sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A Governadora de Cabo Delgado, perante cameras de Tv, e com sorriso escaldante, recomendou:


A Governadora de Cabo Delgado, perante cameras de Tv, e com sorriso escaldante, recomendou:
"Os alunos que frequentam qualquer classe devem transitar, não ha razão para não transitar, pois, temos professores, alguns contratados, que recebem salário, até 13o salário, então, o que estão a fazer?"
_____
...e no final de 2017 Cabo Delgado passa a ter a melhor percentagem de transiçao de classe a nivel nacional, a governadora atribui prémio de melhor professor ao Fulano e melhor director ao Beltrano.
...e no final de 2018, o aluno da governadora nao sabe escrever seu nome, continua na 12a classe a dizer que 1-2 nao tem soluçao.
***e ainda dizem que Awade de Tete é o pior de todos; esse é pior porque gosta de cameras e microfone, mas sinto que se se mantivesse no silencio, esta governadora é ameaça séria para ele.
(thanks Hatimo, nao sei como o actual, estrela que é, me fugiu. Mas Tete só recebe governador com nome super ***)

Kamal Badrú partilhou a publicação de Ser - Huo.
S. Excia Presidente Jacinto Nyusi
Estou muito triste e chocado com pronunciamento da Governadora de Cabo Delgado.
Será que a elevada taxa de reprovação é culpa dos Professores?
Será que se deve ser invertida com salário e 13?
Ela deve respeitar a classe de Professores (ONP)
Gosto
Comentar
Comentários
Pinho Fernando Olha que não sei quem está a ser infeliz!
GostoResponder17/1 às 1:09
Kamal Badrú Essa sra. está confundir Geração Biz, assim como o Ministério de Juventude e desporto com MINEDH. Até esquece que numa das entrevistas quando acabava de assumir o cargo de governadora de Cabo Delgado ela disse o seguinte :
-"Eu sempre fui dedicada devi
do o enorme trabalho que meus pais faziam. Lembro-me quando estive no 11o de escolaridade..."
Não vou falar de linguística que fez na UEM, muito menos o mestrado em desenvolvimento em alguma coisa por ai em lisboa...,porém vou lhe pedir para que da próxima vez venha pedir desculpas aos professores por não ter seleccionado bem as palavras ditas por si sra. Governadora. Pois, parece que enquanto funcionária do MJD já foi porta-voz. Também falava assim? Sra. Governadora pensou bem em pronunciar do salário muito mais o 13o?

PS: Senhora governadora se os professores sugerirem-lhe para ter uma turma numa das escolas da cidade de pemba, ou dar linguística numa das instituições do ensino superior dai trará 100% de resultado positivo por causa da ajuda de custo pago pelo governo? É prof. de cabo delgado que melhorará a educação em Moz? A melhoria da educ. que a senhora governadora sabe e pede é quantidade e não qualidade dos que transitam? Ensaiar antes de pegar microfone oque e como falar é bom.

Desabafo de um cidadão Sr. director Pinho Fernando

A verdade deste País soubemos e nós mantemos calados mas um dia iremos vomitar
Pinho Fernando Compreendo o desabafo, amigo e candidato a presidente da FMA.
Excelente 2017
Kamal Badrú Pinho Fernando não sou candidato caríssimo
Faizal Sidat 12 classe! Quem é o presidente da África do Sul, resposta (Robert Mugabe), tudo dito! Procuramos quantidade e não qualidade.
Comentários
Hatimo Martinho Moniz Irmão o Rachid gogo já não está em tete faleceu
GostoResponder36/1 às 21:59
Ser - Huo Hatimo, ohhhh, eu havia "gogado" o Awade. Valeu
Francisco Wache Wache Quando as pessoas não sabem o que devem fazer da nisso
GostoResponder36/1 às 22:09
Francisco Wache Wache Ma acessória
GostoResponder16/1 às 22:10
Ser - Huo Francisco Wache, mas essas "pessoas" tem assessores, e algumas delas tem diretores provinciais, outros têm porta-vozes, que poderiam ou dizer algo com substancia, ou ao menos esconder essas baboseiras com carimbo de chefe. Doi num pais de 25 milhoes sermos lidos alem fronteiras a partir desses "absurdos" como diz o Dadivo Jose Litsecuane .
GostoResponder16/1 às 22:15
Selemane Daniel Chepula Resultado d confiar as pessoas plo grito que manteve na campanha e nao pla competencia. Acredito mesmo que o estado da nacao e um FILME!!!
GostoResponder26/1 às 22:18
Francisco Wache Wache Eu nem sei para onde vai a nossa a educação, estamos mal. Fico muito triste quando ouço estes tipo de pronunciamentos
GostoResponder36/1 às 22:18
Fakir Madeira Madeira Da para chorar
GostoResponder16/1 às 22:24
Estevao Pangueia Procurando protagonismo, governadora perdeu o foco. Apenas o empenho do professor nao melhora a qualidade d ensino. 
Acho debatemos suficientemente este assunto nesta rede social. 
Recordemos que, justificando reprovações em massa, o Ministro Jorg
e Ferrão, afirmou que o
povo perdeu interesse pelo ensino. 
Significa que há vários elementos que devemos ter em conta para avaliar o actual estágio da educação em geral no país.
GostoResponder56/1 às 22:56Editado
Ser - Huo Estevao Pangueia, certo, trouxeste o outro lado da abordagem da nossa "chefia" sobre o mesmo assunto. O ex-ministro da educacao ataca os alunos e pais, a sua excia sra governadora ataca os pepfessores, sobrerudo porque recebem salario, ate 13o salario. Eu, embora me incline mais para o ex-ministro, tambem concordo que os professores tem sua quota parte na culpa porque tambem denotam desinteresse e tamanha falta de profissionalismo, mas a justificacao da governadora mete nojo: salario, 13o salario.
GostoResponder26/1 às 22:45
Kamal Badrú Que falta de interesse! Não vamos confundir um professor desmotivado com falta de interesse.
Ser - Huo Desmotivação é também uma variável por se explora Kamal. Mas a coisa é: quando foi parar ao professorado nao sabia da piada que é ser professor por aqui na banda, para agora estar desmotivado?
Kamal Badrú Ser - Huo a cada dia que passa me obrigam a se desmotivar
GostoResponder16/1 às 23:47
Adolfo Munacucha Como professor, sinto me ofendido e insultado. Nao é o salario e o 13 salario k faz um bom ou pessimo professor, e o aluno k nao sabe ler e nem escrever seja meramente pelo salario. A sua excia sabe k existem alunos k se fazem a escola todos os dias uteis do ano lectivo e nao entram a sala de aula? Deixem a Educacao fora da politica. Em resposta a vossa provocacao paguem por inteiro o 13 e arrumem vossa casa.
GostoResponder26/1 às 22:48
Estevao Pangueia Adolfo, não há dinheiro capaz q recompense o esforço feito pelo professor para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem! Não esqueçamos que o dito salário é um investimento público, faz parte da distribuição da riqueza nacional. 
Penso que a Governadora foi infeliz.
GostoResponder27/1 às 6:55Editado
Francisco Wache Wache Todo mundo acha que percebe a educação
GostoResponder36/1 às 23:00
Jossias Ramos Viste, nem, mano Francisco Wache Wache?
GostoResponder16/1 às 23:18
Antonio Paulo Dickson A melhoria do ensino num país, passa necessariamente ao enraizamento dos centros de formações de professores, tomemos como exemplo disso a casa de Pedra, ou simplesmente Zimbabwe onde o maior Budged vai para formação dos professores, pais este que foi declarado falido pelos Illuminati!!!!!!!! Hoje o visinho Zimbabwe tem uma educação invejável pelos donos do mundo! Mas tudo isto passa necessariamente no " To know How" enquanto não existir está vontade, jamais teremos educação de qualidade, passaremos a beber "Vumba " que o tribunal não possue, em determento dos ceminarios das Línguas Bantu......pois alguns pensam que falando Línguas Moçambicanas a educação terá um outro rosto, duvido e espero para testemunhar! I wish I could........ Nada não disse!
GostoResponder16/1 às 23:41
Jonas Antonio Francisco Esse é que é o problema Francisco Wache Wache, de tanto a educação ser um serviço público a vista "de todos" e em todo o lugar, qualquer um basta ter oportunidade de falar, pensa que é fácil discutir sobre isso.
GostoResponder47/1 às 19:27Editado
Kamal Badrú Tenho pena de certos gestores no topo
GostoResponder36/1 às 23:00
Abdul RS Duly Chafim O ensino basico sempre pior. A pensarmos assim como a Sra Governadora.
Rui Abudas Meteu água
Feliciano Metazama Ser Governador sera por capacidade ou por confiança? 

Depois dessa resposta não teremos a solução do caso?
Kamal Badrú Cagado quando lhe encontrares em cima da mesa fica a saber que alguém lhe pões naquele lugar.
Pra mim esta governadora ē outra cagada
GostoResponder16/1 às 23:48
Guedes Caetano Não tem nada de absurdo...fez a parte dela.
Ser - Huo Antonio Paulo Dickson, a formacao de professores é crucial para a reversao desse status quo nosso, mas o nosso problema passa por uma intervencao profunda, daquelas que o chefe acorda, fuma soruma, bebe uma 2M, vai ao gabinete e toma a peito que o sistema é feito por politicas e programas, actores de diferentes niveis de intervencao, factores (de fracasso e de sucesso). Nao se pode falar de sucesso quando o professor deve ensinar numa unica turma um quarteirao inteiro, quando o aluno so chega a escola depois de caminhar 15Km e com fome, quando o livro escolar so chega para 1/3 da trurma, quando o curriculo diz que o aluno pode transitar automaticamente, quando o pai vai tirar satisfacoes ao professor porque seu filho foi suspenso por ser mal educado (problema do pai), quando o pai nem sabe o nome do professor do filho (alguns nem a escola conhecem), quando o governador diz que todos devem transitar porque o professor recebe 13o salario, quando quando quando... 

Abdul RS Duly Chafim ensino basico é apenas um vector, a verdsde é que TODO sistema de educacao, todos niveis, está/o pior, pessimos, e contribui para tal - tambem - essa coisa que o Francisco Wache chamou de "todo mundo acha que percebe a educacao". Qualquer pasquim acha que pode falar e/ou dirigir a educacao.... e muitos deles prenunciam ter sido mal educados, porque ha pronunciamentos que nos levam a concluir que faltou educacao nalguns nossos dirigentes.
GostoResponder27/1 às 0:00
Galaza Húo Ela tem razão porque alguns professores não recebam motivação, no entanto, os que estão motivados que faça esforço... NB: não é uma solicitação mas é uma obrigação para os professores!
GostoResponder17/1 às 0:15Editado
Abdul RS Duly Chafim Eu penso que a questao nao e motivacao, mas sim, deve passar de classe quem tem nota para passar. Todo processo de avaliacao tem criterios.
Neto Jemusse Malta Mwanantata kkkkkkk
Jonito Magido Amade Essa sra. está confundir Geração Biz, assim como o Ministério de Juventude e desporto com MINEDH.Até esquece que numa das entrevistas quando acabava de assumir o cargo de governadora de Cabo Delgado ela disse o seguinte :
-"Eu sempre fui dedicada devid
o o enorme trabalho que meus pais faziam.Lembro-me quando estive no 11o de escolaridade..."
Não vou falar de linguística que fez na UEM,muito menos o mestrado em desenvolvimento em alguma coisa por ai em lisboa...,porém vou lhe pedir para que da próxima vez venha pedir desculpas aos professores por não ter seleccionado bem as palavras ditas por si sra. Governadora.Pois,parece que enquanto funcionária do MJD já foi porta-voz.Também falava assim? Sra. Governadora pensou bem em pronunciar do salário muito mais o 13o?

PS: Senhora governadora se os professores sugerirem-lhe para ter uma turma numa das escolas da cidade de pemba,ou dar linguística numa das instituições do ensino superior dai trará 100% de resultado positivo porque ajuda de custo pago pelo governo? É prof. de cabo delgado que melhorará a educação em Moz? A melhoria da educ. que a senhora governadora sabe e pede é quantidade e não qualidade dos que transitam? Ensaiar antes de pegar microfone oque e como falar é bom.
GostoResponder67/1 às 4:22
Francisco Wache Wache Este é desabafo
GostoResponder17/1 às 8:04
Maia Anussa Cassimo Abasse Francisco Wache Wache, com aquele seu charme , acho que pode-se candidatar-se para ser assessor dela... quem la se sabe
Francisco Wache Wache Aqui nao vale tal de charme: conhecimentos so
GostoResponder27/1 às 8:47
Oreste Muatuca Muatuca Eu, falar? Nem... este é país, 40 anos depois, este é o país que nos possui.
Maia Anussa Cassimo Abasse Esperem a replica do pronunciamento dela para demais capitais províncias, Juro, juro, juro...... Ademais, ela safou-se das súbitas exoneracoes do Chefe do Estado e por sinal a imprensa foi clara que e a província com baixo aproveitamento a escala nacional. Estevao Pangueia o ser infeliz nao! mas sim tapar o sol com uma peneira em detrimento dos resultados! Existem dirigentes nesse Pais que nada percebem de educação, acham que a educação dos seus filhos em Escolas privadas constitui um espelho para toda uma sociedade.
GostoResponder17/1 às 8:32
Siachukeni Lucas Lamentavelmente ela disse o que disse, uma autêntica vergonha e um insulto ao professor. Que tal trocar de funções? Ela vem pra cá e eu vou pra lá. Gostarias de ver o resultado, não em números mas em qualidade. Esses dirigentes pai, sempre a ofender os professores, porque é que não disse o mesmo pra os polícias, que também recebem salário, 13o e a criminalidade tende a aumentar.
Maia Anussa Cassimo Abasse Mais uma vez, depois da passagem semi-automática que modelo de passagem a governadora da Província de Cabo Delgado pretende transmitir ao povo Moçambicano... estou aguardando ansiosamente?
Ser - Huo Os nossos dirigentes fazem tudo para nós povo lhes faltarmos consideração e respeito. A mim não incomoda meu guarda falar tamanha baboseira (so porque conheço o nível de escolaridade e exigências do cargo dele), mas entristece este teatro feito por pessoa que recebem bonus de representação. 

Para os irmãos que dizem que a governadora fez a sua parte, que o professor é obrigado a fazer meta 100, comecem por fazer a vossa parte: LEVAR OS VOSSOS FILHOS PÁ ESCOLA PARA APRENDER A LER, ESCREVER E FAZER CÁLCULOS, E NÃO PARA SER EDUCADOS. Os professores passam mais tempo a ensinar boa maneiras a filhos mal educados.
Os dizeres da governadora s típicos de uma pessoa muito mal educada, que acha que o professor deve passar a todos alunos porque o Estado paga 13o salário. E ela que recebe salário 1000 vezes maior que do professor, faz o trabalho dela, que é garantir que o professor tenha salário no dia e lugar certo, que é garantir que a escola tenha carteiras para essas crianças sentarem, que é garantir que o livro esteja na escola para todos... estamos cansados dessas palhaçadas.
GostoResponder37/1 às 9:57
Sergio Januario Zacarias Essa n tá bem, sofre d amnésia. Falta d interesse pela parte do aluno é k dita as tais reprovações e não professor....shii
GostoResponder17/1 às 10:49
Silverio Titos Zavala A tarefa da educacao e' e sera sempre de selecionar os alunos...(Aprovado e Reprovado). Professores de Cabo Delegado voces trabalhem e no fim deixem a Peneira fazer o que melhor sabe: ( cuar). Essa governante devera levar consigo ao PR as razoes que levam os alun

os a nao aplicarem se nos estudos se bem que o PR nao as conhece.
GostoResponder17/1 às 11:00Editado
Olavo Victor Acho que não é isso que tinha na mente, essas palavras so sairam, obra do diabo
GostoResponder17/1 às 11:55
Horacio Manuel Mutope Que ela venhe e peça desculpas.
Siachukeni Lucas Não tem diabo nenhum aí.
Olavo Victor Entao está amarrada uma pessoa lucida não diria tal baboseira, prefiro nao argumentar
GostoResponder17/1 às 15:46
Ser - Huo Kkkkkk, "está amarrada". Vocês pahhhh
Bom final de semana.
GostoResponder17/1 às 17:01
Siachukeni Lucas Obrigado meu irmão
Siachukeni Lucas Sempre que alguém me desafia a dizer o que realmente os professores fazem, minha primeira resposta é que os professores fazem "os alunos trabalharem duro do que eles imaginavam ser possível". A coisa mais importante que um professor pode fazer é estimular os alunos a se aplicarem ao estudo.
Para a senhora Governadora de Cabo Delgado vai o seguinte recado "Grandes professores nunca serão capazes de compensar o grande estrago causado por péssimos pais, e nem devemos esperar isso deles".
GostoResponder37/1 às 13:50Editado
Ser - Huo Essa citacao de Taykor Mali (Um bom professor faz toda a diferença) que trazes faz com que tudo se feche aqui ohhh Siachukeni Lucas, "grandes professores nunca serao capazes de compensar o grande estrago causado ppr pessimos pais..." (e a governadora está a ser uma pessima mae, alem de chamar juizo às criancas para estudarem mais para aprender melhor, ela diz que a solucao da nossa pobreza é distribuir certificados sem conteudo). Nyusi devia chamar essa dai.
GostoResponder17/1 às 15:27
Edie Macuche Já faz tempo que venho questionando os critérios usados pelo presidente Nyusi para selecionar os governantes com que se faz acompanhar. Assim, esta aqui é governadora? Eu vou leccionar como sempre leccionei, e vou chumbar os que reúnem requisitos para tal.
Marques Xerinda Este país, me envergonha, como é que está senhora. Chegou a governadora....
GostoResponder17/1 às 21:51
Abudo Atumane Ossofo Pena que tenhamos chefões que pensam, tão banalmente, assim!
GostoResponder17/1 às 22:18
Marilu Lopes Agibo Compadre!!!! Tou vindo aí, te mando para assessorares à ela!!!
Ser - Huo Ai está mais velho Abudo Atumane, problema é exatamente esde, aqueles que deviam ser os guardioes dos valores e principios da coisa, viram actores de teatro. Como disse o Francisco Wache, problema é que qualquer um acha que percebe de educacao. As passagens automaticas foram propostas e aprovadas por esse tipo de '"chefoes".
Se um ministro ds educacao diz "o professor nao pode almejar ser rico", imaginemos uma governadora que nao sei de onde veio... PERDOEM-NA 
Adelino Inacio Assane Recordo-me que em janeiro de 2016, provoquei um debate que no fundo diziamos: " Se assunto é educação pergunte. Não adianta falar sobre o que não sabe. Mesmo dentro da educação existem especificidades".
Curtir · Responder · 2 · 16 de janeiro de 2016 às 11:46
GostoResponder38/1 às 6:19Editado
Faizal Sidat Assino por baixo. Uma autêntica vergonha. Realmente também se passa em nacala.
Adelino Inacio Assane Se passa em Nacala o quê ilustre Faizal Sidat?
Albazino Ricardo Cumbane Já repararam que todos tem uma receita para os problemas da educação, menos os protagonistas? ( alunos e professores), tem receitas milagrosas, nem sequer reuniu-se com o director de educação antes de fazer está figura triste! Preocupam-se com o número, e ou, % e não de quem realmente aprendeu. Se numa turma de 80 alunos, reprovam metade, tem o professor de justificar o porquê daquele número. Se a turma é numerosa, se falta material didactico, motivação, ausência de bibliotecas, etc, isso tudo é irrelevante.
GostoResponder18/1 às 12:21
Sasha V. Cruz Sério? Mais pessoal burro que vai sair para o mundo ...a custa de uma linda Governadora. Se ela soubesse o caos que isso está a criar...ninguém quer mais conviver com alguém assim. Por favor mais não...
GostoResponder19/1 às 17:00
Jonito Magido Amade Pontapé de saida que vejo é de tirarmos cópias "os 14 princípios de administração",segundo Fayol para ela poder ler.Não digo que será e/ou é tão sine quo non para a verdadeira mudança dela,todavia terá uma mínima visão ampla das coisas...
Phatari Omaala Eu que perdeu a oportunidade de ficar calada esta governante.

Sem comentários: