quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Selina Simango, mãe do Daviz Simango, foi a Primeira Presidente da Liga Feminina da Frelimo


A OMM no começo
Em 1963, Eduardo Mondlane incumbiu Janet Mondlane e Priscila Gumane a missão de fundarem a Liga Feminina de Moçambique, precursora da actual OMM, hoje reunida na Matola mas, diz um documento «não se mostraram capazes e, por temperamento e falta de persistência, acabaram por desistir». Coube a Selina Simango, a espinhosa tarefa de organizar as mulheres e fundar a LIFEMO. A convite da Federação das Mulheres Chinesas, a Srª Selina Simango deslocou-se a China em 1 de Abril de 1964, onde teve ocasião de visitar quatro províncias nas quais apreciou o trabalho feito pela mulher chinesa na reconstrução da sua pátria. Visitou fábricas, comunas, creches, hospitais, etc. Teve a oportunidade de ver e compreender a maneira como elas participaram na revolução e como naquele ano trabalhavam ao lado dos seus maridos na construção do seu país. Interessou-se muito pela organização, que considerara um bom exemplo para a mulher Moçambicana. Viera da China com mais coragem e animação para continuar a luta de Libertação de Moçambique. E, disse que a mulher Moçambicana devia, ao lado do homem, dar também a sua contribuição directa, na luta contra o inimigo comum pela Independência total e Completa de Moçambique». Foi um trabalho moroso, mas bem conseguido. De 31 de Maio a 4 de Junho de 1966, a Liga Feminina de Moçambique (LIFEMO) realizou o seu I Congresso em Mbeya, Tanzânia. No discurso de abertura a Sra Selina Simango, Presidente da LIFEMO, referiu-se a participação da mulher moçambicana na luta armada, dizendo: "Neste mesmo momento em que estou a falar, centenas de mulheres em Moçambique enfrentam com armas na mão o inimigo ou defendem as populações. Algumas delas já deram as suas vidas em batalhas violentas. Muitas mais farão o mesmo. Por isto, nós podemos ver que a mulher moçambicana está a dar a sua completa participação na luta, de libertação de Moçambique".
Algumas Fontes para consultas
1. Frelimo, ACTIVIDADES DA FRELIMO NO EXTERIOR, Boletim de informação, no. 8 May 1964:5ss

2. Frelimo: SISTER SELINA SIMANGO IN CHINA. Mozambican revolution, no. 7, June, 1964:5
3. Frelimo: Discurso de abertura a Sra Selina Simango, Presidente da LIFEMO, A voz da revolução, no. 6, Sept. 1966:9
4. Frelimo, opening speech by the President of LIFEMO, Mrs. Selina Simango, Information bulettin. vol. 2, June- July, 1966:5

Tu e 51 outras pessoas gostam disto.
Comments
José de Matos Mais um caso de uma verdaeira heroina esquecida e assassinada pela Frelimo!
El Patriota Ignorada Jose. Ignorada
Eusébio A. P. Gwembe Será que foi esquecida, José de Matos? O nome dela está nos Documentos do glorioso
Antonio A. S. Kawaria Mais ricos em verdadeira história. As mulheres que reunidas deviam ler este resumo.
Cariua Malique Esta sim, para quem queira ler!
José de Matos Pelo Povo e pelos patriotas nao foi esquecida nao, Eusébio A. P. Gwembe!
Eusébio A. P. Gwembe E ela tinha «filho pequenino» segundo um Jornalista chinês que reportou uma de suas passeatas pela China, naquele mês de Abril. Não sei de que filho falava. kakakakaka
Antonio A. S. Kawaria Mana Cariua Malique, as mulheres que estão hoje reunião lhes foram proporcionadas a oportunidade de conhecerem este facto. Eu lamento que naquele tempo que estudei a educação política e como disciplina chave, isto tenha sido ocultado
GostoResponder4Ontem às 15:59Editado
Eusébio A. P. Gwembe Antonio A. S. Kawaria, foi vítima do tempo. Imagino difícil hoje em dia encontrar alguém que coloque, entre os secretários gerais da FRELIMO, o nome de Mabunda, por exemplo.
GostoResponder3Ontem às 14:37Editado
Antonio A. S. Kawaria Sei que fui vítima do tempo e por isso que agradeco pela sorte de eu ter esta segunda oportunidade. Pena é daqueles que mesmo agora estejam tão fechado que não possa aprender ou que não puderam aprender.
Eduardo Domingos "Está sim, para quem queira ler" Cariua Malique.
Jemusse Abel Com agenda bem definida nascia a Omm. Agora qual tem sido agenda? Quando chega 7 de abril é um dia da imoralidade bebidas aqui acolá, nao ha mais projectos. Quantas mulheres sao violadas porque beberam exageradamente, fora de casa e da hora.kkk
Vitorino David Kkkkkk. Não é por ai tambem!
Jemusse Abel Vitorino David onde vivo a situação é triste. Se nao compras capulana de 7 de abril ha " jejum". Isto é o minimo.kkkkkk
Benício Da Cruz Baulo Certo Jemusse Abel, aqui em Lichinga a falta de capulana e capaz de desencadear uma crise matrimonial séria!
Eusébio A. P. Gwembe Agora, é tempo de usufruir do esforço das muitas esquecidas, Jemusse Abel.
Eusébio A. P. Gwembe Por exemplo, a mulher de Paulo Gumane, teve seminários de capacitação em mais de cinco países e participou das várias conferências em busca de ideias para contribuir na fundação da LIFEMO. Não conseguiu. Mamã Mondlane estava ocupada com o Instituto Moçambicano, claro, e na elaboração do primeiro manual da Frelimo sobre a História de Moçambique. Compreende.
Jemusse Abel Kkkkkk está mal. Entao como é que a Selina foi apagada do cenario e emerge a figura da Josina machel como protagonista da organização? Podemos relacionar com assunto de Ana Eusébio A. P Gwembe?
Jemusse Abel Refiro-me da anabolena....kkkkk
Eduardo Domingos Mas a historia k nos venderam fala doutras figuras k fundaram a organizaçao, macamuni?
Luis Nhachote Gosto muito da honestidade intelectual deste Eusébio A. P. Gwembe! A Celina acabou por ser extrajudicialmente executada pelos algozes (ordem emanada por muitos "herois vivos") alguns dos quais armados em donzelas do impuluto, com direito a crónica em publicações nacionais. Que a alma dela descanse em paz...
Eusébio A. P. Gwembe Eu não encontrei isso, nos documentos da própria Frelimo, Eduardo Domingos. Documentos escritos sob a direcção do Camarada Pascoal Mucumbi e por outros, logo a seguir à fundação da Liga Juvenil
Eduardo Domingos Quer dizer que no lugar de Honda nos venderam hiunday. Como se chama isso Eusebio Eusébio A. P. Gwembe?
Jemusse Abel Eusébio, como se explica discordancia entre o escrito nos documentos e o enunciado para o consumo popular?
Jemusse Abel Obliteração Eduardo Domingos...kkk
Eusébio A. P. Gwembe Como as coisas tinham tido lugar no exílio, era fácil traze-las cozidas, prontas para o consumo conforme aquela máxima que conhecemos, Jemusse Abel «a História conforme narrada pelos que detêm o poder e por amigos destes, deve ser encarada com máxima cautela». Lembras de quem disse isso? Eduardo Domingos, eu e Jemusse Abel somos historiadores. Isso é para si, LEIGO. kakakakaka
Jemusse Abel Sim sim Michael stanford.
Eduardo Domingos Kakakakakaka embora leigo mas sei a frelimo é especialista em burlas. Essa frelimo que nasceu apois a morte de Mondlane falsificou tudo mas a malandragem tem pernas curtas, está ai muanamuana a desenterrar o que esconderam. Parabens mufana.
Eusébio A. P. Gwembe A intenção foi sempre boa, Eduardo Domingos. Era preciso e necessário ocultar um pouco algumas coisas. A bem da nação 
Emoji smile

Antonio A. S. Kawaria kakakakakakaka
Eduardo Domingos Ja viram onde chegamos? Acabamos considerando os Sergios como combatentes com n+1 direitos ate tem direito a arrogancia mas ate agora das listas que ja publicaste ainda nao vi nomes de Sergio Vieira e tantos outros que se Fazem de libertadores.
GostoResponder4Ontem às 15:16Editado
Lourenço Eugénio Tembenuca Eu cresci sabendo k ela foi uma reaccionário, afinal deixou todo este legado? Triste pha.
Sic Spirou entao ela (Selina Simango) eh que devia ser a heroina e o dia da mulher mocambicana devia ou a data da morte dela ou da data que reuniram-se as mulheres mocambicanas la na luta armada.... raios esta nossa historia esta muito mal contada e dita...eh gravissismo se isto que relatas constitua a verdade....
GostoResponder6Ontem às 15:28Editado
El Patriota Pelas datas das fontes, que o autor nos traz, acho ser verdade Sic. Houve muita maldade e ma-fe!
GostoResponder121 h
Neldo Langa Josina nem devia ser considerada heroína, na verdd não sei o que ela fez pra merecer
GostoResponder21 h
El Patriota Nao sabes mesmo?
GostoResponder121 h
Neldo Langa Casou com o Marechal
GostoResponder121 h
Eusébio A. P. Gwembe Pergunte-se a Jannet, que estava lá desde a primeira hora, Sic Spirou. Ou ao respeitado Pascoal Mucumbi cujo trabalho merece um registo incomensurável. Ele, sem computador, arquivou a História da Frelimo, nas revistas de propaganda (Português, Francês, Inglês e Swahili). E diz-se que depois de todo o trabalho, ia pegar nas panelas e cozinhar, lá na casa dos oficiais. Tal como o faziam, Chissano e Silvério.
El Patriota Silverio Nungo???
Sic Spirou ....e a Janeth publicou um livro autobiografico, lembro que li mas duvido que fez mencao a esse facto! nao da pra confiar nesta gente mesmo! arriii
Antonio A. S. Kawaria Não mencionou nada a Janeth.
Francisco Pacheco Chigogoro E as espertas sulistas deram resteira Celina Simango e ficaram no porreiro acusando a de reaccionaria, a historia da fundacao da Frelimo falsificada, Liga femenina da frente da libertacao falsificada, O primeiro tiro e local falsificado, Os verdadeiros herois pararam en m'telela apresentados em publico e obrigados a confessar crimes que nao cometeram para depois serem mortos, agora so nos restam inverdades e os proprios assassinos. mais poucos aos poucos a verdadeira Historias ja vem a tona
GostoResponder4Ontem às 15:37Editado
Zacarias Tsambe Sic Spirou, se estiver s falar do livro "O meu coraçao esta nas maos de um negro" da Janeth Mondlane, eu o li duas vezes, uma por hobbie mesmo e a segunda por obrigaçao (no bom sentido) de Eusébio A. P. Gwembe, em nenhum momento faz mençao a este ponto, a nao ser que eu tenha ficado cego ou sonecado na pagina onde fale disto.
Francisco Wache Wache Tal de Selina Simango é mãe de Devis Simango?
Francisco Wache Wache Hi, de onde aparece josina?
Francisco Wache Wache Quando ensina os teus alunos tu dizes essas verdades, ou.continua a propalar o.errado?
Eusébio A. P. Gwembe Francisco Wache Wache sigo o programa. Pergunte Zacarias Tsambe... kkkkk
Francisco Wache Wache Mas o.docente tem a prorogativa, na Uniersidade, de acrescentar a materia que ache que é importante aos seus estuudantes
Benjamim Muaprato Sigo o programa! kikikiki
Sic Spirou ahnnn entao a Sra Janeth caiu no meu conceito de pessoa de confianca.
Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. Gwembe, podes nos falar da "reaccionária Verónica Namiva"? Há anos João Craveirinha só mandou-me esperar, mas eu acho que é a oportunidade.
Estevao Pangueia A história oficial é feita em benefício de quem a recomenda, isto a frelimo sempre fará, chama se jogo de poder. Aliás, o presidente da Renamo nega que o seu partido tenha sido fundado dos interesses externos. Mas é um assunto discutível. O papel de um historiador é discutir e disponibilizar essas informações para o consumo público.
El Patriota De facto. Muito ficou por se dizer na nossa historia. Em todo caso vamos aguardar serenos, nao ha nada encoberto e que nao venha ser descoberto! Ha tempo para tudo. Tempo pra plantar e tempo pra colher. Tempo pra rir e tempo pra chorar. Tempo pra esconder e tempo pra revelar... A ver vamos!
GostoResponder422 hEditado
Gabriela Das Neves Santos Texto interessante
GostoResponder21 h
Gulumba D. Mutemba A frelimo tem que ceder o poder para que a história seja contada como ela é. 

Temos muitos herois esquecidos.
Até do Urias Simango que era o número 2 do partido frelimo na altura da Fundaçao do partido,a frelimo nunca fala dele.

GostoResponder118 h
Constantino Chonze Sr. Francisco Wache Wache, a tal Selina Simango é sim, a mãe do Eng. Devis Simango.
GostoResponder117 h
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Muito interessante.
GostoResponder7 h
Eusébio A. P. Gwembe No seu maprovoco, Antonio A. S. Kawaria me pede para falar da VERÓNICA NAMIVA. Bem! (Risos). Era natural da Tanzânia, apaixonada pela Frelimo, entregou-se para cuidar das crianças órfãs cujos pais morriam vítimas da guerra, mas que acabou presa, na confusão que se seguiu à morte de Kamkhomba. Após sevícias, conseguiu escapar e entregar-se ao regime colonial tendo denunciado a escravidão a que os presos da Base Beira eram sujeitos. De novo foi presa em 74. Aliás, foi na mesma base de onde escapou que Samora disse: «OS REACCIONÁRIOS SERÃO EDUCADOS. Fixem bem, Lázaro Kavandame não está libertado. Sei que andam por aí boatos de que o Lázaro Kavandame está libertado, mas não está libertado. Verónica Namiva não está libertada, Joana Simeão não está libertada, Uria Simango não está libertado. Nós não os matamos, nós queremos que eles sejam educados por vocês, vocês vão conversar com eles. Eles passarão por todas as zonas libertadas, falarão com vocês e viverão com vocês também» 

In Samora, excertos: DISCURSO NA BASE BEIRA - FIZEMOS A GUERRA PARA NOS LIBERTARMOS, 15 de Junho de 1975. 

Para a história comovente dela, transmitida pela RTP em «Regresso à Casa» de 27/07/1970, aqui vai um cheirinho: 

[FALA UMA MULHER OFENDIDA, VERÓNICA NAMIVA] 
«Estou viva em terra portuguesa e estou bem contente. Chamo-me VERÓNICA NAMIVA, sou maconde, nasci na Tanzânia mas sempre conheci Moçambique, por ter cá muita família. Foi por isso que me interessei pela Frelimo, para o meu mal! Foi em 1966, estava eu na Tanzânia e era conhecida por me meter muito em política, por isso fui convidada a assistir a uma reunião de mulheres de Moçambique na Tanzânia. Logo no fim dessa reunião fui escolhida para mamã chairman e pouco depois estava em Moçambique fazendo banjas para convencer as mulheres a trabalhar nas machambas para os guerrilheiros de a Frelimo e a tomar conta dos numerosos órfãos que a guerra todos os dias fazia. Como trabalhava muito e andava muito de um lado para outro fui depois escolhida para voltar à Tanzânia, à reunião da LIGA FEMIMNINA MOÇAMBICANA. Fui. Estava lá gente muito importante: Eduardo Mondlane (...), Urias Simango (...), Silvério Nungo (...), e fui nomeada presidente da LIGA FEMININA para CABO DELGADO. Voltei para Moçambique. Fartei-me de trabalhar, de cuidar dos órfãos, cada vez em maior número, que a guerra todos os dias fazia. Até que um dia, (.....) começou o milando da Frelimo com o Lázaro Cavandame, mataram o Paulo Samuel Kamkoba e logo nesse dia, eu, que não sabia nada, fui presa por 4 guerrilheiros da Base Limpopo que me despiram, amarraram e levaram para a Base. Começava o meu sofrimento! Durante a noite o SIMÃO JÚLIO, que era o Comandante da Base, deixou que os homens abusassem de mim, à vontade de todos. No dia seguinte fui levada para a Base Beira onde encontrei presos, nus e maltratados, vários chairmen e a Catarina Agostinho que era a secretária da LIGA FEMININA MOÇAMBICANA. Foram 4 meses que lá estive. Pior que inferno, foi pior que o inferno a Base Beira! Eu, a Catarina, os chairmen, não tínhamos nada para vestir. Tínhamos que trabalhar nuas. Depois do trabalho éramos obrigadas a ficar deitadas no chão, no meio da Base, à disposição dos soldados que quisessem abusar de nós. Os chairmen tinham que ver isto tudo e os chefes da Base também vinham ver, para se divertirem, para se rirem de nós! ... A História continua (ler em)

Vaz, José Freire. Estandarte do BART 2901, Uma parcela de História Moçambique – Cabo Delgado 1970-1972, MEIOTOM, Artes Gráficas, Lisboa, 2008:121ss.

GostoResponder27 h
Victor Quaresma Tinha conhecimento desta história, mas não a certeza. Agora sim; infelizmente confirmada. Os meus respeitos a estas (es] mártires da pátria moçambicana.
Antonio A. S. Kawaria Muito interessante e comovente esta história da Verónica. Muito obrigado Eusébio.
GostoResponder5 h
Jemusse Abel Isto é pesado mano...
GostoResponder4 h
Muzila Wagner Nhatsave eish , triste e pesada essa estoria da sra. mñinguem merece
GostoResponder13 h
A proposito do Congresso da OMM
A fundadora da LIFEMO ( Liga Feminina de Moçambique ), precursora da OMM, foi Celina Simango, esposa de Uria Simango !
342 pessoas gostam disto.
Comments
Gundoys Cuave Aí está uma nova verdade que para muitos era desconhecida
Sérgio Cuave desafio para os historiadores. ha cada novidades a serem revelados.
Kiks Kina Kabichi Metangula Toma...verdades profundas.
David Fernando A noça historia real
Mainga Penicela uma novidade mesmo para mim...acredito que nem vao mencionar o nome dela, nesse tal Congresso desta organizacao que por vezes nao entendo se e OMF ou OMM
Gosto1Ontem às 9:42Editado
Arcelino Albino Andela Deveria ser OMF pq a organização é da Frelimo nos seus estatutos mas foi está frelimo q começou a propor o nome da sua organização nos estatutos por isso houve espaço legal pra se aprovar
Madzinany Livro Continuo dizendo que a história de Moçambique foi adulterada...eis mais uma prova disso!
Maria Manjate Uma verdade oculta. Factos historicos distorcidos.
Cassian Cruz Hiiii afinal!?
Pedro Nharongue Albano é verdade? azagaia tem razão quando diz a historia que tiras 20 não é a história verdadeira, aí está a grande verdade.
Gosto3Ontem às 9:46Editado
Bacar Manave nos nao conhecemos o historia do nosso pais mas sim a historia das imensas lacunas que nos foi incutida pelos gananciosos. nao e atoa q ate o inac teve incendio em 1991 porque existia grande poarte da historia d mocambique
Jose Rapieque ESTE FOI ESC. PELA
FRELIMO.
Abilio Manel Chiiiiii...afnal? Entao k significa omm? Será organizaçao da mulher Melancia?
Pedro Antonio Sidumo Abilio,vç ñ tem razao.
Abilio Manel She Pedro nao me alike to d razao nem xtou a procura
Elcidio Alberto Maleane Ainda há muita coisa escondida mas vamos cavar até ao fundo
Antonio Nguenha Nguenha Jose, deixou nos curiosos, peco detalhes desses factos
Desidério Manuel Doarte Estamos a espera de um corajoso tomar o puder. Eu sei que um dia teremos melhores livros e melhores hoçistoriadores. Vamos queimando tempo na mentira porque não ocupará espaço.
Evanex Saboroso NADA EM OCULTO QUE NAO SEJA REVELADO. o fruto quando amadurece ele cai por si so!!!
Hilton Pinto Não se pode tapar o sol pela peneira, dis o velho ditado.
Nadia Lima Há muita deturpação na nossa historia
Mario Bruno Dessa nao sabia
Ismael C. Gocaldas As grands verdades da hstória moçambicana.
Zaza Zacarias Sera que as demais mulheres que estiverao juntamente com ela nao foram fundadoras da OMM? Para dizer que a Frelimo foi fundada pelo Urias Simango?
Mainga Penicela pre·cur·sor |ô|
(latim praecursor, -oris, o que vai à frente)
adjetivo e substantivo masculino
1. Que ou quem vem à frente. = DIANTEIRO ≠ TRASEIRO
2. Que ou quem vem adiante de alguém para anunciar a sua chegada.
3. Que ou quem anuncia ou prevê um acontecimento futuro.
4. Que ou quem é o primeiro a apresentar determinadas .ideias ou .ações. = PIONEIRO, PRÓGONO

"precursora", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/precursora [consultado em 11-02-2016].
Kota Ualla Daí que...
Zaza Zacarias Essa menticia muito falsa.
Elcidio Alberto Maleane Agradeça pk nao tens outra informaçao credível
José de Matos Zaza Zacarias, informa-te, nao queiras ser ignorante toda a vida!
David Fernando Vejo que tem um lambi botas aqui nos comentarios! Ja que falço nos diz a verdade tu!
Zaza Zacarias Fundador é o que? Tantas combatentes estiverao em Nachingueia, agora apareces com o seu comentario ingrato. Releiam bem os vossos livros.
Carlos Carlitos Sitole Com tantos soldados pk dizem que chipande é que deu o primeiro tiro? Ntlaah
Elcidio Alberto Maleane Se vc nunca leu e como dzenvolver debate? Sinto mto pela droga k fumou
Gosto123 h
Juliao Baptista Cobre Saberemos tudo n futuro ate as mortes dos nao revelados herois nacionais e verdade que a justica demora mas chega a verdade um dia assim e inicio
José de Matos Zaza Zacarias, informa-te, nao queiras ser ignorante toda a vida, é verdade sim!
Antonio Nguenha Nguenha Jose, nao ataque ou melhor nao violente em palavras ao zaza, para ele nao morrer ignoante ajude o informando a ele, que no dia ..., no lugar x, a senhora x lancou a ideia de... Que culminou com a fundacao de...(um pequeno detalhe que aprofunda a informacoa ou artigo que publicou, como forma de enriquece lo em conteudo)
Socrates Antonio A frelimo numca valeu dela
Socrates Antonio A frelimo numca falou dela
José de Matos Qualquer veterano da luta armada sabe a verdade, Celina Simango, esposa de Uria Simango, foi fundadora da LIFEMO, que corresponde a actual OMM!, isso nao é segredo, eu so estou a recordat !
Gosto2Ontem às 15:25Editado
Leonel Almeida Obrigado pur mi dispertar
HilasBoy Anjo Chiziane Nossa historia em jogo
Carlos Ribeiro Faque vocês estragam boladas pha
Lucrecio Rungo A historia esta toda deturpada....Ver tradução
Atata Makumbi José de Matos estas certo tanto qe nao me admirarei qando o meu bisneto contar-me 1 conto de fada,sobre a morte de SMM
Abilio Zavala Nos sabimos k quando essa coisa e verdd e verdd nao ha de quem
Hawad Jaurêncio Hawad Hummm... Eu já sabia.
Linette Olofsson espero que essas vóvos da OMM se recordem dos seus feitos.
Linette Olofsson elas emitem esta verdade!
Mateus Mauricio Madebe LFM não tem nada haver com a OMM,são organizações femininas diferentes.amanha vão dizer que a OMM é percursora da liga feminina da renamo e da renamo da mdm
David Fernando Mas 1 lambi bota nos comentarios!
Zaza Zacarias David, voce so pensa asneira porque?
Zaza Zacarias Jose de Matos, acho que o senhor tem problemas de percepçao. Todas vezes que tento aceder ao fb so vejo suas menticias. Poxas pha, onde moras para pudermos dialogar face and face.
Abilio Zavala Pra lhe fazer o quem?
José de Matos Zaza Zacarias, eu vou ser directo, nao te vou poupar! Tu vais chamar mentitoso aos da tua laia, nao a mim, insultas no teu mural, aqui no Gruopo nao vais ter o minipo espaçi para ataques pessopais! Se queres ser ignorante o problema é teu , mas jamais irei admitir que me insultem!
Ias fazer-me o que, Zaza Zacarias ? Pensas que eu tenho medo de escumalha ordinaria como tu ?
Gosto2Ontem às 18:37Editado
José de Matos Para malcriados e analfabetos como o Zaza Zacarias, esta informaçao que eu dou é do conhecimento geral, basta ir ao Google e Wikipedia e esta l;a toda a informaçao! Mas eu vou dar mais fontes:

1. Frelimo, ACTIVIDADES DA FRELIMO NO EXTERIOR, Boletim de informação, no. 8 May 1964:5ss
2. Frelimo: SISTER SELINA SIMANGO IN CHINA. Mozambican revolution, no. 7, June, 1964:5
3. Frelimo: Discurso de abertura a Sra Selina Simango, Presidente da LIFEMO, A voz da revolução, no. 6, Sept. 1966:9
4. Frelimo, opening speech by the President of LIFEMO, Mrs. Selina Simango, Information bulettin. vol. 2, June- July, 1966:5
Gundoys Cuave É tão simples quanto isso Zaza Zacarias se tens uma obra que prove o contrário do publicado pelo José de Matos ou outro tipo de prova a semelhança da foto publicada acima apresente...pós não é de tanto gritar que ganhas a razão meu caro
David Fernando #Gundoys bem falado
José de Matos Zaza Zacarias, eu vou esperar para que venhas aqui provar que eu estou a mentir! Se nao o fizeres, vais ter de me pedir dewsculpas a mim e ao Grupo pela tua postura de baixaria!
José de Matos Esta aqui outra prova, uma carta da Selina Simango !
José de Matos Zaza Zacarias, entao ? Insultas e foges ? Estamos a tua espera !
Linette Olofsson Muita demência.
Gundoys Cuave Grato meu caro David Fernando é sempre bom e seguro dialogar na base de evidências e não em especulações. .O José de Matosapresentou evidência para o diálogo e quanto que o Zaza Zacarias..apenas se limita em repudiar sem qualquer suporte para tal
Carlos Ribeiro Faque estam a estragar boladas da frelimo
Mateus Mauricio Madebe O que diz a carta
José de Matos Zaza Zacarias, eu tenho tempo e tenho memoria, estou a espera que me digas onde esta a mentira, se nao consegues vais ter de pedir desculpa a mim e ao Grupo pela tua baixaria!
Gundoys Cuave Meu ilustre José de Matos já diz à máxima que quem cala consente. .por isso não te aflinja com os argumentos e comentários descabidos do Zaza Zacarias
Ioyta Lucia Mateus Mauricio Madebe está a falar ou a vomitar que nojo.
No mínimo tente seguir a história do seu País
Abilio Manel Não perqem tempo com ignorantes analfabetos desprovidos do patriotismo.pensam k mozambiqe é um país com história acabada.sao desses k dizem viva ladrão basta trazer dinheiro em casa.
Kota Ualla Que prova é está?
Kota Ualla É só procurar manuscritos da antiquerimos tash é uma prova
Admirinho Húo Nunca ouvi falar dessa organização ( LIFEMO ), porém, ja ouvi que a Organização da Mulher Moçambicana (OMM) consubstaciou-se pelo DESTACAMENTO FEMININO.
José de Matos Admirinho Húo, ja dei as fontes, mas tu tambem podes procirar, pergiunta a qualqier veterano da luta armada ou a alguem da OMM ou procura no Google! Isto é do coonhecimento geral! Como é possivel que nao saibas ? Informa-te, , destacamento feminino é uma coisa, Liga Feminina outra!
Gosto2Ontem às 21:04Editado
José de Matos Eu nem posso acreditar que tantas pessoas nao conhecem a Historia de Moçambique! INCRIVEL! Sao ignorantes mas depois querem questionar!
Admirinho Húo José penso que não é mão alguem dizer que não tem conhecimento de um determinado assunto. Enfim, ja recorri ao Google e tive a informação que mencionei acima.
Gosto1Ontem às 21:06Editado
Ioyta Lucia Admitindo,teria sido mais sensato ter recorrido ao Google antes de questionar qualquer post
Admirinho Húo O problema não é conhecer ou deixar de conhecer a nossa história, mas sim é falta de evidências claras, enfim, não estou a ser ignorante mais nunca ouvi falar dessa organização !
Admirinho Húo So para finalizar a minha contribuição em relação a esse assunto, penso que a verdade da nossa história Moçambicana morreu com os que viveram naquela época e os que ainda vivem, apenas estão obscados pela política e querem ganhar vantagem através de outro... NB: Isso não é apenas em Moçambique, quase em todos países Africanos, provavelmente na Europa também!
Gosto1Ontem às 21:17Editado
Isaias Nyamunda Valeu eu não sabia desta história
Miro Chongo Também não sabia, apesar de não fazer diferença. Se a senhora é uma das fundadoras devia estar orgulhosa de ter participado do processo, só vou discordar com todo respeito de ser a única, se me disser uma das fundadoras aí sim, posso dizer que tem tudo para ser verdade. Em todo caso agradeço pela dica e acho que ainda vamos a tempo de resgatar a verdadeira história deste magnífico país.
José de Matos Miro Chongo, sabes ique aconteceu a essa senhora ? Nao faz diferença ? Faz sim!
Gosto17 hEditado
Benedito Jaime Q novidad?
Gosto17 h
Miro Chongo José, eu acredito que tenha tido o mesmo destino que o do marido, isso é o a nossa história e não podemos mudar, temos é que preservar, agora que diferença vai fazer? Fomos levados para um caminho. Gosta de saber que diferença faz? O que vai alterar a não ser clarear alguns pontos de penumbra da história? A OMM existe e bem de saúde, poderá talvez no futuro aumentar mais um nome das percursoras e depois? E também gosta de desafia-lo a rever a história da OMM, pois fora das figuras proeminentes existem figuras anônimas, quem lhe garante que não faz parte dessas? Não quero lhe tirar o mérito em trazer mais um facto desconhecido e nem o mérito da senhora mais um temos que ser críticos se queremos a verdadeira história.
Gosto14 h
José de Matos Miro Chongo, um Pais sem Historia nao tem referencias! A Historia de Mo1ambique fopi adulterada para servir certyos interesses! Saber a verdade faz sim muita diferença, nao podemos ficar confortaveis com a mentira! A fundadora da precursora da OMM acabou por ser assassinada pelos proprios camaradas! Sera que no Congresso da OMM alguem refelctiu sobre a Historia ?
Se tiver tempo e paciencia euu irei trazer mais factos historicos!
Gosto3 h
Roberto Nuno Lourenço Pires Ilustre José Matos espero que continue divulgar as informações tal qual tem feito,principalmente quando de seguida apresenta provas.
Zaza Zacarias acredito que pedir provas das informações aqui passadas é positivo mas tenha modos,nem todos compactuamos com agressões verbais, pior ainda quando não sabes se é verdade ou não. Aguardo o pedido de desculpas
Gosto3 h
José de Matos Roberto Nuno Lourenço Pires, se eu tiver disponibilidade, eu irei trazer maias factis historicos! A verdadeira Historia de Moçambique ainda nao foi escrita!
Gosto3 h
Admirinho Húo Eu vou agurdar pela "verdadeira historia" do nosso pais, mas nao vou me espantar caso apareca alguem a descordar... Enfim, conforme disse antes, quem conhece a verdadeira historia da patria amada ja se "foi", agora so ficou politica !!!
Gosto3 hEditado
Ribeiro Nhate Este livro de.historia de mocamboque esta perdido com.paginas arancadas..eu nem quero mas saber disso se eu for a revelar algumas coisas que foi encontrar na casa de Ferro Maputo e no Arquivo historioco de moz. Alguns quadros que estao no.poder caie em.terra
Gosto2 h
José de Matos Para os que nao sabem ou nao se lembram, Selina Simamgo era esposa de Uria Simango e mae de Lutero Simango e Daviz Simango, esteve presa varios anos em Mtelela e acabou por ser assassinada juntamente com o seu marido e outros!
Gosto12 hEditado
Madisco Maleiane Acrisio Conta + José de Matos, precixamx d saber d xtoria d Moz
Gosto11 h
José de Matos Fica atento, Madisco Maleiane Acrisio, brevemente irei procurar mais temas!
Gosto1 h
Gosto11 h
Brigida Anita Moiana Anita Obrigada por manternos informados, confesso que não tinha conhecimento acerca da verdadeira origem da Omm dão-nos a etender que a fundadora foi a Josina mutenba Machel.
Gosto1

Sem comentários: