sábado, 25 de fevereiro de 2017

"OPERACAO SALVE CABO DELGADO."

Em Foco

De acordo com uma fonte policial, foi assim que se apelidou da mega operacao que mobilizou mais de 600 homens das FDS, entre SISE, SIC, PRM, FIR, FADMs e outros.
O epicentro da operacao era e ainda e o distrito de Montepuez.
Este trabalho das FDS visa essencialmente estancar a lapidacao e saque de recursos naturais por extrangeiros, em que nos ultimos meses o pico foi bem superior ou acima de 3,000 so em Cabo Delgado.
E porque todo esse efectivo estava espalhado e infiltrado em meio social Mocambicana, estava muito dificil para as FDS distinguir o extrangeiro do Nacional.
Entao dotou se a estrategia de evacuacao completa de todos individuos que exerciam a actividade de mineracao, venda e compra de minerios, cujo os promotores ilegais eram imigrantes de mais de 15 paises, entre Tansania, Tailandia, Burundi, Uganda, China, Sul africanos, Congo democratico, Zambia, Malawi, Vietname, india, Bangladesh, etc.
ESTRATEGIA DOS EXTRANGEIROS
A tactica dos imigrantes envolvidos na mineracao variava de pais em pais e a tarefa especifica.
Enquanto Tanzanianos, Malawianos, congoleses, Ugandeses, burundeses faziam se as minas para actividades de mineracao ( garimpo), as outras nacionalidades dedicavam se aos incentivos para mineracao e compras informais de Rubi ( o produto e/ou gema mais atrativo atras do diamante)
Para os compradores e como forma de se manterem na regiao, estes imigrantes fundavam e instalavam simples algo como de actividades economicas, seja comercial ou servicos.
Por meio disso entao, angariavam com ofertas a leiloes, determinados grupo de mineradores artesanais.
Foi por causa dessas desordens que os proprietarios das minas oficiais de Namanhunbiri, Raimundo Pachinuapa, seu filho e associados Europeus santiram a dor do mercado pois ate porque alguns funcionarios, atraidos pelos gordurosos precos, roubavam as gemas de seus patroes para a venda no mercado informal, ate ao momento que foi acionada a acao operativa do governo, no sentido de deportar todos imigrantes. Alias o outro motivo e que, dominados pela ganancia de conseguir ao menos 2 gramas, varios outros tanto extrangeiros, tambem os nacionais recorriam a barbaros crimes de assassinatos. Ou seja em Montepuez e seus arredores todos os dias ocorriam mais de 2 homicidios, pese embora nao fossem reportados pelos midias oficiais.
MILHOES DE DOLARES CIRCULAM EM MONTEPUEZ
Circulou e circula muito dinheiro em Montepuez, pois segundo as fontes so 1 grama de Rubi pode ser comprado a USD3.000 ou mais de 200.000MTs mediante a oferta e procura.
E caso um ou grupo de mineiros consiga extrair uma gema maior acima de 10gr, ppde arrecadar mais de USD30.000 cash.
Ainda mais, oque irritou ao governo provincial e o facto de todos estes extrangeiros, apenas saquevam os recursos e ninguem oucava em construir residencia, muito menos investir localmente de modo que empregue alguns natutais como forma das responsabilidades sociais. Disse certa fonte administrativa.
Uma senhora desabafou ao criticar extrangeiros ja expulsos dizendo que so exibiam seus carros de luxo e de altas cilindradas, para populares pobres. E tambem a maioria nao gostavam de namorar ou casar se com uma menina natural aponto de construir lhe casa e outra fortuna, apenas iam para paises deles se satisfazerem la com suas mulheres, em casos de vontades sexuais. Concluiu a senhora.
Ha provas que nos foram evidenciados de militares e policias que se tornaram milionarios e abandonaram as corporacoes.
Muitos destes estavam afectos directamente as areas de repreencoes e torturas de mineiros ou garimpeiros ilegais em regioes tidas como pertencentes a elite da frelimo. Roubavam as gemas em momentos que capturassem os civis e despojavam lhes de seus suores. Uma fonte de comandos militares confessou nos que soldados oriondos de Maputo eram mais ferozes se apanhassem garimpeiros de modos que ate massacravam e ocultavam seus corpos em valas comuns e, chegados aos quarteis pediam licenca de folga e depois de venderem suas gemas, zarpavam para suas terras Maputo e nunca mais voltaram.
Foi dai que comecou a chamada era de Rubi de sangue.
RESULTADO DA OPERACAO
Como dissemos acima nao houve distincao durante a operacao.
As FDS, confiscou, pilhou e nacionalizou tudo oque pertencia a imigrantes enquento ilegais. Entres varias coisas destacam se lojas, pastelarias, restaurantes, viaturas, avultados somas monetarias tanto a metical e tambem a dolar, etc.
Muitos desses imigrantes foram deportados via pemba e Tanzania. Mas tantos outros ainda estao presos e distribuidos em penitenciarias distritais seguras, nas provincias de Cabo Delgado e Nampula.
E quase 90% de nacionais ja estao liberados. E a maioria ja regressou para as minas de Rebi e estao exercendo normalmente suas actividades em associacoes, pois o governo achou dar prioridade para estes. Outrossim continua a tensao entre proprietarios de minas e os naturais.
E tambem ainda nao ha paz na regiao pois a seguranca esta tao renhida para se evitar o regresso de extrangeiros sobre tudo aos Tanzanianos tidos como os mais teimosos, aventureiros e suicidas.
Por Be Focus
GostoMostrar mais reações
8 comentários
Comentários
Rahimo Samuel
Rahimo Samuel O povo de mocambique tem amenesia de burece .por isso vao so escrevendo ca na facebook outros a eriquecerem ate errita de tanto ver as pessoas a falarem e reclamarem
Gosto · 2 h
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Nos moçambicanos queremos explorarmos nossa riqueza
Gosto · 1 · 4 h
Angandimasso Alface Luís
Angandimasso Alface Luís Huuuuuummmmmm, mocambique sem dono
Gosto · 4 h
Rahimo Samuel
Rahimo Samuel Quando os donos do pais sao burros,os espertos exploram
Gosto · 2 h
Simao Simango
Simao Simango Aie,e sim esta bom? E a Riquesa dos mocmbicanos perdido.
Gosto · 5 h

Sem comentários: