sexta-feira, 13 de julho de 2018

Moçambique e o dilema da paz!

Moçambique e o dilema da paz!
Já disse aqui na minha página do Facebook-até por diversas vezes- que sou amante e quero a paz efectiva no meu país. Porém, começo a duvidar que ela seja alcançada a breve trecho. É que tudo o que vejo são paliativos, ou seja, as pessoas envolvidas nesse processo de paz parecem estar a tactear.

Por exemplo: temos eleições autárquicas marcadas para o dia 10 de Outubro próximo. Quem marcou essa data foi o Presidente da República obedecendo as prerrogativas que a lei lhe confere. Duvido que estas eleições serão realizadas na data prevista

O Presidente da República disse que a condição principal para a realização de eleições no país é o desarmamento da Renamo. Ora, quem acredita que um processo complexo, como o desarmamento, se possa efectivar em três meses? Mesmo que isso aconteça, o processo não será defeituoso e motivo de um futuro conflito? Se mesmo ao longo desses vinte e poucos anos de paz não se conseguiu desarmar a Renamo!
A Frelimo, em finais de Junho, recusou em fazer aprovar uma lei eleitoral para facilitar as eleições municipais marcadas para Outubro, argumentando com os receios de que a Renamo não tenha largado as armas.
O adiamento da implementação da lei eleitoral, originalmente agendada para a sessão parlamentar de 21 e 22 de Junho, e a suspensão das preparações da Comissão Nacional de Eleições até hoje vão se alastrando. Outubro é já amanhã. A quem efectivamente beneficia o adiamento das eleições e o iminente caos?
É sonhar para além da conta pensar que em três meses possa haver um desarmamento sem sobressaltos e a consequente realização de eleições. Qualquer discórdia que possa surgir no processo de desarmamento, vai significar o acender das tensões para os dois lados ao ponto de as negociações de paz serem suspensas. E o adiamento das eleições pode prejudicar a confiança da população no Governo.
Saúdo os consensos alcançados quarta-feira entre Filipe Nyusi e Ossufo Momade. Mas ainda acho que dez dias são poucos para a Renamo entregar a lista dos seus oficiais a serem integrados nas Forças de Defesa e Segurança. Não basta entregar a lista. Há que supervisionar se eles, efectivamente, serão colocados nos lugares e com cargos combinados. Isto leva o seu tempo.
Por que a Renamo continuam com as armas mesmo depois de vários consensos alcançados com diversos chefes de Estado? Toda a gente sabe a resposta!
Sinceramente, embora céptico, torço para que a paz reine!
Nini Satar
Comentários
Macuacua Massiquele Roberto As vezes caro Nini, temos que agir como um pai que passa a vida a dar conselhos a um filho desobidiente... 

Ver , ouvir e cruzar os braços....


Todos nós ja conhecemos o caracter do político moçambicano :

Nunca aceita estar errado e nunca reconhece de forma humilde a opinião dos outros seus compatriotas e age sempre de forma reactiva, colocando sempre os seus interesses em primeiro lugar...

Deixa de ser patriota, por um tempo...

há um.ditado que diz o seguinte: 

A aranha acaba sempre sendo a última vítima da teia que consyroi
Gerir
Responder4 hEditado
Aghast Alili Macuacua concordo plenamente com o seu comentário! Não tenho espaço para argumentos, falaste tudo!
Gerir
Responder4 h
Issufo Faquira Mussagy Mussagy Bom dia. Excelentíssimo senhor! Em Moçambique pode vir transformar em república democrática de Congo actualmente temos o problema de cabo delgado até hoje o governo Moçambicano não diz nada esta com braços cruzados, o caso da integração dos homens da RENAMO, vem arrastando desde acordo de paz de roma 1992, com governo do Chissano e Cubuza até hoje não há solução RENAMO esta com arma a 24 anos nunca criou pânico sem ser provocado pork não desarmar depois dpos das eleições Prok já xtamos dentro do calendário data prevista da votação. Meu ponto de vista FRELIMO, tem medo esta tenta tapar o sol com peneira com medo de uma derrota já mas vista esta tentar várias tácticas sem saída.
Gerir
Responder1 hEditado
Aniceto Benzane De facto os concensos ainda deixam zonas de penúmbras a avaliar pela complexidade do processo mas enfim vamos ousar a usar o velho edágio a ver vamos até aonde chegaremos com essa toda bagunça pois o povo por fim é que pagara por esses fracassos,roguemos que haja a paz a breve trecho...!
Gerir
Responder4 h
Aghast Alili Boa observação meu Caro Nini, aguardamos pelos resultados finais, os nossos cartões de eleitores ainda estão dentro da validade!
Gerir
Responder4 h
Amosse Osvaldo O povo está numa situação embaraçosa devido a ambição sem medida dos nossos dirigentes, essas negociatas não vão resultar em nada,ou talvez por enquanto mas epah vamos torcer para k Deus ilumine esses senhores
Gerir
Responder5 h
Dercilio Benhe A Renamo sem armas nas eleições, vai ser uma granda roubalheira, querem desarma-los para não terem como reivindicar
Gerir
Responder5 h
Luis Romão Se houver vontade politica de ambas partes ate que poderemos ter, mas como tudo depende dos cocuanas da camisola vermelha também duvido muito. Por isso vamos assistindo o espectáculo gratuito.
Gerir
Responder5 hEditado
Amonge Rafael Macuacua AS Insensantes tentativas da Frelimo de querer burlar e dominar o seu oponente é que estragam tudo.
So a questão de desarmar antes das eleições deixa qualquer um atento a perceber que o objetivo é fazer uma fraude com a garantia de que ninguem tera força para contestar uma ves as instituições totalmente sob os seus pês.
Gerir
Responder3 h
André Rafael Pequenino NINI, EU ESPERO PARA VER. Qual sera o termino desta novela sagrenta por um lado. Protagonizado por ganancia do poder, por um lado.
Gerir
Responder5 h
Ricardino Jorge Ricardo E eu faço essa pergunta: por que essas eleições de 10/10/18 são tão especiais até a ponto de querer ver a renamo desarmada? O que eu saiba é que este partido vem estando armado desde as 1ªs eleições em 1994.
Gerir
Responder5 h
Fernando Sande deixa o povo ser matrecado porque gosta disso,definitivamente a RENAMO deve ser desarmada e cultivar a democracia, assistimos uma guerra pra democracia, de novo pra descentralização
Gerir
Responder5 h
Mondjovo Zunguza Renamo ja xta se apagar .vai virar unita de moz .ja xtamos ferrados
Gerir
Responder1 h
Yadisse Magido grand nini satar o homem k da sempre saudad em mz.
Gerir
Responder5 h
Artur Afonso Pelembe Boa observação
Gerir
Responder2 h
Samuel Domingos Nicolau Renamo não pode aceitar entregar as armas porque a frelimo também ainda não se desarmou se do roubo dos votos,qual é a garantia que tem a Renamo de que a frelimo abandonou o roubo dos votos? a Renamo não pode cair na armadilha,sem armas vai ser roubado e molhado e não terá força suficiente para reclamar o roubo. Esses ladrões são viciados nuncam vão abandonar o roubo até tem escolas para a formação dos seus ladrões.A Renamo sem armas era uma vez...a luta continua.
Gerir
Responder3 h

Sem comentários: