quarta-feira, 22 de março de 2017

Aumento do preço de combustível: uma decisão acertada

Ontem o governo anunciou o aumento dos preços dos combustiveis. Para mim decisao acertada mas que peca por ser tarde, pois as dividas estao avultadas tanto para as gasolineiras , como para os chapeiros, o que poe grande pressao aos seus cofres ja vazios. Isto e fruto da politica de empurrar com a barriga e da falta de coragem e vontade de resolver os problemas. Habituamos mal as pessoas, nao as explicamos como funcionam as coisas, e o resultado esta ai. reclamaçoes , insultos e tudo mais porque acham que era um direito adquerido ter combustivel subsidiado. Nao educamos o nosso povo que tudo tem um custo , e que e preciso cobrir o mesmo para que se possa produzir mais. A situaçao das gasolineiras era ja insuportavel e nao tinham como continuar a subsidiar o estado. nao se pode por tempo indeterminado comprar por 10 e vender por 8. um dia as coisas tinham que rebentar e chegou esse dia. e Mesmo assim se esta a conter a subida, basta ver os preços da regiao e do mundo. Os criticos e demagogos vao dizer logo que tudo vai subir. claro que vai voce nao produz diesel nem gasolina, e tomadir do preço de mercado. A decisao e simples. ou nao compra ou se adapte. Neste post queria apenas chamar atençao do governo que nao pode continuar a empurra com a barriga aos poucos e preciso tomar medidas serias. Temos a rica chance de resolver este problema porque existe gas que pode muito bem substituir a factura alta do diesel. E necessario acabar com o lobbie que existe do Diesel em Moçambique. O estado tem a maior frota de carros a diesel no pais e nao as pessoas esta aqui a oportunidade de fazer valer o decreto que obriga a conversao dos carros do estado em 40% da sua frota. O pais nao pode ficar refem de interesses de grupos. Este subsidio dado aso chaps de forma descontrolada tem que acabar. vai doer mas as pessoas tem que aceitar que o chapa suba, porque na verdade ja gastam muito dinheiro por causa do encurtamento de rotas. chegando a gastar quase 60 meticais dia. quando as tarifas forem competitivas os donos dos chapas vao por a circular os carros. e preferivel pagar 14/15 e chegar ao destini a tempo e horas do que nos mentirmos com preços psicologicos onde na verdade gastas 30 meticais para chegar a cidade. O mercado de chapa e perfeito. o estado gasta muito dinheiro subsidiando transportadores que nem transportam as pessoas, desviam carros para transporte escolar e aluguer, e no fim do mes , porque estao licenciados vao reclamar compensaçao. ninguem controla e o os poucos recursos sao gastos sem se saber como. isto tem que acabar. Deve o estado dar concessoes e subsidiar o serviço e nao combustiveis, pagando o diferencial do preço da tarifa. Quando for rentavel a actividade as pessoas vao investior e nao o estado a comprar carros. e possivel fazer isso querendo. Para mim se esta a negligenciar os transportes de mercadorias. esses sim a nsubida de preço dos fretes tem impacto automatico no custo de vida. mas estranhamente ninguem olha para els quando se trata de subsidiar. e que a soluçao quanto amim nao seria o sbsidio via subvencao , mas fiscal. onde as empresas nacionais comprariam a um preço cif ou mesmo depois das taxas aduaneiras. ai sim faria sentido . esta faltar cerebro neste assunto. as pescas apesar do desconto de 50% da taxa incidente nao sao competitivas. deveriam abastecer via Bunkers. O estado tem uma oportunidade soberana de estancar este mal e resolver os problemas de transporte e controlar o custo de vida. o importante e saber falar com as pessoas e ter coragem de tomar decisoes serias. Subsidios via credito fiscal somente para transporte de mercadorias e pesca. o actual cenario de subsidiar os chapas seria transitoria naom mais que um ano,
Ser - Huo Mano Muzila, uma pergunta muito simples: Porque o governo subsidia?
Osvaldo Checo
Osvaldo Checo Temos que nos corrigir a nos próprios para que possamos corrigir aos outros. O povo paga e nao reclama quem reclama e faz barulho sao os beneficiários desses subsidio. Quem faz mal as coisas muita das vezes sao os que estao no estado e sao os primeiros a nao querer cumprir com as leis. gosto de dizer somos nos quando queremos mostrar que somos diferentes, os primeiros a usar mal esses benefícios
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ciência aqui! Que alguém aproveite. Parabens Muzila Wagner Nhatsave pela elaboração. Ou seja, e possivel estabilizar o custo desde que os safetynets sejam directos e não indirectos.
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Zeca Guirruta
Zeca Guirruta Será que o custo da aquisição deste produto é real? Tenho as minhas dúvidas, visto que paga se valores para adeqúe rir produto com qualidade idêntica aos países da região e somos infestado por combustível que se usa na agricultura. O dia que a política de aquisição de combustível for transparente, aí sim, retirarei o meu post/ minhas palavras. Nos estávamos a pagar o custo real pela qualidade do combustível.
Gosto · Responder · 4 · 6 h
Arlindo Cossa
Arlindo Cossa 👌🏾
Ser - Huo
Ser - Huo Se o cidadão o mim, aquele funcionário do próprio Estado,que recebe salario.minimo tivesse capacidade de pagar chapa 60Mt/dia, tipo ida/volta do servico, com certeza não precisariamos de nenhum economista consultor par dizer ao Estado que nao precisa subsidiar a ninguém.
Um ponto de realce, no teu post estás a chamboquear malta nós população, porque acostumamos apanhar boleia do Estado, e acusas o Estado de ser cúmplice com a nossa arrogância; Ok, até podes ter razão. Mas me diga: o povo reclama o que mesmo? Eu não vejo nenhuma reclamação para além de pessoas que gostam seus megabytes no fb a compartilhar posts de carestia de vida; e alguma média que para fazer seu pao procura um e outro para saber se gostou do reajuste de preços disto e daquilo. Onde o povo reclama, o Estado não zomba de seu povo. No dia que os médicos reclamaram, o Estado atendeu a sua reclamacao. Agora está aí o braço de ferro na EMTPM, e porque aquilo pode levar ao caos, eu auguro intervenção "deles".
Se num país temos gente do Estado que recebe acima de 500.000,00Mt/mes, e o mesmo governo arranja argumentos par pagar menos que 5.000,00, então, podemos chegar a um ponto simples: quem subsidia o outro é o povo.
Nós subsidiamos os carros do governo, nós subsidiamos o combustível do governo, nós subsidiamos a comida do governo, nós subsidiamos até casamentos do governo... e por isso que eles nem.imaginam o que significa alguém pagar 57,00Mt/l de gasolina. Nao sabem o que significa saco de arroz de 25kg estar a 1500,00Mt. Não sabem o que significa salário entrar já com saldo negativo.
Nos subsidiamos esses, então, mano, sorry lá.
Gosto · Responder · 14 · 6 h
Clara Tovele Mugabe
Clara Tovele Mugabe Muito obrigada. Disse tudo e mais, do que eu penso.
Esse "tal" Estado, que näo nos tente partir a vista.
Gugas Alage
Gugas Alage Muito bem dito
Stela Tivane da Silveira
Stela Tivane da Silveira SIM SIM SIM , escreveste Como povo a pensar no povo... Palmas para ti.
Eduardo Matine
Eduardo Matine Obrigado pela chega, bem dada plos vistos!Para a próxima gostaria que desenvolvesse um pouco mais ( digo pouco ,pois muito era capaz de correr o risco de perder um amigo porque esgrimiu suas ideias) esta passagem ''O pais não pode ficar refém de interesses de grupos'' para melhor entendermos onde esta pedra aperta nosso calo!Hugs
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Arlindo Cossa
Arlindo Cossa 👌🏾
Nito Ivo
Nito Ivo Estas a falar do problema dos combustíveis como isolado. Qual é o mal de subsidiar uma área se o governo estiver bem financeiramente? Vários países escolhem alguma área para subsidiar. Isso não é problema.
Seja como for o problema deve ser resolvido e será doloroso para a classe media/baixa das cidades.
O que dói e saber que tivemos pessoas que foram responsáveis pelo buraco e que nada lhes acontece.
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Suzete Egina
Suzete Egina Isso é que mais pesa! Sabemos quem afundou o país e nada se faz! E povo que aperte o cinto.
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Elvino Dias, tem aqui a resposta que desejaria da-lo!
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Fernanda Tomas
Fernanda Tomas Muzila, às vezes è preciso abandonar a postura de camarada e ser um pouco povo! Mal nos ajustamos a subida vertiginosa Geral dos preços e vem novamente uma nova onda de subida, com este agravamento! Explique-nos a partir da Dividia Publica, aplicação, benefeciarios e etc! Não nos proíbam de reclamar e só aceitar tudo, è demais!!
Gosto · Responder · 6 · 5 h
CLoves Boaventura
CLoves Boaventura Plenamente de acordo, Mia! Aqui nenhum conceito econômico, financeiro ou qualquer outro se faz valer!
Só mesmo a disciplina partidária para tentar esconder o verdadeiro problema - o roubo descarado ao povo moçambicano!
Expliquem-nos à partir da dívida contraída às escondidas e qie pretendem, seja paga à luz do dia!!!

SEJAMOS PATRIÓTAS ANTES DE PARTIDÁRIOS!!!!
Augusto DosSantos Pelembe
Augusto DosSantos Pelembe e quem aumenta o meu salário? Pra eu não sentir essa subida,tudo sobe só não sobe o meu salário e mais os que decidem essas subidas na sua maioria tem subsídio s de combustível e alimentação. Mais não disse
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Helio Banze
Helio Banze .....mais velho ZANGOU...é assim mesmo, a verdade é como o cajú, quando amadurece cai.....parabéns!!
Benedito Sefanhane Posse
Benedito Sefanhane Posse Camarada Muzila Wagner Nhatsave escreveu um post tecnicamente interessante mas politicamente dúbio, não se posiciona claramente quanto as responsabilidades entre o povo habituado a mimos e o governo que vive empurrando a realidade com a barriga.
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane O curioso d e tudo è q antes choravamos pprq queriamos economia de mercado, e esta chega, e queremos o socialismo com suas subvençoes...capitalismo è isto senhores, pagar pelo bem ou serviço prestado...
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Ser - Huo
Ser - Huo Mano Lyndo A. Mondlane , isto que nós fazemos nao é capitalismo. Por favor. Se for capitalismo, que acrescente, capitalismo moçambicano. No capitalismo o Estado tem função reguladora clara, aqui o Estado é de mafiosos. Se faz capitalismo com gente d Estado de abusar de sua posição para fazer negócios, desnivelando a balança da livre concorrência e competição, se faz capitalismo com empresas de Estado de concorrer de fachada com o privado (que paga impostos para o outra funcionar? Se sim capitalismo com um Estado que produz mais empresários do que o sector empresarial? Calma down mano
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Nao amigo, nao regula preços, regula outras coisas, te darei exemplo, aqui os preços de gasolina sao livres e flutiam todos s dias, e depende de cada gasolineira..se puseram livres porq ae penaava q seriam mais competitivos e nao tem sido assim...
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Ser - Huo
Ser - Huo Rapaz, em nenhum momento falei de regular preços.
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Alguns querem viver no Socialismo defendendo principios capitalistas, Lyndo A. Mondlane. Vamos chamar o Mr. Lourenço para lhes dar o devido nome.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Ser - Huo
Ser - Huo Mano Eusébio isso , aplica antes de mais ao proprio governo, que não sabe se é comunista, socialista, capitalista de que. Imagina eu daqui.
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane O estado so regula q nao haja carteis e haja livre competencia, o resto nao entra Ser - Huo, Eusébio A. P. Gwembe, è q nos pensavamos q teriamos o capitalismo de canada, ou o sueco ou o suiço, mas o q nos reservam è o capitalismo de haiti.. temos q ser consequentes com as nossas preferencias..è isto q, queriamos, alegremo_nos
Ser - Huo
Ser - Huo E quando o Estado vira o próprio cartel, what next? Os cartéis estão cheios de gajos que "conhecem a lei", e quando pisa na bola se mete tiro sozinho, aqui os membros do governo vivem pisando na lei e aparecem nas câmaras a sorrir.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane sim amigo, combatamos isso, mas tambem alegremo-nos por viver num pais onde se paga pelos serviços recebidos, tendo em conta que estavamos farto de machel e suas politicas sociais, uma coisa nao tira a outra... acabemos com os membros do governo que se aproveitam do sistema...
Ser - Huo
Ser - Huo Como se faz isso?
Como se faz isso num Estado elitizado, de bradas? Acha que num Estado sério um certo Mesquita e co. estaria a fazer o que estão a fazer aqui? Fazem porque ninguém pode acabar com eles. Dhlakama com suas armas e pauladas - o único que
vezes consegue chamar atenção a esse - onde pára? Nao tenho saudades de Samora, talvez porque era 'puto', mas também não sinto orgulho disto, porque sei que podemos fazer melhor.
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Eu nao falo de ti en concreto (eu sim tenho saudades de machel em algumas coisas, ademais porque sou socialista convencido) falo do povo em geral q parece que nao saber o que quer, esta claro q o combustivel na economia do mercado que elegemos quando aprovamos a cosntituiçao de 1990, nao se pode continuar a subvencionar, porque nos estamos contradizendo continuamente, ora vamos ao capitalismo, ora queremos subsidios socialistas... nao pode ser, senao seremos um povo criança eternamente, a esses politicos q actuam a margem do senso comum, temos eleiçoes cada 5 anos simpleamente expulsar e como o nyusi e a frelimo nao querem expulsar o mesquita, pois se expulsa a toda equipa e a todo o partido.. onde vivo nao ha compromissos com.os q fazem mal as coisas. Caem fora...
Ser - Huo
Ser - Huo Kakakakakakkkk, já calei eu.
Viva Frelimo.
Luciano Justino Chemane
Luciano Justino Chemane Realmente há muita ciência aqui neste texto, mas o que me custa entender é o facto do governo ter subido também o preço do gás, um recurso que temos em abundância no nosso país.
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave O gás que usas e importado, não é o produzido cá. Há um projecto de canalização do gás
Que já arrancou. Não sou a favor do modelo de negócio adoptado, por causa da capacidade das pessoas,segurança dos prédios. Era preferível desenvolver um produto consentâneo a nossa realidade como botijas.ai sim haveria um shift para o gás nacional.
Suzete Egina
Suzete Egina É uma vergonha! Produzimos gás, importamos para África do Sul e compramos o mesmo gás e vendemos mais caro!
Humberto Filipe
Humberto Filipe Não se preocupem... de agora em diante preparem-se para os aumentos mensais dos combustíveis... 😂
Dino Foi
Dino Foi Irmão Muzila Wagner Nhatsave você nunca me deixou mal. Well put.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Rob Sau
Rob Sau Comunicacao e o factor que faz com que saiam insultos Caro Muzila Wagner Nhatsave! so espero que nao rebente uma greve e o oportunismo como sempre desgrace o pouco que temos!
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Meus amigos eu nestas coisas não sou emotivo sou realista e técnico. Faço contas e penso em alternativa viável. Fernanda Tomas minha colega de fsculdsfe e economista. pense como tal. o subdidio nao aparece do nada. sao nossos impostos direccionsdos para esse fim.em momento algum digo que nao se deve subsidiar, o que digo e subsídio inteligente e para áreas específicas. Prefiro um subsídio ao serviço porque é fácil aferir e corrigir do que. A um meio de.producao onde nem tens certeza se vai para tal fim. E esta claro que não está a resolver o problema. E preferível o crédito fiscal no transporte de mercadorias e pescas,para que não penalizes o povo via mecanismo.de.transmissao por alto custo de frete.ai e automático meus amigos.estou a apelar à inteligência..embora seja contra a fórmula de.subsidio de transporte do jeito que é feito,reconheco que nao.se.pode tirar de forma abrupta,digo que enquanto mudamos de figurino continuaremos com o sistema por mais um ano máximo. Para tal o estado vai ter que arranjar dinheiro,porque se quiser continuar a fazer como antigamente, terá o no de estrangulamento lá a frente. Eu seria mais audaz em aumentar para 58/59 para o estado ter mais dois meticais por litro da gasolina para pagar a factura de subsidio.evitando pressão do tesouro em ir pegar o que não tem, e criar em si um fundo ou fonte de renda para arcar com essa despesa sem precisar de sacrificar outros sectores. Sei que este assunto e mais emotivo do que racional. Os nossos salários sao.reflexo.do.que.nos somos.pais de baixa produtividade que vive a si custa da.poupanca dos outros. Acordem mudem
 

1 comentário:

Anónimo disse...

A PETROMOQUE ERA EMPRESA DO ESTADO O SENHOR GUEBUSA E O SENHOR CHISSANO PRIVATIZARAM A FAFOR DELES. ISNTO É PRIVATIZARAM PARA GANHAREM MUITO DINHEIRO.ATÉ FISERAM NEGOCIO COM O CHEFE DO ESTADO DA NIGÉRIA PARA IMPORTAR NIGERIANOS A TROCA DE FAVORES DE PREÇO DE PETRÓLEO NIGERIANO.AFINAL QUEM ESTÁ A SUBIR O PREÇO DO PETRÓLEO É O ESTADO OU É O SENHOR GUEBUSA E O SENHOR CHISSANO?Porque a empresa de petróleo não fica na responsabilidade do estado visto que a sua manutenção exerce peso sobre todo o cidadão?SE BEM QUE O SENHOR GUEBUSA AUMENTA LIVREMENTE O PREÇO DE COMBUSTIVEL NA SUA EMPRESA PORQUE NÃO SE DAR A MESMA LIBERDADE AS OUTRAS EMPRESAS PARA AUMENTAREM TAMBÉM LIVREMENTE O PREÇO DOS SEUS PRODUTOS?