segunda-feira, 14 de março de 2016

“Julius Nyerere” pronta em Junho próximo

As obras de reposição da Avenida Julius Nyerere, entre a Rua do Palmar e a Praça dos Combatentes, na cidade de Maputo, troço que ficou destruído no ano 2000 pela força das enxurradas provocadas pelas chuvas fortes, deverão ser concluídas em Junho próximo.
Segundo podemos verificar no local, o nível dos trabalhos decorre a bom ritmo, havendo um grande número de secções da via que já se encontram pavimentadas, além de passeios e sistemas de drenagem concluídos.
De acordo Vidigal Rodrigues, director municipal de Infra-Estruturas, neste momento o empreiteiro está a proceder a pavimentação da segunda faixa do troço localizado entre o nó da Rua do Palmar e o chamado segundo buraco.
Conforme nos afiançou a fonte, está igualmente a decorrer o processo de conclusão da ligação de um troço já pavimentado com a rotunda menor da Praça dos Combatentes, vulgo “xiqueleni”.
Vidigal Rodrigues considera que, em termos de execução, os trabalhos de reposição daquele troço que a estão a ser levados a cabo pelo empreiteiro contratado pela edilidade, rondam os 72 por cento.
Ainda segundo a fonte, houve necessidade de acrescentar trabalhos que não estavam previstos inicialmente, como é o caso da proteção da terceira ravina, a qual se considera que venha dar uma mais-valia em termos do escoamento das águas.
Rodrigues frisou que, em termos de obras de construção de raiz, os trabalhos rondam entre 60 e os 70 por cento de execução, enquanto que, no que diz respeito à reparações, os serviços estão na casa dos 50 por cento.
Está previsto ainda que se faça a protecção das taludes localizadas nas bermas daquela via, a qual poderá jogar um papel importante no processo de acesso ao centro da cidade de Maputo.
De referir que, os trabalhos estão a cargo da empresa “Gabriel Couto”, devendo custar perto de sete milhões de dólares norte americanos, compreendendo uma extensão de 3.5 quilómetros.
Rectificado piso
As obras de rectificação do piso das faixas da Avenida Julius Nyerere, entre a Praça do Destacamento Feminino e a Rua do Palmar, empreitada que colocou em rota de colisão o Conselho Municipal e o consórcio liderado pela “Britalar”, tem estado a decorrer a um ritmo desejável.
Conforme pudemos apurar, já foi feita a reparação do piso da faixa esquerda, no sentido Praça do Destacamento Feminino-Rua do Palmar, estando a decorrer neste momento a rectificação da outra parte da via para posterior reabertura ao tráfego.
Benjamim Wilson

Sem comentários: