quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Sobre a Indeminização Milionária( 200 milhões de Mt) do Caso Josina



Nelson Charifo

O valor da indemização é solicitada pela defesa da vitima e não pelo estado e cada um fixa o seu próprio valor na vida. Cabe o tribunal decidir a respeito. Há pessoas que se vendem por 150, 200, 300mts outras por 3000, outras por 8 mil e outras por um milhão. Quem faz sexo sem persevativo por 1000 ou 10 OOO meticais está a dizer que sua vida vale isso. Quem mata por 20 000 ou 50 ou 100 mil está a dizer que a sua liberdade vale isso...as pessoas costumam fixar o seu próprio valor na vida...voce muitas vezes negocia o seu próprio salário e a prostituta negocia o seu preço...a famila fixa o preço da noiva no lobolo ( mesmo que simbólico)...até os curandeiros fixam preços dos seus serviços...e as pessoas pagam assim como Deus entregou ( pagou) Jesus para nossa salvação...cada vida vale Jesus...mas cada um sabe o valor da sua vida. Ora, se achas que uma vista não vale 200 milhões vai perguntar ao cego o que ele faria e daria para receber a visão? Pergunta aos coxos e mutilados quanto custa uma perna ou um membro do corpo? Pergunta aos surdos e mudos quanto vale recuperar a função plena do seu ouvido ou sua fala? Pergunta a um jogodor quanto vale a sua perna? E pergunta ao motorista quanto vale os seus braços? .....enfim...cada um fixa o seu próprio valor aqui no mundo...mas pra Deus nós valemos a vida de Jesus.



Ser - Huo
Ontem às 16:26 ·



O país hoje está revoltado com a sentença do caso Josina. Aliás, também se revoltou com a morte de Valentina. Hoje está revoltado porque o juiz da causa de violência martelou para condenação - até bem leve e suspensa - e indemnização de 200 milhões. Muitos entendidos dizem que esses duzentos nem é muito dinheiro, afinal não há preço para uma vida ou atentado contra ela - só que quando comparado com outras sentenças e indemnizações, é uma quantia astronómica, afinal já houve de 20 mil.
Com a morte da Valentina, o país se revoltou porque ela estava encenando para fugir das dívidas do pai: "queremos ver foto". O "matador" da Valentina virou herói (você vai entender?), e o espancador da Josina "está a ser usado" (usado para que?)
Mas, é o país político que está mal, gangsterizado até ao posto, ou somos nós povo que estamos mesmo a purgar, que para tudo procuramos nossos óculos para analisar?
Amanhã vamos nos revoltar porque os condenados do caso Cardoso só levaram 24 anos, quando aquele dos 4 tiros acidentais na própria barriga enfrenta 40 anos como reza no novo código penal!?
Como nos deixamos chegar a esse nível?
Precisamos de um projecto sério de "cidadania cidadã", porque aquele de auto-estima falhou.
_______
Mas esse advogado também é qual, duzentos mil, digo, milhões. Estou a pensar em quem me tocar a unha, eu vou tocar número desse advogado e que se entenda com ele.

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

IraComentarPartilhar
2626
Comentários


Amosse Mucavele heheheeheheheheheehehehehe
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 17:30


Angela Roque Academicos tentam fazem diferencas! Mas dependem de salario e com fome a imparcialidade nao existe!
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 17:45


Isidro Nhanombe
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 17:46


Buene Boaventura Paulo Para poupar 'energia' vou colar 2 comentarios extraidos doutro post "Compatriotas, afinal como vêem o mundo? o vosso continente? o vosso país? É por ventura uma tábua rasa? O seu quarto no Lhalukwane é mesmo igual em apetrechos com o do quarto principal na avenida Julius Nyerere nr 1250? acham que 200 milhões deve ser a multa que Manuessa deve receber de Mujekane, por agressão física que ela sofreu? para já Mujekane nunca viu esse valor em toda sua vida, mas há quem tem isso quinzenalmente... Vejo que vivemos no mundo de muita utopia em que todos acham o - nos com mesmo poder!"e "... há todo um conjunto de factores que determina o valor a indemnizar. Numa empresa, em falência, nem todos os refractários recebem a indemnização por igual... O valor até parece inversamente proporcional à quem dele precisa para sobreviver no tempo seguinte. Este é que é o nosso mundo; um outro em que as coisas mudam de sentido existe, procure - me que eu te explico qual e como chegar lá". Concluindo: Este caso é este caso, não vale estabelecer paralelismo
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 17:55 · Editado


Salvador Mandlate Lhe fez cegar o olho.
Ja quanto ao 200 milhoes, sabem que factores tiveram em conta: o poder economico do criminoso (?)
se calhar esse fulano faz esse dinheiro por mes(?)
sao suposicoes, quem sou eu para dizer que a justica foi ou nao justa?
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 18:04


Abdul RS Duly Chafim Vou poupar minhas palavras. Mas pelo menos houve uma intervenção jurídica.
Gosto · Responder · 23 h


Armistício Mulande Você pah...
Gosto · Responder · 23 h


Carlos Quizado Quizado Pais de marrabenta sera e foi assim mesmo.
Gosto · Responder · 22 h


Euclides Nacacara A vida não tem preço. Não foi justiça, no verdadeiro sentido da palavra. Pode vir a questão: "se fosse como?" Não sei, porque estou pouco informado sobre o caso (mesmo se não fosse por isso).
Gosto · Responder · 22 h


Tião Bambo Macucha uma coisa é certa em mocambique jamais insistira uma justica justa.ixto xta d pernar para o ar.
Gosto · Responder · 19 h


Estêvão Carlos Roda Fácil é ver e ouvir mas difícil é perceber as conclusões...
Gosto · Responder · 12 h


Isidro Nhanombe

Gosto · Responder · 1 · 9 h


Ser - Huo Buene Boaventura Paulo, o problema radica mesmo aí, se é que lhe entendi. Estamos a comparar e a nos revoltar porque houve um caso X que foi julgado assim, e este caso Y foi assim. São casos totalmente diferentes, envolvendo "actores" totalmente diferentes, em períodos também diferentes, usando código penal também diferente (veja que não falei de juiz e advogados diferentes, porque é de menos, embora marcante).
Um motorista matar ou ferir um peão, tem sua pena, conforme as circunstâncias, e um marido matar ou ferir sua mulher, também tem outra pena, conforme. Como podemos satirizar os resultados destes dois casos? Agora, irritante mesmo é minimizarmos a seriedade do problema, aliás, colectivamente ilibarmos o perpetrador do crime só porque o/a lesado/a é da família Z.
Muitos de nós estamos a ser ridículos, pois somos os mesmos que pedimos justiça, mas parcelamos a tal justiça.

Salvador Mandlate, pode ser que tenhas razão. Um advogado não ia pedir isso aí a um teacher cuja família mesmo se endividado no banco conseguiria pagar em menos de 200 anos.

Cara Angela Roque (sumida), eu acredito cada vez mais que os diferentes sectores da sociedade vão se autonomizando... mesmo meio a crise... claro, reconhecendo que é dificil se falar de imparcialidade quando tudo que a pessoa quer é matar a fome.
Gosto · Responder · 9 h


Buene Boaventura Paulo Compreendeu - me. Estamos juntos
Gosto · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...





Maria Feliciana Velemo Dambo Este caso veio mostrar as mulheres vítimas de violência que é possível ter a justiça a seu favor. O processo por si já iniciou conturbado. O processo desapareceu e nem por isso a Josina cedeu. Infelizmente muitas mulheres desistem exactamente pelo desaparecimento dos processos... E trouxe ainda a certeza de que as mulheres podem sim definir valores de indemnização pelos danos psicológicos e Morais para além de físicos tendo em conta o rendimento e ou capacidades do agressor. É mesmo bom que ele transpira par pagar, venda seus pertences e até a roupa do corpo para que comece a reflectir sobre dignidade, viver com dignidade, esta de pena suspeita mostra a fragilidade da justica em relação a quem pode ir preso, exactamente quem não tenha como pagar as taxas. Cadeia tem que ser lugar de todos agressores, com ou sem poder económico para pagar taxas ou caução. Em fim as mulheres estão de parabéns, este é caso foi uma escola

Comentários


Bernadete Abrantes Pork pagar 200 mlhoes? Pork ele e empresario? O julgamento neste pai e atraves das condicoes da pessoa? Se ele fosse um funcionario publico ki ganha uns 8 mil teria ki pagar os 200mil? Trazend de onde? Por mim preferia ki cumprise a pena, pork se e dnheiro ki ela ker, por mim nao o teria
Gosto · 1 · 20 h


Mauricio Guiamba O valor da indemnização exigido (200 milhões ) nunca é pago pela cadeia, ele pode are recolher a cadeia, mas sempre terá que pagar o valor da indemnização, correndo o risco de o tribunal lhe executar. A cadeia só é convertido com o valor de 5% do salário mínimo segundo o artigo 112 do novo código penal.
Gosto · 1 · 20 h


Nihora Wampula Ilustre #Mauricio Guiamba, seria muito bom Se escrevesse em detais, pois só assim ajudaria muitos que vém este caso como um da legalidade política...porque dogmaticamente tanto no direito e assim como no codigo do processo penal não resulta nenhum conflito com o direito civil, neste caso a indeminização de 200 milhões á Josina! Obrigado por saber que há colegas que tém tempo e participam as opiniões públicas!
Gosto · 17 h · Editado


Daniel Antonio Fortome Fortome a nossa vida nao tem preço
Gosto · 1 · 20 h


Evaristo Jofire Jofire Evaristo AMEM
Gosto · 2 · 20 h


Nihora Wampula Neste caso, existem dois Interesses, um da alvo, portanto a Josina com a indeminização de 200 milhoes, e outro é do Estado, portanto de não deixar um criminoso a circular sem nenhuma metida! Portanto seria evidente o tal agressor pelo Interesse público ser condenado a cadeia, e se isso não acondeceu, a sentença deixa a desejar! Julgamento não vai consoante as condições, mas sim, as sanções! Consoante o salario ou condições financeiras de um reú fixa/se o mondão do pagamento diario! #Bernadete, esta maneira no processo penal é correcta, pois imagina se existisse uma tabela; os ricos e aqueles financialmente bem constituidos estariam a comprar o estado, pois pagariam tudo sem sentirem! Então o codigo penal aplica penas em dinheiro consoante o seu salario ou dinheiro do seu orçamento! E este pode-se inverter-se em prisão ou em ambas metidas(prisão + pagamento)! Esta explicação é legal e não estou a incluir com corrupções na justiça no nosso país! Indiminizar alguém, não te livra que o Ministerio público atraves da procuratoria pública venha atrás do mesmo reú e isto é justo e na dogmatica muito certo!
Gosto · 1 · 17 h


Killon Albano Picardo Mateus Ja da pra alguem tomar medidas,porque ja xta ultrapassar dos limites
Gosto · 1 · 12 h


Sergio Jamal O dinheiro não é tudo, a Josina Machel foi muito longe demais, nemhuma parte do corpo do homem tem preço. Aproveitador do Rufino Licuco. Ele ontem veio com a nova namorada uma violinha de tirar chapéu. Só queria exibir no tribunal a nova machine. Kkkkkk
Gosto · 2 · 8 h


Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Kkkkkk, essa doeu mano juro.
Gosto ·

Sem comentários: