sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A TRÉGUA SÓ SERA DEFINITIVA CASO HAJA ENTENDIMENTO NO DIÁLOGO

Breaking: De fontes bem seguras do ministério do interior em parceria com o da Defesa do Estado, garantem que este ano, dos 7, bandidos infiltrados na PRM e PIC já foram 4 varridos e sobraram 3, o quinto escapou a morte na emboscada do killer Bean, ambos amigos e vizinhos e colegas da corporação, este teria escapado a fúria de tiros na zona do Madjedje, perto da assembelea da república en Maputo que de seguida correu para sua residência arrumou casacos e dinheiro, sumiu sem deixar rastos os 2, seram a batidos ainda este mês garantiu a fonte. Uma autêntica vassourada na polícia ora muitos quadros não passaram da instrução apenas foram atribuidas armas para operarem porque os pais ora reformados e mortos já não fazem parte da corporação.
Como é de praxe, a Frelimo já está a fazer o aproveitamento político da trégua decretada pelo mítico e lendário lider da Renamo Afonso Dhlakama. O Nyusi decidiu alinhar os seus dirigentes provinciais para fazerem visitas a alguns distritos para falar da paz. A Helena Taipo de Sofala por exemplo, visitou Satungira e até chegou mesmo a entrar na famosa posição das "Mangueiras". Taipo falou da paz e incentivou as populações a trabalharem com mais força nas suas machambas.
O "governador" de Manica, Alberto Mondlane, por sua vez, visitou o distrito de Tambara, onde as Fir e Fademos tem feito ferroz perseguição aos renamistas. O Mondlane falou da paz, que a guerra já acabou e que as populações devem aproveitar a trégua para trabalhar nas machambas. Disse também se tudo correr bem a trégua poderá ser de novo prorrogada.
Enquanto isso, na provincia da Zambezia, o comandante provincial da PRM e o primeiro Secretário provincial da Frelimo foram visitar o "atoleiro" de Morrumbala, onde em 2 meses de combates. as forças da Frelimo sofreram mais de 800 baixas, grande parte das quais (80%) fatais. Os dois dirigentes também falaram da paz e da necessidade de se intensificar a actividade agrícola porque "a guerra já acabou".
No entanto, parece que estes dirigentes da Frelimo esqueceram se que o actual conflito ora em 'standby' foi provocado pela própria Frelimo devido a espectacularmente escandalosa fraude eleitoral das eleições de Outubro de 2014. Depois da fraude e pretendendo manter o seu poder a força, a Frelimo desencadeiou grandes operações militares para esmagar os vencedores (Renamo e seu candidato Afonso Dhlakama).
O actual conflito eclodiu porque a Frelimo não quer a democracia no país. Aliás, a guerra dos 16 anos surgiu devido as mesmas razões, porque depois da independência a Frelimo introduziu o monopartidarismo e a ditatura comunista-leninista e com gritantes laivos de tribalismo primário.
A Frelimo matou muita gente inocente por coisas absolutamente fúteis e absurdas. Muitos morreram nos famigerados campos de reeducacao em Niassa. Pessoas era presas, fuziladas, torturadas ou chamadas de reaccionarias e xiconhoca só por terem uma moageira, cantina tractor, camioneta, motarizada, etc. Porque tudo tinha que pertencer a Frelimo, até as machambas e os animais. O povo era propriedade da Frelimo.
Então o povo de Moçambique, farto da ditadura e escravatura da Frelimo, organizou se e criou a Renamo, que representa todos os moçambicanos do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Búzi.
Inicialmente sob a lideranca de André Matade Matsangaisse Djiwaio e depois de Afonso Macacho Marceta Dhlakama, a Renamo conseguiu derrotar militar e politicamente a Frelimo durante 16 anos de guerra de alta intensidade e cruel. A Frelimo cometeu vários massacres premeditados para sujar internacionamente a imagem da Renamo, para que seja vista como um movimento terrorista e sanguinário sem nenhuma agenda política mas tudo fracassou.
Agora a Frelimo está a cantar "paz, eh paz, paz" e esquece se que ainda continua a perseguir e matar os membros e simpatizantes da Renamo e a movimentar tropas para as proximidades dos redutos das perdizes. Também soubemos que nos finais do ano passado, o regime da Frelimo adquiriu 50 mini-drones em Israel. Tratam de mini drones de vigilância supostamente para localizar as bases da Renamo e a residência actual do lider da Renamo.
Mas um plano infantil e totalmente pífio dos paranoicos estrategas militares da Frelimo. Talvez a conversa de drones e só para levantar a moral dos miúdos mancebos. Drones de vigilância (surveyllance drones) fariam sentido numa guerra em areas urbanas e com uso de aviação com bombas e mísseis de alta precisão.
De qualquer forma, a trégua está a trazer os seus frutos mas que ninguém esqueça que a mesma depende de dois factores para que continue e/ou seja definitiva: A sua não violação por parte da Frelimo e também a aprovação dos pontos da agenda negocial submetidos pela Renamo.
A guerra ainda não acabou, apenas foi suspensa. Que ninguém esqueça isso.

Unay Cambuma


Estes bobos da Renamo e o chefe deles fazem rir. O que esperavam? Nao aprenderam que nao se pode confiar a Frelimo? Eles insistem em confia-la, entretendo mesmo a fantasia de que a Frelimo vai lhes ceder seis provincias. Estes bufos regulam muito pouco. O chefe bobo deles insistem em negociaçoes sob a egide de mediadores que Nyusi afongetou, expulsou e sairam a correr e apavorados de Moçambique sem consultar o tal do Afonso Bandido Dhlakama, mas o lider demente ainda continua a balbuciar sobre o diagolo que a Frelimo nao quer. A Frelimo quer a rendiçao total ecompleta da Renamo -- todos eles de joelhos e com os braços no ar, pedidno perdao e clemência.
Que aguentem o cheiro da falta de jeito deles, mas somente pena que o povo tem de aguentar a factura das imbecilidades do sr. Afonso Bandido Dhlakama e da crueldade criminosa e terrorista do macondinho.
ESQUADROES DA FRELIMO INVADEM O JORNAL
Canal moz
Ja passam alguns anos que o jornal digital canal
moz trava uma renhida guerra contra os
esquadroes venenosos, selecionados e treinados
pela frelimo com objectivo claro de invadir e
inundar com intervencoes e comentarios de
modo a desencorajar e desencaminhar os
assidios leitores dessa midia considerada
exclusiva, integra, imparcial e resistente as
manipulacoes do regime da frelimo.
Nao e um caso novo ( acredito que os gestores e
editores do canal moz estao a par dessas
tentatovas de sequestro psicologico).
Pois, Desde o tempo em que as noticias eram de
caracter gratuito ( sem subscricao) e o preco do
seu samanario eatava a MT30,00, sempre
frequentaram aque frelimistas, comentando com
interesse e missao especifica. Eu ate tenho
nomes e/ou pseudonimos de alguns esquadroes
venenosos que operam estritamente para abate
do canal moz e seus seguidores/assinantes.
Alias nao e preciso alguma pericia. Atraves dos
comentarios, ataques e contra ataques aos
comentarios de internautas normais, dai torna
facil identifica los
Nem mesmo com as actuais subscricoes, onde
na sua cronologia somente amostram topicos das
noticias, nao frouxa lhes as invasoes.
Tenho plena certeza que se canal moz fosse
simgular, ja estaria rastreado, bloqueado e
abatido a tiro seu gestor, ( ou seja,mesmo assim,
seus editores estao conscios do risco que lhes
acompanha).
Ultimamente, tem sido perigoso e desafiante
comentar no mural do canal moz, mesmo em
defesa da verdade, pois ha sempre ali alguem
pronto a derrubar e sequestrar sua ideia ou ponto
de vista.
Acima de toda esta guerra, nao nos resta mais
nada senao incentivar para mais forca para siguir
em frente com informacoes e verdades, oh canal
moz.
Através de Be Focus!
Ariel Sonto
HAR - OS SUSPEITOS DE SEMPRE...
Segundo a TVM, pelo menos 15 empresas em Tete encerraram as suas actividades devido aos ataques dos Homens Armados da Renamo (HAR).
P.S: Já agora, aqui em casa não está a sair água. Suspeito que seja por culpa dos HAR...

O Pastor Patick Mugudza diz que o Presidente Roberto Mugabe vai morrer em Outubro de 2017. 
" Quero vos dizer algo muito serio concerne te ao ano de 2017. É um ano muito especial Por causa do numero 7 e ai mesmo tempo, 2017 coinscide com 37° ano do partido ZANUPF no poder no Zimbabwe, mas ha algo terrivel que irá acontecer" disse Mugudza.
Acrescentou " Foi no dia 26 de Dezembro de 2016 Quando estive orando e Deus me disse no ano de 2017 Mugabe irá morrer e Ainda disse me que morrera no dia17 de Outubro..."
 — com Afonso Chicuare Chicuare.
ZONA NORTE, OBRIGADO.

O nosso passeio à zona norte, iniciado segunda feira última, com duração de 4 dias, foi simplesmente maravilhoso. Tivemos uma calorosa recepção. A zona norte é um encanto. Tivemos o privilégio de conhecer vários amigos e visitar familiares residentes naquela zona do país. Visitamos várias estâncias turísticas da região. Gastronomia exôtica não faltou. Conforme anunciamos que depois de norte visitaríamos a zona sul. Estamos, entretanto, a rumar para o sul. Será apenas uma província escalada por causa da logística. Não temos recursos suficientes. Sul até já.

Muzungu Ndini, a caminho da zona sul.
Gosto
Comentar
Comentários
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Obrigado
Sergio Maguidja Muhlanga
Sergio Maguidja Muhlanga Parabéns família.
Obadias Miambo
Obadias Miambo Boa viagem muz
Gosto · Responder · 6 min
Ação Imediata
Ação Imediata KHANIMAMBO
Gosto · Responder · 2 min
Luis António Macuacua
Luis António Macuacua Boa viagem ilustre muzungu
Gosto · Responder · 1 min



Sura Rebelo Levamos uma vida de martires...
Jeremias Chilaw Muitas destas empresas de Tete tinham a sua viabilidade porque prestavam servicos as multinacionais, principalmente a Vale. Esta empresa, como se sabe, devido a ataques constantes dos comboios que transportam carvao decidiu paralisar os seus trabalhos. Naturalmente que esta paralisacao efecta em bloco todas as empresas e nao ha como ilibar a RENAMO por este descalabro.
Lyndo A. Mondlane e a culpa è do governo
Elson Guila Acho que quando o preço do carvão baixou também era culpa da Renamo.
Paulo Araujo Vivo em Tete e tudo esta a fechar desde bares, restaurantes, hoteis, descotecas, empresas etc nada haver com HAR. Aproveitam essa desculpa para se mandarem sem pagar indeminizacao aos trabalhadores.
Ariel Sonto Volta aqui, Jeremias.
Antonio A. S. Kawaria Vão enganar a outros.
Moniz S. Walunga Ariel Sonto , ja' recolheu a sua toca donde nao devia ter saido. Nao te batas a cabeca.....
Sura Rebelo Ora BAs ora HAR ...
Jossias Ramos E, eu que, desde 2013, estou em Pemba a enfrentar problemas MUITO SERIOS DE AGUA (chega a passar 2 meses sem que a torneira de casa jorre agua) eh devido aos HAR, mano ARIEL?
Ariel Sonto Deve ser por causa dos HAR, mano. Tudo o que está mal, aqui, é por causa deles. Tsc.
Jossias Ramos A ser assim, o Diretor do FIPAG local deve ser parte dos HAR. UFF!... Sao muitos, sem me esquecer do FILHO MAIS QUERIDO E GUIA INCONTESTAVEL eh um HAR?
Jossias Ramos So hoje que percebo. Eu nao entendia nada disto. Andam aqui MUITOS deles, pah!
Moniz S. Walunga Jossias Ramos, sobretudo na PGR, Deoutados da bancada da Maioria, na Presidencia da Republica, etc, etc!
Ariel Sonto Jeremias, esta justificação tem sido recorrente. Não que os HAR não tenham a sua quota parte no problema, mas há sempre uma justificação, em tudo mau, de que seja por causa da seca, cheias, conjunturas internacionais e derivados, enquanto sabemos, todos, o que esculhambou o país.











Jeremias Chilaw Ariel Sonto esta semana que hoje termina os homens da RENAMO atacaram o comboio da Vale, ferido gravemente 2 homens. Esta nao era a primeira vez que tal acontecia. Por isso a empresa decidiu paralisar as suas actividades. Isto eh um facto, nao eh uma desculpa. Por outro lado, todos (presumo) sabemos que na zona sul nao chove desde 2014, facto que afecta grandemente a capacidade produtiva das populacoes. No meu distrito, Magude, nao so nao se produz como o gado bovino morre diariamente por falta de campim e agua, isto sao factos e nao invencoes. Sobre a conjuntura internacional nem eh preciso dizer nada, basta ver o que esta a suceder com os paises africanos no seu todo.
Arnaldo Bande Jr. Sempre a Renamo, eu tenho amigos no centro e norte do país k me asseguraram várias vezes k há muitos infiltrados nesses ataques mas nossa mente está apenas obcecada na renamo, resultado, toda e qualquer acção maliciosa é lhes imputada a eles...
Ariel Sonto O PM citou alguns desses países afectados pela conjuntura internacional - Angola e Zimbabwe -, e eu procurei ver o que eles têm em comum...
Jeremias Chilaw Nao sao so esses paises: a economia Indiana desacelerou e o pais tem um defice muito grande de alimentos. A economia chinesa desacelerou. As moedas dos paises Africanos perderam o seu valor face ao dolar, etc
Ariel Sonto Ok, Jeremias, estamos na merda por causa da conjuntura, HAR, seca. Ntsém.
Edmundo Galiza Matos Ora os "supostos homens" cara amiga Sura Rebelo.
Ariel Sonto No informe de 2013, creio, Guebuza sentenciou que "não são supostos...são HAR".
Homer Wolf Táza ver?... Mas quando é Mucobora a "sentenciá-lo", lá vem a prole aos berros a apelar ao tal de artigo (70) do CPP...
Ariel Sonto Deixa aqueles...sim, aqueles 40 de sempre...
Homer Wolf eh eh eh... "são esses"!
Ser - Huo Ariel, ainda bem que sei que esse paralelismo de "ataques de homens armados e água que não sai" é apenas uma brincadeira de domingo. Os HAR (ou BA como vai aqui) estão sim a obrigar - direita ou indirectamente, através de ataques e saques a bens imobiliários propriedades de muita empresa (veja que ignorei os particulares) ou através do impacto que a situação está a criar. Dou muito para mim que tenho pessoa a depender do salário que auferem no fim do mês eu cogitar a ideia de fechar as portas. E veja que nao estou em Tete. 
Estamos a acarinhar muita bandidagem porque essas coisas muitos só vem na Tv relaxados nos se sofás. Já pensou no puzzle que o dono de uma PME que esta lá onde houve ataque e incêndio de viaturas esta a passar? 
Okkkkk
Homer Wolf E de onde é que foste buscar tanta certeza de que, em TODOS os casos, a culpa é efectivamente dos HAR?
Ser - Huo Homer, estou a procura da palavra TODOS no meu comentário e nao encontro. Sou grato se se puder localizar isso. Aguardando.
Homer Wolf Anda por aqui: "Os HAR (ou BA como vai aqui) estão sim a obrigar - direita ou indirectamente, através de ..."

Aliás, este post refere-se a isso mesmo: imputar tudo e mais alguma coisa aos HAR... 

Ninguem duvida que eles sáo responsáveis por algumas coisas sim, mas não é por "dá cá essa palha" que temos de acusa-los sem pestanejar...
Ser - Huo Eu não sou bom a português, mas estou a pensar no TODOS da polícia quando diz "no bairro Matiti há bandidos". Deviam todo moradores pegar o caminho a esquadra reclamar isso. Ohhhhh
Homer Wolf Mas se s Policia disser que em Mapipi os moradores estão "directa ou indirectamente" envolvidos na bandidagem, a situação muda de figura...
Moniz S. Walunga Ser-Huo, se calhar podes ter razao! Meu irmao que vive ai no Maputo fechou uma empresa de consultoria pequena recentemente e teve que despedir os 8 trabalhadores que tinha. Ha que entender que 8 trabalhadores representam cerca de 8 familias! Sabes as razoes? Falta de pagamento! Maior cliente? Ministerios, portanto o Estado mocambicano! Entao, se calhar e' no Estado onde ha' mais BA's!
Ser - Huo Kkkkkkkk, eu gosto da forma con abordamos as coisas. Tão simplista quao mesquinha irmãos. O Estado é o maior cliente e qualquer canto, e não forcemos Maputo, pois empresas estão a ser fechadas em todo pais. 
PS: a mim n interessa o mais ou menos, só nao quero bandidos, com ou sem.armas..
Homer Wolf E os efeitos (coleterais) das dívidas ocuiltar e da má gestão econmica não contam?
Ariel Sonto Não. O que conta são HAR, El Niño, Cheias e Conjunturas Internacionais. Tsc, isto é que é ser simplista e mesquinho.
Moniz S. Walunga Ser - Huo, os rotulos e adjectivos nao sao boa coisa numa discussao que se pretende salutar! Mas deixo isso a tua consideracao, se calhar te achas na legitimidade para isso! Pudera, o sistema te garante essa legitimidade! Sobre nossa discussao, Ainda bem que sabes que empresas estao a ser fechadas em todo o Pais e nao so' em Maputo! Ha'varias razoes para isso. Mas a maior das quais tem a ver com o facto de BA's de colarinho branco estarem a ser muito eficientes e activos na delapidacao dos recursos naturais em parceria com amigos estrangeiros, hipotecando assim o Pais e o bem estar do seu Povo! Porque e' que so' agora "descobriram" que a economia mocambicana esta' de cocoras e a unica saida e' o trabalho (como se ninguem trabalhasse ate' entao) se ate' ontem era "desenvolvimento" para aqui e para acola', tudo com estatisticas orquestradas? Mentiras oficiais matam este Pais.
Ser - Huo Moniz S. Walunga , QUAL foi o ROTULO que usei? Estou aguardando a resposta mano. Espero q me responda, pois muitas vezes ignoramos o pedidos.
Moniz S. Walunga Encontre a resposta mo teu proprio post!
Ser - Huo Quem falou de rótulo e se encheu de razão falaciosa foi você, se achou no direito d falar de legitimidade como se voce tivesse certificado de pureza nas suas palavras. Quer debater, aprenda a apresentar seus pontos de vista, e esquece suas credenciais de atribuição de títulos de legitmidade para falar de algo para si. Se eu precisar desses credenciais de legitimidade para posso te contactar, mas aqui estou em debate aberto, e não me não me osso ter chamado a legitimidade a alguém. No meu comentário não encontro a palavra rótulo muito menos seu correlato.
(
Moniz S. Walunga Bem, Ser-Huo, para mim ja' passa a ser nao assunto! Fique bem!
Ser - Huo Um nao assunto que você trouxe. Para quem falou de "debate" e "legitimidade", achei que tivesse bagagem para rebater sua própria assunção, e não fugir quando faltam fundamentos. Por isso se diz "nunca ataque a confiar que o outro vai se assustar e fugir". Voce me atacou, e eu só pedi para que me dissesses onde eu rotulei a quem. Bom de batedor você. Nao debate moralismo e pesdoas, apresente seus argumentos. Abraços Moniz S. Walunga
Ariel Sonto Ser-Huo, ninguém, aqui, está a acarinhar os HAR ou quejandos...o que me deixa boquiaberto é o facto de tudo ser amputado aos HAR. Não é verdade, em bom rigor, que as empresas fecharam só por causa dos BA's, tanto é que alguns aqui consubstanciam isto - o caso do Paulo que vive por lá...
Homer Wolf Quer nos guengar esse... eh eh eh
Ariel Sonto Logo um Domingo destes...heheheh
Ser - Huo Em bom rigor encontras um pingo de razão (no sentido lógico) para esse teu paralelismo. 

Ora, a minha resposta ao Homer serve para aqui, eu NÃO generalizei, eu não disse que os HAR (kkkkk) sejam responsaveis de TUDO, como quereis subentender a minhas palavras.
Juvencio Amade Basta questionar um pouco só acerca do nosso velho partido, que os defensores aparecem com discursos livres mais longos que o rico e pobre informe que nos é habitualmente apresentado. Ora, se por um lado har contribuem negativamente para a economia e paz no pais (parece ser muito claro), qual parte negativa joga o nosso governo? Os dedos deviam apontar a todos, e nao escovar, escovar e eacovar por essa covardia depositada dentro de muitos pode criar uma crise no verdadeiro sentido no futuro.
Estevao Pangueia Prejuízo da causa
Lyndo A. Mondlane em parte sim Ariel Sonto.. quem tem principios de economia entende..se bem que a maior parte desse desastre a tem os HCF (homens civis da frelimo), uma dose menor a tem os HAR, pela incertidumbre que criam na economia.. quem vai querer investir num pais com senhores que vandalizam hospitais e queimam camioes?.. esses senhores que se dizem salvadores e alguns compram essas mentiras, estao a aumentar o desemprego e mandar muitos cidadaos a mendicidade..e isso que ja estavam na mendicidade.. tem parte de culpa sim...
Ariel Sonto Tem culpa, sim, mas os maiores culpados nós conhecemos.
Lyndo A. Mondlane isso mesmo..os HCF... mas eles nao saem limpos...
Comentários
Nitafa Nitafa Nomo Ninguém nos fará calar. Acredito que até ao fim da tarde este assunto estará resolvido.
GostoResponder126 min
Domingos Alfredo Mateus Nós vamos calar quando darem o César o que de César e do povo oq é d povo.
Comentários
Zacarias Matope Matope O Dhlakama fez isso para amostrar boa vontade dele.


Aqui alguns diziam,Dhlakama está nos decepcionar.

Mas esquecendo que ele é o motorista desse camião e não pode nos meter na cova.

Ele luta para o melhor de todos moçambicanos incluindo o tio Nyusi.
Gosto252 min


Chaquiro Selemano Acredito quando somos chamados de pretos.nao e a pele.e aquilo k pensamos sai preta.mantanca,arrogancia,violar criancas,balear criancas etc etc.tudo o k ser humano pensa por negativo seja branco etc tudo e preto,cobarde e anti humano.
Gosto240 min


Castigo Jose Ngomacha Hahahahahhhhh,devem rezar ao diabo esses gajos...


Joy Coulson O dialogo tb está de tréguas. Tudo na mesma. o macondinho não está nem nunca esteve interessado em dialogo. A Renamo mais uma vez está a fazer o papel de enganada.
Gosto32 minEditado


Alexandre Devissone O líder da Renamo Afonso Dlhakama e o chefe de Estado moçambicano mandaram passeiar todos agitadores sanguinários amantes do sofrimento do povo e para o bem deste país assinaram telefónicamente as tréguas como caminho para paz efectiva.O Dlhakama já entendeu que estava sendo usado pela Renamo Urbana do facebook que vive à custa do sofrimento do velho no mato.Parem de agitar, Unay Cambuma nós queremos paz só isso, custa escrever textos sem falar da morte?Seja pelo menos humano uma vez na vida Deus vai te perdoar,no seu sangue será que corre ódio,vingança? Afinal porque vai a igreja?"Akufa adzauka" está escrito assim em Lifidze Angónia.


Santos Chakhala Chirongo Quando sera o inicio do dialogo??


Santos Chakhala Chirongo Isso que escreveu o Alexandre, naotem sentido nenhum naosta emtendido nada
Comentários
Mateus Chiranga Obrigado, continuem a purificar a fileira, queremos PRM, original e não malginal
GostoResponder1 min

Sem comentários: