quinta-feira, 23 de março de 2017

PM diz que subida de preços visa assegurar combustíveis no mercado


Informações do Governo
Como é habitual, o primeiro-ministro abriu a sessão de informações do Governo à Assembleia da República. No seu discurso, Carlos Agostinho do Rosário disse que a subida dos preços de combustíveis visa assegurar a disponibilidade do produto no mercado. Na verdade, nenhuma bancada solicitou informação sobre os custos dos combustíveis nas perguntas enviadas ao Executivo, mas o primeiro-ministro fez questão de explicar as razões do recente aumento dos preços.
A gestão política dos custos de combustíveis mostrou-se insustentável e o Governo decidiu retomar os ajustamentos graduais dos preços dos combustíveis para assegurar a disponibilidade daquele produto no mercado. Ainda assim, Carlos Agostinho do Rosário reiterou que os subsídios aos combustíveis para os transportadores de passageiros licenciados continuam. “Mantém-se, igualmente, a redução em 50 por cento da taxa sobre os combustíveis no gasóleo para os sectores produtivos, nomeadamente, agricultura, indústria mineira, energia e pesca”, acrescentou.
Ainda na sessão de ontem, o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar interveio para responder à questão colocada pela Renamo sobre a falta da priorização da agricultura, para “acabar com a fome”.
Por seu turno, Carmelita Namashulua, ministra da Administração Estatal e Função Pública, foi ao pódio esclarecer a bancada da Frelimo sobre os efeitos das recentes calamidades naturais, incluindo a resposta do Executivo.
Governo volta hoje ao Parlamento para responder às perguntas de insistência dos deputados, algumas delas apresentadas ontem.

Sem comentários: