domingo, 19 de fevereiro de 2017

Trump inventa ataque terrorista na Suécia para justificar medidas anti-imigração

 

Wilders abre campanha prometendo acabar com a "escumalha marroquina" na Holanda



Presidente dos EUA critica “os media desonestos” e inventa um ataque terrorista na Suécia para justificar medidas contra a imigração. Os suecos regiram na Internet.


PÚBLICO 19 de Fevereiro de 2017, 10:59


Foto Trump falou na Florida para nove mil apoiantes. Um comício de campanha já após a eleição. Reuters/KEVIN LAMARQUE

Cerca de nove mil pessoas reuniram-se no sábado à noite na Florida para ouvir discursar o 45º Presidente dos Estados Unidos. Em mais uma sessão de críticas generalizadas aos “media desonestos”, que “têm a sua própria agenda” e que, acusa Donald Trump, inventam notícias para condicionar a maneira como os norte-americanos percepcionam a realidade, o chefe de Estado não se coibiu de inventar um ataque terrorista na Suécia para justificar o reforço das medidas anti-imigração.

“Vejam o que está a acontecer na Alemanha, vejam o que aconteceu ontem à noite na Suécia”, disse o Presidente norte-americano. “A Suécia. Quem é que havia de acreditar numa coisa desta? A Suécia”, insistiu Trump, citado pelo Huffington Post.

“Eles [os suecos] receberam imensa gente e estão a ter problemas como nunca julgaram vir a ser possível”, afirmou o líder norte-americano aos milhares de apoiantes reunidos num hangar no aeroporto internacional de Orlando. O Presidente prosseguiu depois com referências a cidades europeias onde se verificaram ataques terroristas: “Vejam o que aconteceu em Bruxelas e o que está a acontecer em todo o mundo (...) olhem para Nice, olhem para Paris”.

Depois desta alusão a um falso ataque terrorista (do homem que afirmou na mesma noite que, “quando os media mentem às pessoas”, não os deixaria “escapar impunes”), foram várias as reacções no Twitter. Entre elas a do ex-primeiro ministro sueco, Carl Bildt, que questionou o que teria o Presidente norte-americano “andado a fumar”.

Outros, com humor, perguntaram-se se teria havido um “roubo gigantesco de almôndegas”, se alguém teria aberto uma lata de arenque fumado num local público ou mesmo se teria nevado durante a noite, relatou a versão sueca do jornal digital The Local, num artigo intitulado “Os suecos estão baralhados com ‘o que aconteceu ontem à noite na Suécia’ de Trump”.

A conta oficial da Suécia no Twitter também foi pronta a reagir e a tranquilizar os suecos e o mundo. “Não, não aconteceu nada na Suécia. Não houve ataques terroristas. Nada. A principal notícia neste momento é sobre a Melfest”, afirmou Emma, a curadora da conta, referindo-se ao festival da canção sueco, Melodifestivalen.

Ler mais
47 formas de resistir a Trump (e só passou um mês)
Análise: Uma equipa de rivais
Rússia propõe “nova ordem mundial pós-ocidental”
Casa Branca despede alto funcionário por criticar Trump

Já o jornal sueco Aftonbladet fez questão de responder a Trump com um resumo da actualidade noticiosa sueca: “Sr. Presidente, isto foi o que aconteceu na Suécia na sexta-feira à noite”, escreveu o jornal, dando conta, por exemplo, de que o famoso cantor Owe Thörnqvist teve problemas técnicos com a sua actuação no Melodifestivalen, ou que as condições climatéricas obrigaram a encerrar a estrada E10 no noroeste do país, entre Katterjåkk e Riksgränsen, e que um homem morreu no hospital depois de um acidente de trabalho na cidade de Borås.
  1. jmbmarte
    por falar em QIs, com um superior a 20,3 já se consegue percorrer a série 'Alemanha, Bruxelas, Nice, Suécia', acrescentar a ênfase 'Na Suécia, quem havia de dizer, a Suécia', e perceber que Trump, sem se comprometer a afirmar um ataque terrorista, está a declarar um ataque terrorista, e que isto é o modo como um fascista fala e mistifica, e como os social-fascistas o comentam, e mistificam. Já perceberam que trump faz melhor o que eles, impotentes, quiseram e não puderam: destruir o ocidente, a democracia e a liberdade. E tornaram-se, neste jornal, na guarda pretoriana do fascista. (Não estou à espera que algum venha enfiar a carapuça e responder-me).
  2. Carlos
    "Vá dar um passeio por East End e depois diga-me como foi." Conheço bem e confio que se o incompetente fosse lá comigo, nunca mais difamava a zona, íamos a um bom restaurante de muçulmanos, bebíamos vinho, ainda nos ofereciam um copo para começar, ia comer muito bem garanto-lhe. E olhava para o lado e via mulheres ocidentais descascadas, tatuadas como via executivos a comer no mesmo sítio. Mais obviamente, muçulmanos da comunidade e não só, o East End é de todos, estude a história e entenda. Existem muitos radicais na zona é certo, mas se abrem a boca, são simplesmente perseguidos, difamados e até passam uma noite na esquadra caso insultem alguém (pode acontecer mas muito raro). Existe uma diversidade saudável no East End e só quem não conhece diz asneiras como o incompetente.
  3. Incompetente
    Alguém me consegue explicar como se passa de "Look what happened last night in Sweden" para "Trump inventa atentado terrorista"?
    1. joao
      Não consigo explicar, lamento, até a tradução automática e gratuita na internet não dá nada nem sequer parecido. Deve ser um "Notícia Falsa" ou algum desvario do jornalista.
    2. Sum Legend
      O google translate de alguns, funciona de maneira diferente para outros, depende do sistema operativo do computador/telemóvel/tablete, e se vai com a cara do homem ou não. Mas ainda há quem no fundo da sua arrogância, escreva como se ele realmente tivesse dito isso. A Trumpite causa esses efeitos nas pessoas, ficam com espasmos e tiques nervosos. Acho que até há um ditado popular acerca disso, ouvi algures.
    3. A. C. Magalhães
      Deve ser um problema de fuso horário ou,então,mais uma mistificação do candidato D.Trump para garantir votos para um segundo mandato....
    4. Incompetente
      Fora de brincadeiras, este assunto é demasiado sério para passar incólume.Até os média ultra-esquerdistas como o Huffington Post usam expressões como "sugeriu", "insinuou", etc, nenhum deles faz o que o Público faz neste artigo. Isto já não se trata de jornalismo tendencioso, é mesmo uma falsidade, ou como agora está na moda, é Fake News.
    5. Manuel Abreu
      O Contexto! O contexto! As palavras têm que ser interpretadas no seu contexto. Ora se Trump disse: "Olhe o que se etsá a passar na Suécia! e a seguir fala nos atentados terroristas de Paris, Nice, etc, está a dizer que na Suécia "ontem à noite andava tudo de patins"?! Sejam intelectualmente honestos, já que o vosso ídolo não o é. Haja saúde!Q
    6. Incompetente
      "Olhem o que aconteceu ontem à noite na Suécia. Eles aceitaram enormes números (de migrantes) e agora estão a ter problemas" Onde é que neste contexto está implícito o suposto atentado terrorista?
    7. Beep Beep
      "Onde é que neste contexto está implícito o suposto atentado terrorista?" - Que problemas tiveram eles ontem? Aposto que o Trump nem sabe o número de migrantes que eles aceitaram.
    8. Incompetente
      Não faço ideia. A única certeza que tenho é que Trump não invocou atentado nenhum.
    9. Enganador
      Toda a Suécia gostaria de saber o que se lá passou na Sexta feira passada... "A única certeza que tenho é que Trump não invocou atentado nenhum." - claro que não, só que no meio de falar dos atentados na Alemanha, França e Belgica mencionou "o que se passou na noite passada na Suécia"... felizmente so engana o cada vez menor numero de mentecaptos que o apoia.
    10. Luis Simões
      Very fake news, digo eu...
    11. Incompetente
      Temos um jornal que transforma uma aparente insinuação numa afirmação e o seu argumento é que quem recusa isto é um mentecapto. Diga-me lá como é que você é mais inteligente que o resto da malta toda?
    12. Luis Simões
      "Olhe o que se etsá a passar na Suécia! e a seguir fala nos atentados terroristas de Paris, Nice, etc" ??? Acontece que ele nem sequer usou o termo "atentados terroristas", Manuel. Isso é pura invenção deste jornal...
    13. Beep Beep
      Podiam só tentar fazer-nos de tolos, os Trumpeteiros. Mas querem fazer-nos de tolos, fazendo-se a eles próprios de tolos.
    14. Porque ele diz: olhem para o que aconteceu em munique, nice, bruxelas paris e ontem á noite na suecia. As 4 primeiras referencias sao todas a cidades que sufreram ataques terroristas. A coincidencia.
  4. Beep Beep
    Ninguém diz "Vejam o que aconteceu" a uma audiencia se se trata de uma coisa que só os servicos secretos conhecem. Se ele o disse perante apoiantes, trata-se de criar um efeito imediato de reconhecimento. E isso é típico da extrema-direita americana. Se lhes disserem que Copenhaga é uma cidade onde a pedofilia é legal devido ao casamento gay, eles acreditam.
    1. Sum Legend
      Ele até pode ter inventado isso (o que eu acredito, sinceramente!) mas isso não apaga o facto de os jornais criarem títulos falsos, como este do Público, a letras gordas e nem o corrigirem. Trump pode estar enganado, ter inventado com má-fé e meter os pés com esse comentário, mas os jornais também. Se se critica um por mentir, deve-se criticar os outros também. Este título é sensacionalista e mentiroso.
    2. Luis Simões
      É mesmo sensacionalista e mentiroso pôr no título "Trump inventa ataque terrorista na Suécia". Até eu que ontem segui o comício fiquei na dúvida, se não o tivesse seguido não teria dúvidas. O título está feito propositadamente para enganar, o que é certo é que ele nunca falou em ataque terrorista na Suécia...
    3. A. C. Magalhães
      Peço desculpa,caro Beep,Beep,mas é só para declarar o meu espanto quanto ao comentário do Luís Simões que,escrevinha, que acompanhou o comício de Trump,ontem,na Florida... O homem está mesmo em cima do acontecimento, isn't it?Há gostos para tudo,essa é que é,a verdade...
    4. Beep Beep
      Eu podia acreditar que voces acreditam que ele se referia a uma declaracao de um chefe da polícia. Mas tenho um QI superior a 32.
    5. Luis Simões
      " O homem está mesmo em cima do acontecimento, isn't it?" Decorreu a horas decentes, porque não segui-lo? Além de que não gosto de falar de cor...
  5. Sum Legend
    Por muito que custe admitir, o Público também já entrou na onda das "fake news", que acabam por dar razão ao Trump. Quem ouviu essa parte do discurso, como eu ouvi, não pode acusar de ter inventado ataque terrorista. O que o Público escreve "Presidente dos EUA critica “os media desonestos” e inventa um ataque terrorista na Suécia" não podia ser mais falso! Incrível! Será que os "jornalistas" deste jornal ouviram sequer o que ele disse? E ele quando refere ao que "aconteceu ontem na Suécia", se calhar os serviços secretos sabem mais do que quem aqui comenta... Pode não ter acontecido nada, como pode ter acontecido e não se saber, como pode ter estado para acontecer e foi prevenido. Não sabemos, parem de acusar facilmente.
  6. Beep Beep
    Mais uma invencao, como as "No-Go Zones" em Londres.
    1. Incompetente
      Vá dar um passeio por East End e depois diga-me como foi.
    2. Beep Beep
      Prefiro acreditar na quantidade de londrinos que desmentiram um Trumpista no Facebook com "No go zones em Londres? Nunca ouvi falar."
    3. Incompetente
      Estou a ver que o passeio fica para outra altura.
    4. Beep Beep
      Também nao vou ao Casal Ventoso. Ponto?
  7. Manuel Abreu
    É tudo uma questão de honestidade. E honestidade, seja a conectada com a moral seja a intelectual, é coisa a que Mr. Trump é alérgico, portanto é doença, portanto a culpa não é dele, é do destino. Trump é aquilo a que os brasileiros chamariam um "safado" , um sem vergonha, um desbocado ou, digo eu, um mentiroso militante. Haja saúde!
    1. Luis Simões
      “Vejam o que aconteceu em Bruxelas e o que está a acontecer em todo o mundo (...) olhem para Nice, olhem para Paris”. Cidades onde se continua a discutir a falta de segurança, como aliás em Estocolmo...
    2. PSG
      Importa perceber o que leva alguma gente a conviver alegremente com esta narrativa, e ainda pensar que os factos "alternativos" justificam todos estes disparates. Só assim se poderá evitar a repetição desta absoluta tonteira que ganha contornos de pesadelo.
    3. Enganador
      "you look at what’s happening last night in Sweden", LS, o que é que aconteceu na Suécia na sexta feira passada? Há milhões de Suecos que estão curiosos...
    4. Luis Simões
      Grandes discussões sobre as afirmações polémicas do tal chefe da polícia que divulgou grandes aumentos da criminalidade, talvez?
    5. Luis Simões
      "É tudo uma questão de honestidade" ??? Se se refere a este artigo eu estaria de acordo que é gritante a falta de honestidade do jornal. Afinal ele nem usou o termo "ataque"...
    6. Beep Beep
      Se há coisa que os Republicanos gostam, é de contar mentiras sobre a Europa. Europa que, aliás, desprezam por ser "socialista".
  8. A. C. Magalhães
    Deve estar a aguardar um convite da rainha para visita de Estado à Suécia,com a Melania e o restante séquito.Até lá, vai continuando a abusar de cogumelos alucinógenos e outros estimulantes da função inventiva.
  9. Carla Simoes
    Onde está o meu comentário?
  10. Carla Simoes
    Suécia tem alerta por possível ataque do Estado Islâmico, diz imprensa Jornais citam fontes com informações sobre possível ataque em Estocolmo. Combatentes do grupo extremista teriam entrado no país. Da Reuters FACEBOOK A Suécia recebeu informações sobre um possível ataque à capital do país por militantes do grupo Estado Islâmico, noticiou a mídia local nesta terça-feira (26), e serviços de segurança informaram que estão investigando infoAutoridades estão em alerta. Há pelo menos quatro feridos Um tiroteio seguido de uma explosão abalam este domingo a cidade de Malmo, na Suécia, com as autoridades a encararem a possibilidade de ataque terrorista. O caso iniciou-se ao fim da tarde, cerca das 18:00 (hora de Lisboa), enquanto decorria um jogo de futebol. ESTAS NOTICIAS ESTAO NO GOOGLE
    1. mulher e mãe
      Todo o mundo está em alerta, seja por que razão for: daesh,vizinhos invasores, etc. Já os próprios Facebook, google sabem que estão a ser usados para difundir falsas notícias e você ainda continua a confiar nas "notícias" que circulam pelas redes! Se os jornais e outros media mais tradicionais resistirem a mentir e confirmarem as notícias antes de as publicarem, vamos assistir ao renascimento da imprensa, caso contrário, tudo fará parte do lodo de notícias falsas.
    2. joao
      Mas estão todos loucos? Recordo que no último mês houve vários incidentes na Suécia, explosões, tiros, desarme de bombas em campos de refugiados, etc isto claro nas páginas de trás dos media e até citado brevemente e de passagem pela Reuters... até no aftonbladet... com declarações dum porta voz da polícia, creio, um tal Peter Adlersson(?)... E agora que o Trump falou nisso... já deixou de existir?? Caramba! O Trump referiu-se a "ontem à noite" mas ontem à noite houve foi todo um programa e documentário sobre o tema na Fox "Tucker Carlson - Sweden Government Covering Up Immigrant Rape & Crime - Ami Horowitz". É claro que o Trump é amalucado mas estão a querer fazê-lo mais amalucado do que é branqueando e apagando a realidade.
    3. Sum Legend
      Joao, por acaso dei-me ao trabalho de ir vêr ao youtube essa notícia e é um pouco assustador. Não tanto pela notícia em si, porque infelizmente na europa há cada vez mais casos desses, mas por aquilo que os suecos escrevem na caixa do comentários...
  11. Luis Simões
    "Presidente dos EUA critica “os media desonestos” e inventa um ataque terrorista na Suécia para justificar medidas contra a imigração" ??? Outros concluíram que Trump se tinha referido a um segment do show da Fox News “Tucker Carlson Tonight,” sobre um alegado aumento da criminalidade após a entrada de 200.000 emigrantes provenientes do Médio Oriente…
    1. Luis Simões
      ... outros ainda pensam que se referiu às denúncias de um responsável da polícia sueca sobre o aumento da criminalidade praticada por suecos e emigrantes...
    2. Luis Simões
      E escutando-o percebe-se que ele nem sequer referiu o termo "ataque terrorista"...
    3. Beep Beep
      A extrema-direitice do Simoes continua a subir a superfície
  12. João Costa
    Trum não falou de atentado terrorista nenhum, só disse "vejam o que está a acontecer na Suécia"!!! Mais uma distorção dos media e de alguns suecos, nomeadamente o Governo e Carl Bildt, que querem esconder as dificuldades de integração de refugiados islâmicos em várias cidades, nomeadamente Malmo. Veja-se, através das redes sociais e da pequena imprensa local, as notícias de crime galopante e de tentativas de imposição da Sharia nos bairros de imigrantes nas grandes cidades suecas. Foi isto que Trump quis dizer, para quem tenha um mínimo de inteligência para perceber e para quem não queira pactuar com o "politicamente correto" ato de esconder a verdade dos factos.
    1. mulher e mãe
      A pitonisa interpreta o que trump diz! Ofereça-se como tradutor do pensamento de trump, a ele, vai ter muito que fazer. Boa sorte.
    2. Sum Legend
      O que esta a acontecer na Suécia é um facto. Malmö é uma cidade que conheço muito bem, fui lá variadíssimas vezes em trabalho e sei muito bem o que os suecos pensam dos muçulmanos. Pensam o mesmo que noutros países e como muitos outros pensam mas não podem dizer, porque parece mal... E depois admiram-se do crescimento dos partidos de extrema.
    3. Ricardo B
      Falso. O Trump disse (o vídeo está na internet) "You look at what is happening in Germany, you look at what is happening last night in Sweeden." Em português, "Vejam o que está a acontecer na Alemanha, vejam o que está a acontecer na noite passada na Suécia". (Os erros gramaticais são do Trump). Não falou em Malmo, não falou nos bairros de Estocolmo, não falou na Suécia em geral. Referiu, explicitamente e com todas as letras, a Suécia na noite passada. O que o Trump disse, o que você escreveu, não é "não pactual com o politicamente correcto" e não é "não esconder a verdade dos factos". É espalhar falsidades, ponto final.
    4. Ricardo B
      Falso. O Trump disse (o vídeo está na internet) "You look at what is happening in Germany, you look at what is happening last night in Sweeden." Em português, "Vejam o que está a acontecer na Alemanha, vejam o que está a acontecer na noite passada na Suécia". (Os erros gramaticais são do Trump). Não falou em Malmo, não falou nos bairros de Estocolmo, não falou na Suécia em geral. Referiu, explicitamente e com todas as letras, a Suécia na noite passada. O que o Trump disse, o que você escreveu, não é "não pactual com o politicamente correcto" e não é "não esconder a verdade dos factos". É espalhar falsidades, ponto final.
    5. Sum Legend
      Caro Ricardo B, onde é que eu escrevi que foi em Malmö? Tenha calma homem, não se excite. Eu apenas referi que Malmö é uma cidade que conheço muito bem, conheço muitos suecos que lá vivem, inclusivé dinamarqueses que lá vivem porque é mais barato que Copenhaga e basta-lhes atravessar a ponte. Calma amigo, que eu não disse que esse "suposto acontecimento" foi em Malmö. Leia correctamente o que eu escrevi. E acaba por me dar razão, o Trump não referiu ataque terrorista nenhum, como se diz nas redes sociais ou mesmo o Público no sub-título. Se isto não é falsas notícias, então não sei o que é.
    6. A. C. Magalhães
      Oh,João Costa,desconheço se,o meu caro ,sabe se o presidente norteamericano,em exercício, sabe onde fica a Suécia,se é uma República, monarquia ,ou qualquer outro regíme que ele desconhece (porque os mestrados e doutoramentos não abonam em seu favor),mas o seu comentário não abona muito,nem esclarece , a ilíteracia de tão pobre personagem.


Sem comentários: