quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Quando Dhlakama andava de motas



 



O arrependimento de um guerrilheiro
Ha dias estive a re-escutar algumas das entrevistas que fiz a antigos guerrilheiros da Renamo e aos ex-cativos dos mesmos. Histórias cheias de façanhas, de curiosidades mas também de arrependimentos. A minha ultima pergunta era “de que se arrepende”? Um deles (Soares) disse-me que se arrepende de “ter assassinado 8 membros duma família para conseguir roupas e cobertores para a sua esposa e os seus seis filhos”. Enquanto ele enxugava as lagrimas, sob olhar indiscreto da mulher e dos netos, recordei-me daquela história do assaltante a farmácia para roubar o ünico medicamento para salvar a sua mulher que morre de cancro. Segundo Soares, se não os matasse a todos, poderiam ir meter queixa ao Dhlakama e ele é que “chupava”. Na área em que ele actuava, não obstante a nudez dos familiares dos guerrilheiros, era proibido o uso de roupas de civis mortos ou dos que as abandonavam. De facto, durante a guerra civil, a miséria foi uma realidade. Nas zonas controladas pela Renamo era pior ainda. As imagens (do rider) falam por si.

47 comentários
Comentários
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Essas imagens levantam mais curiosidades alem do post!
Vitorino David
Vitorino David situação triste.
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Quando nao havia 4X4, Imtiaz Vala. Hehehehhe
Imtiaz Vala

Imtiaz Vala Eh verdade Motorizadas Honda,armamento,fardas e gente sem vestuario e desnutrida! A onde e quando foram tiradas essas imagens e quem sao essas pessoas Eusébio A. P. Gwembe?
Nhecuta Phambany Khossa
Nhecuta Phambany Khossa Na minha casa levaram muita roupa em vários ataques protagonizados na minha povoação. Mataram muitos parentes meus. No fim da guerra, um deles veio a casa da minha mãe para pedir desculpas.
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto Triste situação
Gosto · Responder · 23 h
Jossias Ramos

Jossias Ramos Triste, mas pelo menos esse foi pedir desculpas. Por isso advogo uma CVR.
Macutinha Macutana Macuta
Macutinha Macutana Macuta Um lado da moeda. Agora falemos das façanhas do Guebuza em Niassa.
Wilson Profirio Nicaquela
Wilson Profirio Nicaquela Prof. Então enchentes remontam de Sadjugira? Quando esgotam o homem de juramentos em nome da progenitora rebusca a sua popularidade lá?

PS: em Itoculo, poucos km do indico, não havia sal. Raspava-se pedra. Prof Eusébio A. P. Gwembe
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:29 · Editado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Guarda para outro momento, Macutinha Macutana Macuta. Vamos poupar a curiosidade. Vez vez
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Wilson, naquele contexto ir a reuniao era dever.
Gervasioa Absolone Chambo
Gervasioa Absolone Chambo O seu micro-texto mais as fotos abaixo, Eusébio Eusébio A. P. Gwembe deixam-me triste. Acho que a democracia ceifou vidas humanas de forma desumana e cruel. Agora vai doer-me da próxima vez que ouvir de DHL a intitular-se "pai da democracia moçambicana". Tenho recordações do que foi a guerra no rural e interior de Inharrime.
Claudino G. Nchumaly
Claudino G. Nchumaly Na minha terra la em Cabo Delgado tinha uma banda musical que dizia o seguinte numa das suas musicas: A Frelimo lutou, tambem a Renamo lutou, os dois partidos agora, sao partidos amantes da paz; A Renamo matou, tambem a Frelimo matou, os dois partidos agora, sao partidos amantes da paz. Era miudo e nao percebia bem a mensagem da musica. Mas com o tempo fui entender que, aquela banda estava a sugerir os dois matadores e beligerentes o perdao mutuo, a reconciliacao, etc. Agora quem é voce para vir aqui hoje levantar os diabos adormecidos? qual é o seu objectivo? criar clivagens? Lembra-se me periodo eleitoral palavras como essas criam conflitos como aqueles de Montepuez, Nampula, no passado um pouco distante, e recentemente em Gorongosa.
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana significa que o dlhakama tinha uma base logística muito forte .as maquinas podiam andar sem problemas de combustivel,ele gordinho enquanto os outros coitadinho de pele e osso...è triste
Huntelais Adelino Vinho
Huntelais Adelino Vinho De facto naquele período da dita guerra civil o país ainda precisa firmar-se em diversos anglos. As principais zonas conflituosas o cenário de pobreza era ortodoxamente sentida pela população aborígene. Os assassinatos com justificações absurdas pelas partes beligerantes também se observava nas matas a dentro. Todo este cenário paupérrimo pode ser comparada com aquela ideia de segundo a qual prega que na luta de dois elefantes o capim é que sofre.
Vitorino David
Vitorino David Muito sofrimento. Sem escolas, comida, roupa e talvez assistencia médica
Raul Novinte
Raul Novinte È caro Gervasioa Absolone Chambo. Uma das razões que leva o nosso amigo Eusébio A. P. Gwembe a contar e rever essas historias de guerra é para desacreditar o trabalho que a Renamo e o Afonso Dhlakama fez para Moçambique e aos moçambicanos incluindo ele Eusébio A. P. Gwembe e comigo. Quando essas mensagens e imagens chegam aos mais fracos que não fazem a filosofia de questionar os porquês houve guerra e porque a Renamo lutou, logo se limitam entrar em contradição contra a Renamo e Dhlakama. Mas quero garantir que a maioria dos moçambicanos já descobriu os porquês a Renamo lutou. Os moçambicanos já sabem que numa guerra se mata e se morre, assim como vimos a ,meses atrás homens da Frelimo dirigidos pelo governo da Frelimo a materem em pleno dia, sequestrando e matando inocentes só porque acreditam em Renamo e ou outros partidos. Eu pessoalmente não gostaria de falar desses assuntos, mas sou obrigado para recordar aqueles que não questionam e só defendem o que aprenderam com os seus antepassados e a comunidade que lhes viu a nascer e crescer passando o tempo todo acusando e odiando aquilo que eles não intendem. Neste momento deveríamos estar engajados a falar da Paz e não da guerra dos 16 anos..... Pois essa guerra acabou.. morreu gente sim, mas não podemos nos prender do passado fazendo politicas infantis e se aproveitando-se da história. Isso não funciona para um povo que quer a paz!
Gosto · Responder · 3 · 23 h · Editado
Gervasioa Absolone Chambo
Gervasioa Absolone Chambo De qualquer das formas, a guerra civil foi dramática. A democracia custou vidas. É isto que me importa. Depois vem o questionamento. Não sei se há intenções de quem publica dado ter posts de outros na sua página. Sabes do que falo amigo.
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Gosto quando vejo pessoas metendo politica onde nao é chamada, Raul Novinte. Eu nao sou responsavel pela sua compreensao que a julgo errada, neste caso. Se fosse atento e sem lentes partidarios haveria de notar que este post nao tem nada de ofensivo muito menos de politica
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana Raul Novinte,me parece estar a defender atitudes belecistas da renamo duma forma triste.Considera,no meu entender,que as mortes justificam o fim que a renamo pretendende ou pretendia.As mortes de milhares dos moçambicanos,nossos parentes,foi movida por apetites politicos da renamo pouco claros
Raul Novinte
Raul Novinte Fernando Jorge Francisco Cumbana da mesma forma que vocês não mencionam aqui as atitudes belicistas da Frelimo que nos levou a um atraso anos e anos... e passam o tempo todo a escrever algo para difamar a Renamo. Parem com isso. escrevem coisas que nos levam a reconciliação e não difamação. Você se esqueceu que o Pondega foi morto em pleno século 21 só porque ele defendia a descentralização. Essas são apetites políticos claros? Afinal de contas quem é santo em Moçambique? Entre Frelimo e Renamo quem não matou moçambicanos? Então é bom falarmos disso? Eu acho que não.... Perdão meus irmãos, só perdão com um tom reconciliatório. Parem de cavar o passado só para denigrir a Renamo e seu líder... Parem com isso!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:14 · Editado
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana Raul,nao quero discutir nomes porque nao tenho provas do que insinuas no teu post.Se tens provas ajuda pgr a clarificar esse caso.Numa coisa temos que concordar nòs os dois...a guerra provocada pela renamo,sacrificou muitas vidas
Benjamim Rosa
Benjamim Rosa Concordo plenamente contigo Raul Novinte, com isto quem nao tem a actitude de questionar pode se induzir facilmente a conclusoes erradas. O que deviamos fazer seria mostrar os factos de ambas partes e nos empenhando principalmente em factos que garantem cada vez mais a paz e nao a discordia. Portanto uma vez mais recomendo a imparcialidade, e a nao manipulação dos argumentos dos entrevistados.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 18:05 · Editado
Lyndo A. Mondlane

Lyndo A. Mondlane O amigo novinte nao lhe interessam.os acontecimentos, mebos mal q nao e historiador..kk
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Quanto a comida, Vitorino David, parece-me que havia um sistema de abastecimento eficaz. Quando a comida escasseou em Sofala e em Manica, criaram-se as colunas que transportavam o milho da Zambezia para as zonas afectadas. A Renamo conseguia, por assim dizer, manter o controlo das pessoas evitando-lhes as fugas. Um dos ex-cativos do grupo que o General Chipande foi buscar do Malawi, disse-me que o problema nao era a comida, mas como cozinhar (por causa do fumo que os poderia denunciar, e da falta de sal. Os medicamentos eram na base das raizes e alguns roubados aquando dos assaltos.
Claudino G. Nchumaly
Claudino G. Nchumaly Com o fim do apoio da Africa do sul e do Regime do Smith, a Renamo usou a logistica a Frelimo para fazer guerra. Era a comida da Frelimo, armas da Frelimo que a Renamo usou para lutar contra a propria Frelimo.
Mugaza Waka Machel
Mugaza Waka Machel Era a frelimo com quem a renamo estava a lutar ou fadm?
Claudino G. Nchumaly
Claudino G. Nchumaly naquela alturaEstado=Frelimo
Mugaza Waka Machel
Mugaza Waka Machel Mas existia fadm ou não?
Nando Mais
Nando Mais qual fdm qual frelimo ? sempr foi o mesmo
Gosto · Responder · 23 h
Mugaza Waka Machel
Helder Hugo
Helder Hugo Como um indivíduo que se diz lider pode ser orgulhar de estar rodeado de pé rapados.
Jose Andre
Jose Andre Esse post me parece que e uma pessoa que almeja comentarios distorcidas pois coloca a Renamo e Dhlakama na bandidagem naquela altura mas hoje a Frelimo nos coloca em dividas que e uma guerra silenciosa....
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana algumas coisas sò dà ler e nao comentar
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe E o que noto, Fernando. E proprıo da nossa esfera de debates
Jose Andre
Jose Andre Achas debate este post ou alusao do teu trabalho?
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Jose Andre eu nao acho nada. Cada um é livre de tirar as conclusoes que achar. Faz tempo que assisti a uma homilia em que o padre disse que "duma homilia, se alguem sai ofendido, é porque converteu".
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Ahhh. Entao o papel deste Post é converter pessoas? Conseguiu Dr Gwembe?
Benjamim Rosa
Benjamim Rosa Ao que tudo indica que o Sr. Eusebio A. Embora historiador de renome, esquece-se de uma das principais caracteristicas do historiador ( a imparcialidade). O seu poste tem objectivos claros para qualquer cego concluir que se trata de mais um lambebotismo.
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Em 1983 eu estudante da UEM cheguei a comprar calcinhas e sapatos femininos para mim porque nao havia nada nas lojas, imagino la no interior de Moc, Eusebio Gwembe?
Gosto · Responder · 6 · Ontem às 16:21 · Editado
Candido Junior
Candido Junior Ah, o Eduardo comprou calcinhas??!!.... não é de estranhar!... Nós os outros comprávamos roupa (embora pouca, devo reconhecer) na cooperativa de consumo. Lá na aldeia dos meus pais a compra era na loja do povo e a do sr Ismael que a Renamo um dia veio e incendiou tudo... até hoje aquelas infraestruturas estão em ruinas.
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Sim, na altura se calhar ainda estavas no papai ou na mamai, Candido Junior
Não gosto · Responder · 2 · 23 h · Editado
Candido Junior

Candido Junior só nas férias (e depois de esquivar as balas dos matsangas) Eduardo Domingos porque em 1983 eu era estudante do nível secundário...
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Benjamim Rosa, o que seria imparcialidadedo historiador para si? Aprendi que nao é possivel a imparcialidade do historiador, a nao ser que me traga argumentos que mostrem o contrario. No caso, nem me pergunto a minha compreensao sobre o cıtacao para poder tirar a conclusao acerca da imparcialidade pois esta so pode ser encontra na interpretaçao e nao na citaçao e apresentaçao do facto, como neste caso. O que me interessa nesta citacao é o facto de que, apesar da pobreza que se vivia naquela area, aos guerrilheiros era proibido usar o produto da espoliaçao.. Porque? O debate tinha que começar por ai, visto que la em cima alguem apresentou um caso em que na sua terra foi diferente: mataram e roubaram. Eduardo Domingos, concordo contigo porque tambem testemunhei as carencias
Benjamim Rosa
Benjamim Rosa Parece que desta forma a historia pesa para um lado e so deste jeito procura dar a perceber que apenas o unico culpando pela desgraça dos Moçambicanos foi a Renamo. Pois no meu entender se assim fosse nao a chamariamos de guerra senao de saque e assassinatos. Nos mostre a outra parte da historia, isto é o que os outros ( FADM OU FRELIMO) Faziam neste momento de angustia. Sera que ela nao matou, ela nao desgraçou. Me lembro sempre da estoria que meu pai e ex funcionario da sena sugar society de Luabo me contava: numa bela manha acordei com estrondos de tiros e gritos e estavamos no meio de um fogo cruzado ao fugir nao tive nem tempo de caregar algo que meus filhos pudessem comer. Fugimos e nos escondemos nao muito longe da casa enquanto os tiros cruzavam, em um dado momento ouve uma pausa e me fiz ao patio da minha casa para ver se conseguia um cobertor, mas direpente eram eram os defesas da nação saindo da minha casa caregado de espelhos, e a minha comoda, me escondi esperando eles se irem embora e ver uki sobrava. Horas depois eram os matsangas entram e caregam a farinha e meus cobertores............. Diante disto caro Eusebio A. Gwembe a quem pode recair a culpabilidade da desgraça?
Benjamim Rosa
Benjamim Rosa So para testemunhar o clarao da historia nao inflienciada veja so de acordo com jornal o Is desta terça feira, O Relatório da Amnistia Internacional denuncia crimes contra os direitos humanos cometidos pelas FDS e a Renamo. Ver mais em: goo.gl/D7srSm
Não gosto · Responder · 1 · 4 h
Jose Andre
Jose Andre Quem mataram e roubaram?
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Tem la em cima este comentario. Na minha casa levaram muita roupa em vários ataques protagonizados na minha povoação. Mataram muitos parentes meus. No fim da guerra, um deles veio a casa da minha mãe para pedir desculpas". Precisa de explicaçao a mais?
Estefania Baptista

Estefania Baptista Kikiki ai esta ,
Afonso Nassone Macaiele
Afonso Nassone Macaiele Essa parte da historia do meu povo, nao gosto lembrar, pois estao nesta parte pessoas muito intimas na minha familia que DEUS as tenha , morreram em vao pois foi uma guerra que nunca entendi a sua razao.
Elton Bila
Elton Bila Fotos inéditas ..... sem comentários pra situações factuais...
Luis Fernando
Luis Fernando Um homem certo
João Luis Chigura
João Luis Chigura Cada povo tem sua historia, infelizmente essa é a nossa historia. Nesse post eu vejo o quao era dura a disciplina no seio dos militares da renamo, ao ponto de nao lhes ser permitido vestir roupas de civis mortos durante o conflito
Manuel Negomano
Manuel Negomano Estimado Ilustre Gwembe, isto é historia ou desenterrar machados e ou incitar ódio entre "imãos"? nao acha que isso já nao faz muito sentido numa altura em que a palavra RECONCILIAÇÃO e PAZ ''é mais importante? É verdade que nao vamos esquecer o tempo que passou mas... Me parece que há historias que nao valem a pena serem lembras em nome da PAZ e tranquilidade dos povos. Pode ser que esteja a ignorar certas coisas.
Sancho Alfredo
Sancho Alfredo Certos indivíduos criticam o Eusébio, mas sabem que o Dhlakama é mentor da desgraça no país. Porque isto e aquilo, para mim esse homem não é pai da democracia nenhuma.
Nando Mais
Nando Mais kkkkkkķk cade o ATUM
Gosto · Responder · 22 h
Jó Poeta Dos Monte
Jó Poeta Dos Monte Sancho. Nunca vì pessoa fechado assim..a dívida curta que você vai morrer apagar,foi dlhakama que contraiu? EMATUM IMAMI PRO INDICO. DISVIOS DOS FONDO ETC Ê DLHAKAMA,? Por favar vamo-nos pensar.
Gosto · Responder · 22 h
Sancho Alfredo
Sancho Alfredo Saiba que ele tem dívida que adquiriu no tempo da guerra, e garantiu governar o país. É o que lhe deixa louco, quando os mesmos exigem a promessa, nem falo dos guerrilheiros.
Gosto · Responder · 21 h
Vítor Manuel Lamosa Pereira

Vítor Manuel Lamosa Pereira O verdadeiro democrata é o povo moçambicano que foi incitado a uma guerra estúpida como todas as guerras. Depois há as elites que são o que vocês quiserem.
Jó Poeta Dos Monte
Jó Poeta Dos Monte Quando a atendimentos.ao alto nível. Vocês deviam parar de tanto falar do passado.porque o povo sabe da guerra que houve, nó entanto quer se a PAZ. por isso falemos da PAZ.
Gosto · Responder · 22 h
Leonildo Viagem
Leonildo Viagem Foi um periodo e uma epoca nada podemos julgar. Eu Passei um pouco por esta situacao
Não gosto · Responder · 1 · 22 h
Aurélio Simao
Aurélio Simao Isso mostra que os militares maltratam e matam sem superiores? Pergunto isso porque ele disse que matou todos para não ser denunciado
Não gosto · Responder · 1 · 21 h
Avestino Augusto Fundai
Avestino Augusto Fundai Me recordo desses caras, na localidade de Inhazônia distrito de Bàrué. Era 10h da manha. Minha avo tinha colocado milho numa panela de barro no fogo, um dos caras chegou em casa depois de encontrorar aquele milho bem cozido tirou o todo e pos numa saculinha e depois como agradecimenro defecou na mesma panela e devolveu no fogo com cheio de fezes.
Não gosto · Responder · 3 · 21 h
Avestino Augusto Fundai

Avestino Augusto Fundai Esses gajus sao malandros
Vítor Manuel Lamosa Pereira
Vítor Manuel Lamosa Pereira E o SENHOR DOUTOR EUSÉBIO gosta de colocar lenha na fogueira. Falta um pouco mais de humildade e moderação e mais verdade, porque atrocidades houve dos dois lados. Mas a História de Moçambique independente há-de ser escrita por pessoas que conseguirão ser imparciais. Desculpem o comentário.
Não gosto · Responder · 4 · 12 h
Adriana Dos Santos

Adriana Dos Santos Tas muito certo Victor Manuel
Heleno Bombe
Heleno Bombe Não acrescenta nem retira a visão de cada um em relação o que aconteceu no conflito dos 16 anos o importante agora é a PAZ efectiva e definitivamente para o nosso país!
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Mamudo Omar Baissa
Mamudo Omar Baissa PERDOAR SIM, MAS NAO SE ESQUECER.
Não gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado
Nemane Selemane
Nemane Selemane Que relacao este post tem no nosso contexto politico actual Professor? Sofreu um puxao de orelha?
Não gosto · Responder · 2 · 9 h
Elemia Witimosse Bau
Elemia Witimosse Bau Algumas coisas!
Gosto · Responder · 6 h
Alvaro Simao Cossa
Alvaro Simao Cossa Minha avó paterna ainda em vida, sempre contava histórias das guerras tribais e das incursões dos soldados portugueses na era da pacificação de Moçambique, no momento do esforço de ocupação efectiva do interior dos territórios nacional, quando se travaram os combates de Coolela e Chaimite , onde Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque capturou o rei Gungunhana, nessa altura nós netos dela, ouviamos aquelas história de viva vóz, e ninguém de nós, na mente via aquilo como política, minha avó que nasceu em 1872 era uma biblioteca viva que todos adorávamos ouvir, na falta dos livros que contassem aquelas historias, nós todos recorriamos a ela para ouvirmos a nossa verdadeira história, agora quando nosso amigo Eusébio A. P. Gwembe o faz com a nossa história recente há quem se enfada. É falta de dignidade tentar esconder a história. O povo que esconde a sua história nunca terá futuro, o passado é como o espelho que nos mostra os mucos no nosso nariz, para limpá-los.
Não gosto · Responder · 2 · 4 h · Editado
António Do Rosário Grispos
António Do Rosário Grispos São milhares de testemunhos desses da chamada guerra pela democracia.
Gosto · Responder · 5 h
Alvaro Simao Cossa
Alvaro Simao Cossa Amigo António Do Rosário Grispos mas com o tempo vão ficar centenas, dezenas, unidades e nenhum.
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Alvaro Simao Cossa
Alvaro Simao Cossa Com isso quero dizer que vamos contar tudo que vimos para se registar para as novas gerações e mesmo para desvendar os mitos que andam escondidos, a verdade doi mas deve ser dita!
Não gosto · Responder · 3 · 4 h · Editado
Abdala Mussa Inaque
Abdala Mussa Inaque Complicado
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Jeremias Messias
Jeremias Messias caro Eusébio A. P. Gwembe! trauma pos-guerra! Nao houve sistema de apoio para re-insercao social!
Gosto · Responder · 4 h
Alex Dias António Feniasse
Alex Dias António Feniasse Nunca ouvi falar de Guerra que as pessoas ficaram com boas recordações, alias não seria guerra. Quanto as parte não vejo santidade em nenhumas porque cada uma cometeu suas atrocidades a sua maneira
Gosto · Responder · 53 min · Editado
Pedro Magona
Pedro Magona boa tarde Dr! estas fotos sao de kuando? como as conseguiu.
Alvaro Simao Cossa
Alvaro Simao Cossa Pedro Magona para entenderes o post devias ter lido primeiro, tudo esta' claro aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

A GUERRA CONTRA A FRELIMO É NECESSÁRIA.No início da existência da Frelimo foi decidido que a Frelimo devia deixar de existir logo depois da Independência para dar lugar a formão de partidos para concorrem nas eleições gerais. Este foi um dos motivos que levou a Samora Machel Assassinar Eduardo Mondlane, urias Simango, Padre Guengere, Kavandame,e muitos outros, cancelou a realização de congressos durante a luta armada, e veio a transformar a frelimo num partido,logo depois da Independência em Maputo.Durante a luta armada a Frelimo não era um partido. Samora Machel pretendia ser presidente vitalício,como eram os presidentes dos países socialistas na altura, a eleição para a escolha do presidente da republica apenas ocorria no congresso da Frelimo , isto é, a pessoa escolhida no congresso da Frelimo passava a ser automaticamente o presidente da República, assim Samora Machel, tinha organizado uma astúcia que lhe garantia ser Presidente vitalício. Confiando nisto passou a ser extremamente um assassino, um ditador, o proprietário de todo o Pais.Passou a organizar aldeias comunais para manter o povo a viver como animais num cural, lá nas aldeias comunais o povo era obrigado a trabalhar na machamba comunal, sem direito a propriedade, e as refeições eram feitas no centro de aldeia comunal, e as pessoas tinham que fazer bicha para receberem comida para irem comer nos seus lares. É por isso que a Frelimo Expulsou todos os portugueses era para os Portugueses não encorajar o povo na resistência contra essa barbaridade.Na expulsão dos portugueses o alvo principal não eram os portugueses, era a população Moçambicana, principalmente do Norte. um dia o Senhor Marcelino Dos Santos ao discursar numa reunião disse:A guerra não é açúcar , é piripiri.Durante a guerra dos 16 anos a Frelimo Exterminou os homens em povoações inteiras e recolheu compulsivamente as mulheres e filhos para campos de concentração.Por outro lado, a organização de Moçambique num pais Democrático descentralizado ,com autonomia nas Províncias e distritos é obrigatório, porque é necessário. Mas a Frelimo não quer, quer perpetuar hegemonia de puder. Por isso a guerra contra a Frelimo é necessária.Porém a democracia para Moçambique está para breve.Esperemos para ver.

Anónimo disse...

A GUERRA CONTRA A FRELIMO É NECESSÁRIA.No início da existência da Frelimo foi decidido que a Frelimo devia deixar de existir logo depois da Independência para dar lugar a formão de partidos para concorrem nas eleições gerais. Este foi um dos motivos que levou a Samora Machel Assassinar Eduardo Mondlane, urias Simango, Padre Guengere, Kavandame,e muitos outros, cancelou a realização de congressos durante a luta armada, e veio a transformar a frelimo num partido,logo depois da Independência em Maputo.Durante a luta armada a Frelimo não era um partido. Samora Machel pretendia ser presidente vitalício,como eram os presidentes dos países socialistas na altura, a eleição para a escolha do presidente da republica apenas ocorria no congresso da Frelimo , isto é, a pessoa escolhida no congresso da Frelimo passava a ser automaticamente o presidente da República, assim Samora Machel, tinha organizado uma astúcia que lhe garantia ser Presidente vitalício. Confiando nisto passou a ser extremamente um assassino, um ditador, o proprietário de todo o Pais.Passou a organizar aldeias comunais para manter o povo a viver como animais num cural, lá nas aldeias comunais o povo era obrigado a trabalhar na machamba comunal, sem direito a propriedade, e as refeições eram feitas no centro de aldeia comunal, e as pessoas tinham que fazer bicha para receberem comida para irem comer nos seus lares. É por isso que a Frelimo Expulsou todos os portugueses era para os Portugueses não encorajar o povo na resistência contra essa barbaridade.Na expulsão dos portugueses o alvo principal não eram os portugueses, era a população Moçambicana, principalmente do Norte. um dia o Senhor Marcelino Dos Santos ao discursar numa reunião disse:A guerra não é açúcar , é piripiri.Durante a guerra dos 16 anos a Frelimo Exterminou os homens em povoações inteiras e recolheu compulsivamente as mulheres e filhos para campos de concentração.Por outro lado, a organização de Moçambique num pais Democrático descentralizado ,com autonomia nas Províncias e distritos é obrigatório, porque é necessário. Mas a Frelimo não quer, quer perpetuar hegemonia de puder. Por isso a guerra contra a Frelimo é necessária.Porém a democracia para Moçambique está para breve.Esperemos para ver.