sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Perfurante em oftalmologia não é mesmo que perfurante em medicina legal

Marcelo Mosse
Ontem às 18:56 · Maputo, Moçambique ·

Perfurante em oftalmologia não é mesmo que perfurante em medicina legal

Ontem foi o dia do tira-teimas no caso de violência doméstica contra Josina Ziyaya Machel. A sessão foi longa e dura. Terminou por volta das 18 horas. Dezassete especialistas foram ouvidos, a maior parte testemunhas da acusação. O caso voltará à barra na terça-feira, para alegações finais das partes. Tudo indica que o mesmo está bem encaminhado para Josina Machel.

Ontem foram desconstruídas algumas alegações da defesa. Primeiro, a ideia de que o ferimento no olho de Josina tinha sido determinado por uma “queda estática” no chão. Dois médicos legistas alegaram que isso não estava certo pois uma “queda estática” não teria provocado apenas ferimentos no olho. Para eles, o ferimento foi causado por um “instrumento contundente” ou que atuou como tal.

Os exames de oftalmologia feitos em duas clínicas registaram que Josina tinha tido uma “ferida perfurante” na córnea, e que as hipóteses de voltar a ver eram reduzidas. O médico legista Eugênio Zacarias, que assinou o laudo pericial (ele foi arrolado pela defesa) agarrou-se no termo “perfurante” para insistir na ideia de que um objecto perfurante tinha provocado a lesão, na sequencia de uma queda. Mas na prática de oftalmologia, o termo perfurante é usado para descrever a condição da ferida e não a característica do instrumento que a causou. 5 médicos oftalmologistas testemunharam ontem. Todos eles repisaram neste diapasão.

Mas Zacarias, que acabou saindo do tribunal ridicularizado, foi contrariado por dois médicos legistas, nomeadamente Jacinta Silveira e Casimiro Mucucho. Ambos garantiram que o ferimento em Josina era compatível com uma agressão por instrumento contundente ou que actuou como tal.

A segunda alegação desconstruída foi a de que Josina estava embriagada. Ficou provado em tribunal que dizer “embriagada” era um exagero. Josina esteve a jantar , na véspera, com Licuco e amigos no Rodizio, e bebeu vinho. O registo hospitalar dizia que Josina dera entrada com “hálito alcoólico” mas nunca lhe foi feito um teste para determinar se os níveis de álcool no organismo eram tão elevados para se dizer que ela estava embriagada. A defesa andou a espalhar com veemência esta alegação.

Ontem ficou também a saber-se que, mesmo depois de Josina ter sido ouvida pela Policia no hospital, onde frisou que tinha sido agredida, os registos policiais nunca mais foram encontrados. As coisas estão a ficar claras, pelo menos em sede de Tribunal, muito embora a STV e o Jornal País prossigam na defesa acérrima do réu, confundindo a opinião pública ao desvirtuar até incidencias do julgamento.

Comentários


Fausto Quinhas Parece um pingue pongue...este caso. Afinal das contas ja ta aparendo fintas...
Gosto · Responder · Ontem às 20:03


Jr Chauque Obrigado Marcelo Mosse
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 20:04


Alexandre Chavanguane👌
Gosto · Responder · Ontem às 20:18


Domingos Manga Dr. eu admiro tanto o seu talento como jornalista investigativo, tanto como investigador do CIP (outrora), contudo, meu respeitável Mosse, parecem serem tendeciosos seus artigos em relação a situação dos amantes Machele v Licuco! O Canal trouxe umas abordagens que em algum momento convergem com as peças da STV. Só que o seu posicionamento parece mais de defensor e não de jornalista imparcial... já vi muitos seus artigos onde nota-se imparcialidade total, tenho acompanhado atentamente os seus artigos relacionados, o que denota uma posição de pertença...
Gosto · Responder · 23 · Ontem às 20:26 · Editado
Ocultar 14 respostas


Homer Wolf Contudo...?
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 20:24


Domingos Manga Homer Wolf Estava a escrever e por engano pisei no enter... mas já terminei o comentário.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 20:27


Homer Wolf Ok, entendi,,,
Gosto · Responder · Ontem às 20:28


Marcelo Mosse Se soubesse quem é que está por detrás dessas peças....Alias, eu agora estou trazendo incidencias tribunal.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 20:35


Gito Katawala Creio que este é um caso para ajudar o público (principalmente os do sexo masculino) que em casos de violência doméstica, há que abandonar ou seja sair do dogma paternalista. MM, os que te lêem e interpretam como tendencioso para a vítima, teriam que conferir seu preconceitos em relação às percepções de género. Agora entendo porque caíram naquela assumpção da audição feita em Johannesburg sobre a ordem de restrição e quiseram importar a opinião de que o caso já tinha sido ouvido noutra instância.

Numa outra ocasião lembrei à alguém que antigamente tínhamos secretários e comissários políticos que falavam de emancipação da mulher em público, mas quando voltassem aos respectivos reinos mandavam fumar a palavra de ordem.

Pois MM, continue a "botar" intelecto nesse caso, estamos a precisar de um "paradigm shift"!
Gosto · Responder · 6 · Ontem às 20:51 · Editado


Blessed Paulo Simbe Realmente mano Marcelo Mosse pode até estar certo mas em relação a este caso específico a imparcialidade está muito ausente. Parece mais ofendido que a vítima, e do mesmo modo que STV ou canal tentaram influenciar a opinião pública como alega, o mano Mosse está entrar no mesmo diapasão. Preferimos a sua imparcialidade porque assim estamos confundidos.
Gosto · Responder · 8 · Ontem às 22:24


Domingos Manga Há perguntas que me pairam a cabeça; os 200 mil randes reposrtados pelo Canal, da suposta indeminização ao acusado num dos tribunais na África do Sul, por alegadas falsas declarações da Machel em relação ao namorado? O Médico de renome em Moz, que afirmou de forma peremptória o seguinte: os ferimentosdo do olho da Machel só podem ter sido causados por uma perfuração profunda, logicamente que seria por um objecto condundente, descartando a hipótese dos socos! Mesma posição tida pelos Médicos na África do Sul segundo o Canal... por outra, as posições trazidas pelo MM, figura incontornável na arena jornalistica nacional. Sinceramente falando, começo a sentir-me um pêndulo!
Gosto · Responder · 1 · 23 h · Editado


Benedito Sefanhane Posse MM é uma referencia do jornalismo moçambicano, mas sobre este caso, acho que reporta mais como amigo da Josina que de forma imparcial.
Gosto · Responder · 1 · 23 h


Benedito Sefanhane Posse Não que a Josina tenha ou não razão, isso deixo para o tribunal decidir.
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Domingos Manga Benedito Sefanhane Posse De facto, eu não tenho nada contra esta figura, pelo contrário, admiro tanto o Mosse, mas esta matéria parece estar a ser tratada com muita delicadeza, sinto muito posicionamento nos artigos, parece haver um carisma pela Machel!
Gosto · Responder · 22 h


Domingos MangaMarcelo Mosse A minha interpretação se calhar seja de alguém que esteja a ver apenas a superficie da coisa, mas é o que tenho na manga para tirar minhas ilações, mesmo assim vou acompanhando.
Gosto · Responder · 22 h


Marcelo Mosse É triste perceber como a manipulaçao da opiniao publica funciona.
Gosto · Responder · 2 · 16 h


Gito Katawala A presunção de inocência nem está em destaque neste caso. Mesmo sem ser necessário provar se é palavra de outrem contra alguém, o réu não nega que houve um acto violento. O que ele alega é que a lesão infligida não foi consequência da acção física dele mas sim consequência involuntária do acto. O que individuos como o Senhor Domingos Manga tem que ponderar é o facto de numa briga física, e principalmente em casos de violência de género, o agressor será sempre culpado. Quando se chega ao ponto do caso ser mediático, o repórter ou qualquer narrador vai sempre dar a impressão de estar do lado da vítima. É como um facto científico tipo a lei da gravidade, tudo cai por consequência da força de gravidade. Os nossos preconceitos (biases) nos agrupam em função dos nossos dogmas e tabus. Creio que isso também é resultado da manipulação da opinião pública.
Gosto · Responder · 6 · 14 h


Domingos Manga De facto, estamos numa sociedade em que se manipula muito a opinião pública através dos medias, se calhar eu seja mais um daqueles que esteja numa zona nublada... vou ficar no meio da linha e ficar atento ao desenvolvimento das informações que vem vindo para o público! O que sei pelo menos, é que o Canal funciona como o jornal Notícias, enquanto um ataca de lá, o outro ataca do outro lado, agora, esta situação não sendo meramente política, pensei que talvez se podesse observar a alguma imparcialidade... esperemos para ver.
Gosto · Responder · 13 h

Escreve uma resposta...



Narcísio Mula Há coisas que eu duvido aqui. Primeiro, nos textos que li falava-se mais ou menos de socos. E não da utilzação de instrumento contundnte pelo presumivel agressor. Julgo que nunca a Josina disse que o "agressor" usou instrumento conduntente até hoje ( é novidade). Segundo, como é que pessoas que a não a viram no dia da gressão, concluiram que dizer embriagada é um exagero? Acho essa segunda hipóteste também tendenciosa
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 20:20
Ocultar 24 respostas


Nairinho Mabote Amigo, procure saber o que é "instrumento contundente ou actuando como tal". Um soco faz parte desse grupo..
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 21:07


Narcísio Mula Soco é instrumento?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:07


Narcísio Mula Tas a tentar me enganar mas sem sucesso.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:10


Nairinho Mabote Narcisio, é instrumento contundente ou actuando como tal.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:39


Nairinho Mabote Pesquise um pouquinho
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:39


Narcísio Mula Soco é um golpe com a mão, ou muro.
Gosto · Responder · Ontem às 21:40


Narcísio Mula Ora eu ja brinquei aos socos e aos muros. Um soco ou muro pode aleijar mas não pode perfurar daquela forma como ficou o olho da Josina. Nada contra ela. Mas nao me convence
Gosto · Responder · Ontem às 21:42 · Editado


Nairinho Mabote Amigo, em linguagem médico-legal diz-se 'instrumento contundente OU actuando como tal'. Não vou perder meu tempo a martelar a mesma tecla. Ou aprendes agora ou lês um pouco os livros de Medicina Legal ou o Google que também tem bastante informação.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 21:43


Narcísio Mula Devias ter dito em linguagem médido-legal. Claro que não vou procurar ler isso. Tenho muitas coisas para ler da minha área. Mas do jeito que vc explicou, então o jovem não usou nenhum instrumento contundente mas a mão actuou como instrumento contundente. Tudo bem. Excepto que para mim, nenhum soco pode perfurar olho daquela forma, apesar de poder causar alguns ferimentos
Gosto · Responder · Ontem às 21:47


Nairinho Mabote "Daquela forma qual? Viste o ferimento?
Gosto · Responder · Ontem às 21:54


Narcísio Mula Vi algumas imagens e fiz algumas leituras de alguns jornais. O soco não perfura olho.
Gosto · Responder · Ontem às 22:00


Nairinho Mabote A cegueira foi causada por um ferimento na retina. Tu não viste a retina dela e nenhum jornal descreveu as lesões que ela teve. :$
Gosto · Responder · Ontem às 22:13


Narcísio Mulahttp://www.magazineindependente.com/.../acusacao-josina.../



Acusação de Josina Machel desmentida pelo Exame médico -…
MAGAZINEINDEPENDENTE.COM
Gosto · Responder · Ontem às 22:15


Nairinho Mabote Já li isso. É como o canal. A cegueira por lesão da córnea pode ocorrer tanto por perfuração, tanto por descolamento, que pode ocorrer por exemplo por agressão por objecto contundente ou actuando como tal ou também por doenças como a hipertensão ou diabetes ou outras doenças degenerativas.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 22:29


Narcísio Mula Nesse caso foi por causa de objecto contundente ou atuando como tal. Mas um soco não perfura olho
Gosto · Responder · Ontem às 22:31


Nairinho Mabote Oh jizass craisst!!! Ai guive ap!
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 22:32


Narcísio Mula Nao tem como ser hipertensão. Se ja foi dito que ela sofreu olho, depois de discutir com o namorado.
Gosto · Responder · Ontem às 22:33


Nairinho Mabote Oh maigode! Só dei exemplos
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 22:36


Narcísio Mula Então, eu estou a excluir cenários, que não derivam da agressão. Fico com a agressão fisica. Mas ai fala-se de socos. Eu duvido que um olho possa ser perfurado por um soco. um soco pode causar outros tipos de lesão, mas não furar como se de um objeto picante se tratasse.
Gosto · Responder · Ontem às 22:38


Domingos Manga Gostei do Inglês...
Gosto · Responder · 23 h


Nurdine Abdul Tamane Qual é o nome da ofendida mesmo?
Gosto · Responder · 22 h


Narcísio Mula Josina Z Machel.
Gosto · Responder · 22 h


Nairinho Mabote Ai guive ap! Prefiro beber 🍻. Bom fds
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Narcísio Mula Mas nada está provado ou decidido. Existem ideias diferentes sobre o caso. O que noto é que ha uma tentativa de julgar o caso fora dos tribunais.
Gosto · Responder · 22 h


Escreve uma resposta...



Cuinica Nelson Pra mim e acredito que para muitos, as coisas nao estao a ficar tao claras como Marcelo Mosse diz, pois lendo outras fontes..., bom, espero que seja feita a justica.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 20:23 · Editado


Narcísio Mula Há muita penumbra aqui
Gosto · Responder · 6 · Ontem às 20:21


Carolina Da Conceiçao Machate Bem haja e se faça a justiça...
Gosto · Responder · Ontem às 20:24


Titos Cau Muito triste. Em parte consequencia do abandono da tradicao. Que se faca justica.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 20:25


Hilario Dos Santos Obrigado Marcelo Mosse pela esplanacao as tvs nos dao pouco.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 20:28


Gilberto De Jesus Nguenha Para mim teria sido melhor seguir a regra de que vale mais evitar(andar com homem comprometido) do que remediar(assumir as consequências desse acto).
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 20:33 · Editado
Ocultar 13 respostas


Branca Flor Ta a falar oque senhor Gilberto De JesusNguenha?

Não está em causa o estado "civil " deste homem, esta em causa o comportamento, a atitude desde, agrediu a moça, poderia ter agredido a esposa ou poderia ser um solteiro a agredir uma namorada. Essa coisa de ser ou não comprometido é um detalhe a parte.
Agora, acha que por ser amante merece aquele fim? Ser espancada?
Gosto · Responder · 7 · Ontem às 20:49


Gilberto De Jesus Nguenha Não merecia e ninguém merece ser violentado mas também se...não teria acontecido.
Gosto · Responder · Ontem às 21:23


Branca Flor Aquele que matou a moça do bim era casado com ela, o outro que matou a moça da presidência também eram casados, isto pra dizer lhe mais uma vez que não é o amantismo é carácter do jovem ou foi uma reação momentânea que poderia ter sido até mesmo em casa com a esposa.
Gosto · Responder · 6 · Ontem às 21:29


Gilberto De Jesus Nguenha O tio Gatao te inspira muito, kkkkkkkk
Gosto · Responder · Ontem às 21:30


Branca Flor E eu só vou te perdoar porque sei que canhu,guitarradas e microfones, desequilibra um pouco as pessoas.
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 21:34


Gilberto De Jesus Nguenha Obrigado kkkkkkkk
Gosto · Responder · Ontem às 21:36


Zamira Ossif
Gosto · Responder · Ontem às 21:41


Domingos Manga Gilberto De Jesus Nguenha cresça camarada, não se está a julgar amantismo ou fidelidade, mas sim o suposto crime! Você não tem amante? Então procure uma, ela aguça a sua percepção e equilibra a relação em casa... atenção, a mana pode não estar apenas consigo, então procure uma para equilibrar a balança, sob pena de andares aos calcanhares dela e azedar a relação!
Gosto · Responder · 1 · 23 h


Antonio Rangel Domingos Manga...
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Van Douglas Yona Toma😂😂😂😂😂😂
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Chynha Mulatxinha Domingos Manga 😯
Gosto · Responder · 2 · 13 h


Domingos Manga É que há coisas que devemos evitar condenar, ele estava a desviar-se do foco do debate... aqui esta-se a debater o problema do olho, há ou não culpado? Ele desvia e ataca a pessoa, vale a apena insentar-se de comentar e dar um like, o que tenho feito na maioria das vezes.
Gosto · Responder · 13 h


Sheshe Macamo Esses casos também acontecem com pessoas oficialmente casadas
Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





Eduardo Matine MM ja atacando o mensageiro?STV o que?Qual a diferença do seu posicionamento como jornalista e lider de opinião e o da STV?So perguntando...
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 20:37


Marcelo Mosse As incidencias do Tribunal podem ser reportados com mais objectividade. E se nao fosse a Olivia Massango o telejornal da STV ontem teria saido com mais manipulacao.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 20:40 · Editado


Eduardo Matine Sò quem està em posse de informação previlegiada pode concluir isso...!E o pacato Matine?
Gosto · Responder · Ontem às 20:43


Marcelo Mosse Pois..ha muita coisas nos bastidores....sorry....
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 20:45


Hermenegildo Sadina Espero que Marcelo Mosse traga artigo sobre as figuras que andam por trás desta onda de Manipulação de opniao e qual o objectivo. A verdade é sempre verdade, mesmo tentando ocultar ela virá a ribalta.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 21:17 · Editado

Escreve uma resposta...



Enzzo Gabryell
Gosto · Responder · Ontem às 20:39


Spirou MaltesePaula Massango e Nilza Eusébio agora sim com estes dados a coisa ganha outro ângulo. Isso demonstra que cada meio de comunicação puxa pra um lado e não nos traz todo o quadro.
MM mais mais uma vez nos dá um panorama melhor. Mea culpa!
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 20:48


Gulumba D. Mutemba Se é que a Josina confirma que o réu não trazia na mão um instrumento contundente então o que terá causado a perfuração no olho? porque o soco não pode somente perfurar o olho sem deixar ferimentos nos arredores do mesmo,
a queda tambem não pode causar o ferimento só no olho e não deixar estragos na face inteira.

Este caso vai fazer correr muita tinta.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 20:52


Branca Flor Gosto e admiro muito os textos do MM,mas confesso que este me parece tendencioso mesmo, há muita coisa pouco clara aqui,esses objectos contundentes que agora aparecem, no início não eram mencionados... não sou médica, não sou nenhuma especialista, mas minha consciência insiste em dizer me que muro nenhum é capaz de tirar olho de ninguém, pode até deixar cair a pessoa chegando mesmo a perder sentidos e morrer mas tirar olho, não,não pode ser...
Gosto · Responder · 9 · 15 h · Editado
Ocultar 18 respostas


Titos Cau Seja como for Branca Flor, creio que este e um daqueles casos que a sociedade vai utilizar para mostrar a sua repugnancia por esse bicho da violencia domestica. Feliz ou infelizmente a percepcao popular, baseada ou nao na verdade dos factos, podera sair na mo de cima. Creio que o abandono das ricas tradicoes africanas seja a causa principal. A nossa ocidentalizacao artificial e forcada resulta nesta americanizacao abrasileirada e angolanizada de baixo nivel de Mocambique. Estou contra o abandono das tradicoes milenares dos povos da Terra do Mar de Amen. Embora, a violencia exista em ambos sentidos porque a violencia feminina contra nos os machos e indescritivel.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:25


Gilberto De Jesus Nguenha Você conhece Schwarzeneger quando ver?
Gosto · Responder · Ontem às 21:25 · Editado


Branca FlorTitos Cau,peço por favor que me explique bem essa parte de "O abandono das ricas tradições africanas seja a causa principal... "
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:42


Titos Cau Gilberto de Jesus Ngwenha o fundamento da tradicao africana e a reencarnacao em comunhao com a incorporacao da lei/ ordem divina e o reestabelecimento do balanco divino. Essa tradicao e o que sobra nas praticas dos curandeiros. Segundo a tradicao africana o Deus Supremo e Amen/Amenet (Amen e a base do nome Mocambique, etc). O Deus Criador se chama Ra/Rait. Ja ouviste a expressao Bayete? Neste mundo, ninguem sabe ou percebe nada de nada se nao conhecer a tradicao africana. Pelo simples motivo de que a Religiao Tradicional Africana e a unica religiao de Deus. Voce acredita que Moises vem de Machel? Creio que nao. A ignorancia e tanta.
Gosto · Responder · 23 h


Titos Cau Branca Flor as tradicoes africanas sao a unica religiao original de Deus no mundo. Sao mais de 10 anos de estudo mas que em 30 min dr palestra posso TRANSFORMAR tua visao da VIDA.
Gosto · Responder · 23 h


Branca Flor Respeito todos os argumentos seus(embora muito complicado) mas continuo sem perceber que relação tem isso tudo com o tema em causa... Perdoa me a lentidão de perceber o teu ponto de vista
Gosto · Responder · 23 h · Editado


Titos Cau Branca Flor nos africanos somos os unicos que recebenos directanente a sabedoria do Deus Supreno e Outros Deuses. Se seguossemos rigorosamente esses ensinamentos nossa vida seria perfeita. Esses problemas que vivemos sao consequencia da aceitacao do cristianismo, islamismo, bidismo, taraismo, taoismo, etc. Na verdade, estou farto de rrpetir isto, a Religiao Tradicional Africana e a Unica religiao criada por Deus na Terra.
Gosto · Responder · 22 h


Branca Flor Discordo, não tem quem receba directamente ou não a sabedoria divina, se Deus nos criou a todos (europeus,asiáticos, africanos, etc) deu a todos nós a mesma sabedoria, na mesma medida, cabe a cada um de nós saber usa lá... E esse seu ponto de vista não procede. Os maiores pecadores Vivem pregando ensinamentos de Deus, mas vês o que fazem? Os maiores pedófilos que existem são eles, os padres, portanto Deus não entra aí,e nem tem nada a ver com religião esse assunto
Gosto · Responder · 1 · 14 h · Editado


Narcísio Mula Não partilho da ideia de usarmos este caso como exemplo para mostrar repugnância contra a violencia doméstica. Acho que devemos sentir repugnancia pela violencia domestica independentemente deste caso. O caso em si, deve ser julgado justamente. Se o réu é culpado que seja punido, se for inocente que seja declarado inocente.
Gosto · Responder · 2 · 22 h


Branca Flor Mais nada
Gosto · Responder · 22 h


Titos Cau Branca Flor te enganas. A cor preta (melanina) atribui aos africanos qualidades divinas que os nao pretos nao possuem.
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Branca Flor Insisto, o que tem isso tudo a ver com este caso?
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Titos Cau O abandono das tradicoes africanas substituido-as com cristianismo, islamismo, ateismo, budismo, toraismo, etc e a principal causa da decadencia da sociedade africana. E a relacao que tento enfatizar.
Gosto · Responder · 15 h


Branca Flor
Gosto · Responder · 15 h


Branca Flor Hiiiii...desisto...
Gosto · Responder · 15 h


Titos Cau Infelizmente muitas pessoas se recusam ver a realidade e ouvir a verdade da vida. Muita pena.
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Manuel Rony Titos, finalmente alguem sensato e com lucidez suficiente para argumentar o porque dos nossos problemas. Factos: 1 - Investiguem, o verdadeiro povo de Deus(Israelitas/judeus) são pretos/negros. 2 - Senpre foi cultural, a poligamia, mas com a Europerização da nossa cultura, vejam onde estamos, somos poligamos escondidos, ate leis temos, para multar e combater essa pratica, sendo que os legisladores são os primeiros a pratica-la. 3 - É facto, a ultima, axtualizacao das estatisticas indicam 5 bilioes de mulheres e 2 bilioes de homes, total somos 7. Quem vai fechar o defice de 3 bis de mulheres no planeta? Palhaçada
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Narcísio Mula Como pode alguem imaginar uma barbaridades dessas. Israelitas negros? Só se for por causa das migrações
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Gulumba D. Mutemba Deu lhe muro caiu e perdeu o olho, quem é o culpado?

Uma queda pode causar apenas ferimento no olho e não causar danos na testa, no nariz, que estão mais adiantados que o olho?
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 21:05


Maria Narotam Kkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:43

Escreve uma resposta...



Caetano Chicane MM
1 copo de vinho nao deves conduzir porque vai acusar no bafômetro
1 soco não constutui instrumento contundente
Leia varias vezes o que escreveu
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 21:13


Nairinho Mabote Se um soco não actua como instrumento contundente, actua como o quê? Instrumento perfurante? LOL.

E quanto ao vinho, em termos de alcoolemia, isso depende de quanto tempo durou a toma do tal copo e depende também do metabolismo de cada um. Não inventemos como se fôssemos experts no assunto. 😘
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 21:21


Caetano Chicane Entao fica sabendo que qualquer pessoa devera apartir de hoje dizer que foi usado instrumento contundente(mao) par lhe bater...parlamento esta dica par legislar
Porque nao foi feita teste de alcoolemia?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:27 · Editado


Nairinho Mabote Em linguagem médico-legal diz-se 'instrumento contundente OU actuando como tal'.

"Porque não foi feito o teste de alcoolemia?"
R: Não sei, mas duvido que o HCM esteja capacitado pra tal. E mesmo assim, não tendo sido feito, a culpa nunca será da vítima.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:34


Marcelo Mosse Um soco nao é um instrumento condunte mas pode actual como tal...foi o que escrevii...leia bem por favor...
Gosto · Responder · Ontem às 21:56

Escreve uma resposta...



Rui Costa O atacante era canhoto?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:31


Gilberto De Jesus Nguenha Kkkkkkkk destro
Gosto · Responder · Ontem às 21:33


Manecas Buvana Porquê Rui?? Pelo que me consta o olho é o Direito.
Gosto · Responder · Ontem às 21:34


Alcina Manhique Direito... frente a frente teria que ser canhoto. Certo Rui Costa
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 23:23


Manecas Buvana " frente a frente teria que ser canhoto". E ele sentado ao volante (volante a direita)? Alcina??
Gosto · Responder · 2 · 14 h


Donaldo Chongo Eita nós brincando de peritos criminais
Gosto · Responder · 11 h


Escreve uma resposta...





Dino Dulá Eu estou à gostar destas incidências, vou tirando algumas ilações de Direito...
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:41


David Nhassengo Hiiiii
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 23:38


Kamal Badrú Quer tirar ilações ou método como machucar minha madrinha Camila e ser ilibado como um santo?
Gosto · Responder · 2 · 23 h


Dino Dulá Kakakakakakakkakak. Há muita matéria de Direito neste caso, estou focado nisso.
Gosto · Responder · 15 h


Agostinhocordeiro Cordeiro Podes crer meu caro, a bom tempo que estudei Medicina legal, ja tava a precisar... E agora ate aproveito dizer, porque a Faculdade de Direito excluiu essa disciplina pra novo curriculum??! ai está as pessoas nao tem como comentar pensam k os que estao a comentar sao médicos, pode ser mas tambem pode nao serem... Boa conversa essa...
Gosto · Responder · 14 h


Escreve uma resposta...





Jose Cossa Mais uma vez urge perguntar se não for tomado por ofensa: Porque este assunto esta sendo levado para fora do tribunal onde decorre? Nao seria prudente deixar o caso com a justiça e preservar a vitima desta exposição toda?
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 21:48


Zamira OssifCal Barroso falta ainda.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:50


Branca Flor
Gosto · Responder · Ontem às 21:51


Branca Flor Tenho medo de dedos desse menino
Gosto · Responder · Ontem às 21:51


Zamira Ossif😂😂😂😂
Gosto · Responder · Ontem às 21:53


Zamira Ossif Aguardemos.
Gosto · Responder · Ontem às 21:54


Cal Barroso EISH...Manica não deixa escrever 😂😂😂😂😂. Amanhã pode ser...
Gosto · Responder · Ontem às 22:04


Branca Flor Tem Manica em "kepi tawen "?
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 22:04


Cal Barroso
Gosto · Responder · Ontem às 22:05


Cal Barroso Subi SAA
Gosto · Responder · Ontem às 22:06


Branca Flor Ahhhhh...ok.
Gosto · Responder · Ontem às 22:06


Escreve uma resposta...





Yoma Mimi mas aqui tudo é verdade ou jogasse quem tem mão influencia
pois objeto contundente no olho. mesmo bêbado
não defendo nem apoio ninguém. mas se isso for verdade aja coragem
Gosto · Responder · Ontem às 22:43


Siro SiroMarcelo Mosse acho que deve ter se esquecido que ela no hospital disse que tivera dito que ele ñ tinha nenhum objecto na mão.
Os legistas apenas estão a basear-se com factos científicos e que dos exames e evidências tidas nessa altura não é possível culpar o soco pela fratura ou o a perda de visão... Foi profunda e que me parece que todas as estórias são válidas... Aguardemos pela decisão da injustiça ou Justiça. Boa noite
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 22:45


Marcelo Mosse Leia bem....
Gosto · Responder · 15 h


Nelson JL Mazungaire Ele não tinha nada na mão mas a agrediu com um Objecto contundente ou que ágio como tal: exemplo um soco.
Assim pode-se pensar!?
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Marcelo Mosse Instrumento contudente ou atuando como tal
Gosto · Responder · 11 h


Escreve uma resposta...





Sonito Wana Guiamba Abaixo a violência doméstica.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 23:03


Benilde Nhalivilo Nhalivilo Os argumentos e a posicao do médico legista Dr. Eugénio Zacarias foram simplesmente vergonhosas... notou-se o esforço tendencioso de defender o réu recorrendo a questões históricas e filosóficas...profissionalismo foi colocado a parte...disse ainda que uma pessoa pode ter uma queda frontal complexa e não ter nenhuma escoreacao, nenhum arranhão...nada...nada...nada em nenhuma parte do corpo... enquanto isso a Dra. Amélia, especialista em Oftamologua mostrou conhecer e dominar bem a área...nota 1000...não percebi também a cobertura feita pela STV...mostrando apenas um lado do problema, por sinal, a única posição defendida pelo legista Zacarias...o que os outros médicos disseram...nem um sinal...profissionalismo precisa-se!
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 23:06


Marcelo MosseBenilde Nhalivilo Nhalivilo a cobertura da STV é biased. O senhor Licuco é amigo pessoa do Daniel David e um dos primeiros patrocinadores da estaçao. Mas o mais triste é que a manipulacao está a funcionar.
Gosto · Responder · 3 · 16 h


Benilde Nhalivilo Nhalivilo De facto...uma pena...
Gosto · Responder · 14 h


Domingos MangaMarcelo Mosse não que esteja a desmentir, mas será?
Gosto · Responder · 13 h


Affonso Guerreiro Quem lê o comentário da Benilde Nhalivilo Nhalivilo pode chegar a pensar que especialista neste assunto é ela, o que é falso, é claro.
Gosto · Responder · 1 h


Benilde Nhalivilo Nhalivilo Pense o que quiser senhor Affonso....eu apenas Acho que a imprensa deve ser justa e imparcial pelo facto de eu estar a acompanhar de perto o processo...não estou a procura de nenhuma especialidade...não vivo disso...tento sempre ser imparcial e dar o meu ponto de vista...mas, respeito o seu ponto de Vista, mesmo não concordando consigo
Gosto · Responder · 1 h


Affonso Guerreiro Am, hã... Sei...
Gosto · Responder · 1 h

Escreve uma resposta...



Paulo Sergio Tricamegy Maningues coisas.....esta é filha do Machel? Branca assim? Este mundo esta lixado,inventaram muitas coisas!
Gosto · Responder · 22 h


Ismael Agy nao branca! clara como a mae
Gosto · Responder · 15 h


Agostinhocordeiro Cordeiro Qualquer uma pode ter aquela cor desde que tenha calibre dos bolso, Se conhece beyonce do jay-z vai saber como boa vida muda gente... Ate escuro como eu pode alterar alguma coisa... Ex: Michael jackson
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Paulo Sergio TricamegyAgostinhocordeiro Cordeiro ,ai ai se o pai fosse vivo.....
Gosto · Responder · 12 h


Hélio Norberto Passe Movante faz milagres.
Gosto · Responder · 4 h

Escreve uma resposta...



Isa Utui Abaixa violência
Gosto · Responder · 21 h


Ambrosio Olga Micaias MM. respeito muito seu trabalho e profissionalismo sem igual.Mas desta vez nao. Me parece politico, advogado, testemunha ou mesmo tio da vitima
Gosto · Responder · 17 h


Marcelo Mosse Objecto contundente OU ATUANDO COMO TAL. Podem pelo menos ler correctamente e compreender o que está escrito?
Gosto · Responder · 10 h · Editado


Selso Abilio Chivavel Micaias devia ler
Gosto · Responder · 10 h

Escreve uma resposta...



Pedro Gomes Macaringue MM, da análise de alguns comentários aqui depreendo que muitos deles não estão interessados sequer com a versão revelada pelo julgamento em si mas tão somente com a premissa de que a agressão é justa senão mesmo "normal". Pode até o réu assumir a sua responsabilidade mas aqueles que se associam a tais comportamentos nunca o irão perdoar por se acharem eles próprios julgados neste caso. É a sociedade que temos. Sobre a versão do Dr. Eugénio Zacarias, seria importante ainda verificar ou analisar as suas conclusões que como referido por 1 jornalista presente na audiência, deveria ter sido até excluído por manifesta "solidariedade" com a versão do réu. Não quero que Licuco seja condenado se não tiver sido culpado, até porque nestas coisas de acusação a presunção de inocencia reina até as provas determinem o contrário. Mas se de facto tiver sido agente causador do estado da JM, então há que transmitir uma mensagem clara à sociedade, como forma de dar alento e esperança a todas outras mulheres anonimas que sofrem abusos e violências infringidas de pelos "namorados, amantes, amigos coloridos, esposos e afins".
Gosto · Responder · 5 · 13 h · Editado


Marcelo Mosse justamente....
Gosto · Responder · 11 h

Escreve uma resposta...



Lacerda Lipangue A Justiça deve ser feita. Mas as análises de MM neste assunto desde o início não tem sido imparciais também parecem tendenciosos. Me parece a des/construção da STV e MM também a rebater na des/construção. É melhor esperar pela decisão do tribunal.
Gosto · Responder · 13 h · Editado


Nelson JL Mazungaire Marcelo está mais a um advogado. Texto tendencioso?
Gosto · Responder · 2 · 13 h


Leonardo Chamussa STV e O País a defenderem ao réu e o mano MM a colocar-se claramente ao lado da família Machel... Os jogos de interesse são grandes neste caso! Abraço!
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Domingos Chapungo O MM é Advocado ou mensageiro da família Machel? Espero que haja justiça neste caso.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Donaldo Chongo De longe...
Gosto · Responder · 11 h


Carmelo Pontes Neste caso é claro inequívoco elucidar da necessidade de valorização de profissionais qualificados e especializados pois são muitas versões k fica difícil entender o que de facto se passou. Que se faça justiça
Gosto · Responder · 11 h


Dable Langa Então Marcelo ela fala de 3 socos o que os médicos dizem sobre isso
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Selso Abilio Chivavel Ha um gato escondido mas com a cauda por fora. A justica tem que ser forte, tanto para os fortes como para os fracos!
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Abdul Daud Instrumentos Perfurantes

Os instrumentos perfurantes produzem o que se chama feridas punctórias, ou as vulgares “perfurações” ou “furos”. Nelas, a profundidade da ferida é maior que o diâmetro de sua superfície. Geralmente não há sangramento, ou ele ocorre em pequena quantidade. Pregos, garfos e chaves de fenda são considerados objetos perfurantes.
Instrumentos Contundentes

Os instrumentos contundentes provocam lesões através da pressão exercida em alguma parte do corpo, batendo ou chocando. A forma da lesão provocada é irregular, manifestando-se com hematomas ou escoriações. Quando alguém está com o “olho roxo” provavelmente foi vítima dum instrumento contundente. Esses instrumentos podem ser a mão de uma outra pessoa (soco), um pedaço de madeira, uma pedra etc.

É bom frisar que um só instrumento pode ser, por exemplo, perfuro-cortante, como as facas que conhecemos. Ao tempo em que fura, pode também cortar, pois possui uma ponta e uma lâmina. Daí temos as outras designações: perfuro-contundente, corto-contundente…
Gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado


Paula DiasMaura Cossa
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Carmona Uanicela Força MM , são poucos jornalistas ao seu nível que consegue transmitir uma informação clara, que haja justiça ,sem interferência política.
Gosto · Responder · 6 h


Ofelia Da Silva Tomas Mas qual eh a verdade mesmo. Porte África do Sul deu razão ao agressor? Muita tinta vai correr akí. Violência doméstica não.
Gosto · Responder · 6 h


Fernao Pengapenga Pois é! Há sempre um risco de se ridicularizar qualquer argumento ou comentário que questione a autenticidade da acusação. A bandeira contra a violência é hasteada até as estrelas e, nalgum momento, oculta-se uma abordagem de causa e efeito. Eu sou um activista de não violência, mas mais inclinado à prevenção que "BATE-ME HÁS O QUE TE VAI ACONTECER". Como é que nós construimos os nossos relacionamentos? Como os alimentamos? Enfim, será que uma abordagem de demanda legal, contribuirá substancialmente para reduzir a ocorrência de actos de violência doméstica?

Sem comentários: