terça-feira, 13 de dezembro de 2016

UE desembolsa 37,5 milhões para combater desnutrição em Moçambique


Angola tem 25 milhões de habitantes. 20 milhões vivem em situação de pobreza. Mas o país tem um dos maiores consumos de champanhe per capita do mundo.

A União Europeia (UE) vai desembolsar 37,5 milhões de euros para combater a desnutrição em crianças moçambicanas, no âmbito do acordo do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento para Moçambique, assinado em 2015.

De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira à Lusa, o valor será canalizado através de duas convenções, que serão assinadas na quinta-feira entre a Comissão Europeia e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
As províncias da Zambézia, no centro do país, e Nampula, no norte, foram as escolhidas para a implementação da primeira fase do projeto, cuja duração é de cinco anos.
"O programa integra-se no setor prioritário do ´desenvolvimento rural´ dentro do Programa Indicativo Nacional e contribuirá para apoiar as funções de coordenação e de planeamento estratégico do Governo na área da nutrição", lê-se no comunicado.
O apoio prevê ainda a criação de um fundo para a atualização do número de crianças afetadas pela desnutrição, como forma de melhor orientar as estratégias de combate.
Dados oficiais indicam que 43% das crianças moçambicanas sofrem de desnutrição crónica, um problema que se acentua nas zonas rurais.
O acordo do 11.º Fundo de Desenvolvimento Europeu, assinado a 26 de novembro de 2015, prevê 734 milhões de euros até 2020, dos quais 200 milhões deveriam ser dirigidos para o Orçamento do Estado por igual período.
Em abril deste ano, a UE foi uma das 14 entidades do grupo de doadores do Orçamento do Estado a suspender os seus financiamentos em resultado da revelação do escândalo das dívidas garantidas pelo executivo e escondidas das contas públicas. 
Lusa
Manuel Vieira
Manuel Vieira Este e muitos mais exemplos em África, são o péssimo caminho que se percorreu com a autonomia dos povos pelas potências coloniais, sem se garantir que a quem lhes deu poderes e soberania se esqueceram do "povo", delegando a uns (muito poucos) o destino de milhões - envolvendo-se em guerra civil com as quais outros países e organizações lucraram e ainda infelizmente lucram; não distribuição equitativa e honesta de terras e recursos; tomada dos recursos naturais, dando a sua exploração a terceiros, muitos deles, os que incentivaram a lutar contra o colonizador e que agora os abandonaram depois de "saciados de recursos", abandonando-os...
Gosto · Responder · 8 · 10 h · Editado
Luis Cesar
Luis Cesar Para que a independência se as vossas crianças morrem a fome num país com mais recursos que juízo... Só é pena serem crianças que infelizmente não tiveram dizer ou culpa nisto tudo.
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Christopher Felex
Christopher Felex So um ecefalo fala assim,ja agora,achas q vces tem alguma coisa,oque se faz na maioria dos palops è pura herança colonial,pois os "tuga sao mesmo bons em comer,beber,vestir e desejo cego de fama" agora soma nisso a facto de ter sido torturado qdo no teu pais o invasor queria q pagasses o imposto de palhota p ele ter uma vida regalada e te privando de liberdade e ensino
Gosto · Responder · 9 h
Luis Cesar
Luis Cesar Christopher Felex não quero ser mal educado mas acredito que não tiveste inteligência para perceber o que queria dizer...
Gosto · Responder · 5 h
Luis Cesar
Luis Cesar Não tenho nada contra um povo querer a sua independência pelo contrário. Mas não posso concordar em fazer uma revolução sem ser para melhorar o meu próprio país e a condição de vida do meu povo. Portugal não têm nada. Quando digo nada digo recursos naturais pelo menos comparado com Moçambique. E quando não se tem nada pouco ou nenhum se pode fazer o que quer dizer que no fundo o povo português até não vai muito mal considerando que não temos nada. Qual é a desculpa para Moçambique? Não é de se lamentar a situação de Moçambique mais do que a de Portugal? O povo português deve desculpas ao povo moçambicano pelo nosso passado. Mas agora estas a exigir um pedido de desculpa por o povo português se preocupar com um povo que "prejudicou" no passado e que no fundo só quer o bem e a felicidade para Moçambique e para o povo moçambicano, especialmente por tudo que Moçambique já passou.
Gosto · Responder · 5 h · Editado
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Marcio Chavinha
Marcio Chavinha Se um dia estas notícias se tornarem realidade , muitos milionários e multimilionários , jogadores de futebol, etc... irão contribuir de muito boa vontade com os seus impostos , contribuições etc...para os respetivos governos... até lá.. esqueçam!
Gosto · Responder · 9 h
Luis Saraiva
Luis Saraiva Numa Europa onde existe tanta miséria, continuam a mandar dinheiro para África como se viesse de lá algo mais do que racismo, ingratidão e ressentimento.
Gosto · Responder · 6 · 10 h
Marco De Brito
Marco De Brito ja agora faz like na minha pagina de tudo para todoshttps://www.facebook.com/Reflexion2017
Comunidade
Foto de Reflexion.
Reflexion
1016 gostos
233 falam sobre isto
Gosto · Responder · 10 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Pembele Paca Pacavira
Pembele Paca Pacavira Não esqueçam-se de Angola. No meu país a pobreza é extrema. Se a UE tiver de fazer isso, deve fazê-lo com a sociedade civil se não estes corruptos desviam tudo.
Gosto · Responder · 4 · 11 h
Mouchriq Paula
Mouchriq Paula Logo te enviamos directamente!!
Gosto · Responder · 11 h
Luis Saraiva
Luis Saraiva Espera só. Sentado.
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Marie Martin
Marie Martin SOS Angola, todos esperando ajuda
LOL
Gosto · Responder · 10 h
Pembele Paca Pacavira
Pembele Paca Pacavira Nós somos um país rico, mas temos um governo diabólico. O vosso Portugal é pobre para sempre e está condenado a crise até a chegada de Cristo.
Gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado
Manuel Vieira
Manuel Vieira Não se está a falar em particular de Portugal, mas sim da Europa, região que após a II GRANDE GUERRA, se voltou para a sua reconstrução e "libertando" as colónias a um punhado de interesses que como se está a verificar, não representam o Povo...
Gosto · Responder · 10 h
Tiago Silvestre
Tiago Silvestre Pembele Paca Pacavira País*, a nossa lingua é a mesma, com os mesmos acordos e tudo, pelo menos escreve bem português...

Aqui há uns anos houve uma campanha de um euro, que muitos portugueses aderiram, enviou-se uma ambulância e o dinheiro...

Quando chegou lá, a Ambulância foi roubada das peças que tinha ainda no porto, a vila que era suposta ajudar não o foi porque pelo caminho a equipa da TVI que acompanhava a entrega foi impossibilitada devido à falta de segurança, e esse dinheiro foi entregue a uma outra vila, que mal teve o dinheiro investiu numa igreja...
Um país assim não avança, só fizeram é mal ter expulso os portugueses daí, afinal de contas era bem mais desenvolvida na altura...
Gosto · Responder · 1 · 10 h · Editado
Pembele Paca Pacavira
Pembele Paca Pacavira Eu concordo consigo, Tiago Silvestre. Mas, o nosso país nutre uma profunda decepção por Portugal.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Maria Pereira
Maria Pereira Angola é 14 x maior, o povo que se junte e peça aos santos que lhes devolva o que andam a roubar ao longo destas decadas,tenham tomates para correr com eles! Chulos! *governo claro*!
Gosto · Responder · 5 h
Maria Pereira
Maria Pereira Decepção por Portugal? Que aceitou todo o povo que quis vir? E que mesmo com todas às dificuldades todos os anos dá grandes verbas para Angola! Pelo amor dos santos......!eu devo viver noutro planeta. 😕
Gosto · Responder · 5 h
Pembele Paca Pacavira
Pembele Paca Pacavira Maria Pereira, Portugal é a Somália da Europa. A vossa dificuldade econômica é a maldição sobre tudo quanto fizeram-nos passar.
Gosto · Responder · 1 h · Editado
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Milton Carlos
Milton Carlos Olhem senhores portugueses por favor voltem a Moçambique colonizarem este pais porque nem com dinheiro k vcx mandam alguem vai fazer palacios no estrangeiro esse dinheiro nao vai chegar pa nutrição da, criança venham nos ajudarem a edificar este pais
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Christopher Felex
Christopher Felex Devias ter vergonha de pensar e horror em dzer isso,vce sabe oque os portugueses fizeram aos Moçambicanos,acaso tens nocao ou estas a pedir algo q so supoe q è bom,investiga antes de pesir asneiras p o ja sofrido povo Moçambicano
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Monteiro ZA
Monteiro ZA Christopher Felex 👌
Gosto · Responder · 8 h
Manuel Tourais
Manuel Tourais Eu acho k sim tb.... o colono devia voltar
Gosto · Responder · 7 h
Izaias Souza
Izaias Souza Eu discordo vocês moçambicano devem ser unidos construir um país melhor entre vocês mesmos porque Portugal só exploração
Gosto · Responder · 6 h
Milton Carlos
Milton Carlos Buscando pontos
Gosto · Responder · 2 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Monteiro ZA
Monteiro ZA Esse dinheiro não vai chegar ao verdadeiros destinatários certeza disso 👌.
Gosto · Responder · 4 · 11 h
Marco De Brito
Marco De Brito ja agora faz like na minha pagina de tudo para todoshttps://www.facebook.com/Reflexion2017
Comunidade
Foto de Reflexion.
Reflexion
1016 gostos
233 falam sobre isto
Gosto · Responder · 10 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Fahardine Sualehe Sualehe
Fahardine Sualehe Sualehe Esse dinheiro servirá os corruptos do meu País. Muitas doações que termina nos bolsos dos governantes.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Silvestre Mariano
Silvestre Mariano Cá por mim era deixa-los que se entendessem, afinal acabam sempre por morder a mão que os alimenta!!
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Christopher Felex
Christopher Felex Mas ninguem pediu nada a estes sanguinarios,eles estao ou com remorsos ou como sempre temos algo no pais q querem roubar p ue,como sempre!
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Ademir Trindade
Ademir Trindade deves de andar sempre com uma enorme suastica enfiada na peida.
Gosto · Responder · 7 h
Silvestre Mariano
Silvestre Mariano Ademir.. podes ir lá para a savana dar cambalhotas, sempre é melhor que fazeres aqui figuras tristes!
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Virginia Perino
Virginia Perino Pena que esse dinheiro não chegue às crianças esses governantes gatunos ficam com ele !!
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Ascensao Santos
Ascensao Santos E foi para haver esta miséria que tantos portugueses deram a vida? Foi para viverem esta miséria que "correram" com os portugueses e demais cidadãos nascidos nesta novo país?
Gosto · Responder · 9 h
Christopher Felex
Christopher Felex Penso q estas a delirar,qual portugues deu a vida por Moçambicaque,acaso sabes as atrocidades q eles cometeram aqui qdo invadiram africa e com mao de ferro a subjugaram a nada,nao diga asneiras
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Ascensao Santos
Ascensao Santos O que os portugueses muito se admiram é o porquê de agora estarem cá todos mesmo os que achavam os portugueses tão maus. Deveriam ficar no novo país. Ou pelo menos darem mais valor ao acolhimento sem reservas
Gosto · Responder · 8 h
Ademir Trindade
Ademir Trindade mataste mais do que os portugueses que deram a vida.
Gosto · Responder · 7 h
Amro Chaucate
Amro Chaucate Portugal sempre foi um país estável sem guerras, mas Sempre contínua na cauda da Europa. Qual é o orgulho q vai nos dar? Talvez c a vossa governacao ficaria mos nada cauda d africa.kkkk
Gosto · Responder · 1 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Carla Ferreira Silva
Carla Ferreira Silva Quizeram a independência,correram com quem lhes matava a fome,e agora temos que ajuda-los.
Gosto · Responder · 4 h
Arlete Pereira
Arlete Pereira Nao deviam enviar porque a maioria dessa gente esta sempre a acusar os brancos de racismo
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Jaime Benjamim Jb
Jaime Benjamim Jb Moçambique ladroes,,, até desviam agulhas.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Leta da Silva
Leta da Silva Alguem mais vai ficar rico
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Rosario Jorge
Rosario Jorge Este dinheiro e para os gulosos para as crianças nunca vai nada
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Orlando Oliveira
Orlando Oliveira Foi preciso a independência para as crianças serem desnutridas...
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Ademir Trindade
Ademir Trindade antes desnutridas do que escravas ó fdp.
Gosto · Responder · 7 h
Orlando Oliveira
Orlando Oliveira Ademir Trindade pela sua resposta está tudo dito, por isso que nunca chegarão a lado nenhum. Obrigado pelo nome que me chama, mas devolvo-lhe por inteiro.
Gosto · Responder · 7 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Célia Serradaestrela
Célia Serradaestrela Ó dinheiro nunca la chega
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Carla Gomes
Carla Gomes Infelizmente este dinheiro nunca chega ao seu verdadeiro destino.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
José Almeida
José Almeida Talvez queiram dizer, para manter a corrupção!
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Maria Soares
Maria Soares E QUANTO VAI LA CHEGAR
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Marco De Brito
Marco De Brito ja agora faz like na minha pagina de tudo para todoshttps://www.facebook.com/Reflexion2017
Comunidade
Foto de Reflexion.
Reflexion
1016 gostos
233 falam sobre isto
Gosto · Responder · 10 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Ana Carrasco
Ana Carrasco Nao vao ver um avo.....nem chega la e roubado por os governantes
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Magdalena Aguiar
Magdalena Aguiar Sim, sim...é mesmo para as crianças 😂.
Gosto · Responder · 5 h
Maria Otilia Regueira
Maria Otilia Regueira Tomara que a ajuda chegue a quem dela necessita.
Gosto · Responder · 5 h
Dan Roxana Opincaru
Dan Roxana Opincaru antes de desnutriçao....esterilização...depois ja vale a pena dar apoio
Gosto · Responder · 8 h
Carolina Tavares
Carolina Tavares Devem ver pouco ou nada os necessitados....
Gosto · Responder · 9 h
Fernanda Barreto Gomes
Fernanda Barreto Gomes Ponham os olhos.
Gosto · Responder · 10 h
Tome Gomes Tavares
Tome Gomes Tavares A minha carteira também está desnutrida
Gosto · Responder · 8 h
Antonio Lourenço Pereira
Antonio Lourenço Pereira Eles nao queriam o branco
Gosto · Responder · 10 h
Iolanda Helena Duarte
Iolanda Helena Duarte nova africa
Gosto · Responder · 10 h
Odete Santos
Odete Santos Verdade ?????
Gosto · Responder · 7 h
Gabriela Sotto-Mayor
Gabriela Sotto-Mayor Metade fica pelo caminho....
Gosto · Responder · 7 h
Graça Rodrigues
Graça Rodrigues não conseguem se levantar,pois não têm tecnologia...
Gosto · Responder · 10 h
Maria José Luanda
Maria José Luanda Deve dar 1 £ a cada uma
Gosto · Responder · 10 h
Fabio Buzal
Fabio Buzal Deixem nos morrer nqs dessa gente pra nada
Gosto · Responder · 11 h
Marco De Brito
Marco De Brito ja agora faz like na minha pagina de tudo para todoshttps://www.facebook.com/Reflexion2017
Comunidade
Foto de Reflexion.
Reflexion
1016 gostos
233 falam sobre isto
Gosto · Responder · 10 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Diogo Cão
Diogo Cão 37.5 milhões de Euros para combater a desnutrição em Moçambique = 30 milhões de euros para comprar casas/apartamentos/quintas em Portugal !!!!! A Remax já está a esfregar as mãos de contentamento.
Gosto · Responder · 3 · 11 h
Marco De Brito
Marco De Brito ja agora faz like na minha pagina de tudo para todoshttps://www.facebook.com/Reflexion2017
Comunidade
Foto de Reflexion.
Reflexion
1016 gostos
233 falam sobre isto
Gosto · Responder · 10 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Nelson Silva
Nelson Silva Acham que apenas 37,5 milhões servem apenas como ajuda ou será necessário apostar em recursos próprios para o país desenvolver autonomamente sem de precisar de ajuda externa, formas de criar riqueza.
Gosto · Responder · 10 h
Nuno Demion
Nuno Demion O que não lhes falta é forma de criar riqueza e isso viu-se com Angola que enquanto teve esbanjou tudo o que tinha e agora não tem nada. Faz lembrar Portugal 👍

Sem comentários: