quarta-feira, 22 de março de 2017

Afonso Dhlakama diz que só deixa esconderijo se houver garantias de segurança

Comments

1
Francisco Moises said in reply to Kabudu Kaulili...
Caro senhor Kabudu Kaulili,
Nao sera que o senhor Kabudu Kaulili esta a se contradizer quando diz que existe a democracia em Mozambique ao mesmo tempo que tenta mostrar uma intolerancia a livre expressao dos outros? Nao é preciso jogar a bola para alguem criticar maus jogadores ou enaltecer os bons jogadores.
Em paises verdadeiramente livres e democraticos, nao em Moçambique que nunca foi um pais democratico apesar dos gritos dos renamistas que é uma democracia, democracia esta que afogentou e esta a caçar o seu lider; os cidadaos, a imprensa e a midia em geral estao cheias de gente que nao esta nos governos, que criticam os governos e os membros dos governos. E os governantes nao dizem que nao devem criticar os governos por nao estarem nos governos e por nao saberem como se governa.
No entanto, a democracia moderna e mesmo a queda de regimes totalitarios foram resultaram do poderio das plumas das cabeças dos pensantes que nunca exerceram o poder. E muitas destas cabeças pensantes sofreram perseguicoes. Senao, vejamos:
John Locke na Inglaterra considerado como promotor ou pai da democracia moderna nao foi governante. Mas escreveu volumes e volumes sobre a democracia e a arte de governaçao.
Voltaire da França que foi forçado a ser refugiado politico na Inglaterra e os filosofos do século 18 como eles cujas ideias contribuiram para o derrube do Ancien Régime durante a Grande Revoluçcao de 1789-1793 nao foram governantes e nem queriam ser governantes. Nao eram jogadores politicos, mas criticavam como o futebol politico se jogava.
Victor Hugo, o grande escritor francês do século 19, viu-se forçado a ser refugiado na Inglaterra por criticar a politica francesa. Posteriormente, veio a faze a politica, tendo sido membro da Assembleia nacional (Victor Hugo, témoin de son siècle (Victor Hugo, testemunha do seu século -- autobiografia).
Charles Dickens na Inglaterra que satirisava a politica de inegualdades sociais o que veio a influenciar a consciência nacional para tentar uma melhor sociedade nunca foi politico. O mesmo com Honoré de Balzac na França.
Tenho comprado uma revista britanica para escritores e numa das ediçoes, convida-se escritores para escreverem artigos para competiçao literaria para premios monetarios sobre OS MALES SOCIAIS DA SOCIEDADE BRITANICA ACTUAL(The social evils of the current British society). O artigo nao diz que aqueles que nao jogam a politica nao devem escrever. E nao verdade, foram aqueles que nao jogam a politica que escreveram artigos.
Nao é portanto preciso ser jogador do futebol politico para alguem comentar como os jogadores estao jogando.
Aleksander Solzhenitsyn, o grande escritor russo, que Staline enviou para o Gulag ou campos de concentraçao por criticar o regime totalitario soviético e veio posteriormente a ser exilado pelo governo soviético de Leonid Brezhnev, nunca tinha sido governante e nunca quiz ser politico. O poderio da sua pluma veio a contribuir para derrubar o gigantesco e monstruoso sistema soviético.
Pergunta-nos porque é nao vamos substituir Afonso Dhlakama, o caduco. Desde quando é que Afonso Dhlakama permitiu ser substituito ou quiz ser substituido? Ele é lider da Renamo durante os ultimso 38 anos. Nao venha a nos dizer que ele é dirigente por vontade dos renamistas, a nao ser que queira representar os renamistas todos como homens da aldeia que se contentam em ter o mesmo régulo toda a sua vida.
Moçambique é uma naçao que em principio devia mudar os seus governantes. Isto nao acontece visto que a Frelimo é uma organisaçao totalitaria e terrorista que esta apostada em reter o poder politico ad infinitum.
Mesmo as guerras da Renamo nao trouxeram a democracia, contrariamente ao que o senhor propala. Se tivesse trazido a democracia, porquê é que o senhor esta no mato a lutar para a chamada democracia a Renamo, o que nao passara dum outro regime totalitario com o seu lider vitalio e indemocratico. É incoerente dizer que ha democracia em Moçambique enquanto o proprio pai da dita democracia moçambicana passa escondidinho num curral subterraneo nas montanhas de Gorongosa a estremcer ao rugir do gato bochechudo e barrigudo de nome Nyusi, o tal homem que Dhlakama apelida de irmao.
É regular chamar irmao uma pessoa que quer mata-lo?
Dhlakama é portanto um lider vitalicio e totalitario. Ditador e tirano. E o senhor tem a ousadia de nos convidar para fazermos a guerra sob o comando dum homem que se diz General-Marechal que nao tem ideia que a guerra faz se com uma estratégia e que ordena tiros aqui e acola somente para forçar a Frelimo lhe fazer concessoes?
Considerando o que vem exprimido na minha reaçao ao seu artigo, o senhor devia agradecer as criticas feitas em relaçao a Renamo. O Moçambique para todos nao existe porque Moçambique é um estado democratico. Existe porque esta registado em Portugal. Dai que a Frelimo nao consegue suprimi-lo ou bani-lo, embora ja tentou vezes sem conta interferir com viros para destrui-lo.
O senhor nao nos criticou por sermos acerbos criticos em relaçao a Frelimo visto que pensa que é correcto criticar a Frelimo e nao o senhor Dhlakama e a sua Renamo Ltda, propriedade dele pessoal.
Frank e JJLaboret disseram uma coisa que vocês os da Renamo deviam tomar em conta e agredecer lhes por isto visto que tentaram vos fazer abrir os olhos que o vosso chefe esta numa situaçao dificil e que o fim dele sera seja a morte la no seu esconderijo em Gorongosa ou em terreno aberto se fizer asneira de regressar a Maputo de qualquer maneira.
O vosso lider é tao desajeitado que quer que a Frelimo lhe garanta a segurança. Desde quando é que o Nyusi e a sua Frelimo reconheceram que tentaram o matar e que querem o matar? A Frelimo disse na verdade que os dois atentados contra a vida dele em Manica foi devido ao descontentamento de alguns de vocês na Renamo e os ataques contra ele foram perpetrados pelos proprios renamistas. É possivel que foi verdadeiramente assim!
Portanto, a questao dele pedir a Frelimo para lhe garantir a segurança é uma ninharia, senao criancice. Se ele quer regressar a Maputo, que o faça a qualquer hora. A Frelimo ja lhe disse que ele nao passa de qualquer outro cidadao que precisa da segurança e que, ipso facto, tem a segurança garantida. De que é que tem medo?
2
Kabudu Kaulili said in reply to Frank...
Mano Frank.
Apraz-me saber  que desde  a algum  tempo para cá nós moçambicanos podemos  ter opiniao. Isso  de  livre  pensamento e  certas liberdades surgiu porque uns se entregaram  a um  trabalho  cujo resultado eu, o Frank  e outros  hoje beneficiamos. 
Agora  e em  relacao  ao que tem de  ser  feito, crimes e mais, falta  outros se  entregarem tambem a um  trabalho cujo  resultado eu, o Frank e outros um  dia  beneficiar-nos-emos. 
So isso. 
Cada  um com seu papel.
Opiniao sim.
Desprezar o sofrimento e sacrificio  que  uns estao a viver e consentir, com  isso ha  certamente  muitos  compatriotas que  nao  concordam  com  quem  o faz. 
Tem  uma  melhor abordagem  do assunto? 
Cool. 
Vamos  entao  agir.
Ai  a porca  torce o rabo e nada melhor  do que ficar-se pelo vilupendio
aos  que no  dia  a dia quase  partem  desta  para aquela... 
Para  vc  ter e continuar tendo sua opinion. 
Medo?
Ou boca so? 
As  condicoes  para  vc  e outros  trocarem as  super ideas  e opinioes  que têm  do  assunto estao  criadas, na  sua  maioria foram  criadas em parte  ( pelo  menos  em  parte, do que  em nada), pelo caduco e  outros  que os  têm  e bem  no lugar
Interessante como  o caduco fez uma  obra. 
Estamos  ansiosos. 
Queremos  ver  os outros fazendo-o  tambem. 
Força  ai. 
O caduco e os outros estao  fazendo
E  os  smarts e inteligentes? 
Conclusao: parece que  em  Mocambique so os caducos fazem obra. 
E  os smarts que  nao abdicam de  dar  opiniao? 
Cade o que fez? 
Relatorio: estava  so a falar.
Falar  e falar. 
Melhor, estava  a fazer  o uso  do direito a opiniao. 
Interessante. 
Mostre que é pessoa de  palavra  e saia da  ideia  para  a accao. Ai sim podemos  falar e ficar  quites. 
Boa  noite.
3
Frank said in reply to Kabudu Kaulili...

"Concordo que Mocambique nao tenha qualquer future nos proximos 50 anos porque temos mais assistentes e comentadores do que jogadores."
Caro Kabudu,
Não é por causa dos nossos comentários que neste blog que Moçambique não tem futuro. Nós somos livres de dizer o que pensamos e sobre o que conhecemos da nossa terra, e sobretudo das forças políticas que lançaram Moçambique no abismo donde se destacam a Frelimo e a Renamo. Moçambique só sairá do abismo quando a Frelimo e a Renamo foram banidas e os seus lideres presos por crimes contra a Humanidade.
4
Kabudu Kaulili said...
Boa tarde.
De vez em quando como pessoas e adultos precisamos de reflector e tomar consciencia das nossas capacidades para que nao possamos corrrer o risco de tentar fazer aquilo que as nossas capacidades nao nos permitem. Falo de todas as nossas capacidades como humanos.
Cada um de nos faz aquilo que consegue e pode e, claro, com apoio das suas capacidades. Ha outros que nao fazem e ficam emopleirados no muro, tipo o melhor jogador no grupo dos adeptos, nunca chutou uma bola...mas diz saber muito de futebol, isso acontece, ha muitos que assim agem.Cheios de opiniao sobre como o jogador devia chutar a bola, para que direccao a bola chutada pode resultar em golo, como fintar melhor etc etc
Mas estes tais, nao sabem fintar, nunca fintaram, nunca tentaram fintar, nunca remataram uma bola para qualquer baliza e direccao que fosse. No entanto querem ser treinadores, especialistas da bola, aqueles que mais sabem de futebol.
O sour do jogador em campo, as lesoes do jogador em campo, a dor dos desaires do jogador em campo, as noites passadas em branco pensando no jogo de amanha ( com certeza enquanto os jogadores da bancada estao a ferrar numa boa, alguns ressonando e peidando que nem o som de motor de Bedford dos anos cinquenta)...enfim. Nisso o jogador em campo, acorda cedo, esta sempre atento aos movimentos dos jogadores da outra equipa, nao pode sonecar porque as tacticas dos jogadores da outra equipa mudam sempre, fazem batota ao menor sinal de fraqueza e isso pode fazer a sua equipa perder o jogo todo, disse isso mesmo, o jogo todo e nao a jornada de um dia. E enquanto sso as vezes ate for a da bancada o melhor jogador de for a da bancada vai falando sobre futebol, da palestras em forums resrictos e publicos, tem muita capacidade para isso, nao consegue dar uma meia volta ao campo de futebol salao a corer, mas diz que corre-se assim e assado e guizado.
Acontece isso em Mocambique, conhecemos quem sao os melhores jogadores do futebol de palavras, claro, futebol da boca, nao aquele do campo, onze contra onze...com lesoes graves, treinos duros, barrigas lisas ate...
"...homem caduco e inutil...", gritam uns da bancada entre os adeptos;
"...este senhor nao regula..."; dizem os adeptos da bancada sombra, com agua mineral na mao e etc...
"...este senhor esta mais do que caduco"...acrescentam.
Nao sei se existe outro jogador capaz de enfrentar aquela equipa de batoteiros que ate sao capazes de matar todos os adeptos da equipa rival?
Nem posso perguntar assim: se este jogador esta velho e nao serve porque e que voce nao vai la o substituir? A plateias dos seus discursos afinal nao te apoiara?
Se este jogador esta caduco, porque e que nao o substituis e ocupas tu o lugar dele? Para jogares tambem "futebol de verdade, no campo relvado e bem verde?
Afinal a grande capacidade que nos temos so termina nas palavras?
Concordo que Mocambique nao tenha qualquer future nos proximos 50 anos porque temos mais assistentes e comentadores do que jogadores. Concordo plenamente que aquele jogador ja esta cansado e por isso mesmo ele quer voltar a casa...tomar cha com a familia tambem, passeiar na cidade tambem, beber um bom copo tambem, cheirar bem tambem, e tomar parte nas outras diversas bancadas, comentar coisas, ser o mais esparto mas de longe, bem longe mesmo...
Kulonga dala. Ndokonimbo ju Gorongosa muyende ka wona na masso ano kuti nghondo issa nensa apale. Nao foi trazida esta democracia com gajos de bochechas fartas de cozidos e barrigas cheias de gorduras, sentados em sofas e bem relaxados. Nao foi nao irmaos. Para quem nunca foi a mata nao custa nada dar opiniao. para quem nao sabe quanto custa fazer uma caminhada de Makoko ate Namanjavira a pe e em tres dias so fica facil bla bla bla.
Para quem nao sabe o que quer dizer "magasto", "Dakota ti na gawirana e etc etc fica levezinho dar opiniao.
Para quem nao sabe o que e dormer com os olhos abertos e beber de aguas cristalinas dos riachos incansaveis de Maguwakua e de Nyanjera, a Guerra e a derrota da Frelimo podem custar uma opiniaozinha no Mocambique para todos. Nao existia esta plataforma quando a Guerra contra a Frelimo e o comunismo comecaram meus irmaos. Se alguem tem mesmo colhoes e os tem mesmo bem no lugar que venha aqui juntar-se a malta e ai sim iremos ouvir a sua opiniao.
Temos consciencia dos erros que foram cometidos mas nao nos distraiam porque nenhuma opiniao voss foi capaz de fazera Frelimo convidar a comunidade internacional para dialogar e ouvir-nos.
Nenhuma opiniaozita vossa foi enough para fazer a Frely verger e ouvir a voza da razao. Vitoria para voces e Dhlakama ir a Ponta Vermelha e dormer na cama aonde dorme o tal de Nyussi?
Vitoria para nos que no dia a dia lutamos para travar as tropas da Frely significa esta democracia que voces todos ai fresquinhos hoje sentem na pele a ponto de darem opinioes ate. Coisa que antes de rangermos os dentes em mil 900 e setenta e tal voces nao se atreveriam nunca. Nem pediar alguns podiam. E hojevem com lata furada querendo dar opiniao, porque? A colheita ja esta as portas nao e? Durante a derruba e destronca aonde estavam? Durante o amanho aonde andavam? E quando semeiavamos aonde se encontravam? Agora que as espigas ja reluzem e tal...mapiramanga athokota ja comecam a dar opiniao sobre como produzir milho? Opinioes sim. Mas que sejam dadas ao vivo, aqui nao sob a cobertura de pseudonimos nao e escritos triunfalistas repletos de medo. Isso nao. Venham para aqui entao para derrubarmos a Frelimo com armas como dizem ser possivel. Nao va voces acabarem ficando como aquela matilha que ladra e ladra e mesmo assim a caravan passa. Com todo o respeito meus amigos. Tchau
5
JJLABORET said...
Caros, Francisco Moises e Frank,
DHLAKAMA E A VIDENTE FEITICEIRA
Preocupado com o seu futuro regresso à cidade, Dhlakama faz primeiro uma consulta a uma vidente feiticeira. 
A vidente se concentra, fecha os olhos e fala:
- "Vejo um carro aberto, com os dizeres "Dhlakama deixa o Gorongosa", passando em uma avenida e seguido por uma grande multidão acenando e batendo palmas".
DHLAKAMA, vaidoso, sorri e pergunta:- Essa multidão está feliz?
VIDENTE: Sim, feliz como nunca! Responde..
DHLAKAMA: E eles estão correndo atrás do carro?
VIDENTE: Sim, por toda a volta do carro. Os batedores da polícia estão tendo dificuldades em abrir caminho.
DHLAKAMA: Eles carregam bandeiras? Cartazes?
VIDENTE: Sim, bandeiras de Moçambique e faixas de pano escritas com palavras de esperança e de um futuro em breve melhor.
DHLAKAMA: Eles gritam, cantam?
VIDENTE: Sim! eles gritam frases de esperança: "Agora sim...!!! Agora sim, vamos ter paz e a vida vai melhorar...!!!"
DHLAKAMA: E eu, como estou reagindo?
VIDENTE: Não dá pra ver.
DHLAKAMA: E por que não ?
VIDENTE: Porque o caixão está lacrado.
(jjlaboret)
6
Frank said...
De acordo com esta posição o Babuino da Gorongosa irá passar os seus últimos dias no seu esconderijo como é desejado pelo Chimpanzé da Ponta Vermelha.
7
Francisco Moises said in reply to JJLABORET...
O certo é que DHLAKAMA nao pensa. Para ele sacrificar as vidas dos moçambicanos, traindo-os no meio a Frelimo, sem chegar a meta final de derrubar a organisaçao terrorista usurpadora do poder nacional nao faz conta e nao lhe diz nada.
E INFELIZMENTE, os homens atras dele é como estao encantados por feitiços de magia negra para segui-lo cegamente. Tem medo dele, nao o expulsam da liderança e ninguem lhe da tiro nos cornos (nao é preciso mata-lo porque ja esta morto) ou corem com ele a pauladas.
Mas quando se chega a questao de sairem das matas, eles, apavorados, ficam nas matas com as suas armas a espera do Makongwe Bongwe regressar, apavorado de medo da Frelimo, a correr como um velho patife tropego a pé para os utilisar para fazer daquelas das suas guerrinhas em objectivos para ele tentar conseguir algumas concessoes.
Reze-se que ele desça da montanha e nao consiga mais sair das garras das Frelimo, para se ver como é que os renamistas agirao e o que farao sem ele. Renderem-se ou nomear um novo dirigente? A resposta para isto esta nos segredods dos deuses.
Mas Afonso Dhlakama é verdadeiramente um homen caduco e inutil para si proprio.
8
JJLABORET said...
..."A minha saída vai depender de criarmos as condições (...) Quando a segurança for garantida, eu posso dizer que, mesmo na próxima semana, posso sair", declarou Afonso Dhlakama,"...
A sua saída, Dhlakama???
E você ainda se diz "líder"????
Então você sai, mesmo em uma semana,você... só você!!!!
E OS SEUS HOMENS, CABRA SAFADO? PRETENDE DEIXÁ-LOS PARA TRÁS?
Estariam eles todos preparados para descer a Gorongosa? Sair das matas também em segurança? Quantos, Dhlakama?
Teriam estrutura material, financeira e social para uma meteórica adaptação em uma semana, na hipótese improvável de descerem a Gorongosa juntos com você?
De que serviu o sacrifício das vidas que tombaram, de ambos os lados, "seo" vilão vadio e nojento?
PARECE UMA SINA!
Moçambique me parece não ter qualquer futuro nesses próximos 50 anos, que somados aos já passados 42 de domínio frelimista, poderão chegar aos 90 ou 92 anos, até um recomeço, se em boa hipótese houver!
VENHAM COMIGO, VAMOS PENSAR JUNTOS:
Frelimo, Renamo, MDM... Isso é luz? É futuro?
TENHO PRA MIM QUE O FUTURO SÓ VIRÁ POR UMA REVOLTA ARMADA, SEJA MILITAR OU POPULAR, UMA REVOLUÇÃO, UMA LIMPEZA POLÍTICA E INSTITUCIONAL.
E mesmo assim, em se tratando de África, também pode ser um "tiro no escuro"!

9
Se digo que este senhor nao regula ou nao anda bem de cabeça seria como dizer que talvez no passado tenha andado bem de cabeça. A verdade é que o Makongwe Bongwe (Bongwe é palavra sena para dizer Babuino) nunca andou bem de cabeça. E isto toda a sua vida.
Quando diz que pode abandonar as matas se a Frelimo lhe garantir a segurança, é como esteja a dizer que a Frelimo ja reconheceu que tenha atentado contra a vida dele. Nyusi nunca falou sobre os incidentes e nunca os regretou como qualquer lider civilisado teria feito. Ele secretamente dizer mandoud dizer aos seus sequazes na policia dizer que os dois ataques em Manica contra o Bongwe foram por grupos da Renamo desagradado com ele.
Os seus Generais disseram ao Nyusi para justificar porquê ele tinha atentado contra a vida do seu lider. Nyusi nao respondeu. Desprezou total e por completo os Generais da Renamo. E o Makongwe Bongwe nao se fez ouvir em apoio dos seus Generais e agora fala asneiras e se telefona com Chimpazé.
Os esquadroes da morte nyusistas continuam a matar os renamistas e este Makongwe Bongwe agora fala de a Frelimo lhe garantir a sua segurança. Tal questao de segurança nao existe para a Frelimo. E na verdade a Frelimo ja disse que ele sera protegido como qualquer outro cidadao. Que outra garantia ele quer. Ele é como qualquer outro cidadao e tem a segurança garantida.
Quanto ao que lhe aconteceu na Beira, na sua residencia naquela urbe foi simplesmnete um exercicio das forças da ordem e segurança do estado manterem ordem e segurança contra ele que actuava com um fora da lei, estando armado enquanto nao tem o direito de possuir armas de guerra. Pelo que a Frelimo pode dizer de voz bem alta que aquilo nao foi um atentado, mais sim um exercio das forças da lei o ordem para manterem a lei e a ordem que o Bongwe e os seus homens armados violavam.
É porque ele teve a sorte que a Frelimo nao o prendeu naquela ocasiao por estar em frente dum grupo armado ou de bandidos armados a violar a lei e ordem da Frelimo. A Frelimo pode ajuizar as coisas desta forma.
Nao ha duvida que este senhor esta mais do que caduco, mas nao pode deixar a liderança da Renamo por a Renamo para ele ser Renamo Ltda -- portanto propriedade dele pessoal. O Bongwe é uma grande piada. Desastre para os moçambicanos.

Sem comentários: