"Não há dívida nenhuma"

O governo de Angela Merkel não gostou de ler o que o Presidente dos EUA disse na rede social Twitter e emitiu um comunicado a desmenti-lo, explicando-lhe como funciona o financiamento da NATO.
A ministra alemã da defesa desmentiu Donald Trump
Foto
A ministra alemã da defesa desmentiu Donald Trump LUSA/CLEMENS BILAN
Apenas um dia depois do encontro entre Angela Merkel e Donald Trump, os dois países já trocam acusações. O Presidente norte-americano escreveu já este domingo que a Alemanha "deve vastas somas de dinheiro" à NATO e aos EUA, e não ficou sem resposta. Poucas horas depois das declarações de Trump na rede social Twitter, a ministra alemã da Defesa, Ursula von der Leyen, disse que "não há nenhuma dívida à NATO".
Além de negar a dívida apontada por Trump, Leyen explicou que o objectivo dos membros da Aliança Atlântica de gastar 2% do PIB até 2023 em defesa não se traduzia apenas nas contribuições para a NATO. "As despesas com defesa vão também para missões de paz da ONU, nas nossas missões europeias e na nossa contribuição na luta como o terrorismo", disse em comunicado.
De acordo com a Reuters, a despesa da Alemanha com Defesa aumentará para os 38,5 mil milhões de euros em 2018, o que representa 1,26% do PIB. E Merkel, no encontro que teve com Donald Trump, prometeu aumentar a fatia para os 2% que estão apenas previstos serem atingidos pelos estados signatários do Tratado do Atlântico Norte em 2024.
A ministra alemã não foi a única a "explicar" a Donald Trump como funciona a NATO. O antigo embaixador dos EUA na NATO, Ivo Daalder, expôs os erros de interpretação do presidente numa série de tweets. O diplomata diz que "não é assim que as coisas funcionam", explicando que cada país decide o que paga, sendo que está acordado que o objectivo é que contribuam com 2% do PIB.
Daalder acrescenta que a Alemanha não deve nada aos EUA, porque o financiamento à NATO não é um financiamento aos Estados Unidos e cada contribuição que os países fazem não é para a segurança própria, mas para o bem comum. "Combatemos duas Guerras Mundiais na Europa e uma Guerra Fria. Manter a Europa inteira, livre e em paz é vitar para os interesses dos EUA", escreveu.