sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Crise na Frelimo, na cidade de Chókwè.

Crise na Frelimo, na cidade de Chókwè. O primeiro secretário dos Comité da zona da Cidade do Chókwè foi afastado do cargo e processado disciplinarmente. Igualmente foram instaurados processos disciplinares ao secretário do comité distrital do partido, aos presidentes do Conselho e da Assembleia Municipal. Foi ainda exonerado o vereador Vicente Cuna.
Ainda hoje foi nomeada uma comissão de gestão do Comité da zona da Cidade composto por quatro membros.
A decisão, tomada pelo secretariado do Comité Provincial, surge na sequência de desentendimentos entre as estruturas partidárias e municipais. Trata-se um conflito antigo, entre as estruturas do Estado e da Frelimo. A Frelimo, através do secretariado provincial, do Comité Central e até da própria presidência não conseguiram encontrar entendimento entre as estruturas partidárias e municipais. Na presidência aberta, em Gaza, Nyusi abordou este conflito durante a reunião entre as estruturas do partido e do Estado em Mabalane.
Gosto
Comentários
Egidio Vaz
Egidio Vaz Isto chama-se resolução de conflito. E não é crise. Seria crise se não houvesse decisões correctivas. Minha opinião
Rildo Rafael
Rildo Rafael Egidio Vaz, para gerir conflito precisa existir conflito ou crise. Agora nao brinquemos com terminologias....Sei que as palavras podem ser polissemicas. Um abraço
Alex Paulo Dos Anjos
Alex Paulo Dos Anjos Para um Partido organizadissimo isso chamase CRISE DE CHOQUE.
Egidio Vaz
Egidio Vaz Nem sempre Rildo Rafael. Crise é um julgamento subjectivo de quem analisa e chega a tal conclusão. Os factos podem não configurar necessariamente crise. E quando há medidas corretivas, isso é que liderança.
Rildo Rafael
Rildo Rafael Egidio Vaz, crise é um julgamento subjectivo e pode também ser objectivo. Quando que os factos podem ser objectivos e subjectivos? Não basta afirmar que e subjectivo. Mesmo a tua avaliação pode ser subjectiva e não necessariamente objectiva. Agora podemos definir critérios da objectividade e da subjectividade em torno da crise e iu conflito. Caro colega e amigo, todo o conflito e crise pode exigir alguma liderança, repare que aventei probablidade, mas as crises se gerem e podem perpetuar onde existir pessoas, partidos. Clivagens. As medidas correctivas neem sempre espelham a qualidade da liderança.
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Egídio Egidio Vaz, a palavra crise significa decisão, em grego, proveniência do termo. Há elementos que definem crise. Hoje, a crise significa: perturbação, desordem, incerteza...O que estava e está a acontecer no Chókwè é uma crise. A decisão tomada representa o auge da crise. Só para o teu conhecimento, esta não foi a primeira decisão do Comité Provincial da Frelimo. A 25 de Fevereiro de 2016, o Comité Provincial tomou a primeira decisão com vista a solução da crise. Nessa decisão por escrito, cujo assunto era: 'RELACIONAMENTO ENTRE DIRIGENTES DO PARTIDO E DO GOVERNO NA CIDADE DE CHÓKWÈ", o Comité provincial orienta as estruturas do partido e do governo sobre como se deve relacionar. Ao decidir dar orientação, o partido tentou resolver o problema, mas a decisão não resolveu o desentendimento. Por isso, a decisão tomada hoje pode não resolver o conflito. Portanto, não há aqui julgamentos subjectivos. E a crise não pode ter esses julgamentos subjectivosn porque tem elementos que a define.
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Continuo ao lado daqueles que acham que seria crise se não houvesse medidas correctivas.
Manganhe J. Vicente
Manganhe J. Vicente Lazaro Mabunda, plenamente de acordo com a sua argumentacao. Amemos a verdade.
Fernando J. Inacio
Fernando J. Inacio Os conceitos e as terminologias por vezes nos perdem do foco, mas acho que estamos perante a uma crise, senão vejamos: Segundo Bobbio et al (2004), a crise é um momento de ruptura no funcionamento de um sistema,
a uma mudança qualitativa em sentido po
sitivo ou em sentido negativo, a uma virada de improviso, algumas vezes até violentas e não previstas no módulo normal segundo o qual se desenvolvem as interacções dentro do sistema em exame. No campo político encara-se a crise como a percepção de responsabilidade de violação/transgressão dos princípios da legitimidade e representatividade, que recai sobre um
agente político e que é desenvolvida por terceiros, que coloca em causa a sua legitimidade e reputação e que questiona a funcionalidade do sistema no seu todo, Mendes (2010).
Gosto · 6 h · Editado
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto Crise interna.
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine É preparação do X congresso mano, estamos firmes não te preocupes kkkk
Mateus Mateus Jr.
Mateus Mateus Jr. Querias dizer, rumo ao:
Jaime Chambule
Jaime Chambule Freliministas deviam mudar o termo "camarada", porque este partido de camaradas ja nao tem!
Gosto · 2 · 11/1 às 22:26 · Editado
Adilson Mahomed Tajú
Adilson Mahomed Tajú Se Samora estivesse vivo ia, provavelmente, exigir que se parasse de chamar de camarada. Pois segundo um discurso dele, não é de forma leviana que se designa alguém de camarada.....
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Egidio Vaz, nem sempre tomar decisão é resolver conflito. É um dos meios usados para a resolução de conflito. Só no futuro se poderá saber se a decisão tomada resolveu ou não o conflito. Um conflito é dado como resolvido quando o problema e as causas (raízes) tiverem sido identificados e eliminados. Mas para saber se foram eliminados isso leva o seu tempo. Caso contrário, estaríamos no que se designa de gestão de conflito.
Rildo Rafael
Rildo Rafael Lazaro Mabunda: O Egidio Vaz... falou de gestão e não resolução...o conflito e parte integrante da vida em sociedade... melhor gerir que resolver.
Ercilio Manhique Shalay Manhique
Ercilio Manhique Shalay Manhique Neste caso vertente, foi sim resolvido o Problema. Trata se de uma medida que os próprios membros da Frelimo em Chokwe, várias vezes pediram ao partido ao nível da Província para que se posicionassem nestes termos. A maturidade do Secretariado Provincial, agiu cautelosamente, na medida em que, o mesmo assunto, deviam ter resolvido há mais de 9meses e, como todos sabem, só ontem os delírios estiveram no epicentro daquela reunião em Chokwe. Parabéns Frelimo Gaza, disciplina partidária em Acção. Paz
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Ercilio Manhique Shalay Manhique decidir é uma das medidas de resolver o problema mas nem sempre ao decidir voce resolve o problema. Por exemplo, vocês em Xai Xai em estão na mesma situação: ja resolveram, conflito OJM/Partido?
Gosto · 7 h
Ercilio Manhique Shalay Manhique
Ercilio Manhique Shalay Manhique Lazaro Mabunda, que situação te referes que eu desconheço? Pode situar-me? Reitero, para este caso vertente, a decisão tomada começou a surtir efeitos positivos aínda no decurso da reunião decisória. Os militantes é que prevalecem a hegemonia do glorioso, não precisamos de inventar absolutamente nada.
Gosto · 6 h
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda O conflito entre a estrutura do partido e a OJM em que o ilustre Ercílio é o rosto desse conflito. Como não sabe? Nyusi inclusive abordou este conflito em Mabalane. Já foi resolvido? Sei dos conflitos de Chokwe, Xai Xai e Chibuto perfeitamente.
Gosto · 6 h
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Nao sou eu que digo, os teoricos de conflitos é que o dizem que decidir nem sempre é resolver um conflito.
Gosto · 6 h
Ercilio Manhique Shalay Manhique
Ercilio Manhique Shalay Manhique Eu sou o Rosto do Conflito? kikiikikikiki és comediante afinal? achas que eu sou alguém com poderes para estremecer estruturas do Partido assim como da OJM? Vamos analisar os fenómenos com idoneidade meu caro. Assuntos Frelimo e OJM os contornos de conflitos não discuto em hasta pública.
Gosto · 6 h
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Meu caro Ercilio Manhique Shalay Manhique, a verdade é que você está a estremecer a Frelimo. Hahhhhhh, tens toda a razao em não discutir esse assunto em público. Tambem faria o mesmo. Mas apenas queria dizer que esta crise nao é da Frelimo no Chokwe mas tambem em Xai Xai e Chibuto.
Gosto · 1 · 6 h
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel Estruturas organizadas processam disciplinarmente quando há indisciplina, exoneram e nomeiam sempre à busca de dinâmica. 

*Há gente que já não sabe para que lado do muro cair. Não imagino suas posições nos comentários se esta organização optasse por apenas "olhar" a indisciplina se erguer.
Fernando Filipe Franco
Fernando Filipe Franco Quando é que esse partido vai deixar de interferir em assuntos do estado?
Jose Bungane
Jose Bungane Triste informacao. Nao esperava algo semelhante no Distrito que dá alegria. Enfim, tudo acontece.
Aunorius Andrews Simbyne
Aunorius Andrews Simbyne Acabo de confirmar com A+B... o meu amigo mudou... deve estar a ser bem pago para o efeito... até defender o indefensável?!? tá violento isto!
Manganhe J. Vicente
Manganhe J. Vicente hehehe Aunorious.... isto está violento.
Refillerboy Mwahosi
Refillerboy Mwahosi A instauraçao do processo disciplinar contra a Presidente Lídia cossa acontece num momento em que a presidente nao deixa em nenhum momento o partido meter a mao nos cofres do municipio😂😂😂😂que triste..
Quando os ladroes nao se intende na divisao do 
produto roubado dá nisto...no âmbito da campanha houve muitas promessas(vagas)pra os que facilitaram a aprovaćao da candidatura da presidente e hoje estao na rua por isso que há todo este vuku vuku
Hilario Mahumane
Hilario Mahumane Falaste com conhecimento. Está bem claro que a causa é de querer meter mão no bolso do outro alegando ter lhe vendido as calças com bom desconto. Hehehe
A xipixi xi dibi muntxovelo...
Aurélio Muianga
Aurélio Muianga Wa tautwa munhu (vao sentir o sabor do sal exagerado)
Gosto · 1 · 23 h
Xavier Dimbane
Xavier Dimbane Se a Frelimo como partido continuar assim havera uma revolução interna,e perseguição dos antigos membros pelos jovens k vão tomando poder.
Gosto · 1 · 22 h
Didixo Taju
Didixo Taju Fruto de lambibotismo e paixão exagerada dos Gazenses. ...onde não há oposição ha ditadura. ..!Bem feito que aprendam a votar em outras cores
Gosto · 1 · 20 h
Tony Nhabete
Tony Nhabete Está mal isto padrinho.
Gosto · 17 h
Hilario Tembe
Hilario Tembe Que pena do nosso amigo ao nosso vereador . Que bons dias virão.
Gosto · 16 h
Davi Machava
Davi Machava O congresso esta a porta. Nos conhecemos a ver link..
Gosto · 5 h

Sem comentários: