quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O grande desafio do nosso tempo é o combate ao cinismo das pessoas, ao preconceito e à má consciência.


O grande desafio do nosso tempo é o combate ao cinismo das pessoas, ao preconceito e à má consciência. 
O escárnio, sarcasmo e até má educação com que alguns cidadãos comentam a sentença do caso Josina documentam o alto nível de imoralidade de parte dos membros da nossa sociedade. 
 Em vez de olhar para para a perda, olham para o dinheiro e fazem pouco disso como se houvesse algum equivalente pecuniário à perda de um órgão vital ou mesmo à vida.
Segundo, a minha noção de sentença é mesmo tradicional. A sentença é um castigo. Você não pode cometer um crime tão hediondo e esperar um castigo à seu gosto! É simplesmente doentio pensar assim. No tempo em que imperava o Código de Hamurabi, estariam neste momento a extrair o olho do malfeitor! Aí, provavelmente estaria assim reconhecer a dor de perder o olho ou eventualmente reconheceriam que o olho, tal como a vida, não têm preço. 
A noção jurídica de "compensação pelos danos" não é total quando se trata de perdas de vida ou órgãos. Para mim, só faz sentido à luz da noção do castigo pelos actos maus praticados.
#Estou_com_Josina
Tribunal da razão a Josina Machel
O veredicto do caso de violência domestica contra Josina Ziyaya Machel foi proferido esta manhã. O Tribunal deu por provados os factos. O réu, Rufino Licuco, foi condenado a 3 anos 4 meses de prisão maior com pena suspensa, e a pagar uma indemnização de 200 milhões de Meticais por danos não patrimoniais e 579.919 Mts por danos patrimoniais.
Gosto
Comentar
CanalMoz
· 5 h ·
Editorial
O Princípio da razoabilidade!
Maputo (Canalmoz) - No dia 1 de Setembro de 2010, quando a população decidiu sair à rua, na cidade de Maputo, para protestar contra o elevado custo de vida, houve uma alma inocente, que nada tinha a ver com as manifestações, que deu um abraço à mãe e saiu de casa para a escola, ali no Bairro da Maxaquene “B” e nunca mais voltou. Hélio era o seu nome, e só tinha 11 anitos. Quando as escaramuças atingiram o auge, que obrigou ao encerramento das aulas, Hélio, como todas as outras crianças, foi obrigado a ir para casa.
Pelo caminho, ali na Av. Acordos de Lusaka, um agente da Polícia da República de Moçambique disparou com intenção de matar e atingiu o pequeno Hélio na cabeça.
Desamparado, Hélio tombou ali no asfalto quente, com a sua sacola ao ombro, com a cabeça desfeita por uma bala. Rute Muianga, mãe do pequeno Hélio, foi à 12.a Esquadra pedir responsabilização e foi mandada embora. No dia seguinte, voltou, e foi-lhe informado que, caso voltasse a pôr os pés naquela Esquadra, acabaria nas celas.
Um familiar ajudou Rute Muianga a apresentar o caso à Liga dos Direitos Humanos (LDH), que processou o Estado. Em 2012, saiu a sentença do Tribunal Administrativo a indemnizar a mãe do falecido Hélio com uma quantia de 500.000,00 meticais. Hélio está morto.
Nesta terça-feira, o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo proferiu uma sentença na qual estipula uma luxuosa indemnização de mais de 200 milhões de meticais (rigorosamente: 200.575.000,00 meticais) sobre um caso de briga de namorados, em que a vítima ficou sem um olho. Vamos ignorar que o incidente se deu sob comprovado efeito de embriaguez. Vamos ignorar que há um bastonário da Ordem dos Médicos que provou em tribunal que com um soco era impossível criar o dano ao olho naquelas proporções. Vamos ignorar que o relatório médico anexo à queixa foi feito em casa da mãe da vítima, que convocou a Direcção da Medicina Legal aos seus aposentos. Vamos ignorar que há mensagens da vítima depois do incidente a indicar que a sua família iria industriar um caso de violência doméstica. Vamos ignorar que há uma decisão de um tribunal sul-africano que não viu matéria de violência doméstica, pois, após o incidente, a vítima e o acusado andaram a mimosearem-se. Vamos ignorar que há um presidente de uma associação de juízes que, com o caso a ser julgado, convoca a imprensa para dar indicações de que a pena do julgamento que está a decorrer deve ser histórica. Vamos ignorar tudo isso, pois – tal como diz a célebre juíza Judite Mahoche Simão, qual mascote representante da Justiça nacional – “é como nos filmes”.
Aquilo sobre o que pretendemos reflectir, são os critérios de razoabilidade que a Justiça de um mesmo país usa para encontrar o termo ou diferença compensatória decorrente dos danos causados por ilícitos culposos.
Se há alguém que perde um olho e é compensado com 200 milhões de meticais, e se há quem perde a vida e é compensado com 500.000,00 meticais, então a Justiça está a mostrar-nos, com base em números, que há neste país vidas que valem mais do que as outras, na óptica do Estado. Há aqueles que são considerados moçambicanos de primeira, e há os moçambicanos de segunda. Bem feitas as contas, um olho dos moçambicanos de primeira equivale, para a Justiça moçambicana, 400 vidas dos moçambicanos de segunda, entre os quais o Hélio.
É preciso que fique claro que não temos qualquer intenção de desvalorizar uma situação de perda de um olho. Concordamos que os casos de violência doméstica devem ter responsabilização exemplar para desencorajar tal prática, que esmaga muitos anónimos, que não têm a sorte de serem mediatizados.
Na nossa modesta opinião – e se assumirmos que uma indemnização não é nada mais do que um meio compensatório dos danos causados por uma acção culposa –, é caso para perguntar à juíza Marina Augusto, que lavrou a sentença de ontem, e aos juízes do Tribunal Administrativo, que lavraram a sentença do caso do Hélio, com que critérios trabalha o Estado, afinal.
Em todos os manuais sobre o princípio compensatório decorrente de danos culposos o que se extrai é que a ponderação sobre a gravidade do dano não patrimonial e, correspondentemente, do valor da sua reparação deve ocorrer sob o signo do princípio da proporcionalidade – que segundo o qual a danos mais graves deve corresponder uma indemnização mais alta: a indemnização deve ser fixada tendo em conta os parâmetros jurisprudenciais geralmente adoptados para casos análogos. Isso, é exactamente para evitar que a ciência compensatória seja uma espécie de lotaria com requintes de “fortuna ou azar”.
Nestes dois casos, qual deles é o mais grave? Qual é o caso análogo ao desta terça-feira, do qual se extraiu o parâmetro jurisprudencial que levou a juíza Marina Augusto a desaguar numa indemnização luxuosa?
De todas as formas, o que mais se evidencia aqui é uma marcha muito séria rumo à ridicularização da Justiça moçambicana, porque não cabe na cabeça de ninguém que uma indemnização por uma situação de perda de uma vida seja apenas uns trocos, quando comparada com uma indemnização pela perda de um olho.
O raciocínio mais provável para explicar isto é o de que talvez seja uma espécie de padronização que a Justiça previamente tipificou sobre a qualidade humana das vítimas e sobre a sua dose de moçambicanidade. No nosso modesto entender, há aqui uma vítima que é mais humana e mais moçambicana do que a outra.
Ou, se calhar, o Hélio teve o azar de ter o apelido errado, e a Justiça não lhe ligou grande importância. Dito de outra forma: na óptica da Justiça moçambicana, há um olho que vale 400 vidas humanas de moçambicanos de segunda. Hélio, foste morto e depois enganado 400 vezes. (Canalmoz)

Esse relatório médico é falso? ??
O juiz leu esse relatório? ?
Médico legista diz que agressão com punho não pode causar ferida perfurante
SEXTA, 03 FEVEREIRO 2017
“Caso Josina Machel”
No segundo dia do julgamento, o Tribunal Judicial do Distrito Urbano Número Um dedicou a sessão à audição de 17 pessoas arroladas no processo, entre testemunhas, declarantes e peritos. Tal como no primeiro dia, a pequena sala ficou sobrelotada de familiares e amigos de Josina Machel, e do réu Rofino Licuco. Do lado de fora, ficou muita gente, sobretudo activistas que dão a cara pelos direitos da mulher. A imprensa não teve acesso à sala, mas O País conseguiu “furar” e acompanhou a audição de um perito e de uma testemunha. Comecemos pelo perito. Chama-se Eugénio Zacarias, médico-legal e actual bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique. Eugénio Zacarias integrou a equipa que fez a perícia e analisou os primeiros exames médicos feitos à Josina Machel, para verificar se havia uma relação de causa e efeito entre a alegada agressão com punho da mão e a lesão criada no olho direito que culminou com a perda de visão.
Durante a audição, o médico-legista repetiu várias vezes que não havia nenhuma relação de causa e efeito, justificando que uma agressão com punho da mão não pode originar uma ferida perfurante. Segundo explicou, uma agressão com punho só pode causar um outro tipo de ferimento, nomeadamente uma contusão e não uma perfuração. No fundo, Zacarias corrobora com os resultados dos primeiros exames físicos feitos à Josina Machel, onde os médicos do Hospital Central de Maputo (HCM) constataram uma ferida perfurante no seu olho direito. Eugénio Zacarias também acredita que a vítima terá caído de forma brusca sobre um objecto perfurante, que terá atingido a sua vista. O assistente da vítima e a representante do Ministério Público questionaram ao perito como é que ele chegou à essa conclusão e por que é que não admitia a hipótese de Josina Machel ter sofrido ferimento antes da queda. Eugénio Zacarias explicou que durante a perícia perguntou à queixosa se Rofino Licuco tinha um objecto perfurante no momento da alegada agressão, ao que terá respondido que não. Segundo o perito, o estado da vítima (agitação) pode ter sido a causa da queda. Sobre o estado da queixosa na data dos factos, o relatório do HCM, solicitado por Graça Machel, indica que Josina Machel estava agitada e com hálito alcoólico, quando deu entrada no serviço de urgência queixando-se de agressão física. Zacarias clarificou que em medicina, a pessoa é considerada embriagada após ingerir bebidas alcoólicas, independentemente das quantidades.
O País também conseguiu acompanhar a audição de Malenga Machel, irmão da vítima. Malenga foi o primeiro da família Machel a chegar ao HCM, acompanhou a irmã até ao Hospital Privado de Maputo e mais tarde para Barcelona, onde Josina Machel foi submetida à segunda cirurgia.
O julgamento retoma na terça-feira, dia em que as partes vão apresentar as alegações e a juíza da causa poderá marcar a data da leitura da sentença.
Zacarias diz que seria “erro gravíssimo” um médico confundir o tipo de ferida
O assistente da vítima e a representante do Ministério Público procuraram saber se os médicos que fizeram o exame físico não se terão enganado na descrição da ferida ao escrever que Josina tinha uma ferida perfurante. Eugénio Zacarias disse que seria um “erro gravíssimo” um médico confundir uma ferida perfurante com uma contusão. E mais, disse que, durante a sua experiência em medicina legal, nunca se deparou com um único caso em que um médico errou na descrição de um ferimento. As respostas de Zacarias são próximas às alegações da defesa do réu que a juíza do caso acabou comentando que ele tinha uma opinião feita sobre o caso. Mas o médico legal justificou afirmando que as suas respostas tinham uma base científica.

Luis Cabhabha, Nito Americano, Prudencio Da Conceicao Machava e 23 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Muhove Tata
Muhove Tata Este relatorio foi negado. E foi este relatorio que fez com que ela perdesse na africa d9 sul. Depois vieram a moçambique para recomeçar de novo
1 · 3 h
Eliminar
Antonio Milton
Antonio Milton 1+1=2 num país normal
1+1 em Moz depende.
6 · 3 h
Eliminar
Agnaldo Macassele
Agnaldo Macassele Kkkk Antonio mi mataste carra
1 · 3 h
Eliminar
Ragi Bacaimane
Ragi Bacaimane Isso aconteceu na África do sul e lá ela é terra do padrasto toda matéria pra verificação e veracidade do caso tá lá e o caso foi julgado lá e viram k não hávia matéria suficiente pra condenar ou penalizar o arguido.ca em Moz dando vantagens de ela ser filha do Herói ganhou a causa justamente com direito a indemnização num valor aproximado a o que ela já havia abordado anteriormente,a África do sul não é competente em julgar casos?
Eliminar
Antonio Milton
Antonio Milton Atençao: ela não ganhou a causa justamente, aquilo é vergonha para a família q se pensava ser humilde e deixa se manipular com uma bêbada.
Eliminar
Ragi Bacaimane
Ragi Bacaimane Ya foi dada vantagens por ser filha de um respeitado Herói da nação.
Eliminar
Calisto Alberto Mboana
Calisto Alberto Mboana Cuetado d mim k nao tenho ond cair morto.
Eliminar
Maria Manjate
Maria Manjate Em Moçambique , quando se trata desses casos tudo é possível. Nenhum relatório ou testemunha pode contradizer algo k venha duma distinta familia como a k está em questao. E nenhum juíz pode contrariar essas pessoas de tao perigosas k sao, sob o risco de acabar baleado numa esquina qualquer.
2 · 2 h
Eliminar
Alberto Constantino
Alberto Constantino Lamentável para os podres k não tem famílias em peso.
Eliminar
Escorpiao Magaute Nduza
Escorpiao Magaute Nduza Mandem me o médico legista pra eu lhe aplicar um punho, CHIBAKERA bem dado
Eliminar
Gote Rafa
Gote Rafa Esse caso aconteceu aonde? Em Moçambique ou na África de sul?
Eliminar
Joana Simeao Ntelela
Joana Simeao Ntelela O pai dessa gaja também mandou matar muitos inocentes na guerra de libertação e não pode ser novidade a sua geração ser mortífera, claro utilizando outras formas. MATAR ATRAVÉS DO EMPOBRECIMENTO DE OUTROS.
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola " sobre a Indeminização Milionária( 200 milhões de Mt) do Caso Josina

O valor da indemização é solicitada pela defesa da vitima e não pelo estado e cada um fixa o seu próprio valor na vida. Cabe o tribunal decidir a respeito. Há pessoas que se vendem por 150, 200, 300mts outras por 3000, outras por 8 mil e outras por um milhão. Quem faz sexo sem persevativo por 1000 ou 10 OOO meticais está a dizer que sua vida vale isso. Quem mata por 20 000 ou 50 ou 100 mil está a dizer que a sua liberdade vale isso...as pessoas costumam fixar o seu próprio valor na vida...voce muitas vezes negocia o seu próprio salário e a prostituta negocia o seu preço...a famila fixa o preço da noiva no lobolo ( mesmo que simbólico)...até os curandeiros fixam preços dos seus serviços...e as pessoas pagam assim como Deus entregou ( pagou) Jesus para nossa salvação...cada vida vale Jesus...mas cada um sabe o valor da sua vida. Ora, se achas que uma vista não vale 200 milhões vai perguntar ao cego o que ele faria e daria para receber a visão? Pergunta aos coxos e mutilados quanto custa uma perna ou um membro do corpo? Pergunta aos surdos e mudos quanto vale recuperar a função plena do seu ouvido ou sua fala? Pergunta a um jogodor quanto vale a sua perna? E pergunta ao motorista quanto vale os seus braços? .....enfim...cada um fixa o seu próprio valor aqui no mundo...mas pra Deus nós valemos a vida de Jesus."
13 · 4 h
Eliminar
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco vergonha
Eliminar
Hermenegildo Antonio
Hermenegildo Antonio E qual a função do juiz? Ele aceita qualquer valor que a vitma fixa?
Eliminar
Hermenegildo Antonio
Hermenegildo Antonio Os casos nunca seria resolvidos em tribunal
Eliminar
Frank Mwanaluc
Frank Mwanaluc Hermenegildo......o juiz goza de independência
Eliminar
Quintino Marques Jose Gouveia
Quintino Marques Jose Gouveia Sim sr. Mvt. reflexao inteligente!... cada um marca o valor da sua indeminizacao em funcao da limitacao causada pelo agressor...
Eliminar
Vinildo Tomé Madime
Vinildo Tomé Madime Então vais me dizer que a mãe do pequeno Hélio pediu 500.000 mt?
Meu irmão , 200.000.000 mt?
Nunca ouvi uma coisa do gênero .
Eu fico mesmo nessa deque existe duas classes de moçambicanos
Um órgão vale mais que uma vida!!!!?
1 · 3 h · Editado
Eliminar
Anacisma Novela
Anacisma Novela Bravo, muitos crtiticam e nem sabem uk e' perder um orgao.
1 · 3 h
Eliminar
Gerso Da Angela Ruben
Gerso Da Angela Ruben Amen
Eliminar
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Mano Vinildo Tomé Madime trata se que assunto diferente. Veja k caso helio foi o tribunal administrativo k julgou e condenou o estado a indiminizar os danos causado por seu agente. Portanto,
estamos a falar de outro caso julgado no tribinal comum. Em que ganhando a causa posse pedir sim uma indemizacao e isso nao e de hoje. E nem vai parar aqui.
Eliminar
Edson Calisto Xerinda
Edson Calisto Xerinda Assim como eles se dao a liberdade de desinformar os moçambicanos, onde a gente vai recorer p se informar.
Esses jornais deviam ser requalificados.
Eliminar
Abineiro Junior Nuno
Abineiro Junior Nuno Não precisa ser um expert para perceber que houve sim influência nessa decisão!!! Está certo que cada um diz o valor mas cabe ao Juiz a fixação final,na mais pura consciência tua sem manobras,se fosse filha de um fulano qualquer achas mesmo que a Juíza teria estipulado um valor perto desse??? São essas coisas que nos torna a cada dia uma nação de minorias,o Sr Licuco errou e muito deve ser responsabilizado pelos seus actos sim mas pela justiça(justa)!!!
2 · 3 h
Eliminar
Joelle Michel Matos
Joelle Michel Matos A dor da perda de um filho não tem preço possivel de se estipular. Um orgão hoje em dia pode ser substituido mas a vida JAMAIS. A etica judicial em Mozambique é inexistente. Compra justiça quem pode.
1 · 2 h
Eliminar
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Joelle Michel Matos aprenda uma coisa. Na justica nunca veras casos e condenacao igual. Nos dois podemos matar, mas cada um pode ter seus argumentos k vao ditar a sentenca.
Eliminar
Nandynho Zeferino
Nandynho Zeferino A comentários aqui que inrritam, certas pessoas não gostam de inchergar a realidade, Fasso as palavras de camarada samora machel as minhas, "tem certa gente com espírito de beija mão ou lambebotismo" é clara k o agressor si tivesse apelido como Mondale ou chissano e a vítima sendo uma qualquer não haveria de si estipular esse valor, ate o caso nem chegaria nas mídias, existe diferentes classes sociais nesse nosso pais em k uns são beneficiados e os outros não, o governo paga pela morte dum miúdo 500.000.00mt e um singular deve pagar 200.000.000.00mt. Onde k já si viu isso, antes de escreveremos bujardas paremos e pensemos no k vamos falar ou escrever. "Direcionado"..... Mavuto Cachingamba Viola
Eliminar
Anacisma Novela
Anacisma Novela Se te agridem e nao levas o caso a justica o problema e' teu. Nao importa o nome, e ela nao sofreu agressao pr parte do governo, nao entendo prk as Pessoas andam a confundir os casos.
Eliminar
Clementino Raice
Clementino Raice Afinal, kem matou o pekeno HELIO? e, kem julgou o caso? Separacao d poderes esta nos papeis. O "poder" k matou o pekeno HELIO e' o mesmo "poder" k julgou o caso. Juiz em causa propria, como e' d esperar, so pod nos trazer akela sentenca.
5 · 5 h
Eliminar
Domingos Manecas
Domingos Manecas ...Num país onde polícia atinge mortalmente um cidadão e a despesa de funeral não passa de um saquito de arroz, 5 kg de feijão e 10 litros de óleo!!
1 · 3 h
Eliminar
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos É triste verificar que uma vida vale menos que um olho. É triste quando temos um apelido pobre e outros tem apelido rico. É muito, mas mesmo muito triste a nossa justiça que tem 2 pesos e duas medidas.
4 · 5 h
Eliminar
Amancio Chemane
Amancio Chemane cuitado do pequeno Helio. mas voces escrevem yah. gostei da cronica
5 · 5 h
Eliminar
Manuel Timane
Manuel Timane Quanto é que vai custar a vida de sua excelência presidente Samora machel, uma vez que um olho da filha custou mais que de 200000000 de meticais.
4 · 4 h
Eliminar
Carlos Luís Caroca
Carlos Luís Caroca É pra isso que existem os bons advogados. Te ajudam a definir a indemnização, argumentar e convencer o Juiz a decidir a seu favor. Acredito que se os familiares do Helio tivessem um bom advogado poderiam exigir uma indemnização maior, mesmo que não chegasse a 200 milhões. Não sou jurista mas pelo que sei a indemnização é em parte para compensar os ganhos perdidos mas precisa argumentar isso. A indemnização pedida por partir perna de uma criança de certeza será menor do que a que se irá pedir se partir perna de um jogador moçambicano a jogar na Europa...
Eliminar
Hermenegildo Antonio
Hermenegildo Antonio Os argumentos foram: Vergonha, humilhação...
Eliminar
Carlos Luís Caroca
Carlos Luís Caroca Hermenegildo Antonio esses são danos morais
Eliminar
Abel-Belito Mukhavele
Abel-Belito Mukhavele That's true once you are represented by a good lawyer or advocate most of the time the judgement outcome it's in your favor, so well said Carlos Luis
Eliminar
Flugencio Joao Chifuco
Flugencio Joao Chifuco Partilho da mesma opinião. Só contra violência doméstica. Mas 200 milhões é de mais. Posso eu preferir cumprir a pena
3 · 5 h
Eliminar
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino A igualdade no meu pais se faz sentr na disciplina de matematica, na justixa, nos direitos humanos a igualdade e um fantoche. Meu sobrinho albino foi morto e vendido os seus olhos, e os culpados foram condenados 15 anos de cadeia e uma multa de 50 mil, agora a josina nao foi matada, mas sera paga 200 milhoes, e quanto ek ira pagar akele k matou a filha de guebuza
2 · 3 h
Eliminar
Isack Pilonthy Alela
Isack Pilonthy Alela Chama-se canalMoz. Gostei do editorial. Muito apelativo e cronico.
2 · 5 h
Eliminar
إيناسيو يوري شيريندزا
إيناسيو يوري شيريندزا Kkkkkkkkkkkkkkk até agora estou a pensar neste caso porque nem o próprio governo não tem esses milhões pk iam falicitar as dívidas que o país tem, e um cidadão com aquele é para pagar milhões dentro de trinta dias kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tiro chapéu no país de pandza
Eliminar
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari you confusing people.

you cant compare the crime. obvious lawyers play a big role. if you dont have experience lawyer you get weak results.

that is what it is all over the world.
1 · 5 h
Eliminar
Isack Pilonthy Alela
Isack Pilonthy Alela Se escreves em inglês significa k algo estás a esconder. Write in portugueses for good stamd of all.
Eliminar
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari i left mozambique 26 years ago with 4 class. my portugues is very bad.
Eliminar
Tjetjeti Mari
Tjetjeti Mari i left mozambique 26 years ago with 4 class. my portugues is very bad.
Eliminar
Costa James
Costa James the state must provide igual justice,lawyers they play a big role,but not in order to change the set up of the justice system,the value of damages is not greater than lost life.
Eliminar
Nhato Magaia
Nhato Magaia Li tudo é uma boa reflexao a levar em conta e dizer k algo esta errado, tambem estou contra a violacao domestica mas heeee esse valor axei muito pra um Olho em comparacao a uma vida perdida
1 · 5 h
Eliminar
Dino Sattar
Dino Sattar E pelo nome que o caso foi julgado e com a devida celeridade. Muitos casos estao pendurados ha anos e não ha desfecho.
1 · 3 h
Eliminar
Gilberto Joaquim
Gilberto Joaquim Tudo neste país vai a chova chova , esta bem claro p quem quer ver, o lambe botismo esta a bater, se n tens alguém p lamber as botas ou subornar estas mal, lamentavelmente e triste realidade.
Eliminar
Issufo Issufo
Issufo Issufo É claro que a decisão do juiz é tendenciosa...se fosse uma pessoa qualquer será que iria aplicar os mesmos valores? E assim vai a justiça na perola vermelha.
Eliminar
Armindo Zacarias
Armindo Zacarias Na realidade nos estamos acompanhar o ritmo dos Moçambicano da 1a classe.
Lembrai-vos que a HISTÓRIA pode levar muito tempo para mudar mais em 24h é possivel de mudar a situação.
Eliminar
Genito Alexandre Cossa
Genito Alexandre Cossa O nome diz tudo pais do padza so são marginalizados os mas fracos e sobrevivem os mais forte que se predomina como lei da selva....
Eliminar
Mario James
Mario James Isso não é jornal, nunca mais gastarei 1 e único tostão pra comprar isto
Eliminar
Mateus Nselela
Mateus Nselela E quanto dinheiro custará aos que mataram o pai da Josina Machel? Moçambique. Kkkkkkkkkkkkkkk
Eliminar
Piedoso Anselmo
Piedoso Anselmo Se se converter o valor em viaturas médias estimadas em trezentos mil meticais é o mesmo que se pagar 666 carros pelo olho...."nada mau "
Eliminar
Alberto Sozinho
Alberto Sozinho 200 milhões dentro de 30 dias.....?????????????????????????? .
1 · 4 h
Eliminar
Manuel Fernando Trump
Manuel Fernando Trump TRISTE
Eliminar
NicriSs Manejo Jr.
NicriSs Manejo Jr. So em Moz
Eliminar
Precidónio Uamusse
Precidónio Uamusse A reflectir.
Eliminar
Badru Suamado
Badru Suamado No comment!
Eliminar
Badru Suamado
Badru Suamado Uma vida 500 mil / Um olho 200 milhões !
Eliminar
Messias Jesus Jr.
Messias Jesus Jr. 200 milhões de meticais, por um olho! 500 mil meticais, por uma vida.
Eliminar
Horacio Salomao Sitoe
Horacio Salomao Sitoe IDETORIAL JUSTO SEM FASSANHAS
Eliminar
Antonio Carlos Joaquim Augusto
Antonio Carlos Joaquim Augusto Este país está podre.
Eliminar
Andries Lauryn
Andries Lauryn Ché se tivesse perdido os dois olhos ganhava mais de 400 milhoes de mts.
Triste!
Eliminar
Mateus Nselela
Mateus Nselela Aqui não sabem resolver problemas.
Eliminar
Ofessi Joao Ofessi
Ofessi Joao Ofessi tudo te seu preco, ate cadavel
Eliminar
Felix Mapfinhani Manyundzeke
Felix Mapfinhani Manyundzeke O malogrado nao era filho dos Machel, daí a diferença
Eliminar
Ricardino J. Ricardo
Ricardino J. Ricardo Obrigado canalmoz!
Eliminar
Nelson Mourao
Nelson Mourao !!!!!!!!
Eliminar
Muhammad Esmail
Muhammad Esmail Uma decisao claramente politica....atendendo aos nomes envolvidos!
Eliminar
Miguel Augusto Mabuia
Miguel Augusto Mabuia a escrever
Eliminar
Alberto Mau Mau
Alberto Mau Mau Mare ino enda panoimweni mas dexa maneira não
Custódio João Sabonete
Custódio João Sabonete
Eliminar
Boa Matule
Boa Matule Pena suspensa! Porque não vai a B.O passar uns meses?
Eliminar
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote Infelizmente vão recorrer e provavelmente esse valor será substancialmente reduzido.
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Opa, Nairinho Mabote, eh um direito que lhes assiste... e eh pratica dilatoria ca pela nossa justica...nem eh tanto para reverter as sentencas...eh expediemte usado por poderosos para adiar a Justica sobre os injusticados e mais fracos. Felizmente, no caso da Josina Z. Machel, pelo menos nao eh fraca (como muitos mais pobres e com menos poder de influencia). obvio que sendo vitima e nao podendo reparar/recuperar o mal sofrido, pode se sentir injusticada pelo adiamento do cumprimento da sentenca...mas nao eh fraca...sera' apenas o sofrimento psicologico e emocional...mas ela ja esta' vindicada!
Eliminar
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Como também pode ser agravado.
Eliminar
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule Spirou, leste o livro de Joao Paulo Borges Coelho?
Eliminar
El Patriota
El Patriota Empresta-mr
Eliminar
Spirou Maltese
Spirou Maltese HERZOG....este fim de semana se tudo correr bem, faço um retiro pra o lago e levo o gajo...ando stressado aquiehehhe
Eliminar
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões??? Bullshit
Eliminar
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Caro Marcelo, eu tenho duvida, sobre o k eh PENA. SUSPENSA, sei k nao eh jurista mas se intessa por aasuntode de justica.
Eliminar
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Pena suspensa significa não ir para a cadeia, entretanto, fica o registo de ter sido condenado a prisão por cometimento de um crime por aquele período. A suspensão do cumprimento da pena demanda ao condenado que se abstenha de cometer infracções graves, que podem levar o juíz a levantar a suspensão da pena e levar o condenando a prisão efectiva.
Eliminar
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Obrigado, bukni.
Eliminar
Cristyna Matola
Cristyna Matola Também não sabia. Tks
1 · 19 h
Eliminar
Yolanda Samuel
Yolanda Samuel Veremos o veredito do recurso.
Eliminar
Mangane Mangane Bala
Mangane Mangane Bala O poder da injustiça, fala mais alto em moz. Fui mas não disse nada
Eliminar
Mariaolinda Silva
Mariaolinda Silva Pena suspensa deve andare na prisao esse individo lesou a sua compagna 3anos è poco
Eliminar
Vasco Silva
Vasco Silva Palhaçada...
Eliminar
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala O Espirito das Leis,Montesquieu(1748).
Eliminar
Simione Mhula
Simione Mhula This is Moz bro
Eliminar
Simione Mhula
Simione Mhula É mil vezes melhor deixar um criminoso solto que um inocente na cadeia.
Eliminar
Mendes Menete
Mendes Menete Dez milhoes de dólares de indemnizacao? E a crianca morta pela policia no chamanculo os pais so receberam (se bem k receberam) quinhentos mil meticais apenas.
Eliminar
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse Agora são 3 milhões de dólares, visto que um dólar custa 70 meticais... Um milhão de dólares equilale a 70 milhões de meticais.
Eliminar
Mendes Menete
Mendes Menete Mesmo assim pah. Eu somei mal 200milhoes + 579milhoes. Nem o estado nao cpnseguiu pagar a primeira prestacao de juros das dividas ocultas.
Eliminar
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse São 200 milhões + 579 mil meticais.
Eliminar
Joaquim Manuel
Joaquim Manuel Gabriel Jose Titosse sabia que um engenheiro que em principio trata melhor os números do que os matemáticos nao iria deixar escapar isso,hehehehe.
Eliminar
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse A ideia é exclusivamente desfazer equívocos de modo a se formar opiniões informadas.
Eliminar
Joaquim Manuel
Joaquim Manuel claro estariamos diante de 700 milhões de meticais...
Eliminar
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel Mesmo que ainda a sentenca nao transitada em julgado, e uma vez a defesa manifestar ja o interesse de recurso, este caso (com pros & contras) deve servir de reflexao e exemplo para dissuadir a violencia contra as mulheres na nossa cultura social. Importante que se respeite as decisoes judicias!!!
Eliminar
Mauro Pacule
Mauro Pacule O momento em que nos encontramos metidos em matéria de violência domestica, serviu para esta condenação! Seria mau para a sociedade inocentar o rapaz Licuco...
Eliminar
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Sabia que a Justiça Moçambicana é uma palhaçada,onde devem aplicar os conhecimentos em direito nao aplicam
Eliminar
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões!!! Feda puta desses gajos pha
Eliminar
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Quanto sera da EMATUM?
1 · 22 h
Eliminar
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Sera ki este tal de rufino tem os 200milhoes de meticais? Conheco empresas publicas ki nem este valor cnsegue p funcionar em 12 meses...
Eliminar
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões...kkkk caramba
Eliminar
Mauro Pacule
Mauro Pacule Kakakakaka o mano Pedro remete me ao Policia de Transito que te passa multa de 20.000.00mt sem procurar saber se jantou no dia anterior! Punição e assim mesmo....!
Eliminar
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Justica injusta, juroh. afinal estragar olho custa tanto dinheiro? ahhh, eu nao sabia...
Eliminar
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Meu filho mais velho, Mauro Pacule, inocentar o rapaz, também nao! Soh que 200milhoes? Sei nao...
Eliminar
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Este valor, eh equivalente a mais ou menos 540.541 cadeiras plasticas. Da p fazer bolada, alugando-as para as igrejas evangelicas...
Eliminar
Rossana Ussen
Rossana Ussen É verdade esse dnro aonde ira buscar??
Eliminar
Naldo Dos Santos Chivite
Naldo Dos Santos Chivite Obrigado Mosse pela partilha desta informacao. O jovem merecia este castigo
Eliminar
Nhatofo Tofo
Nhatofo Tofo Viva! A luta continua, haja coragem.
Eliminar
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Depois será censurado pelo Supremo e pelo Recurso e assim a pena vão estando ao no vaivém entre paradas e retrocessos pq a justiça cá na burgo é frágil
Eliminar
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Intias Vala, qual eh o enqudramento do " espirito das leis', nesta centeça?
Eliminar
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa "Sentença", oh Maximo Bonifacio...
Eliminar
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Desculpe, descobri o erro.
Eliminar
Constantino Joao
Constantino Joao 200 milhões de indemnização? É para reparar os danos ou é vingança?
Mesmo para os casos de homicídio, nunca já se viu uma indemnização dessas. Não imagino os trilhoes que a família Machel teria pedido caso Josina tivesse perdido a vida.
É preciso que a justiça faça justiça e não premeie vinganças.

Que se cuide Zofimo que matou!
Eliminar
Domingos Manecas
Domingos Manecas Se vai ser difícil pagar os 579.919 Mts por danos patrimoniais imagino os 200 milhões de Meticais por danos não patrimoniais!!
Eliminar
Neidy Ruth Jorge
Neidy Ruth Jorge É uma victoria para todas as mulheres que ja sofremos casos de violencia doméstica.
Victoria
Victoria
Victoria
Eliminar
Joaquim António Zandamela
Joaquim António Zandamela E para os homens que morrem de óleo?
Eliminar
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Que se faça igualmente justiça. Uma coisa não tem nada haver com outra.
Eliminar
Marques Jose Marques
Marques Jose Marques A moça que fritou o seu marido, e que acabou perdendo a vida, quantos anos acha de prisão merece e que indemnização deve pagar?
1 · 23 h
Eliminar
Lúcia Jofrice
Lúcia Jofrice Marques Jose isso cabe ao juiz decidir... leia o comentário da Sofia Meneses com atençao e para perceber!!
Eliminar
Dable Langa
Dable Langa Sinto pena da mulher que fritou o marido quanto irá pagar
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga Há uma zona de penúmbra neste caso. Recorde-se que segundo o Canal de Moçambique, a Josinal perdeu na terra do Madiba que por coincidência foi padrasto dela, o homem que até hoje foi e continua sendo o mais respeitado e idolatrado naquele país, e um dos homens mais respeitados em todo Mundo, e ao mesmo tempo filha de única mãe nu Munso que ganhou passe para o Guines Book por casar dois presidentes, o que já lhe dava uma larga vantagem para controlar este caso na terra do rande, mesmo com todas essas influências perdeu e indeminizando um valor correspondente a 200mil Randes ao parceiro... estou a falar de um país que está a precisar da cabeça do próprio presidente por estar ligado a corupção- isso para revelar que a justiça funciona naquele canto do Continente africano. Hoje o mesmo caso, é vencido em Moz mesmo caso perdido na África do Sul.... Moz, país que quando se trata de gente forte ligada a política nunca senta num banco do tribunal; agora quem é Josina Machel em Moz? Filha do primeiro presidente de Moz e cosequentemente o mais idolatrado neste paiís, eu ñ imaginava um Juíz moçambicano com tomates para fazer perder a filha da mamã Graça (passa a expressão), ao lado dos Óscar Monteiros... quem é Rufino Licuco ao lado de gente grande do Partido, caro Mosse, sabemos que qualquer Juíz dinte deste caso, estaria numa saia justa... recorda-se do caso Carlos Cardoso? Quando um dos detentos na tenda da BO citou o nome do Nyimpine? O Juíz Paulino ñ fez mais nada se ñ mandar cortar a transmissão em directo, só com a intervenção do Joaquim Chissano outrora presidente, é que retomaram as transmissões, para dizer que tanto este com tantos outros casos que envolvam directa ou indirectamente gente ligada a política, já fica condicionada a senteça em Moz. Há muita coisa que precisa ser esclarecida neste caso... qual das medicina legais mais respeitadas e credíveis no Mhndo entre Moz e África do Sul? Sabemos que por um aimples aranhão , os políticos e tantoa outros tacudos vão para o viizinho colocar penço rápido... e é este mesmo vizinho através da medicina legal que afirmou serem falsas as declarações da minha compatriota e obrigando-a a pagar as indeminizações! Ñ sei qual das medicinas fallhou ou mentiu, a nossa ou a sul africana? Quero acreditar em num dos dois, mas ñ sei qual deles. Josina ou Licuco
Eliminar
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Escreveu muito e disse nada. O que foi julgado na África do Sul não tem nada a ver com agressão e como consequência perda de vista da Josina Machel. A agressão foi aqui e perca de vista também é daí que o Tribunal daqui se baseou nesta sentença. Informe - se primeiro do que se tratou nos tribunais sul africanos
Eliminar
Dulce M. Suwa
Dulce M. Suwa O caso da afroca do sul nada tem a ver com este caso. Melhor informar se mesmo ....
Eliminar
Dulce M. Suwa
Dulce M. Suwa
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga Aconselho te a ler os Canais do mês passado para cá só daí podes rebater ao comentário... citei o jornal o canal através do qual obtive essa informação, não fabriquei nada...
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga Leia o Canal...
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Domingos Manga kkkkk desde quando canal é fonte a ponto de colocares em causa a sentenca do nosso Tribunal,entao continue acreditando no teu CanalMoz
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga Descupem-me, mas poderiam me tornar lúcido em relação ao assunto que se tratou na África do Sul?
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga O Canal tem suas lacunas de facto por ser pró Renamo, mas neste caso não vi outra informação contrária a esta através de outro órgão de comunicação...
Eliminar
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Simples, se o Canal de Moçambique informou - te que trata - se do mesmo caso julgado na África do Sul então mentiu -te.
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga Até eu posso dizer que você ñ é pessoa Buene Boaventura Paulo, posso simplismente dizer que você é macaco por exemplo, mas as outras pessoas vão me questionar porquê o Buene ñ é pessoa? E tenho que estar preparado para defender essa tese... meu caro, vá ler e venha com argumentos, você está disprovido de argunentos, então contempla a beleza das árvores e canto dos pássaros, que ninguém irá te cobrar nada!
Eliminar
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Oh Domingos, com todo o respeito, havendo esse facto que o Canal relata, achas que a defesa ficaria inerte e não esgrimir nesse sentido? Do que transpirou foi a queixa da Josina, na África do Sul, contra aproximação perigosa e promíscua do agressor, com intuito (suposta) de abafar o caso que cá decorria nos seus trâmites legais. O Tribunal Sul Africano não deu como provada a queixa. Isso em algum momento invalida agressão e o resultado dessa agressão? Qual é dualidade de julgamento neste caso. Suponho que nós os dois temos acesso a Internet e temos telemóveis, acho uma grande evolução que se deu na nossa família de "macacos"
Eliminar
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Ela não perdeu. Isso foi o que a defesa e amigos do arguido em questão tentaram passar. O caso por ter acontecido em Moçambique não era passível de ser lá julgado. Somente isso. Ninguém perdeu nem ganhou na rsa.
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga Sofia Meneses Dias Cassimo, gostaria de acreditar nisso tudo... mas poderia me sugerir outra fonte para ler o contrário do publicado no Canal? Eu infelizmente só tive oportunidade d colher informação n Canal, havendo hipótese de ter sido manipulada a informação, fica dificil acreditar o contrário, tendo em conta a quantas anda a nossa justiça. O Canal tem essa lacuna de ser tenseciosa mas a nossa justiça também tem graves lacunas, só é bonita no papel mas na realidade, acredito que a Sra também sabe.
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Caro Domingos, acredite no que o Buene e a Sofia te elucidaram. Em direito existe o principio da "territorialidade" que me corrijam os juristas. Segundo este principio, o crime so pode ser julgado onde ocorreu (salvo casos especiais), sendo assim nenhum tribunal sul africano julgou a agressão. O que aconteceu na RSA a Josina foi a policia pedir a imposição de uma restrição ao Licuco de se aproximar da Josina.
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga A ser verdade o q dizem, o responsavel pela comunicacao social tem q fazer a sua parte, porque ha outra informacao a ser veiculada por outros meios d comunicacao, se calhar a intencao e manipular a opiniao publilica... seja de que lado for, esta sendo conseguido.
Eliminar
Rael Dune
Rael Dune Eu nem consigo mesionar esses numero agora foco a imaginar o senhor licuco esta mal isso
Eliminar
Jaime Tembe
Jaime Tembe E o Zofimo?! que lhe espera?
Eliminar
Fernando Jorge Cossa
Fernando Jorge Cossa pena de morte😁😁😁😁
Eliminar
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel A cumprir aonde?
Eliminar
Mauro Pacule
Mauro Pacule Esse sera frito vivo!
Eliminar
Carla Nhacule
Carla Nhacule antes de lida a sentenca tudo indicava vitoria para lado do rufino mas como como filha da mama graca e estando o nome dela a ficar sujo tinham que passar a vitoria para josina mas esta sabido que ele mentiu todos factos apresentados . so em mocambique mesmo.onde ate os advogados sao comprados
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes invejosa,queria ver se fosse teu olho
Eliminar
Jaime Tembe
Jaime Tembe Mana carla! Eh bom que se diga que o licuco manipulou alguma parte da impressa sobre o decurso do julgamento... Mas a pena foi extremamente pesada...
Eliminar
Carla Nhacule
Carla Nhacule Alzira Magalhaes desculpa linda nao fica bem chamar me nomes ao menos que nao concorde com a minha opiniao tudo bem. ate onde eu sei cada um esta livre de dar a sua opiniao. obrigada
Eliminar
Carla Nhacule
Carla Nhacule Jaime Tembe caro jaime ja ouvi tantas coisas a respeito deste caso. pode ser que tenhas razao. este e endivido o dito licuco pode sim ter manipulado a impressa.
Eliminar
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Como mulher cara Carla entristece-me deveras o seu comentário. É por nós não estarmos unidas que este tipo de violência se perpetua. Aqui nunca de julgou caracteres ou condutas mas sim o acto. E foi comprovado em tribunal que ele violentou sim a vítima. A pena está muito bem aplicada. Devemos é lutar para que todos os outros casos sejam tratados com igual justiça.
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Carla Nhacule desculpe se lhe ofendi mas sinceramente o teu comentario me deixou enfurrecida,por seres uma mulher.Afinal oque e que nos queremos?Esse caso serve como chamada de atencao no combate a violencia domestica se a senhora nao concorda com a sentenca no minimo devia ficar calada,temos que ser solidarias,a nossa irma jamais tera o olho dela,custa ter um pouco de compaixao?
Eliminar
Fernando Sumbane
Fernando Sumbane Deixa teu marido t tirar olho quero ver UK você vai falar...
Eliminar
Vanessa Cabanelas
Vanessa Cabanelas 200 milhões de meticais pelo olho e danos causados a josina machel... 500 mil meticais pela vida do menino Hélio de 11 anos que foi morto pela nossa policia nas manifestações de 1 e 2 de setembro de 2010...
Eliminar
Vanessa Cabanelas
Vanessa Cabanelas Que sejam julgados e devidamente condenados todos os casos de violência contra a mulher... quero ver os próximos casos como serão tratados!
Eliminar
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Viste que ninguem comentou as tuas baboseiras, ó Vanessa Cabanelas?
Eliminar
Eduardo Nhabanga
Eduardo Nhabanga Prezada Vanessa Cabanelas, por onde andas?
Eliminar
Joao Almada
Joao Almada Eu assisti a tudo, em relação à morte do menino Hélio. Neste país a vista de um fomoso/famosa vale muito mais do que uma vida de uma pessoa comum.
1 · 19 h
Eliminar
Paxkoal Anglaze
Paxkoal Anglaze Se mesmo o estado não consegue pagar, como é que um singular vai pagar 200 milhões em 1 mês?!
Eliminar
Chitata Elisa Aguida
Chitata Elisa Aguida O Rufino Licuco terá que pagar, mesmo que seja em prestações.
Eliminar
Domingos Manga
Domingos Manga Gostei dessa de prestações....
Eliminar
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Maior parte das pessoas na nossa sociedade, vive de consumo. Logo, nao me vejo na possibilidade deste jovem ter 200 milhoes p pagar a tal indeminizacao. Contudo, nao estou subestimando-o...
Eliminar
Nito Ivo
Nito Ivo Palhaçada!
Um julgamento/condenação que realça o negocio em vez de procurar corrigir o homem. Homens que cometem este tipo de crime devem ser presos. A nossa justiça passa uma mensagem de que quem tem dinheiro pode cometer crimes graves. Nossa justiça é um autentico circo de palhaços.
Eliminar
Bugs Genes
Bugs Genes Concordo plenamente mano!
Vergonha só!!!
Eliminar
Delmar Gonçalves
Delmar Gonçalves Com pena suspensa????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Eliminar
Belvindo Armando
Belvindo Armando Lamentável é ouvir a Josina dizer que teve uma victoria neste caso em que esperávamos que se fizesse justiça. Para mim , ganha quem consegue reunir maior número de evidências em seu favor e, infelizmente em muitos casos, nem sempre é no sentido da justiça. Sem, no entanto, querer tirar mérito da causa, mas aceitaria ouvir o advogado dela dizer que ganhou o caso e ela dizer que foi feita a justiça, se, efetivamente, é o caso. Faz toda a diferença.......
Eliminar
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Mero palavreado...
Eliminar
Nanda Ligia Tualufo
Nanda Ligia Tualufo K esta punição sirva de lição... Mal de todos os males força dos fracos...STOP
Eliminar
Sheilla Murato Luis
Sheilla Murato Luis Uma pena mesmo... pois infelizmente ela e as mulheres não ganharam NADA. Pena suspensa significa QUE ELE NÃO FICARÁ PRESO.
E o que isso ensina ao homem violento? QUE BASTA TER DINHEIRO PODE BATER A VONTADE QUE PAGARÁ. Logoooo:
NÃO VALE A PENA VIRAR UM NEGOCIO? Onde a futura espancada negoceia com o espancador o valor da sua estrutura física?
SERÁ QUE A JUSTIÇA É DINHEIRO MINHA GENTE.😞 Ele assim vai se redimir? Acham? E os outros?
Eliminar
Pedro Ferrao
Pedro Ferrao Esta dado o aviso a navegação para os "boxeiros"
Eliminar
Zamira Ossif
Zamira Ossif Pois.
Eliminar
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Não há dinheiro que pague o dano. Abaixo a violência doméstica
Eliminar
Okito Cooper
Okito Cooper O tribunal demonstrou haver cidadãos de primeira e segunda pois nao acredito ter aberto precedente. Ora, alguem sabe dizer qual foi a sentença (valor da indemnização) do caso da morte da criança, aquando das manifestações de 5 de Fevereiro​, plo aumento do custo de vida, a caminho da Escolinha. Portanto, foi um vida sem valor, tendo em atenção esta sentença, que pra mim Vem demonstrar quão viva é a visão da justiça quer pla sua rapidez quer plo Próprio valor da sentença
Eliminar
Dorcas Cuinika
Dorcas Cuinika Swimbenhane.....
Eliminar
Benny Matsinhe
Benny Matsinhe Eu so posso chamar isto uma pouca vergonha, prova que existe moçambicanos da primeira linha e outros da 2a ou ultima linha...
Eliminar
Tiago Tendai Chingore
Tiago Tendai Chingore Duvido que Montesquieu teria falado nessa perspectiva procopeco. Melhor reler a obra mano.
2 · 23 h · Editado
Eliminar
Ambrosio Olga Micaias
Ambrosio Olga Micaias Justica bem feita
Eliminar
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Sem surpresa...
Eliminar
Delvecchio ErnestoHomo
Delvecchio ErnestoHomo pena dissociada da nossa realidade!!!
Eliminar
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Este caso tem muitos vicios e inverdades,pode se notar que foi desenhado pela vitima e pela figura politica que é a familia,bem como os julgamentos fora do Tribunal(openião publica) nacional e internacional,o Juíz viu-se precionado a ceder sem aprofundar as provas,baseou-se na openião de 2 médicos especialistas nacionais e nao em prova pericial da medicina legal
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Esta nossa sociedade é mesmo doente. Então todos os que criticam por alegado exagero na QUANTIA da indemnização não conseguem pensar senão em DINHEIRO e nunca no VALOR inestimável da perda de um órgão de um ser humano. Não olham para os argumentos ou fundamentos da sentença, se justa ou não, focam-se no DINHEIRO, DINHEIRO, DINHEIRO...e partem pra comparações absurdas e peregrinas com o caso do malogrado menino HÉLIO (ah, afinal uma vida humana é quantificável e calculável em dinheiros!? Oh, ignoramus EU que não sabia). A vossa defesa do malogrado menino HÉLIO acaba por diminui-lo...Não caiam por favor no desespero do meu amigo Matias De Jesus Júnior, que tinha/tem a convicção de que a família Machel (Mamã Graça) abusou de sua notoriedade para forjar e inculpar o inocente Licuco.
A ANOMIA, se não tivesse sido inventada, sociedades como a Moçambicana teriam sido inventadas para lhe dar NOME.
Em jeito de fecho: gostaria de saber de todos os que DINHEIRIZARAM A QUESTÃO, fez-se Justiça ou cometeu-se uma Injustiça? Licuco é inocente ou culpado? Só isso, por favor, sil vous plait, please!
Eliminar
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Para mim,ele é uma vitima do rancor da Josina,mulher é muito rancorosa capaz dramatizar e inventar algo que nao aconteceu,ela ja tinha problemas no olho que suscitavam a perda domesmo,conscidiu com o período das desavenças entre ela e o namorado,daí usalo como alibe para justificar a perda de visao parcial e projectar-se como activista contra a violencia domestica
Eliminar
Abu Casanova Mahmud
Abu Casanova Mahmud Vou roubar este comentário
Eliminar
Brazao Catopola
Brazao Catopola Milton não ha quem defenda que a condenação foi errada. todos condenam a quantia a pagar. São duas coisas que estas a tentar pôr em uma. claro que foi barbaramente tratada menina, mas essa quantia não existe em algum julgamento em mocambique. Morreu Carlos Cardoso mesmo que a inflação fosse a 1000% não chegava esse valor. O estado não conseguiu ir além de 500. 000 pelo Hélio. isso é que se condena. A soma de todo A casos de indemnizações em 2016 em Moçambique não chega a esse valor
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola sabes quem estava a ser processado no Caso Helio? O Estado Mocambicano. Pensa bem neste dado.
2 · 23 h
Eliminar
Brazao Catopola
Brazao Catopola Good. e se para o estado que é entidade máxima não se consegue chegar a 1/10 de 200. 000.000 porque a um cidadão comum chegaria? esta é a pergunta que nos leva a indignação. Estou ciente disso
1 · 23 h
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola Entao nao percebeste nada mesmo do que eu estava a dizer...
1 · 23 h
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola, tu que tens muita escola da vida e academia, por favor, arranja um tempo e, cientificamente e nada apaixonadamente, faz muitas perguntas a teus amigos juristas, homens e mulheres, formados em escolas de direito diferentes...has-de perceber muita coisa.
2 · 23 h
Eliminar
Miro Guarda
Miro Guarda Milton Machel, I get you my man. A escola da vida tambem ensina isso...
1 · 23 h
Eliminar
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Brazao Catopola nao sou muito de meter em assuntos individuais mas qdo a razao e gritante no caso de violencia contra mulheres em Mz ,,, a indeminizacao deste este caso leva o gov a agir a favour das mulheres em apuros , levara o pais a pensar conjuntamente zon the ero tolerance to violence , e como se te dissessem close ur own eyes n then see on the "shit" u are .
2 · 11 h · Editado
Eliminar
Hermenegildo Chapala
Hermenegildo Chapala Não tenho nada contra e nem a favor de quem ganha o perde um caso na justiça, porque nesta matéria até posso ser ignorante....mais que os comentem actos violentos e que nada abonam uma sociedade civilizada como a nossa merecem penas exemplares como essa. Bem haja a justiça
Eliminar
Hermenegildo Chapala
Hermenegildo Chapala Não tenho nada contra e nem a favor de quem ganha o perde um caso na justiça, porque nesta matéria até posso ser ignorante....mais que os comentem actos violentos e que nada abonam uma sociedade civilizada como a nossa merecem penas exemplares como essa. Bem haja a justiça
Eliminar
Ofelia Da Silva Tomas
Ofelia Da Silva Tomas Os sul africanos nao sabem julgar mesmo...
Eliminar
Elisa Mula
Elisa Mula Os sul africanos não chegaram a julgar esse caso. Investiga
1 · 19 h
Eliminar
Manopito Pipito
Manopito Pipito Até posso concordar que a Sra Josina ganhe a causa, tendo razão por ter sido agredida. Mas 200 Milhões de Meticais? Sorry lá Meu Irmão. E se tivesse perdido os dois olhos ou mesmo perdido a vida? A indemnização teria sido o equivalente a pagar um ano de dívida oculta e soberana? Não posso concordar que o Juíz valide sempre o valor solicitado pela parte ofendida mesmo que, para quem ofende esse valor seja irrisório.
1 · 23 h · Editado
Eliminar
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Milton Machel e Brazao Catopola vamos apenas clarificar o conceito ANOMIA fiquei sem jeito ao ler nos argumentos de Milton pois isto vem das lides de Antropologia Social e Sociologia em que determina o estágio da doença profunda na sociedade de hoje em que os valores não são respeitados o incesto não é punido o roubo a corrupcao e a injustiça ficam na ordem do dia.... aí a sociedade é acometoda por uma doença incurável.... idêntica a Anemia Patológica e importa se esse termo medicinal para temática social....
2 · 23 h
Eliminar
Miro Guarda
Miro Guarda Mas tu nao desistes porque KingKinho Vasquinho? Os duza serao pagos. Que sirva de licao para ti e para o Rufino: da proxima matem. Olho quebrado e mais caro que uma vida...
2 · 23 h
Eliminar
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho É só matar?
1 · 22 h
Eliminar
Miro Guarda
Miro Guarda Maning
1 · 22 h
Eliminar
Sidonio Bras
Sidonio Bras Eu preferiria passar esse tempo na cadeia. ... do que pagar 2.000.000 . Tudo indica que há um negócio não revelado ao público. A juíza pode ser cúmplice. .. Tamos mal... Moz
2 · 23 h
Eliminar
Suneila Ebal Pene
Suneila Ebal Pene Visão
Eliminar
Leonildia LG
Leonildia LG Não sou a favor da violência, mas também fico intrigada em relação a esta condenação, Será que houve imparcialidade? Se o médico legista disse que não é possível um "um muro" ou punho da mão provocar o dano que ela teve no olho, com que base a juíza o condenou? E pior ainda, ela está sem dinheiro para pedir um valor desses? Isto é querer incentivar que as mulheres procurem ser espancadas para pedir dinheiro como indemnização. Para mim algo está errado.
12 · 23 h
Eliminar
Da Camara Rafael
Da Camara Rafael Um Teatro encenado no palco do tribunal cujo desfecho já era esperado. Palhaçada. Claros os corvos gritam no Monte de lixo.
2 · 23 h
Eliminar
Pelembe King Pelembe
Pelembe King Pelembe País de Merda isso sim
So é violência doméstica quando se trata d mulheres e filhas dos que derem o primeiro tiro contra o colonialismo português ?
Bando d sociedade civil feminista essas sim são os promotores da violência doméstica nas famílias Moçambicanas
1 · 4 h · Editado
Eliminar
Mario Tique
Mario Tique Deletei.de facto aquele cornentario nao tinha Nada....
1 · 23 h
Eliminar
Xavier Machiana
Xavier Machiana Nina Bull Jorgensen
1 · 22 h
Eliminar
Cides Alcides M'possito
Cides Alcides M'possito Pensava mesmo em dar khungfuuuu chaulim na mulher k me enxerva cabeça. Mas hummm vou recuar. Ñ adianta. N da. Sigam me. Deixe de violencia homens
1 · 22 h
Eliminar
Bugs Genes
Bugs Genes Kikikiki
Eliminar
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Kikikiko
Eliminar
Sergio Jamal
Sergio Jamal Triste sentença de Rufino Licuco já se esperava. Lamentar.......
Eliminar
Alfredo Matsinhe Matsinhe
Alfredo Matsinhe Matsinhe É lamentavel? E o olho que furou? Como fica
Eliminar
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane É triste ssbet
Eliminar
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane É triste sabe
Eliminar
Nelo Txuma
Nelo Txuma NO mundo de gente culta,eu não ponho lá o pé.escrevem e falam sobre a moral de maneira bonita,a pratica ,essa,nem com uma lupa.tsc
3 · 22 h
Eliminar
Chris Majadire Majadire
Chris Majadire Majadire Mais ela está cega mesmo?
Eliminar
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Falar e simples, afinal de contas nao fomos nos as vitimas. Mas no dia q uma nossa irma for a passar pela mesma situacao, nem vamos pensar em indemnizacoes, cadeias ou caracas, mas sim em lichar o agressor ou violentador. Para mim bem feito. Abaixo a violencia domestica!
7 · 21 h
Eliminar
Madeira Domingos Narciso Narciso
Madeira Domingos Narciso Narciso Tas de parabes
Eliminar
Cnmutemba Mutemba
Cnmutemba Mutemba Tendo em conta o sucedido, apoiada a justiça. Esta de parabéns o nossa justiça, só que deveria ser assim para todos os violentos. Não há dinheiro que paga o que esta moça ou a vergonha de perder um membro tão vital como o olho
2 · 21 h
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola essa sentença, é uma autêntica palhaçada!!!
Eliminar
Manuel Preso
Manuel Preso Publicamente, a sentença so pode ser essa, mas os recursos vao esconder o veredicto final. Nao acredito que um Juiz qualquer, podia dar uma outra sentença, talvez alguns loucos por ai, teriam a coragem de envergonhar a familia Machel, na presença da Graça, dai que esteja claro que o condenado vai recorrer até que a verdade se esconda.
2 · 20 h
Eliminar
Vivian Paulo
Vivian Paulo decisão com influencia politica......estamos em mocambique mesmo
Eliminar
Candido Dos Santos
Candido Dos Santos Dinheiro, Dinheiro,..., sempre Dinheiro
Eliminar
Cristyna Matola
Cristyna Matola Palhaçada tlha!!!
Eliminar
Alfredo Júnior Muchanga
Alfredo Júnior Muchanga Bem feito nao s pde agredir uma mlher e dxem plitca fra dsa merda esses vacabundos dvem pgar por seus actos.
Eliminar
Roberto Natingue
Roberto Natingue E a moça que queimou o marido com o oleo quente vai pagar quanto???
2 · 14 h
Eliminar
Oscar Pereira
Oscar Pereira Nada. Acredita, nada
Eliminar
Pelembe King Pelembe
Pelembe King Pelembe Ninguém se lembra dele pq é homem.
Bando d sociedade civil feminista Ntla
1 · 4 h
Eliminar
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Vocês pha
Eliminar
Roberto Natingue
Roberto Natingue È homem e sem influencia nenhuma por isso ninguem fala e neh se preocupa....... kal a cena Victoria Chavane Chavane Chavane n concorda??
1 · 2 h
Eliminar
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Esta claro amigo não há dúvida quanto ha isso!!! É lamentável...
Eliminar
Gabriel Sitoe
Gabriel Sitoe Ola tudo bem.olha quero assim parabenizar-te pela victoria no processo pelo qual passaste so assim as pessoas irao a mao na consciencia forca em nome de todas mulheres Mocambicanas . ele merecia sim ficar na cadeia depois de pagar tudo.
Eliminar
Chipanela Henriqueta Chipanela
Chipanela Henriqueta Chipanela Zofimo vai pagar toda dívida da EMATUM
Eliminar
Oscar Pereira
Oscar Pereira Esta claro que nao somos iguais perante a lei. Para uns levam como pena algumas dezenas de milhares por danos ainda maiores do que este, para outros levam indemnizacoes de centenas de milhoes de Mt
2 · 9 h
Eliminar
Edgarda Sandaca
Edgarda Sandaca Os traumas e as deformidades que uma violência trás são inferiores a valores e condenações as sentenças não trazem de volta aquilo que um dia fomos independentimente de ter sido família Machel ou não; não cabe a nós julgar mais apelar que sentenças de gênero sejam implementada para mim para ti sem olhar para raça e status social ou género... Vamos desejar ao próximo o que queremos para nós dinheiro nenhum devolve a vidas tira traumas ou sequelas... E vamos dizer não a violência
Eliminar
Abel Machabane
Abel Machabane Estamos tudos assustado com esta indemnização ensurbitante nem mas a qui a uma pulga a trás da orelha que diz será que a Josina não queira recuperar o seu valor no suposto jovem acho eu que devíamos nos fazer uma pergunta que tipo de relação estes dois tem ou tinham quem é ele pra ter estes rios de dinheiro todos que tipo de negócios estes dois tem a minha análise fica no Ar
1 · 9 h
Eliminar
Dinis Miguel Machaul
Dinis Miguel Machaul Penso que a violência deve ser condenada. No entanto, em Moçambique qundo falamos da violencia doméstica só vemos a física. A violência psicológica? Que muitas das vezes antecede a violência física?
1 · 8 h
Eliminar
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala A Sentenca tentou atenuar os danos!Nenhuma quantidade de dinheiro no mundo devolve a visao da vitima!Forca Josina Machel e Familia!
2 · 6 h
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Neste forum estamos a discutir um falso problema. A familia Machel podia até ter pedido muito mais. Não imagino quantia nenhuma capaz de reparar o dano causado. A Josina é nova e tem a vida pela frente. Imaginam as limitações que a perda do olho vai-lhe causar? e numa sociedade preconceituosa como a nossa até a vida sentimental dela fica algo comprometida. Estas coisas não tem preço. O moço deve pagar. Agora, o caso do menino Hélio não deve ser chamado aqui, porque não tem relação.
1 · 6 h · Editado
Eliminar
Queluba Macamo
Queluba Macamo Força Josina.abaixa violência Doméstica eu apoio.
Eliminar
Fernando Chiconela
Fernando Chiconela Os comentarios que correm nas redes sociais, revelam o tipo de sociedade que somos.
Eliminar
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Mas sócios com que base calcularam a indemnização os valores São avultados demais e o primeiro caso do gênero mas não acham que e para recolher as celas e ficar toda vida la.
Eliminar
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Os homens não vão casar mas teram somente amigas por causa do golpe do baú isto não passa dum golpe do baú gente esses valores
Eliminar
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Cuidado camaradas as mulheres Agora querem mandar simplismente Uma pequena briga entre casal elas São as beneficiarias tem sempre razão atenção pessoal com o golpe do baú
O grande desafio do nosso tempo é o combate ao cinismo das pessoas, ao preconceito e à má consciência.
O escárnio, sarcasmo e até má educação com que alguns cidadãos comentam a sentença do caso Josina documentam o alto nível de imoralidade de parte dos membros da nossa sociedade.
Em vez de olhar para para a perda, olham para o dinheiro e fazem pouco disso como se houvesse algum equivalente pecuniário à perda de um órgão vital ou mesmo à vida.
Segundo, a minha noção de sentença é mesmo tradicional. A sentença é um castigo. Você não pode cometer um crime tão hediondo e esperar um castigo à seu gosto! É simplesmente doentio pensar assim. No tempo em que imperava o Código de Hamurabi, estariam neste momento a extrair o olho do malfeitor! Aí, provavelmente estaria assim reconhecer a dor de perder o olho ou eventualmente reconheceriam que o olho, tal como a vida, não têm preço.
A noção jurídica de "compensação pelos danos" não é total quando se trata de perdas de vida ou órgãos. Para mim, só faz sentido à luz da noção do castigo pelos actos maus praticados.
#Estou_com_Josina

Munguambe Nietzsche, Cotxima Dionisio Tchuma Machava, Ricardo Cadollass e 226 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Samuel Chacate
Samuel Chacate
1 · 20 h
Eliminar
Varlido Jorge Mahoche
Varlido Jorge Mahoche "Nao pode cometer um crime tao Idiondo e esperar um castigo a seu gosto " muito bem dito caro Egidio Vaz
5 · 19 h · Editado
Eliminar
Joel Mabasso
Joel Mabasso
1 · 20 h
Eliminar
José Dias
José Dias Idiondo #Hediondo*....
Eliminar
Messias Buanaissa
Messias Buanaissa Egídio, se a sentença ainda nao transitou em julgado ele ainda goza da presunção de inocencia. So para lembrar
8 · 20 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Auguremos que ela a se mantenha. Apenas estou a criticar o comportamento das pessoas. Estão a perder o foco.
3 · 20 h
Eliminar
Messias Buanaissa
Messias Buanaissa Entendo a sua indignação. Entretanto, ao esperar que a sentença se mantenha manifestas logo que aos teus olhos ele é preuçsumivelmente culpado. O recurso serve para ele tentar demonstrar exactamente o contrario que o tribunal inferior demonstrou. Entao, auguremoa que se faça justiça.
3 · 19 h
Eliminar
Benedito Nhança
Benedito Nhança Assim seja!
Eliminar
António Titos Mondlane
António Titos Mondlane Egidio Vaz qual é o foco?
Eliminar
Ákila Eunice Papasseco Domingos
Ákila Eunice Papasseco Domingos Penso que essas leis deviam ser revistas
2 · 20 h
Eliminar
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi Que te enganes que pensa que a violencia resolve. Ela enriquece e ao mesmo tempo empobrece
4 · 20 h
Eliminar
Blessed Paulo Simbe
Blessed Paulo Simbe Agente Dube II.🤔🤔🤔
Eliminar
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote A sociedade é extremamente machista. É reflexo da péssima educação que tiveram em casa. Há muitos imbecis que diariamente saem engravatados para os seus postos de trabalho armados em grandes executivos mas que no final do dia só sabem dialogar na base da porrada pra afirmarem a sua virilidade. Afirmo sem medo de errar, que quase 100% desses mesmos imbecis que reclamam da sentença, já estão com o rabo entre as pernas com medo de serem denunciados pelas suas parceiras.

Caros imbecis, lembrem se que as vossas mães e irmãs também são mulheres, e que se elas fossem as vítimas, talvez até fossem à favor de penas mais pesadas. Obrigado.
17 · 20 h
Eliminar
Joel Mabasso
Joel Mabasso
Eliminar
De Waan Candido
De Waan Candido so para te lembrar k também es homem. se não aprendeu ainda vai aprender com esta vida. a sociedade está doentia.
as mulheres k aplaudem hoje vão continuar a agredir verbal e psicologicamente seus homens pra pderem recber dinheiro.
6 · 20 h
Eliminar
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues De Waan Candido shut up!!
Eliminar
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote De De Waan Candido, procure tratamento médico aí na DPS
1 · 19 h
Eliminar
De Waan Candido
De Waan Candido tou habituado a lidar com caixas de ressonância. discutem pessoas e não ideias.
1 · 19 h
Eliminar
De Waan Candido
De Waan Candido
Eliminar
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Agora vai defender que so os casosnde morte e que merecem penas e valores maiores??? Foi pena o que aconteceu ao Jovem... e aonter 500mil... mas sera que temos que comparar ou temos de agradecer que hoje as penas sao maiores...???? Venhamos a convenhamos... aprende se do Passado...e o mais importante e cortar o mal pela raiz e aumentar o nivel de conscientização desse mal!! Somos todos vitimas hoje ou amanha...!!!
1 · 18 h
Eliminar
Crocante Andrade
Crocante Andrade O que está em causa n é a natureza do crime ou o seu castigo. E sim como a mesma justiça funciona para uns e para o João que morre de bala perdida n se condena ninguém...
21 · 20 h
Eliminar
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote Um erro não pode justificar o outro.
Eliminar
Crocante Andrade
Crocante Andrade Erros constantes n são erros meu caro. Ninguém era 5 vezes
3 · 20 h
Eliminar
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote O certo é certo mesmo que todo o mundo esteja fazendo errado.
Eliminar
Joel Mabasso
Joel Mabasso
Eliminar
Joaquim Micas
Joaquim Micas Eu penso que houve sim de alguma forma influências da familia machel na resoluçao deste caso. 1. O laudo médico indicou que na noite em que a josina deu entrada no hospital estava sob efeito de alcool, e que suspeita-se que ela possa ter caido (nao descartando a questao da agressao). 2. o que teria realmente acontecido no julgamento que decorreu na terra do rand?? porque a josina teve que arcar com os custos judiciais?? 3. que base financeira o tribunal judicial usou p fixar a indemnizaçao ao réu??
10 · 20 h
Eliminar
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote 1- uma queda não resultaria naquele tipo de lesão mesmo embriagada.
2- um julgamento na áfrica do Sul não tem valor nenhum porque o caso ocorreu em solo moçambicano.
1 · 20 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Crocante Andrade, isso chama-se diversão. Quer continuar a acreditar nos seus eventuais preconceitos ou validar alguns dos estigmas que graçam essa sociedade. Então não existem casos de sucesso, a primeira vez ou simplesmente justiça como deve ser. Quer acreditar que se tratou de um caso especial virtude do estatuto da queixosa e sua família, quer acreditar em teorias de conspiração de quedas fabricadas, quer acreditar em tudo que valide a sua teoria. Não quer se quer augurar que este caso sirva de exemplo para os restantes por vir ou que a púnica dissuada potenciais comportamentos futuros. Não quer acreditar nos efeitos nefastos da violência venha ela de quer que seja. A sua abordagem é extremamente limitadora e agonizante. Não se wncoraja mais a ninguém com esse pensamento pois ele remete-nos à inacao.
Eliminar
Crocante Andrade
Crocante Andrade Concordo as meias contigo. Já vi inúmeros casos e até piores. Já tive pessoas próximas baleadas e zero de justiça. O que quero que assistas comigo é uma sentença similar nos próximos 30 anos. Esperemos
2 · 19 h · Editado
Eliminar
Joel Mabasso
Joel Mabasso Quanto menos pessoas "discutimos" melhor. O ocorrido foi um acidente circunstancial, dirimido em sede do Tribunal.

E, se: privilegiassemos assuntos de interesse nacional, não os circunscritos à pessoas, se calhar vai impactar em algo produtivo "pra" o país. Tenho imenso pavor, em ver homens a discutir assuntos nada produtivos.

Proponho-vos o seguinte:

AUMENTO SALARIAL, EM 2017 X CUSTO DE VIDA!!!
1 · 19 h
Eliminar
Francey Zeúte
Francey Zeúte Temos de avançar e valorizar a vida antes de mais qualquer outra coisa ou bem.
1 · 20 h
Eliminar
Américo Tomás Armanze
Américo Tomás Armanze Parece me que para analisar esse caso não precisa ter concluído um curso de direito ou algo similar. Creio que o que muitos internautas lamentam, é o modelo de como a mesma justiça funciona diante das diferentes esferas sociais.
Por mim, pedir 200 milhões de meticais em 30 dias, soa a meio absurdo. Enfim, salve-se quem puder.
15 · 20 h · Editado
Eliminar
Blessed Paulo Simbe
Blessed Paulo Simbe Estou contigo "mo" cota.
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Ele teve muita coragem para agredir a filha de um presidente,entao que aguente.
Eliminar
Fred Forlife
Fred Forlife Alzira Magalhaes e Se fosse filha do Camponês?
Eliminar
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel Se fosse filha de camponês, penso que deviam ser 500 ou mais milhões de meticais. Fred Forlife
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Fred Forlife queria ver se ele tivesse agredido a filha de Donald J. Trump
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Fred Forlife a filha do campones tambem tem direito a justica,claro,sera que aqui em mocambique nunca se julgou um caso de violencia domestica,va ao Gabinete de apoio a familia, PRM, na pessoa de Maria Supinha teras muita informcao sobre essa materia
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Saudades do velho testamento
1 · 20 h
Eliminar
Nazyra Alfredo
Nazyra Alfredo Copiando
Eliminar
Fobricco Bennan
Fobricco Bennan Aquele indivíduo que foi regado com oleo (e faleceu) pela esposa adúltera....a família vai receber quanto ja?!! Sem querer falar das várias anônimas e anónimos enfim....espero que a máquina de calcular funcione para esses anonimo cujos casos nao sao reportados na TV e nem tem apelido.
7 · 20 h
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes E isso e motivo para que os outros nao lutem pelos seus direitos,que culpa tem a josina?Outras metem queixas contra os seus maridos agressores e no dia seguinte sao elas mesmas que vao retirar a queixa,ja onde entra josina?
1 · 20 h
Eliminar
Fobricco Bennan
Fobricco Bennan Não deves me ter percebido mas retive a tua ideia...terei que voltar a estudar os critérios para cálculo de indemnização.😷
2 · 19 h
Eliminar
António Titos Mondlane
António Titos Mondlane A FRELIMO não sabe da MERDA que cometeu...
Eliminar
Maura Mahema
Maura Mahema A questão aqui é: porque a justiça só pode funcionar pra alguns, os outros será que não sentem a dor do mesmo jeito??
9 · 20 h · Editado
Eliminar
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes O grande mal que devasta a moral da nossa sociedade e a INVEJA,pura e simplesmente,veja que sao as proprias mulheres que lideram a lista dos descontentes com a sentenca,acham que o reu e um santo,vai entender!
Eliminar
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Para mim foi a propria sentença que caiu no cinismo num julgamento que tinha de tudo para ser histórico e revolucionário numa Justiça sedenta de boas práticas
9 · 20 h
Eliminar
Carlos Moçambique Macuacua
Carlos Moçambique Macuacua Nao é facil o juizo certo da sentenca. Mas se partirmos do conceito vida, facilmente conclui-se ter havido crime por parte de quem este ao lado da vitima. Tenha lhe empurrado p queda ou por soco ao olho, so pelo facro de terem estado juntos e ela perder olho é suficiente o indicia.
Contudo as descricoes que peritos "ofereceram" às fontes dos jornais, por ex. canal de mocambique, edicao ano 11, nº 868-393 de 25/01/2017, e o de 8/02, deixam um conjunto de sombras q, à esta sentenca tenha de se objectar.
Resta saber se o jornal deve ser, para o caso em apreco, credível ou nao porque faz uma descricao actual q parte dela tem bastante sentido e lógica. Terá o jornal um mágico p tamanhe invencao?
Porque na RAS nao houveram provas contra a gressor?
Nao estou contra nem afavor mas sinto um putrefacto no meio.

Cuidemo-nos homens: as mulhers estao na vanguarda. Deixemos de amantizar porque assim foram BEM E MELHOR incentivadas
1 · 20 h
Eliminar
Nelson Badaga Badaga
Nelson Badaga Badaga Bem vindo ao apocalipse, sintam-se em casa.
4 · 20 h
Eliminar
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse As vezes és de uma lucidez deslumbrante oh Egidio Vaz....
7 · 19 h
Eliminar
Viriato Manjate
Viriato Manjate A mama Graça fez aquilo que se espera, aliás, eu já estou habituado á sua frontalidade. "Nao é a impressa que vais pintar a familia Machel com as corres a seu gosto"; bem dito.
Quando se trata se violência não ha gracinhas. É condenável. Aliás o arguido não chegou a mostrar nenhum ressentimento, transferiu a culta para a lesada, o que revela pouco sendo de humanidade.
Força à Josina e à familia Machel!
2 · 19 h
Eliminar
Jaime Chambule
Jaime Chambule Ilustre Egidio Vaz, eu contra a sentença, porque não há o mesmo tratamente nestas matérias, a nao ser que há justiça para os pobres e ricos!
1 · 19 h · Editado
Eliminar
Adelino Luis Leite
Adelino Luis Leite É condenável . Este caso não devemos olhar para o título ou status mas sim pelo acto. Se repararem meus irmãos há uma tendência dos números crescerem dia após dia.
Eliminar
Helder Hugo
Helder Hugo Estou de acordo
Eliminar
Domingos Minizy Mauricio
Domingos Minizy Mauricio Nem o assassinato do Samora lhes fez ou faz falarem tanto...alias ja estão nessa onda ha anos....apenas a "perda" do olho é que lhes é importante....#País do pandza
1 · 19 h
Eliminar
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel "Apenas"... Deus continue a o proteger.
Eliminar
Domingos Minizy Mauricio
Domingos Minizy Mauricio esse é o real valor da "prostituicäo"
Eliminar
Caula Manuel
Caula Manuel A indemnização não é um castigo caro Egídio Vaz, é uma forma de compensar não necessariamente a perda da vista, o valor da vista não tem preço que pague nem repõe o anterior estado da vista. A indemnização é uma forma de reparar o dano causado, neste caso as despesas, o sofrimento da vitima, dos seus familiares, encargos hospitalares, entre outros, mas não é um castigo. Nem mesmo a prisão é um castigo, é uma forma de isolar o malfeitor de desencorajar a prática. Quanto aos valores serem irrisórios, eu sou de opinião que a indemnização não pode exceder aquilo que é o património do malfeitor, a lei deve ser igual para todos com as devidas excepções, mas não acho que a condenação a valores tão altos seja uma medida excepcional apenas para um individuo em que cujas circunstancias do crime já se tenham verificado anteriormente, não há nenhum assento do tribunal, não é um caso novo. Quando a aplicação da Lei extrapola a estatuição, a sanção é perigosa, não só para a justiça como para a paz social. Espero que o juiz não se tenha deixado levar por influências, primeiro pelos factos trazidos a ribalta, a vitima disse que em nenhum momento o agressor usou um objecto, só isto não basta, mas tinha que haver provas suficientes que demonstrassem que a vitima teria por exemplo sido arremessada para um objecto cortante, ou se não teria ela sido impelida pela agressão tal que caísse sobre o objecto (são duas situações distintas, uma é com intenção o autor do crime arremessar a vitima a um objecto com intenção de perfura-la, outra é impelir a vitima e esta cair de per si sobre o objecto perfuro cortante). Sem intenção, a indemnização circunscreveria apenas aos actos da agressão, todavia, se houve de facto intenção e se fez prova disso, então faz jus que haja compensação pelos danos, no entanto os montantes devem ser proporcionais aos aplicados em outras sentenças com excepção acrescido se do património do malfeitor houver para a reparação a quitação do pedido sem por em causa o seu património. Sendo que, é imprescindível que a indemnização não extrapole esse património, pois como disse acima, não é a indemnização uma forma de punição e sim de reparação do dano causado, e no caso vertente não é possível reparar o olho com a indemnização à pedido da vitima, pois a vista se tornou obsoleta. A pessoa é o bem mais importante protegido pelo direito, não há outro mais importante, porém o agressor também é pessoa. o direito também protege violadores, protege agressores, não protege as suas acções mas as suas vidas, e como poderão prosseguir com a vida depois da condenação. Não estou a defender agressores nem violadores, mas a justiça tem que ser proporcional, sobre pena de sermos justos com uns e injustos com outros e isso cria insegurança, incerteza, e mal estar social. Não se pode inventar aplicar uma medida para dar exemplo, se for para dar exemplo deve ser para todos os casos, e para tal se a Lei não prevê, que o legislador tome iniciativa e seja para todos os casos, não apenas como exemplo mas como uma medida prevista. Só como exemplo dois criminosos tendo praticado o mesmo tipo de crimes nas mesmas circunstancias, podem ter penas diferentes, basta para tal um for demente, basta para tal um for menor, no entanto, seria injusto aplicar penas diferentes para os mesmos casos as mesmas circunstancias e onde os agentes malfeitores actuassem nas mesmas condições. A Lei deve ser igual para todos e nada de sensacionalismos ou como se diz para desencorajar, porque amanha alguém comete o mesmo crime e afinal a condenação é diferente, como será que o outro condenado iria se sentir? que a Lei para ele foi-lhe aplicada de forma diferente, e estaríamos perante uma injustiça. Outro exemplo se um dia o Bill Gates cometesse um dano ao Caula, acham que seria justo o Caula aqui pedir uma indemnização que usurpasse todo o património do Bill Gate? A justiça têm que ser justa naquilo que se chama o normal o aceitável, e nada de extremismos ou para exemplificar para desencorajar, para desencorajar basta a Lei e deve ser aplicada tal como está prevista e estatuida.
28 · 19 h · Editado
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola bravo!!!
Eliminar
Fred Forlife
Fred Forlife 👏🏽👏🏽👏🏽
Eliminar
Macuacua Joaquim
Macuacua Joaquim Certo, parecer bem colocado. Parece que nos últimos dias o Mano Egidio Vaz está ter outras tendências. Mano, a sociedade exige tratamento igual para todos, a lei deve ser aplicada de forma imparcial.
1 · 17 h · Editado
Eliminar
Tania Sheila Godinho
Tania Sheila Godinho Well said
Eliminar
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Muito bem dito...
Eliminar
Blessed Paulo Simbe
Blessed Paulo Simbe Obrigado Mr Carla Manuel. Tem muitas gente aqui com agendas obscuras para criar distração nos seus seguidores. 👏👏👏👏
Eliminar
Edmen Nurdine
Edmen Nurdine Até então, um dos melhores pontos de vista que pode ler sobre este assunto. Muito bem dito. #Imparcialidade
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Obrigado pela explicação Dr
Eliminar
Alves Manjate
Alves Manjate Nem Mais!!! Muito bem colocado!
Eliminar
Sacur Bro
Sacur Bro ☝️
5 · 19 h
Eliminar
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe A sentença deste caso Machel e um caso como este por exemplo, dum condutor que atropela mortalmente um cidadão sem carta de condução e foge mas é apanhado pela polícia e julgado pelo tribunal, é sentenciado a indemnizar afamilia do malogrado 150mil, então é melhor perder a vida do que ser tirado olho! Quanto vale caso Valentina?
2 · 18 h · Editado
Eliminar
João Augusto
João Augusto Se esse caso valeu 200.000.000,00Mt, então o caso Valentina vale todo dinheiro deste país.
1 · 18 h
Eliminar
Olga Macaringue
Olga Macaringue Palavras sabias, a nossa sociedade tem que parar de julgar porque convém e olhemos para os danos físicos, morais, e psicológico que chega a afectar a nossa personalidade e auto estima, imagine se tal acto fosse consigo, irmã ou mãe, qual seria o seu posicionamento. ? A fixação da indemnização foi sim justa e todo e qualquer juiz tem a independência para decidir de acordo com a lei e sua convecção. Está insatisfeito recorra e prontos. Mas não ponham em causa a justiça.
2 · 19 h · Editado
Eliminar
Fred Forlife
Fred Forlife 🙄
Eliminar
De Waan Candido
De Waan Candido meu país caminhando ao ridículo

quando uma nação é liderada por pais não exemplares, entra em decadência moral .
as mulheres estão sendo muito violentas e estão sendo aplaudidas hoje.
amanhã os homens voltarão à carga e justificarão como sendo legítima defesa;
depois de amanhã os endinheirados vão matar ou tirar mais olhos confiando em pagar , e de seguida as mulheres vão provocar homens a espera de agressão para depois ganharem dinheiro. e assim sucessivamente.

sociedade doentia. sem esclarecimento de casos.

uma justiça k funciona para uns e não pra outros. um país de pessoas mais importantes e menos importantes.
uma justiça movida so por influências ou posses financeiras.
3 · 19 h
Eliminar
Yan De Narvik Milange
Yan De Narvik Milange Sao Teatro de moz. Imagi
Eliminar
Xavier Antonio
Xavier Antonio O acto de violentar outra pessoa, repito, pessoa é mau e merecedor de uma sanção correspondente. Sou solidário com a Josina e com família Machel, porque, na verdade o órgão humano não tem preço e ninguém gostaria que o que aconteceu com a Josina acontecesse consigo ou com alguém da sua família.
O que particularmente leva a que alguns de nós aparentem a indiferença é a celeridade e o maior interesse que a nossa justiça tem em julgar alguns casos enquanto outros, inúmeros morrem nas gavetas. Isso é o que indigna muitos de nós. Sei que Dr Egídio Vaz trouxe esse assunto precisamente pela qualidade da vítima e não se interessaria se fosse zê ninguém. Quando é assim, o seu sentido humanitário é reduzido.
VIVA A JUSTIÇA! ABAIXO A VIOLÊNCIA!
6 · 19 h · Editado
Eliminar
Blessed Paulo Simbe
Blessed Paulo Simbe Somente estou indignado por isso👇
Eliminar
Gildo Afonso
Gildo Afonso Esse julgamento, para mim, demostrou que Moçambique, a nossa Justiça está corrompida. Não entendo nada de Direitos.
Ora vejamos: o caso foi investigado e julgado na RSA mas a ofendida e a sua mãe, ignoraram o tal julgamento, arrastando o caso para Moçambique visto que, esta família, detém o domínio e bajulação das instituições judiciária do país a seu bel-prazer. A justiça sul africana não encotrou evidências da tal agressão à Josina. Também os médicos legistas moçambicanos não encontram provas nas suas perícias da mesma agressão. Mas em fim, era de se esperar o favoretismo do veredito final do caso à Josina, sem a sombra de dúvida. Mas é possível logo filha de Samora e Graça perder o caso aqui?
Vêmos muitos actos macabros, onde as famílias lesadas, apenas são indeminizadas com 35.000, 20.000, 40.000 mts. E ela, para onde vai levar esse todo 200.000.000 mts? (...) Kkkkkkkk kkkk
1 · 19 h
Eliminar
Carlos Moçambique Macuacua
Carlos Moçambique Macuacua A nossa justica, matias, é injusta p os pobres e tb para os homens se o caso estar em volta de uma mulher.

Aviolencia domestica contra o homem, diz a poli ia que resolve- se entre familias. Mas a ser contra mulher ha linha verde e leis condenatorias. Promocao de desgaste moral e social por intencoes meramente politicas.
Assim a josina é BANDEIRA DA LUTA CONTRA A VD. que vergonha
1 · 19 h
Eliminar
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala O agressor devia ficar com o dinheiro e devolver a visao da vitima!A sentenca tentou atenuar os danos!Nenhuma quantidade de dinheiro no mundo devolve a visao da vitima🤔
1 · 19 h · Editado
Eliminar
Eden Iranha
Eden Iranha Desta vez a justiça foi bem feita e foi muito célere
Eliminar
Euler Gente De Mocuba
Euler Gente De Mocuba Os moçambicanos tem o direito a indignarem se e estão a fazer. Moralmente é mau logicamente, mas as pessoas estão a demostrar que estão de costas viradas com o sistema de justiça...Será que aquelas pessoas que perderam pernas, braços e outros membros no acidente de Tenga chegaram a serem indemnizadas com pelo menos 1 milhão de meticais? Ele que seja preso ou condenado pelo crime dele, mas as pessoas vão se indignar pelo valor da indemnização....
4 · 18 h
Eliminar
Carlos Jossia
Carlos Jossia Em tempo de crisr vai todo o mundo dar o olho ! Com multimilionarios ganho!!!
Eliminar
Emidio Guila
Emidio Guila Veja a publicação do teu estimado amigo #Matias Guente, Egidio Vaz.
Eliminar
Jorge Matola
Jorge Matola Nelza Do Yuki
1 · 18 h
Eliminar
Nelza Do Yuki
Nelza Do Yuki Obrigada Jorge Matola

Tomei conhecimento!

Nada a comentar!
1 · 18 h
Eliminar
Jorge Matola
Jorge Matola 😂🏃🏾 tava provocação
1 · 18 h
Eliminar
Nelza Do Yuki
Nelza Do Yuki
Eliminar
Bob Liss
Bob Liss swa u escovinha
Eliminar
Elvino Dias
Elvino Dias Dr. Egidio Vaz, qual é o valor pecuniário de uma vítima de esquadrão de morte? E do pequeno Hélio que não furou olho de ninguém, cujo pecado foi ter ido à escola?
7 · 18 h
Eliminar
Danilo Tiago
Danilo Tiago Bem colocado!
Eliminar
Jose Waite
Jose Waite Egidio esta no programa linha aberta agora, vira responder-te depois de sair da STV.
Eliminar
Samuel Júnior
Samuel Júnior disponibilizo meu olho pra ter os 300 milhões kkk. quantos moçambicanos perderam órgão em situações de violência ???? ja esperava essa justiça
Eliminar
Mia Mahumane
Mia Mahumane A indemnização tem que ver, outrossim, com a capacidade financeira do infratorvou criminoso. Ou queriam que o valor da indemnização fosse 10 MT? NENHUM VALOR COMPENSA UM ORGAO HUMANO ou a perda de um ser humano.
1 · 17 h
Eliminar
Renaldo Reagan Constâncio Simango
Renaldo Reagan Constâncio Simango Assim nos quer dizer que o Estado nao tem capacidade financeira?
Eliminar
Mia Mahumane
Mia Mahumane A que proposito chama o Estado? Alias, meu caro, penso que devia saber que o que qualquer Estado mais sabe fazer e cobrar impostos e, quem cobra, dificilmente abre os cordoes para ressarcir.
Eliminar
Volta Samora
Volta Samora Gostei muito da Intervenção d Caula Manuel, sr. Vaz é melhor não armar-se em justiceiro.
A justiça é representada com os olhos vendados?
Os olhos vendados simbolizam a imparcialidade e transmitem a ideia de que diante da lei, todos são iguais.

1 · 17 h · Editado
Eliminar
Pato Ga Duna
Pato Ga Duna
1 · 17 h
Eliminar
Banqueiro Batista
Banqueiro Batista A indemnização não é um castigo caro Egídio Vaz, é uma forma de compensar não necessariamente a perda da vista, o valor da vista não tem preço que pague nem repõe o anterior estado da vista. A indemnização é uma forma de reparar o dano causado, neste caso as despesas, o sofrimento da vitima, dos seus familiares, encargos hospitalares, entre outros, mas não é um castigo. Nem mesmo a prisão é um castigo, é uma forma de isolar o malfeitor de desencorajar a prática. Quanto aos valores serem irrisórios, eu sou de opinião que a indemnização não pode exceder aquilo que é o património do malfeitor, a lei deve ser igual para todos com as devidas excepções, mas não acho que a condenação a valores tão altos seja uma medida excepcional apenas para um individuo em que cujas circunstancias do crime já se tenham verificado anteriormente, não há nenhum assento do tribunal, não é um caso novo. Quando a aplicação da Lei extrapola a estatuição, a sanção é perigosa, não só para a justiça como para a paz social. Espero que o juiz não se tenha deixado levar por influências, primeiro pelos factos trazidos a ribalta, a vitima disse que em nenhum momento o agressor usou um objecto, só isto não basta, mas tinha que haver provas suficientes que demonstrassem que a vitima teria por exemplo sido arremessada para um objecto cortante, justiça têm que ser justa naquilo que se chama o normal o aceitável, e nada de extremismos ou para exemplificar para desencorajar, para desencorajar basta a Lei e deve ser aplicada tal como está prevista e estatuida.
6 · 17 h
Eliminar
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Eu estou com a josina na luta contra a violência. Este é um mal.

Não entendo muito de leis mais pagar 200 milhões referentes a danos não patrimoniais e um autêntico exagero.
2 · 11 h
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Muita celeridade. Perde se na África do Sul e ganha-se cá. Em casa mandamos nos. Ops
3 · 10 h
Eliminar
Francelino Fino
Francelino Fino Caro Egidio Vaz, estamos sim com a Josina sem dúvidas, mas ha que reconhecer que na Justiça moçambicana julgam-se filhos e enteados pela tamanha disparidade. O olho que é muito mais caro em relação a vida .
3 · 10 h
Eliminar
Inocencio Amade
Inocencio Amade Se mesmo o estado nao consegue pagar aqueles todos que andam amputados provenientes da guerra dos 16 anos...
4 · 10 h
Eliminar
Jorge Armando Baptista
Jorge Armando Baptista Egidio Vaz a josina apenas perdeu um olho mas indiminisacao e avaliado em milhoes mas os outros perdem a vida mas a indiminisasoes nao chagam ate cem mil meticais isto porque e filia de samora e graca?
1 · 10 h
Eliminar
Nuno David David
Nuno David David Mesmo as pessoas mortas por balas perdidas da PRM, o estado nao paga ném 100 mil mt. ja porq nesse caso da josina tem q se pagar 300 milhoes? Porras pah. Seraq o Rofino tem esse valor todo?
2 · 9 h
Eliminar
Ismael Baptista
Ismael Baptista A sociedade ou a nossa sociedade estariamos a ser justo está conclusão. A meu ver não. Alguns da sociedade e ainda mais os mesmos q na calada de noite cometem os erros. Fica atento Dr Egidio. Os comentadores d acontecido estão perto da ofendida. E não é a sociedade mas uma parte dela, maputenses e enfim. Ñ envolvem sociedade sofrida q nem sabem d q se passa. Os tribunais d Moz enfim não digo nada e kkkkk há q deixar a justiça independente...
Eliminar
Ismael Baptista
Ismael Baptista Esta concl...
Eliminar
Goal Scorer
Goal Scorer Fogoo Egidio Vaz, tiraste-me todas palavras da boca. Falaste como um oráculo, sabedoria de todos os tempos. Obrigado por isso.

Quanto as gentes que optam por exibir ódio à vítima, ora ao agressor, com critérios ecléticos, para esses vai um aceno obsceno.
1 · 9 h · Editado
Eliminar
Eliseth Eliseth Sitoe
Eliseth Eliseth Sitoe Meu caro. N s trata d ódio a vitma......alguem aki dizia k ate as vitimas d balas perdidas nunca tivera
1 · 5 h
Eliminar
Pita Fundice
Pita Fundice Alguns já preferiram morrer por perder um orgao importante como o olho. É um castigo viver sem o olho só porque alguem teve o prazer de tirá-lo?. Já viram quanto doi acordar e não contemplar as maravilhas da natureza? Então se acham que foi muito carro que arrajem uma loja e comprem o olho dela e ai morre a sentença.
1 · 9 h · Editado
Eliminar
Vital Cassume
Vital Cassume Bons ares, bom senso e enorme sensatez EV.
Eliminar
Faquir Fernandes
Faquir Fernandes Cinismo é a pior doença
Eliminar
Bsegues Mondon
Bsegues Mondon O Senhor EV é um verdadeiro profeta. Parece que na nossa sociedade o dinheiro vale mais do que a saúde.
Conquista-se o dinheiro e não os orgãos do nosso corpo,e ainda mais,não há dinheiro que substitui os nossos orgãos.
Bom dia.
1 · 8 h
Eliminar
Hussein Nácir Rupava
Hussein Nácir Rupava É certo que ela perdeu um orgão importante, ninguém nega isso. Eu acho que o que se contesta aqui são duas coisas: 1 - Celeridade processual: coisa incomum no seio da justiça podre deste país; 2 - Indemnização: desconhecemos os valores de outros casos similares e mereciamos saber de onde vem a Matemática dos 200 milhões. As vezes esse caso nos faz pensar que a Justiça está a serviço das ELites e não do simples cidadão.
9 · 7 h
Eliminar
Goal Scorer
Goal Scorer Então queria que o processo fosse moroso como os outros? Pensar assim também nao é correcto.

Quanto ao valor qualquer cidadão nessa situacao pode pedir o mesmo.

Nao ha como sustentar o teu posicionamento.
2 · 7 h
Eliminar
Edson Godinho
Edson Godinho Caro Egidio, acuso e concordo com o seu apelo a moralidade, no entanto julgo que a justica aos cidadaos independentemente da condicao social dos visados deve ser ser proporcional razoavel....e neste caso faltaram estes elementos...reitero senti muito. Cpts
2 · 7 h
Eliminar
José Mambo
José Mambo O mais sensato seria o Juiz decretar a prisão imediata ao culpado, apos o julgamento, assim sentiria na pele o sofrimento, oiço em conversas de esquina k o culpado tem muito dinheiro e vai poder pagar, mas é sabido k a Josina não voltara a ter o olho de volta...
2 · 6 h
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba Muito bom, Egidio Vaz. É preciso entender que castigo é para doer.
Eliminar
Muzzo Bie
Muzzo Bie Concordo. Mas concordo ainda que deve doer para todos e não para "alguns".
Sabes que o estado moçambicano foi condenado a pagar a familia do menino Hélio apenas 500.000.00mt.
Mas um individou deve pagar 400 vezes mais?
Algo não bate certo ai.
Agora que violência é para ser combatida e condenada eu concordo em gênero, número e grau.
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba Não sou jurista, mas esta tentativa de generalizar é falaciosa. É que o Helio não conhecia o policia que lhe matou, não eram proximos, não houve abuso de confiança. Enquanto que o Rufino conhecia a Josina, eram muito chegados, até faziam amor - envolvendo juras de fidelidade e bom trato. Havia entre eles um contrato social que ele quebrou. Houve uma confiança quebrada. Alias, houve intenção de lezar a vitima. E o facto de ter ocorrido a noite pode ser um agravante. Outro agravante é o facto ter ocorrido no carro dele, pode se considerar crime premeditado. E mais: o mundo não pode parar de evoluir porque a mãe do Helio recebeu 500 paus. Não há retroatividade possivel. Exemplo: você não pode exigir que a UEM te admita este ano que estão a entrar pessoas com 2 valores alegando que em 2000 te chumbaram com 9 valores.
Eliminar
Muzzo Bie
Muzzo Bie Sendo o Rufino casado essa ideia do contrato social parece que cai. Mas percebo o teu ponto.
1 · 1 h
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba Eles eram amantes, ou seja, se amavam. Eu não gostaria que a minha filha aparecesse em casa com um cheque, de qualquer tamanho que fosse, no lugar do olho.
Eliminar
António Titos Mondlane
António Titos Mondlane O Sr. Egidio Vaz acabou de perder uma boa oportunidade de não escrever.
3 · 6 h
Eliminar
Muzzo Bie
Muzzo Bie Tambem acho.
Ultimamente anda com uma ideas no minimo contraditórias
Eliminar
Isac Manjate
Isac Manjate Estamos num bom caminho.
Num estado onde justiça é capaz de razão uma parte sem antes ouvir a outra parte envolvido no processo....

Bem haja a nossa justiça, deficiente como não. (In) justa como não....

2 · 6 h
Eliminar
Teodosio Dunhe
Teodosio Dunhe A questão que se levanta é da incoerência das compensações. Num passado recente a policia baleou mortalmente uma criança e o castigo Pra estado limitou se em 500.000Mt aí a razão desta inquietação. Qual é o critério de fixação de indemnização?
4 · 6 h
Eliminar
Jacob Jochua Tsambi
Jacob Jochua Tsambi Vaz, pode me ajudar estimar o valor que a família guebuza vai cobrar pela perda de vida da filha, visto que, josina só perdeu olho e ganhou esse valor. O rs vaz está em condiçães de aconselhar as filhas dos dos chefes p abuzar dos namorados, pk basta ser tocada, será uma fortuna p a família
3 · 6 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Li os vossos comentarios mas nenhum de voces tocou o fulcro do problema:...Esta Graca, nos canais de televisao, nas conferencias debruca-se sempre no desejo de ver mocambicanos a viverem com valores humanos: ora bem, em vez de ela persistir pra que o tal seja preso e bem preso, preocupou-se mais em compensacoes monetarias...este crime, deveria ser punido com a prisao-e prisao exemplar...e la vem a Graca a criticar a violencia domestica, nas escolas,etc, etc, etc....
2 · 6 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...no tempo colonial,eles( os colonos) eram quantificados e qualificados pela forca da riqueza material-a nossa ( forca) era baseada nos nossos valores humanos: bondade, altruismo, respeito mutuo e compreensa humana...e hoje?...tudo foi pela
1 · 6 h
Eliminar
Claudio Lombene
Claudio Lombene A questão é a dualidade de critérios na justiça,ontém vimos uma justiça musculada mas que dizer das centenas de vitimas anónimas?Igualdade na justiça.
1 · 6 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Dualidade de critérios em relação a quem? Sabe quando é que se evoca a dualidade de critérios?
Eliminar
Claudio Lombene
Claudio Lombene Pode me elucidar ilustre? Apenas expressei um ponto de vista.
Eliminar
Abel Vilanculos
Abel Vilanculos Claudio, É preciso que indique quem foi outra pessoa, que ao sofrer a mesma crueldade e se queixou, o seu agressor não foi punido!!
1 · 4 h
Eliminar
Claudio Lombene
Claudio Lombene Falo da qualidade das sentenças,se bem me faço entender.
Eliminar
Eliseth Eliseth Sitoe
Eliseth Eliseth Sitoe Alguem aki kestionava....
ate as vitimas mortais d balas perdidas da PRM nunca tiveram nem 100 mil metcais....
Mas 200mil p um individuo singular.
A dias uma crianca foi violada e transmitida o virus do HIV.....viram kual foi a indemnizaçao?????
A justiça m pareceu dificiente kuanto ao caso Josina Machel.
1 · 5 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Sempre realista, cauta e humana...tem toda toda razao...ate porque parece que ha mocambicanos da primeira classe com sangue de ouro e outros de segunda classe com sangue de pedra...eh imoral
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Num Pais normal( Mocambique nao o eh) esse barbaro iria pra a cadeia e pagaria um montante reduzido....Mas em Mocambique o dinheiro transformou- se o oxigenio ..ate cortam genitais dos albinos pra magias negras com o objectivo de ser ricos-selvagens!
Eliminar
Abel Vilanculos
Abel Vilanculos ESTAMOS JUNTOS EGÍDIO.
Eliminar
Dinis Tivane
Dinis Tivane Armii Chilla
Eliminar
Armii Chilla
Armii Chilla Segundo a lei, poderá a indemnização ser fixada em montante inferior ao que corresponderia aos danos causados, observando se o grau de culpabilidade do agente, e a situação económica deste e do lesado...
Salientar ainda que os danos não patrimoniais pela sua gravidade mereçam a tutela do direito, com isto quer dizer; nenhum dinheiro pode repor a perda mas sim compesa- se pelo sofrimento da falta... Quem sente neste momento é o lesado....
Dinis Tivane
Eliminar
Nando Chimene
Nando Chimene Eu nao kuero ter dinheiro, para nao me fazer isto e nao casar cm pessoax cm dinheiro. Vou ficar cm a minha feia d bairro..

Sem comentários: