terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Presidente moçambicano convida sete embaixadores e UE para processo de paz


O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, convidou sete embaixadores acreditados em Maputo e o representante da União Europeia em Moçambique, para integrarem o Grupo de Contato para o apoio ao diálogo para a paz, anunciou hoje a Presidência da República.
Em comunicado de imprensa enviado à agência Lusa, a Presidência da República refere que Filipe Nyusi convidou os embaidores do Reino Unido, Suíça, Irlanda, Estados Unidos, China, Noruega e Botsuana e o chefe da Missão da União Europeia (UE) em Moçambique, para apoiarem nos esforços de estabelecimento de uma paz sustentável em Moçambique.
"Este Grupo de Trabalho, cujas atividades terão início ainda esta semana, juntar-se-á às comissões de trabalho constituídas por entidades nacionais já designadas pelo Presidente da República e pelo presidente da Renamo [Afonso Dhlakama] que juntos prosseguirão em busca da paz efetiva e definitiva, tendo como mandato debruçarem-se sobre questões militares e de descentralização", diz o comunicado.
A constituição do Grupo de Contacto surge na sequência das consultas e entendimentos alcançados entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama e que culminaram com a declaração de tréguas nos confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e o braço armado da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana).
No final de janeiro, Filipe Nyusi anunciou o encerramento da fase que envolve a mediação internacional nas negociações de paz, considerando que os mediadores serão solicitados para as conversações entre o Governo e a Renamo, caso se considere necessário.
Os trabalhos da comissão mista nas conversações do Governo e da Renamo, orientada pela equipa de medição internacional, foram suspensos em meados de dezembro sem acordo sobre o pacote de descentralização e a cessação das hostilidades militares, dois dos temas essenciais das negociações de paz.
Na altura, o coordenador da equipa de mediação, Mario Raffaeli, indicado pela UE, disse que os mediadores só regressarão a Maputo se forem convocados pelas partes.
Apesar da falta de um acordo entre as duas delegações, as partes chegaram a uma trégua posteriormente, como resultado de conversas telefónicas entre o Presidente moçambicano e o líder da Renamo.
Em finais de dezembro, o líder da Renamo declarou uma trégua de uma semana como "gesto de boa vontade", tendo, posteriormente, prolongado o prazo para 60 dias, para dar espaço às negociações.
Além do pacote de descentralização e da cessação dos confrontos, a agenda do processo negocial integra a despartidarização das Forças de Defesa e Segurança e o desarmamento do braço armado da oposição, bem como sua reintegração na vida civil.
Moçambique atravessa uma crise política que opõe o Governo e a principal força de oposição e o centro do país tem sido assolado por conflitos militares entre as Forças Defesa e Segurança e o braço armado Renamo, que reivindica vitória nas eleições gerais de 2014, acusando a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder há mais de 40 anos, de fraude no escrutínio.
PMA (EYAC) // MAG
Lusa – 28.02.2017
PRUDÊNCIA POLÍTICA DO NYUSI, AO CONVIDAR ALGUNS EMBAIXADORES PARA DESEMPENHAREM O PAPEL DE OBSERVADORES DO PRESENTE PROCESSO DE NEGOCIAÇÕES COM A RENAMO, PROVA QUE O PRESIDENTE MOÇAMBICANO NÃO TEM INTENÇÕES DE MÁ FÉ CONTRA A INTEGRIDADE FISICA DE AFONSO DLHAKAMA

O Presidente Filipe Jacinto Nyusi, está num caminho certo!
Está a dirigir pessoalmente o Processo da PAZ, com toda transparência!
Nós tínhamos muito receio, de certos oportunistas , aproveitarem à diplomacia do Presidente Nyusi, para alcançarem Dlhakama com muita facilidade e abatê-lo, tal e qual tentaram fazer no dia 9 de Outubro de 2015, na Cidade da Beira!
Mas quando o Presidente da República convida os Embaixadores dos Países amigos, nomeadamente: Reino Unido, Suiça, Irlanda, Estados Unidos da América, China, Noruega, Botswana e o Chefe da Missão da União Europeia em Moçambique para integrarem às equipas das negociações sobre a PAZ, Nyusi está à provar aos moçambicanos que a sua intenção de negociar a PAZ com Dlhakama é limpa e qualquer obstruidor das ordens do Presidente que coloque à vida de Dlhakama em perigo, será punido severamente pelo povo moçambicano apoiado com os poderes masculinos do Comandante em Chefe!
O PIMO que sempre defendeu à Paz Económica, como o processo primordial para o alcance da desejada PAZ efectiva em Moçambique, sugere que o Presidente da República, convide também os Embaixadores dos Países amigos gigantes da Economia do Golfo Arábico, afim de integrarem à lista dos outros Embaixadores acima mencionados, nomeadamente Emaixadores da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e República Árabe do Egipto, acreditados em Maputo!
Se Nyusi estivesse à jogar de má fé contra Dlhakama não iria convidar os potenciais Embaixadores dos Países mais forte do mundo para integrarem à equipa de Negociações com a Renamo!
Nyusi, já está à governar Moçambique e os os moçambicanos com o verdadeiro espírito do seu histórico discurso de Tomada de Posse como Chefe de Estado de todos os moçambicanos comprometido com à reconquista da PAZ e reconciliação nacional!
Porque o Presidente corajosamente já consegui escapar-se dos seus "sequestradores políticos", achamos ter chegado o momento solene do PIMO, partido político de Orientação Construtiva, apelar à todas sensibilidades moçambicanas para manifestar publicamente o seu apoio ao Presidente Nyusi, pela sua forma construtiva que está a dirigir este processo da PAZ efectiva rumo à uma reconciliação total da Nação!
Igualmente, o PIMO e o seu Líder, exorta também aos moçambicanos a preparar uma CORÔA de flores para condecorar Afonso Dlhakama no dia que ele sair do Mato, por ter demonstrado sobejamente que à estratégia para a conquista da Paz não se alcançaria à partir do desarmamento coercivo, mas sim à partir de um diálogo pacífico e respeito mútuo entre às partes!
Dlhakama merece o apoio de todos moçambicanos, pois evitou uma guerra de guerrilha ofensiva extensiva a todo o território nacional, limitando-se a consentir uma guerra defensiva ao longo do perímetro onde está a residir até hoje!
O PIMO, apela humildemente aos parceiros financeiros internacionais para libertar os fundos de apoio ao orçamento do Estado, afim de ajudar o Governo do Presidente Nyusi à gerir com eficácia os processos logísticos e financeiros que envolvem custos e Boa Governação durante o presente processo de negociações com a Renamo, assim como também para lidar com os complexos processos de investigação nacional e Internacional sobre os escândalos das dívidas secretas, cujo crucificados não pode continuar a ser o Nyusi com o seu povo inocente!
Nos ultimos momentos achamos que o governo está a cooperar positivamente com os parceiros financeiros internacionais, assim como com a Renamo, com vista a esclarecer definitivamente o escândalo das dívidas secretas e trazer à Paz Militar definitivamente para Moçambique!
Achamos que esses dois Paços constituem provas fundamentais de prudência política do Presidente Nyusi perante à opinião pública nacional e Internacional, e julgamos que a comunidade Internacional já podia avançar com o fim das sanções financeiras para ajudar o Governo à enfrentar à presente crise de água e surto de cólera em Moçambique!
GostoMostrar mais reações
Comentar
Xavier Antonio As acções falam mais alto que as palavras. O que foi mordido por um bicho preto teme até carvão.
Na minha tradição, quando morre alguém é o feiticeiro que chega primeiro para prestar toda solidariedade de tal sorte que a família do malogrado não va
i ter mínima suspeição. No entanto, quando as consultas mágicas referenciar reiteradamente esse tal faluno como responsável pela morte da pessoa todos vão pegar cabeças espantosamente. Afinal!
Ákila Eunice Papasseco Domingos
Ákila Eunice Papasseco Domingos Vou acreditar no dia, já não acredito em nada da frelimo.
Xavier Antonio
Xavier Antonio Dizem por aí, os experientes na vida real que confiar é bom, desconfiar é melhor. É fácil levantar o pé, difícil é saber onde pôr-o.
Acacio Sabado Cossa
Acacio Sabado Cossa "O que foi mordido por um bicho preto teme ate carvao" kkkkkk
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Acredito que os países que foram convidados para acompanhar o curso das negociações, vão ter também palavra à dizer sobre à matéria ligada à segurança do Líder da Renamo! E não vai ser fácil diambular todos esses países e alcançar Dlhakama para o abater!
Vamos encorajar o diálogo e distanciar-se dos que acreditavam na estratégia Savimbinista como o desfecho da crise política moçambicana!
Acacio Sabado Cossa
Acacio Sabado Cossa Esperemos para ver sr yaqub. Mas nos mocambicanos devemos comecar a nos respeitar e acreditar que podemos resolver nossas diferencas sem precisarmos do estrangeiro. Da ultima vez que o lider da renamo foi tirado das matas na presenca da nossa sociedade civil no dia seguinte foram cercar a casa dele localizada na cidade da beira. Oxala qye desta vez nao haja plano para o matar.
Ali Raja
Ali Raja Bravo, Yaqub Sibindy hoje estamos juntos, prefiro confiar na iniciativa e rezar que tenhamos sucessos em tosas faces de negociações, tenho grande expetativa que a RENAMO não vai crer cobrar a Governação com retroatividade dos resultados de 2014

Sem comentários: