sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

“Em vez de o Governo e o PS criticarem o BE e o PC, insultam o PSD”

TSU
Passos Coelho:
13/1/2017, 22:27502
21


O líder social-democrata respondeu às críticas dos socialistas sobre a recusa do PSD em apoiar o corte da TSU. Passos acusa o PS de usar o seu partido como "bode expiatório".
Partilhe



O PSD anunciou que irá apoiar a decisão da esquerda de revogar a descida da TSU

LUÍS FORRA/LUSA

Autores
Agência Lusa
Rita Cipriano
ritapcipriano
Email

Mais sobre
PEDRO PASSOS COELHO
PS
PSD
TSU
POLÍTICA
ECONOMIA


Pedro Passos Coelho respondeu esta sexta-feira às críticas do PS sobre a intenção do PSD de votar contra a descida da Taxa Social Única (TSU) — medida que também merece a oposição das bancadas parlamentares mais à esquerda. “O Governo e o Partido Socialista, em vez de criticarem o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista, insultam o PSD”, disse Passos Coelho durante um jantar-convívio organizado pelos membros da distrital de Faro no parque de campismo de Albufeira,.

“Dizem: ‘Ai, os senhores, se isto for ao Parlamento, não votam? São uns irresponsáveis anti-patrióticos! Estão a pôr em causa a concertação social’! E eu pergunto: ai somos nós que pomos em causa a concertação social? Eles é que fazem o negócio, desentendem-se entre eles e nós é que temos a responsabilidade? Há aqui qualquer coisa que não está a funcionar bem!”, afirmou ainda o líder do PSD.


Sobre a descida da TSU, Passos Coelho garantiu que não valia a pena pedir “o nosso apoio para isso”. Se dento da maioria não se entendem para resolver este problema e forem os próprios partidos da maioria a levar a questão à Assembleia da República, o nosso voto não têm. Isso que fique claro”, disse.

Acusando o PS de, sempre que “alguma coisa corre mal e falha”, usar o PSD como “bode expiatório”, Pedro Passos Coelho garantiu que o seu partido “não faz parte da geringonça nem nunca fará”. Passos Coelho considerou ainda que são os partidos da maioria que devem “agora resolver a questão”, mas pediu para “explicarem ao país quer as perversidades [da medida] quer o custo de andar a dizer que o salário mínimo deve ser pequeno”.

“Nós que defendemos a melhoria do salário mínimo e que o aumentámos, quisemos que ele refletisse a evolução da capacidade da economia para pagar melhores salários. Este Governo faz de conta e arranja vários artifícios para esconder os custos verdadeiros do que na prática mandou pagar”, contrapôs.

O presidente do PSD recordou que o seu Governo disse “excecionalmente que, durante uns meses, até ao final de 2015 e só ao final de 2015, aceitava baixar um bocadinho a TSU”, mas frisou que “não era a Segurança Social a suportar essa perda, era o Orçamento do Estado que transferia para a Segurança Social esse valor”.

“É uma escolha que fazemos, durante um ano compensamos a Segurança Social neste montante, mas em contrapartida, para futuro, o salário mínimo ficará muito ligado à evolução da produtividade. Este governo atirou este acordo para o caixote do lixo, não quis saber da produtividade e impôs na prática um aumento do salário mínimo que não é coberto pela produtividade”, acrescentou.

Passos Coelho considerou ainda que, como o Governo sabe que a subida do salário mínimo nacional acordada na concertação social “magoa as empresas”, disse que vai “compensá-las e institucionalizar o que é excecional”. “Todos os anos fixa o valor que sabe que as empresas não estão em condições de pagar e depois perdoa às empresas esse dinheiro, isto é perverso”, acrescentou, defendendo que esta solução é uma “perversão completa” porque um “Governo que quer uma economia com salários mais altos, está a promover incentivos para os salários serem mais baixos”.
César acusa PSD de “jogatana política”

Esta sexta-feira, Carlos César acusou o PSD de utilizar a TSU e o acordo de concertação social para fazer uma “jogatana política”, contrariando, inclusivamente, o que os próprios sociais-democratas “defenderam num passado recente”. O “essencial”, admitiu o presidente e líder parlamentar do PS, “será preservar a subida do salário mínimo e também a conformidade” com as obrigações orçamentais do país, mas de todo o modo o socialista definiu como “absolutamente lamentável” a posição do PSD.

“O entendimento do PS é que um partido com responsabilidades e um partido central na vida política portuguesa deve ter em consideração que os acordos celebrados no âmbito da concertação social são essenciais, devem ser preservados e defendidos”, advogou César, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

O PSD anunciou na quinta-feira que votará favoravelmente as apreciações parlamentares do BE e do PCP que pretendem revogar a descida da TSU em 1,25 pontos percentuais acordada em sede de concertação social, caso o o Governo aprove um decreto sobre esta matéria.


Relacionado
PS acusa PSD de "jogatana política" na TSU
PSD deixa PS isolado e vota contra descida da TSU


Pedro Passos Coelho garantiu que o seu partido “não faz parte da geringonça nem nunca fará”.


Passos Coelho: “Em vez de o Governo e o PS criticarem o BE e o PC, insultam o PSD”
Passos acusa o PS de usar o seu partido como "bode expiatório".
OBSERVADOR.PT|DE RITA CIPRIANO, AGÊNCIA LUSA




68 comentários
31 partilhas



287287
Comentários principais

Stan Costa
29 m
Passos nao te chateias muito, estes anormais da esquerda ainda irao implorar para voltares, estes anormais da esquerda so sabem destruir.





0Responder


Abel Santos
34 m
É ir outra vez à feira do gado e negociar mas desta vez a sério!
0Responder


Pedro Reis
53 m
Se o governo fixar o salário mínimo em 550€ e diminuir a tsu dos trabalhadores de 11 para 9,9% , o rendimento liquido será o mesmo e o problema está resolvido .
O pc e o bloco não poderão dizer que andam a subsidiar os patrões.
0Responder


Manuel Antunes
6 h
O Poucochinho sem caráter nem vergonha parece que desta vez ficou com os tintins entalados.

3Responder


Pedro Sousa RodrigoManuel Antunes
3 h
Manuel ainda hei-de ter o prazer de ver o Coelho, a Catarina e o Jerónimo de braço dado pela Avenida da Liberdade abaixo a cantarem o avante camarada e tu e outros que por aqui andam atrás deles com o trombone na boca e o punho no ar ahahahah
0Responder


manel buiça
6 h
A hpocrisia mais nojenta e a sem vergonhisse boçal do PS, do César e do Costa em jogos rasteiros e alarves de manipulação e mentira, como quem bebe copos de água. O supremo Nojo !

6Responder


Alexandre Policarpo
7 h
A geringonça está a abrir brechas por todos os lados! Quando o PS combinou com o PCP e o BE em aumentar o salário minimo para os 600 euros, devia ter acautelado estas situações, mas como fazem tudo em cima do joelho, o resultado é este.



7Responder


Pedro Sousa Rodrigo
7 h
Cá para mim, o coelhoressabiado, vai escorregar na casca de banana que o Costa lhe vai meter à frente que até vai de carrinho...
0Responder


luis barreiroPedro Sousa Rodrigo
4 h
O pcp vota contra, o be vota contra, o psd vota contra e para a carneirada a culpa e os traidores à pátria é o coelhoressabiado, há cães que não conseguem ser tão obedientes. e servis como alguns comentadores da geringonça.

6Responder


Leonel Santos
7 h
Cá para mim, o costaderrotado, sabendo de antemão que está situação iria acontecer, já que BE e PCP amplamente contrariaram está descida da TSU, por um lado, e que por outro, nunca o PSD iria suportá-lo, avançou para criar uma crise.

A TSU, por ter implicações ideológicas e práticas é um tema sensível, como PPC bem sabe.

Costaderrotado sente-se tentado a esticar a corda agora que as sondagens lhe vão sendo favoráveis. Tal como Cavaco, também se auto-exila, numa qualquer paragem distante, para regressar com a chave da solução na mão.

Ora acontece que o PCP há muito que diz "as sondagens valem o que valem". E esse foi o grande legado de 2016 Esta brincadeira vai-nos sair cara!
8Responder


Artur Gameiro
7 h
Boa PPC.As sondagens estao uma maravilha.
0Responder


Pedro Sousa RodrigoArtur Gameiro
7 h
Oh se estão e o Costa a gozar o pagode que vai pelas bandas dos laranjolas
0Responder


Paulo LopesPedro Sousa Rodrigo
4 h
Vamos a eleições. Depois logo se verá.



0Responder


Luis Ilheu
8 h
existe uma guerra interna nos PSD...o PSD da Concertação Social vs o PSD da DBRS...
0Responder


Carlos Quartel
8 h
O que o PS e Costa pretendem é governar, .obtendo acordos à esquerda ou à direita, que lhe permitam fazer passar as leis. É uma situação admissível em democracia, só que lhe falta o mais importante :

Ter ganho as eleições , ser o partido mais votado-



Tendo sido derrotado, é ridículo e necessita grande desfaçatez pedir aos vencedores, a quem afastou do poder,( com apoios pagos com aumento da despesa) que lhe façam o especial favor de aprovar leis, que não incluiu no contrato com PC/BE. Este PS já nos habituou a tudo, mas esta não lembra ao diabo.....

8Responder


antonio afonso
8 h
muito bem PPC.
7Responder


Luis Ilheu
9 h
acordos na Concertação Social tem selo de Lei !!!
0Responder


Miguel ÉvoraLuis Ilheu
8 h
Está a falar para o PCP e BE, que têm acordos parlamentares que asseguram a estabilidade do governo, certo?
3Responder


Verbo PrincipalLuis Ilheu
7 h
E reconhecimento notarial, com bênção Papal!...
3Responder


victor guerra
9 h
Além da má educação do César, eles sabem que o Bloco e o PCP andam a criar ruídos incómodos- negociação da dívida e saída do euro.Os espanta - investidores

10Responder


Pedro Sousa Rodrigovictor guerra
7 h
Oh Victor, vires para aqui falar de má educação até parece anedota , e então tu que és um tipo bem pouco educadinho aqui nos teus comentários laranjolas

Comentários


Escreve um comentário...





Paulo Botas Pedro Passos Coelho tem toda a razão. Nem os seus apoiantes aceitavam que fosse de outra maneira. Porque têm memoria! O Costa assaltou o poder para poder realizar o seu sonho de adolescência: ser PM. Para conseguir esse objectivo aliou- se ao PCP e ao BE e criou a geringonça. Trataram a oposição, particularmente PPC, com uma arrogância, uma sobranceria...nunca vista na AR. Agora, é preciso ter muito lata para vir pedir o apoio do PSD. Mas lata e hipocrisia foi coisa que nunca faltou ao PS. Peça apoio aos camaradas da extrema esquerda...
Gosto · Responder · 52 · 8 h · Editado


Maria Helena Silva Você é português???
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Basilio Garcia É comunista da geringonça, criada pelo costa. Este é valentão, arruma o seu amigo Seguro que tinha ganho duas eleições, perde as seguintes e consegue arrumar PPC que ganhou duas vezes eleições. Grande dignidade. Aprendam como se fazem jogadas sujas!
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Ana Maria Batista O Botas, calçe as suas Botas e "ponha-se na alheta"!
A ultima coisa de que este País precisa é de pessoas como você!
Gosto · Responder · 5 h


Francisco Prado Maria Helena Silva e não é Português porquê??? Por não ter a sua opinião? União Nacional fiquei farto!!!!! PS???? PCP ????? Tenham vergonha!!!!
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Ana A. Caraballo Lopes Mas está tudo parvo? O problema não é a oposição não estar a favor. O problema é os partidos que deviam apoiar o governo só estarem disponíveis para medidas eleitoralistas que rendam votos.
Gosto · Responder · 29 · 8 h


Nicolau Pinto Coelho Nem mais!
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Nicolau Pinto Coelho Nem mais!
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Fernanda Martins É isso mesmo.
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Miguel Romao Difícil será a política voltar ao que era. Parece que se alguma lição podemos tirar, é de que governo de maioria ou mesmo de partido único, em Portugal não funciona.
Gosto · Responder · 1 · 7 h

1 resposta



Betty Filipe Acho muito bem ...ninguém o convidou a fazer parte da maioria ...acho bem que continue a ser uma pessoa íntegra ...tenho a certeza que Costa não tem paciência para trocas e baldrocas com Passos ...e Passos o mesmo ...poderia toda a maioria ir para as Selvagens ou Desertas , que só veriam mesmo as cacarras ...lol...jornalistas continuamos com dois milhões de pobres ...alguém que pesquise por favor ...a tuga a opinar sem abrir a notícia ...é tuga
Gosto · Responder · 4 h


Fernando Marques da Costa Este palerma anda a sonhar com ladrões, só pode... E, além disso porque carga de água haveria alguém da geringonça a querer os incompetentes da caranguejola... Se o egocentrismo deste idiota fosse água daria para encher todos os oceanos da Terra e ainda sobrava o suficiente para tornar Marte habitável.
Gosto · Responder · 9 · 8 h


Gloria Dourado Lages Este só vem aqui simplesmente para insultar, nem sequer sabe do que se fala. Haja paciência!
Gosto · Responder · 8 · 7 h


Fernando Marques da Costa Gloria Dourado Lages Olha a mentecapta! Já tinha saudades da sua pseudo-inteligência... Venha de lá essa esperteza saloia! O que tem para acrescentar ao debate?
Gosto · Responder · 7 h


Gloria Dourado Lages Se dúvidas houvesse estavam esclarecidas. Insulta simplesmente.
Gosto · Responder · 3 · 7 h


Fernando Marques da Costa Insultos? Mas pensa que eu desperdiço tempo com saloios? Enfiou o barrete do egocentrismo como o seu adorado lider? Você pensa que eu atiro pérolas a porcos? Vá ter com os seus correligionários se precisar de explicações...
Gosto · Responder · 7 h


Amélia Varandas Ainda bem que não precisam do PSD para votar a favor da descida da TSU como contrapartida do aumento do SMN...
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Fernando Marques da Costa Amélia Varandas Por amor à Santa! Não me confunda com direita nem esquerda. Para mim, a maioria dos indivíduos que estão na política não são políticos, são apenas e tão só "pulhíticos". Da esquerda à direita. Se todos os incompetentes que nos governam ...Ver mais
Gosto · Responder · 6 h · Editado


Fernando Marques da Costa Amélia Varandas Para não pensar que a deixo sem resposta no que à questão da TSU diz respeito, digo apenas estas três palavrinhas quanto à conduta de PS e PSD: Incoerência, cinismo, hipocrisia. (Nota: Não votei no Bloco nem no PCP, muito menos me identifico com as posições que os mesmos defendem).
Gosto · Responder · 6 h · Editado


Escreve uma resposta...





Pedro Silva Claro...... estes socialistas ..... estes que opinam sobre esta questão.... são uns palhações. Esses e o governo de chicos estúpidos e espertos.
ONDE É QUE ESTÁ A DÚVIDA?
Se a pandilha do governo necessita de ajuda do PSD para levar a cabo uma "operação" de sucesso para continuar a governar.......
Tem imediatamente, de se demitir e deixar o governo para o partido que venceu as eleições. Ok geringonsos!!!!!
Deixem-se de ser estupidos e chicos espertos, e principalmente tentarem chamar-me de idiota.
Grandes idiotas sois todos vós.
IDEM........
Gosto · Responder · 12 · 8 h · Editado


Jose Viana Está a ver-se ao espelho ?. ou fazia parte da pandilha anterior ? - Só os ignorantes não entendem que se os partidos mais votados, mesmo formando um governo, não conseguem maioria no Parlamento, podem ser demitidos pela maioria dos deputados, que hoje, segundo sondagens, já são 53% de possíveis eleitores de esquerda, contra 30%, da direita. - Isto é a realidade que os idiotas não entendem.
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Pedro Silva Estúpido ou a tentar passar a estupidez a outro?
Podes ficar com ela toda porque é bem merecida.
(Tem imediatamente, de se demitir e deixar o governo para o partido que venceu as eleições. Ok geringonsos!!!!!)
Afinal já não tem o apoio dos jamanãs, não é?
Então dêem de "frosques" ou queres que te faça um desenho?
Irra que é burro! Ou então andas a treinar.
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Gloria Dourado Lages Jose Viana, então por que precisam do voto do PSD?
Gosto · Responder · 5 · 7 h


Escreve uma resposta...





Cristina Cunha Guimarães Este Senhor, nem que prejudique o País, está sempre do contra!..é a raiva acumulada de não ter sido 1ºMinistro...que imaturidade, que imbecilidade, CHEGA!!!
Gosto · Responder · 13 · 8 h


Domingos Leite de Castro Não concordo consigo. Prejudicar o país é dar cobertura a um embuste político, q é o q a geringonça é.
Gosto · Responder · 8 · 8 h


Cristina Cunha Guimarães Domingos Leite de Castro, a Geringonça é constituída pela maioria parlamentar, ponto!...para lá disso, sou independente e para mim, no nosso País, a classe política não tem qualquer credibilidade há muitos e muitos anos!..PPC não soube perder, como também não soube nem sabe fazer uma oposição como se exige num momento destes, o que é verdadeiramente triste e define bem o que é hoje o PSD!.
Gosto · Responder · 8 h · Editado


Domingos Leite de Castro Então se têm maioria parlamentar qual é o problema? Formalmente têm toda a legitimidade, mas politicamente é um embuste, como se está a ver. Concordo em absoluto com PPC em não servir de muleta a um governo deficiente.
Gosto · Responder · 12 · 8 h · Editado


Cristina Cunha Guimarães Desconversamos.....por isso temos o País que temos!..cada um puxa para o seu ego e pelos seus interesses!...enfim...boa noite!
Gosto · Responder · 7 h · Editado


Domingos Leite de Castro Pois...
Gosto · Responder · 5 · 8 h


Cristina Cunha Guimarães Pois, pois....
Gosto · Responder · 7 h


Nuno Silva E quando a geringonça estava na oposição e votava contra todas as propostas independentemente do seu valor? Coerente? Só não conseguiam chumbar porque havia uma verdadeira maioria absoluta e não um sucedâneo que nem a geringonça... o babuxa não disse que não precisava do PSD para nada? Qual a dúvida?
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Escreve uma resposta...





Rui Ferreira Lima Gente de esquerda contra a reposição da TSU, independentemente da razão?!! Estão de tino perdido. Criar a estúpida geringonça foi uma das maiores "jogatanas" que já assisti na Europa; porquê a admiração agora?! Cultivam a hipocrisia e agora queixam-se dela?
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Mário Martins Coelho como é!? Em concertação social de 2014 assinaste a descida da TSU pra agradares ao patronato...E agora não o fazes porquê!? Já que és tão sério diz que é por vingança. E os teus apoiantes tipo talibãs batem palmas. A cegueira ideológica não os deixa ver que és o dePUTAdo mais asqueroso e incoerente que este país viu nascer. Anti patriota, lambe botas, vai pra Guiné e sai da tua zona de conforto.
Gosto · Responder · 12 · 8 h

1 resposta



Maria Helena Sottomayor Tem toda a razão.o governo tem que contar com os seus parceiros e não com a oposição.
Gosto · Responder · 22 · 8 h


Mário Blue Claro! O BE decide os aumentos, o PS compra os patrões, e o PSD aprova as decisões de quem perdeu as eleições... Fantástico! Democracia perfeita!
Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado

2 respostas · 4 h



José R. Martha Este é o mesmo que queria aumentar a TSU dos trabalhadores para baixar a das empresas. Agora que o governo se propunha baixar um pouquinho a TSU das empresas como compensação pelo encargo da subida do salário mínimo vota contra.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Sergio Costa Os xuxas são bipolares, dão chapadas nos outros e depois querem caricias e compreensões 😂😂😂
Gosto · Responder · 12 · 8 h

2 respostas · 8 h



Tony Júnior O PS conhece seus eleitores ... qualquer patranha aceitam ... já o PSD às vezes menospreza a inteligência dos seus...
Gosto · Responder · 7 · 9 h

1 resposta



Domingos Leite de Castro O facto do PS andar tão desesperadamente à procura de muletas, diz bem do grau de deficiencia dos deficientes q nos governam!
Gosto · Responder · 9 · 8 h


José Maria Araújo O PS quer o melhor de dois mundos: sol na eira e chuva no naval...Para o Costa continuar a governar os indígenas.
Gosto · Responder · 7 · 8 h


Luis Reis Tem razão, o Poucochinho começa a entender que está a caminhar para o buraco e quer envolver o PSD nas decisões que competem à geringonça.
Gosto · Responder · 6 · 8 h


Madalena Fonseca A anedota do dia: o PS a culpar o PSD de se unir ao BE e PC. Não fossem eles e o Costa nem ia visitar a familia à pala dos contribuintes
Gosto · Responder · 9 · 8 h


Jose Manuel Silva Ó lunático não dá para entender que o teu tempo de antena já era.
Gosto · Responder · 3 · 8 h

1 resposta



Mário Reis Costa esperava o quê?... Depois de ter afirmado peremptoriamente que não precisava do PSD?...
Gosto · Responder · 3 · 7 h


Maria Alice Alice Torre MENTIROSO , ALDRABÃO , CÍNICO . TENS OS DIAS CONTADOS COM RESPEITO A VOLTARES PRO POLEIRO ...
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Hermínio Ferreira Rico A geringonça e a caranguejola fazem lembrar as carroças do filme Aldeia da Roupa Branca na disputa da corrida pela primazia.
Gosto · Responder · 7 h


Luis Moreira PALERMAS SÃO OS QUE QUEREM COMER TODOS DE CEBOLADA, MATREIROS HABILIDIDOSOS MAS UM POUCO BURROS.
Gosto · Responder · 7 h


Julia Correia Se analisarmos os comentários facilmente veremos que 80% estão com Passos Coelho. Isto é mais fiável que qualquer sondagem feita à medida. Aqui vê -se a opinião das pessoas sem filtros. 😉
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Gonçalo Rocha Então o PSD vai unir-se ao BE e ao PCP? "À ganda PPC" só tu é que serias capaz duma bizarria destas !!!
Gosto · Responder · 3 h


Ana Maria Batista Este corrupto, se tivesse um pingo de vergonha demitia-se, mas, que cabeça a minha! "a vergonha ficou na barriga da mãe"
Gosto · Responder · 5 h


Josefa Martins A geringonça que se entenda!!!! Para isso se uniram.
Gosto · Responder · 11 · 8 h


Hélio Marta O PS já se esqueceu, mas perdeu as eleições.
Gosto · Responder · 15 · 8 h


Fernando Rocha Como é possível um produto caducado ainda andar em circulação a intoxicar os menos atentos, A. S. E TOMA CONTA DESTA COELHADA!!
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Mauricio Oliveira HA POIS É☺ A MENTIRA TEM PERNA CURTA,PASSOS AVISOU!
QUEREM CHUMBAR A LEI ,VAO PRECISAR DELE!
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Antonio Serraventoso Oxalá que não! Mas peçam-lhe para por isso por escrito, antes da redução do TSU para os patrões!
Gosto · Responder · 5 h


Maria Helena Silva Ai Portugal a quem estamos entregues, brincam com o país como fosse uma bola.
Gosto · Responder · 7 h


Eduardo Ferreira Nao compreendo como ainda alguem da credito a este homem
Complrtamente de plsdtico
Gosto · Responder · 3 · 8 h


Sílvio Noronha Jardim Para quem está desejoso de ser Governo de novo...Nada admira.
E se for um pedido da sra.Merkel
o Dr.Pedro P.Coelho não diz que não... julgo eu.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Eduardo Ferreira So uma coisa o move
Voltsr a meter ao mao no bolso dos portugueses e vivrr a grande e a politico
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Luis Cadete O Kosta está a inventar, apoiado nas sondagens a pensar em eleições antecipadas..
Gosto · Responder · 1 · 9 h

1 resposta



Salvador Malheiro Áponta de um eucalipto com o bento tanto vira ão norte como o sul assim é o ps
Gosto · Responder · 8 h


Tiago Marques http://expresso.sapo.pt/.../2015-11-24-Costa.-Tambem-nao...
Gosto · Responder · 5 · 8 h


Albino Santos Finalmente o PSD viu a luz da Intersindical Nacional (CGTP-IN) e lado a lado vão lutar contra o poder patronal que só quer mais benefícios e privilégios para depois dar uma codea a quem trabalha.
Gosto · Responder · 8 h


Maria Basílio Espero que o Passos Coelho cumpra !!
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Maria Neves Dr. Passos Coelho por favor retire-se.
Gosto · Responder · 4 · 8 h


Josefa Martins Porquê? se até tem mais deputados que o PS? 😀
Gosto · Responder · 9 · 8 h


Maria Neves Vamos ver nas próximas eleições. Mas se está satisfeita com ele parabéns.
Gosto · Responder · 8 h


Carlos Resende Alves Muita confusão vos provoca o Dr. PPC... Porque será ? porque querem que ele se afaste ? Ele tem coragem para vos enfrentar, a bem de Portugal !
Gosto · Responder · 8 · 8 h


Julia Correia Basta ver os comentários para perceber o apoio que Passos Coelho tem. Por isso mete medo a MT gentinha.
Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





Joaquim Cunha "Por que não te calas!"
Gosto · Responder · 4 · 9 h


Carlos Marques este incomoda muita gente ,mas tenha paciência porque ele é só especialista em mandar a troika embora !!!
Gosto · Responder · 11 · 9 h


Paulo Bento É a democracia de quem não gosta de ouvir verdade. Força PPC.
Gosto · Responder · 11 · 8 h


Josefa Martins O poucochinho ou o 44? 😀
Gosto · Responder · 5 · 8 h


Joaquim Cunha Claro a Verdade!
Gosto · Responder · 8 h


Ana A. Caraballo Lopes Não se cala, porque a comunicação social lhe fez uma pergunta. É pena. Deviam ir pedir satisfações ao Costa.
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Rui Ferreira Lima O Babush anda-te a comer aos poucos, todos os dias, quando vais às compras, pões combustível, vives na tua casa, e nem refilas, andas estupidamente contente. Ainda fazes visitas ao 44, o mais gatuno de todos.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Escreve uma resposta...





Carlos Eduardo Rodrigues Idiota...
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Maria Nunes Mandem o poucochinho se lambuzar com os amiguinhos esquerdolas...!!
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Albano Pinho Eu diria o mesmo.
Gosto · Responder · 8 h


Alfredo Gandra Ferreira PPD / PSD
Sempre
Gosto · Responder · 8 min


Gabriela Goucha Estava à espera de quê?
Gosto · Responder · 8 h


Ilda Maria Amnésia
Gosto · Responder · 8 h


Alice Gouveia O amuo não passa?
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Emília Matias Abaixo da geringonça
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Maria Rebelo PALHAÇO 🤡
Gosto · Responder · 6 h


Fernando Moreira Verdade...
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Alexandre Martins Este tipo mesmo "morto" continua a meter nojo.
Gosto · Responder · 4 h


Antonio Vaz Grandes macacos. Srs ALDRABOES e mentirosos.
Gosto · Responder · 5 h


Mario Medeiros uma brincadeira de rapazes...eis a politica para alguns....
Gosto · Responder · 8 h


Antonio Viana Toni seu burro mas fazes parte do mesmo circo
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Cristina Guerreiro Eu, se fosse a ele, nunca diria nunca !!!!
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Jose Viana Cada vez que ele fala, se afunda mais.
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Josefa Martins O 44 ou o poucochinho? 😀
Gosto · Responder · 3 · 8 h


Jose Viana Josefa Martins , Basta ver o que as sondagens hoje divulgadas. - Assim se vê a frustração de pessoas que, por não ter outro argumento, apenas atacam.
Gosto · Responder · 8 h


Carlos Resende Alves Jose Viana , que sondagens ? vc orienta-se por sondagens ? daquelas que são encomendadas ? Não tem capacidade de avaliação própria ? Tem de se orientar pelas sondagens ?...
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Jose Viana Carlos Resende Alves , meu caro amigo, eu apenas respondi a uma senhora que, certamente, não lhe delegou a missão, de me responder. - Como habitual leitor deste jornal, já estou habituado a ler os sábios comentários de quem se julga senhor de toda a verdade. Já agora lhe digo que as sondagens valem o que valem, mas não sou insolente para ignorar o que na rua se ouve e sente a aversão ao seu amigo Passos Coelho.
Gosto · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...





Lucia Silva Tem toda a razão não à misturas já chegou.
Gosto · Responder · 5 h


Jose Cardoso DEIXEM de dar ganzas a este gajo.
Gosto · Responder · 3 · 8 h · Editado


Jorge Fonseca

Gosto · Responder · 1 · 9 h


Maria Coimbra não se bate num cão morto
Gosto · Responder · 3 · 8 h


Carlos Moreira A paródia dos ditos"deputados portugueses"!
230 boas vidas!
Gosto · Responder · 6 h


Jorge Bila vai dar banho ao cão
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Manel Martins ESTE ANORMAL PENSA QUE NÓS NÃO TEMOS MEMÓRIA E NÃO ACOMPANHAMOS AS PRÓPRIAS DECLARAÇÕES????

SE HÁ ALGUEM INSULTUOSO É ELE....

SEM VERGONHA DESCARADO
Gosto · Responder · 8 h

Observador
7 h ·


António Filipe fez uma proposta original aos media: se querem usar o termo "gerigonça", então os jornais, as rádios e as televisões também devem ser designados por "expressões igualmente pejorativas".


Deputado do PCP contra o uso do termo “geringonça”
OBSERVADOR.PT|DE OBSERVADOR




63 comentários
3 partilhas



9696
Comentários principais

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
ComentarPartilhar

Comentários

Escreve um comentário...



Bruno Magalhães Coitado, sentiu-se afectado, se estes tipos vencessem as eleições, já estava a ver o destino dos jornalistas, enviavam-nos para os campos de reeducação. Até tenho medo de publicar por aqui, eles ainda chegam ao poder e memorizam a minha cara. E lá vou eu ser reeducado pelos comunismos russos.
Gosto · Responder · 23 · 7 h · Editado


Betty Filipe Pensava que já estava assumido e até é um orgulho ...as prendinhas dos ministros ...humor com classe ...grande Costa ...gente cinzenta e bafienta já passaram de moda ...lol ...eu como boa tuga nem li ...se o negrito não é como o algodão , é mais um comentário sem nexo ...lol ...
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Fernando Serafim Compreendo a indignação do fulano,qual beltrano!!... mas sinceramente,creio que o termo " Geringonça", sempre é mais simpático que " Ratazanas de Esgoto"... digo eu!!
Já agora, desde de quando, esse fulano, o beltrano... noção alguma terá do conceito " Democracia"??
Quão mais ao ridículo, se podem estes " Geringonços" auto votarem-se publicamente de forma tão gratuita??
Falta de vergonha na fuça e de certa certeza,falta de senso comum.
Enfim!!... tiques Estalinistas, difíceis de camuflar!!
Gosto · Responder · 4 · 3 h


José Maria Araújo Tiques stalinistas... Próprios de quem é amigo da mordaça. Habitua-te ou emigra para a Coreia do Norte.
Gosto · Responder · 16 · 7 h · Editado


Jose da Costa E tu não vais para o teu país de eleição; o Haiti? Oh meu parvalhão!
Gosto · Responder · 6 h


Basilio Garcia Gostei da sua educação!
Gosto · Responder · 6 h


Marco António Costa Basilio Garcia mesmo democrata, a educação...
Gosto · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...





Jose da Costa Força Filipe. Esta gente, anda com a cabeça perdida. Nunca a direita em Portugal teve percentagens tão baixas nas sondagens. Eles que adoram sondagens, sabem bem, o que vem a seguir. Sinal, que a geringonça afinal não é assim tão má.
Gosto · Responder · 3 · 6 h


José António Fia-te na virgem e não corras.

Gosto · Responder · 4 · 6 h


Lito Sousa Se está tudo a correr lindamente,para quê esta deriva do 'Filipe'?Geringonça,traquitana,o que interessaisso?E já agora,vá-se actualizando nas sondagens...
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Arturo J Rodrigues Medíocre ignorante. Palhaço
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Arturo J Rodrigues Medíocre ignorante. Palhaço
Gosto · Responder · 2 h


Rui Alves

Gosto · Responder · 50 min


Pedro Lagrifa Que atrasado mental...
Gosto · Responder · 43 min


Escreve uma resposta...





Paulo Botas Antes do 25 Abril a censura era feita com lápis azul, agora o PCP quer censurar com lápis vermelho. Conclusão: o PCP é um partido autoritário e não democratário.
Gosto · Responder · 13 · 7 h · Editado


Pedro Roldão Quando houve coelhos esfolados em manifs apoiadas por eles, não ficou incomodado. Hipócrita!.
Gosto · Responder · 18 · 7 h


José Martins Tão habituados a estar do outro lado que agora estranham.
Gosto · Responder · 9 · 7 h


Robert Yeghiyan Geringonça = Coisa malfeita ou construção com pouca solidez. Sinônimo - CARANGUEJOLA, ENGENHOCA :)
Gosto · Responder · 1 · 6 h · Editado


José Allen Gamito Ora aí está uma ideia boa e não está longe do que eu, que sou de direita, penso sobre essas entidades.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Maria Basílio Agora que a geringonça começou a falhar é que ele protesta contra o termo que assenta que nem uma luva!!!! 👌👍
Gosto · Responder · 9 · 7 h · Editado


Jose da Costa Falhar aonde? Porque é que é aldrabão?
Gosto · Responder · 6 h


Maria Basílio Desculpe. Está à espera que lhe responda quando o sr já tem a resposta!?!
Gosto · Responder · 1 · 6 h


VB Jorge José da Costa o verdadeiro protótipo do intelectualóide de esquerda: sodomizado todos os dias mas como o é por camaradas até gosta.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Escreve uma resposta...





Amélia Varandas Eleita palavra do ano, devia passar a constar do dicionário da língua portuguesa :-D
Gosto · Responder · 4 · 6 h


Basilio Garcia Está a ser um verdadeiro ditador comunista! Censura, venha ela!!!
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Arturo J Rodrigues Ahahah..estes ressabiados bem que lhes doeu a derrota nas legislativas e o belo nome que os etiqueta por trafulhas e usurpadores. Esse comuna que reclame igualmente ao derrotado do Costa porque este tem usado o termo geringonça com agrado várias vezes. Falhados esquerdelhos. Não me espanta que venham proibir quem use o termo porque senão vamos presos ao melhor estilo cubano ...
Gosto · Responder · 2 · 2 h · Editado


Manuel Guerra Nunca percebi como toleram partidos fundados e financiados por potências estrangeiras...
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Joao Antonio Camoes Para a PAF sempre gostei da palavra "caranguejola", por semelhança à "geringonça".
Gosto · Responder · 6 h


Fernando Marques Eles no fundo até acham querido! Isto não passa de uma falsa indignação
Gosto · Responder · 1 h


António Silva Dias O termo geringonça é crime? Se for...é pôr tudo debaixo da alçada Judicial!
Gosto · Responder · 6 h


Benjamim Ferreira Pelos comentários aqui expostos chego à conclusão que os autores não sabem o significado de "geringonça". O que é de lamentar.
Gosto · Responder · 6 h


Eduardo Oliveira O que faz falta é Geringonçar a Malta é o faz falta....não há boca do lobo a morder a nuca ao povo...etc...
Gosto · Responder · 2 h


José Campos Também eu estou contra muita coisa e tenho que aguentar!!Habitue-se....
Gosto · Responder · 3 · 7 h


César Campos Era mais correcto "associação de malfeitores"
Gosto · Responder · 7 · 7 h


Artur José Ok se não gosta de ser geringonço então chamem-lhe "parvalhonço"
Gosto · Responder · 6 · 7 h


Antonio Serraventoso Pasquins, caixas de ressonância, papel higiénico impresso?
Gosto · Responder · 5 h


Rsoares Soares Este geringonço armado em geringonço
Gosto · Responder · 6 · 7 h


Nuno Vale Também acho. GATUNOS ficava que nem uma luva.
Gosto · Responder · 5 · 7 h


Fatima Roda E pronto tem os fusíveis da cabeça dele todos queimados, o software dele todo desactualizado!!
Gosto · Responder · 6 h


VB Jorge Podemos sempre chamar-lhe Gaiola das Malucas. E depois mandar interná-los a todos.
Gosto · Responder · 5 h


Horácio Gentil Pereira António E eu proponho desde já "Tralha Canhota"...
Gosto · Responder · 6 · 7 h


Bruno Mariz Isto foi tão bom :D :D
Gosto · Responder · 7 h


VB Jorge "Gaiola das Malucas"
Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





Joaquim Leite A censura contra-ataca.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Miguel Giesta OK... Esganiçados e Esganiçadas serve?
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Rogério Neiva E o que é que media vão fazer ? Vergar-se ? Veremos.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Josefa Martins É melhor trafulhas?
Também pode ser usurpadores!
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Rivelino Moreno Passem a usar o termo "Grupo de inuteis".
Gosto · Responder · 9 · 7 h


Teresa Velasquez Xuxarecos e Cª Lda.
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Ricardo Duarte Diz o gajo que fala em "roubo"
Gosto · Responder · 7 h


José António Tristes, cada vez mais geringonceiros .

Gosto · Responder · 6 h


Ana Sofia Acho que vamos ver esta proposta como candidata aos Monstros do Ano!
Gosto · Responder · 57 min


Maria Nunes

Gosto · Responder · 7 h


Mia Santos 100% de acordo!
Gosto · Responder · 6 h


Josefa Martins Também pode ser usurpadores! 😀
Gosto · Responder · 3 h


Arturo J Rodrigues Cala-te comuna e emigra para coreia do norte.
Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...





Manuel Carreira Filipinho, a virgem ofendida.
Gosto · Responder · 5 h


Fernando Moreira Aguenta camarada.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Maria Nunes Acordou tarde...!!
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Mary Silva Que nome se deve dar a quem prega uma coisa e faz outra!!!
Gosto · Responder · 1 h


Jose da Costa A dor de corno a desta direita sem nexo nem chefe.
Gosto · Responder · 6 h

2 respostas · 2 h



Rui Alves Geringonça !!!
Gosto · Responder · 52 min


Antonio Vaz Quem não gosta que saia da GIRIGONÇAS. São todos ALDRABOES.
Gosto · Responder · 6 h


ZéJoão Silva O geringonço !
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Rui Serio - Mas "GERINGONÇA" È muito mais popular e apelativo que "PAFIOSOS" !...
Gosto · Responder · 5 h

1 resposta



Manuel Boavida Buuhuu.
Gosto · Responder · 20 min


Manuela Carrusca Franks Talvez o senhor deputado precise ele próprio de Kompensan...
Gosto · Responder · 6 h


Luis Simoes Ai que o menino está ofendido 😢
Gosto · Responder · 54 min
52 de 63
Ver mais comentários

Sem comentários: