domingo, 15 de janeiro de 2017

CONSELHOS AO «EMPREGADO DO POVO»!




É sobejamente público, que o Presidente da República, *Filipe Jacinto Nyusi, completa hoje, dia 15 de Janeiro de 2017, dois anos de mandato*. Nyusi sucede Armando Emílio Guebuza, que conduziu os destinos do país durante dez anos, perfazendo deste modo, dois mandatos permitidos por lei.

Nyusi, também apontado como *«o empregado do povo»*, nome que surgiu motivado pelo discurso proferido por este no âmbito da sua tomada de posse, em que, nas suas laudas, chegou a afirmar que *“o povo é o meu único e exclusivo patrão”*, é o quarto presidente desta bela pátria.

Assumido como Presidente de todos os moçambicanos, Nyusi foi, naquela manhã do dia 15 de Janeiro de 2015, recebido em um clima de aplausos e exaltações, com direito a cobertura televisiva e radiofónica de diversos órgãos de comunicação social, desde públicos até privados.

No presente artigo, caríssimos leitores, pretendemos, de forma sintética, *apontar alguns conselhos ao nosso estimado «empregado»*, que naquela manhã de 15 de Janeiro de 2015 disse que o seu Governo primaria pela inclusão, visto que *boas ideias não conheciam cores partidárias.*

Diferentemente das demais abordagens até aqui feitas por distintos articulistas de opinião, *não faremos nenhuma que se pretenda radiografia (análise/comentários e classificação) à volta dos 2 anos de mandato presidencial*. Citaremos conselhos para os campos: político, económico e social.

*1. AO NÍVEL SOCIAL:*

«A origem dos problemas, em geral, pode estar num único indivíduo forte, o agitador, o subalterno-arrogante, o envenenador da boa vontade. Neutralize a sua influência isolando-os ou banindo-o antes que te vulgarize. Ataque a origem dos problemas e as ovelhas dispersar-se-ão» (lei 42, das 48 leis de poder).

Sua Excia., acreditamos que o Dossier sobre a origem dos raptos, do crime organizado, e da corrupção, no seu todo, já é do conhecimento dos que detêm poder decisório: os pastores: as chefias públicas. É chegada a hora de se atacar os pastores, antes que manchem o seu mandato, dando-lhe por improdutivo.

*Não se justificam os assassinatos e sequestros à luz do dia*. É largamente pública, ainda que não oficial, a existência dos esquadrões de morte, de pessoas preparadas para matar quem não se compadece com o patrulhamento ideológico implantado neste país: *jornalistas, académicos e políticos não são poupados.*

Sua Excia., faça valer o vosso poder. É chegada a hora de, se possível, *haver mexidas significativas no seio da nossa polícia e da Procuradoria-Geral da República* e também em sectores afins. Temos que atacar os pastores (chefes) para que suas ovelhas (súbditos) possam se dispersar e trabalharem a sério.

Sua Excia., se multiplica, pelo país, o número de jovens formados desde os níveis médio até superior sem emprego. *É perigoso que tenhamos tantos jovens formados e sem emprego. Criamos, dentro deles, frustrações*. Estes, não tarda, banalizarão o vosso mandato, se sentirão excluídos e marginalizados.

*É altura de pensarmos em investir cada vez mais na educação técnico-proifissional*. O nosso país tem recursos naturais abundantes, mas nos falta o recurso humano. É preciso abrir e equipar escolas técnicas. Precisamos de homens que saibam transformar a matéria e gerir emprego para eles próprios.

*2. AO NÍVEL POLÍTICO:*

A exclusão política é o calcanhar-de-aquiles da instabilidade. «É muito mais eficaz fazer os outros concordarem connosco através das nossas atitudes, sem dizer uma palavra» (lei 9, das 48 leis de poder).

Sua Excia., os partidos políticos são actores racionais dentro de um campo político onde ocorrem relações de poder, pelo que, muitas vezes, descuram da legalidade para fazer valer seus interesses. A este nível não há excepções, em nosso solo pátrio *os três partidos com assento parlamento, vem descurando da lei.*

A tensão político-militar que remonta aos meados de 2012, acalmada pela trégua de 60 dias contados desde 04 de Janeiro, está ligada a dificuldade que os nossos partidos políticos têm de fazer político dentro dos carris da legalidade: *usam-se as forças estatais para vetar os trabalhos dos partidos da oposição.*


Paralelamente, notamos que o exercício *o empreendido da RENAMO tem por objectivo maximizar aquele que constitui o seu principal interesse* no campo político nacional: *PODER & LEGITIMIDADE*. O empreendimento político da Renamo constitui a sua garantia político-existencial até às próximas eleições.

Sua Excia., é a altura de levar o diálogo político a sério. Mas a tensão político-militar não cessará enquanto a mesma tiver adeptos: *os teus aduladores, bajuladores, beija-mãos que lho prestam más e enganosas assessorias*. Não cessará enquanto as populações do centro e norte não saborearem da inclusão politica.

Sugerimos para que caminhemos para além de dialogar com a RENAMO, que é fundamental, vá dialogar com o seu eleitorado que muito simpatiza convosco pela vossa humildade. *Estamos a persuadir a necessidade de expansão de instituições de ensino, electrificação e abastecimento de água potável.*

*É garantir o empoderamento económico da juventude por via do fundo de desenvolvimento distrita*l; promoção dos jovens músicos promovendo espectáculos naquelas localidades. Os Jogos Desportivos Escolares como os Festivais Nacionais da Cultura deveriam ser nas províncias cuja exclusão é patente.

*3. AO NÍVEL ECONÓMICO:*

Use a honestidade e a generosidade selectivas para desarmar a sua vítima! «Um gesto sincero e honesto encobrira dezenas de outros desonestos. Até as pessoas mais desconfiadas baixam a guarda diante de gestos honestos e generosos” (lei 12. Das 48 leis de poder».

Sua Excia., *um dos grandes entraves da nossa economia é a intervenção massiva das elites políticos-empresarias no sector privado*, sobretudo, sua participação na actividade económica das multinacionais no país, no sector de exploração dos recursos naturais como o carvão mineral, gás e das áreas pesadas.

*A participação desse punhado de elites contribui, de certa forma, na isenção de certas multinacionais e demais empresas privadas no cumprimento das suas obrigações fiscais*. Tais elites têm influenciado para que os impostos não sejam pagos, em parte ou na sua totalidade, lesando o Orçamento do Estado.

Daí que, em muitos casos, para suprimos algumas despesas precisamos da contribuição da ajuda externa, e sendo que. Sua Excia, em relações internacionais não existem relações de amizade e piedade: *“ninguém dá dinheiro de borla. Nossos filhos vão pagar o valor injectado hoje no nosso orçamento”.*

Sua Excia, *alguns «camponeses e operários» do partido Frelimo que em 1964*, foram a razão do desencadear da luta de libertação política e em 1969 a razão do desencadear da luta de libertação económica, *hoje, estão se transformando em arrojados burgueses pela sua ambição desmedida.*

Sua Excia., somos leigos em matérias de economia, mas acreditamos que *quanto maior for a intervenção das elites políticas no sector privado, maior será a isenção e fuga fiscais das mesmas e do cumprimento das suas responsabilidades sociais*. Sua Excia tem demostrado uma imagem de uma pessoa íntegra.

E, por causado disso, *apelamos que espalhe essa honestidade aos demais Camaradas, para que não se lese a nossa economia durante este quinquénio e quiçá nos próximos*. Persuadimos para «que se deixe o sector privado ser sector privado» e não uma mistura político-privado se não perde a sua essência.

*Bem-haja Moçambique, nossa pátria de heróis!*

Comentários

Zee Mavye Curiosamente, todos vossos artigos começam da mesma forma: é sobejamente...

Agora deixa me ler o conselho e volto para deixar o meu parecer...



Haja lata
Sim, haja lata: desvalorização do metical, suspensão do apoio ao orçamento do estado, calamidades naturais, ataques que sufocavam o pulsar normal da economia, entre outros fatores, e vais dizer que não houve nada?
Se estamos aqui a falar, é porque houve capacidade de gerir estas situações, e outras, e tu vais me dizer que nos dois anos não houve nada.
Nthla!
PS: Até entendo esta tendência de esquecer o passado, mas é por causa da gestão das dificuldades do passado que temos este presente promissor. Sinceramente não entendo estas análises que se concentram somente nos dois últimos dias.
Nhanisse!

Ariel Sonto Nhanisse..... Rogerio Antonio
Gosto159 min

Rafael Ricardo Dias Machalela É guerra isto 😂😂
Gosto154 min

Ariel Sonto Eu to a assistir da janela...

Antonio Alberto Massango Estou na bancada Central a ver o desenvolvimento do País!

Marcelo Machava A nossa capacidade de gerir deve residir na produção de caixões para os q vão morrendo
Gosto158 min

Américo Matavele Respeito sua visão, mesmo sem argumentos racionais.

Alexandre Devissone Aquela do Correia antigo bastonário não entendí,classificação medíocre com tendência pra mau.Respeito a opinião a boca tem dentre várias missöes a função de falar.Quem estaría em condiçöes de ter boa governação com dívidas ocultas herdadas,hostilidades militares,crise financeira internacional.Vamos rever a nossa velocidade, de facto a fasquia deveria ser melhor que a conseguida, mas dizer k não houve marcha,opah quem sou eu?
Gosto149 minEditado

Rafael Ricardo Dias Machalela O bombeiro está a dizer que nao houve dilúvio 😂😂😂😂
Gosto249 min

Américo Matavele Tsc... Cadê argumentos, oh, Dominguez?
Gosto248 min

Ariel Sonto eh eh eh... tsc
Gosto147 min

Schauque Spirou .mas nhanisse pá?
Gosto146 min

Américo Matavele Eh eh eh eh eh eh... Despertei os neurônios lógicos que são sufocados pela emoção? Deal with it. Vocês pensam, então não finjam.

Marcelo Machava Essa de dizer q herdou e mentira porque ele era do governo anterior
Gosto341 min

Américo Matavele Eh eh eh eh eh eh eh... Porta dos fundos?

Schauque Spirou Admiro esta capacidade de tentar ver um peixe limpo e saudável numa poça de lixo
Emilio Francisco Chauque Somos bons em textos expositivos argumentativos!
Gosto131 min

Alexandre Devissone Marcelo Machava será que temos que dizer aqui que na era Guebuza Nyusi não era o alto magistrado da Nação?E ele não pode ser julgado pelo crime cometido por um outro governo?Fique atento aos erros da governação do Nyusi desde 15/01/15 até fechar o seu mandato ai terá elementos bastante para julga-lo.
Gosto120 minEditado

Américo Matavele O problema aqui é falta de argumentos sérios. Eu não falei de herdar nada. Enumerei fatores que tiveram que ser geridos. Em que parte do post falo de heranças? Nthla.

Emilio Francisco Chauque É, mano Matavele, esquecemos rapidamente o passado que mal nos recordamos que a depreciação do metical teve um dedo dos mesmos fulanos que foram amarrar um cabrito em nosso nome à revelia pessoal. 


Esquecemos, também, que o bang bang não tem um único autor!

Schauque Spirou Gere-se o que se recebe/herda.... Ou então crie algo novo. Kkkkk wena pahhh
Gosto26 minEditado

Américo Matavele Não entro por aí. O post é meu, Schauque Spirou.

Schauque Spirou Nao precisa entrar. Ja estas no caminho errado. Ehwhwhwh

Américo Matavele Então porque se diz que hoje são dois anos? E não se contam os anos que insinuas?

Schauque Spirou Eu? Insinuei algo? Heheheeh
Gosto6 min

Américo Matavele Fugindo? Volta aqui!
Gosto5 min

Marcelo Machava Alexandre ele era da equipa do guebas. Senão no caso das dívidas não teria aceite que o estado assumisse.

Américo Matavele Eh eh eh eh eh eh eh eh... Eish...
Ver Tradução

Luciano Mapanga Mangueira aqui, Homer Wolf.

Américo Matavele Alguém reclamou que o Facebook já não era aquele sítio de debates sérios, e que agora estamos aqui para showfar. Ela esqueceu de dizer que também esquecemos a capacidade argumentativa, e que os epítetos é o desleixo intelectual tomou conta de nos. Estamos definhar intelectualmente que agora usamos preconceitos como nossos escudos, e à emoção como a balança da verdade e da mentira. Esquecemos de debater. Quem insulta mais, e quem tchila mais é que são os role model desta plataforma. Estamos mal.
Gosto215 min

Alexandre Devissone Niku tchotchovolo kkkkkkkkk nithlela niku gááá kkkkkkkk
Gosto115 min

Américo Matavele Nhanisse! Os Zombies comeram—nos os cérebros.

Jossias Ramos Kkk! Estaas com quem no turno desta noite, mano Americo Américo Matavele?


    HOJE, DIA 15 DE JANEIRO DE 2017, FAZ DOIS ANOS EM QUE, NUM DISCURSO INAUGURAL, CHEIO DE ESPERANÇA, O PRESIDENTE FILIPE NYUSSE, TOMANDO A POSSE, DAS RÉDEAS DO GOVERNO, AFIRMOU SER O EMPREGADO NÚMERO "UM", DO POVO MOÇAMBICANO.
    MAS NA PRÁTICA, DE LÁ PARA CÁ, O BALANÇO É, (1)AGRAVAMENTO DO CONFLITO COM A RENAMO, (2)DESASTRES NATURAIS, SEM DINHEIRO PARA REALOJAR QUASE, 3 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS, (3)CRISE ECONÓMICA E, ESCÂNDALO DAS DÍVIDAS ESCONDIDAS, (4)NÃO NOS ESQUEÇAMOS DOS ASSASSINATOS, SEM JUSTÇA, ATÉ HOJE, DO PROF DR GILLES CISTAC, (5) 3 TENTATIVAS DE ELIMINAÇÃO DO AFONSO DHLAKAMA, JUNTANDO A INÚMEROS BOMBARDEAMENTOS À SERRA, (6)ATAQUE AO SECRETÁRIO-GERAL DA RENAMO MANUEL BISHOP, (7)AO DR JAIME MALUANE, ANALISTA POLÍTICO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, DURAMENTE ESPANCADO À LUZ DO DIA E, (8) O BÁRBARA FUZILAMENTO DO DR JEREMIAS PONDECA, MEMBRO DA COMISSÃO MISTA NEGOCIAL E, TAMBÉM NA MESA NEGOCIAL, (9)VÁRIOS PONTAPÉS POR BAIXO DA ME-SA DAS CONVERSAÇÕES, CONTRA OS INTERLOCUTORES, AMORDAÇA-DOS E AMEDRONTADOS, COM A INTIMIDAÇÃO POLÍTICA E (10) MAIS DE 20.000 COMPATRIOTAS, A SOFRER NO ESTRANGEIRO, COMO DESLOCA-DOS, COM O ESTATUTO DE INFELIZES REFUGIADOS.
    SR PRESIDENTE OS SEUS PATRÕES, (25 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS), ACONSELHAM-NO A "COMEÇAR UMA NOVA VIDA EM 2017, SEM MÁGOAS, COM A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DO PERDÃO, E COMO LIÇÃO DE AMOR AOS PATRÕES, QUE LHE PÕE O PÃO NA SUA MESA, LÁ EM CASA, (OS 25 MI-LHÕES DO POVO), MAIS HUMILDADE E SINCERIDADE NO SEU TRABA-LHO".
    TAMBÉM LHE ACONSELHAM, UM CHOQUE DE GESTÃO E, GRANDE REFO-RÇO NO GESTO CORRECTIVO, NA SUA EQUIPE, QUE SE ATOLOU NA COR-RUPÇÃO.
    E FINALMENTE, OS SEUS PATRÕES (25 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS), EXIGEM QUE COMPREENDA A ATITUDE PATRIÓTICA DE AFONSO DHLA-KAMA, QUE AO OFERECER TRÉGUAS, QUIZ DIZER:
    «Às vezes, uma simples flor, pode ser mais letal, isto é, mais eficaz para a vi-tória final, do que vários tiros de canhão B11, contra a Serra da Gorongosa»...
    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    Comentários
    Fidelio M. Mussane Ainda estava emocionado com o poder.
    GostoResponder113 h
    Rail Dique Enganar o povo
    GostoResponder113 h
    Edmundo Jose Tudu que apanha a roubo, sem sacrificio, suor, menos valoriza!
    GostoResponder112 h
    Fernando Fernando O nhusy e o mais burro de todos presidentes q ja tivemos aqui em mocambique porque aceita ser usado ao invez de usar a sabedoria politica que ele tem para a mudanca e desenvolvimento do pais e satisfacao do povo. Isso faz lhe criar boa imagem para ele na camada governativa para alem de se emergir no pecado para satisfazer a vontade e cruelidade de chissano, guebuza, chipande, espirito de samora, e a vontade dos outros lideres africano q faz o mesmo ato criminoso. Esqueceu todas promessas q fez ao povo e esta sendo conduzido pelo espirito de satanas q sempre quer ver o sangue derramado no solo sem justa causa.
    GostoResponder312 h
    Silva Paulino O sr. PR estava enganar os moçambicanos agora nem se precupa com povo
    GostoResponder111 h
    Bene Alberto Bofo Esqueçamos
    GostoResponder110 h
    Moises Augusto Zindava Zindava VCS tem pasiencia de falar com cabrito chamado nyufinho
    GostoResponder19 h
    Benedito Cangela nota 0 cem comteplações
    GostoResponder17 h
    Daud Aires Nacupeia Nacupeia O Povo Faz Justica
    GostoResponder16 h
    Sergio Maguidja Muhlanga Aloko era treinador ngani vatxitxile aleswi ingamundlayi,vamunyimbelelela amhala-mhala 100.tiya hosini kodua avana vamuçambiqui vohela.
    GostoResponder16 h
    Vlitos Renamo HIMPELA HISHONA, EXTERETO...
    GostoResponder4 h
    Edmundo Jose Somente o povo mocambicano do centro e norte sim! Sabe fazer a justiça. Mas o povo do sul uma vez k se separou com do norte atravez da Província de " GAZA", a mais pobre de mocambique, até o nyusse já mudou da naturalidade é de gaza. Vamos todos direccionarmos á gaza.
    GostoResponder16 h
    Moises Jairosse Nizia Ele sempre foi chato... So keria governar...axim ele pensa k esse moz comecou com ele e termine com ele isso e mentira...havera outro bom governo....=renamo=
    GostoResponder11 h
    André Manuel Chissico Cambula A boca fala, mas para fazer é muito, difícil. Povo sem Deus sempre fala o que não tem sentido. Você tem boca para falar mas, para justificar com asua fala vai ser, difícil, primeiro procuram Deus para falar o que é verdade nos vossos corações. Além de matrecar povo moçambicano. "Uma vez só".
    GostoResponder11 h
    Vlitos Renamo O POVO MOÇAMBICANO É QUE FALA ISTOTUDO, PORQUE ESTÁ FARTO DE SOFRER, EM QUE MUNDO O AMIGO ANDRÉ VIVE? NÃO ESTÁ VENDO O SEU POVO A SOFRER HÁ 4 DÉCADAS? MAS NÃO FAZ MAL, A OPINIÃO É SUA, SE FALAR COM HUMILDADE E RESPEITO, PELOS QUE ESTÃO A MORRER À FOME, A SER ROUBADOS E AMEDRONTADOS, ENTÃO NÃO SEI O QE SERÁ DO NOSSO PAÍS. OBRIGADO AMIGO ANDRÉ...
    GostoResponder1 h
    André Manuel Chissico Cambula Eu na minha vida mesmo chorar diante o governo: é como um cão que ladra por dentro do quital , enquanto os ladrãos estão por fora d' quital. Todo mundo fala mas ao fim não tem ninhum susseso sobre, toda as palavras, que sai das bocas, enquanto que eu sei que posso sofrer aqui na terra, por angustia do nosso governo, mas eu vou tentar guardar tudo, no meu coração porque as bocas do povo nunca vou vencer. Sempre cada um tem algo para dizer, entre povo moçambicano, então para mim nunca vou julgar governo, porque ninhum parte d' governo que eu estou, então como que, eu irá receber julgamento contra governo ao senhor por em vão? Então eu pois digo que, Deus por favor liberta este povo, e arrepender-se-lhes para receber asalvação no Espírito, e eles receberm-lhes o dom do amor. Obrigado.
    GostoResponder1 h
    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    Comentários
    Vlitos Renamo AÍ ESTÁ O JORNAL DA RENAMO, PARA O POVO DESFRUTAR. LEIAM COM OS 50 MILHÕES DE OLHOS MOÇAMBICANOS, BEM ABERTOS. OBRIGADO. COM A DEVIDA VÉNIA DO MACUA E GRATO.
    EM MOÇAMBIQUE, VIOLAÇÕES ÀS TRÉGUAS, ESTÃO A MULTIPLICAR-SE, O POVO PERGUNTA AO SEU EMPREGADO NÚMERO “UM”: «COMO É FILIPE NYUSSE?»
    **********************************************************************************************
    O COMANDO GERAL DA C.P.M., EM DEFESA, AFIRMOU QUE A RENAMO, ESTÁ A POLITIZAR, PURAS ACÇÕES QUE, VISAM GARANTIR A SEGURAN-ÇA DAS POPULAÇÕES.
    POR SUA VEZ, ANTÓNIO MUCHANGA, PORTA-VOZ DA RENAMO, CONTRA-DISSE AFIRMANDO, QUE ACTOS DESUMANOS FORAM PERPETRADOS, POR UM GRUPO DAS F.D.S., CONTRA ELEMENTOS DA RENAMO EM CHIU- RARUE.
    ONDE ASSALTARAM-LHES AS CASAS E, DE SEGUIDA LEVARAM AS MULH- ERES E CABEÇAS DE GADO, MUCHANGA AINDA ACRESCENTOU: «ISTO NÃO FOI UMA PRÁTICA DE SEGURANÇA ÀS POPULAÇÕES, MAS SIM RA-PTO, HOMICÍDIO, INTIMIDAÇÃO, E EXTORSÃO, O MESMO FOI REPETIDO NAS PROVÍNCIAS DE TETE, SOFALA E MANICA, E MAIS, VANDALIZARAM 18 MASTROS E REMOVERAM, AS BANDEIRAS DA RENAMO, TUDO NA PRE- SENÇA DE DIRIGENTES DA FRELIMO”.
    DEMOSNTRANDO INTERESSE, ERA URGENTE QUE, O PRESIDENTE NYU-SSE, ORDENASSE A FORMAÇÃO DUMA COMISSÃO DE INQUÉRITO, INCL-UÍNDO DEPUTADOS NACIONAIS, ELEMENTOS DO GOVERNO, ORGANIZA-ÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E JORNALISTAS, PARA O APURAMENTO DA VERDADE.
    A RENAMO JÁ FEZ E CONTINUA A ESFORÇAR-SE, MAS O ESMERO E DED- ICAÇÃO, PARA O ALCANCE DUMA PAZ DURADOURA E DEFENITIVA, DEPENDE AGORA, DE SINCERO DINAMISMO E ACÇÃO GOVERNAMENTAL.
    COM O RÁPIDO DESMANTELAMENTO E ESTRANGULAMENTO, DE QUAL-QUER INTENÇÃO QUE PERTURBE, ESTE APAZIGUAMENTO TRANSITÓRIO.
    O DESCARRILAMENTO DESTA SUSPENSÃO DE ESCARAMUÇAS, LANÇADA POR INICIATIVA DE AFONSO DHLAKAMA E, ANUIDA PELO GOVERNO FRE- LIMISTA, SÃO MUITO IMPORTANTES, PARA DAREM SUPORTE E SERENI-DADE, ÀS NEGOCIAÇÕES DE PAZ EM CURSO NO PAÍS.
    «OS MOÇAMBICANOS ESTÃO ATENTOS, COM 50 MILHÕES DE OLHOS, BEM ABERTOS…»
    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    Comentários
    Ação Imediata Mas k brincadeira é esse,?
    Vlitos Renamo TEMOS QUE TER 50 MILHÕES DE OLHOS ABERTOS, AMIGO ACÇÃO IMEDIATA.
    Benedito Cangela aguentemos com todas as duras realidades,falta pouco para Vitória final
    Bene Alberto Bofo A Paciência Tem Que Permanecer
    Bizmungo Arape Tuto Isso chama-se Frelimo matar inocentes, roubar dinheiro do povo, violar acordos, inventar mortes para viver mais, deixar governantes corruptos fora das grades, eliminar fisicamente os que pensam diferente....
    Vlitos Renamo AMIGO BIZMUNGO, INFELIZMENTE ESTAMOS A VIVER COM ESTES BANDIDOS, MAS ESTAMOS COM OS 50 MILHÕES DOS OLHOS DOS MO-ÇAMBICANOS BEM ABERTOS E PREPARADOS PARA ACABAR COM ESTE ABUSO DE PODER, CONTRA O NOSSO POVO, POR PRÓPRIOS MOÇAMBICANOS CARA SEM VERGONHA, ESTES FRELIMISTAS.
    Carlos Antonio Mas a uma coisa qui impede a RENAMO agir dura com este bandido??? Serak vamos atravessar este ano assim arenamo a ouvir metira da frelimo?? Vocês não são criança pá, vocês sabem muito bem qui a frelimo não vai aceitar assim fácil, purq estão a deixar isso pur muito tempo. Ou é pela guerra qui ambos ganha dinheiro?? Serak te alguém pur trás de isso tudo ki tá enganar?? Du colónia o povo lutará.
    GostoResponder111 h
    Carlos Antonio Já não aguento mais ouvir esse tipo de merda, gentes questionado da marginalidade da frelimo, o povo espera das boas notícias da RENAMO qui tomou assalto nas bases i fes golpe de estado. Não é perder tempo com feixar estradas pur muito tempo i pra nada. Tantos cadáveres i né uma victoria. Fas coisa que merece pá. Luta deste tipo não pode haver empate. Senhor leitão Eu respeito muito o senhor mas com essas tuas publicações eu não to a gostar, o senhor é de alto nível na RENAMO, não pode vir nas redes sociais falar dus erros da frelimo, purq o senhor são vocês qui tequi decidir si vão governar ou não. agora estão a vir queixar para o povo, enquanto o povo espera pur vocês. Isso é uque?? Onde está general Mateus ngonhamo?????????
    GostoResponder110 h
    Vlitos Renamo AMIGO CARLOS ANTONIO, EU COMPREENDO O SEU DESWESPERO, QUE É TAMBÉM O MEU E DE 25 MILHÕES DE COM-PATRIOTAS NOSSOS, MAS TEMOS QUE AGUENTAR UMA VEZ QUE O AFONSO DHLAKAMA, VIU ALGUM FURO IMPORTANTE, MAS UMA COISA EU LHE GARANTO, DESTA VEZ É CAPAZ DE SER A ÚLTIMA, PORQUE SE A FRELIMO FIZER INTRUJICES, NÃO ESCAPARÁ, VAMOS TER TODOS UMA SURPRESA, PORQUE A RENAMO JÁ ESTÁ EM CADA CANTO DO PAÍS. JAMAIS PODERÃO TER DESCANSO OS CORRUPTOS, ASSIM QUE SOAR O ÚLTIMO GONG, OS RANGERS IRÃO TOAMR CONTA DE TUDO, PORQUE ESTÃO PREPARADOS PARA TODAS AS EVENTUALIDADES. PODE FICAR DESCANSADO MEU AMIGO. TENHA UM BOM INÍCIO DE ANO E, EM COMAPNHIA DA FAMILIA ESPERO QUE OBTENHA SUCESSOS EM 2017.OBRIGADO.
    GostoResponder14 h
    Carlos Antonio Kikiki kikiki tuas palavras de moral cito tipo uma vacina de vida. Seja mais mas rapdo possível. Tamos cansado de tanta humilhação.
    GostoResponder11 h
    Carlos Antonio Obrigado Eu, espero boas notícias queremos mudaça, mostrar frelimo qui com o povo não si brica, aqui não é angola, aqui não é Zimbabwe. Moçambique é Moçambique. Agradeço arenamo, arenamo sabe fazer pulitc. Afrelimo é qui é bandido assassino. Não sabe fazer política. Muito obrigado meu doctor leitão.
    GostoResponder11 h
    Vlitos Renamo Carlos Antonio OBRIGADO POR COMPREENDER A SITUAÇÃO, MAS PODE CRER QUE AQUI EM MOÇAMBIQUE, NÃO VAI SER ADMITIDA A SITUAÇÃO DE SAVIMBIZAÇÃO DO AFONSO DHLAKAMA, JÁ VÃO 39 ANOS DE GUERRA, DEUS NÃO PERMITIRÁ QUE A RENAMO MORRA NA PRAIA. QUEM MORREU NA PRAIA FOI A FRELIMO, PORQUE SÓ COM 2 ANOS DE GOVERNAÇÃO DE 25 DE JUNHO DE ATÉ 1977, FORAM SÓ DOIS ANOS E APARECEU A RENAMO, PORQUE ELES MOSTRARAM SEREM 
    Abiba Selestino Selestino Meu deus quando vai terminar esa violencia
    GostoResponder14 h
    Gote Rafa Fica difícil com gente esquisita da frelixo, que não aguentam viver em harmonia sem matanças e sem derrame de sangue no país nós estamos perante dirigentes assassinas quanto passa nas cidades, distritos, postos administrativo e localidades parecem gentes em frente de população enquanto são assassinos da primeira escalão.

Sem comentários: