quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Papa: é "melhor" ser ateu do que "católico hipócrita"


Francisco critica os “muitos católicos" que considera levarem uma vida dupla hipócrita.
EPA/GIORGIO ONORATI/Arquivo
Foto
EPA/GIORGIO ONORATI/ARQUIVO
O Papa Francisco criticou alguns membros da Igreja Católica esta quinta-feira, afirmando que é melhor ser ateu do que um dos “muitos católicos" que considera levarem uma vida dupla hipócrita.
Em comentários improvisados na missa privada na sua residência, o Sumo Pontífice afirmou: “É um escândalo dizer uma coisa e fazer outra. Esta é uma vida dupla”. “Há aqueles que dizem: ‘Eu sou muito católico, vou sempre à missa, eu pertenço a esta ou outra associação’”, afirmou Francisco segundo uma transcrição da Radio Vaticano.
Ou seja, o Papa defende que essas pessoas deveriam também dizer: “A minha vida não é cristã, eu não pago aos meus funcionários salários adequados, eu exploro pessoas, eu faço negócios sujos, eu lavo dinheiro, [eu levo] uma vida dupla”, defendeu.
“Existem muitos católicos que são assim e causam escândalo”, disse. “Quantas vezes ouvimos todos pessoas a dizer: ‘Se aquela pessoa é católica, é melhor ser ateu’” asseverou.
Desde que se tornou líder de 1200 milhões de membros da Igreja Católica, Francisco dirigiu-se muitas vezes à comunidade, tanto a padres como leigos, para que praticassem o que a religião prega.
Nos seus sermões, muitas vezes improvisados, o Papa condenou o abuso sexual de crianças por parte de sacerdotes como sendo o equivalente a uma “missa satânica”, afirmou que os católicos na máfia deviam-se excomungar e pediu aos seus próprios cardeais para que não agissem como “príncipes”.
Menos de dois meses depois de ter sido escolhido como Papa, Francisco também afirmou que os cristãos deveriam encarar os ateus como boas pessoas se estes fizessem o bem.

Sem comentários: