terça-feira, 16 de janeiro de 2018

“Contabilista de Auschwitz” pede clemência para evitar prisão


Groening, 94 anos, trabalhou no campo de concentração de Auschwitz a contar dinheiro confiscado aos prisioneiros
POOL

Oskar Groening, agora com 94 anos, foi condenado a quatro anos de prisão em 2015 pelo seu envolvimento nos homicídios de 300 mil judeus no campo de concentração da Polónia ocupada entre 1942 e 1945

Um antigo guarda do campo de concentração de Auschwitz apresentou esta semana um pedido ao tribunal alemão que o julgou para não ter de cumprir a pena de quatro anos de prisão a que foi condenado em 2015 pelo papel que desempenhou nos homicídios de 300 mil judeus naquele campo nazi na Polónia ocupada.
No ano passado, o Tribunal Constitucional da Alemanha tinha rejeitado um recurso apresentado pelos advogados de Oskar Groening, conhecido como o "contabilista de Auschwitz", ditando que o ex-agente das SS está em condições de cumprir a sentença a que foi condenado.
Agora com 94 anos, Groening admitiu durante o seu julgamento"culpa moral" pelo que aconteceu em Auschwitz entre 1942 e 1945, relatando como era responsável pela contagem de dinheiro e bens confiscados aos judeus que eram levados para aquele campo de concentração.
Apesar de não ter sido possível provar o seu envolvimento direto nos homicídios dos prisioneiros pelo regime nazi, o tribunal decidiu condená-lo a quatro anos de prisão. Na segunda-feira, o porta-voz do Ministério da Justiça da Saxónia disse que o pedido de clemência de Groening já foi entregue aos procuradores para que decidam se tem de cumprir essa pena ou não.

Sem comentários: