sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O que é o VX, a arma que matou o irmão de Kim Jong-un?


O que é o VX, a arma que matou o irmão de Kim Jong-un?

Kim Jong-nam, de 46 anos, foi morto na semana passada, na Malásia. Esta sexta-feira foram encontrados vestígios deste químico letal nos olhos e na cara do norte-coreano.
O ataque foi protagonizado por duas mulheres, no aeroporto de Kuala Lumpu
Foto
O ataque foi protagonizado por duas mulheres, no aeroporto de Kuala Lumpu EPA/JEON HEON-KYUN
Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte, foi executado com recurso a um gás asfixiante altamente tóxico, o VX, revelou esta sexta-feira a polícia da Malásia. “Podem imaginar o VX como uma espécie de pesticida com esteróides, uma substância extraordinariamente tóxica”, explicou Bruce Bennett, especialista em armas do instituto de pesquisa Rand Corporation dos Estados Unidos, em declarações à Reuters. O especialista acredita que "é pouco provável" que a substância tenha sido fabricada na Malásia.
Sem odor ou sabor, mas absolutamente letal, o VX é uma arma química altamente poderosa que funciona como agente nervoso capaz de matar em poucos minutos. De cor âmbar e textura oleosa, tem um aspecto semelhante a um óleo de automóveis. A sua potência, a mais elevada num agente químico, faz com que uma porção mínima seja suficiente para matar alguém. É por isso algo que, em pequenas quantidades, é fácil de transportar e difícil de detectar na segurança de um aeroporto. De acordo com especialistas citados pela Reuters, pode ser transportada com segurança, sem afectar quem o carrega, desde que esteja bem selado.
Como actua?
Classificado pelo Council on Foreign Relations como o “agente químico mais fatal alguma vez criado”, o químico é rapidamente absorvido pelo corpo, o que dificulta a eficácia de um antídoto, mesmo que a sua administração seja rápida. Pode ser utilizado em forma de vapor ou misturado com água.
PÚBLICO -
Aumentar
Como afecta o corpo?
Os agentes neurotóxicos inibem o funcionamento de uma enzima e estimulam em excesso as glândulas e os músculos, o que os fatiga rapidamente, atacando a respiração. Em poucos momentos, a pessoa exposta ao químico fica com dificuldades em respirar e com náuseas, perde a consciência, entra em paragem cardíaca ou respiratória. Os sintomas dependem da dosagem e da forma como entra no organismo: inalado, ingestão ou por contacto com a pele ou olhos.
A velocidade da sua acção depende da forma sob a qual actua. Na forma líquida, as reacções podem acontecer no período de minutos ou manifestar-se até 18 horas depois, explica o Centro de Controlo e Prevenção de Doença dos EUA (CDC, na sigla inglesa). Caso o químico esteja na forma de vapor a sua acção é mais imediata e bastam segundos para que se dêem as primeiras manifestações. Os cálculos da dose letal detalham que apenas 0,04 de mg/kg são o suficiente para matar alguém quase imediatamente. Já a inalação exige uma concentração de 36 miligramas.
Quais os sintomas?
Sonolência e dor de cabeça, somam-se à visão turva e corrimento nasal. A produção de saliva aumenta e o ritmo cardíaco é alterado, podendo acelerar ou diminuir. O mesmo acontece com a pressão arterial que pode subir ou baixar drasticamente. As náuseas e dores abdominais podem resultar em vómitos e diarreia. Suores excessivos e espasmos musculares são outros dois sintomas. A exposição a uma grande dose provoca convulsões, perda de consciência, paralisia e insuficiência respiratória e coma, conduzindo à morte.

Sem comentários: