönet

2g

Enganar mocambicanos é muito facil, logo da pra preceber que a frelimo nao vai perder o municipio da cidade de maputo, tudo planejado. Mas o meu voto nao apanham mais.
Yönet

2g

Parece me k tudo isso foi planificado so para barralhar os votos da renamo. Nao nos deixemos enganar.
Yönet

1g

Como vao aplaudir filho d alguem k eles mesmo tirarao a vida??? Ai no fim d tudo as verdades começao aparecer,ai se voces analizarem vao perceber k se um dia as pessoas t tirarem a vida nunca vao apoiar os seus filhos,senpre existira espirito d vingança
Yönet

2g

Viva viva samora jr
Yönet

2g

Forca samora jr
Yönet

2g

Colonos nao dao oprtunidades jovens moçambicanos que vergonhas
Yönet

2g

Power
Yönet

2g

SAMORA MACHEL JUNIOR ,VIVA SIGA O IDEIAL DO SEU PAI
Yönet

2g

Kkkkkkkkkk, eishii
Yönet

2g

Ficaõ a saber que ese Junior ja a mente dele ja esta acuatumado ese lanbibotas nao vai siguir nenho eseplo do pai
Yönet

2g

Será?
Yönet

2g

Ele tem razão
Yönet

2g

Estao ai a falar e escrever muito bem e bonito na hora da verdade vao votar no outro e na frelimo
Yönet

2g

Isso n se entende, de tanto nos enganar chego a pensar k pode ser mais uma poeira nas nossas vistas, pra k a Renamo,mdm e o tal samito dividirem os votos e o bolo grande ir para a frelimo, prefiro esperar no dia D, para falar a verdade esse país n anima azar meu nascer cá, terra de malandros
Yönet

2g

Forca Samora Machel o povo e contigo
Yönet

2g

Em resumo, o fim da FRELIMO.
Yönet

2g

Grande homem
Yönet

1g

Eu sou apartidario mas não concordo com a candidatura desre velho comiche com tabtos jovens Drs na Frelimo sinceramente iato revela absolutismo no partido que so os ditos fundadores devem assumir o poder.
Yönet

1g

Força Samito.
Yönet

1g

Maputo 35 anos depois,Samora Moisés Michel vive.
Yönet

1g

Força Jr, vamos te apoiar muito, jovens n poder
Yönet

1g

Cuidado com todo filho com nome jr ele é a copia do pai.
Yönet

1g

A frelimo um dia vai acabar sem saber porquê ...!
Yönet

1g

My man, vamos... estamos cansados de velhos ladrões Samito mostra que verdadeiramente es filho do saudoso. Estamos contigo Samito, tens o apoio do povo.
Yönet

1g

Viva Samito, o povo em primeiro
Yönet

1g

Logo dá para perceber k ele só quer comer. Este tempo todo ele estava a onde?
Yönet

12s

Certo
Yönet

10s

Viva
Yönet

12s

O facto de ser filho de quem é não é razão pra ganhar votos sem sequer ter mostrado o seu plano com o município,ou manifesto eleitoral...o povo tem é que fiscalizar esses malandros com cobiça pelo poder....seja de que partido for...
Yönet

10s

abrir olho è bom e n fechem abrir bem mesmo
Yönet

8s

samora de Volta!



Egidio Vaz
18 h ·
Se Samora Machel estivesse vivo, Samora Machel Junior iria concorrer ao Município de Maputo contra a vontade do partido Frelimo? E em caso afirmativo, a mãe iria endossar contra a vontade do partido do marido?

Quero respostas tipo SIM/NÃO.
305 comentários
2 partilhas
131131

GostoPartilhar

Comentários


Cossito Freitas NãoGerir


Gosto · 18 h


Jonas Joaquim NaoGerir


Gosto · 18 h


Rebeca Cipriano Mashava NãoGerir


Gosto · 18 h


Tomas Dobrao Capece Se o Samora Machel estivesse vivo estaria nos 85 anos e se o samito quisesse concorrer não iria ser excluído.porque gozaria de fortes influências.nao.
15Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Aida Jonas boa observacaoGerir


Gosto · 18 h


Alex Amur Amur NaoGerir


Gosto · 18 h


António Manheia SimGerir


Gosto · 18 h


Joao Alfandega Sr. Egidio Vaz, este assunto é muito pessoal. Afinal de contas, o que diriam ainda se a mamã Graça tivesse mostrado "Hipocrisia" perante a decisão do Samito? As vezes perdemos tempo discutindo assuntos que pouco nos importam.

Bom Dia!
13Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Egidio Vaz Esse teu comentário merece ser apagado. mas deixare como aviso. Quero respostas SIM/NÃO. Pelo menos respeite o meu pedido. SIM ou NÃO?Gerir


Gosto · 18 h


Joao Alfandega Sr. Egidio Vaz, se a Mamã Graça tivesse dito assim "Ah, ele foi longe demais. Isto surpreendeu-nos a todos. É uma vergonha (...), e, não posso compactuar-me com esta malandrice." Estariam ainda a postar o outro assunto/ponto de vista hoje.

Mamã Graça mostrou-me ser mulher-homem. 👏👏👏👏
9Gerir


Gosto · 18 h


Marcelino Seda NaoGerir


Gosto · 17 h


Cadu Moreira kikikikikiki "mulher homem".
1Gerir


Gosto · 17 h


Fidalgo Salomao Mauai A frelimo não seria o que é hoje. "sem alma"
13Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Mauricio Guiamba Para uma mulher, o filho vale mais que o proprio pai (marido).
7Gerir


Gosto · 18 h


Estevao Simoes Seria uma frelimo bem diferente lado alado com o povo
2Gerir


Gosto · 18 h


Victor Famandha Kufeni Vivas Isto ainda vai animar. Há muito blá blá blá aqui. Rsrsrsrs
1Gerir


Gosto · 18 h


Bernardo-Madzime De Araujo Rodge Não iria concorrer contra vontade do pai, pelo contrário, seria cabeça de lista com a benção do pai e apoio das "bases"...
14Gerir


Gosto · 18 h


Lit Safrao Tambem acho que Graça mostrou que o mundo não se faz com hipocrisia mas com realidade dos factos a ala Samoriana deu tempo a todas que culminará com mas um mandato de Nyusse, estão preparando o seu regresso e Samito terá 55 anos.
2Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Armandinho Caula Mano Egidio Vaz, não iria concorrer porque comungavam os mesmos ideiais. Agora está claro que os ideias de Samora estão a ser pontapeados!
9Gerir


Gosto · 18 h


Samuel Silvestre Zaqueu Samora Machel, não está vivo. R: SimGerir


Gosto · 18 h


Benny Matchole Khossa Se Samora Machel estivesse vivo continuaria na Frelimo? A Frelimo continuaria a existir? A Frelimo teria chegado ao ponto de ruptura? A Frelimo continuaria Governo?
10Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz SOFISTAGerir


Gosto · 18 h


Benny Matchole Khossa Egidio Vaz quem está a brincar com a palavras aqui és tu...
1Gerir


Gosto · 18 h


Egidio Vaz Benny Matchole Khossa estás a ser sofista do seculo XXI. Precisas de um BANNER na tua testa: SOFISTA
2Gerir


Gosto · 18 h


Benny Matchole Khossa Egidio Vaz sofismas estas tu a lançar... sofismas e falácias
3Gerir


Gosto · 18 h


Domingos Cossa A FRELIMO nao estaria neste caminho sr. Vaz. Nao teria este tipo de gente que tem agora, muita gente estaria na cadeia. O que Samito quer fazer, Samora ja teria feito ha muito tempo mas de outra forma. Fiques claro disso. Veja os discursos de Samora feitos em 1975 a 1986.
1Gerir


Gosto · 17 h


Domingos Cossa O Vaz tem razao de falar assim. Se ele continua a usar a ciencia e o conhecimento dele, como era de antes, vai morrer pobre. Para ter emprego, casa, carro ee preciso escovar, escovar para viver bem. EE isso que Samora combatia duro desde a independencia, samora queria ver jovens que falam a verdade, a ciencia, etc.Gerir


Gosto · 17 h


Meque José Meque Dependeria da sua influência política no partido tanto como os seus projeto de governação. SIMGerir


Gosto · 18 h


Renato Zeca Acho que mano Egidio Vazegidio passou por uma lavagem cerebral ja não o reconheço. Parece ate aqueles alunos principiantes em ciências políticas👨🏾‍🎓
15Gerir


Gosto · 18 h


Chadreque Capece Jr. Porque assim o diz?Gerir


Gosto · 18 h


Renato Zeca Chadreque Capece Jr. Peço para revisitares as recentes publicações e partilhas dele e dai tire a conclusão por si so. Bom diaGerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Responde com sinceridade oh Renato Zeca.
1Gerir


Gosto · 17 h


Chadreque Capece Jr. Renato Zeca, precisa se ser justo nas análises...As coisas devem ser ditas tal e qual elas são. Elogios quando é necessário e críticas tambem caso for...Não se pode viver cego enquanto tens a capacidade de visão.
1Gerir


Gosto · 17 h · Editado


Miro Guarda Renato Zeca, eu não gosto das publicações do Egidio Vaz ultimamente porque conheci um outro antes. Mas eu não entendo essa tendência de atacar o homem por ser diferente do que era antes. Ele fez uma pergunta e foi claro: quer respostas SIM ou NÃO. Onde está a dificuldade de dizer estas duas palavras?
1Gerir


Gosto · 14 h


Charlles Freia Grande decepção.... Egidio Vaz ja foo comprado... Mesmo.k.ele venha dizer.o contrario
1Gerir


Gosto · 7 h


Renato Zeca Charlles Freia eu não digo mais nada. R.I.P ao antigo EgídioGerir


Gosto · 7 h


Aderito Tamele Existe sempre uma razão para que algo aconteça, se as razões justificassem ele o faria, "ele tem 48 anos, em novembro completa 49 e próximo ano 50" , é Homem ele.
2Gerir


Gosto · 18 h


Alcy Amosse Se Samora Machel estivesse vivo nada disso estaria a acontecer.
1Gerir


Gosto · 18 h


Eusebio Sanjane Se Samora estivesse vivo provavelmente ninguém teria acantonado o Samito, na expectativa dele se resignar a disciplina partidária. O tiro saiu pela culatra. Razão para dizer Egidio Vaz que Samora vive em Samito ... los cu***ones de aço 😜😜😜
1Gerir


Gosto · 18 h · Editado


Blessed Paulo Simbe Se Samora estivesse vivo, o Jr. seria chamado de Reaccionário e iria ao campo de reeducação. Seria antipatriota e inimigo do povo.
3Gerir


Gosto · 18 h


Tony Ferreira Fuzilado em praça públicaGerir


Gosto · 18 h


Agostinho Augusto NãoGerir


Gosto · 18 h


Dimas Xavier A política sem Samora mudou muito ou seja a visão da frente não é a mesma e mais; se é que são do bem não há nada a temer dizem que quem não deve não teme .
1Gerir


Gosto · 18 h


Benjamim Muaprato Nunca se chega a lado algum com os "se"
2Gerir


Gosto · 18 h


Carlos Augusto Carlos Meu caro Egídio... Este País precisa de sangue novo....Ele é maior de 18 anos, é livre de fazer a escolha,apesar de ser FRELIMOGerir


Gosto · 18 h


Ed Mazive pergunta boba. mas com estamos a brincar bobagem foi respnder de forma boba: Nao!
1Gerir


Gosto · 18 h


Isaias Mahangue Não.Gerir


Gosto · 18 h


Mário João Francisco Francisco A mãe não casou com a Frelimo. A mãe teve escolha.

estamos longe a ser assim
4Gerir


Gosto · 18 h


Octavio Jaime Mondlane Chega de velhos sem sonhos minando trilhos de jovens sonhadores. Isto aconteceu devido aos moldes usados para retirarem a candidatura do Jr.Gerir


Gosto · 18 h


Octavio Jaime Mondlane Ou seja, Não aconteceria.Gerir


Gosto · 18 h


Gabriel Jose Titosse Nesse caso, provavelmente Mandela ainda estivesse vivo e Moçambique estivesse em guerra contra a RSA. Samora estaria "fox" por a sua amada Graça ter-se deixado apaixonar e residir com outro homem. É meu ponto de vista. (Risos).
5Gerir


Gosto · 18 h


Rybeiro Afonso Risos 😀😀😀Gerir


Gosto · 17 h


Alfiado Inacio Ranjo KkkkkkGerir


Gosto · 16 h


Julio Machava Se se... parabéns Samito pela decisão. Precisamos de pessoas que dizem sim eu posso, não aquelas que dizem eu sou graças a vontade do meu partido, fui indigitado pelo meu grupoGerir


Gosto · 16 h


Válter Simbine Samora Machel Junior iria concorrer ao Município de Maputo contra a vontade do partido Frelimo? NÃO, PORQUE NÃO SERIA NECESSÁRIO (Isso é resultado do mal estar instalado no seio do partido).
9Gerir


Gosto · 17 h


Edward Chirindza Muitas palavras resumidas em poucas para uma e única verdade!Gerir


Gosto · 14 h


Manuel Saleh SIM/NÃOGerir


Gosto · 17 h


Victor Sengo NãoGerir


Gosto · 17 h


Edú Da Nora Se Samora Machel estivesse vivo.
Samora Machel Junior iria concorrer ao Municipio de Maputo com a vontade do partido Frelimo!
E em caso afirmativo, a mãe iria concordar com a vontade do partido do marido!
3Gerir


Gosto · 17 h


Pedro Manguene Se Samora estivesse vivo, Jr não ia concorrer, sequer iria candidatar-se. Seria nomeado, proclamado, aclamado, unanimemente!
6Gerir


Gosto · 17 h


Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
COM A JUVENTUDE, MULHERES, COMBATENTES, SOCIEDADE CIVIL E SAMORA MACHEL Jr, UNIDOS, MAPUTO PROSPERA.
6Gerir


Gosto · 17 h


Shanawaz Salim Omar SimGerir


Gosto · 17 h


Eusebio Zelio cada um e livre de fazer o que bem entender, a mae falou muito bem ele e crescido e responsável
1Gerir


Gosto · 17 h


Francey Zeúte Mas se se se se se e mais se se se ... a verdade é que Samora Machel Jr já é candidato e por uma força que não é a Frelimo. Tudo para gastarmos paleio.Parece ate que não acredita que aconteceu. ehehhehhe
2Gerir


Gosto · 17 h


Isaias Jaime Massango Penso que sim iria concorrer e mais até talvez ganhasse sem sobressalto e é um direito que lhe assiste como cidadão.em relação a mamã Graça iria sim defender com Garras mãe é mãe .Gerir


Gosto · 17 h


Lyndo A. Mondlane A premissa esta errada, ha que proucurar a origem deste problema, nao as consequencias.
Mas bom è nosso custume querer solucionar as consequencias sem analizar ou combater as causas, e assim nos vai como pais.. em fim
6Gerir


Gosto · 17 h · Editado


Egidio Vaz Não há premissa aqui. Os problemas, se quiser que sejam procurados, procure-os. Aqui não há problema nenhum. Fiz uma pergunta...e julgo que preenche as qualidades de uma pergunta objectiva.
1Gerir


Gosto · 17 h


Lyndo A. Mondlane Aqui pode nao haver problema meretissimo Egidio Vaz, as perguntas as formulas como estimes oportuno.. mas la naquele partido sim.
Samito è conssquencia da falta de democracia naquele partido, de forjar candidaturas, de nao escutar as bases, de chegar de forma meio democratica a liderança do partido, depois praticar a dedocracia pura ( como aqueles professores q castigam.os alunos, esquecendo q foram alunos)..
Ou seja se Samito tivesse sido chumbado pelas bases, este problema.nao existiria.. ele entenderia q nao tem.apoio popular e iria a casa ou donde veio.
Mas nao, se preferiram cortamatos para decepar as aspiraçoes de um miltante e de forma injusta.

Ha q solucionar as causas, em todos problemas, para poder conter ou solucionar as consequencias..
Sempre deveria ser assim.

Esse jovem esta levantar moral e entusiasmo em muitos.. por tanto.. pode ganhar...
7Gerir


Gosto · 17 h · Editado


Edgar Cubaliwa E ainda somos pedidos o sim ou o não num questionamento que parte de bases frágeis. Fica dificil
7Gerir


Gosto · 17 h · Editado


Sergio Buque Né mais Lyndo A. Mondlane , tudo dito.
1Gerir


Gosto · 17 h


Ramalho Edson Paris Caro ilustre Egidio Vaz tou disconfiado dos seus posts de canhão
4Gerir


Gosto · 17 h


Isaias Jaime Massango Samito tera o meu voto sim mostrou maturidade .
2Gerir


Gosto · 17 h


Felix Vicente Acho que o malogrado Machel iria lhe deixar concorrer e quem sabe, iria lhe apoiar. Motivos:
Machel era anti corrupto e nao aceitaria essas brincadeiras de corrupção que hoje existe.
Tambem não aceitaria que se desprezasse o povo por um punhado de gente.
8Gerir


Gosto · 17 h


Fernando Caetano Deixem o jovem governar o país. Qual é o problema afinal?! Quando os jovens vão aprender a se apoiarem?! Esse tipo de pensamento, só dá vantagem os velhotes.
5Gerir


Gosto · 17 h


Abdullah Afonso Aba Ai não ha resposta samora morreu uma morte ate agora não esclarecida ,por isso ilustre deixe o passado,o caminho é a frente avamça samito.
3Gerir


Gosto · 17 h


Jabento Quetxoaio Achas que os ideais actuais da Frelimo se Samora estivesse vivo seriam os mesmos ? Peço ainda que visites algumas leis moçambicanas pois cada um é livre de escolher o seu partido . Se não sabias .... saiba desde já que a cantora Júlia Mwito é do partido dia e o marido é da oposição pois eles sabem alguma coisa das leis .
Pena da sua esposa ....
4Gerir


Gosto · 17 h


Rafik Abdala Eis a resposta desenhada e a cores..Gerir

13


Gosto · 17 h


Mamina Algy Aly Natu Se o Samora Machel estivesse vivo o Samorajr nao precisaria de se candidatar pra o município de Maputo pk isto estaria outro nível acredite.Gerir


Gosto · 17 h


Felisberto Amade Ibraimo Sim. Não seria primeiro caso no mundoGerir


Gosto · 17 h


Lenine Daniel Não é possivel ser se justo comigo mesmo ao responder sim ou não! Não concordo com as premissas!!!
2Gerir


Gosto · 17 h


Lyndo A. Mondlane È o.mesmo.q estava dizer eu.. se parte de premissas erroneas..Gerir


Gosto · 17 h


Lenine Daniel Isso aí Lyndo A. Mondlane não aceitemos ser arrastados nessa coisa de sim ou não, quando a pergunta em si é problemática!!! Fico louco quando vejo pessoas que pensam a fazerem isso. E, depois nos questionamos sobre a razão do País ser o que é. Não se constrói um país pensando desta forma.
3Gerir


Gosto · 17 h


Lyndo A. Mondlane Ha q ver samito no contexto actual, porq essas perguntas acabam.carecendo.de sentido..
3Gerir


Gosto · 17 h


Emildo Manhengue Sim.Gerir


Gosto · 17 h


Edgar Cubaliwa Se Samora estivesse vivo se reconheceria nesta Frelimo? A Frelimo seria o que é hoje?
4Gerir


Gosto · 17 h


Aguilario Salvador Ilustres Egídio Vaz , qual é o teu partido ? Espero resposta.
1Gerir


Gosto · 17 h


Tiago Valoi A resposta certa para as tuas perguntas Egídio é se Samora Machel pai estivesse vivo, o nome de Samito não teria sido excluído de forma milagrosa na lista dos pré candidatos para cabeça de lista. Portanto, ele teria concorrido e se calhar derrotado masdentro de um processo democrático e transparente. Oque não aconteceu! Ou seja, se Samora estivesse vivo as tuas questões nem fariam sentido porque isso não teria acontecido! Satisfeito?
12Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Não respondeste nada. Queria tanto apagar este texticulo. Mas amigo é amigo.
4Gerir


Gosto · 17 h


Tony Ferreira Egidio Vaz hehehehe
1Gerir


Gosto · 17 h


Adilson Mahomed Tajú Egidio Vaz meu caro, a tua pergunta, embora o teu desejo seja esse, requer mais do que um sim/não. Pois como bem foi exposto pelo Tiago Valoi. Ademais será sempre impossível saber se com Samora vivo a Frelimo seria a que temos hoje, se o país estaria neste rumo. E por ai vai.
1Gerir


Gosto · 15 h


Filipe Nhalungo Nao, olhando para tradiçao africana, quando morre chefe da familia casa fica ingovernavel.
1Gerir


Gosto · 17 h


Raimundo Chigarisso Tenho A admirado muito as publicações desse respeitado Egidio Vaz........
Mas essa não gostei muito pelo objectivo que ele pretende atingir é a maneira como descreve é no fim deixar a questão.
Nunca esperei isso da sua parte.
3Gerir


Gosto · 17 h


Fortuna Dalice Manguinde Junior NÃOGerir


Gosto · 17 h


Pires M'buana Kalembo Escovista nada disseste primeiro se ele estivesse vivo não estaria no poder pois a idade não ia lhe permitir!!
1Gerir


Gosto · 17 h


Sic Spirou Sim e não. Sim se ele fosse mais democrático... não se ele continuasse igual aos que ficaram.
2Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Se Samora estivesse vivo seria rico como o filho?Gerir


Gosto · 17 h


Sic Spirou Não o sabia rico! Mas de os camaradas dele Samora hoje estão "ricos" incluindo Guebuza (neste momento ele até gere a fortuna da filha falecida), resta saber como Samora lidaria com este aparato.
P.S. e faço te uma pergunta; se Samora fosse vivo a frelimo teria empresass? SPI uma delas se bem lembro!! Muitas perguntas que não terão respostas!
2Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Sic Spirou a Frelimo teria sim empresas. Todos partidos Comunistas da actualidade têm empresas. Com Samora não seria diferente.
2Gerir


Gosto · 17 h


Sic Spirou ....logo não vejo porquê o filho dele não ter o que deve ter!!
2Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Sic Spirou só ele é que não tem problemas. Quanta água benta!
1Gerir


Gosto · 17 h


Sic Spirou ...e já não são comunistas nesse caso; são partidos "imperialistas"! Não se coaduna com o ideal comunista essa acumulação de capital e com ferocidade que vemos nesses partidos.
3Gerir


Gosto · 17 h


Antonio Bote Egidio Vaz acho infeliz a pergunta.
2Gerir


Gosto · 16 h


Nairinho Mabote Seria um comunismo hipócrita. Como todos os comunistasGerir


Gosto · 8 h


Sic Spirou Por natureza já são-no!Gerir


Gosto · 8 h


Brazao Catopola Estas a pressupor que os filhos são geneticamente partidários? Poderia sim, desde que não concordasse com o pai e se julga se capaz de tomar outra direção.
3Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Pode ser mais CLARO?Gerir


Gosto · 17 h


Brazao Catopola Sim, podia se quisesse porque nada inibi, nem mesmo o fato do pai.Gerir


Gosto · 15 h


Assane Assuade A pergunta seria, se samora machel estivesse vivo, a frelimo iria eliminar samito e admitir quem nao estava na lista dos concorrentes?
2Gerir


Gosto · 17 h


Antonio Gomes Fora de qualquer contexto...mesmo num cenário de ficcao!
1Gerir


Gosto · 17 h


Ilidio Tale Sim, Nao, TalvezGerir


Gosto · 17 h


Puto Seleja Numa dessas celebrações do dia 19/10. Certo jornalista interceta o Fomer President Joaquim Chissano, eis que o mesmo pergunta: Se Samora Machel estivesse vivo...?
No seu jeito caracteristico calmo e sereno respondeu: Samora já não esta vivo.
Com isso quero dizer o seguinte "hoje é hoje" camarada Egidio Vaz. Analisemos hoje, as dinamicas de hoje, tendo em conta que hoje já temos uma população sociologicamente diferente a dos anos 70/80, mais alfabetizada e com outras demadas.
5Gerir


Gosto · 17 h · Editado


Jayden Majo Joseph Se samora machel se estivesse vivo nem teriamos multipartidarismo nem eleicoes democraticas
1Gerir


Gosto · 17 h


Lukuekue Amani SIM...Gerir


Gosto · 17 h


Zarito Mutana EU ACREDITO QUE SE O MACHEL ESTIVESSE VIVO teríamos poucos lambibotas.
20Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Você precisa de um curandeiro! Estás consumido com maus espíritos. Só vê lambebotas em tudo. Até num pão vê lambebota.
Aviso aos visinhos deste Zarito para o resgatarem ao curandeiro mais próximo.
3Gerir


Gosto · 17 h


Benjamim Bccnuro Conjo
Gerir


Gosto · 17 h


Madlha Nhuku Kkkkkkkkkkk... Está agressivo istoGerir


Gosto · 17 h


Nelson Badaga Isso já deixou de ser um debate, fico triste com certas reações.
1Gerir


Gosto · 15 h


Sergio Conceição
Gerir


Gosto · 15 h


Xandocs Cumbane
Gerir


Gosto · 15 h


Xandocs Cumbane
Gerir


Gosto · 15 h


Joaquim da Costa
Gerir


Gosto · 8 h


Celso Paco Rossaste a ferida.
1Gerir


Gosto · 7 h


Simões António José Não!
1Gerir


Gosto · 17 h


Abdul Magide Sidi Hassam Se Samora estivesse vivo o quadro politico seria concerteza muito diferente...Gerir


Gosto · 17 h


Aiuba Oliveira Mtw Às vezes sinto decepção de si E.V.

Se Samora estivesse vivo a Frelimo não seria esta que temos hoje. Daí que a sua pergunta ou suposição não tem lugar. Bom dia
10Gerir


Gosto · 17 h


Mamba Mamba Mamba Execelente resposta a medida do cerebro dele. Bom dia e optimo final de semana antecepado.
1Gerir


Gosto · 17 h


Ibraimo Assane ValeuGerir


Gosto · 17 h


Adriano Biza Deixa o quadro fazer a vontade dele e dos que o apoiam. Se Samora estivesse vivo terias tido a oportunidade de fazeres estas perguntas, terias manifestado expressamente os seus endossos ao Dhlakama em várias etapas do seu pensamento e terias tido oportunidade de exercer o seu direito de mudar de opiniao tantas e quantas vezes nos brindastes. The context matter. Vamos ouvir o que ele e outros tem para oferecer a nós maputenses.
14Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz Chief, you still owe a response. Please do that. Isto o que acabou de escrever é sofisma.
2Gerir


Gosto · 17 h


Egidio Vaz A pergunta não deve ser respondida com devaneios ou ataques ad hominen. That's bulshit Prof.
1Gerir


Gosto · 17 h


Fernando Sande Kkkkkkk dr Pepany pfundisseGerir


Gosto · 17 h


Adriano Biza Just mimicking your approach towards SMJr. It's also 'ataques ad hominen' and alike. Conversely to you I will not labelling your posture.

4Gerir


Gosto · Ver Tradução · 17 h


Sweepa O MozDemente NãoGerir


Gosto · 17 h


Marcio Morais Talvez sim talvez não
1Gerir


Gosto · 17 h


Fernando Seda NaoGerir


Gosto · 17 h


Edú Da Nora Se Samora estivesse vivo todos esses trafulhas estariam bem alinhados e o pais nao estaria metido de cabeça e pernas nessa crise financeira e social. A PAZ nao seria nossa preucupaçao nesse momento mas como vivemos de "Se Samora estivesse vivo" tudo isso esta acontecendo. Essa expressao oiço desde a infancia e é sempre sublinhada quando lamenta se o estado de deteorizaçao do Pais.

PS:sera que os jovens so foram feitos pra serem a seiva da naçao e nunca cabeça de lista/ concorrentes no seio da frelimo?
-sera que os jovens so servem pra fazer campanha?

WAKE UP BROTHER
1Gerir


Gosto · 17 h


Joaquim Mavone Se Samora estivesse VIVO ,o Samora Jr não Seria excluído desta maneira ,seria um processo democrática e ia se converser,logo n ia concorrer.Gerir


Gosto · 17 h


Adelino Branquinho Se a minha querida avó, não tivesse morrido, ainda hoje, estaria viva. Sim ou não. Este assunto, do Samito, deve ser observado com seriedade; e não como uma mera birra infantil. A história, não é estanque ela evoluí. Estarmos a fazer suposições, caímos em erro de estagnação política.
14Gerir


Gosto · 17 h


Luciano Mapanga Gosto.Gerir


Gosto · 16 h


Dinis Francisco Cossa Eu acho que não, até não chegaria esse extremo porque talvez ocuparia uma posição previligiada.
1Gerir


Gosto · 17 h


Benjamim Bccnuro Conjo NãoGerir


Gosto · 17 h


Sergio Serpa Salvador Respostas fechadas como estas, deveriam ser acompanhadas com argumentação. É difícil responder a essa pergunta. Quem a Frelimo de facto? Se não foram as bases a legitimar o seu afastamento. Deixem Samora jr à vontade. Deixem os munícipes de mpt terem mais opções. Faça a pré-campanha do seu partido.
5Gerir


Gosto · 17 h


Macedo Mário Franque Alface Se samora machel se estivesse vivo, o samito n ia se candidatar, mas sim proclamado.
1Gerir


Gosto · 17 h


Sonya Mondlane " Se" ... Ele já é candidato. O que importa é o que virá. Concentrem se nisso
3Gerir


Gosto · 17 h


Shelio Chaia Egidio Vaz, espera aí porque eu também tenho outra pergunta para ti, não conheci pessoalmente o Samora moisés machelmas pelo leque de discursos que tenho dele e videos inspiradores de um homem sensato, integro e muito mais que não posso terminar aqui de mencionar, será que teriamos uma FRELIMO que se mostra dividido com duas alas tão antagonicas ????
3Gerir


Gosto · 17 h


Arnold Lawes E.V está muito equivocado, se Samora estivesse vivo estaríamos ainda em guerra, e no Monopartidarismo.Gerir


Gosto · 17 h


Elias Valente Langa O país precisa de homens como Sanito. ParabénsGerir


Gosto · 17 h


Ibraimo Assane Essa pergunta foi mal formada, me parece ser indutiva mas seja como for o Samor Jr. Está lá os que não gostarem terão que se habituar
2Gerir


Gosto · 17 h


Mateus Moiane Se Samora Machel estivesse vivo, teriamos que abordar muitos assuntos, antes de chegarmos ao Samito.
3Gerir


Gosto · 17 h


Elias Valente Langa A minha pergunta é essa a crences na Frelimo ou não? Os nossos historiadores e políticos só vê problemas quando são dos partidos da oposição.
1Gerir


Gosto · 17 h


Elias Valente Langa SimGerir


Gosto · 17 h


Madlha Nhuku Só que ha uma coisa que me intriga aqui no meu mano o ilustre Egídio Vaz.Antes nao se batia pela renamo?Nós todos aqui no fb sabemos disso,pois que até corroborávamos com o mesmo. É claro que todo mundo está livre de militar ou apoiar a quem quiser.Mas,por quê ilustre desta sua NHONGWA para com o jovem Samito Jr?Ontem o senhor nao era "anti-frelimo"? E como é que hoje aparece com esta CARA?Só o senhor é que tem o direito exclusivo de pular de galho em galho?Nos poupe,faxavor
Gilder Anibal,anda curar seus KIWISTAS aqui
2Gerir


Gosto · 16 h · Editado


Vagner Basilio To rindo. KkkkkGerir


Gosto · 16 h


Jeronimo Matsolo Se Samora fosse vivo não haveria democracia logo não haveria municipalização logo a pergunta não faz sentido kkkkkk
2Gerir


Gosto · 16 h


Paulo Muhate Se Samora fosse vivo a Frelimo de hoje não existiria e Samito não tinha de fazer as coisas como está a fazer hoje. Está ação dele hoje deve ser entendido como a reencarnação do presidente Samora Maciel
3Gerir


Gosto · 16 h


Valerio Alexandre Mas que pergunta descabida...
1Gerir


Gosto · 16 h


Rui Purrula Estamos em contextos e um país diferenteGerir


Gosto · 16 h · Editado


Inocencio Fernando Mondlane NÃOGerir


Gosto · 16 h


Aulate De Almeida Dino NaoGerir


Gosto · 16 h


Amilcar Joaquim Inguane naoGerir


Gosto · 16 h


Ernesto Nhaule Se Samora estivesse vivo o comportamento da Frelimo não seria este que acontece actualmente, dai que nem haveria probabilidade de cisão partidária... Mas respondendo a pergunta do ilustre E. Vaz, penso que Samito não ia se atrever...
1Gerir


Gosto · 16 h


Aulate De Almeida Dino Nota: Egidio Vaz, tu pediste resposta tipo: Sim ou Nao, agora estes textos grandes aqui? porque mesmo? kkkkkkkk
2Gerir


Gosto · 16 h


Stella G. Sousa Ferrao Sao contextos diferentes. E Samora pai tinha outro tipo de abordagem.Gerir


Gosto · 16 h


Antonio Bote simples quanto isso, Samora Machel nao esta vivo, a unica pessoa que pode estar ao lado dele e a mae.
3Gerir


Gosto · 16 h


Constancio Nguja Claro que nao precisaria neh? O pai decidiria que o filho fosse o candidato, ponto final.
3Gerir


Gosto · 16 h


Pedro Chavane Acredito que antes de formular a perguntas já tinhas a resposta.
1Gerir


Gosto · 16 h · Editado


Muzila Wagner Nhatsave Egidio sai la desse assunto. o que esta em causa nao e isso e tu sabes. Estamos fartos de trafulhices e falta de seriedade no nosso partido. Os sinais de ebuliçao foram dados ha muito tempo. Ao inves de resoçlverem o assunto preferiram ser arrogantes e petulantes. Nenhum membro com o minimo de honestidade esta contra ele. As pessoas so estavam a espera de aparecer alguem com culhoes para dizer basta. Pergunta aos teus amigos quanto saiu de dinheiro ontem no Jantar. Uma vergonha . ninguem foi ao seu bolso para isso. Aprendam a ler os sinais meu caro. sou da casa e conheço como funcionam as coisas. Aguarda traiçao meu irmao. Se ate os filhos estao a dizer aos pais que estao com ele.
19Gerir


Gosto · 16 h


Helio Banze 👌👌👌👌Gerir


Gosto · 15 h


Muzila Wagner Nhatsave Nao nos desviemos do cerne da questao com essas distraçoes Egidio Vaz
1Gerir


Gosto · 16 h


Egidio Vaz Estou atentoGerir


Gosto · 16 h


Paulo Muhate Caro Constancio, Samora Machel foi dos poucos líderes mundiais que praticou nepotismo daí que não vejo ele a “ colocar” samito jr. na presidência de Maputo Cidade.Gerir


Gosto · 16 h


Constantino Joao Antes de mais, há que perceber que por de traz de Samito estão grandes figuras influentes dentro da Frelimo que não se revêem com o rumo em que o partido se transformou e está a seguir. Muitas dessas figuras foram próximas de Samora Machel.
Eu perguntaria ao Dr Egídio: Se Samora estivesse vivo estaria alinhado com essa máfia que se instalou dentro do partido Frelimo? Não acha que romper com actual "máquina" seria honrar a memória e os ideais de Samora Machel?
12Gerir


Gosto · 16 h


Carlos Nuno Castel-Branco Samora Machel morreu há 32 anos. Nestas três décadas o país, a região e o mundo mudaram de tal forma que seria improvável que Samora não tivesse sido parte dessas mudanças, como sujeito e como súbdito da história. Hoje teria 85 anos, se fosse vivo, e ou não estaria na política activa, ou, se ainda estivesse, seria provavelmente um dinossauro como tantos presidentes africanos que entram e esquecem de sair. O Samora de há 32 anos, e o contexto político e histórico de que ele foi parte, seriam muito diferentes hoje, ou seriam irrelevantes. Portanto, a pergunta deste post não é muito sensata nem útil.

Para responder a essa pergunta, seria necessário considerar questões mais fundamentais, do tipo: 1) seria Samora relevante hoje? 2) estaria Samora na Frelimo hoje? 3) teria Samora resistido politicamente? 4) o que representaria Samora hoje? 5) como seria Samora hoje? 6) seria o Júnior o que é e teria alguma relevância? 7) que forças históricas são relevantes, além de Samora, fora do controlo de Samora e formadoras do Samora como ser social, e que opções estariam hoje em disputa?

Tudo isto vem muito antes da pergunta sobre se o Júnior, com Samora vivo, concorreria como independente.

Neste mundo, não há nada que nunca morra, nem o próprio universo viverá para sempre, quanto mais a Frelimo, ou a época de Samora, ou as minas de rubis, ou os paraísos fiscais, ou as forças que assassinam para expropriar terras, ou o modelo extractivo de construção social, política e económica.

Tudo muda, e se tudo muda, porque devemos ter medo da mudança?

O que seria um manifesto Samoriano para a cidade de Maputo hoje? Em que premissas e análises se basearia, que prioridades definiria, que opções e caminhos escolheria e como seria debatido e implementado num contexto de profunda crise económica e crise de identidade e credibilidade institucional, política e de entendimento da nossa história? Nem sequer conseguiríamos responder consensualmente a esta questão porque nem estamos consensualmente de acordo sobre o que seria ser Samoriano, se é que existe isso.

Mas um dia espero ver todo este tempo e energia usados para discutir as ideias, os manifestos, as premissas, as análises, as opções, os caminhos e o envolvimento de cada um, em vez de uma batalha inglória sobre nomes, lealdades e, até, sobre um pouco de feitiçaria futurística.
46Gerir


Gosto · 16 h


Vando Henrique Concordo , Muito profundo. A sociedade não é estatística, ela é dinâmica(assim como o comportamento da pessoa), e tudo o que lhe compõe e caracteriza.
1Gerir


Gosto · 14 h


Guilherme Noronha SIM. SIM!Gerir


Gosto · 16 h


Sergio Matos Adriano Biza....ele disse para responder SIM ou NÃO exactamente para não o embaraçar.
1Gerir


Gosto · 16 h


Roberto Lamba Poderia concorrer sim pelo Municipio de Maputo por ser sua vontade propriaGerir


Gosto · 16 h


Antonio Bote “Eu sou mãe, enquanto outras pessoas pensam com a cabeça e outros sentirão com o coração, para mim é o umbigo que fala. Eu estou aqui como cidadã e como membro da Frelimo, mas sou mãe e as pessoas têm de se lembrar de uma coisa: a Josina não está aqui, o Samora não está aqui. A única pessoa que pode estar ao lado do Samito para aconselhar ou não aconselhar… Há de haver muitos mas mãe é só esta. Não há outra”, afirmou.
4Gerir


Gosto · 16 h


Sergio Conceição Ela expressou-se muito bem. Que mãe deixaria de apoiar o seu filho? Força Samito!
2Gerir


Gosto · 15 h


Elio Jonasse Meu amigo e jovem Vaz, outros tempos, outros ventos.
3Gerir


Gosto · 16 h


Egidio Rodrigues Dificil analisar porque se Samora Estivesse vivo, Samito nao precisaria de Concorrer contra vontade do partido.Gerir


Gosto · 16 h


Magacebe Majacunene Se Samora estivesse vivo a Organizacao continuaria com uma coesao positiva e dai o seu nao teria razoes para derivar para outra.
A coesao negativa leva a Organizacao a sugeitar-se a visao do nucleo dicisorio de momento.Gerir


Gosto · 16 h


Vagner Basilio Vou continuar me alimentando das vossas posições.Gerir


Gosto · 16 h


Naine Mondlane Não, Não!Gerir


Gosto · 16 h


Obadias Mazive Olha, dr Vaz, é deficil responder sem argumentar. Mas é assim, os ideiais de Samora na Frelimo foram rompidos pela ambição, clientísmo, favoritísmo e oportunísmo a favor dos poderosos, não do povo. Onde cada um luta para chegar ao poder para se enriquecer.
3Gerir


Gosto · 15 h


Damiao Simango Eu neste momento estou a tento para no futuro ver o que os historiadores, os politologos e outros cientistas sociais vão trazer no debate público sobre todas estas metamorfoses política que os actores políticos nacionais nos proporcionam desde o caso MDM falo dos acontecimentos da passagem para o outro lado do murro, passando pela diplomacia silenciosa de Nyusi/Dlakama, até este do Samora Jr. Uma coisa é certa há uma nova história que poderá ser inscrita na arena política nacional incluindo um possível novo vocabulário político.
1Gerir


Gosto · 15 h


Desidério Chambo A vontade da Frelimo seria ser Samora Junior a concorrerGerir


Gosto · 15 h


Elton Parruque NãoGerir


Gosto · 15 h


Initovitch Gulupov Nao...SMJr nao ia concorrer pois nao teria motivos/razoes para tal nem teriamos a FRE que temos hoje. Foca te nas razões que ditaram esta decisao do SMJr em concorrer fora do seu partido.
3Gerir


Gosto · 15 h


Lúcio Langaa se Machel estivesse vivo, Samito ia concorrer e perder limpo ou mesmo ganhar limpo. talvez, ja que é tudo se se se...Gerir


Gosto · 15 h


Samuel Bernabe A verdade é que Samora Machel já não existe e tudo é possível hoje.
1Gerir


Gosto · 15 h


Bob Liss Nengum Frelimista seria contraGerir


Gosto · 15 h


Ana Ouana Está consumado.
1Gerir


Gosto · 15 h


Ressano Macanze Granda provocação! HeheheGerir


Gosto · 15 h


Adriano Nuvunga Pelo que sei, o Egidio Vaz é um historiador e dos bons. A história é uma ciéncia com metodologia própria que exige responsabilidade dos seus profissionais. O debate aqui lançado parece não se conformar aos métodos de trabalho da ciência de que o Vaz é professional.
36Gerir


Gosto · 15 h


Miguel Manjaze Dr Adriano Nuvunga, quero concordar consigo. A Pergunta lançada, em minha opinião, está desfazada de sentido. Primeiro porque os homens mudam o ser em função do tempo e das condições do meio em que estão inseridos. Segundo, a Frelimo de hoje, também naminha opinião, não se pode comparar com a Frelimo de há 32 anos a trás, em termos ideológicos. Terceiro, as motivações que levaram o Samito a concorrer como independente talvez não teriam nascido. E, para finalizr, Samito foi educado tanto pelo falecido Presidente Samora Machel como também pela senhora Graça Machel, no mesmo espaço de convivência. Por isso, reitero que a questão colocada para o debate é infeliz!
1Gerir


Gosto · 14 h · Editado


Emidio Beula Pobre Adriano Nuvunga, o mano Egídio Egidio Vaz renunciou ao ofício de historiador para abraçar novos desafios menos exigentes ...
7Gerir


Gosto · 14 h


Ilidio Lobato É a minha decepção enquanto historiador. Marc Bloch e Fernand Braudel ensinam como a "história como ciência" elabora as suas perguntas. Perguntas dessa natureza esperamos de pessoas incautas e não de um Egidio Vaz, enquanto historiador e com um grau de pesquisador em comunicação. Pela responsabilidade que tem deve mostrar essa diferença entre ele e os outros.
3Gerir


Gosto · 12 h


Tomas Mario Parece-me haver aqui uma serie de equívocos, a começar pela qualificação de "historiador": como se define um historiador? Segundo equivoco: (des)enquadramento historico da pergunta: no tempo de Samora Machel não havia eleições multipartidárias!
4Gerir


Gosto · 11 h


Eliseu Soares Olha se o Samora estivesse vive o Samito nem teria necessidade de concorrer dentro do Partido Frelimo, e nem teriamos esta confusao que andava escondida a bastante tempo no partidao.Outros poderao seguir o exemplo de Samito, agora podem perceber que e possivel pensar diferente.
2Gerir


Gosto · 15 h


Kamal Badrú A pergunta coerente devia ser
Será que se Samora estivesse vivo teríamos conflitos internos no nosso partido?
Será que se Samora estivesse vivo iria se gerir o partido com objectivo de satisfazer o estômago pessoal?
6Gerir


Gosto · 15 h


Elecas António As vezes o Vaz decepçiona pela pior.
Ter uma mente refém de certos partidos faz muitas pessoas do famoso Kiwistas.

Um académico, volta no passado pra fazer uma analise de "imaginemos "
6Gerir


Gosto · 15 h


Costa Manhiça Ha muitas coisas que aconteceram no pais mas se o Samora estivesse vivo nao teriam acontecido
1Gerir


Gosto · 15 h


Edwin Hounnou As condições mudaram bastante. Nada se pode comparar.Gerir


Gosto · 15 h


Niz Tambira Porquê o partido está preocupado com isso? Esse samora é ou não é cidadão? Então se isso tem repercussão que tem, a candidatura do samito, deve ser porque temem que o fantasma do samora reapareça como autoridade moral recusada na
consciência dos camaradas, ou então há outros motivos inconfessáveis....o partido do samito deve ser muito maduro nos propósitos é mesmo de uma possivel tentativa de ostracizar o rapaz....mas não têm como sacudir—lhe o capuz,Gerir


Gosto · 15 h · Editado


Egidio Filipe Tembe Se Samora estivesse vivo, não haveria eleições. Seria simplesmente apontado ao cargo.
3Gerir


Gosto · 15 h


George Mabuza Se Samora Machel estivesse vivo???? Se não está vivo!Gerir


Gosto · 15 h


Egidio Filipe Tembe Se....Gerir


Gosto · 14 h


George Mabuza Egidio Filipe Tembe eu percebi que se trata de suposição, esse é o problema, suposições remetem à irrealidade. O post em si é mais um meio para se atingir um fim, o de manipulação de resultados nas eleições autárquicas.
2Gerir


Gosto · 14 h


Egidio Filipe Tembe George Mabuza só os indecisos podem ser manipulados. Quanto mais debate houver, muitos indecisos serão esclarecidos. O problema é que a maior parte dos indecisos está no patidao, devididos por este dilema. Olha que a bala pode lhes sair pela colatra....
2Gerir


Gosto · 14 h


Narciso Macuacua Egidio Filipe Tembe a historia só se alimenta do passado para analisar o presente de modo a planificar o futuro...
Acha que a questão do seu "xará" é tema para o debate?
De que forma isso pode esclarecer aos indecisos?
Essa é uma situação irreal, que nem cabe no conceito de verossimilhança.... primeiro porque SE Samora estivesse vivo... muito coisa não estaria como está ao ponto de Samiro querer concorrer contra.
1Gerir


Gosto · 10 h


Acrisio Pereira Ñ esqueça que toda estrutura precisa saber lidar com seus pontos antagónicos e que a política nunca será consensual mas sim baseada em dissenso. O estado novo foi forjado por jovens e maioritariamente inexperiente por quê atualmente a mesma agremiação que confiou o destino do país a esses jovens sem nenhuma capacidade técnica e de governação, tem medo de confiar em outros jovens?

Temos que pensar mediante esse ponto.Gerir


Gosto · 15 h


Olívia Nicolau de Jesus Se SM estivesse vivo a candidatura do filho pra cabeça de lista do partido FRELIMO seria aceite.Gerir


Gosto · 15 h


Jojo Joao Manuel Eu tambem tenho uma pergunta . Se Samora estivesse vivo teriamos Dividas Ocultas ?
7Gerir


Gosto · 15 h


Edgardo Militao Kkkkkk this is ntxuvaGerir


Gosto · 14 h


Mouzinho Zacarias Já não quero mais lutar com meu amigo e cunhado Egídio VazGerir


Gosto · 14 h · Editado


Arnaldo Tivana Kkkkk ja perdemos o nosso irmãoGerir


Gosto · 8 h


Arsenio Ndove Não nãoGerir


Gosto · 14 h


Elson Guila Só sei que se o Júnior fosse maior e agisse contra Frelimo naquela altura, ele iria parar no campo de reeducação e seria morto e o corpo jogado na vala comumGerir


Gosto · 14 h


Akil Mahl Efeito Samito está deixar muitos que tínhamos como head do país, simples unhas cortadas
2Gerir


Gosto · 14 h


Julião João Cumbane NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO...

Acho que já disse "NÃO" vezes se suficientes!
1Gerir


Gosto · 14 h · Editado


Helder Ramalho Anda tudo a ser bastante familiarizado....papá...mamã....falemos de assuntos de interesse comum....
2Gerir


Gosto · 14 h


Gervasio Silverio A pergunta Deste Vaz, promove uma nova situação.
Eu admiro Vaz. A partir do dossier Samora júnior, Egídio Vaz dá medo. Suscita desconfiança. A pergunta não é justa.
Se Samora estivesse vivo acredite que Egídio não levantaria esta questão. Por duas razões:
Porque Vaz não estaria em Maputo nem teria o brio que tem
Porque Samora não inventava
6Gerir


Gosto · 14 h


Inocêncio Eduardo Fabiao Granda maka, kkkkk...um tiro no pê.CgGerir


Gosto · 13 h


Quim Xavier Dito, talvez nem facebook teriamos. Esta pergunta não tem enquadramento nenhum!!!Gerir


Gosto · 13 h


Yan De Narvik Milange RisosGerir


Gosto · 14 h


Erasmmo DelReis A formulação em si da questão que levanta ilustre é problemática.... Poderá conduzi-lo a respostas pouco claras até mesmo conduzir os internautas a uma leitura tendenciosa! É verdade que está no domínio dos "se"... sem tempo pra elaborar maisGerir


Gosto · 14 h


Delio Mabulambe Penso que o INAE deve passar a inspecionar as drogas também. Pode ser que haja muita droga fora do prazo a ser consumida pelos Acacieiros, quis dizer, pelos Municípes das Acácias. Penso que não podemos permitir que essa DROGA nos distraia ao passo de nos insurgirmos contra o EXERCÍCIO DA CIDADANIA em detrimento das CORRENTES PARTIDÁRIAS.
2Gerir


Gosto · 14 h


Jussubo Inacio Saide NAOGerir


Gosto · 14 h


Custelinho Custelo Estou a ver a tendência e o alcance das perguntas....Gerir


Gosto · 14 h


JoaoStelio Zitha Egídio sendo assim e na lógica da pergunta, gostaria de saber se Samora estivesse vivo em Moçambique estaríamos?Gerir


Gosto · 14 h


JoaoStelio Zitha Digo em que MoçambiqueGerir


Gosto · 14 h


Notiço D'Akeelaya Se Samora fosse vivo Graça não teria casado com com Nelson Mandela, Guebuza não teria roubado e endividado o país e Samito não estaria a concorrer p/ eleições nenhumas porque já teria sido nomeado primeiro ministro desde a década de 90.
2Gerir


Gosto · 14 h


Evalte Nazario Já respondeste a tua pergunta irmão Egidio Vaz?

Acho que a Frelimo de hoje não é a mesma de Samora Moisés Machel Pai...

Moisés foi 1 Profeta de Deus.
Moisés Machel foi 1 Profeta pra Moçambique.

Samora Machel Jr. Não lutaria pelo povo contra a Frelimo e contra Machel Pai se a linhagem fosse o orgulho que o Pai deixou. Não a máquina que te encanta hoje mas em tempos não.

E sabes que sim meu irmão.
2Gerir


Gosto · 14 h


Felix Massuanganhe Acho a pergunta do Vaz fora do contexto, não vamos chorar pelo leite deramado mas sim procurar solução e o caminho é para frente.Gerir


Gosto · 14 h · Editado


Salomão Mambo "Se Samora Machel estivesse vivo..." hoje ele teria 85 anos. De certeza que já estaria cego, surdo e mudo. Não ia se importar com decisão do filho.Gerir


Gosto · 14 h


Ismael Chutumia Prontos, entrou no mato o nosso historiador mor...
2Gerir


Gosto · 13 h · Editado


António Mucombo a pergunta n faz sentido até porque se Samora ainda fosse vivo a FRELIMO n seria hj o lixo que é........

acredito que Samito só sai por n concordar com o que a FRELIMO ao longo desses anos todos se transformou.....

tenho dito mas nao disse.....
4Gerir


Gosto · 13 h · Editado


Edson Godinho O amigo anda muito camaleonico....por onde sopram os ventos....Cpts
2Gerir


Gosto · 13 h


Edson Godinho Chama-se, atitude camaleonica, de Historiador pa Curandeiro, epah!Gerir


Gosto · 13 h


Edson Godinho Edson Godinho Chama-se, atitude camaleonica, de Historiador pa Curandeiro, epahGerir


Gosto · 13 h


Edson Godinho ...Digo mais, de Historidor para Estoriador!Gerir


Gosto · 13 h


Rachi Picardo Uma pergunta que começa com "se"? Bom se Samora estivesse vivo, teríamos municípios ou conselhos executivos? Teríamos descentralização política ou apenas administrativa? Teriamos capitalistas ou comunistas? Teríamos ido a universidade estudar ciências sociais ou não teríamos saído de onde viemos, enfim são muitos "ses"...por isso não há resposta objectiva possível. Em termos de objectividade o que temos é Samora morto há 32 anos e Samora Jr cabeça de lista. Isto é o que interessa. Agora o impacto ou a motivação política disso apenas interessam ao Samora Jr e ao seu partido. A nós como munícipes devia interessar-nos o melhor projecto para a nossa capital. Abraço e boa sexta-feira
12Gerir


Gosto · 13 h


Olegário Samuel Muando Egidio Vaz abandone a idade da pedra se faz favor.... já não estamos no Paleolítico....
Porque não perguntar " se Samora Machel estivesse vivo Comiche concorreria ao Município de Maputo aos 80 anos???
13Gerir


Gosto · 13 h


José Luís Kkkkkkkkk yowe yowe.Gerir


Gosto · 12 h


Leo Do Rosario Hahahahahah. Vhakity.Gerir


Gosto · 5 h


Inocêncio Eduardo Fabiao Estou bastante intrigado com a tendência da "pesquisa" se é que assim podemos apelidar.CgGerir


Gosto · 13 h


Edson Godinho Quem nao tem CAO caca com GATO, mas um dia sera mordido com CAO...irmao, deixa os CAES fazerem o que sabem please!Gerir


Gosto · 13 h


Orlindo Sitoe Se Samora Maduel estivesse vivo não teríamos esta Frelimo.....Gerir


Gosto · 13 h


Álvaro Assuate Bem colocado Constancio NgujaGerir


Gosto · 13 h


Domus Oikos A pergunta devia ser: "Samito é um adulto?". Porquê um adulto não age por afectos, mas por princípios. Verdadeiros homens na história foram contra não só a vontade do pai como também de inteira família e sociedade.
5Gerir


Gosto · 13 h · Editado


Mukandhisseka Brito Júnior Sim... pois, amora sempre disse: A Luta ContinuaGerir


Gosto · 13 h


Mukandhisseka Brito Júnior SamoraGerir


Gosto · 13 h


Afonso Dete Egidio Vaz atua como ESTRATEGA de COMUNICAXAO. E nao como historiador... Ele mesmo escreveu isso e bem.Gerir


Gosto · 13 h


Luis Muianga Meu caro Egidio Vaz a Frelimo de hoje não é a mesma de ontem...!!!Gerir


Gosto · 13 h


Isaiah Sarmento Tudo acaba !Gerir


Gosto · 12 h


Zeca Bernardo Lopés Se Samora machel estava vivo Guebuza iria preso e condenado a pena de morte por deichar o país a falência
2Gerir


Gosto · 12 h


José Luís Uma pergunta descabida e fora da realidade. Porque se Samora estivesse vivo muita coisa estaria no devido lugar incluindo os Gatunos! Volte a lucidez caro ilustre Dr Vaz.
A Leoa não abandonará o filhote, agora quero ver se vão dedicar lencois de textos a ela também.
2Gerir


Gosto · 11 h


André Mahanzule Sim se houvesse Democracia o q pressupoe respeito pela cidadania e pela Constituicao da Republica, conforme refere no seu artigo o Dr Teodato Hunguana. Ha de convir q é um momento interessante da nossa historia este. Pessoalmento nao concordo com a atitude do Junior bem como da sua familia (mae) mas isso é o de menos, o mais importante é democraticamente aceitarmos e partirmos para o trabalho e nas eleicoes vença o q grangear mais simpatias. Poder nao se entrega, arranca-se.Gerir


Gosto · 11 h


Anastacio Chembeze Isto não se aplica. Não vamos supor porque não é um facto realizável!Gerir


Gosto · 11 h


Francisco Wache Wache Mano, porque tanto esforço de desacreditar a posição que Samito Tomou? Eu pessoalmente acho que ainda há muita zona de nuvem nessa decisão. Alguma coisa levar-me a pensar que samito não vai ser expulso da frelimo. Que foi um erro enorme ter sido excluído da corrida. Ao menos se ele tivesse a oportunidade de chegar a fase de votação. As organizações estarão em Tete nesse final de semana, vamos ver o que daqui sai. A verdade é que se se optar por expulsar samito, a gloriosa estará a dar azo vitória de Mondlane em Maputo e a sua divisão. Lembre_se que há muita gente que ainda encontra no modelo de governação de Samora (pai) como o ideal. Portanto, julgo que não é um bom sinal sairmos. Condenar samito pela decisão. Eu soube hoje que o candidato de Ribaue já não é aquele. É outro, desde 4f. Tudo é possivel
2Gerir


Gosto · 11 h


Pedro Comissario Claro que não. Nem pensar! Só quem não conheceu aquela nossa saudosa Frelimo!
1Gerir


Gosto · 11 h


Fernando Lima Bem comentado Carlos Nuno!Gerir


Gosto · 11 h


Octávio De Jesus Domingos Não.Gerir


Gosto · 10 h


Sergio Baloi Sergio E se Samora estivesse vivo o que acharia da FRELIMO dê hoje? Eu pessoalmente acho que essa pergunta é contra porducente...Gerir


Gosto · 10 h


Sergio Baloi Sergio EV a FRELIMO de hoje não é aquela do povo esse é dê gatunos, na FRELIMO do povo e do Samora não havia burgueses,
1Gerir


Gosto · 10 h


Samarate Chembene Kkkkkk yah nehGerir


Gosto · 10 h


João Pedro Muianga Só não sei se o modelo democrático de devolução de poderes seria igual ao de hoje onde Samora Jr. está inserido.Gerir


Gosto · 10 h


Nelson Mourao Definitivamente #EgidioVaz já faz parte da turma dos bajuladores e Lambebotas.
5Gerir


Gosto · 9 h


Arnaldo Tivana Não tenhas dúvidas disso irmão, perdemos o verdadeiro Egidio Vaz
1Gerir


Gosto · 8 h


Belunga Tembe NÃOGerir


Gosto · 9 h


Bruno Morais NãoGerir


Gosto · 9 h


Edmundo Bie Se Samora estivesse vivo, o Jr seria Cabeça de listaGerir


Gosto · 9 h


Félix Wa Ka Mondlane o desdobramento de esquadroes do assassinato do caracter de #Samora Machel jr. da pena.Gerir


Gosto · 9 h


Rosaque Guale Ultimamente já não estou a entender nada sobre este meu irmão Egídio Vaz. Eu sou Frelimista e tu estás de que lado mesmo? Será que continuas apartidario, como sempre nos fizestes entender?
4Gerir


Gosto · 9 h · Editado


Benedito Magaia NaoGerir


Gosto · 9 h


Aurelio Barca Mano Egídio, temos que olhar para frente, a decisão já foi tomada e a mãe lhe apoia. Agora temos que olhar para os projectos de cada candidato.
2Gerir


Gosto · 9 h


Sualey Scolfield Sualey boa Dr. Domus Oikos grande reflexãoGerir


Gosto · 9 h


Sualey Scolfield Sualey historiadores são sempre ASSIM. vivem de passado.
1Gerir


Gosto · 9 h


Nelson Mourao Parace que caro #EgidioVaz ainda não viu varios membros da mesma familia professando religiões diferentes.
3Gerir


Gosto · 9 h


António Sitole Vamos ressuscitar Samora para nos responder esta questão
2Gerir


Gosto · 9 h


Aurelio Barca Kkkkkkkk Mano António SitoleGerir


Gosto · 8 h


Madjedje Alves NaoGerir


Gosto · 9 h


Maria Regina Faustino Samora Machel MORREU! Se... Não vai mudar a história nem o presente. Até, licença... Ir fazer campanha para o meu partido é mais lucrativo. Boa noiteGerir


Gosto · 8 h


Arnaldo Tivana Egidio Vaz, já não estás reconhecível, és mesmo membro do partido frelimo ou estas feito baju de nhussi.
3Gerir


Gosto · 8 h


Alvaro Guimaraes Esta fora de questao Egidio Vaz
1Gerir


Gosto · 8 h


Monica Matavele "Aquela nossa saudosa Frelimo" gosteiGerir


Gosto · 8 h


Caula Manuel Suposições para reflexão. O Junior é diferente do Pai, e é livre de fazer o que quer, ninguém lhe pode obrigar a nada, nem lhe impor. É maior e vacinado esse.
1Gerir


Gosto · 7 h


Samuel Chacate Pelo k sei Vaz sempre apoiou o finado Líder!
Agora até pode ter novos contractos ...Gerir


Gosto · 7 h


Guida Nhate KkkkGerir


Gosto · 4 h


Gertrudes Tigo NaoGerir


Gosto · 7 h


Faysal Sayyid Não, presumo que não.Gerir


Gosto · 7 h


Laimo Antonio Laimo Se estivesse.... Acontece que Samora não está vivoGerir


Gosto · 7 h


Amos Nhama Arnaldo Tivana em outro post eu disse que já perdemos o EV. Ele já está na caixinha mágica.
1Gerir


Gosto · 7 h


Estevao Mawelele Junior Egidio Vaz... Essa pergunta não tem nexo ..Samora Machel não está vivo ... Então não existe aqui resposta possível para isso ... Estamos num momento em que cada um livre de decidir o que quer ...apenas desejo Boa sorte ao meu Chara Júnior ......penso que este ano haverá eleições super renhidas em Maputo ...isso é muito bom ....Gerir


Gosto · 6 h


ID Eddy Não. E do resto a pergunta nem se põe.Gerir


Gosto · 6 h


Jah Warrowarro SimGerir


Gosto · 6 h


Belmiro Marrengula simGerir


Gosto · 6 h


Dino Sattar Se samora estivesse vivo já estaria bem mudado .
A democracia cresce .estes tempos São outros .
No partido frelimo existe muita gente descontente que se vem revelando fora.pena que têm medo de se dissociar e mmostrar a verdadeira face.
Muitos até apoiam a decisão do samitoGerir


Gosto · 6 h


Domingos Correia Mascarenhas Arouca Infelizmente deparando com pergunta de quem pisca a esquerda e vira a direita,os que tiverem acidente é com eles.
1Gerir


Gosto · 6 h


Samuel Simango Egidio Vaz formulou a pergunta fora do contexto. A pergunta seria : se Samora fosse vivo haveria eleições para Samito concorrer? Que me lembre quando Samora viveu não houve este tipo de eleições. Posso estar equivocado.
1Gerir


Gosto · 5 h


Amos Nhama Correto, numa posição lógica a pergunta seria esta. Porque o Samora pai não aceitaria que houvesse eleições. Consequentemente não haveria espaço para a candidatura o Samora Jr.Gerir


Gosto · 4 h


Leo Do Rosario Marcia Marrime Antonio MarrimeGerir


Gosto · 5 h


Domingos Bihale Simples quanto isso. Samora não está vivo. O "Se" é condicional. A realidade é esta. Samora Júnior é Candidato
1Gerir


Gosto ·

Sem comentários: