quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A FRELIMO CONTINUA A VIOLAR A TRÉGUA

Unay Cambuma


Aliás, violar tréguas é tradição da Frelimo. Foi a Frelimo que violou o cessar-fogo definitivo alcançado em Roma, ao atacar militarmente a Renamo na sua sede em Muxungue, a 13 de Abril de 2013 e voltou a violar o segundo cessar-fogo definitivo do acordo do fim das hostilidades de 5 de Setembro de 2014.

A Frelimo é como um gato que mesmo sentado a mesa com seu chapéu na cabeça e bem estiloso a comer uma saboroso bife, basta ver um rato ou largatixa passar em sua frente, larga o bife e corre de imediato para apanhar o rato. Portanto, preferiu algo cru. É assim que a Frelimo é.

A Frelimo nunca foi honesta, sempre viveu de mentiras, aldrabices e burlas. Aliás, a própria história oficial da Frelimo é falsa. Não houve massacre de Mueda nenhum e os famosos massacres de Homoine e Manjacaze foram da sua própria autoria e o Chissano devia ser extraditado pelo TPI para responder por crimes contra a humidade. Até eleições a Frelimo falsifica. Nunca as ganhou.

Continuando a falar da trégua dizer que a Frelimo continua a viola la grosseira e descaradamente, conforme relatamos ontem. O porta-voz da Renamo António Muchanga publicou uma lista de locais onde a Frelimo comete as violações. Uma fonte da Frelimo confidenciou nos que de facto existem violações mas os chefes da polícia sobretudo os comandantes provinciais foram instruídos para negarem tudo.

Existem instruções e orientações especificas para raptar e matar todo aquele que e membro ou simpatizante da Renamo ou suspeito de o ser. A unica coisa que os frelimistas evitam a todo custo e atacar as bases dos temíveis rangers da Renamo porque têm medo de uma reacção imediata e em cadeia. Estas foram as informaçoes dadas pela fonte da frelimo.

Vamos torcer para que a Frelimo não cometa uma temeridade máxima que venha fazer com que o lider da Renamo perca as estribeiras e mande "partir tudo" no pais mas pelo que estamos a acompanhar, o pais vai precisar de algum milagre para que a trégua prevaleça.

Por exemplo, temos informaçoes dando conta que a Frelimo esta a distribuir nas diversas posicoes ou localidades ao redor da Serra da Gorongosa 150 policias supostamente de proteccao. Os policias estao a ser enviados a partir do centro de Matalane em Maputo.

Tambem soubemos de fontes bem colocadas que está sendo preparado em Maputo mais um batalhão das FADM para seguir a Gorongosa; quer dizer, aproveitam se da trégua que de boa fé e vontade Dhlakama deu para cercar e futuramente atacar o próprio Dhlakama e seus homens, vejam só até onde vai a insanidade mental da Frelimo!

Fazem de tudo para irritar Dhlakama e enervar os seus super comandos e quando a Renamo reagir, a caixa de ressonância chamada rádio Moçambique vai começar a gritar acusando a Renamo de "criar instabilidade". A TVM então não se fala.

Unay Cambuma apela com veemencia aos jovens militares da Frelimo incluindo os 150 policias (incluindo dezenas de agentes do sise) a aproveitarem se da trégua para desertar em massa. Não sejam enganados, a guerra já está perdida e a Frelimo apenas quer manter o seu poder fraudulento e evitar a prisão dos que criaram as dívidas escondidas a custa do vosso sangue.

Depois não venham queixar se de que não foram avisados.

Unay Cambuma


Unay Cambuma


A FRELIMO E QUE FEZ, A FRELIMO E FAZ!
FOI A FRELIMO QUE COMETEU MASSACRES EM GAZA DURANTE A GUERRA DOS 16 ANOS

Massacre perpetrado por tropas do governo em Gaza foi atribuído à Renamo (repetição)
DURANTE GUERRA CIVIL
Revela antigo membro de milícia privada da Lomaco
Massacre_frelimo_gaza _FOTO1
Massacre_frelimo_gaza _FOTO2 Em Abril de 1990, registou-se um horrendo massacre de civis em Chaimite, Província de Gaza. Atribuído pelas autoridades moçambicanas à guerrilha da Renamo, o massacre foi, ao que tudo indica, da responsabilidade de forças fiéis ao regime da Frelimo. Quem o afirma é Jake Harper-Ronald, num livro de memórias recentemente publicado sob o título, «Sunday Bloody Sunday».
Antigo comando pára-quedista rodesiano, Jake Harper-Ronald, foi contratado em Agosto de 1989 para integrar a milícia que protegia os empreendimentos agrícolas da empresa Lomaco no Distrito de Chókwè de ataques da Renamo. Antes, Jake Harper-Ronald era funcionário da segurança zimbabweana, CIO (Central Intelligence Organization).
Durante a guerra da independência do Zimbabwe, Jake Harper-Ronald fez parte da unidade de comandos pára-quedistas, SAS (Special Air Service) e mais tarde dos Selous Scouts, operando em Moçambique contra bases do ZANLA.
Aquartelado em Chilembene, sede da milícia privada no Distrito de Chókwè, Jake Harper-Ronald trabalhou em estreita colaboração com o Major General Domingos Fondo das FAM-FPLM.
Narrando sobre o massacre de Chaimite, vila situada a uns escassos 4 km da sede da milícia privada, Harper-Ronald afirma que, na companhia de dois polícias, deslocou-se ao local tendo aí visto “a pior atrocidade que jamais havia testemunhado”. E prossegue o autor:
“Espalhados em redor da vila estavam corpos desmembrados, os membros decepados. Por todo o lado, o sangue manchava a terra, pedaços de carne infestadas de moscas apodreciam ao sol matinal. Era como se fosse um matadouro ensanguentado e não pude precisar o número exacto de pessoas que haviam aí morrido. Após a recolha de partes dos corpos, havia membros a mais para o número de troncos e cabeças que havíamos recuperado. Entre os mortos encontravam-se velhas e crianças. Um dos milícias carregava um bebé morto pelos tornozelos, os braços sem vida arrastados pelo chão.
Transpirou que os “bandidos” haviam entrado na aldeia, e para não alertar a FRELIMO e as milícias, executaram a orgia silenciosa de matança usando catanas e facas. Espalhados no local, estavam cartazes do líder da Renamo, Afonso Dhlakama. Pareceu-me estranho que as pessoas anunciassem com orgulho que haviam sido responsáveis pela hedionda carnificina. Definitivamente, não era uma forma de se conquistar o apoio do povo.
Fiz saber o que pensava junto do chefe da polícia que havia chegado ao local,
esquecendo-me momentaneamente de que não devia culpar os seus próprios homens pelo acto de barbárie. Eu estava certo de que não havia sido obra da Renamo, mas antes uma atrocidade cuidadosamente orquestrada para culpá-la do sucedido. Parecia-me que a selvajaria havia sido encenada para manchar o nome da Renamo. Felizmente, não creio que o comandante da polícia me tivesse escutado, ou então fez passar-se por despercebido por razões pessoais.
Ao interrogar as minhas milícias, fui informado que os sobreviventes de Chaimite tinham ouvido viaturas a atravessar o canal quando eram cerca das 19 horas. Uma hora depois, chegavam os "bandidos", começando com a matança. Aposto que Chaimite foi vítima de jogo sujo. Esfarrapados que eram. os da Renamo raramente, ou até mesmo nunca, faziam-se transportar em viaturas."
No seu livro. Fíarper-Ronald relata ainda casos de envolvimento de tropas Govemamentais em actos de banditismo, levando-o a questionar a lealdade delas para com o regime no poder em Maputo.
O autor de «Sunday Bloody Sunday. menciona uma escaramuça envolvendo uma unidade comandada por Jim Young oficial britânico sob cuja alçada estava a milícia da Lomaco, acrescentando: "O grupo de Young havia causado duas baixas ao inimigo. Ao se revistarem os bolsos dos rebeldes mortos, foi encontrada uma guia de marcha da Frelimo para além dos bilhetes de identidade dos rebeldes, todos eles com os nomes dos falecidos. Não restavam dúvidas de que estes bandidos em particular possuíam identidade dupla - o que causaria enorme desconfiança”.

- In Canal de Moçambique/2009

21 comentários
Comentários


Paulino Panguene Triste
Gosto · 4 h


Aissa Lacá PAI Nosso que Estais no Céu.
Santificado Seja o Vosso Nome.
Venha a nós o Vosso Reino. Seja Feita a Vossa Vontade assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos Dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e Não nos Deixeis cair em tentação mas Livrai—nos do mal, porque Vosso é O Reino e O Poder e A Glória para sempre. Ámen.

Gosto · 2 · 4 h · Editado


Tomas Mahangue Era DE esperar
Gosto · 4 h


Aissa Lacá AVE MARIA Cheia de Graça o Senhor é Convosco.
Bendita Sois Vós entre as mulheres e Bendito é 0 Fruto do Vosso Ventre Jesus....Ver mais

Gosto · 2 · 3 h · Editado


Benedito Castanheiro Triste senario
Gosto · 4 h


Saene Junior Ngirazafa

Gosto · 4 h


Ben Ines Unay tens um link para baixar o livro?
Gosto · 1 · 4 h


Latito Assumate Já desconfiava.
Gosto · 3 h


Julia Ernesto DEVIAM parar de nos contar fixoes e darem nos essa verdade, j xpweavams
Gosto · 3 h


Gote Rafa Frelixo fiz muito massacres no pais é por isso espírito santo já se afastou da frelixo, um por um vão pagando.
Gosto · 1 · 3 h


Aissa Lacá Gote Rafa:—

É verdade !

O ESPÍRITO SANTO É O Próprio DEUS PODEROSO !

0 Nome de Deus É YAUÊH, Palavra Hebraica que significa:— Aquele que É, Aquele que ESTÁ:— DEUS !

Quando O ESPÍRITO SANTO de Deus Yauêh Se Afasta, então a pessoa está condenada,
mas,
SÓ DEUS PODEROSO YAUÊH É QUEM DECIDE:—

A Condenação ou a Salvação de cada um de nós.

Mas Deus Poderoso Yauêh Ofereceu—nos Liberdade para escolhermos entre o Bem ou o mal.

Portanto, cabe a cada um de nós Escolher:—
Deus ou
o diabo !

Sabemos k coisas más pertencem ao diabo:— matar pessoas por arrogância, orgulho, ganância pelo poder.

Coisas Boas Pertencem à Deus Pai Yauêh:— Amar—nos uns aos outros assim como o Pai do Céu Yauêh nos Ama,

Assim Sendo, Deus O Nosso Pai do Céu Yauêh, Encarrega—Se de nos Oferecer:—

Boa Saúde, Dinheiro, Amor, Paz e Tudo Mais o Que Desejamos Afim de Vivermos Felizes Junto de Deus Pai Yauêh e Junto das nossas famílias:—

É Exatamente Toda Esta Felicidade Que o Ser Humano Deseja !

Estão de acordo comigo?
Gosto · 2 h · Editado


António Joaquim Filipe Muchanga TAL COMO FOI O MASSACRE DE HOMOINE QUE NAO FALA.
OS "MATXANGAS" CONSEGUIRAM INTRODUZIR SE NA VILA COM INTUITO DE ROUBAR MEDICAMENTOS E COMIDA.
UM FALSO ALARME CHEGOU NAS FORÇAS GOVERNAMENTAIS DE QUE TINHAM TOMADO A VILA.
COMO RESPOSTA FOI BOMBARDIAR A VILA A PARTIR DE XINJINGUIR.
A POPULAÇAO FOI VITIMA PORQUE OS HOMENS DA RENAMO JA NAO ESTAVAM.
Graças a Deus salvei, por ser distante nao fui. Meu irmao foi atingido na discoteca.
Gosto · 1 · 2 h


António Joaquim Filipe Muchanga TAL COMO FOI O MASSACRE DE HOMOINE QUE NAO FALA.
OS "MATXANGAS" CONSEGUIRAM INTRODUZIR SE NA VILA COM INTUITO DE ROUBAR MEDICAMENTOS E COMIDA.
UM FALSO ALARME CHEGOU NAS FORÇAS GOVERNAMENTAIS DE QUE TINHAM TOMADO A VILA.
COMO RESPOSTA FOI BOMBARDIAR A VILA A PARTIR DE XINJINGUIR.
A POPULAÇAO FOI VITIMA PORQUE OS HOMENS DA RENAMO JA NAO ESTAVAM.
Graças a Deus salvei, por ser distante nao fui. Meu irmao foi atingido na discoteca.
Gosto · 1 · 2 h


Unay Cambuma Mas até a maioria dos gazenses odeia a Renamo por causa deste massacre falsamente atribuído a Renamo.
Gosto · 3 · 2 h


Gote Rafa Mas com essa obra publicada tudo será diferente. Muita coisa ainda vê aí para o povo conhecer bem só lado podre da FRELIMO.
Gosto · 2 h


Ofece Deniasse Chania Nós Renamista nem queremos Gaza! Gaza tem uké a nao ser rale.
Gosto · 1 h


Zef MaCamo Províncias mais famosas d rale são I'bn e Zmbzia.
Gosto · 1 h


Ansylmo Muianga Link. Para baixar o livro..
Gosto · 1 h


Simone Tazondiwa Ai esta. A verdade nao se esconde. Vamos ouvir mais ainda.
Gosto · 1 · 1 h


Simao Francisco Matavele Copiado, muita sujeira ainda vai sair.
Gosto · 1 · 1 h


Alberto Constantino Muito triste
Gosto · 25 min


Jose Ofece Deniasse Ofece A verdade sempre vem

    CARTA ABERTA AOS FILHOS DOS DIRIGENTES DA FRELIMO
    saudacoes futuros presidentes d frelimo,eu sou rancor dos indefesos e fiLho do pobre teimoso,os snhors nao me conhecem mas os vigio a cada segndo,por favor nao faLem pra vossos pais porq podem aumentar impostos,
    ha 41anos q vossos pais nos escravisa iLegaLmente mas sem justa causa,somos matados,maLtratados,roubados e sem direito d nada,
    trabaLhamos no calor d 50C e sem dxcanso,a matar sede com nosso sangue e tomar banho com nosso sangue,a pear 500kms atraz dum hospital sem medicamentos e duma escoLa sem professores, e por fim nos dao boLsas d estudo pra vaLas comuns,eLes ficam a soLtar prisioneiros com missao d fuziLar nossos pais e tios,entende?
    E voces estao nos estrangeiro,a terem um ensino puro,uma inspencao medica vip,gozando regalias e com direito d guarda, e curtindo carros d uLtima ciLindragem q nenhum presidente d mundo ja subiu,qntas pessoas ja morreram em vos proteger? Ham mas isso nao se conta porq sao filhos d frelimo,
    meus snhores,somos nativos dessa Linda mae mocambiq,isso quer dizer q somos todos irmaos,acham q justo a governacao dos vossos pais,o q sera d moz daq a 20anos? sera q continuara ser um pais ou deserto?
    Ai nos estrangeiro q estao sendo formados e gozando vida boa,e q esta em paz e fora dos ditadores coruptos q nem vossoos pais,sao paises q vivem dentro da lei,e q a justica e a constituicao sao valorizadas e apLicadas sem dxcriminacao d cores partidarias,sao ideoLogicos e vaLorizam as ideias dos poLiticos da oposicao,e nao aq q somos tratados como meaca q so merecemos fuziLamento,
    meus irmaos nunca e tard pra recomecar,fazer o certo peLo seu pais,em a judar os 25miLhoes q vive nas varandas dos hoteis dos seus pais,se une na realidade do seu pais e juntos aLcansarmos a paz e desemvoLver o nosso moz,
    VAMOS NOS UNIR E FORMAR UMA SO FORCA D ALCANSARMOS A PAZ,DEMOCRACIA VIVA E D AS RIQUEZAS SEREM DIVIDIDAS EM FATIAS IGUAIS PRA OS 25miLhoes!
    VIVA POVO UNIDO!
    VIVA RENAMO!

    Gosto
    Comentários
    Armando Pangane
    Armando Pangane Viva renamo
    Gosto · 1 · 3 h
    Armando Pangane
    Armando Pangane kem é pobre na terra,n ceu sera rico e kem é rico na terra n ceu sera pobre.N ceu tem uma riqueza infinita,a renamo é rico na terra,pork tem total apoio dos 25milhoes d mozambicano e tambem rico n ceu pork ta nas maos d deus,a frelixo é rico n bolso e nao tem apoio do povo pork o dinheiro da riqueza sai n bolso do mexm povo,tao a roubar para o povo e pobre n ceu pork deus nao ker mbava,FRELIMO FOOORAAAA
    Gosto · 1 · 2 h
    Daudo Bilale
    Gosto · 1 · 2 h
    Samussone Luís
    Samussone Luís Isso aí mano.
    Gosto · 1 · 28 min
    PRM Afirma Categoricamente Que Cidadão Morto Na Circular Não Era Agente da PRM!

    A Polícia da República de Moçambique (PRM) afirma de modo indiscutível que Miro Chilaúle, cidadão crivado de balas, última sexta-feira na Estrada Circular de Maputo, nunca fez parte da corporação.
    ...Ver Mais

    Gosto
    Comentários
    Mandevele Mandevele Mandevele
    Mandevele Mandevele Mandevele Não era policia mas sim alguns policias usavam o mesmo para seus interesses pessoais
    Gosto · 2 h
    Caetano Jose Jone
    Caetano Jose Jone Malicia, à mentira, a devassidão, inveja, à calúnia, ao orgulho e à loucura. Todos esses male vêm do intimo,, das pessos e é isso que as torna impuras.
    Gosto · 2 h
    Lucas Kharabia Massica
    Lucas Kharabia Massica Eu acredito nas palavras do comandante.
    Gosto · 1 h
    Adelino Andre Conceicao
    Adelino Andre Conceicao O gajo nao ajustou boas contas para o comandante, e por isso lhe deram tiros, sinao ia devulgar segredo dos madalas comandantes .
    Gosto · 1 h
    O POVO MANDA CARTA ABERTA PRA FRELIMO
    saudacoes exceLentissimos dirigentes d frelimo,e com grande respeito q vos escrevo essa carta,somos todos mocambicanos por isso somos todos irmaos,
    ha 41anos q nos tratam como selvagens,e sem direito d nada,a sermos chicotados,matados e roubados,
    cada presidente nomeado d freLimo,sempr Luta em nos matar nos fazendo desaparecer na d moz mas sem nenhuma cuLpa,
    o chissano apostou nas cheias pra nos matar todos e sem deixar ninguem pra testemunhar,mas na graca d deus sobrevivemos,mas nos semeiou grande Luto e desgraca na comunidad q nos deixaram cicatrizes nas nossas aLmas,e foi um negocio q te rendeu mto chissano,
    entrou guebuza,Logo comecou a robar nos payoLs,EDM,contraindo dividas ocuLtas q hoje nao lembramos qndo passamos ultima refeicao,q nos humilhou nos estrangeiro.
    Entrou nhusi,tambm nao quis ficar d fora d tradicao d casa,eLe e o chipande formaram esquadrao d morte,q deramam a cada segndo miLhares d sangue dos inocentes,semeiando dxgraca nas famiLias e mais criancas crescendo sem pais,
    meus snhores,nos o povo somos d paz,por isso nao guardamos rancor e nem vingaca,apenas so queremos nossa bela patria em paz e desemvoLvido,
    chega d diferencas,arogancia,ambicao,corupcao meus snhores,ha 41anos q cantam nas cameras d quererem combater pobreza,mas so nos deixaram no pior inferno,
    estamos no sec xxi,num pais democratico e independente,mas porq os snhores ainda continuam com mentes anti-democraticos e dependentes,devem aceitar os desafios da vida e serem ideoLogicos porq nao e tudo q sabem,
    se redimir te torna forte e homem com bom senso,deixar outros q tem mentes ferteis e qualificados pra desemvoLver moz,preparar futuro das proximas geracoes e nao passar d o q nos vivemos,
    nos escoLhemos renamo pra nos governar,por isso devem aceitar na nossa escoLha e aceitarem na derrota,respeitar nossa escoLha estaram deixar o qnto sao democraticos,
    JUNTOS UNIDOS E SEM CORES PARTIDARIAS ALCANSAREMOS A PAZ!
    VIVA RENAMO!

    Gosto
    Comentários
    BANDEIRA COM ERROS GRAVES COBRE A URNA DE MÁRIO SOARES.
    A urna do antigo presidente português, Mário Soares, foi inicialmente coberta por uma bandeira portuguesa com vários e gravosos erros nos seus símbolos oficiais. O cortejo fúnebre do pragmático eropeísta iniciado segunda feira (09), partiu da casa onde vivia o malogrado em Campo Grande até ao Mosteiro dos Jerônimos com a urna, nada mais e nada menos coberta de uma bandeira que não batia nos seus símbolos com a bandeira verdadeira das "Quinas". As graves viciações consistiam, por exemplo, na porta do Castelo aberta que até suscitava dúvidas que a mesma existisse, as 3 torres das 7 no total sem qualquer ornamentação e entre outros erros considerados altamente divergentes com a realidade. Entretanto, após ter sido detetada a falsa bandeira, ao longo do percurso, procedeu-se imediatamente a troca já pela original. Facto que deixou envergonhada e com motivos para processos disciplinares a toda equipe protocolar que organizou aquele evento fúnebre com honra do Estado. De referir que depois da troca da bandeira falsa pela verdadeira, o cortejo fúnebre seguiu seu percurso normal que culminou com a sepultura dos restos mortais do Ex- presidente no cemitério dos " Prazeres" em Lisboa, capital do país.

    NOTA: A pirataria dos chineses invadiu em tudo. Ficou evidente que em Portugal os niveis da pirataria também atingiram proporçōes gritantes. Os chineses com a maldita pirataria deles estão metidos em tudo até em assuntos tão sensíveis que envolvem altas figuras de gabarito mundial como o Mário Soares. Triste!
    Muzungu Ndini, zona norte.

    Gosto
    Comentar
    Comentários
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre São erros normais que surgem durante o trabalho. Claro que alguns são grosseiros mas o mais importante é a sua detenção e consequente solução. Um dia os mambas foram a Nigéria se não me engano num jogo oficial e levaram o disco de do antigo Hino Nacional o "viva viva a FRELIMO"
    Gosto · Responder · 2 · 7 h
    Moises Sulvai
    Moises Sulvai Quem levou esse disco só pode ser alguém do regime e que acompanha a selecção
    Gosto · Responder · 7 h
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Isso não sei mano
    Gosto · Responder · 7 h
    Igledys Edmelson Saranga
    Igledys Edmelson Saranga Quem disse k foi feita na China a bandeira? ?? Pra teu governo China e um dos países k fábrica produtos de qualidade,
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Rosa Maria
    Rosa Maria Na sala de axuleijos onde o corpo este nao hsvia ornamentacao foi tudo simples demais .Ele merecia mais.mas a propria filha tambem foi nigligente poupou tudo . Tudo isto e' CRISI
    Gosto · Responder · 7 h
    Amilcar Antonio Esdor
    Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
    Gosto · Responder · 7 h
    Muzungu Ndini
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Até porque é difícil numa cerimônia fúnebre não haver erros ou omissões. Pena que para pessoas simples isso nunca foi notícia. Mas é comum em cerimônias idênticas ora esqueceram aquilo ou pk aquilo está com fulano o silano
    Gosto · Responder · 7 h
    Candido Gabriel Cinturao
    Candido Gabriel Cinturao Erro é humano o essencial ele foi enterrado e pronto
    Gosto · Responder · 7 h
    Anuary Thaundi
    Anuary Thaundi Erro nunca é humano meu caro, o erro é sempre desumano. Humanas são coisas boas. O errado é sempre desumano.
    Gosto · Responder · 4 h
    Candido Gabriel Cinturao
    Candido Gabriel Cinturao Tu nunca erraste na vida?
    Gosto · Responder · 2 h
    Muzungu Ndini
    Muzungu Ndini Matias, erro na bandeira?
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Muzungu Ndini
    Muzungu Ndini Faltava evar um corpo errado.
    Gosto · Responder · 2 · 7 h · Editado
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Candido Gabriel Cinturao, bandeiras são panos feitos por pessoas pois não?
    Gosto · Responder · 2 · 7 h
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Muzungu Ndini, nunca assistiu caso igual e depois vão exumar?
    Gosto · Responder · 7 h
    Edward da Vinci
    Edward da Vinci Muzungu Ndini, não se deixe levar saiba que China na verdade faz coisas de todas qualidades e todos preços. Se você optar pelo preço baixo vai ter produto que corresponde a sua preferência. Nem tudo que é feito na china é pirata a china é um dos fabricantes de produtos originais também
    Gosto · Responder · 10 · 7 h
    Goncalves Edmundos Chico
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Carlos Antonio
    Carlos Antonio Verdade certo mesmo, muzungo pensa qui ele é mas esperto até au poto de saber qui ouve falha na bandeira portuguesa.
    Gosto · Responder · 1 · 4 h
    Angelo Mualo
    Angelo Mualo Verdade, China faz negocio segundo ao bolso do cliente.
    Gosto · Responder · 1 · 3 h
    Muzungu Ndini
    Muzungu Ndini Temos que ver a pessoa
    Gosto · Responder · 2 · 7 h
    Carlos Antonio
    Carlos Antonio seu Ontário, não te nada a dizer não é?? Então você si acha muito esperto até au poto de saber qui ouve uma falha na bandeira portuguesa. Kikiki kikiki. Não mi envergonha pá.
    Gosto · Responder · 4 h
    Candido Gabriel Cinturao
    Candido Gabriel Cinturao Tanto pessoas como máquina podem errar Matias Chiburre nós temos nosso caso aqui vamos lutar para sair dessa não preocupar com pessoa que morreu nada não
    Gosto · Responder · 2 · 7 h
    Muzungu Ndini
    Muzungu Ndini ha casos que é proibido errar dessa forma
    Gosto · Responder · 7 h
    Carlos Antonio
    Carlos Antonio Ontário
    Gosto · Responder · 4 h
    Amade Jamal Jamal
    Amade Jamal Jamal Chinesis estão em td lado para negócios não para princadeiras.
    Gosto · Responder · 7 h
    Candido Gabriel Cinturao
    Candido Gabriel Cinturao Não princadeira é brincadeira vai na escola
    Gosto · Responder · 2 · 7 h
    Edward da Vinci
    Edward da Vinci Saber escrever bem, também é bom. comente com calma para não errar ou escrever do jeito que falas.
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Se erros não são planificados. Eles surgem quando pensamos que tudo está certo. Eles gostam mais da confiança para surgirem
    Gosto · Responder · 7 h
    Anuary Thaundi
    Anuary Thaundi Te lembras da atleta Moçambicana que exibiu a bandeira do seu partido nos jogos olimpicos? Aquilo consideras de erro?
    Gosto · Responder · 4 h
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Não. Aquilo foi algo premeditado
    Gosto · Responder · 4 h
    Candido Gabriel Cinturao
    Candido Gabriel Cinturao Não é princadeira é brincadeira vai na escola malandroAmade Jamal Jamal
    Gosto · Responder · 3 · 7 h
    Carlos Antonio
    Gosto · Responder · 4 h
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Candido Gabriel Cinturao, houve espaço para xingar o companheiro?
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Candido Gabriel Cinturao
    Candido Gabriel Cinturao Matias Chiburre eu não sou frelimo sou moçambicano então vai usar suas política com outros eu sei quem você é, esta a comentar foto de internauta não tem vergonha?
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Artur Jordao Matope Mufume
    Artur Jordao Matope Mufume A bandeira é um simblo nacional por tanto devia ter sido observado para não haver esse erro grave
    Gosto · Responder · 6 h
    Ezre Mbule
    Ezre Mbule Sao os probelemas deled
    Gosto · Responder · 6 h
    Xico Lourenco
    Xico Lourenco Ja foi tarde.....ja estava a dever 15 anos a terra
    Gosto · Responder · 6 h
    Saul Armando Armando
    Saul Armando Armando Ya esses chineses,,, estao adominar tudo com pirataria....
    Gosto · Responder · 6 h
    Paulino Panguene
    Paulino Panguene Pirataria
    Gosto · Responder · 6 h
    Emilia Ferrao
    Emilia Ferrao erro é para qualquer um,vejamos para este:princadeira-brincadeira nao é?outra parte, nao tem vergonha: vejamos-vengonha só podes sentir.
    Gosto · Responder · 5 h
    Mavuh Kadzombe
    Mavuh Kadzombe O importante è ser enterrado.o resto é ornamentacao
    Gosto · Responder · 5 h
    Domingos Alfredo Mateus
    Domingos Alfredo Mateus Meus companheiros temhao calma os bons dias virão um dia vamos esquecer chineses são Ceres humanos portuguêses também quem não era xta morto
    Gosto · Responder · 5 h
    Caetano Jose Jone
    Caetano Jose Jone Nao tenhas inveja dos homens maus, nen desejes a sua companhia, porque eles só pensam na violência e não falam senão em fazer mal.
    Gosto · Responder · 5 h
    Caetano Jose Jone
    Caetano Jose Jone Nao testemunhes sem ra razão contra ningue, para nao fazers falsa s afirmações.
    Gosto · Responder · 5 h
    Nacer Rungo Rungo
    Nacer Rungo Rungo Isso é motivo de pobreza
    Gosto · Responder · 5 h
    Gote Rafa
    Gote Rafa Mesmo que usem algo com erros o incencial é o enterro, a a cerimónia ocorreu mto bem.
    Gosto · Responder · 4 h
    Gildo Afonso
    Gildo Afonso Quando um frelimista comenta um post, altera sempre o foco das opiniões e a verdade. É uma máquina mesmo!!!! Kkkk
    Gosto · Responder · 4 h
    Manuel Ropa
    Manuel Ropa Gildo nao sabias ainda dessa macna?
    Gosto · Responder · 2 h
    Bene Alberto Bofo
    Bene Alberto Bofo Erro Fatal

    CanalMoz
    11 h · 
    Canal de Moçambique, nr. 391 - 11 de Janeiro de 2017
    Comentários
    Gusmão Peixoto
    Gusmão Peixoto Então:
    Tornou-se chefe dos bandidos armados, terrorista e assassino do povo moçambicano só porque lhe "arrancaram" um Mercedes Benz saloon?
    Foi por isso que andaram (ou andam) a aterrorizar os moçambicanos atacando viaturas nas estradas, roubando e que
    imando escolas, hospitais e centros de saúde, pilando crianças recém- nascidas, esfaqueando mulheres grávidas e idosos, provocando milhares de refugiados e desaparecidos, destruindo machambas, pontes, estradas e outras infraestruturas públicas e privadas, paralisando o escoamento da produção agrícola, comprometendo negócios, campanhas de vacinação de gado, colocando o país na miséria apesar de ter recursos naturais e humanos para se desenvolver?
    POR CAUSA DE UM MERCEDES BENZ SALOON!?
    Gosto · Responder · 11 · 10 h
    Holden Macuapa
    Holden Macuapa Mas com o tal terror e bandidismo. Veio a democracia, multipartidarismo.. liberdade de expressão.. e muito mais..
    Não sou apoiante da Renamo mas aceito que aquela guerra mudou algumas coisas em benefício de muitos... pode crer
    Gosto · Responder · 1 · 5 h
    Marcos Cipriano Maulate
    Marcos Cipriano Maulate Quantos anos voce tinha no tempo da guerra dos 16 anos?
    Gosto · Responder · 4 h
    Holden Macuapa
    Holden Macuapa Uns poucos anos... isso me inibe de fazer a radiografia do antes é agora do sistema político do País? Acredite k vive muitas desgraças causadas pela guerra. Provocadas pelos dois (governo e a Resistência)mas k foi necessária a guerra, mantenho os meus dizeres
    Gosto · Responder · 3 h
    Gusmão Peixoto
    Gusmão Peixoto Seria injusto debater seja o que for com alguém que acha que uma guerra é benéfica e necessária para alguma coisa. 
    Seria um debate desnivelado. 
    Não quero me aproveitar da ingenuidade e ignorância de ninguém.
    Gosto · Responder · 1 · 2 h
    Benerth Ralc
    Benerth Ralc Eterna saudade comandante Andre, a Frelimo ate hoje nao conseguio ganhar uma guerra, nao tem nunca teve capacidade de o fazer, a Frelimo tornou-se um antro de corruptos de toda especie, de toda familia, de toda classe, de toda a categoria. A Frelimo usa e abusa do povo, manipula eleicoes para continuar no puder e continuar roubar a usar e a abusar o povo de Mocambiqu, autointitulam-se de libertadores e o povo hoje se tornou mais escravo que no tempo colonial, hoje esta pior. Roubam ao estado e vem a publico dizer que se fosse possivel voltariam a fazer o mesmo. Roubam ao estado e criam empresas fantasmas para drenar o dinheiro. Hoje o roubo publico nao e vergonha, quem rouba e aplaudido. Frelimo perdeu todos aqueles conceitos que tinha logo apos a independencia, a frelimo tornou os mocambicanos endividados, divida que ninguem sabe para onde foi o dinheiro e o povo e obrigado a pagar. A Frelimo hoje tenta sem sucesso passar uma imagem de preocupada com o povo mas e a mesma Frelimo que nas diversas localidades usa as forcas armadas para matarem os seus opositores num grupo a que chamam de esquadroes da morte, as forcas armadas hoje ja nao defendem o povo, tornaram-se altamente nocivas aos mocambicanos, quando tentam aproximar as bases da Renamo sao mortos como baratas, e os sobreviventes fojem e na fuja ao passarem pelas localidades e vilarejos disparam indiscriminadamente para as pessoas, roubam tudo que encontram, queimam as casas dos aldeoes. E triste e lamentavel e repudiavel as atitudes do governo e das forcas da frelimo. Hoje a Frelimo obriga a que funcionarios publicos que nada tem a ver com politica e assuntos de partidos politicos sejam membros da propria Frelimo e se reunam dentro das instituicoes publicas. Hoje dinheiro colectados dos impostos dos mocambicanos sao drenados para o partido frelimo em esquemas montados para que ninguem descubra, esta e uma situacao que tem muitos anos. Hoje ha mortes encomendadas e o governo nunca se pronucia, nunca aceita e nunca nega, o governo criou coturnos e delfins para perseguirem e matarem membros da Renamo na esperanca de enfraquecer as fileiras da renamo e obrigar a este partido a ceder no dialogo para a Paz um truque muito ultrapassado e desajustado a que o governo e seus acolitos do mal uns do norte la de mueda e outros do sul estao afincadamente dedicados, esperam que um dia isto resulte. Aonde pensa a Frelimo que vai com tamanha desorientacao e descordenacao? Quem pensa a frelimo que esta a prejudicar? O Futuro cedo revelara.
    Gosto · Responder · 4 · 5 h
    Issufo Issufo
    Issufo Issufo Andre Matsangaisa também sonhava com o seu país Independente, Democratico, onde todos os moçambicanos independentemente da sua tribo, região, raça, opção politica, religiosa ou outras diferenças pudessem viver em harmonia e saborear a liberdade. (no caso dele ao volante do seu mercedes). Ao contrário disso deparou se com uma corja de comunistas(comodistas) que assaltaram tudo o que havia de bom , viviam em palacios, eram conduzidos em belas maquinas, faziam compras na loja franca onde havia tudo e era exclusivo aos dirigentes e aos estrangeiros, onde só o dollar era aceite, enquanto o povo vivia num clima de medo e terror criado pela snasp e a sua teias de milicias e bufos, eram fuzilado em praca publica ou enviados para os campos de reeducação e os que escapavam, para sobreviverem tinham de passar dias e noites em bichas para obter para um mes uns kilitos de arroz, xima, um litro de oleo, um repolho, para alimentarem as suas familias. Não será por isso que muitos optaram por voltar para o mato e pegar em armas? Infelizmente Mocambique não teve a sorte de ter um Mandela senão penso que estaria agora tão ou mais desenvolvido do que a Africa do Sul.
    Não gosto · Responder · 3 · 6 h · Editado
    Quimunda Muzila
    Quimunda Muzila Cá está o Issufo Duplo com sua retórica antipatriótica e maldosa habitual. Então ó Issufo Duplo dos Óculos Escuros tudo sucedeu por causa dos mafiosos do poder enquanto Matsangas sofriam no mato lutando pela democracia dos mortos e feridos tadinho deles e os regimes racistas à volta estavam apenas desejosos de ajudar, caridosos que eram, né ó Issufi Duplo dos Óculos Escuros? Mas que descaramento o seu, hem?
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Issufo Issufo
    Issufo Issufo Pelo menos sabes o que eram as Lojas Francas onde os teus progenitores iam te buscar o leite e as fraldass ou os coitados tinham de passar uma semana na bicha para que tu não andasses sempre a chorar de fome e com o traseiro nauseabundo?
    Gosto · Responder · 7 h
    Jossias Malukele
    Jossias Malukele Pázinho, é o que dá usar óculos escuros, a noite esconde a história, brada muda já de lentes.
    Gosto · Responder · 6 h
    Djicaze Dzovo Dzovo
    Djicaze Dzovo Dzovo Issufo Duplo dos Óculos Escuros...Bwakakakakakakaka
    Gosto · Responder · 2 h
    Djicaze Dzovo Dzovo
    Djicaze Dzovo Dzovo 40 anos a vingar um Mercedes. Dá para filme. Bwakakakakaka.
    Gosto · Responder · 2 h · Editado
    Nemane Selemane
    Nemane Selemane Quem tinha mercedes benz em 75? Tambem esta informacao foi tirada do historiador Guambe no seu murral do facebook. Tem de se ter cuidado, possivelmente ele tem outros elementos.
    Gosto · Responder · 1 · 9 h
    Holden Macuapa
    Holden Macuapa Haviam mercedez sim...sempre houveram os modelos e que são diferentes.. infomese
    Gosto · Responder · 5 h
    Marques Xerinda
    Marques Xerinda Esse merece prisão perpétua.... Devia ter pedido demissão...Mas gatuno e banva
    Gosto · Responder · 9 h
    Marcos Cipriano Maulate
    Marcos Cipriano Maulate Renamo é um movimento terrorrista e rebelde sem agenda politica para este país, os seguidores da renamo sempre manipularam a essencia da renamo, fingindo terem roubado, matado e atrazando a economia do país pela Democracia, os bem atentos como eu e tantos outros percebemos a muito tempo que tudo era falacia, pois a tal democracia nunca se fez sentir dentro do movimento terrorrista e rebelde renamo, assim que o Afonso é um bandido em chefe vitalicio.
    Gosto · Responder · 4 h
    Abdala Jacinto
    Abdala Jacinto Quem é esse cara?
    Gosto · Responder · 1 · 10 h
    Amancio Chemane
    Amancio Chemane é Unay Cambuma?
    Gosto · Responder · 10 h
    Amade Jamal Jamal
    Amade Jamal Jamal Que história mas triste para Moçambique.
    Gosto · Responder · 6 h

Sem comentários: