domingo, 8 de maio de 2016

JESUS TENTADO POR SATANÁS NO DESERTO


(Este é o episódio exacto, descrito de forma sucinta no Novo Testamento)
Jesus está muito magro e pálido. Está sentado com os cotovelos apoiados nos joelhos e os antebraços estendidos para frente, com as mãos unidas e os dedos entrelaçados. Ele está meditando. De vez em quando, ergue o olhar, e o gira ao seu redor, olha para o sol alto, quase à pino, no céu azul. De vez em quando, e especialmente depois de ter girado o olhar ao redor e de tê-lo erguido em direção à luz solar, Ele fecha os olhos e se apóia ao penhasco que lhe serve de abrigo, como se estivesse sendo tomado por uma vertigem. Vejo, então, aparecer a cara feia de Satanás. Não que ele se apresente na forma com que nós costumamos figurá-lo com chifres, rabo, etc. Parece um beduíno, envolto em sua veste e em seu grande manto, como um dominó mascarado. Na cabeça tem um turbante, cujas extremidades brancas descem como uma proteção sobre os ombros e ao longo dos lados do rosto.
De modo que deste aparece um pequeno triângulo muito moreno, de lábios finos e sinuosos, de olhos muito pretos e encavados, cheios de brilhos magnéticos. São duas pupilas que te perscrutam até o fundo do coração, mas nas quais não lês nada, somente esta palavra: mistério. O oposto dos olhos de Jesus, também estes magnéticos e fascinantes e que perscrutam os corações, mas nos quais tu também podes ler que no seu coração há amor e bondade para contigo. O olhar de Jesus é uma carícia para a alma. Enquanto que o olhar de Satanás é como um duplo punhal que te perfura e te queima. Ele se aproxima de Jesus: "Estás sozinho?". Jesus olha para ele, e não responde. "Como vieste parar aqui? Estás perdido?" Jesus o olha novamente, e continua calado.
"Se eu tivesse água no odre, eu te daria. Mas eu também estou sem. Meu cavalo morreu, e eu vou indo a pé até o vau do Jordão. Lá eu beberei, e hei de encontrar alguém que me dê um pão. Eu sei o caminho. Vem comigo. Eu te guiarei". Jesus não levanta nem mesmo o olhar. "Não respondes? Sabes que, se ficares aqui, morrerás? O vento está começando a soprar. Vai vir uma tempestade. Vem comigo". Jesus une as mãos em muda oração. "Ah! Então, és Tu mesmo? Há tanto tempo que te procuro! E, agora mesmo, há tempo que te venho observando. Desde o momento em que foste batizado. Estás chamando o Eterno? Ele está longe. Agora estás sobre a terra e em meio aos homens. E, no meio dos homens, quem reina sou eu. Eu também tenho dó de ti e te quero socorrer, porque és bom, e vieste sacrificar-te à toa. Os homens te odiarão pela tua bondade. Eles só entendem, se lhes falares de ouro, comida e sentidos. Sacrifício, dor, obediência, são para eles palavras mortas mais do que esta terra, que está ao redor de nós. Eles são ainda mais áridos do que esta poeira. Só a serpente pode esconder-se aqui, esperando a hora de dar o bote; e o chacal, a hora de despedaçar sua vítima. Vem, vamos embora. Não mereces sofrer por eles. Eu os conheço melhor do que Tu".
Satanás sentou-se de frente a Jesus e o examina com esse seu olhar horrível, e sorri com a sua boca de serpente. Jesus continua calado, e rezando mentalmente. "Tu estás desconfiando de mim. E fazes mal. Eu sou a sabedoria da terra. Posso ser teu mestre, para te ensinar a triunfar. Vê: o importante é triunfar. Depois, quando nos tivermos imposto a eles e o mundo ficar fascinado, então o levaremos para onde quisermos. Mas antes, é necessário fazer o que agrada a eles. Ser como eles. Seduzi-los, fazendo-os crer que nós os admiramos e os acompanhamos em seus pensamentos. Tu és jovem e belo. Começa pela mulher. É sempre por ela que se deve começar. Eu errei, induzindo a mulher à desobediência. Eu devia tê-la aconselhado de outro modo. Dela eu teria feito um instrumento melhor, e teria vencido a Deus. Eu fui apressado. Mas Tu! Vou te ensinar, porque houve um dia em que eu olhei para Ti com um júbilo angelical, e um resto daquele amor ainda ficou, mas Tu escuta-me, e aproveita-te da minha experiência! Arruma uma companheira. Porque o que não conseguires, ela conseguirá. Tu és o novo Adão: deves ter a tua Eva. Além disso, como podes compreender e curar as doenças da sensualidade, se não sabes o que elas são? Não sabes que aí que está o ponto central do qual nasce a planta da cobiça e da prepotência? Para que é que o homem quer reinar? Para que é que quer ser rico e poderoso? Para possuir a mulher. Ela é como a cotovia. Ela precisa do brilho para ser atraída. O ouro e o poder são as duas faces do espelho que atraem as mulheres e são as causas do mal no mundo. Olha bem: atrás de mil delitos de diversas faces, há, pelo menos novecentos que têm suas raízes na fome da posse da mulher, ou na vontade de uma mulher, que arde num desejo que o homem ainda não conseguiu satisfazer ou não mais satisfaz. Vai à mulher, se é que queres saber o que é a vida. E, só depois, saberás cuidar e curar as doenças da humanidade. É bonita a mulher, como sabes! Não há nada de mais belo no mundo.
O homem tem o pensamento e a força. Mas, a mulher! O seu pensamento é um perfume, seu contato é carícia de flores, sua graça é como um vinho que desce, sua fraqueza é como uma meada de seda ou anel de cabelo de menino nas mãos do homem, sua carícia é uma força que se derrama sobre a nossa e a inflama. Acaba-se a dor, o cansaço, a aflição, quando nos colocamos perto de uma mulher, pois ela, entre nossos braços, é como um feixe de flores. Mas, que tolo que eu sou! Tu estás com fome, e eu te falando da mulher. O teu vigor está esgotado. É por isso que essa fragrância da terra, essa flor da criação, esse fruto que dá e suscita o amor, te parece uma coisa sem valor. Mas olha estas pedras, como são redondas e lisas, como são douradas sob a luz do sol que desce. Não parecem pães? Tu, Filho de Deus, só precisa dizer: "Eu quero", para que elas se transformem em pães cheirosos, como aqueles que as donas de casa tiram do forno para o jantar de seus familiares. E estas acácias, tão secas, se Tu queres, não podem encher-se de maçãs doces e de tâmaras com gosto de mel? Sacia-te, ó Filho de Deus! Tu és o Senhor da terra. Ela se inclina para pôr-se aos teus pés, e matar a tua fome. Não vês que empalideces e vacilas, só de ouvir falar em pão? Pobre Jesus! Estás tão fraco, a ponto de não poderes mais tampouco fazer um milagre? Queres que eu o faça por Ti? Não te sou igual. Mas alguma coisa eu posso fazer.
Ainda que por um ano eu fique privado das minhas forças, eu as juntarei toda, pois eu te quero servir, porque Tu és bom e eu sempre me lembro de que és o meu Deus, mesmo tendo eu desmerecido agora de poder chamar-te assim. Ajuda-me com a tua oração para que eu possa...”. "Cala-te! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus". O demônio estremece de raiva. Range os dentes e fecha os punhos. Mas ele se contém, e muda o ranger de dentes em um sorriso. "Compreendo. Tu estás acima das necessidades da terra e tens aversão a servir-te de mim. Bem que eu mereci isto. Mas, vem, então, e vês o que está acontecendo na Casa de Deus. Vê como até os sacerdotes não se recusam a fazer transações entre o espírito e a carne. Porque, afinal, eles são homens, e não anjos. Faz um milagre espiritual. Eu te levo até o pináculo do Templo, e Tu, transfigura-te em beleza lá em cima, e, depois, chama a multidão de anjos, e diz a eles que façam de suas asas entrelaçadas, uma esteira para os teus pés, e que Te levem para desceres no pátio principal. Que todos Te vejam e se lembrem de que Deus existe. De vez em quando é necessária uma manifestação, porque o homem tem uma memória muito fraca, especialmente nas coisas espirituais. Bem sabes como os anjos se sentirão felizes por poderem oferecer um apoio aos teus pés e uma escada para desceres!”. "Não tentes ao Senhor teu Deus"" está escrito". "Compreendes que, mesmo com a tua aparição, não se mudariam as coisas, e o Templo continuaria a ser um lugar de mercado e corrupção.
A tua divina sabedoria bem o sabe, como os corações dos ministros do Templo são um ninho de víboras, que se dilaceram, contanto que consigam prevalecer. Só podem ser dominados com força humana. E então, vem. Adora-me. Eu te darei a terra. Alexandre, Ciro, César, todos os maiores dominadores do passado ou do presente serão semelhantes a chefes de umas mesquinhas caravanas, se comparados a Ti, que terás sob o teu cetro todos os reinos da terra. E, com os reinos, todas as riquezas, todas as belezas da terra, mulheres, cavalos, forças armadas e templos. Poderás erguer em qualquer lugar o teu Sinal, quando serás o Rei dos reis e Senhor do mundo. Então, serás obedecido e venerado pelo povo e pelo sacerdócio. Todas as castas te honrarão e te servirão, porque serás o Poderoso, o Único, o Senhor. Adora-me, ainda que por um só momento! Tira-me essa sede que eu tenho de ser adorado! Foi ela que me perdeu. Mas ela ficou em mim, e me queima. As chamas do inferno são como o ar fresco da manhã, em comparação a este ardor que, no meu interior me queima. Esta sede é o meu inferno. Um momento, um momento só, ó Cristo, Tu que és bom! Um momento de alegria para o eterno Atormentado! Deixa-me sentir o que quer dizer ser deus, e eu serei teu devoto e servo obediente por toda a vida e para todas as tuas empresas. Um momento! Um só momento, e não te atormentarei mais!". E Satanás se põe de joelhos, suplicando. Jesus, ao contrário, se levantou. Tendo-se tornado mais magro nestes dias de jejum, parece ainda mais alto. Seu rosto está cheio de severidade e poder. Seus olhos são duas safiras ardentes.
Sua voz é como um trovão, que se repercute na cavidade do penhasco, e se espalha sobre o pedregal e a planície desolada, quando Ele diz: "Vai-te, Satanás. Está escrito: "Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás"!. Satanás, com um urro de condenado e com um ódio indescritível, levanta-se com ímpeto, tremendo, ao ver-se em sua furiosa e fumante figura. Depois, desaparece, com um novo urro de maldição. Jesus se assenta, cansado, apoiando atrás a cabeça no penhasco. Parece estar exausto. Está suando. Mas os seres angélicos vêm soprar levemente, com suas asas no mormaço da caverna, purificando-o e o refrescando. Jesus abre os olhos, e sorri. Eu não o vejo comer. Eu diria que Ele se nutre do aroma do Paraíso, e sai revigorado. O sol desaparece no poente. Jesus pega o alforje vazio e, acompanhado pelos anjos que, suspensos acima de sua cabeça, produzem uma luz suave, enquanto a noite cai rapidamente, se encaminha para o leste, ou melhor, para o nordeste. Já retomou sua expressão habitual, o passo firme. Só resta como lembrança do seu longo jejum, um aspecto mais ascético no rosto magro e pálido e nos olhos, arrebatados em uma alegria que não é desta terra.
-In "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta

Show more reactions
51 comments
Comments
Noé Daniel Borracha Longa e bonita parábola. Bom dia e passe um bom domingo.
Like29 hrs
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi amem.luc 4 e mat4 tambm géneses. louvado seja o senhor
Like49 hrs
Like9 hrs
Francisco Nsona Se este sms saiu no fundo de coração então és santos.parabens
Like39 hrs
Nelito Celestino Saussane Amen, louvado seja Deus
Like9 hrs
Leston Massingue O grande pensador, Ilustre "CAMBUMA". A mem!!!
Like9 hrs
Mandlate Angelo Emilio Ya! Não é sábio em política apenas mas também lê as escrituras sagradas. Amem!
Like18 hrs
Revoltado Manuel Próprios Propios Eu pesso a Deus para k te deia mais sabedoria força vontade de estar sempre à nos mostrar mas palavras da salvação. e apz seja com todos seguidor de Cristo nosso senhor Jesus Cristo, em alta voz obrigado senhor por este momento da sua palavra
Like8 hrs
Carlos Jose Bacalhane Amen, Dom Jaimem P. Gonsalvens. Do domigo
Like8 hrs
Sheiksaleda Graca Palavras sabias
Like8 hrs
Matyas Nycolau #Unay-Cabuma eu acredito nas informaçoes que o senhor nos dá, mas o numero d vitimas mortais hum voce exagera pha.
Like8 hrs
Unay Cambuma Nao, nao, nao. Meu caro, eu ate tenho sido compassivo. As FDS sempre morrem em massa porque a Renamo usa tacticas de guerrilha que se resumem em ataques e conta aques surpresa. 5 rangers armados com ak-47 (150 balas), podem "limpar" 100 fademos em 5 minutos num ataque surpresa. Deve se frisar que a lendária ak-47 pode disparar as 30 balas 3 segundos e a uma velocidade de 2500km/h. E os rangers geralmente disparam a menos de 50 metros o que faz com que uma unica bala atinja mais de 2 alvos.
Like43 hrsEdited
Ismael Manuel Uuffuu
Like3 hrs
Tito Crimildo Uny essas informacoes capta na hora como?
Like3 hrs
Paulo Jorge Pereira Chalon irmãos em Cristo.
Like8 hrs
Castro Betane K Deus ilumine os seus passos e lhe dê mais sabedoria. Ame
Like7 hrs
Helder Tome Matazamba Seja louvado o filho do homem amém.
Like7 hrs
Aziza Throne Ameen
Like17 hrs
Pita Maifrengue Gundana Aleluia deus te abençoe kambuma
Like17 hrs
Charles John Cambuma acredita em Deus. Não só eh jornalista investigativo mas reserva sempre um tempo para Deus Omnipotente, omnisciente, omnividente, omnipresente.
Like36 hrs
Isaias Nyamunda Boa semana
Like6 hrs
Francisco Manuel Massiande Boa palavra. Deus nos acompanhe
Like6 hrs
Alberto Nantamingo obrigado pelo ensinamento
Like6 hrs
Like5 hrs
Cristina Ussene AMEN! DEUS te abençoe e JESUS te ilumine.
Like5 hrs
Angelo Mualo Gloria a vos Senhor k q culmina com a sua Ascenção a este Domingo
Like5 hrs
Like4 hrs
Enos Dino Amen
Like4 hrs

Jenny Semedo " Só JESUS me guia e é por isso k eu canto em seu louvor...
Dou a minha vida...pois só JESUS é meu único SENHOR!!!
Amen

Like13 hrs
Julia Ernesto amem deus seja louvado
Like23 hrs
Golden Boy Diamond Aleluia glória a Deus
Like3 hrs

Leonardo Sadina Mashaallah.
Allah salve a vida de todos q estao incutidos com o espirito do diabo. Se eu for um deles m livre e deia mais forxaa Jesus p q consiga alcancar a liberdade mais uma vez dos homens.

Like3 hrs
João Roberto Boa reflexão! O homem também precisa disto.
Like2 hrs
Cosme Cachingue Louvado seja meu Deus
Like2 hrs
Raul Maliha O senhor é meu pastor. Nada me faltará.
Like2 hrs
Raul Maliha A tentação do Cristo. Amém.
Like2 hrs
Regina Tomas Pedro Pedro amar ao proxomo como ami. mesma
Like1 hr
Lhuvanhane Ticatica Deus è Pai e muito fiel. Amém
Like1 hr
Like1 hr
Luis Nicolau vce é verdadeiro nosso mensageiro e conselheiro

Sem comentários: