quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PARA UM ESTUDO DAS CISÕES DE PARTIDOS POLÍTICOS EM MOÇAMBIQUIE


Egidio Vaz
7 h · 

Existe muito pouca literatura sobre a emergência de partidos políticos e suas causas em Moçambique. Mesmo assim, os poucos existentes são da autoria da segunda gerção de cientistas políticos e historiadors moçambicanos, como Adriano Nuvunga, João Cândido Graziano Pereira, Salvador Forquilha, José Adalima, Hélder Shenga, S;ergio Chichava, entre outros. No geral, eles concordam que os partidos políticos em Moçambique enfrentam a mesma crise enfrentada pela maioria dos partidos africanos da Africa Subsahariana, que é a crise da institucionalização. 
Simuntanyi (2011) sumarizou muito bem as caracteristicas dos partidos africanos:
• Falta de institucionalização (estruturas burocráticas e organizacionais fracas);
• Falta de democracia interna (intolerância à dissidência, ausência de debate interno e ausência de concorrência para cargos eletivos);
• Altamente personalizados e baseados na personalidade (isto é, redes pessoais e lealdades);
• Informalização (redes pessoais e clientelismo);
• Altamente fragmentados;
• Menos diferenciados por ideologia ou prioridades programáticas;
• Não adesão às regras e procedimentos internos (em benefício da informalidade);
• Falta de uma associação clara, distinta e identificável e mecanismos regulares para colectar quotas;
• Elitista e de base urbana (não organicamente ligada às bases);
• Falta de uma base de financiamento sustentável;
• Falta de transparência, especialmente responsabilização pelas finanças das campanhas eleitorais, etc.
Se olharmos para as principais causas das dissedências e emergência de partidos políticos em Moçambique, notaremos que quase todos eles partilham das mesmas características, nomeadamente:
• Falta de democracia interna (intolerância à dissidência, ausência de debate interno e ausência de concorrência para cargos eletivos);
• Altamente personalizados e baseados na personalidade (isto é, redes pessoais e lealdades);
• Informalização (redes pessoais e clientelismo);
• Altamente fragmentados
Assim, as dissidências ocorrem não por divergências programáticas, mas pela luta pelo poder. Nuvunga e Adalima (2011) citando Simuntanyi (2011) argumentam que regra geral, a dificuldade da institucionalização dos partidos políticos tem estado na origem da sua dificuldade em destronar os partidos políticos libertadores como a Frelimo. Ademais, aliado a limitação da teoria do voto económico (Pereira 2008), as dissidências em partidos políticos da oposição são a principal causa do insucesso eleitoral. Outros factores apontados como estando na origem das derrotas sucessivas dos movimentos da oposição incluem a) a falta de uma agenda política e económica diferente do partido no poder (Pereira, 2008; Nuvunga & Adalima, 2011), o clientelismo, baixos níveis de instrução dos eleitores, existência de redes sociais que atenuam o sofrimento decorrente das dificuldades económicas dos cidadãos individualmente, o legado das guerras civis que faz com que os cidadãos prezem mais a Paz sobre or esto, o papel dos doadores, a socialização da frelimo, a retórica do partido no poder sobre as causas dos insucessos (exportação dos problemas), a falta de um discurso credível por parte dos partidos da opsição (Pereira, 2008).
Para terminar, talvez uma ou duas perguntas:
1. Porque está a ser muito difícil para os partidos politicos da oposição terem um discurso, ideologia e propostas de programa diferentes do partido no poder?
2. Porque está a ser difícil para os partidos da oposição institucionalizarem-se e fazerem diferente do partido no poder nos termos propostos por Simuntanyi ?
3. Num país onde os citadinos e camponeses já demonstraram estarem dispostos em reconehcer e premiar os bons servidores públicos (por exmeplo, Araújo, Daviz Simango, Amurane, Eneas Comiche ou Nguiraze; Felício Zacarias, Helena Taipo, Abdul Razak, Vitória Diogo ou Celso Correia, o que custa ajustar as máquinas partidárias para ao patamares da meritocracia?
Para terminar, se ninguém quer ser diferente, como é que a mudança irá chegar? E se poucas são as mãos que trabalham para o povo, como é que o desenvolvimento irá chegar rápido, como tantos esperam?
Boa sorte Moçambique.
Referências
Chichava, S (2010). Movimento Democrático de Moçambique. uma nova força política na democracia de Moçambique? IESE, Ideias.
Nuvunga, A & Adalima, J. (2011). Mozambique Democratic Movement (MDM): an analysis of a new opposition party in Mozambique. Maputo, Friedrich Ebert Stiftung.
Pereira, J. (2008) «Antes o ‘diabo’ conhecido do que um ‘anjo’ desconhecido»: as limitações do voto económico na reeleição do partido FRELIMO. Análise Social, vol. XLIII (2.º), 2008, 419-442
PS: A foto que acompanha o texto mostra quantas vezes alguns líderes políticos trocaram de partido. Ora, das próximas vezes que quiserem acusar os outros de comprados ou outra coisa parecida, perguntem antes aos vossos líderes se essa troca toda foi por convicção, conveniência, indisciplina, fome, gula pelo poder ou corrupção. Depois de saberem das razões, então saibam dos outros e concentrem-se nas mensagens e não no mensageiro .
GostoMostrar mais reações
19 comentários
Comentários
Fernando Sande
Fernando Sande abandonar a frelimo é assinar certidao d obito
Gosto · 4 · 6 h
Josue Mucauro
Josue Mucauro Parece me que há um partido em nampula que é descendente do MDM, mais a situação critica desses partidos políticos é que não conseguem levar consigo ou convencer os cerca de 60% dos eleitores inscritos, que normalmente tem gazetado no dia do "voto", e a frelimo é a única que consegue sensibilizar quase todos seus membros e simpatizantes a não faltarem...
Gosto · 1 · 6 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu ainda não conheço esse partido. Digo, não sei se já está registado
Gosto · 1 · 6 h
Josue Mucauro
Josue Mucauro Chama se MAMO (movimento alternativo de Moçambique), quanto ao registo não sei nada não..
Gosto · 1 · 6 h
Carlos Da Fonseca
Carlos Da Fonseca Campira passou por quatro ou três partidos?
Gosto · 1 · 6 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Três. Peço perdão por isso.
Gosto · 1 · 6 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz A coisa interessante de Campira foi a abandonar seu partido para ser deputado da Renamo.
Gosto · 3 · 6 h
Carlos Da Fonseca
Carlos Da Fonseca Percebi que foi uma falha de digitação.
Gosto · 6 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Daviz é o recordista.
Gosto · 1 · 6 h
Carlos Da Fonseca
Carlos Da Fonseca Hehehehehe
Gosto · 6 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese interessante é colocar a frelimo de lado..parece alvo a abater llkkkk.... mas de facto a troca de partidos pelos nossos politicos revela ainda (e compreensivel a meu ver), resultante dum processo ainda em construção duma democracia... e olhar a quuestão a partir da independencia pra cá, nao me parece que esclarece esta questão; é necessário ainda entender no tempo da luta armada porque havia dissidencias, porque havia lutas internas (falou se sempre de que o sul era dominantee isso notou-se ate a era guebuza)... porque no fundo quando se diz que ''todos somos frelimo'' (o que malta Gwembe vem dando outros subsidios da genese da frente de libertacao de mocambique, e ai vemos que esse problema não é de hoje e carece de muita investigacao da vossa parte) é porque a frelimo foi partido unico por quase 20 anos... portanto, devia se esmiuçarem a partir do tempo em que haviam ''varios partidos libertadores'' no tempo colonial e entender porque surgiram tantos pela mesma causa e porque as tentativas de unificação nao foram de todo positivas. porém um grande estudo esse sobre as dissidencias recentes que trazes acima.
Gosto · 3 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Onde é que a Frelimo ficou para trás? Quem é o membro da Frelimo que desde 1976 desistiu do partido e fundou o seu partido? Há vezes que a sua fixação distorce os factos Sergio.
Gosto · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Sobre as dissidências durante a luta armada, o argumento é o mesmo. Não encontro outro. Houve sim alguma divisão em termos programáticos. Uns querendo o socialismo Soviético outros querendo o comunismo maoista e ainda outros a democracia multipartidária como Simango (o Uria) ou Gwembe, (o Adelino) ou Joana Simeão, a "makua", professora de Francês.
Gosto · 1 · 5 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese nao entendeste: dizia eu que a frelimo ( e quem faz a contagem sao os membros) tem existencia como ''partido'' ha mais de 50 anos. dizem. a frelimo é uma amalgama de varios partidos... e nesse processo sim, ha membros que sairam na altura e formaram os seus. nomes desses membros são de conhecimento publico. nao fixei me em nada, pelo contrario. alarguei o objecto da sua interessante e rica analise, mas penso, repito, que a genese dessas fugas e fundação de novos partidos nao deve ser focada de 76 pra ca...muito antes na propria frelimo (como movimento) já ocorriam... pouco sabemos disso mas que havia isso está a ser provado.
Gosto · 2 · 5 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese so agora vi este teu ultimo comentario...então só pra ver que o assunto deve ser visto a partir de la da origem: dlhakama ''é'' produto da frelimo.... os Simango são ''no fundo'' dissidentes da frelimo...creio que por aqui é possivel verificar que os problemas actuais dos partidos e dos politicos, não começaram em 76.
Gosto · 7 · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Carissimo Sr.Egidio, em parte a sua analise eh correcta e realista...mas, a considero um pouco superficial pois nao vai ao verdadiro problema:...sim, pode-se criticar a eficacia dos partidos mocambicanos mas eh importante saber que os partidos sao formados de cidadaos da sociedade...o problema nao eh tanto dos partidos em si, mas da sociedade mocambicana e em particular dos academicos, intelectuais, profissionistas., enfim de todos..os partidos representam uma parte da sociedade e esta parte nao eh assim tao diferente das caracteristicas da sociedade mocambicana...talvez voces nao notem mas a sociedade mocambicana eh violenta, "lambebotista"medrosa, cheia de teorias e acima de ibfatuada de viver no luxo sem tanto esforco...infelizmente, inconscientemente, nas "veias" da sociedade mocambicana circula o virus de corrupcao...dito isto, o que se deve esperar dos partidos???..os partidos politicos reflectem a imagem da sociedade mocambicana: se, tivermos a maioria de jornalistas, historiadores, academicos, intelectuais, medicos, etc etc etc com o interesse do bem comum, ai voces notarao outras caracteristicas dos partidos... A sociedade eh que esta morbida, apatica e de certa forma doentia de valores humanos- e isso gera esta porcaria de partidos.....
Gosto · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Entendo o seu argumento. Mesmo assim, questiona-se porque é que os partidos políticos, que concentram uma quantidade mais ou menos controlável da sociedade não se corrige para eles mesmos serem o espelho da sociedade?
Gosto · 1 · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Caro meu, mais uma vez, repito, a sua analise eh correcta e ate academica e acima de tudo realista...esses partidos nao se corrigem por que a politica eh uma actividade progressiva e dinamica...so com o tempo e com outras novas geracoes ( outra forma de pensar neste mundo globalizado) eh que esses partidos poderao ser diferentes: e isto nao eh so em Mocambique- eh quase em todo o mundo...Se, soubesse quantas ""cambalhotas" a democracia europeia sofreu- nao acreditaria- na europa ate houve terrorismo interno: jovens com sonhos imaginarios matavam professores universitarios, politicos e sindicalistas..mas, com o tempo tudo entrou na estrada justa...em resumo: com estes ditos politicos mocambicanos de hoje nao ha nada que esperar..importante eh que as instituicoes estatais sejam solidas, mais transparentes e serias...esses politicos- dizem- se de serem politicos mas no fundo, aproveitam- se da politica pra ter uma boa vida: e nunca vao mudar...e logo em Africa...
Gosto · 1 · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..quanto a sociedade mocambicana: esta nao se corrige pois os tentaculos da frelimo sao tao fortes que voce nao imagina...vai levar muito muito tempo...
Gosto · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior ....paradoxalmente, vai aparecer estranho mas permita-me dizer o seguinte: Mocambique e os mocambicanos pertencem a frelimo...sem a frelimo, em Mocambique nada se faz...e isto eh grave...vai levar tempo mas vai se chegar la...
Gosto · 2 · 4 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..para ser franco, a sociedade nao tem tanta culpa, nao tinha e nao tem outra alternativa pra viver ou sobreviver, pois o partido ( frelimo)que criou este Mocambique eh um partido sujo, sem valores e hipocrita..,daqui se levanta a questao: o que esperar da sociedade ou dos novos partidos?...,Nada de bom!..so promessas( durante as eleicoes) e roubalheiras diarias, roubalheiras estas complementadas de incompetencia e prepotencia
Gosto · 1 · 5 h
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala 👆Eish um cidadao passar por 03 ou 04 partidos politicos!Q horror politico🙊🙈🙈
Gosto · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkk
Gosto · 1 · 5 h
Max Lee
Max Lee Prostituição
Gosto · 1 · 4 h
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro E depois vem um tal Nelsom Junior, com um discurso simplista dizer que a culpa é da Frelimo.
Gosto · 4 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Horror politico porquê? Ninguem está terminado. Quando casam e divorciam 5 ou 6 vezes mantem poligamia, casa 1, 2, 3 _
Será tb prostituiçao, vergonha? Penso que vida segue o seu curso. O compromisso de hoje pode não ser o de amanhã ou não? Ou na politica é imutavel?
Gosto · 2 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkkkkkk. Sura Rebelo.
Gosto · 2 h
Max Lee
Max Lee Depois de tantos casamentos falhados, deve se parar e analisar, será que o problema é dos outros ou o meu?
Gosto · 2 h
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Pois é, Max lee
Juma Aiuba
Juma Aiuba Aqui, sim. Sem promessas, nem juras.
Gosto · 1 · 4 h
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo De acordo Dr. Vaz, permita-me um reparo, Partido Frelimo desde 1977, foi proclamado Partido no decurso do 3º Congresso realizado em Maputo.
Gosto · 1 · 4 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não disse que a Frelimo se transformou em 1977. Eu apenas coloquei 1976 como referência do início da Luta da Renamo. Atenção, a Frelimo nasce como partido em 1977 como bem dizes. Perdão aos que entenderam nesse sentido
Gosto · 1 · 4 h
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Ok Dr. Vaz, perdão interpretei mal a sua redacção. Abraço.
Gosto · 1 · 4 h
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga Egidio, da maneira como colocas da entender que a Frelimo, como partido político, surgiu em 76. Cito: “A FRELIMO (PARTIDO, DESDE 1986)”.
Há espaço para uma ma interpretação.
Gosto · 4 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Luciano Mapanga A "Frelimo desde" é diferente de "A Frelimo DE"
Gosto · 1 · 3 h
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga Obrigado. Entendido.
Gosto · 3 h
Lino Murramela
Lino Murramela Foi severamenteinfeliz ao mencionar Manuel Araujo
Gosto · 3 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz É mentira o que disse? Argumente o teu posicionaamento
Gosto · 1 · 3 h
Moisés Macucule
Moisés Macucule Meu caro Vaz, penso que Democracia tem muito a ver com Liberdade de Pensamento, Expressao, Filiacao, etc...o Individuo alia-se a um grupo onde se sente mais confortavel, reconhecido, valorizado, como acontece quando muda-se de Religiao...Trump ja foi Democrata, Independente e agora Republicano...
Gosto · 2 · 3 h · Editado
Adriano Biza
Adriano Biza Uma das pessoas que formou e inspirou esses que chama de nova geracao de cientistas politicos defendeu tese de phd intitulada 'A genese da Frelimo. Uma releitura necessaria' nos anos 1990's (Luis de Brito). Se fizer uma busca nao apressada vais apanhar muito mais. ..
Gosto · 3 · 3 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese ...kkkk é que não há como vc tentar entender o hoje sem voltar lá pra antes de Nachingweia mesmo!
Gosto · 1 · 3 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Conheço e leio de Brito com muita frequência. Foi por isso não lhe inclui na lista da “segunda geração”. Ele é pai. Do grupo de Fernando Ganhão, dele próprio, Aquino de Bragança, Teresa Cruz e Silva, Carlos Serra, Alexandrino José, João Paulo Borges Coelho, Aurélio Rocha, Teresinha da Silva, e outros.
Gosto · 1 · 2 h
Adriano Biza
Adriano Biza Eu estava estava ajudando por referenciar uma das pesquisas classicas sobre o assunto e nao testando seu conhecimento sobre o autor e outras to pessoas. Quando encontrar a These bom proveito
Gosto · 1 · 2 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Tenho a tese mas em francês. Se tiver na versão portuguesa ou inglesa agradecia. Aquilo doi a ler porque não domino o francês
Gosto · 1 · 2 h
Adriano Biza
Adriano Biza Hehehe. Nao ha versao portuguesa e tudo indica que nao vai haver tal como o Historia de Mocambique Vol. 4 que nunca saiu. Pas d'alternative il faut apprendre le francais.
Gosto · 2 · 2 h
Nico Voabil
Nico Voabil O CV do Luís Boa Vida não lhe serve de passaporte pra integrar nesta lista Egídio Vaz?
Gosto · 1 · 2 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Escolhi alguns. Se tivesse que colocar todos eihs.hehehe, seria o fim da picada
Gosto · 1 · 2 h
Nico Voabil
Nico Voabil Haaa sim. Tem razão, por acaso tem muitos camuflados por aqui...
Gosto · 1 · 2 h
Egidio Vaz
Gosto · 1 · 1 h
Francisco Jose
Francisco Jose Opor-se ao "Estado" é dificil, É golpe!
Gosto · 1 h

Sem comentários: