quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SEGUNDA FASE DO DIÁLOGO PODERÁ INICIAR PRÓXIMA SEMANA

BREAKING! 

* Incluídos quatro especialistas estrangeiros
Temos informações bem confirmadas dando conta do (re)inicio, próxima semana, das negociações entre os partidos Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) e Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), uma vez já constituídos os grupos de trabalho (descentralização e assuntos militares). Também já foram indicados quatro especialistas estrangeiros, sendo que dois foram indicados pela Frelimo e outros tantos, pela Renamo. Portanto, são especialistas para a matéria de descentralização e assuntos militares. 
Também está sendo constituído um grupo de observadores internacionais, isto é, são países que irão observar as negociações mas não estarão na mesa negocial, apenas serão reportados sobre o andamento do processo, porque são os mesmos países que irão financiar as despesas dos tais grupos especializados. Eles irão reunir - se em Maputo com os grupos especializados de duas em duas semanas, para analisar os trabalhos e quiçá, fazer algumas sugestões ou observações. 
 Se a logística for organizada a tempo e horas, os especialistas estrangeiros poderão estar no país e iniciar com os trabalhos próxima semana. Pelo que se pode depreender, parece que as coisas estão num bom caminho e soubemos também que os grandes chefes dos dois partidos estão em constante comunicação, referimos nos a Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi. É bom que assim seja, porque queremos a paz permanente e também queremos a democracia verdadeira. 
 Mas infelizmente, temos informações sobre vergonhosas violações da trégua por parte dos militares da Frelimo, que andam a molestar e extorquir os automobilistas nas estradas, a roubar/arrancar bens das pessoas como rádios, celulares, dinheiro, etc. Isto acontece num pouco por todo vou país, sendo o ponto mais crítico o troço Catandica-Tete. Ali as forças da Frelimo actuam como verdadeiros bandidos - ninjas, chegando a usar máscaras para não serem identificados.
Felizmente ainda não há violação que possa levar a uma confrontação militar, apenas são bandidagens de alguns elementos malandros das forças da Frelimo, embora se saiba que alguns rangers da Renamo torcem para que sejam provocados, porque dizem "estar com saudades" de "dar aulas" aos miúdos do M'tumuke ("ministro" da defesa). E neste momento centenas de rangers que ainda se encontravam nas suas casas estão acantonados nas bases a espera da sua integração. Parece que Dhlakama convocou a todos para este efeito e esperamos que não hajam novas lenga-lengas no novo processo negocial porque senão a coisa vai complicar se, numa altura em que faltam pouco menos de 20 dias para o término da trégua temporária. 
Seria bom que a trégua fosse de novo prorrogada e que não se criem condições para o reinicio das escaramuças militares. Já são "suficientes" os mais de dez mil mortos dos filhos dos pobres moçambicanos que faziam parte das forças da Frelimo. 
Porque se o conflito reiniciar, temos a certeza que nem "Tseke" ("Bhoa") haverá na mesa dos moçambicanos.
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
26 comentários
Comentários
Jose Manuel
Jose Manuel Que diálogo voces ainda acreditam no pai Natal ou na segonha que trás os bebes no bico voces estão a brincar com o povo mocambicano algum dia a frelimo ou bandidos terroristas veteranos gatunos depois de saberem que o povo sabe que eles são bandidos vai entregar o poder sem uma revolução em que os meta na cadeia de uma vex por todas entregar o poder e sinônimo de cadeia e muitos deles era decapitação ou peneu com gasolina
Gosto · 2 · 2 h · Editado
Scarlet Pimpernel
Scarlet Pimpernel A Frelimo é sanguinária mesmo, tinham que sacumbir 10.000 pessoas para poder colocar a mão na cabeça e começar a dialogar de forma civilizada? Votar na Frelimo foi o pior erro que um Moçambicano pode cometer
Gosto · 2 · 7 h
Manuel Tomas Carlos Maliango
Manuel Tomas Carlos Maliango Força Renamo keremos um pais Justo e com Paz Efectiva
Gosto · 3 h
Be Focus
Be Focus Grande esperanca para Moz people
Gosto · 4 h
Maria Manjate
Maria Manjate Esperemos para ver o k vai dar.
Gosto · 3 h
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Esperamos que haja resultados positibos.
Gosto · 1 · 7 h
Calisto Meque Meque
Calisto Meque Meque Paz e descentralização a vista
Gosto · 3 h
Calisto Meque Meque
Calisto Meque Meque Assim seja, amém
Gosto · 3 h
Aly Mohammad Mohammad
Aly Mohammad Mohammad Se Deus quizer assim seja.
Gosto · 2 h
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Quis dizer positivos.
Gosto · 7 h
Raul Novinte
Raul Novinte Avante!.....
Gosto · 4 h
Fausto Quinhas
Fausto Quinhas A comerem bem...e roubatem o decimo terceiro pra pagar agua mineral e quartos nos hoteis...
Gosto · 5 h
Bonifacio Raice
Bonifacio Raice Onde estao as 6 Provincias?
Gosto · 2 · 5 h
Mr'Peter Casimiro
Mr'Peter Casimiro Ok vamos akuardar quiça haja bom sinal
Gosto · 7 h
Marques Canzamba
Marques Canzamba Nós queremos paz,democracia e liberdade,aquilo que nunca tivemos desde do dia 25.6.1975 com regime da frelimo.
Gosto · 2 h
Felizardo Albino Lenço
Felizardo Albino Lenço SEJA Que DA CERTO DESSE VEZ!
Gosto · 7 h
Sergio Antonio Tauzene Mucande
Sergio Antonio Tauzene Mucande deveria ser um dialgo muit serioi
Gosto · 2 h
Nelo Artur Leo
Nelo Artur Leo EQUI DE CERTO DESSA VEZ!
Gosto · 7 h
Taremba Taremba
Taremba Taremba Vay dar cert
Gosto · 3 h
Fernando Limpo
Fernando Limpo Unay EU to saturado com dialogos k nunca xega poxa afrelimo ta brincar com noxco
Gosto · 1 h
Elias Simango
Elias Simango Mocambicanas mocambicanos em com muito porfundo desejos de falarmos de paz em mocambiqui si focem apena dependia do sr presidente do povo oamado filho deste mocambiqui sr presidente afonso dlhakama isso estaria amuito tepo cabado aliais niguem mais iria ovir os sons de armamentos som k tem os k gostao de guerra matar pissoas inganar povo metirs adrabar isso tudo em afrelimo k gostao de ser os propriotatios de mocambiqui isso em osqui nos podemos lembrar k nesses acordos si seguir e realisar os acordos apaz seram duradouras sem problemas sim afrelimo querer inganar mais faser da renamo como pateitas as quessequencias seram totalmentes da frelimo porqui arenamo naoem presidente dhlakama em opovo mocambicanos todos malidade voltaram pra frelimo aquilo k acoteceu sobre o acordo geral de paz afrelimo pessavas k estava inganar arenamo sem saber k arenamo em opovo mocambicano senprem opovo veces sem falta nisso ademocrancia senprem vecem acim afrelimo si nao intender insso vao pessar inganar outra veis eles equi serao inganados desta veis viva renamo viva presidente dhlakama fim da sitacao elias simango
Gosto · 1 · 4 h

Sem comentários: