quarta-feira, 22 de março de 2017

Empresa francesa não participa na construção do muro entre EUA e México


Grupo franco-suíço LafargeHolcim preparado para vender cimento para a construção do muro entre EUA e México
O administrador executivo do grupo de construção civil francês Vinci disse, hoje, que a empresa declina participar na construção da barreira entre os Estados Unidos e o México, proposta pelo presidente norte-americano Donald Trump, informa Lusa.
"Eu tenho de considerar a realidade da companhia, a nossa cultura, a forma de fazermos as coisas e as nossas sensibilidades. Não posso olhar apenas para os nossos colegas norte-americanos mas sim para o resto do mundo", disse Xavier Huillard à estação de televisão BFM.
"Por todos estes motivos, e sem querer fazer qualquer tipo de julgamento em relação aos Estados Unidos, preferimos não tocar neste muro", acrescentou.
A barreira que Trump prometeu construir ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México, um projeto de dezenas de milhares de dólares, está no centro de uma crise diplomática entre mexicanos e norte-americanos.
"Se decidirmos fazer uma coisa que pode ofender a maioria dos nossos empregados, é mais sensato evitá-lo", disse Huillard.
A Vinci é a última empresa a rejeitar publicamente participar no projecto.
No mês passado, a companhia francesa Bouygues, concorrente da Vinci, disse que não estava interessada no projecto argumentando que a barreira vai ser uma construção de metal, um processo que a empresa não domina.
Mesmo assim, o grupo franco-suíço LafargeHolcim está preparado para vender cimento para a construção do muro.

Sem comentários: