quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O Princípio da razoabilidade!

Editorial
O Princípio da razoabilidade!
Maputo (Canalmoz) - No dia 1 de Setembro de 2010, quando a população decidiu sair à rua, na cidade de Maputo, para protestar contra o elevado custo de vida, houve uma alma inocente, que nada tinha a ver com as manifestações, que deu um abraço à mãe e saiu de casa para a escola, ali no Bairro da Maxaquene “B” e nunca mais voltou. Hélio era o seu nome, e só tinha 11 anitos. Quando as escaramuças atingiram o auge, que obrigou ao encerramento das aulas, Hélio, como todas as outras crianças, foi obrigado a ir para casa.
Pelo caminho, ali na Av. Acordos de Lusaka, um agente da Polícia da República de Moçambique disparou com intenção de matar e atingiu o pequeno Hélio na cabeça.
Desamparado, Hélio tombou ali no asfalto quente, com a sua sacola ao ombro, com a cabeça desfeita por uma bala. Rute Muianga, mãe do pequeno Hélio, foi à 12.a Esquadra pedir responsabilização e foi mandada embora. No dia seguinte, voltou, e foi-lhe informado que, caso voltasse a pôr os pés naquela Esquadra, acabaria nas celas.
Um familiar ajudou Rute Muianga a apresentar o caso à Liga dos Direitos Humanos (LDH), que processou o Estado. Em 2012, saiu a sentença do Tribunal Administrativo a indemnizar a mãe do falecido Hélio com uma quantia de 500.000,00 meticais. Hélio está morto.
Nesta terça-feira, o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo proferiu uma sentença na qual estipula uma luxuosa indemnização de mais de 200 milhões de meticais (rigorosamente: 200.575.000,00 meticais) sobre um caso de briga de namorados, em que a vítima ficou sem um olho. Vamos ignorar que o incidente se deu sob comprovado efeito de embriaguez. Vamos ignorar que há um bastonário da Ordem dos Médicos que provou em tribunal que com um soco era impossível criar o dano ao olho naquelas proporções. Vamos ignorar que o relatório médico anexo à queixa foi feito em casa da mãe da vítima, que convocou a Direcção da Medicina Legal aos seus aposentos. Vamos ignorar que há mensagens da vítima depois do incidente a indicar que a sua família iria industriar um caso de violência doméstica. Vamos ignorar que há uma decisão de um tribunal sul-africano que não viu matéria de violência doméstica, pois, após o incidente, a vítima e o acusado andaram a mimosearem-se. Vamos ignorar que há um presidente de uma associação de juízes que, com o caso a ser julgado, convoca a imprensa para dar indicações de que a pena do julgamento que está a decorrer deve ser histórica. Vamos ignorar tudo isso, pois – tal como diz a célebre juíza Judite Mahoche Simão, qual mascote representante da Justiça nacional – “é como nos filmes”.
Aquilo sobre o que pretendemos reflectir, são os critérios de razoabilidade que a Justiça de um mesmo país usa para encontrar o termo ou diferença compensatória decorrente dos danos causados por ilícitos culposos.
Se há alguém que perde um olho e é compensado com 200 milhões de meticais, e se há quem perde a vida e é compensado com 500.000,00 meticais, então a Justiça está a mostrar-nos, com base em números, que há neste país vidas que valem mais do que as outras, na óptica do Estado. Há aqueles que são considerados moçambicanos de primeira, e há os moçambicanos de segunda. Bem feitas as contas, um olho dos moçambicanos de primeira equivale, para a Justiça moçambicana, 400 vidas dos moçambicanos de segunda, entre os quais o Hélio.
É preciso que fique claro que não temos qualquer intenção de desvalorizar uma situação de perda de um olho. Concordamos que os casos de violência doméstica devem ter responsabilização exemplar para desencorajar tal prática, que esmaga muitos anónimos, que não têm a sorte de serem mediatizados.
Na nossa modesta opinião – e se assumirmos que uma indemnização não é nada mais do que um meio compensatório dos danos causados por uma acção culposa –, é caso para perguntar à juíza Marina Augusto, que lavrou a sentença de ontem, e aos juízes do Tribunal Administrativo, que lavraram a sentença do caso do Hélio, com que critérios trabalha o Estado, afinal.
Em todos os manuais sobre o princípio compensatório decorrente de danos culposos o que se extrai é que a ponderação sobre a gravidade do dano não patrimonial e, correspondentemente, do valor da sua reparação deve ocorrer sob o signo do princípio da proporcionalidade – que segundo o qual a danos mais graves deve corresponder uma indemnização mais alta: a indemnização deve ser fixada tendo em conta os parâmetros jurisprudenciais geralmente adoptados para casos análogos. Isso, é exactamente para evitar que a ciência compensatória seja uma espécie de lotaria com requintes de “fortuna ou azar”.
Nestes dois casos, qual deles é o mais grave? Qual é o caso análogo ao desta terça-feira, do qual se extraiu o parâmetro jurisprudencial que levou a juíza Marina Augusto a desaguar numa indemnização luxuosa?
De todas as formas, o que mais se evidencia aqui é uma marcha muito séria rumo à ridicularização da Justiça moçambicana, porque não cabe na cabeça de ninguém que uma indemnização por uma situação de perda de uma vida seja apenas uns trocos, quando comparada com uma indemnização pela perda de um olho.
O raciocínio mais provável para explicar isto é o de que talvez seja uma espécie de padronização que a Justiça previamente tipificou sobre a qualidade humana das vítimas e sobre a sua dose de moçambicanidade. No nosso modesto entender, há aqui uma vítima que é mais humana e mais moçambicana do que a outra.
Ou, se calhar, o Hélio teve o azar de ter o apelido errado, e a Justiça não lhe ligou grande importância. Dito de outra forma: na óptica da Justiça moçambicana, há um olho que vale 400 vidas humanas de moçambicanos de segunda. Hélio, foste morto e depois enganado 400 vezes. (Canalmoz)

Hirta Belinha, Huntelais Adelino Vinho, Abu Mbito Ikaro and 217 others like this.
Comments
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola " sobre a Indeminização Milionária( 200 milhões de Mt) do Caso Josina

O valor da indemização é solicitada pela defesa da vitima e não pelo estado e cada um fixa o seu próprio valor na vida. Cabe o tribunal decidir a respeito. Há pessoas que se vendem por 150, 200, 300mts outras por 3000, outras por 8 mil e outras por um milhão. Quem faz sexo sem persevativo por 1000 ou 10 OOO meticais está a dizer que sua vida vale isso. Quem mata por 20 000 ou 50 ou 100 mil está a dizer que a sua liberdade vale isso...as pessoas costumam fixar o seu próprio valor na vida...voce muitas vezes negocia o seu próprio salário e a prostituta negocia o seu preço...a famila fixa o preço da noiva no lobolo ( mesmo que simbólico)...até os curandeiros fixam preços dos seus serviços...e as pessoas pagam assim como Deus entregou ( pagou) Jesus para nossa salvação...cada vida vale Jesus...mas cada um sabe o valor da sua vida. Ora, se achas que uma vista não vale 200 milhões vai perguntar ao cego o que ele faria e daria para receber a visão? Pergunta aos coxos e mutilados quanto custa uma perna ou um membro do corpo? Pergunta aos surdos e mudos quanto vale recuperar a função plena do seu ouvido ou sua fala? Pergunta a um jogodor quanto vale a sua perna? E pergunta ao motorista quanto vale os seus braços? .....enfim...cada um fixa o seu próprio valor aqui no mundo...mas pra Deus nós valemos a vida de Jesus."
Remove
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco vergonha
Remove
Hermenegildo Antonio
Hermenegildo Antonio E qual a função do juiz? Ele aceita qualquer valor que a vitma fixa?
1 · 21 hrs
Remove
Hermenegildo Antonio
Hermenegildo Antonio Os casos nunca seria resolvidos em tribunal
1 · 21 hrs
Remove
Frank Mwanaluc
Frank Mwanaluc Hermenegildo......o juiz goza de independência
Remove
Quintino Marques Jose Gouveia
Quintino Marques Jose Gouveia Sim sr. Mvt. reflexao inteligente!... cada um marca o valor da sua indeminizacao em funcao da limitacao causada pelo agressor...
1 · 20 hrs
Remove
Vinildo Tomé Madime
Vinildo Tomé Madime Então vais me dizer que a mãe do pequeno Hélio pediu 500.000 mt?
Meu irmão , 200.000.000 mt?
Nunca ouvi uma coisa do gênero .
Eu fico mesmo nessa deque existe duas classes de moçambicanos
Um órgão vale mais que uma vida!!!!?
2 · 20 hrs · Edited
Remove
Anacisma Novela
Anacisma Novela Bravo, muitos crtiticam e nem sabem uk e' perder um orgao.
1 · 20 hrs
Remove
Gerso Da Angela Ruben
Gerso Da Angela Ruben Amen
Remove
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Mano Vinildo Tomé Madime trata se que assunto diferente. Veja k caso helio foi o tribunal administrativo k julgou e condenou o estado a indiminizar os danos causado por seu agente. Portanto,
estamos a falar de outro caso julgado no tribinal comum. Em que ganhando a causa posse pedir sim uma indemizacao e isso nao e de hoje. E nem vai parar aqui.
Remove
Edson Calisto Xerinda
Edson Calisto Xerinda Assim como eles se dao a liberdade de desinformar os moçambicanos, onde a gente vai recorer p se informar.
Esses jornais deviam ser requalificados.
Remove
Abineiro Junior Nuno
Abineiro Junior Nuno Não precisa ser um expert para perceber que houve sim influência nessa decisão!!! Está certo que cada um diz o valor mas cabe ao Juiz a fixação final,na mais pura consciência tua sem manobras,se fosse filha de um fulano qualquer achas mesmo que a Juíza teria estipulado um valor perto desse??? São essas coisas que nos torna a cada dia uma nação de minorias,o Sr Licuco errou e muito deve ser responsabilizado pelos seus actos sim mas pela justiça(justa)!!!
4 · 20 hrs
Remove
Joelle Michel Matos
Joelle Michel Matos A dor da perda de um filho não tem preço possivel de se estipular. Um orgão hoje em dia pode ser substituido mas a vida JAMAIS. A etica judicial em Mozambique é inexistente. Compra justiça quem pode.
3 · 19 hrs
Remove
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Joelle Michel Matos aprenda uma coisa. Na justica nunca veras casos e condenacao igual. Nos dois podemos matar, mas cada um pode ter seus argumentos k vao ditar a sentenca.
1 · 17 hrs · Edited
Remove
Nandynho Zeferino
Nandynho Zeferino A comentários aqui que inrritam, certas pessoas não gostam de inchergar a realidade, Fasso as palavras de camarada samora machel as minhas, "tem certa gente com espírito de beija mão ou lambebotismo" é clara k o agressor si tivesse apelido como Mondale ou chissano e a vítima sendo uma qualquer não haveria de si estipular esse valor, ate o caso nem chegaria nas mídias, existe diferentes classes sociais nesse nosso pais em k uns são beneficiados e os outros não, o governo paga pela morte dum miúdo 500.000.00mt e um singular deve pagar 200.000.000.00mt. Onde k já si viu isso, antes de escreveremos bujardas paremos e pensemos no k vamos falar ou escrever. "Direcionado"..... Mavuto Cachingamba Viola
2 · 19 hrs
Remove
Anacisma Novela
Anacisma Novela Se te agridem e nao levas o caso a justica o problema e' teu. Nao importa o nome, e ela nao sofreu agressao pr parte do governo, nao entendo prk as Pessoas andam a confundir os casos.
Remove
Fernando Antonio Madavane
Fernando Antonio Madavane Com que bases o juiz achou prudente essa indemnização milionária? Se de facto cada um estipula o valor então este País está mal.
Remove
Nico Voabil
Nico Voabil Até pode me convencer com essa de que cada um fixa o valor que julga corresponder a sua vida ou órgão. Mas deve ser péssimo em matéria de Direito sobre tudo quando abrirmos a página que fala sobre a jurisprudência de serteza tu estaras a dormir em plena aula Mavuto Cachingamba Viola.

Ora vejamos: Em Dezembro de 2016 um taxista atropelou uma galinha que na companhia das outras atravessava a estrada, o dono da galinha exigiu ao taxista a pagar (500.00 mt) tendo este recusado o caso foi levado ao secretário do bairro na qualidade de juiz este determinou que fosse pago ao valor de uma galinha na praça (250.00mt). Volvidos 51 dias equivalente a um mês e 21 dias, um outro taxista atropela uma outra galinha na mesma zona, por ironia do destino a galinha sobreviveu tendo sofrido o lado esquerdo que culiminou com a perda da asa do mesmo lado. Este 2°dono exige um pagamento correspondente a perda.
A pergunta que quero deixar é:
1. Qual é o valor justo que o taxista terá que pagar?
Espero imparcialidade por sua parte.
2 · 16 hrs
Remove
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Mano cabe a muldura penal . Nao sera obrigado a seguir pegada da outra sentexa.
1 · 15 hrs · Edited
Remove
Nico Voabil
Nico Voabil Ainda péssimo, sonecando na aula enquanto o professor fala.
Olha não interessa se o caso foi ou será julgado em tribunais diferentes, como se lê no meu exercício o primeiro caso foi julgado pelo secretário do bairro, já no segundo caso eu deixo em sua responsabilidade o julgamento.
por outra quando se fala de jurisprudência esta-se perante a uma fonte de Direito, neste caso uma doutrina, sendo que os casos em tribunal não são necessariamente julgados e terminados no mesmo dia, estas doutrinas são feitas pra esta finalidade, servem como recurso caso o juiz não esteja a encontrar uma sentença ao alcance.

Estava aqui a conversar com um amigo recém formado em Direito pela UCM, li o seu comentário depois lhe mostrei o post em que nos encontramos a debater... e ele acaba de me dizer que a sentença é estipulada em conformidade das condições do infrator, não necessariamente como você absolutamente quer afirmar, porém se nos basearmos por essa via e equipararmos ao caso josina e hélio mesmo assim não se encaixa aqui. Uma vez que quem pagou o preço do hélio foi Tribunal Administrativo e caso Hélio é um singular, quem deveria ou deve pagar mais?
2 · 15 hrs
Remove
Luís De Figueiredo Joaquim
Luís De Figueiredo Joaquim Meus irmaos paremos de fazer comentarios macabros. Nenhuma vida ja teve preco no mundo, a tua filha de heroi foi beneficiada sim, porque se nao fosse assim. Ja que disseste que a acusacao estipula o preco e o tribunal toma a decisao final, porque entao que uma vida custou 400vezes menos que um olho? Nao achas que a diferenca é demasiada?Meu irmao nao seja lambebotas ao ponto de esquecer que es pessoa e nao tens bom apelido
Remove
Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja
Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja Tudo o que encontra se e acontece em baixo do Sol é absurdo!!!
Remove
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe Ja viu duzentos milhões na sua vida? nas confrontacoes todos sofrem, quem ira pagar ao jovem pelos danos que também sofreu? quanto será? e porque se agrediram? como isso fica?
Remove
Filimao Machava
Filimao Machava Gostei da opinião do Mavuto Cachingamba Viola sobre a opinião do canalmoz. Entretanto na minha opinião a multa indemnizatória é inaceitável dentro do princípio da razoabilidade. O canalmoz ignorou falar de célebres advogados que podem tudo e questionou a razoabilidade da sentença do tribunal isto porque é somente o juiz que tem o poder e deve ter a capacidade de frear os ânimos de todos os intervenientes num caso ou processo. A opinião do jornal ainda questiona os parâmetros jurisprudenciais que terão acessorado para lavrar esta sentença. Penso que é difícil lembrar se quer um caso que se aproxime deste. Se acham que o advogado de mana Jo. foi esperto,inteligente ou quê penso que estão enganados porque não se fez justiça. A juíza mostrou uma certa pequenez e não soube desempenhar de longe o seu papel. Junto com colegas que livraram a sentença com indemnização desproporcional a juíza descarregou ódio sobre o arguido e perdeu o exercício da justiça propriamente dita. No vosso perfeito juízo moçambicanos não se deixem enganar não houve justiça neste caso é sim desacarregamento de ódio movido por muitos factores que a juíza teve em conta. A recorrer o arguido estou certo que a sentença do tribunal de instância superior será diferente desta. O Rufino será condenado para poder refletir e compreender que suas acções são inaceitáveis e desencorajar outros.
9 · 16 hrs
Remove
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere "A juíza mostrou uma certa pequenez e não soube desempenhar de longe o seu papel. Junto com colegas que livraram a sentença com indemnização desproporcional a juíza descarregou ódio sobre o arguido e perdeu o exercício da justiça propriamente dita. No ...See more
Remove
Clementino Raice
Clementino Raice Afinal, kem matou o pekeno HELIO? e, kem julgou o caso? Separacao d poderes esta nos papeis. O "poder" k matou o pekeno HELIO e' o mesmo "poder" k julgou o caso. Juiz em causa propria, como e' d esperar, so pod nos trazer akela sentenca.
6 · 22 hrs
Remove
Domingos Manecas
Domingos Manecas ...Num país onde polícia atinge mortalmente um cidadão e a despesa de funeral não passa de um saquito de arroz, 5 kg de feijão e 10 litros de óleo!!
4 · 20 hrs
Remove
Mariofrancisco Navaia
Mariofrancisco Navaia Quantos órgãos humanos extraidos e os titulares assassinados, brevemente a filha de Guebuza se foi pelo mesmo efeito quantos milhoes foram indemnizados e tantos outros casos semelhantes, isso esta claro que o a lei moçambicana a sua relevância funxiona em determento a cada classe social,no fim dissemos ninguém é superior perante a lei,vendo que lei é lei é inferior para outras classes sociais,como é que na RSA, nao houveram provas suficientes para o indiciar e em Moz a relevância do indicio foi exuberante,sera ainda é para educar aos homens que se optam em violencia domestica, de tantos anatomistas do mundo sera que é possivel publucar em todos os tribunais do mundo,o valor exacto de cada órgão humano para o calculo dos danos ser equivalente por cada gravidade,facilitaria nos casos futuros
1 · 17 hrs · Edited
Remove
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos É triste verificar que uma vida vale menos que um olho. É triste quando temos um apelido pobre e outros tem apelido rico. É muito, mas mesmo muito triste a nossa justiça que tem 2 pesos e duas medidas.
5 · 22 hrs
Remove
Mundirwa Gazitua
Mundirwa Gazitua O equívoco do canal moz é exatamente este: misturar muitos casos para resolver 1caso específico. Os distraídos "coitados" acabam assumindo a ideia de que algo vai mal.senão vejamos: o caso da juíza Judite fez com que o canal moz adjectivase o judiciário como estando "podre" e cometeu a imprudência de no cartoon do mesmo artigo colocar um outro caso, o da Josina estapando a figura de Graça Machel negociando uma sentença, erro grave. Uqi aconteceu na RSA não é vinculativo ao sistema judicial moçambicano logo extemporâneo. Cada caso é um caso. Qalqer jurista sabe disso!
Remove
Felix Dlate
Felix Dlate Mamani waminou hidlawili. Eu que so reçebo salario minimo,ia pedir logo ao tribunal para nao precisar me dar esses imfeliz 30dias,k me recolhem logo pois nem depois Dos tais 3 anos e 4meses eu nao teria esse dinheiro. Xhiiiiii
1 · 16 hrs
Remove
Amancio Chemane
Amancio Chemane cuitado do pequeno Helio. mas voces escrevem yah. gostei da cronica
6 · 22 hrs
Remove
Manuel Timane
Manuel Timane Quanto é que vai custar a vida de sua excelência presidente Samora machel, uma vez que um olho da filha custou mais que de 200000000 de meticais.
6 · 21 hrs
Remove
Carlos Luís Caroca
Carlos Luís Caroca É pra isso que existem os bons advogados. Te ajudam a definir a indemnização, argumentar e convencer o Juiz a decidir a seu favor. Acredito que se os familiares do Helio tivessem um bom advogado poderiam exigir uma indemnização maior, mesmo que não chegasse a 200 milhões. Não sou jurista mas pelo que sei a indemnização é em parte para compensar os ganhos perdidos mas precisa argumentar isso. A indemnização pedida por partir perna de uma criança de certeza será menor do que a que se irá pedir se partir perna de um jogador moçambicano a jogar na Europa...
Remove
Hermenegildo Antonio
Hermenegildo Antonio Os argumentos foram: Vergonha, humilhação...
Remove
Carlos Luís Caroca
Carlos Luís Caroca Hermenegildo Antonio esses são danos morais
Remove
Abel-Belito Mukhavele
Abel-Belito Mukhavele That's true once you are represented by a good lawyer or advocate most of the time the judgement outcome it's in your favor, so well said Carlos Luis
Remove
إيناسيو يوري شيريندزا
إيناسيو يوري شيريندزا Kkkkkkkkkkkkkkk até agora estou a pensar neste caso porque nem o próprio governo não tem esses milhões pk iam falicitar as dívidas que o país tem, e um cidadão como aquele é para pagar milhões dentro de trinta dias kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tiro chapéu no país de pandza
1 · 3 hrs · Edited
Remove
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino A igualdade no meu pais se faz sentr na disciplina de matematica, na justixa, nos direitos humanos a igualdade e um fantoche. Meu sobrinho albino foi morto e vendido os seus olhos, e os culpados foram condenados 15 anos de cadeia e uma multa de 50 mil, agora a josina nao foi matada, mas sera paga 200 milhoes, e quanto ek ira pagar akele k matou a filha de guebuza
3 · 21 hrs
Remove
Flugencio Joao Chifuco
Flugencio Joao Chifuco Partilho da mesma opinião. Só contra violência doméstica. Mas 200 milhões é de mais. Posso eu preferir cumprir a pena
3 · 22 hrs
Remove
Gabriel Marley Franksteyn
Gabriel Marley Franksteyn Somos de um País onde a Justiça é basicamente falhada e inaplicável e a injustiça tem se tornado o nosso elo de ligação em diferentes áreas pois ela tem sido a chave principal para a abertura de vários caminhos de quase todo mundo, desta feita prejudicando alguns e favorecendo a alguns
Remove
Isack Pilonthy Alela
Isack Pilonthy Alela Chama-se canalMoz. Gostei do editorial. Muito apelativo e cronico.
2 · 22 hrs
Remove
Dino Sattar
Dino Sattar E pelo nome que o caso foi julgado e com a devida celeridade. Muitos casos estao pendurados ha anos e não ha desfecho.
2 · 20 hrs
Remove
Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja
Xadreque Marizane Kadzanja Kadzanja Concordo estão pendurados mesmos
Remove
Piedoso Anselmo
Piedoso Anselmo Se se converter o valor em viaturas médias estimadas em trezentos mil meticais é o mesmo que se pagar 666 carros pelo olho...."nada mau "
4 · 20 hrs
Remove
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari you confusing people.

you cant compare the crime. obvious lawyers play a big role. if you dont have experience lawyer you get weak results.

that is what it is all over the world.
1 · 22 hrs
Remove
Isack Pilonthy Alela
Isack Pilonthy Alela Se escreves em inglês significa k algo estás a esconder. Write in portugueses for good stamd of all.
Remove
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari i left mozambique 26 years ago with 4 class. my portugues is very bad.
Remove
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari i left mozambique 26 years ago with 4 class. my portugues is very bad.
Remove
Costa James
Costa James the state must provide igual justice,lawyers they play a big role,but not in order to change the set up of the justice system,the value of damages is not greater than lost life.
Remove
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari money talks. truth be told.
Remove
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari money talks. truth be told.
Remove
Bernardino Victoria Augusto
Bernardino Victoria Augusto ...is it? you can read and understand in portuguese so well to write your answer comment in english?
Remove
Nhato Magaia
Nhato Magaia Li tudo é uma boa reflexao a levar em conta e dizer k algo esta errado, tambem estou contra a violacao domestica mas heeee esse valor axei muito pra um Olho em comparacao a uma vida perdida
1 · 22 hrs
Remove
Junior Abdulremane
Junior Abdulremane Héééé coisas d moz até fico envergonhado kuand grito sou moçambicano é triste e o velho ditado o rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais suterrado e pobre
Remove
Dinis Jorge Falusso
Dinis Jorge Falusso Kkkkkkkk kkkkkkkk isso é Moçambique mesmo.
Cada coisa que aprontan aqui até dá nojo, eu acho que olhando para aquilo que é o ser humano no seu todo independentemente das classes sociais há necessidade de haver um padrão em relação a esse tipo de casos visto que todos nós temos o direito a vida.

Não imagino se tivesse perdido os dois olhos e uma orelha, acho que a indemnização seria em dólares, se o estado não teve esse dinheiro e nem sequer a metade para poder indemnização a família que por falha de um dos agentes da polícia acabou perdendo o filho, de onde vai tirar essa toda a fortuna esse sujeito?
Remove
Gilberto Joaquim
Gilberto Joaquim Tudo neste país vai a chova chova , esta bem claro p quem quer ver, o lambe botismo esta a bater, se n tens alguém p lamber as botas ou subornar estas mal, lamentavelmente e triste realidade.
Remove
Adelmo Guirrugo
Adelmo Guirrugo Com todo respeito a juíza se deixou levar pelo apelido. Onde esse tipo vai arranjar todo esse valor. So por consiguir pagar essa indiminização é motivo para ser investigado.
Remove
Issufo Issufo
Issufo Issufo É claro que a decisão do juiz é tendenciosa...se fosse uma pessoa qualquer será que iria aplicar os mesmos valores? E assim vai a justiça na perola vermelha.
Remove
Armindo Zacarias
Armindo Zacarias Na realidade nos estamos acompanhar o ritmo dos Moçambicano da 1a classe.
Lembrai-vos que a HISTÓRIA pode levar muito tempo para mudar mais em 24h é possivel de mudar a situação.
Remove
Genito Alexandre Cossa
Genito Alexandre Cossa O nome diz tudo pais do padza so são marginalizados os mas fracos e sobrevivem os mais forte que se predomina como lei da selva....
Remove
Antonio Carlos Joaquim Augusto
Antonio Carlos Joaquim Augusto Mesmo uma criança que nasça hoje saberá que uma vida/500mil e um olho/+de 200 milhões é inconcebível! Ouviram???
Remove
Mario James
Mario James Isso não é jornal, nunca mais gastarei 1 e único tostão pra comprar isto
Remove
Dinho Da Rocha
Dinho Da Rocha Mario mario mario posso saber a sua dore por este jornal? Atek se nao gostar melhor ficar calado nao custa nada.
1 · 15 hrs
Remove
Adriana Dos Santos
Adriana Dos Santos Você Mario, porque é k pôs Like nesta página??
Remove
Mario James
Mario James Olha se não tem o que escrever fiquem com vossa opinião, essa é a minha, parvos são os que acreditam loucamente no que é escrito por aqui
Remove
Dramuce Junior
Dramuce Junior As pessoas hoje em dia têm formas diferentes de pensar, em 2011, a questão de violência poderia não merecer tanta a atenção assim, embora os homens não tinham sido queimados com óleo e nem tinham sido partidos com garafa na cara e na rua. Cada facto é um facto e cada contexto é outro, deste modo não deveríamos olhar de forma negativa a decisão do juiz , se não em algum momento podermos mudar a nossa constituição da República que está fora do contexto, hoje em dia, a violência é para todos os gêneros, provavelmente os homens achados de machoes podem estar a sentir algum desconforto nesta decisão do juízo, estamos no séc 21. Miguel Dramuce
1 · 15 hrs
Remove
Mateus Nselela
Mateus Nselela E quanto dinheiro custará aos que mataram o pai da Josina Machel? Moçambique. Kkkkkkkkkkkkkkk
Remove
Alberto Sozinho
Alberto Sozinho 200 milhões dentro de 30 dias.....?????????????????????????? .
1 · 21 hrs
Remove
Adilson DaCruz
Adilson DaCruz Erasmo Nelio me encontras em casa
1 · 10 hrs
Remove
Piedoso Anselmo
Piedoso Anselmo
Remove
Piedoso Anselmo
Piedoso Anselmo
Remove
Pedro Minês
Pedro Minês Viver nesse país é uma lástima... Estão a nos envergonhar senhores...
Remove
Nuno Jamal De Broown
Nuno Jamal De Broown Eish primeira Linha Moçambicanos de sangue azul....
Remove
Manuel Fernando Trump
Manuel Fernando Trump TRISTE
Remove
NicriSs Manejo Jr.
NicriSs Manejo Jr. So em Moz
Remove
Henrique Miranda
Henrique Miranda A única coisa que alterava era a referência à nacionalidade, apesar de a aceitar. Hélio é um ser humano como Josina, com ou sem Machel, o é. Mesmo que Hélio fosse sul-africano que diferença fazia? Era um ser humano com a vida toda pela frente - e até tinha dois olhos que deixaram de ver.
2 · 12 hrs · Edited
Remove
Precidónio Uamusse
Precidónio Uamusse A reflectir.
Remove
Lucas Muaga
Lucas Muaga Espero ouvir tua enloquente reflexao na ESJ
Remove
Precidónio Uamusse
Precidónio Uamusse kikiki. ta certo
1 · 13 hrs
Remove
Lírio Matsinhe
Lírio Matsinhe No coment
Remove
João Pedro
João Pedro Mas no final todos terminamos da mesma maneira
Remove
Psanganhe Castigo Psanganhe
Psanganhe Castigo Psanganhe Só em Moz mesmo.
Remove
Badru Suamado
Badru Suamado No comment!
Remove
Nurdine Ibn Amisse Maulana
Nurdine Ibn Amisse Maulana Eu só olho.mas vou contribuir dizendo oque? Tudo foi dito
Remove
Badru Suamado
Badru Suamado Uma vida 500 mil / Um olho 200 milhões !
Remove
Ssgulha Malhati
Ssgulha Malhati Lamentavel
Remove
Messias Jesus Jr.
Messias Jesus Jr. 200 milhões de meticais, por um olho! 500 mil meticais, por uma vida.
Remove
Felix Zefanias Johane Jamisse
Felix Zefanias Johane Jamisse Assuntos do meu belo país.
Não tem como meu irmão.
Remove
Horacio Salomao Sitoe
Horacio Salomao Sitoe IDETORIAL JUSTO SEM FASSANHAS
Remove
Antonio Carlos Joaquim Augusto
Antonio Carlos Joaquim Augusto Este país está podre.
Remove
Ismael C. Gocaldas
Ismael C. Gocaldas País do pandza
Remove
Ofelio Rafael Honwana
Ofelio Rafael Honwana Sem palavra
Remove
Mariano Spain Spain
Mariano Spain Spain PLEASE, DOUTOR MAXIMO DIAS, DOUTOR CALDEIRA, PROCUREM A MAE DO MIUDO HELIO E REABRAM O PROCESSO. AJUDEM A POBRE FAMILIA. EM NOME DE MOÇAMBIQUE
1 · 14 hrs
Remove
Mateus Nselela
Mateus Nselela Aqui não sabem resolver problemas.
Remove
Andries Lauryn
Andries Lauryn Ché se tivesse perdido os dois olhos ganhava mais de 400 milhoes de mts.
Triste!
Remove
Ofessi Joao Ofessi
Ofessi Joao Ofessi tudo te seu preco, ate cadavel
Remove
HilasBoy Anjo Chiziane
HilasBoy Anjo Chiziane Hummmmm!
Remove
Felix Mapfinhani Manyundzeke
Felix Mapfinhani Manyundzeke O malogrado nao era filho dos Machel, daí a diferença
Remove
Ricardino J. Ricardo
Ricardino J. Ricardo Obrigado canalmoz!
Remove
Nelson Mourao
Nelson Mourao !!!!!!!!
Remove
Muhammad Esmail
Muhammad Esmail Uma decisao claramente politica....atendendo aos nomes envolvidos!
Remove
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Nota 10,Canal de Moz. Stou sem argumentos...
Remove
Miguel Augusto Mabuia
Miguel Augusto Mabuia a escrever
Remove
Alberto Mau Mau
Alberto Mau Mau Mare ino enda panoimweni mas dexa maneira não
Tribunal da razão a Josina Machel
O veredicto do caso de violência domestica contra Josina Ziyaya Machel foi proferido esta manhã. O Tribunal deu por provados os factos. O réu, Rufino Licuco, foi condenado a 3 anos 4 meses de prisão maior com pena suspensa, e a pagar uma indemnização de 200 milhões de Meticais por danos não patrimoniais e 579.919 Mts por danos patrimoniais.
Saide Junior, Zacarias Doce, Sonia Maciel and 202 others like this.
Comments
Custódio João Sabonete
Custódio João Sabonete
Remove
Boa Matule
Boa Matule Pena suspensa! Porque não vai a B.O passar uns meses?
Remove
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote Infelizmente vão recorrer e provavelmente esse valor será substancialmente reduzido.
Remove
Milton Machel
Milton Machel Opa, Nairinho Mabote, eh um direito que lhes assiste... e eh pratica dilatoria ca pela nossa justica...nem eh tanto para reverter as sentencas...eh expediemte usado por poderosos para adiar a Justica sobre os injusticados e mais fracos. Felizmente, no caso da Josina Z. Machel, pelo menos nao eh fraca (como muitos mais pobres e com menos poder de influencia). obvio que sendo vitima e nao podendo reparar/recuperar o mal sofrido, pode se sentir injusticada pelo adiamento do cumprimento da sentenca...mas nao eh fraca...sera' apenas o sofrimento psicologico e emocional...mas ela ja esta' vindicada!
Remove
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Como também pode ser agravado.
Remove
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule Spirou, leste o livro de Joao Paulo Borges Coelho?
Remove
El Patriota
El Patriota Empresta-mr
Remove
Spirou Maltese
Spirou Maltese HERZOG....este fim de semana se tudo correr bem, faço um retiro pra o lago e levo o gajo...ando stressado aquiehehhe
Remove
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões??? Bullshit
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Caro Marcelo, eu tenho duvida, sobre o k eh PENA. SUSPENSA, sei k nao eh jurista mas se intessa por aasuntode de justica.
Remove
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Pena suspensa significa não ir para a cadeia, entretanto, fica o registo de ter sido condenado a prisão por cometimento de um crime por aquele período. A suspensão do cumprimento da pena demanda ao condenado que se abstenha de cometer infracções graves, que podem levar o juíz a levantar a suspensão da pena e levar o condenando a prisão efectiva.
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Obrigado, bukni.
Remove
Cristyna Matola
Cristyna Matola Também não sabia. Tks
Remove
Yolanda Samuel
Yolanda Samuel Veremos o veredito do recurso.
Remove
Mangane Mangane Bala
Mangane Mangane Bala O poder da injustiça, fala mais alto em moz. Fui mas não disse nada
Remove
Mariaolinda Silva
Mariaolinda Silva Pena suspensa deve andare na prisao esse individo lesou a sua compagna 3anos è poco
Remove
Vasco Silva
Vasco Silva Palhaçada...
Remove
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala O Espirito das Leis,Montesquieu(1748).
Remove
Simione Mhula
Simione Mhula This is Moz bro
Remove
Simione Mhula
Simione Mhula É mil vezes melhor deixar um criminoso solto que um inocente na cadeia.
Remove
Mendes Menete
Mendes Menete Dez milhoes de dólares de indemnizacao? E a crianca morta pela policia no chamanculo os pais so receberam (se bem k receberam) quinhentos mil meticais apenas.
Remove
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse Agora são 3 milhões de dólares, visto que um dólar custa 70 meticais... Um milhão de dólares equilale a 70 milhões de meticais.
Remove
Mendes Menete
Mendes Menete Mesmo assim pah. Eu somei mal 200milhoes + 579milhoes. Nem o estado nao cpnseguiu pagar a primeira prestacao de juros das dividas ocultas.
Remove
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse São 200 milhões + 579 mil meticais.
Remove
Joaquim Manuel
Joaquim Manuel Gabriel Jose Titosse sabia que um engenheiro que em principio trata melhor os números do que os matemáticos nao iria deixar escapar isso,hehehehe.
Remove
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse A ideia é exclusivamente desfazer equívocos de modo a se formar opiniões informadas.
Remove
Joaquim Manuel
Joaquim Manuel claro estariamos diante de 700 milhões de meticais...
Remove
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel Mesmo que ainda a sentenca nao transitada em julgado, e uma vez a defesa manifestar ja o interesse de recurso, este caso (com pros & contras) deve servir de reflexao e exemplo para dissuadir a violencia contra as mulheres na nossa cultura social. Importante que se respeite as decisoes judicias!!!
Remove
Mauro Pacule
Mauro Pacule O momento em que nos encontramos metidos em matéria de violência domestica, serviu para esta condenação! Seria mau para a sociedade inocentar o rapaz Licuco...
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Sabia que a Justiça Moçambicana é uma palhaçada,onde devem aplicar os conhecimentos em direito nao aplicam
Remove
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões!!! Feda puta desses gajos pha
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Quanto sera da EMATUM?
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Sera ki este tal de rufino tem os 200milhoes de meticais? Conheco empresas publicas ki nem este valor cnsegue p funcionar em 12 meses...
Remove
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões...kkkk caramba
Remove
Mauro Pacule
Mauro Pacule Kakakakaka o mano Pedro remete me ao Policia de Transito que te passa multa de 20.000.00mt sem procurar saber se jantou no dia anterior! Punição e assim mesmo....!
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Justica injusta, juroh. afinal estragar olho custa tanto dinheiro? ahhh, eu nao sabia...
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Meu filho mais velho, Mauro Pacule, inocentar o rapaz, também nao! Soh que 200milhoes? Sei nao...
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Este valor, eh equivalente a mais ou menos 540.541 cadeiras plasticas. Da p fazer bolada, alugando-as para as igrejas evangelicas...
Remove
Rossana Ussen
Rossana Ussen É verdade esse dnro aonde ira buscar??
Remove
Naldo Dos Santos Chivite
Naldo Dos Santos Chivite Obrigado Mosse pela partilha desta informacao. O jovem merecia este castigo
Remove
Nhatofo Tofo
Nhatofo Tofo Viva! A luta continua, haja coragem.
Remove
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Depois será censurado pelo Supremo e pelo Recurso e assim a pena vão estando ao no vaivém entre paradas e retrocessos pq a justiça cá na burgo é frágil
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Intias Vala, qual eh o enqudramento do " espirito das leis', nesta centeça?
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa "Sentença", oh Maximo Bonifacio...
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Desculpe, descobri o erro.
Remove
Constantino Joao
Constantino Joao 200 milhões de indemnização? É para reparar os danos ou é vingança?
Mesmo para os casos de homicídio, nunca já se viu uma indemnização dessas. Não imagino os trilhoes que a família Machel teria pedido caso Josina tivesse perdido a vida.
É preciso que a justiça faça justiça e não premeie vinganças.


Que se cuide Zofimo que matou!
Remove
Domingos Manecas
Domingos Manecas Se vai ser difícil pagar os 579.919 Mts por danos patrimoniais imagino os 200 milhões de Meticais por danos não patrimoniais!!
Remove
Neidy Ruth Jorge
Neidy Ruth Jorge É uma victoria para todas as mulheres que ja sofremos casos de violencia doméstica.
Victoria
Victoria
...See more
Remove
Joaquim António Zandamela
Joaquim António Zandamela E para os homens que morrem de óleo?
Remove
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Que se faça igualmente justiça. Uma coisa não tem nada haver com outra.
Remove
Marques Jose Marques
Marques Jose Marques A moça que fritou o seu marido, e que acabou perdendo a vida, quantos anos acha de prisão merece e que indemnização deve pagar?
Remove
Lúcia Jofrice
Lúcia Jofrice Marques Jose isso cabe ao juiz decidir... leia o comentário da Sofia Meneses com atençao e para perceber!!
Remove
Dable Langa
Dable Langa Sinto pena da mulher que fritou o marido quanto irá pagar
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Há uma zona de penúmbra neste caso. Recorde-se que segundo o Canal de Moçambique, a Josinal perdeu na terra do Madiba que por coincidência foi padrasto dela, o homem que até hoje foi e continua sendo o mais respeitado e idolatrado naquele país, e um dos homens mais respeitados em todo Mundo, e ao mesmo tempo filha de única mãe nu Munso que ganhou passe para o Guines Book por casar dois presidentes, o que já lhe dava uma larga vantagem para controlar este caso na terra do rande, mesmo com todas essas influências perdeu e indeminizando um valor correspondente a 200mil Randes ao parceiro... estou a falar de um país que está a precisar da cabeça do próprio presidente por estar ligado a corupção- isso para revelar que a justiça funciona naquele canto do Continente africano. Hoje o mesmo caso, é vencido em Moz mesmo caso perdido na África do Sul.... Moz, país que quando se trata de gente forte ligada a política nunca senta num banco do tribunal; agora quem é Josina Machel em Moz? Filha do primeiro presidente de Moz e cosequentemente o mais idolatrado neste paiís, eu ñ imaginava um Juíz moçambicano com tomates para fazer perder a filha da mamã Graça (passa a expressão), ao lado dos Óscar Monteiros... quem é Rufino Licuco ao lado de gente grande do Partido, caro Mosse, sabemos que qualquer Juíz dinte deste caso, estaria numa saia justa... recorda-se do caso Carlos Cardoso? Quando um dos detentos na tenda da BO citou o nome do Nyimpine? O Juíz Paulino ñ fez mais nada se ñ mandar cortar a transmissão em directo, só com a intervenção do Joaquim Chissano outrora presidente, é que retomaram as transmissões, para dizer que tanto este com tantos outros casos que envolvam directa ou indirectamente gente ligada a política, já fica condicionada a senteça em Moz. Há muita coisa que precisa ser esclarecida neste caso... qual das medicina legais mais respeitadas e credíveis no Mhndo entre Moz e África do Sul? Sabemos que por um aimples aranhão , os políticos e tantoa outros tacudos vão para o viizinho colocar penço rápido... e é este mesmo vizinho através da medicina legal que afirmou serem falsas as declarações da minha compatriota e obrigando-a a pagar as indeminizações! Ñ sei qual das medicinas fallhou ou mentiu, a nossa ou a sul africana? Quero acreditar em num dos dois, mas ñ sei qual deles. Josina ou Licuco
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Escreveu muito e disse nada. O que foi julgado na África do Sul não tem nada a ver com agressão e como consequência perda de vista da Josina Machel. A agressão foi aqui e perca de vista também é daí que o Tribunal daqui se baseou nesta sentença. Informe - se primeiro do que se tratou nos tribunais sul africanos
Remove
Dulce M. Suwa
Dulce M. Suwa O caso da afroca do sul nada tem a ver com este caso. Melhor informar se mesmo ....
Remove
Dulce M. Suwa
Domingos Manga
Domingos Manga Aconselho te a ler os Canais do mês passado para cá só daí podes rebater ao comentário... citei o jornal o canal através do qual obtive essa informação, não fabriquei nada...
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Leia o Canal...
Remove
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Domingos Manga kkkkk desde quando canal é fonte a ponto de colocares em causa a sentenca do nosso Tribunal,entao continue acreditando no teu CanalMoz
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Descupem-me, mas poderiam me tornar lúcido em relação ao assunto que se tratou na África do Sul?
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga O Canal tem suas lacunas de facto por ser pró Renamo, mas neste caso não vi outra informação contrária a esta através de outro órgão de comunicação...
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Simples, se o Canal de Moçambique informou - te que trata - se do mesmo caso julgado na África do Sul então mentiu -te.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Até eu posso dizer que você ñ é pessoa Buene Boaventura Paulo, posso simplismente dizer que você é macaco por exemplo, mas as outras pessoas vão me questionar porquê o Buene ñ é pessoa? E tenho que estar preparado para defender essa tese... meu caro, vá ler e venha com argumentos, você está disprovido de argunentos, então contempla a beleza das árvores e canto dos pássaros, que ninguém irá te cobrar nada!
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Oh Domingos, com todo o respeito, havendo esse facto que o Canal relata, achas que a defesa ficaria inerte e não esgrimir nesse sentido? Do que transpirou foi a queixa da Josina, na África do Sul, contra aproximação perigosa e promíscua do agressor, com intuito (suposta) de abafar o caso que cá decorria nos seus trâmites legais. O Tribunal Sul Africano não deu como provada a queixa. Isso em algum momento invalida agressão e o resultado dessa agressão? Qual é dualidade de julgamento neste caso. Suponho que nós os dois temos acesso a Internet e temos telemóveis, acho uma grande evolução que se deu na nossa família de "macacos"
Remove
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Ela não perdeu. Isso foi o que a defesa e amigos do arguido em questão tentaram passar. O caso por ter acontecido em Moçambique não era passível de ser lá julgado. Somente isso. Ninguém perdeu nem ganhou na rsa.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Sofia Meneses Dias Cassimo, gostaria de acreditar nisso tudo... mas poderia me sugerir outra fonte para ler o contrário do publicado no Canal? Eu infelizmente só tive oportunidade d colher informação n Canal, havendo hipótese de ter sido manipulada a informação, fica dificil acreditar o contrário, tendo em conta a quantas anda a nossa justiça. O Canal tem essa lacuna de ser tenseciosa mas a nossa justiça também tem graves lacunas, só é bonita no papel mas na realidade, acredito que a Sra também sabe.
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Caro Domingos, acredite no que o Buene e a Sofia te elucidaram. Em direito existe o principio da "territorialidade" que me corrijam os juristas. Segundo este principio, o crime so pode ser julgado onde ocorreu (salvo casos especiais), sendo assim nenhum tribunal sul africano julgou a agressão. O que aconteceu na RSA a Josina foi a policia pedir a imposição de uma restrição ao Licuco de se aproximar da Josina.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga A ser verdade o q dizem, o responsavel pela comunicacao social tem q fazer a sua parte, porque ha outra informacao a ser veiculada por outros meios d comunicacao, se calhar a intencao e manipular a opiniao publilica... seja de que lado for, esta sendo conseguido.
Remove
Rael Dune
Rael Dune Eu nem consigo mesionar esses numero agora foco a imaginar o senhor licuco esta mal isso
Remove
Jaime Tembe
Jaime Tembe E o Zofimo?! que lhe espera?
Remove
Fernando Jorge Cossa
Fernando Jorge Cossa pena de morte😁😁😁😁
Remove
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel A cumprir aonde?
Remove
Mauro Pacule
Mauro Pacule Esse sera frito vivo!
Remove
Carla Nhacule
Carla Nhacule antes de lida a sentenca tudo indicava vitoria para lado do rufino mas como como filha da mama graca e estando o nome dela a ficar sujo tinham que passar a vitoria para josina mas esta sabido que ele mentiu todos factos apresentados . so em mocambique mesmo.onde ate os advogados sao comprados
Remove
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes invejosa,queria ver se fosse teu olho
Remove
Jaime Tembe
Jaime Tembe Mana carla! Eh bom que se diga que o licuco manipulou alguma parte da impressa sobre o decurso do julgamento... Mas a pena foi extremamente pesada...
Remove
Carla Nhacule
Carla Nhacule Alzira Magalhaes desculpa linda nao fica bem chamar me nomes ao menos que nao concorde com a minha opiniao tudo bem. ate onde eu sei cada um esta livre de dar a sua opiniao. obrigada
Remove
Carla Nhacule
Carla Nhacule Jaime Tembe caro jaime ja ouvi tantas coisas a respeito deste caso. pode ser que tenhas razao. este e endivido o dito licuco pode sim ter manipulado a impressa.
Remove
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Como mulher cara Carla entristece-me deveras o seu comentário. É por nós não estarmos unidas que este tipo de violência se perpetua. Aqui nunca de julgou caracteres ou condutas mas sim o acto. E foi comprovado em tribunal que ele violentou sim a vítima. A pena está muito bem aplicada. Devemos é lutar para que todos os outros casos sejam tratados com igual justiça.
Remove
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Carla Nhacule desculpe se lhe ofendi mas sinceramente o teu comentario me deixou enfurrecida,por seres uma mulher.Afinal oque e que nos queremos?Esse caso serve como chamada de atencao no combate a violencia domestica se a senhora nao concorda com a sentenca no minimo devia ficar calada,temos que ser solidarias,a nossa irma jamais tera o olho dela,custa ter um pouco de compaixao?
Remove
Fernando Sumbane
Fernando Sumbane Deixa teu marido t tirar olho quero ver UK você vai falar...
Remove
Vanessa Cabanelas
Vanessa Cabanelas 200 milhões de meticais pelo olho e danos causados a josina machel... 500 mil meticais pela vida do menino Hélio de 11 anos que foi morto pela nossa policia nas manifestações de 1 e 2 de setembro de 2010...
Remove
Vanessa Cabanelas
Vanessa Cabanelas Que sejam julgados e devidamente condenados todos os casos de violência contra a mulher... quero ver os próximos casos como serão tratados!
Remove
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Viste que ninguem comentou as tuas baboseiras, ó Vanessa Cabanelas?
Remove
Eduardo Nhabanga
Eduardo Nhabanga Prezada Vanessa Cabanelas, por onde andas?
Remove
Joao Almada
Joao Almada Eu assisti a tudo, em relação à morte do menino Hélio. Neste país a vista de um fomoso/famosa vale muito mais do que uma vida de uma pessoa comum.
Remove
Paxkoal Anglaze
Paxkoal Anglaze Se mesmo o estado não consegue pagar, como é que um singular vai pagar 200 milhões em 1 mês?!
Remove
Chitata Elisa Aguida
Chitata Elisa Aguida O Rufino Licuco terá que pagar, mesmo que seja em prestações.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Gostei dessa de prestações....
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Maior parte das pessoas na nossa sociedade, vive de consumo. Logo, nao me vejo na possibilidade deste jovem ter 200 milhoes p pagar a tal indeminizacao. Contudo, nao estou subestimando-o...
Remove
Nito Ivo
Nito Ivo Palhaçada!
Um julgamento/condenação que realça o negocio em vez de procurar corrigir o homem. Homens que cometem este tipo de crime devem ser presos. A nossa justiça passa uma mensagem de que quem tem dinheiro pode cometer crimes graves. Nossa justiça é um autentico circo de palhaços.
Remove
Bugs Genes
Bugs Genes Concordo plenamente mano!
Vergonha só!!!
Remove
Delmar Gonçalves
Delmar Gonçalves Com pena suspensa????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Remove
Belvindo Armando
Belvindo Armando Lamentável é ouvir a Josina dizer que teve uma victoria neste caso em que esperávamos que se fizesse justiça. Para mim , ganha quem consegue reunir maior número de evidências em seu favor e, infelizmente em muitos casos, nem sempre é no sentido da justiça. Sem, no entanto, querer tirar mérito da causa, mas aceitaria ouvir o advogado dela dizer que ganhou o caso e ela dizer que foi feita a justiça, se, efetivamente, é o caso. Faz toda a diferença.......
Remove
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Mero palavreado...
Remove
Nanda Ligia Tualufo
Nanda Ligia Tualufo K esta punição sirva de lição... Mal de todos os males força dos fracos...STOP
Remove
Sheilla Murato Luis
Sheilla Murato Luis Uma pena mesmo... pois infelizmente ela e as mulheres não ganharam NADA. Pena suspensa significa QUE ELE NÃO FICARÁ PRESO.
E o que isso ensina ao homem violento? QUE BASTA TER DINHEIRO PODE BATER A VONTADE QUE PAGARÁ. Logoooo:
NÃO VALE A PENA VIRAR UM
NEGOCIO? Onde a futura espancada negoceia com o espancador o valor da sua estrutura física?
SERÁ QUE A JUSTIÇA É DINHEIRO MINHA GENTE.😞 Ele assim vai se redimir? Acham? E os outros?
Remove
Pedro Ferrao
Pedro Ferrao Esta dado o aviso a navegação para os "boxeiros"
Remove
Zamira Ossif
Zamira Ossif Pois.
Remove
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Não há dinheiro que pague o dano. Abaixo a violência doméstica
Remove
Okito Cooper
Okito Cooper O tribunal demonstrou haver cidadãos de primeira e segunda pois nao acredito ter aberto precedente. Ora, alguem sabe dizer qual foi a sentença (valor da indemnização) do caso da morte da criança, aquando das manifestações de 5 de Fevereiro​, plo aumento do custo de vida, a caminho da Escolinha. Portanto, foi um vida sem valor, tendo em atenção esta sentença, que pra mim Vem demonstrar quão viva é a visão da justiça quer pla sua rapidez quer plo Próprio valor da sentença
Remove
Dorcas Cuinika
Dorcas Cuinika Swimbenhane.....
Remove
Benny Matsinhe
Benny Matsinhe Eu so posso chamar isto uma pouca vergonha, prova que existe moçambicanos da primeira linha e outros da 2a ou ultima linha...
Remove
Tiago Tendai Chingore
Tiago Tendai Chingore Duvido que Montesquieu teria falado nessa perspectiva procopeco. Melhor reler a obra mano.
Remove
Ambrosio Olga Micaias
Ambrosio Olga Micaias Justica bem feita
Remove
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Sem surpresa...
Remove
Delvecchio ErnestoHomo
Delvecchio ErnestoHomo pena dissociada da nossa realidade!!!
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Este caso tem muitos vicios e inverdades,pode se notar que foi desenhado pela vitima e pela figura politica que é a familia,bem como os julgamentos fora do Tribunal(openião publica) nacional e internacional,o Juíz viu-se precionado a ceder sem aprofundar as provas,baseou-se na openião de 2 médicos especialistas nacionais e nao em prova pericial da medicina legal
Remove
Milton Machel
Milton Machel Esta nossa sociedade é mesmo doente. Então todos os que criticam por alegado exagero na QUANTIA da indemnização não conseguem pensar senão em DINHEIRO e nunca no VALOR inestimável da perda de um órgão de um ser humano. Não olham para os argumentos ou fundamentos da sentença, se justa ou não, focam-se no DINHEIRO, DINHEIRO, DINHEIRO...e partem pra comparações absurdas e peregrinas com o caso do malogrado menino HÉLIO (ah, afinal uma vida humana é quantificável e calculável em dinheiros!? Oh, ignoramus EU que não sabia). A vossa defesa do malogrado menino HÉLIO acaba por diminui-lo...Não caiam por favor no desespero do meu amigo Matias De Jesus Júnior, que tinha/tem a convicção de que a família Machel (Mamã Graça) abusou de sua notoriedade para forjar e inculpar o inocente Licuco.
A ANOMIA, se não tivesse sido inventada, sociedades como a Moçambicana teriam sido inventadas para lhe dar NOME.
Em jeito de fecho: gostaria de saber de todos os que DINHEIRIZARAM A QUESTÃO, fez-se Justiça ou cometeu-se uma Injustiça? Licuco é inocente ou culpado? Só isso, por favor, sil vous plait, please!
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Para mim,ele é uma vitima do rancor da Josina,mulher é muito rancorosa capaz dramatizar e inventar algo que nao aconteceu,ela ja tinha problemas no olho que suscitavam a perda domesmo,conscidiu com o período das desavenças entre ela e o namorado,daí usalo como alibe para justificar a perda de visao parcial e projectar-se como activista contra a violencia domestica
Remove
Abu Casanova Mahmud
Abu Casanova Mahmud Vou roubar este comentário
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Milton não ha quem defenda que a condenação foi errada. todos condenam a quantia a pagar. São duas coisas que estas a tentar pôr em uma. claro que foi barbaramente tratada menina, mas essa quantia não existe em algum julgamento em mocambique. Morreu Carlos Cardoso mesmo que a inflação fosse a 1000% não chegava esse valor. O estado não conseguiu ir além de 500. 000 pelo Hélio. isso é que se condena. A soma de todo A casos de indemnizações em 2016 em Moçambique não chega a esse valor
Remove
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola sabes quem estava a ser processado no Caso Helio? O Estado Mocambicano. Pensa bem neste dado.
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Good. e se para o estado que é entidade máxima não se consegue chegar a 1/10 de 200. 000.000 porque a um cidadão comum chegaria? esta é a pergunta que nos leva a indignação. Estou ciente disso
Remove
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola Entao nao percebeste nada mesmo do que eu estava a dizer...
Remove
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola, tu que tens muita escola da vida e academia, por favor, arranja um tempo e, cientificamente e nada apaixonadamente, faz muitas perguntas a teus amigos juristas, homens e mulheres, formados em escolas de direito diferentes...has-de perceber muita coisa.
Remove
Miro Guarda
Miro Guarda Milton Machel, I get you my man. A escola da vida tambem ensina isso...
Remove
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Brazao Catopola nao sou muito de meter em assuntos individuais mas qdo a razao e gritante no caso de violencia contra mulheres em Mz ,,, a indeminizacao deste este caso leva o gov a agir a favour das mulheres em apuros , levara o pais a pensar conjuntamente zon the ero tolerance to violence , e como se te dissessem close ur own eyes n then see on the "shit" u are .
Remove
Hermenegildo Chapala
Hermenegildo Chapala Não tenho nada contra e nem a favor de quem ganha o perde um caso na justiça, porque nesta matéria até posso ser ignorante....mais que os comentem actos violentos e que nada abonam uma sociedade civilizada como a nossa merecem penas exemplares como essa. Bem haja a justiça
Remove
Hermenegildo Chapala
Hermenegildo Chapala Não tenho nada contra e nem a favor de quem ganha o perde um caso na justiça, porque nesta matéria até posso ser ignorante....mais que os comentem actos violentos e que nada abonam uma sociedade civilizada como a nossa merecem penas exemplares como essa. Bem haja a justiça
Remove
Ofelia Da Silva Tomas
Ofelia Da Silva Tomas Os sul africanos nao sabem julgar mesmo...
Remove
Elisa Mula
Elisa Mula Os sul africanos não chegaram a julgar esse caso. Investiga
Remove
Manopito Pipito
Manopito Pipito Até posso concordar que a Sra Josina ganhe a causa, tendo razão por ter sido agredida. Mas 200 Milhões de Meticais? Sorry lá Meu Irmão. E se tivesse perdido os dois olhos ou mesmo perdido a vida? A indemnização teria sido o equivalente a pagar um ano de dívida oculta e soberana? Não posso concordar que o Juíz valide sempre o valor solicitado pela parte ofendida mesmo que, para quem ofende esse valor seja irrisório.
Remove
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Milton Machel e Brazao Catopola vamos apenas clarificar o conceito ANOMIA fiquei sem jeito ao ler nos argumentos de Milton pois isto vem das lides de Antropologia Social e Sociologia em que determina o estágio da doença profunda na sociedade de hoje em que os valores não são respeitados o incesto não é punido o roubo a corrupcao e a injustiça ficam na ordem do dia.... aí a sociedade é acometoda por uma doença incurável.... idêntica a Anemia Patológica e importa se esse termo medicinal para temática social....
Remove
Miro Guarda
Miro Guarda Mas tu nao desistes porque KingKinho Vasquinho? Os duza serao pagos. Que sirva de licao para ti e para o Rufino: da proxima matem. Olho quebrado e mais caro que uma vida...
Remove
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho É só matar?
Remove
Miro Guarda
Miro Guarda Maning
Remove
Sidonio Bras
Sidonio Bras Eu preferiria passar esse tempo na cadeia. ... do que pagar 2.000.000 . Tudo indica que há um negócio não revelado ao público. A juíza pode ser cúmplice. .. Tamos mal... Moz
Remove
Suneila Ebal Pene
Suneila Ebal Pene Visão
Remove
Leonildia LG
Leonildia LG Não sou a favor da violência, mas também fico intrigada em relação a esta condenação, Será que houve imparcialidade? Se o médico legista disse que não é possível um "um muro" ou punho da mão provocar o dano que ela teve no olho, com que base a juíza o condenou? E pior ainda, ela está sem dinheiro para pedir um valor desses? Isto é querer incentivar que as mulheres procurem ser espancadas para pedir dinheiro como indemnização. Para mim algo está errado.
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Nada errado cara Leonildia LG. E não pode ser verdade que um muro não danifica um olho. eu e tu sabemos disso mana. A pena aplicada não vai estimular as pessoas a se agredirem, muito pelo contrário manda um recado para todos nós, homens e mulheres que a violência não será tolerada pelo Estado. Agora, se o montante é alto ou baixo precisariamos de "calcular" primeiro o custo de perder um orgão. Os 200 milhoões daqui a alguns anos a Josina poderá não ter nem mais um centavo ou o Licuco poderá recuperar este valor nos seus negócios, mas o olho da Josina Machel esse foi-se para sempre.
Remove
Da Camara Rafael
Da Camara Rafael Um Teatro encenado no palco do tribunal cujo desfecho já era esperado. Palhaçada. Claros os corvos gritam no Monte de lixo.
Remove
Pelembe King Pelembe
Pelembe King Pelembe País de Merda isso sim
So é violência doméstica quando se trata d mulheres e filhas dos que derem o primeiro tiro contra o colonialismo português ?
Bando d sociedade civil feminista essas sim são os promotores da violência doméstica nas famílias Moçambicanas
1 · 21 hrs · Edited
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Irmão Pelembe qual deveria ter sido a sentença na sua opinião?
Remove
Mario Tique
Mario Tique Deletei.de facto aquele cornentario nao tinha Nada....
Remove
Xavier Machiana
Cides Alcides M'possito
Cides Alcides M'possito Pensava mesmo em dar khungfuuuu chaulim na mulher k me enxerva cabeça. Mas hummm vou recuar. Ñ adianta. N da. Sigam me. Deixe de violencia homens
Remove
Bugs Genes
Bugs Genes Kikikiki
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Kikikiko
Remove
Sergio Jamal
Sergio Jamal Triste sentença de Rufino Licuco já se esperava. Lamentar.......
Remove
Alfredo Matsinhe Matsinhe
Alfredo Matsinhe Matsinhe É lamentavel? E o olho que furou? Como fica
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane É triste ssbet
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane É triste sabe
Remove
Nelo Txuma
Nelo Txuma NO mundo de gente culta,eu não ponho lá o pé.escrevem e falam sobre a moral de maneira bonita,a pratica ,essa,nem com uma lupa.tsc
Remove
Chris Majadire Majadire
Chris Majadire Majadire Mais ela está cega mesmo?
Remove
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Falar e simples, afinal de contas nao fomos nos as vitimas. Mas no dia q uma nossa irma for a passar pela mesma situacao, nem vamos pensar em indemnizacoes, cadeias ou caracas, mas sim em lichar o agressor ou violentador. Para mim bem feito. Abaixo a violencia domestica!
Remove
Madeira Domingos Narciso Narciso
Madeira Domingos Narciso Narciso Tas de parabes
Remove
Cnmutemba Mutemba
Cnmutemba Mutemba Tendo em conta o sucedido, apoiada a justiça. Esta de parabéns o nossa justiça, só que deveria ser assim para todos os violentos. Não há dinheiro que paga o que esta moça ou a vergonha de perder um membro tão vital como o olho
Remove
Edio Matola
Edio Matola essa sentença, é uma autêntica palhaçada!!!
Remove
Manuel Preso
Manuel Preso Publicamente, a sentença so pode ser essa, mas os recursos vao esconder o veredicto final. Nao acredito que um Juiz qualquer, podia dar uma outra sentença, talvez alguns loucos por ai, teriam a coragem de envergonhar a familia Machel, na presença da Graça, dai que esteja claro que o condenado vai recorrer até que a verdade se esconda.
Remove
Vivian Paulo
Vivian Paulo decisão com influencia politica......estamos em mocambique mesmo
Remove
Candido Dos Santos
Candido Dos Santos Dinheiro, Dinheiro,..., sempre Dinheiro
Remove
Cristyna Matola
Cristyna Matola Palhaçada tlha!!!
Remove
Alfredo Júnior Muchanga
Alfredo Júnior Muchanga Bem feito nao s pde agredir uma mlher e dxem plitca fra dsa merda esses vacabundos dvem pgar por seus actos.
Remove
Roberto Natingue
Roberto Natingue E a moça que queimou o marido com o oleo quente vai pagar quanto???
Remove
Oscar Pereira
Oscar Pereira Nada. Acredita, nada
Remove
Pelembe King Pelembe
Pelembe King Pelembe Ninguém se lembra dele pq é homem.
Bando d sociedade civil feminista Ntla
2 · 21 hrs
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Vocês pha
Remove
Roberto Natingue
Roberto Natingue È homem e sem influencia nenhuma por isso ninguem fala e neh se preocupa....... kal a cena Victoria Chavane Chavane Chavane n concorda??
1 · 20 hrs
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Esta claro amigo não há dúvida quanto ha isso!!! É lamentável...
1 · 19 hrs
Remove
Gabriel Sitoe
Gabriel Sitoe Ola tudo bem.olha quero assim parabenizar-te pela victoria no processo pelo qual passaste so assim as pessoas irao a mao na consciencia forca em nome de todas mulheres Mocambicanas . ele merecia sim ficar na cadeia depois de pagar tudo.
Remove
Chipanela Henriqueta Chipanela
Chipanela Henriqueta Chipanela Zofimo vai pagar toda dívida da EMATUM
Remove
Oscar Pereira
Oscar Pereira Esta claro que nao somos iguais perante a lei. Para uns levam como pena algumas dezenas de milhares por danos ainda maiores do que este, para outros levam indemnizacoes de centenas de milhoes de Mt
Remove
Edgarda Sandaca
Edgarda Sandaca Os traumas e as deformidades que uma violência trás são inferiores a valores e condenações as sentenças não trazem de volta aquilo que um dia fomos independentimente de ter sido família Machel ou não; não cabe a nós julgar mais apelar que sentenças de gênero sejam implementada para mim para ti sem olhar para raça e status social ou género... Vamos desejar ao próximo o que queremos para nós dinheiro nenhum devolve a vidas tira traumas ou sequelas... E vamos dizer não a violência
Remove
Abel Machabane
Abel Machabane Estamos tudos assustado com esta indemnização ensurbitante nem mas a qui a uma pulga a trás da orelha que diz será que a Josina não queira recuperar o seu valor no suposto jovem acho eu que devíamos nos fazer uma pergunta que tipo de relação estes dois tem ou tinham quem é ele pra ter estes rios de dinheiro todos que tipo de negócios estes dois tem a minha análise fica no Ar
Remove
Dinis Miguel Machaul
Dinis Miguel Machaul Penso que a violência deve ser condenada. No entanto, em Moçambique qundo falamos da violencia doméstica só vemos a física. A violência psicológica? Que muitas das vezes antecede a violência física?
Remove
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala A Sentenca tentou atenuar os danos!Nenhuma quantidade de dinheiro no mundo devolve a visao da vitima!Forca Josina Machel e Familia!
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Neste forum estamos a discutir um falso problema. A familia Machel podia até ter pedido muito mais. Não imagino quantia nenhuma capaz de reparar o dano causado. A Josina é nova e tem a vida pela frente. Imaginam as limitações que a perda do olho vai-lhe causar? e numa sociedade preconceituosa como a nossa até a vida sentimental dela fica algo comprometida. Estas coisas não tem preço. O moço deve pagar. Agora, o caso do menino Hélio não deve ser chamado aqui, porque não tem relação.
Remove
Queluba Macamo
Queluba Macamo Força Josina.abaixa violência Doméstica eu apoio.
Remove
Fernando Chiconela
Fernando Chiconela Os comentarios que correm nas redes sociais, revelam o tipo de sociedade que somos.
Remove
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Mas sócios com que base calcularam a indemnização os valores São avultados demais e o primeiro caso do gênero mas não acham que e para recolher as celas e ficar toda vida la.
Remove
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Os homens não vão casar mas teram somente amigas por causa do golpe do baú isto não passa dum golpe do baú gente esses valores
Remove
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Cuidado camaradas as mulheres Agora querem mandar simplismente Uma pequena briga entre casal elas São as beneficiarias tem sempre razão atenção pessoal com o golpe do baú
Remove
Suale Assane
Suale Assane A minha preocupação não é pelo valor nem pelo teor da sentença, o que me inquieta é seguinte, o direito é um ramo científico de saber acredito que as formulas que utiliza para encontrar as suas soluções devem também ser científicas, a pergunta que coloca: qual é a fórmula utilizada pelo direito sul africano para declarar improcedente o caso por insuficiência de provas? E qual é a fórmula utilizada pelo direito moçambicano que julgou procedente o mesmo caso? Qual dos direitos esta a faltar com a verdade? Ou seja a combinação de O2 + H vai dar duas soluções diferentes dependendo do país ? É um pedido de ajuda? Quero saber!
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Na Africa do Sul não houve julgamento deste caso e nem podia haver por causa do princípio de territorialidade. Este caso aconteceu em Moçambique e só aqui podia ser julgado. Na África do Sul a Josina foi pedir uma medida restritiva para o Licuco não se aproximar dela.
Remove
Rodrigues Jacinto Bras
Rodrigues Jacinto Bras Se Licuco tem este montante, eh melhor pagar, ou melhor, devolver aos legitimos proprietarios, para usufruirem deste dinheiro sem perturbacoes dos Sul Africanos...Nao consigo imaginar quantos zeros tem duzentos milhoes.
Remove
Olga Ernesto Guilambo
Olga Ernesto Guilambo Foi justo.
Remove
Kleber Alberto
Kleber Alberto Assim Guebuza vai pedir quanto pelos danos patrimoniais, ja que a filha era empresaria? Estamos a abrir um perigoso precedente, estamos a quantificar a vida, o valor pedido e excessivo, em mocambique e no mundo, nunca se exigiu tanto, em contexto estamos.
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Caro Kleber. Quanto séria o valor justo? Mais de que o montante em si é preciso encontrar na sentença uma mensagem de não à violência que se manda para a sociedade. Se afirmamos que o valor é exorbitante teriamos de saber explicar também o custo de perder um òrgão e dai compararmos o exagero.

Sem comentários: