sábado, 11 de fevereiro de 2017

Verificação em dois passos chega ao WhatsApp – e você deveria ativá-la já


Aplicativo de mensagens incorpora a nova medida para melhorar a segurança das contas

Os especialistas confirmam: a verificação em dois passos é a medida que mais segurança proporciona às nossas contas da Internet e nos diferentes serviços associados. O WhatsApp demorou a incorporá-la de forma maciça, mas finalmente acaba de anunciar sua disponibilidade no Android, iPhone e Windows Phone – convém recordar que o serviço começou em novembro a testar essa camada de segurança em modo beta. A incorporação da verificação em dois passos se soma à criptografia de ponta a ponta que foi adotada no ano passado pelo serviço, pertencente ao Facebook.
Em que consiste a verificação em dois passos? Trata-se de uma medida de segurança que o WhatsApp oferece de forma opcional, pela qual, quando o usuário quiser ativar o aplicativo em um novo celular – mesmo que com o mesmo número –, precisa digitar uma senha que confirme a titularidade da conta. Ou seja, na eventualidade de o nosso número de smartphone ser atribuído a um novo usuário, este não poderia acessar nosso WhatsApps, por não ter a senha necessária.
Para ativar essa camada adicional de segurança, o usuário precisa acessar: Ajustes > Conta > Verificação em Duas Etapas, e então clicar em Ativar. O sistema recomendará acrescentar um endereço de email, e é importante indicá-lo, porque nos servirá para recordar a senha em caso de esquecimento. Esse email deve ser sempre acessível pelo usuário (não se recomenda, por exemplo, usar o do trabalho), já que qualquer um que tiver acesso a esse endereço pode conhecer a nossa senha.
A nova medida de segurança do WhatsApp deverá tranquilizar os mais preocupados com a privacidade, mas é preciso levar em conta que pode ser um pouco incômoda, pois o sistema nos obrigará a reintroduzir a senha periodicamente. Em todo caso, é absolutamente recomendável ativar essa função, que irá sendo disponibilizada ao longo desta sexta-feira nos celulares que tiverem instalada a versão mais atualizada do WhatsApp.

Sem comentários: