quarta-feira, 22 de março de 2017

NA SOMBRA DO SOL

NA SOMBRA DO SOL
Parte I (Estreia)
Rabeca é uma menina de 13 anos que vive com os seus pais num dos bairros da sua vila. Desde criança sonhava em ser Médica, mas quando conheceu a sua Professora de Português (Professora Victória) quando fazia a 8ª classe, a Rabeca convenceu-se em querer ser Professora. A Professora Victória era tão boa, era amiga de todos, explicava bem, exclarecia dúvidas e mandava ler textos, e a Rabeca gostava muito de ler.
Sempre que a Professora Victória pedisse alguem para ler um texto, a Rabeca levantava-se e lia o texto com muito cuidado, respeitando a pontuação e a acentuação. Por causa disso, a Rabeca tornou-se amiga da Professora Victória. Num final de semana, a Rabeca pensou em ir visitar a sua Professora amada. Chegado em casa da Professora Victória, a Rabeca encontrou a Professora varrendo o pátio da sua casa.
-- Bom dia Professora. Comprimentou a Rabeca á sua Professora.
-- Bom dia menina linda, como estás?
-- Estou bem Professora. Deixa ajudar a varrer o pátio.
-- Não, obrigado. Você vai sujar quando pegar a vassoura.
-- Não importa sujar, deixa eu ajudar.
A Professora Victória cedeu a vassoura para a Rabeca.

Depois de terminar, as duas sentaram numa sombra e começaram a conversar. Muita coisa rolou na conversa, falaram de Deus, da escola, da novela e de sonhos.
Rabeca: Professora, você sempre sonhou em ser Professora?
Professora Victória: Não! Quando eu era criança sonhava em ser uma jornalista, quando terminei o nível médio percebí que os meus avôs com quem eu vivia não tinham condições para eu seguir o jornalismo, então fui formar-me para ser Professora e agora faço faculdade com o meu próprio dinheiro. E você menina linda, qual é o teu sonho?
Rabeca: meu sonho desde muito era de ser médica mas quando conheci a Professora convencí-me em ser Professora tambem.
Professora Victória: é muito bom saber que sou fonte da tua inspiração menina linda, tu tens que estudar muito, mais que eu. E para estudar muito tem um segredo: NÃO CASE CEDO.
Rabeca: eu não vou casar cedo Professora. Quando vejo a Professora lá á frente de nós, de bata branca, cim giz na mão, escrevendo pra nós eu aprecio muito. Tambem isso de casar não está na minha cabeça, sou muito nova e casamento é para pessoas crescidas como os nossos pais.
Professora Victória: menina linda, tu vais ser Professora de que disciplina?
Rabeca: eu vou ser uma autêntica cópia da Professora, quero ser Professora de Português.
Professora Victória: menina linda, tu gostas muito de leitura e é fácil descobrir que és apaixonada pela escrita. Não é verdade?
Rabeca: Sim, é verdade.
Professora Victória: então peço-te para ir elaborar um texto que fala sobre os casamentos prematuros. Tu vais ler um texto da sua autoria para toda a turma, não acha isso bonito?
Rabeca: É muito bonito mas eu posso ser incoerente na elaboração do texto, logo, eu não estou preparado.
Professora Victória: Vais conseguir, eu acredito no teu potencial menina linda.
Rabeca: Está bom. E é para quando?
Professora Victória: Logo que concluires o texto mas gostaria que fosse na segunda-feira.

Depois da conversa, Rabeca despediu-se e regressou á sua casa. Quando lá chegou, almoçou e pegou um caderno para escrever o texto que fora dito pela Professora. "Não vou conseguir" pensou ela. Passados alguns minutos ela escreveu Algumas linhas mas não era bonito, não dava para convencer a Professora Victória.
Depois de Algumas tentativas, finalmente a Rabeca conseguiu escrever oque achou convincente á Professora.
Na segunda-feira a Rabeca foi para a escola muito alegre e preparada para apresentar o seu texto á Professora Victória e ler para a turma. Quando a Professora Victória viu o texto, ficou emocionada com oque a menina escrevera no texto.
Já no tempo de Português a Professora Victória entra juntamente com a Rabeca e todos alunos as saudaram.
-- Hoje vamos fazer coisas diferentes, vamos deixar a Professora Rabeca ler o seu texto que um conselho muito rico e depois vamos comentar, certo?
Então convosco a Rabeca.

Rabeca dirigiu-se á parte frontal da turma, com um papel na mão, começou a ler....
Parte II Brevemente.
Oque acham da novela, oque é que a Rabeca escreveu no seu texto?
Vamos deixar as nossas OPINIÕES, CRÍTICAS E SUGESTÕES nos comentários.

Autor: Jossias Bernardo Micrisse
#BeiJossias
NA SOMBRA DO SOL
Parte II
Já no tempo de Português a Professora Victória entra juntamente com a Rabeca e todos alunos as saudaram.
-- Hoje vamos fazer coisas diferentes, vamos deixar a Professora Rabeca ler o seu texto que é um conselho muito rico e depois vamos comentar, certo?
Então convosco a Rabeca.

Rabeca dirigiu-se á parte frontal da turma, com um papel na mão, começou a ler: "Meus amigos e colegas, não vim falar de um assunto desconhecido, vim falar de uma coisa que acontece muito na nossa sociedade e isso é muito triste para nós crianças: OS CASAMENTOS PREMATUROS. Nós crianças somos sonhadores, Algumas crianças sonham em ser Professores, outras em ser Polícia, outras em ser Pastores das Igrejas, outras em Médicos e outras sonham em ser comerciantes. Meu sonho é ser Professora. É muito prazeroso ensinar filho do meu colega que vai ser Engenheiro. Vai ser muito bonito quando eu ir ao hospital e não esperar a bicha porque o meu colega trabalha lá, muito bonito ainda quando ir á igreja e encontrar o meu colega como Pastor. Não é só isso, vai ser muito bonito ainda quando um de nós ir á esquadra e não dormir na cela porque o nosso colega que é Polícia trabalha lá. Já imaginaram como isso é bonito? Então é bom não casarmos enquanto ainda somos crianças, Vamos aproveitar esse tempo para estudarmos.
É pena que os nossos encarregados não estão aqui para ouvir isso mas gostaria de dizer para eles deixarem-nos estudar, pois é nosso direito".

Depois da Rabeca terminar a sua leitura, a Professora Victória foi abraça-la e parabeniza-la pelo lindo texto que escrevera. Enquanto a Professora Victória abraçava a sua aluna, os outros Meninos vieram e abraçaram a Rabeca e tambem parabenizaram-na pela criatividade.
-- Meu sonho é ser Jurista, tens nota 20! Disse um dos colegas á Rabeca.
-- Meu sonho é ser Pastor, Deus te abençoe Rabeca.
-- Meu sonho é ser Escritora, estás num bom caminho.

Depois das congratulações, a Professora Victória mandou os Meninos sentarem para começarem a comentar o texto da Rabeca mas infizmente o sino tocou para o intervalo.
-- Meninos, o tempo não nos permite comentar o texto hoje, fica para quarta-feita ta?
-- Sim! Responderam os alunos em coro.
Os alunos sairam para o intervalo e a Professora Victória juntamente com a Rabeca dirigiram-se para o Gabinete do Director da escola para mostrar-lo o texto que a Rabeca escreveu.
-- Como está senhora Professora Victória?
-- Estou bem! Não sei o Senhor Director?
-- Eu tambem estou bem. E a menina?
-- Eu vim pra mostrar ao Senhor o quão talentosa é esta menina com apenas 13 anos. Tome o texto senhor.
O Director pegou o texto e então começou a ler silenciosamente.
-- Quem escreveu isso foi ela?
-- Sim!
-- Muito interessante este texto, tem uma mensagem muito válida para a sociedade visto que muitas crianças casam sem uma idade aconselhada. Estás de parabens menina. Como te chamas mesmo?
-- Meu nome é Rabeca, a futura Professora de Português.
-- Muito bem, Rabeca. Eu tenho uma ideia com o teu texto.
-- E eu posso saber qual é a ideia?
-- A minha ideia é seguinte: (....)

Oque vocês acharam do texto da Rabeca? Qual é a ideia do Director da escola em relação ao texto da Rabeca?
Parte III Brevemente estará disponível nas telas dos Vossos celures, tablets ou computadores.
Enquanto eperamos a Parte III, Vamos deixar as nossas OPINIÕES, SUGESTÕES E CRÍTICAS nos comentários.

Autor: Jossias Bernardo Micrisse
#BeiJossias
NA SOMBRA DO SOL
Parte III
-- Muito interessante este texto, tem uma mensagem muito válida para a sociedade visto que muitas crianças casam sem uma idade aconselhada. Estás de parabens menina. Como te chamas mesmo?
-- Meu nome é Rabeca, a futura Professora de Português.
-- Muito bem, Rabeca. Eu tenho uma ideia com o teu texto.
-- E eu posso saber qual é a ideia?
-- A minha ideia é seguinte: Vou digitar o texto á computador, imprimir e multiplicar para colar em todas as salas da escola e em alguns postes da rua. Não te preocupes, Vamos citar o nome da autora.

Depois da conversa, a dupla saiu do gabinete do Director satisfeita com a novidade pois a menina Rabeca poderia tornar-se famosa na escola e na comunidade pelo lindo conselho que dera aos seus colegas e encarregados. Dias depois os textos foram multiplicados e toda comunidade escolar assim como Algumas pessoas daquela vila viram e leram o texto da Rabeca e ela tornou-se conhecida pelas pessoas da sua vila.
No ano seguinte, a Rabeca já com 14 anos volta para á escola fazer a 9ª classe e a Professora Victória continuava a sua Professora de Português.
-- Menina linda, você é bem conhecida por causa do texto que escreveste. Promete pra mim que você não vai decepcionar a escola assim como a comunidade?
-- Eu prometo Senhora Professora.
-- Eu confio em ti Menininha.

Num dia, quando a Rabeca regressava da escola, andava com os seus colegas da mesma turma e um dos colegas era o Bichopo com quem ela conversava:
Bichopo: Você conhece o Dáisson?
Rabeca: Aquele que trabalha na África do sul?
Bichopo: Sim, ele mesmo. Chegou ontem da África do sul e o seu irmão mais novo disse-me que ele veio para casar. Só espero que não case uma sonhadora como você escreveu no teu texto, Nós não queremos CASAMENTOS PREMATUROS.
Rabeca: É verdade,CASAMENTOS PREMATUROS não dá para aceitar. Oque ele faz na África do sul?
Bichopo: O seu irmão disse-me que pertence á uma quadrilha de assaltantes.
Rabeca: Que coisa feia. Ele pode enganar muitos pais com o seu dinheiro sujo para casar suas filhas. Quando os pais vê alguem com dinheiro, eles pensam que aquela pessoa é boa, não pensam a maneira como ele consegue dinheiro e como consequência acabam entregando suas filhas aos Bandidos.
Bichopo: Tens razão, mas não te preocupes, ele te 29 anos e eu acho que não vai fazer sentido casar com alguem como você, que tem apenas 14 anos. Ele tem a tua idade multiplicada por dois mais um.

Depois da conversa, cada um seguiu o caminho que o levava pra sua casa. No dia seguinte, quando a Rabeca regressou da escola, caminhou mais uma vez com o seu colega Bichopo com a intenção de mostrar a sua casa e quando lá chegaram, uma grande surpresa esperava a Rabeca (.........).
Está curioso para saber qual foi a surpresa que esperava a Rabeca? Não perca a Parte IV que Brevemente estará nas telas dos Vossos celulares, tablets ou computadores. Enquanto esperamos a Parte IV, vamos deixar os nossos LIKES acompanhados de OPINIÕES, SUGESTÕES e CRÍTICAS nos comentários.
Autor: Jossias Bernardo Micrisse
#BeiJossias
NA SOMBRA DO SOL
Parte IV
Depois da conversa, cada um seguiu o caminho que o levava pra sua casa. No dia seguinte, quando a Rabeca regressou da escola, caminhou mais uma vez com o seu colega Bichopo com a intenção de mostrar a sua casa e quando lá chegaram, uma grande surpresa esperava a Rabeca!
-- Quem é este jovem? Perguntou o Pai da Rabeca com uma voz gritante.
-- Meu colega, estudamos na mesma turma. Respondeu Rabeca.
-- Eu já te advertí para não andares com homens e tu não me ouves porquê? Essa amizade de homem e mulher desde quando?
-- Ele não é meu namorado. Papá acha que eu tenho idade para começar a namorar?
-- Ainda me respondes mal? Ham?
O Pai da Rabeca foi procurar uma varra e pegou na sua filha e começou a bater em frente do colega dela. Quando o Bichopo viu aquele ambiente, levantou-se e foi-se embora sem dizer adeus.
Enquanto o Pai da Rabeca batia na filha, ela sempre gritava "me larga Papá, oque eu fiz de errado pra Papá bater-me?" mas mesmo assim o Pai da Rabeca não largou até que a sua esposa (mãe da Rabeca) voltasse da bomba (de água).
Quando ela chegou deitou a botija de água e correu para socorrer a filha.
-- Porquê você bateu nela? Perguntou a Mãe da Rabeca com lágrimas nos olhos.
-- Chegou aqui com um jovem e quando perguntei, respondeu-me mal por isso eu batí nela.
-- Mas bater até este nível? Criança educa-se com palavras e não dessa maneira.
-- Você quer defende-la? Se essa continuar assim vai engravidar e trazer uma criança sem Pai aqui em casa. Não vês que ela gosta muito de estudar? Pensas que isso é estudar mesmo ou é lugar para ir conhecer os homens para depois namorarem e engravidar? Ham!? É bom mandar casar essa enquanto é cedo para não se arrepender depois. Eu não posso morrer sem gastar o dinheiro que o meu genro vai dar-me, por isso tenho que controla-la.
-- Pensa que vai conseguir controlar com sucesso sua filha? E se ela namorar é problema? Você é quem vai casar com ela? Veja ela sem forças, que tipo de Pai é Você?
No dia seguinte a Rabeca acordou com alguns inchaços na cara e então ela não foi á escola por medo da vergonha.
-- Alguem tem informações da Rabeca aqui? Perguntou a Professora Victória aos seus alunos.
-- Não! Responderam eles.
-- Deve ter alguma coisa errada com ela porque ela não falta descontroladamente na escola. Se ela faltar de novo amanhã, vamos visita-la certo?
-- Sim senhora Professora.
No dia seguinte a Rabeca apareceu na escola e a Professora Victória toda feliz Pergunta:
--Porquê faltaste ontem Menina linda?
Sem falar nenhuma palavra, a Rabeca começou a chorar
-- Porquê choras?
-- Ontem cheguei com o meu colega Bichopo na minha casa e o meu Pai pensou que ele fosse meu namorado e então bateu-me. Explicou Rabeca.
-- Eu acho que ele quer para você estudar e não namorar porque ainda és criança.
-- Não é nada disso Senhora Professora, ele pensa que se eu estudar vou engravidar de colega. Mas eu quero provar pra ele que não sou nada do que ele está pensando. Ainda disse que é melhor mandar-me casar cedo para não perder dinheiro do homem que vai casar-me.
-- Uhm!!! Aspirou a Professora. Qualquer coisa fale comigo menina linda, ouviu? Eu posso conversar com ele, pra melhor algumas coisas.
-- Está bem.
Depois das aulas a Rabeca andava sozinha quando caminhava para casa. Andava tão rápida, estava chateada, não queria conversar com ninguem e aquilo era estranho pra os seus colegas pois conheceram-na como uma menina agitada, falante, brincalhona e amiga de todos. Uma das suas colegas chamada Isabel aproximou-se dela e Perguntou:
-- Porquê andas tão rápida assim Professora Rabeca? Hoje estás muito diferente, podes dizer-me oque está acontecendo contigo? Quem sabe eu posso ajudar?
A Rabeca pensou no que tinha acontecido e baixou sua cabeça, então começou a chorar de novo.
Para tentar repôr o sorriso da sua colega, a Isabel contou oque o texto da Rabeca fez para a sua vida no dia anterior: Ontem chegaram duas mulheres na minha casa e disseram que estavam a procurar uma moça para ser casada com um tal de Dáisson que trabalha na África do sul. Eu pensei no teu texto e então pensei: eu sou a enfermeira do texto da Rabeca, então posso casar cedo.
A Rabeca já com um pouco de felicidade sorriu e disse para a Isabel:
-- Muito bom saber que os meus colegas acataram a mensagem do meu texto. Só espero que os outros colegas façam o mesmo, pensar que o futuro do nosso País Está nas nossas mãos nós crianças.

As duas continuaram a caminhada até se separar no cruzamento onde cada uma seguiria o caminho que lhe levasse á sua casa. A Rabeca continuou a andar sozinha até á sua casa. Quando lá chegou, almoçou e depois foi para o seu quarto descansar para logo ás 14h voltar á escola na educação física. Perto das 14h, a Rabeca começou a prepara-se para ir na educação física e quando a Rabeca preparava-se para sair, viu (..........)
Oque acharam do comportamento do pai da Rabeca? E o da sua Mãe?
Parte V Brevemente estará nas telas dos Vossos celulares, tablets ou computadores. Enquanto esperamos a Parte V, Vamos deixar os nossos LIKES no post e deixar tambem as nossas OPINIÕES, CRÍTICAS E SUGESTÕES nos comentários.

Autor: Jossias Bernardo Micrisse
#BeiJossias
NA SOMBRA DO SOL
Parte V
Perto das 14h, a Rabeca começou a prepara-se para ir na educação física e quando ela preparava-se para sair, viu duas Senhoras chegando na sua casa. "Deve ser senhoras da igreja, organização da Mulher ou uma outra coisa" pensou Rabeca e concluiu "Isso não tem nada á ver comigo" e ela continuou preparando.
Quando a Rabeca já estava a sair, viu seu pai, sua mãe e as duas senhoras conversando e ela Perguntou-se "será que são essas as senhoras que chegaram em casa da Isabel ontem?" e cada vez que ela pensava, isso tornava-se mais real na sua cabeça. "Não irei admitir nada dessa brincadeira, eu quero ser Professora de Português, assim como a Isabel quer ser Enfermeira" pensava a Rabeca caminhando para a escola.
Quando ela regressou da escola, encontrou a sua mãe em desavença com o seu Pai sobre um assunto que tinha haver com CASAMENTO. Na noite do mesmo dia, o Pai da Rabeca mandou chamar a Rabeca e seus seis irmãos e a sua mãe.
-- Chamei-vos pra dizer que hoje chegaram aqui em casa duas senhoras que estão a procura de uma moça para casar com o Dáisson, aquele que trabalha na África do sul. Eu Disse para elas voltarem amanhã porque a Rabeca não estava aqui, estava na escola. Qual é o vosso ponto de vista desde que não seja para contrariar-me pois, eu quero que ela casa. Eu quero o dinheiro de lobolo, quero o vinho, quero neto e quero o fato pois ela é a minha única filha.
Foi então que a mãe da Rabeca respondeu:
-- Pai de Rabeca, nós somos uma família pobre, em toda a família ninguem tem emprego por causa do baixo nível de escolaridade. Porquê não deixa a Rabeca estudar? Quem sabe ela pode sair bem? Ela é a única filha aqui em casa, não tens medo de perde-la?
-- Tenho medo de perdê-la sim, ela vai engravidar quando continuar a estudar, e se engravidar eu já perdí tudo, tudo mesmo, lobolo, bebida fato e mais. Não viste quando ela chegou com um homem aqui?
E vocês meus filhos qual é a vossa opinião?
Um dos irmãos mais velhos da Rabeca chamado Tato respondeu:
-- A filha é toda sua Pai, você decide oque faz! Se quer mandar casar manda ela casar e essa coisa de escola para mim não funciona, ela só poderá engravidar de alguem que nem conheceremos. Então aproveite enquanto cedo.
Quando a mãe da Rabeca ouviu aquilo ficou chateado com o filho e respondeu:
-- Tato, tu não entendes e nunca entenderás a ráiva que eu sinto como vossa mãe quando o assunto é mandar casar Rabeca e percebo que tenho um filho que não bate bem chamado Tato. De todos os meus filhos, ninguem trabalha pois todos fugiram da escola para vadiar. De todos os meus filhos, é só ela quem quer estuda e Porquê não deixa ela estudar em paz? Ela pode dar-se bem na vida e resgatará-vos dessa miséria. Acham que aquele Sul-Africano poderá sustentar-vos como vossa irmã fará quando conseguir estudar e trabalhar? Outro detalhe importante: o tal de Dáisson tem 29 anos, acham que ele pode casar com uma criança com 14 anos feito a Rabeca? Ham?! Respondam-me.
O Pai da Rabeca sem falar mais nada levantou-se e deu uma bofetada bem pesada á sua esposa e disse á Rabeca: -- Se tu pensares em fazer oque a tua mãe disse, vais apanhar mais que isso.
A mãe da Rabeca choranfo grita: -- Não intimide criança seu cobarde. Que tipo de Pai é você? Qual é a educação que transmites aos teus filhos???
-- Amanhã ninguem vai á escola aqui. Aquelas senhoras vão chegar aqui de manhã e precisam falar com a famosa aluna chamada Rabeca, a activista dos sonhos.

No dia seguinte, o Pai da Rabeca acordou muito cedo, varreu o pátio da casa sozinho, limpou a casa e sentou na varanda a espera daquelas mulheres de ontem. Não tardou muito, a Rabeca acordou e foi directamente á casa de banho e começou a preparar-se.
-- Queres sair? Perguntou o Pai da Rabeca?
-- Quero ir á escola. Respondeu Rabeca.
-- Não te disse para não ires a escola hoje?
-- Tenho teste hoje, não posso faltar.
-- Olha, não me cria estresse logo de manhã. Aquelas senhoras vão chegar aqui esta manhã e achas que vai fazer sentido elas chegar e não encontrar-te. É bom ficar aqui em casa.
Por causa do barrulho que a dupla fazia, um dos seus vizinhos veio para perceber oque se passava.
-- Como está vizinho?
-- Estou bem vizinho, e você?
-- Tambem. Estou a ouvir um barrulho estranho aqui, oque se passa?
-- Minha filha não me ouve, vizinho. Ela sempre cumpre ordens da mãe mas oque sai da minha boca ela sempre despresa.
-- Oque ela não ouviu desta vez?
-- Tem umas Senhoras que chegaram aqui ontem a procura de uma Mulher para casar com aquele jovem Sul-Africano e eu quero para ela casar mas a mãe está a dizer que não pode casar pois ela tem que estudar porque gosta e tem um sonho a realizar e ainda diz que ela é criança porque só tem 14 anos. Eu quero o lobolo antes que eu morra. E outra coisa: ela chegou com um jovem a dias aqui em casa, isso é sinal de que poderá engravidar a qualquer momento com um colega e quem sairá prejudicado será eu.
-- Desculpa contradizer vizinho mas se deixar ela estudar um dia o vizinho irá descansar numa sombra fresca a custa dela.
-- Aquele Sul-Africano fará isso para mim quando casar com minha filha.
Depois da conversa, o vizinho despediu-se e foi embora.

Não passou muito tempo e ouviu-se a voz daquelas mulheres a pedirem licensa.
-- Podem chegar.
O Pai da Rabeca foi para o seu quarto para acordar a mãe da Rabeca:
-- As duas senhoras chegaram, vamos para fora.
E ela por sua vezrespondeu:
-- Estou com a cara deformada, você bateu-me á noite, já esqueceu? E uma coisa te digo: se mandares casar tua filha é bom saberes que não seremos mais marido e Mulher.
-- E onde está a Rabeca?
-- Não sei.
O Pai da Rabeca saiu do seu quarto sem saber oque fazer e foi directamente para o quarto do seu filho mais velho.
-- Tato, acorda. Viste Rabeca por aqui?
Então o Tato respondeu:
-- Eu não vi Rabeca nenhuma.

O Pai da Rabeca já furioso voltou para as Senhoras e disse:
-- A mãe da Rabeca e sua filha sairam, foram na bomba de água. Voltem as 14h.
-- Tudo bem! Logo á tarde vamos voltar mas se ela não encontrarmos mais a menina nao vamos voltar mais pois estaremos perdendo tempo. As senhoras despediram e foram embora.
Naquela hora 12 a Rabeca chega em casa com sua pasta voltando da escola.
O Pai da Rabeca furiosa Pergunta:
-- Onde estavas? Oque eu disse de manhã? Ham???
Com todo o nervo, o Pai da Rabeca deu uma bofetada bem pesada á sua filha e ela desmaiou. Quando ela acordou, estava acorrentada com medo de uma possível fuga.
Quando o Pai da Rabeca apercebeu-se que a filha acordou, desactou as cordas e deu o almoço á sua filha. A Rabeca não queria comer mas o Pai assustou-a e ela com medo de uma outra bofetada comeu.
Já quando eram 14h ninguem apareceu. "Acho que vão aparecer logo" pensava o Pai da Rabeca. A tarde passou e ninguem tinha aparecido.
O Pai da Rabeca movido pela ráiva e desespero (...........)

Parte VI Brevemente nas telas dos Vossos celulares, tablets ou computadores.
Vamos deixar nossos LIKES acompanhando de SUGESTÕES, OPINIÕES e CRÍTICAS nos comentários.

Nota: Desculpe pelos erros ortográficos que porventura possam estar no texto. Depois de digitar eu não reví por causa do tempo.
Autor: Jossias Bernardo Micrisse
#BeiJossias
NA SOMBRA DO SOL
Parte VI
Já quando eram 14h ninguem apareceu. "Acho que vão aparecer logo" pensava o Pai da Rabeca. A tarde passou e ninguem tinha aparecido.
O Pai da Rabeca movido pela ráiva e desespero, chamou a Rabeca juntamente com a mãe e disse:
-- Viram que aquelas senhoras não voltaram por vossa causa? Vocês são os culpados disso e como consequência disso...
Quando falava a palavra "Consequência" deu uma bofetada á Rabeca juntamente com a mãe. A mãe correu (fugiu) e a Rabeca com passos curtos foi alcançado com o seu Pai e voltaram para casa juntos. Quando chegaram em casa, o Pai da Rabeca amarou-na e bateu-na sem nenhuma piedade até perder os sentidos. Depois de bate-la a mãe reapareceu e quando viu sua filha deitada e sem sentidos chorou, berrou e deitou água para a sua filha e finalmente ela acordou.
-- Eu não tenho família. Minha mãe engravidou de um homem que não a assumiu, pois ambos estavam viajando. Quando a minha mãe apercebeu-se que estava grávida resolveu em não voltar mais para a sua casa pois temia os Pais e assim acabou ficando naquele lugar onde eu nascí e crescí sem conhecer nenhuma família da minha mãe assim como do meu Pai. Não estudei, pois minha mãe não tinha condições e ela morreu quando eu era criança. Se tivesse família eu juro que aqui eu não estaria. Contou a mãe da Rabeca á sua filha chorando. Depois as duas foram dormir.

No dia seguinte as duas senhoras chegaram em casa da Rabeca e o seu pai recebeu-nas com muito ânimo.
-- A moça está aqui apesar de ter caído ontem quando voltava da bomba com suas amigas.
Depois o Pai da Rabeca mandou chamar a filha e ela com medo veio.
-- Aqui estão as senhoras que falei. Aceitas a proposta de CASAMENTO? Perguntou o Pai da Rabeca com um olhar de "aceita porque se não vais morrer".
-- Aceito. Respondeu Rabeca com muito medo.
O Pai da Rabeca feliz da vida disse todos os requisitos necessários para o Casamento da filha ás senhoras.
-- Voltaremos amanhã com tudo pronto, pois o Dáisson tem que voltar para África do sul próxima semana.

Chorando, a Rabeca retirou-se e foi para o seu quarto onde pegou uma caneta e um papel e então começou a escrever:
"Senhora Professora, espero que esta carta a encontre em um bom estado de Saúde pois comigo está nas linhas que se seguem.
É com muita tristeza que eu escrevo esta carta e sei que a senhora Professora vai decepcionar-se. Estou escrevendo para dizer a Professora que á partir do segundo que a Professora abriu esta carta, eu estou impedido de sonhar e que o meu sonho de ser Professora de Português já está água á baixo. Eu já não poderei ir ao hospital pois morrerei de vergonha ao encontrar o meu colega trabalhando. Não poderei ir a igreja pois terei vergonha ao ver meu colega que vai ser Pastor. Não poderei ir a nenhum lugar pois eu sei que um dos meus colegas estará lá.
O meu Pai obrigou-me a ser casada e quando tento recusar ele recorre a violência e está cada vez mais violento. Senhora Professora, não tente me ajudar pois poderá sofrer violência física com o meu Pai. Estou com vergonha de mim mesmo, eu não valho nada nesta Terra á não ser para ser batida e ser mandada casar. Avise os meus colegas para não seguirem o meu pécimo exemplo e um forte abraço a todos eles. Eu amo-te Senhora Professora".

Depois de escrever a carta, a Rabeca foi dar a carta a um colega que é seu vizinho para entregar a Professora Victória.
Depois da Professora Victória ler a carta....

Parte VII Brevemente estará nas telas dos vossos celulares, tablets ou computadores. Enquanto esperamos a Parte VI, vamos deixar os nossos LIKES acompanhandos de OPINIÕES, SUGESTÕES e CRÍTICAS nos comentários.
Autor: Jossias Bernardo Micrisse
#BeiJossias

Sem comentários: